Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Garanhuns realiza Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Garanhuns (Comdica), promove, de 15 a 25 de maio, ações alusivas à Campanha “Faça Bonito” e ao Dia Nacional de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Rodas de conversa, blitz educativa e o Seminário Faça Bonito, no último dia da campanha, serão as ações realizadas no período.

De acordo com a coordenadora do Creas Garanhuns, Cristiane Farias, a finalidade do evento é mobilizar e informar toda a sociedade de Garanhuns no combate a este mal. “Queremos buscar a sensibilização de todas as pessoas para que participem e sejam atuantes na luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente”, reforçou Farias. No Seminário do dia 25, também será lançado o Fluxo Operacional de Atendimento à Criança e ao Adolescente vítima ou testemunha de violência.

Sobre a campanha – A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio, que é o Dia Nacional de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/00. A campanha é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil.

Segue, abaixo, a programação completa da Campanha “Faça Bonito” em Garanhuns:

15/05 às 9h – Roda de conversa no Cras Magano

16/05 às 9h – Roda de conversa com adolescentes assistidos pelo SCFV do Cras Boa Vista

16/05 às 13h – Roda de conversa com as mães assistidas pelo PAIF

17/05 às 9h – (Cras Iratama) Roda de conversa com adolescentes da escola do distrito de Iratama

17/05 às 14h – Roda de conversa com as mães e adolescentes assistidas pelo PAIF no Cras Heliópolis

18/05 das 10h às 12h – Blitz educativa em parceria com a Guarda Municipal em frente ao Hotel Tavares Correia

22/05 às 9h – Roda de conversa com famílias do PAIF no Cras São Pedro

22/05 às 14h – Roda de conversa com alunos da Escola Municipal Professora Giselda Vieira Belo

24/05 às 10h – (Cras Miracica) Roda de conversa com adolescentes da escola do distrito de Miracica

24/05 às 14h – Roda de conversa com os adolescentes do SCFV do Cras Bela Vista

25/05 das 8h às 13h – Seminário Faça Bonito referente à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Local: Câmara de Vereadores de Garanhuns

Coluna do Finfa

Vistoriando – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve vistoriando as obras da segunda fase da reforma do Hospital Municipal.Segundo o prefeito, o hospital vai contar com um moderno laboratório de análises clínicas, onde serão realizados todos os tipos de exames gratuitamente.”A reforma também conta com novos banheiros, sala de oxigênio, uma sala de observação masculina e outra feminina, sala de medicamentos, sala para imobilização com gesso de pacientes com fraturas, além de um novo consultório médico. O atendimento no hospital vai ficar ainda melhor porque a nossa população merece ser bem assistida”, concluiu Adelmo.

Retoma – Em contato com este blogueiro, o prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, confirmou que as obras da Praça na frente da Prefeitura Municipal será retomada ainda esta semana. Segundo o gestor, ontem (15), houve uma reunião com o responsável da empresa Construtora Aurélio e Serviços, e ficou determinada que dentro de 20 dias a obra será concluída, com arborização, luminárias novas e pintura, entre outras. “Após concluir esta obra iremos começar a segunda etapa, que é a praça em frente ao Hospital Municipal”, pontuou Torres.

Participou – O prefeito da cidade de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), participou das celebrações alusivas ao Dia das Mães, realizada pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas da rede pública municipal. “Cada escola organizou sua homenagem e tiveram o total apoio da Prefeitura Municipal. O nosso prefeito sempre faz questão de estar presente nas celebrações, participando ativamente das atividades comemorativas em homenagem as Mães”, disse o Secretário Municipal de Educação Alysson de Yolanda.

Investigar – O líder do PSB na Câmara e líder do bloco de parlamentares liderados pelo presidente da casa Arthur Lira, Felipe Carreiras (PSB-PE), esclareceu nesta segunda-feira (15) que a CPI da Máfia das Apostas vai investigar a fundo a questão da manipulação de resultado se cercando de especialistas no assunto e que isso inclui também as empresas de apostas esportivas na modalidade de loterias de quota fixa, a chamada bet. Segundo ele, a CPI vai convocar profissionais com grande experiencia no assunto e tentar chegar aos controladores do esquema e não apenas nos jogadores. E, naturalmente, procurar saber até que ponto existe participação de empresas de apostas eletrônicas porque já foi identificado que elas têm resistência na MP que vai tributar as apostas.

