O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Garanhuns (Comdica), promove, de 15 a 25 de maio, ações alusivas à Campanha “Faça Bonito” e ao Dia Nacional de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Rodas de conversa, blitz educativa e o Seminário Faça Bonito, no último dia da campanha, serão as ações realizadas no período.
De acordo com a coordenadora do Creas Garanhuns, Cristiane Farias, a finalidade do evento é mobilizar e informar toda a sociedade de Garanhuns no combate a este mal. “Queremos buscar a sensibilização de todas as pessoas para que participem e sejam atuantes na luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente”, reforçou Farias. No Seminário do dia 25, também será lançado o Fluxo Operacional de Atendimento à Criança e ao Adolescente vítima ou testemunha de violência.
Sobre a campanha – A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio, que é o Dia Nacional de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/00. A campanha é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil.
Segue, abaixo, a programação completa da Campanha “Faça Bonito” em Garanhuns:
15/05 às 9h – Roda de conversa no Cras Magano
16/05 às 9h – Roda de conversa com adolescentes assistidos pelo SCFV do Cras Boa Vista
16/05 às 13h – Roda de conversa com as mães assistidas pelo PAIF
17/05 às 9h – (Cras Iratama) Roda de conversa com adolescentes da escola do distrito de Iratama
17/05 às 14h – Roda de conversa com as mães e adolescentes assistidas pelo PAIF no Cras Heliópolis
18/05 das 10h às 12h – Blitz educativa em parceria com a Guarda Municipal em frente ao Hotel Tavares Correia
22/05 às 9h – Roda de conversa com famílias do PAIF no Cras São Pedro
22/05 às 14h – Roda de conversa com alunos da Escola Municipal Professora Giselda Vieira Belo
24/05 às 10h – (Cras Miracica) Roda de conversa com adolescentes da escola do distrito de Miracica
24/05 às 14h – Roda de conversa com os adolescentes do SCFV do Cras Bela Vista
25/05 das 8h às 13h – Seminário Faça Bonito referente à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Local: Câmara de Vereadores de Garanhuns

Vistoriando – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve vistoriando as obras da segunda fase da reforma do Hospital Municipal.Segundo o prefeito, o hospital vai contar com um moderno laboratório de análises clínicas, onde serão realizados todos os tipos de exames gratuitamente.”A reforma também conta com novos banheiros, sala de oxigênio, uma sala de observação masculina e outra feminina, sala de medicamentos, sala para imobilização com gesso de pacientes com fraturas, além de um novo consultório médico. O atendimento no hospital vai ficar ainda melhor porque a nossa população merece ser bem assistida”, concluiu Adelmo.


Investigar – O líder do PSB na Câmara e líder do bloco de parlamentares liderados pelo presidente da casa Arthur Lira, Felipe Carreiras (PSB-PE), esclareceu nesta segunda-feira (15) que a CPI da Máfia das Apostas vai investigar a fundo a questão da manipulação de resultado se cercando de especialistas no assunto e que isso inclui também as empresas de apostas esportivas na modalidade de loterias de quota fixa, a chamada bet. Segundo ele, a CPI vai convocar profissionais com grande experiencia no assunto e tentar chegar aos controladores do esquema e não apenas nos jogadores. E, naturalmente, procurar saber até que ponto existe participação de empresas de apostas eletrônicas porque já foi identificado que elas têm resistência na MP que vai tributar as apostas.
Posse – Será hoje a posse da vereadora do Recife a afogadense, Aline Mariano, às 10 horas no Plenário da Câmara. Aline assume sendo a primeira suplente no lugar da vereadora Andreza Romero, que se despediu da Câmara Municipal do Recife, para coordenar as ações da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais da Prefeitura do Recife.
O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), inaugurou no último sábado (13), o Espaço de Atividades do Centro de Referência do Idoso (CRI), no espaço os idosos vão poder desenvolver diversas atividades, como – Dança, Teatro, Pintura, Educação Física entre outras.
O primeiro aporte financeiro será de R$ 300 milhões para os próximos quatro meses e já têm destino certo: obras de contenção de encostas, projetos de urbanização e estudos da bacia do Tejipió. A previsão é gerar 15 mil empregos dentro do ProMorar


A vice-governadora de Pernambuco Priscila Krause acompanhou, nesta segunda-feira, 15, as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em uma visita às instalações da fábrica da Hemobrás, no município de Goiana, Litoral Norte do Estado. Na ocasião, Priscila reforçou o apoio do Governo de Pernambuco no fortalecimento da Hemobrás e na autossuficiência do Brasil na produção de hemoderivados.
A Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, realizou, hoje (15), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, reunião para debater soluções para reinserção do ramal Salgueiro-Suape ao projeto da ferrovia, trecho que foi excluído no apagar das luzes do governo Bolsonaro. Pedro Campos participou do encontro, que reuniu vários deputados pernambucanos das bancadas estadual e federal.
Moradores da comunidade de Caiçara, na zona urbana da Vitória de Santo Antão, prestigiaram na tarde desta segunda-feira (15), a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. A entrega era uma expectativa da população que depende do posto, o qual agora contará com a oferta de novos serviços, entre eles, realização de Raio-X, o programa Farmácia Viva e uma ambulância para deslocamento de emergência.

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte (PP-PE), presidente e vice-presidente do Progressistas de Pernambuco, respectivamente, junto com o deputado estadual votado no município, Henrique Queiroz Filho, filiaram no PP o atual prefeito de Vertente do Lério, Renato Sales e o vice-prefeito, Fábio França.
A governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (15), da solenidade de apresentação da Planificação da Assistência à Saúde (PAS), realizada na macrorregião do Sertão, em Arcoverde. O Planifica PE tem o objetivo de oferecer à população mais acesso ao atendimento em saúde, garantindo uma melhor qualidade do atendimento prestado aos pernambucanos no âmbito da Atenção Primária e da Atenção Especializada.

