Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Ex-assessor de Zé Queiroz reforça time de Rodrigo Pinheiro

Blog do Alberto Alves — As articulações políticas não param em Caruaru. O Prefeito Rodrigo Pinheiro continua reforçando o seu time visando a disputa eleitoral de 2024, a qual tentará a sua reeleição. Nesta quinta-feira, 11, quem aderiu a conjuntura política que vem sendo montada pelo atual Chefe do Executivo da Capital do Agreste, foi o ex-braço direito do ex-deputado estadual, José Queiroz (PDT), Elialdo Lima.

Vale lembrar que Elialdo já esteve na linha de frente como diretor na época em que João Lyra Neto foi prefeito de Caruaru entre os anos de 96 a 99. Foi diretor e depois Secretário Adjunto de Relação Institucional nas duas últimas gestões de Zé Queiroz, mantendo uma relação de confiança e em seguida assumindo uma assessoria parlamentar na Alepe, para o pedetista.

Além de ter coordenado várias campanhas no âmbito local e estadual (proporcional e majoritária), Elialdo também teve sua experiência de trabalho na Câmara de Vereadores de Caruaru, quando foi secretário nas gestões de Rogério Menezes e Lícius Cavalcante.

A chegada de Elialdo ao time de Rodrigo Pinheiro, é mais um motivo para mostrar o enfraquecimento que vem tendo o grupo político capitaneado por Queiroz. Recentemente, quem também pulou o barco dos Queiroz foi Danilo Cesar, que por muito tempo foi um militante ferrenho do grupo e agora também aderiu a conjuntura política de Pinheiro.

Em 100 dias de mandato, Pedro Campos imprime ritmo intenso entre agendas em Brasília e em Pernambuco

O deputado federal Pedro Campos completa 100 dias à frente de seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Seja na capital federal ou em Pernambuco, os trabalhos seguem em ritmo intenso

“Precisamos dar vez e voz à população, para aproximar o Congresso do povo. O nosso mandato tem como base a escuta popular para a concepção de agendas legislativas. Faz parte da nossa rotina rodar o estado para levar a Brasília as demandas da nossa gente. É dessa forma que vamos contribuir para transformar, para melhor, a vida das pessoas”, afirmou.

Em três meses de mandato, o parlamentar esteve presente em todas as regiões de Pernambuco, do cais ao sertão, cumprindo agendas em 25 municípios do estado. “Uma das lições que Eduardo nos deixou foi estar próximo a população, com ouvidos atentos. A gente acerta mais dessa forma e será assim que vamos seguir, ao lado do povo”, afirmou.

Na Câmara Federal, os trabalhos têm sido intensos. O deputado é titular da Comissão de Educação e da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, além de ocupar a suplência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Pedro assumiu 14 relatorias de projetos e, além disso, compõe várias Frentes Parlamentares, ocupando em três delas a vice-presidência – na Frente em Defesa do Nordeste, na Frente em Defesa do Rio São Francisco e na Frente da Bioeconomia. O deputado também ocupa a Coordenação de Energias Renováveis da Frente Ambientalista e Coordenação do Ensino Técnico da Frente da Educação.

O parlamentar é autor de projetos de leis importantes, com potencial de grande impacto social. O deputado protocolou o PL N• 2215/2023, que pretende nacionalizar os Centros Comunitários da Paz, o Compaz. “Este projeto funciona há 7 anos no Recife e é um exemplo de política pública exitosa, atuando numa área desafiadora: a segurança pública. O Compaz tem como objetivo fortalecer e promover a cultura da paz e a justiça restaurativa na capital pernambucana. O nosso PL pretende instituir este modelo como equipamento de justiça e segurança pública para o Brasil inteiro”, afirmou o parlamentar.