Frase“O intuito da gente é ampliar esse projeto. Se Deus quiser a gente vai conseguir ampliar, pegar parcerias com outros Poderes para tornar isso uma coisa com mais facilidade para esses jovens”. (Álvaro Porto,Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, após o seminário de acolhimento dos participantes da 3ª edição do Projeto Alepe Acolhe.)

Posse – Será hoje a posse da vereadora do Recife a afogadense, Aline Mariano, às 10 horas no Plenário da Câmara. Aline assume sendo a primeira suplente no lugar da vereadora Andreza Romero, que se despediu da Câmara Municipal do Recife, para coordenar as ações da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais da Prefeitura do Recife.

Disse “O Alepe Acolhe é um dos projetos que a gente vem olhando com muito carinho para que a gente possa ampliar e dar mais, trazer mais a população pra próximo da Assembleia, pra que a gente possa mostrar toda essa parte social que a Assembleia Legislativa também vem fazendo pelo estado de Pernambuco”.(Gustavo Gouveia Primeiro Secretário da Alepe)

Perguntar não ofende – Em Carnaíba já apareceu outro postulante ao cargo de prefeita para as eleições de 2024?

Prefeito Irlando Parabólicas inaugura Espaço de Atividades para os Idosos do município

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), inaugurou no último sábado (13), o Espaço de Atividades do Centro de Referência do Idoso (CRI), no espaço os idosos vão poder desenvolver diversas atividades, como – Dança, Teatro, Pintura, Educação Física entre outras.

“Entregar esse espaço de atividades para os idosos do nosso município é um momento de muita felicidade, pois essas pessoas merecem todo carinho e atenção. Desejo que nossos idosos tenham uma velhice com respeito e responsabilidade”, disse o prefeito Irlando.

O Centro de Referência do Idoso um serviço de referência, proteção e defesa de direitos da pessoa idosa. O CRI da Capital da Rapadura oferece atendimento de modo individual e coletivo e estimula a participação social, nas áreas de psicologia, direito e assistência social.

João Campos assina contrato de R$ 2 bilhões em Washington

O primeiro aporte financeiro será de R$ 300 milhões para os próximos quatro meses e já têm destino certo: obras de contenção de encostas, projetos de urbanização e estudos da bacia do Tejipió. A previsão é gerar 15 mil empregos dentro do ProMorar

O prefeito João Campos assinou o contrato da operação de crédito de R$ 2 bilhões na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, nos Estados Unidos. O primeiro desembolso do contrato, que é o maior já realizado pela instituição financeira internacional com um município, acontecerá em 40 dias quando a cidade deverá receber um aporte de R$ 300 milhões que deverão ser distribuídos num plano de gastos que inclui investimentos em contenção de encostas, projetos de urbanização e estudos para intervenções de macrodrenagem na bacia do rio Tejipió.

O planejamento financeiro da operação foi construído pela Prefeitura do Recife, em conjunto com o BID, organismo internacional que atua com foco na melhoria das condições de vida dos países da América Latina e Caribe. Toda execução do projeto é acompanhada pela equipe técnica do Banco, que além dos repasses, fornece consultoria. O primeiro aporte servirá para os próximos quatro meses do programa, e com a utilização de 80% recurso é possível requerer novos desembolsos. O fluxo da operação de crédito será baseado no cronograma de execução das obras desenhadas pelo ProMorar e o BID. O prazo para a realização das obras é de seis anos e para o pagamento do contrato é de 23 anos e meio.

“O que era um sonho, agora virou realidade. Já assinamos o contrato de empréstimo com o BID e os R$ 2 bilhões estão garantidos para a cidade. A cidade inteira vai virar um canteiro de obras importantes e estruturadoras. Somente em relação às obras de grande porte de encostas, serão mais de 500 – cada uma protegendo 50 famílias em média. Serão mais de 150 mil pessoas diretamente beneficiadas”, afirmou o prefeito João Campos, ao sair do BID.

