Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Depois de ser o partido que mais cresceu em2020, Republicanos se prepara para as eleições de 2024

Depois de se firmar como um dos partidos que mais cresceu nas eleições municipais de 2020, o Republicanos em Pernambuco se prepara para as eleições do próximo ano. Nesta quinta-feira, visando debater o processo eleitoral de 2024, a executiva estadual se reuniu para discutir o cenário atual do Estado e traçar um planejamento estratégico do partido.

Presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho, o Republicanos trabalha para lançar entre 70 a 80 candidaturas a prefeitos por todas as regiões do estado. A pouco menos de um ano de prazo de filiação, o partido já conta com mais de 50 candidaturas de prefeitos confirmadas, entre os gestores que buscam a reeleição e novas candidaturas.

Além disso, a legenda está em fase de escutas e articulações bem avançadas para atrair novos candidatos, que devem ser confirmados pelos próximos meses.

“O Republicanos em Pernambuco vem crescendo não apenas em quantidade, mas, sobretudo, na qualidade dos seus quadros. Estamos trabalhando de maneira coletiva para que o partido continue se fortalecendo. Ao lado de todos que fazem o nosso partido, vamos trabalhar, cada vez mais, e ampliar o diálogo com prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas de todo estado ao longo do ano e contribuir com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Silvio Filho.

Sileno chega a 100 dias de mandato fazendo uma oposição propositiva

O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) chegou a 100 dias de mandato, nesta quinta-feira (11), consolidando uma postura de oposição propositiva. Segundo o parlamentar, que lidera uma bancada de 13 deputados e deputadas do PSB e é presidente estadual do partido, a população de Pernambuco pôde ver, nos últimos meses, uma demonstração de como é estar no lado oposto ao atual governo sem que isso signifique obstruir ou atrapalhar os projetos prioritários para o Estado.

“Quem coloca um parlamentar na situação ou oposição é o eleitor. Nas eleições passadas, o eleitor fez a escolha de colocar o meu partido na oposição. Mas oposição não é ser contra Pernambuco. Oposição é ter uma fiscalização intensa, cobrar de quem está governando a realização daquilo que prometeu quando foi candidato. Não existe nenhuma torcida pelo quanto pior, melhor. Pelo contrário: estamos aqui para representar uma parcela da população que quer de nós exatamente esse posicionamento de cobrança”, afirma Sileno, em entrevista gravada para as redes sociais e para revista com balanço dos 100 dias de mandato.

Segundo Sileno, um caso emblemático foi o projeto de lei no qual o Poder Executivo pediu autorização da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para operações de crédito de até R$ 3,4 bilhões. A matéria foi aprovada por unanimidade na Casa no início deste mês, mas não sem antes receber emendas propostas por Sileno e outros deputados de oposição que aperfeiçoaram o texto. “Embora o Governo não tenha apresentado nenhum projeto concreto, a oposição entendeu que era importante entregar ao Poder Executivo essa autorização. Fizemos a nossa parte para ajudar Pernambuco”, declarou.

O parlamentar também renovou o compromisso de seguir lutando por bandeiras que pautaram sua campanha eleitoral, como a assistência social, os segmentos sociais, a participação popular e a cultura. Nesse sentido, segue na cobrança pelo pagamento do 13º do Bolsa Família, que deveria ter valores repassados desde fevereiro. Sileno também abraçou a luta das pessoas com deficiência pela criação de uma comissão permanente sobre esse tema na Alepe e ainda tem investido na pauta municipalista, como autor da lei que incluiu o Festival Nacional de Jericos de Panelas no Calendário de Eventos do Estado. Imagem: Wesley D’Almeida

Jarbas Filho chega aos 100 dias de mandato com trabalho intenso por Pernambuco

Quando chega à marca dos 100 primeiros dias de mandato, o deputado estadual Jarbas Filho (PSB) tem mostrado um ritmo intenso de trabalho dentro da Assembleia Legislativa, participando de discussões importantes para o crescimento do estado e apresentando requerimentos, indicações e uma Proposta de Emenda à Constituição. Além disso, o parlamentar vem buscando o melhor para Pernambuco, seja visitando os municípios ou participando de reuniões em órgãos e instituições estaduais, como também em Brasília.