É também de autoria do legislador a iniciativa que pretende instituir o Fundo Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do PL N•1290/2023. “Este projeto pretende criar o Fundo e autorizar a dedução do imposto de renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas as doações efetuadas, nos moldes dos fundos já existentes para os beneficiários do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso. O PL não gera impacto orçamentário, uma vez que visa apenas ampliar o leque de destinações possíveis dentro do limite de isenção já estabelecido pelo Poder Executivo. Os recursos serão destinados a financiar os programas e as ações relativas à pessoa com deficiência”, ponderou.

A pauta da água e do saneamento é um dos eixos centrais do mandato do parlamentar. Para avançar em ações dessa área, Pedro assumiu a relatoria do Projeto de Lei n° 9543/2018, que pretende nacionalizar a Tarifa Social da Água. “Em Pernambuco apenas 70 mil famílias são beneficiadas pela Compesa com a tarifa social de água, número bastante aquém do potencial de beneficiários, se comparado com a tarifa social de energia, que conta com mais de 1 milhão de beneficiários. É preciso criar mecanismos de incentivo para que a tarifa social da Compesa tenha uma ampla adesão da população de baixa renda, sem retirar a capacidade de investimento das concessionárias públicas e privadas responsáveis pelo fornecimento de água”, pondera o parlamentar.

EDUCAÇÃO – Pedro é coautor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. A proposta, em fase de apoiamento por parte dos outros parlamentares do Congresso Nacional, visa condicionar a quitação da dívida à renda futura dos estudantes, permitindo que os valores devidos pelos alunos sejam pagos de forma gradativa, de acordo com o poder da renda de cada beneficiário do programa. “A PEC propõe atrelar o pagamento do financiamento a parâmetros de empregabilidade dos estudantes. Esse fator deverá reduzir a inadimplência e os riscos para todos os envolvidos no programa, tanto para os financiadores quanto para os estudantes. Na atual versão do Fies, os alunos iniciam o pagamento após a conclusão do curso superior, independente de estarem inseridos no mercado de trabalho. O novo modelo irá ajudar o estudante, pois se ele estiver desempregado ou tiver dificuldade em sua renda, ele não será tratado como devedor. Precisamos diminuir o risco para os envolvidos no programa, para que seja possível a expansão do programa. O Fies é essencial para o avanço da educação brasileira”, ponderou o deputado.

Mendonça Filho protocola pedido de convocação para o ministro Rui Costa explicar declarações sobre suposta ilegalidade na privatização da Eletrobras

O deputado federal, Mendonça Filho, protocolou nesta quinta-feira (11/05), requerimento 1489/2023 de convocação do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, para que explique na Câmara dos Deputados declaração de que o Governo Lula ingressou com uma ADI no STF contra a desestatização da Eletrobras para ajustar um “cheiro ruim de falta de moralidade”. “O ministro tem que ter responsabilidade com o que diz. Que “cheiro ruim” e “falta de moralidade” ele está falando? Onde está a ilegalidade mencionada e quem cometeu”, afirmou Mendonça, ressaltando que as declarações do ministro são graves, ofensivas e têm de ser esclarecidas.

No requerimento, Mendonça Filho considera que as declarações do ministro ofendem a todos que participaram do processo de privatização da Eletrobras como o Congresso Nacional, o BNDES e o próprio TCU. O deputado afirma que o processo de desestatização da Eletrobrás seguiu fielmente todo o trâmite legalmente previsto, conduzido pelo BNDES e deliberado pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos – CPPI, objeto de amplo debate e aprovação no Congresso Nacional. Além disso, foi examinado e validado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Ontem o ministro Rui Costa afirmou que o Governo Lula ingressou com uma ação contra a desestatização da Eletrobras com o objetivo de buscar ajustar um “cheiro ruim de falta de moralidade”. Ainda, declarou que a forma como a privatização foi conduzida “é ilegal. E tudo aquilo que é ilegal precisa ser questionado”. “Um ministro não pode dar declarações com esse nível de gravidade, sem apresentar dados, provas, e esclarecer para a sociedade se tem fatos reais ou se está produzindo fakenews”, afirmou.