Com o volume das obras que serão executadas nas barreiras e na urbanização do Recife, a perspectiva do ProMorar é gerar 15 mil novos empregos. “Essa também é uma oportunidade de estimular a economia da cidade, que será transformada num grande canteiro de obras com intervenções nos locais mais vulneráveis, beneficiando aqueles que mais precisam”, explica Beatriz Menezes, coordenadora do programa.

O Promorar é o maior projeto de requalificação urbana e social do Recife e vai melhorar as condições de vida de 40 comunidades vulneráveis, incluindo as áreas mais atingidas pelas chuvas de maio do ano passado. Entre as ações do ProMorar estão obras de macrodrenagem que visam a redução do risco de inundações, como o alargamento da calha e a dragagem de rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó, além de investimentos em infraestrutura, habitabilidade e um robusto pacote de contenção de encostas em toda a cidade.

No conjunto de investimentos que serão financiados com os R$ 2 bilhões também estão obras para a construção de equipamentos urbanos, pavimentação, implementação de espaços de convivência, proteção de encostas, saneamento, moradia, entre outras iniciativas. Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Vice-governadora acompanha ministra da Saúde e garante apoio do Governo de Pernambuco para o desenvolvimento da Hemobrás

A vice-governadora de Pernambuco Priscila Krause acompanhou, nesta segunda-feira, 15, as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em uma visita às instalações da fábrica da Hemobrás, no município de Goiana, Litoral Norte do Estado. Na ocasião, Priscila reforçou o apoio do Governo de Pernambuco no fortalecimento da Hemobrás e na autossuficiência do Brasil na produção de hemoderivados.

Durante a visita, a vice-governandora também garantiu o reforço da infraestrutura viária para o desenvolvimento do Polo Farmacoquímico na região. “Nós, do Governo de Pernambuco, estaremos juntos do Governo Federal para que a Hemobrás funcione a pleno vapor como esperamos”, disse Priscila em coletiva de imprensa após a visita. “A Hemobrás tem um direcionamento para a empregabilidade de pessoas da região. Ao Governo do Estado cabe também a concentração de esforços na infraestrutura necessária para desafogar essa região, como a construção do Arco Metropolitano, que é uma prioridade da gestão da governadora Raquel Lyra”, completou.

Priscila lembrou que a decisão do Governo Federal de instalar a Hemobrás em Pernambuco, nos anos 2000, foi em virtude de uma política de sangue existente no Estado desde a década de 70 com a criação do Hemope. “A história de vanguarda de Pernambuco no desenvolvimento e consolidação da política de sangue foi o que credenciou nosso Estado para receber a estatal. Além disso, a Hemobrás traz desenvolvimento para Pernambuco, pois ela movimenta uma rede que vai desde os insumos até a qualificação das pessoas”, completou. Acompanhou a vice-governadora na visita os secretários de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, de Ciência e Tecnologia, Mauricélia Vidal Montenegro, e a secretária executiva de Saúde, Bárbara Florêncio.

Autossuficiência
A ministra Nísia Trindade reforçou que o funcionamento pleno da Hemobrás, que pode acontecer a partir do ano de 2025, vai ajudar o Brasil a diminuir a dependência de importação de medicamentos para atender aos pacientes com hemofilia e outras doenças relacionadas à coagulação sanguínea. Segundo ela, os custos para esses medicamentos são na ordem de R$ 1,5 bilhão por ano.

“O pleno funcionamento da Hemobrás é um passo fundamental para o Brasil reduzir a sua dependência externa no setor de derivados do sangue e biotecnologia. Desde 2004, essa tem sido uma trajetória de sucesso. Importantes parcerias público-privadas vêm se firmando”, pontuou a ministra.

Pedro Campos: “A Transnordestina precisa ser feita em sua completude. Essa visão irá encontrar eco no governo federal”

A Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, realizou, hoje (15), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, reunião para debater soluções para reinserção do ramal Salgueiro-Suape ao projeto da ferrovia, trecho que foi excluído no apagar das luzes do governo Bolsonaro. Pedro Campos participou do encontro, que reuniu vários deputados pernambucanos das bancadas estadual e federal.