Jarbas Filho apresentou 14 proposições na Assembleia Legislativa em benefício do povo pernambucano, a exemplo das indicações que pedem ao Governo do Estado a interiorização do Compaz, a requalificação da PE-109, no trecho que liga os municípios de Bonito e São Joaquim do Monte; e a inclusão de um programa voltado para saúde emocional e mental nas escolas no Protocolo de combate à violência nos centros educacionais de Pernambuco. Também é de autoria do parlamentar a matéria que pede que o Poder Público Estadual estabeleça o piso salarial do Administrador da iniciativa privada.

“Nestes três meses de mandato, estamos trabalhando com um ritmo intenso em busca do melhor para Pernambuco. Estou sempre à disposição dos municípios, buscando secretarias, os órgãos necessários para atender as demandas que chegam dos prefeitos parceiros, como também pensando e propondo ações que sejam benéficas ao nosso povo. Sempre estamos cumprindo agendas em cidades pernambucanas, indo até Brasília para reuniões com ministros. Entrei na política com o objetivo de trabalhar, de colaborar com o desenvolvimento do nosso estado. Ainda temos muito o que fazer durante esta legislatura”, afirmou Jarbas.

Na Alepe, o parlamentar é vice-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais. Faz parte da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação e das Frentes Parlamentares em Defesa do Plano de Macrodrenagem da Região Metropolitana do Recife e da Instalação Ferrovia Transnordestina em Pernambuco. O deputado também atua na Frente Parlamentar que acompanha a implantação da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército no Estado.

Na tribuna, João Paulo Costa faz alerta aos consumidores sobre preços abusivos identificados pelo Procon

Em pesquisa realizada pelo Procon Recife, os fiscais detectaram uma variação de preço de até 730% em alguns produtos por causa do Dia das Mães. O Deputado João Paulo Costa, Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer esse alerta aos consumidores pernambucanos e denunciar os preços abusivos.

“Eu venho aqui chamar a atenção dos consumidores pernambucanos! Precisamos ficar atentos às variações nos preços dos produtos. Os fiscais do Procon Recife fizeram esse levantamento e constataram diferenças de até 730% no preço de um mesmo produto em diferentes lojas”, discursou o parlamentar.

O Deputado, que visitou no mês passado a sede do PROCON Pernambuco, também cobrou do Governo do Estado uma atenção ao órgão, que enfrenta problemas na estrutura de sua sede e necessita de mais servidores para prestar atendimento aos pernambucanos. “Um órgão tão importante como o PROCON precisa ter uma sede própria para melhor atender os consumidores e empreendedores que geram emprego e renda em Pernambuco”, afirmou João Paulo Costa.

TV Alepe retoma transmissão ao vivo dos trabalhos legislativos

Volta da emissora integra conjunto de ações da nova Mesa Diretora que completa nesta quinta-feira 100 dias de gestão

Ao completar 100 dias à frente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a nova Mesa Diretora viabilizou o retorno da TV Alepe, com transmissão ao vivo dos trabalhos legislativos. O contrato que permitirá aos pernambucanos acompanhar as atividades da Alepe na TV aberta e pelo Youtube foi assinado nesta quarta-feira (11) com a empresa Click Produções, vencedora da licitação para o serviço, do Rio Grande do Norte.

Na primeira sessão a ser retransmitida pela emissora, realizada nesta quinta-feira (11), o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e demais parlamentares presentes destacaram a retomada da TV. “Hoje estão completando 100 dias dessa Legislatura e é com grande satisfação que anuncio que a Alepe terá suas atividades transmitidas em canal aberto e no YouTube. A retomada da TV Alepe reforça o compromisso da Assembleia de se aproximar cada vez mais da população, ampliando a comunicação da Casa com os pernambucanos”, anunciou o presidente ao declarar abertura dos trabalhos.