Prefeitura do Recife realiza obra de contenção de encosta no Brejo da Guabiraba

Investimento na Rua Cabo Hermito de Sá é de R$ 1,7 milhão para drenagem e contenção definitiva da barreira, beneficiando 15 famílias

A Prefeitura do Recife está executando o maior volume de obras de infraestrutura nas encostas da cidade. Já são 65 barreiras prontas e entregues nos últimos dois anos e mais 44 em execução no colar de morros que circundam o Recife. Na manhã desta quinta-feira (11), o prefeito João Campos vistoriou, junto com a equipe da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a obra de contenção de encosta e drenagem que está sendo realizada no Brejo da Guabiraba, na Rua Cabo Hermito de Sá. No serviço, está sendo investido R$ 1,7 milhão, beneficiando diretamente 15 famílias moradoras do local.

“Esta não é uma obra isolada. O que estamos fazendo aqui, estamos fazendo em toda cidade. E, depois da assinatura da Operação de Crédito com o BID na próxima semana, todos vão ver este volume de obras aumentar ainda mais. Será o recorde de investimento e de proteção de áreas de risco no Recife”, disse o prefeito João Campos.

A barreira da Rua Hermito de Sá tem em seu projeto a execução de dez muros de arrimo, totalizando 669,17 m², além de 760 m² de tela argamassada e 200 m de mureta de proteção. As intervenções tiveram início em dezembro do ano passado, com prazo de conclusão previsto para agosto. Ainda no bairro do Brejo da Guabiraba, a URB está realizando obras de contenção definitiva nas barreiras das ruas Compositor Edgar de Morais e Dionísio Cerqueira e do Córrego do Marreco.

“São obras que trazem segurança total para a população. São feitas por empresas especializadas, projetadas pelos engenheiros, tudo dentro da norma. A URB tem feito diversas obras de grande porte espalhadas pela cidade do Recife, o que faz com que centenas de pessoas e famílias estejam totalmente protegidas e seguras durante todo o inverno” explicou o coronel Cássio Sinomar, secretário-executivo da Defesa Civil.

Neirilane de Lima, de 51 anos, mora na comunidade há 49 anos e falou sobre a sensação de segurança com o início das obras. “Há trinta anos essa comunidade estava sem nenhuma obra, porém, graças a Deus, o prefeito já fez cinco obras aqui. Sem dúvida vou me sentir mais segura agora. A última chuva derrubou a casa da minha tia, da minha prima e do meu primo. Agora, a barreira deles também vai ser feita e ficamos bem mais seguros. Estamos vendo o trabalho sendo feito nas comunidades e é disso que a gente estava precisando há muitos anos”, disse ela.

PROMORAR – Após cumprir todos os trâmites administrativos em tempo recorde, a Prefeitura do Recife concretizará, na próxima segunda-feira (15.05),  a maior operação de crédito internacional já feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com um município, no valor de R$ 2 bilhões. Na sede da instituição financeira, na cidade de Washington, nos Estados Unidos, o prefeito João Campos assinará os contratos relativos ao acordo, permitindo o repasse desses recursos à capital pernambucana para a realização, por meio do programa ProMorar, de investimentos em infraestrutura, habitabilidade e resiliência urbana em 40 comunidades vulneráveis, implementação de um robusto pacote de contenção de encostas em toda a cidade, além de intervenções de macrodrenagem nas bacias do rio Tejipió, Jiquiá e Moxotó. A estimativa é de que mais de 200 mil recifenses sejam beneficiados com as obras dessas iniciativas.

O planejamento financeiro da operação foi construído pela Prefeitura do Recife, em conjunto com o BID, baseado no cronograma de execução das obras desenhadas para o ProMorar. O prazo para pagamento do contrato é de 23 anos e meio. No conjunto de investimentos que serão financiados com os R$ 2 bilhões também estão obras para a construção de equipamentos urbanos, pavimentação, implementação de espaços de convivência, proteção de encostas, saneamento, moradia, entre outras iniciativas.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Regulação das redes sociais é inevitável diante dos abusos cometidos, afirma Dino

g1 — O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta quinta-feira (11) que uma regulação das redes sociais é “inevitável” diante dos “abusos” cometidos pelas plataformas. A declaração foi em entrevista ao programa “Conexão”, da GloboNews.