Na prática, o retorno da TV Alepe visa dar transparência aos temas e ações da Casa, permitindo que a população acompanhe diariamente tudo o que está sendo discutido e produzido pela Casa Joaquim Nabuco. A assinatura do contrato, nesta quarta (10), contou com as presenças do presidente Álvaro Porto (PSDB), do primeiro secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade) e do representante da empresa vencedora da licitação, a Clip Produções, Sandro Marcelo Alves de Oliveira.

“O papel de uma TV Legislativa, como é o caso da TV Alepe, é permitir que a população conheça e participe diretamente do processo de elaboração de leis e também acompanhe as decisões tomadas nas na Assembleias Legislativas. Essa aproximação do cidadão da atuação parlamentar amplia o entendimento sobre o que acontece na Casa Legislativa e incentiva a participação política e o debate”, pontuou o chefe do departamento de TV da Assembleia, Mauro Nascimento.

O sinal da TV Alepe chegou nesta quinta-feira (11) a 80 cidades do Estado, considerando a Região Metropolitana do Recife e outras 66 cidades do interior. A emissora tem sinal aberto no canal 10.2 na RMR, no 22.3 em Caruaru e no canal 9.2 nas demais cidades. As demais atividades da Casa, como o trabalho das comissões, as audiências públicas, sessões solenes e coberturas externas serão retomadas paulatinamente. Até o final do ano, a cobertura será ampliada para 139 municípios. Esse número tende a ser ainda maior, já que está em andamento a elaboração de projetos de viabilidade técnica para solicitar ao Ministério das Comunicações a consignação de outros 10 canais.

Na avaliação do primeiro secretário, Gustavo Gouveia, a Casa Joaquim Nabuco deve trabalhar em sintonia com o desejo da população e nada melhor do que a TV Alepe para dar visibilidade ao trabalho dos deputados. “A TV Alepe fomenta uma aproximação da Assembleia com o povo pernambucano, mostrando que as dúvidas e demandas da população estão sendo ouvidas. Seja pelo canal televisivo ou pela internet, prezamos pela transparência, estimulando a participação social. Minha torcida é para que, assim como estão sendo com várias outras ações, esse seja mais um exemplo a ser seguido por outras Casas Legislativas”, comentou.

Vários deputados, em plenário, destacaram a volta da TV Alepe como forma de “divulgar a importância da democracia e o papel que a Assembleia desempenha para o povo de Pernambuco”. O deputado João Paulo Costa (PCdoB) afirmou que os trabalhos da Casa têm se caracterizado pela altivez e independência. “Agora, com a volta da TV Alepe, o Legislativo vai poder se comunicar com o povo pernambucano. Vamos estar nessa tribuna falando das nossas ações e do nosso trabalho para melhorar a qualidade de vida da população”.

Governadora Raquel Lyra inaugura novas instalações do Lafepe e anuncia volta da produção de vitamina C pelo laboratório após 10 anos

A partir desta quinta (11), o produto já começa a ser vendido nas 12 farmácias do Lafepe no Estado

Dez anos depois de interromper a produção de vitamina C, o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) voltou a comercializar o suplemento, um dos seus produtos mais populares. O anúncio foi realizado pela governadora Raquel Lyra nesta quinta-feira (11), na sede do órgão, na Zona Oeste do Recife. Na ocasião, ainda foram inaugurados uma nova Unidade Industrial e um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, destinados à produção do produto. As novas instalações tiveram um investimento inicial de R$ 13,5 milhões. Somente nos últimos quatros meses, o Governo de Pernambuco investiu R$ 6 milhões, aplicados na obra dos novos espaços. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a visita.

“O Lafepe vem se destacando entre os laboratórios farmacêuticos do Brasil e hoje está inaugurando um centro de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e o Ministério da Saúde. Há também uma nova área para a produção de suplementos, como a vitamina C, que já está na prateleira de todas as farmácias do laboratório no Estado. Então vamos continuar desenvolvendo pesquisa, ajudando o SUS e gerando mais emprego, renda e ciência”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A vitamina C volta a ser comercializada com uma nova embalagem, tampa de segurança e selo de proteção. O suplemento tem nova formulação e a apresentação agora é em frascos de 30 comprimidos de 500mg revestidos, possibilitando mais estabilidade e maior eficácia. A validade foi ampliada para 24 meses.