“Temos uma situação paradoxal, em que as plataformas estão sublinhando a importância do projeto. Se estão praticando industrialmente desinformação na cara de tudo mundo, isso mostra a imprescindibilidade do projeto”, disse.

“Haverá essa regulação jurídica de modo inevitável, na medida em que se proliferam os abusos, inclusive esses que estamos vendo […] [As empresas] fazem publicidade velada, cifrada”, continuou o ministro.

Na fala, Dino fez referência aos conteúdos divulgados por empresas como Google e Telegram contra o chamado PL das Fake News, projeto de lei que cria mecanismos para regular a atuação dessas plataformas.

Sandrinho vai inaugurar obras de melhorias no abatedouro regional

Na décima sétima semana da maratona de inaugurações e entregas, o Prefeito Sandrinho Palmeira vai inaugurar obras de melhorias no abatedouro regional.

Serão inauguradas as obras de adequação de infraestrutra de isolamento da área, a construção de uma mini-adutora (em parceira com a Compesa), além de um refeitório para os trabalhadores que atuam no abate. O montante de investimentos é de R$ 80 mil.

A inauguração será nesta Sexta-feira (12), às 15h. O
Abatedouro regional fica no Km 3 da PE 320, no sentido em direção à Tabira.

O abatedouro regional teve sua obra iniciada na gestão de Totonho Valadares e sua conclusão/inauguração na gestão de José Patriota, que contou, inclusive, com a presença do então Governador Eduardo Campos. Essa é a primeira reforma estrutural no equipamento desde então.

Andreza Romero assume a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife

Advogada e vereadora, Andreza Romero, assume a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda). A parlamentar já tinha experiência de atuação nesta pasta e a defesa da causa dos animais é uma das suas principais linhas de atuação no mandato. A confirmação foi feita pelo prefeito do Recife, João Campos, nesta quinta-feira (11/05).

“Andreza é uma mulher jovem e militante da causa que já atua há anos em defesa dos animais. Ela está preparada para assumir a secretaria e cumprir a missão de ampliar as nossas ações na área”, afirmou o prefeito.

Andreza Romero chega para coordenar trabalhos dos mais diversos, a exemplo das castrações de animais, vacinação, cirurgias e atendimentos. “Como representante da causa animal, eleita para pleitear e garantir os direitos aos animais, é uma honra ter a oportunidade de fazer parte da gestão para comandar as ações desta secretaria. Vamos trabalhar com afinco para atender as demandas e ampliar o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes”, destacou Andreza.

Formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a advogada Andreza Romero foi a segunda vereadora mais votada do Recife em 2020. Ela é responsável pela idealização e realização de projetos como a Central Animal, uma plataforma que reúne diversos serviços de assistência veterinária gratuita, a fim de facilitar o acesso de tutores de baixa-renda a recursos que visam o bem-estar dos animais. Fotos: Wagner Ramos

Presidente da Câmara de Vereadores Rubinho do São João responde nota do blog

Amigo Júnior Finfa, diante da nota postada em seu blog, afirmo que, em momento algum afirmamos ou insinuamos que não somos ou deixamos de ser parceiros do deputado José Patriota.

Em sua matéria, afirma que “Por conta do alinhamento com o poder e a caneta, mantém-se aliados do prefeito Sandrinho Palmeira”. Acredito que não seja a intensão desse respeitado blog passar a população uma imagem distorcida do nosso perfil ou ideologia, até porque sabemos de fato que se existe esse tipo de conduta não é por quem expõe seus reais pensamentos como temos feito.

Ciente da vossa compreensão, agradecemos o espaço no blog e reiteramos nosso compromisso com o povo de Afogados da Ingazeira.

Rubinho do São João
Vereador