Já a partir desta quinta (11), o produto será comercializado nas 12 farmácias do Lafepe espalhadas pelo Estado com o preço acessível de R$ 9,90, sendo uma das mais baratas do mercado. Com capacidade mensal de produção de 2,5 milhões de comprimidos, a estimativa de venda inicial é de 16 mil frascos.

O projeto de retomada da produção da vitamina C, que teve uma duração de 18 meses, iniciou com diversas reuniões técnicas com a equipe de farmacêuticos do setor de pesquisa e desenvolvimento, produção e qualidade, além do apoio técnico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para definição da fórmula. Foram realizados estudos da legislação de suplementos alimentares da Anvisa, adequação de rotulagem de acordo com as normas regulatórias, processo licitatório para aquisição de insumos, testes farmacotécnicos para definição dos parâmetros de qualidade do produto, desenvolvimento de métodos analíticos de quantificação da vitamina e estudo de estabilidade.

“É com muita alegria que anunciamos a volta da vitamina C do Lafepe, um dos produtos que resgata a memória afetiva dos pernambucanos e que muito representa o compromisso deste laboratório, o de atender às políticas públicas de saúde com garantia de segurança e preços acessíveis. O consumidor irá encontrar um produto com preço popular, mas com muita qualidade e ainda mais eficácia”, destacou o presidente do Lafepe, Plínio Pimentel.

Além da vitamina C, o Lafepe irá lançar novos produtos, a exemplo da vitamina C+D+Zinco, vitamina D 2000 UI, Ômega 3, repelente de insetos, protetor solar e polivitamínico. Os produtos encontram-se em fase de testes e a expectativa é que sejam lançados dentro dos próximos 24 meses.

“Sabemos da importância do Lafepe para todo o Estado. Sobretudo em determinadas linhas farmacêuticas para algumas doenças que são negligenciadas, como a doença de Chagas, que o mercado farmacêutico comercial não se interessa na produção. O laboratório ainda tem a previsão de lançar a associação da vitamina C com Zinco, além da parte dermatológica, com filtro solar e repelente, com programação de ser lançando nos próximos meses”, comentou a secretária de saúde, Zilda Cavalcanti.

Com 57 anos de fundação, o Lafepe é, atualmente, o único laboratório do Brasil a produzir o Benznidazol, medicamento indicado para o tratamento da doença de Chagas. Além do Benznidazol, o laboratório é responsável pela produção de três antirretrovirais, utilizados no tratamento de primeira linha para os pacientes com HIV/Aids. A instituição também produz sete apresentações de medicamentos antipsicóticos no tratamento de esquizofrenia e transtorno bipolar, além de comercializar óculos para as farmácias de rede própria com baixo custo e alta qualidade.

Foto: Hesíodo Góes/Secom.

23ª ExpoSerra está com venda de estandes abertas

O maior evento de negócios do sertão pernambucano anunciou a abertura das vendas de estandes

A 23ª edição da ExpoSerra, que acontecerá de 19 a 22 de julho, no Armazém Social do Sesc Serra Talhada, tem a expectativa de atrair uma média de 10mil pessoas por dia de evento.

Com mais de 250 estandes, o início das vendas iniciaram a todo vapor e os responsáveis pelo evento já confirmaram que os expositores começaram a procurar por seu espaço na feira desde cedo.

“A procura foi muito mais cedo este ano, as empresas estão em busca de estandes cada vez maiores e mais robustos e querem garantir com antecedência para dar tempo de fazer bonito. Isso nos alegra bastante porque a feira é quem ganha”, disse o presidente da CDL Serra Talhada, Maurício Melo.

O presidente do SINDCOM, Francisco Mourato, também atestou que a expectativa para 2023 é muito grande para os empresários da região. “Temos visto um crescimento exponencial na procura pela participação na feira, tanto dos empresários da casa, que sempre acreditaram no potencial da ExpoSerra, quanto dos expositores de outras cidades, que reconhecem o peso que o evento tem para o desenvolvimento regional”, afirmou.

Para garantir o seu estande ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone ou enviar uma mensagem via WhatsApp para o número: (87) 9 9654-1700.

Turistas podem se hospedar na cidade-teatro de Nova Jerusalém o ano todo

A encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizada durante a Semana Santa no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife (PE), é muito conhecida em todo o Brasil pois, deste 1968, atrai milhares de pessoas todos os anos para assistir ao mega espetáculo apresentado na cidade-teatro que reproduz palácios, templos, lugarejos e vegetação da antiga Judeia dos tempos de Jesus.

Contudo, pesquisa realizada na última temporada revelou que mais de 80% das pessoas que vão ao espetáculo não sabem que é possível de hospedar na cidade-teatro durante o ano todo. Isso porque, dentro das muralhas da Nova Jerusalém, funciona a Pousada da Paixão que oferece aos turistas uma experiência única em hospedagem.

Com uma arquitetura e ambientação que lembram os arruados da antiga Jerusalém, a pousada, que possui conceito “Excepcional” no Booking e “Excelente“ no Tripadvisor, oferece várias opções de diversão para toda a família, incluindo piscina, salão de jogos, campos esportivos, bicicletário. Dispondo de um confortável auditório, a Pousada também é uma opção para a realização de seminários e retiros.

Além disso, os hóspedes têm a oportunidade de ter acesso a todos os magníficos cenários da Paixão de Cristo onde podem tirar fotos e, com o auxílio de um guia, descobrem os segredos dos bastidores do espetáculo e conhecem a saga de Plínio e Diva Pacheco, idealizadores e construtores da Nova Jerusalém.

Outra experiência diferenciada é o Jantar Temático que é realizado no cenário da Santa Ceia iluminado a luz de tochas. Na ocasião, os hóspedes participam do evento trajando roupas de romanos e de galileus dos tempos de Cristo e podem tirar fotos posando em frente à mesa da ceia larga, além de degustar um menu especial preparado pela chef Tânia Gulde.

As iguarias de dar água na boca também estão presentes no café da manhã e nos almoços servidos no belíssimo e aconchegante restaurante Recanto da Ceia que possui uma vista panorâmica para a cidade-teatro. O restaurante oferece o melhor da cozinha regional no estilo buffet harmonizado com os vinhos mais apreciados e conceituados do mundo.

A localização e ambientação também constituem uma atração a parte. A cidade-teatro é envolvida por belíssimas serras que compõem uma paisagem deslumbrante para deleite dos hóspedes. Além disso, jardins exuberantes dão ao local uma atmosfera bucólica e muito tranquila onde se pode desfrutar de espaços para descanso e um bom bate papo.

A Pousada da Paixão oferece pacotes especiais para datas comemorativas como São João, em junho, e a tradicional Cavalgada de Santana realizada todos os anos em julho. As informações sobre os pacotes podem ser obtidas pelos telefones (81) 3732.1574 / 3732.1602 – Whatsapp 9 96730805 ou pelo e-mail contato@pousadadapaixao.com.br e pelo site: www.pousadadapaixao.com.br.

Ministério Público instaura inquérito para apurar contratações em Serra Talhada

O Ministério Público ingressou com Inquérito Civil contra para apurar possíveis contratações irregulares feitas pela Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Finanças.

O MP já havia ingressado antes com o Procedimento Preparatório n° 02165.000.257/2020, que demonstrou possíveis irregularidades na contratação de pessoal pela pasta.

Diz o MP que as supostas irregularidades, se comprovadas, caracterizam atos de improbidade administrativa, nos termos da lei 8.429/92.

Agora, o MP converteu o Procedimento Preparatório em Inquérito Civil. A prefeitura ainda deverá se manifestar sobre o processo, que será concluído em até 90 dias.(Informações Blog do Nill Júnior)