“A Transnordestina precisa ser feita em sua completude. Essa visão irá encontrar eco no governo federal, até porque foi o presidente Lula quem começou a ferrovia e eu tenho certeza que ele tem toda a intenção de achar soluções para essas questões. Esse é um projeto estruturador para o país, e deve ser guiado pelo olhar de integração do Nordeste e não de um projeto que se desfigure nesse sentido”, pontuou.

Vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, o deputado ressalta a importância da frente como espaço de discussão na Câmara dos Deputados para colocar na pauta do Congresso Nacional projetos estruturadores para o Nordeste brasileiro, como é a Transnordestina. Pedro atenta para a necessidade de ampliar o olhar sobre a viabilidade desta obra. “Essa luta precisa ser conjunta, entendendo que a viabilidade da ferrovia é uma viabilidade econômica. Viabilidade que, muitas vezes, depende de fatores que não cabem numa planilha, num papel nem na conta de uma concessionária privada, mas que para o país é um eixo de desenvolvimento, de integração e que precisa de aporte de recursos públicos, como ocorreu até hoje, onde mais de 80% dos recurso aplicados são de recursos públicos”, afirmou.

Pedro protocolou na Câmara Federal requerimento para realização de audiência pública sobre a questão. “O nosso grande esforço em relação a esse debate é não fazer dele um espaço de disputa interna do Nordeste. Porque quanto mais a gente briga entre a gente, mas a gente se enfraquece. Discussões como essas são muito importantes porque trazem luz para diversas questões, com a junção de atores que precisam ser ouvidos”, ponderou.

Para o parlamentar, a convergência de esforços políticos será essencial para tirar a obra que esta, há mais de 10 anos, no papel. “Vamos colocar outros atores nacionais nessa mesa de discussão, com representantes do Ministério da Infraestrutura, do Ministério do Desenvolvimento Regional, os bancos que vão financiar, tanto do ponto de vista da concessão, quanto para as soluções possíveis para a execução do ramal Salgueiro-Suape. Dessa forma vamos somar ao debate realizado em Pernambuco ao debate nacional, para que a Transnordestina seja um projeto sobre integração nacional e não se transforme em disputa regional”, afirmou.

Prefeito de Vitória, Paulo Roberto, reinaugura UBS com a oferta de novos serviços

Moradores da comunidade de Caiçara, na zona urbana da Vitória de Santo Antão, prestigiaram na tarde desta segunda-feira (15), a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. A entrega era uma expectativa da população que depende do posto, o qual agora contará com a oferta de novos serviços, entre eles, realização de Raio-X, o programa Farmácia Viva e uma ambulância para deslocamento de emergência.

Uma das pessoas que presenciou com muita felicidade a cessão da nova estrutura foi a dona de casa Cleonice Aquino. Segundo ela, a unidade será muito importante para atender às necessidades não somente dela, mas dos demais vizinhos. “Vai ser muito bom pra todos nós e pra mim, que tenho uma família especial. Por ser perto de minha casa, vai ajudar muito ter esses atendimentos aqui de novo”, comemorou.

Cabe reiterar que durante a reforma da UBS, os serviços não foram interrompidos ou reduzidos. “Nós mantivemos o funcionamento em um outro prédio da redondeza para que as pessoas não tivessem que esperar pela finalização da obra. Aqui, estaremos oferecendo acolhimento, nebulização, tratamento odontológico e de tabagismo, vacinação, curativo, teste de gravidez e muitos mais serviços”, pontuou Alexciane Silva, coordenadora da Atenção Básica.

A nova UBS, que também teve o número de salas aumentado, passará a oferecer o Saúde Até Mais Tarde, cujo os atendimentos ocorrem até às nove da noite. O serviço ainda não está em vigor, mas já está sendo planejado. O secretário de Saúde e Bem Estar, Alex Vasconcelos, destacou que “sempre buscamos humanizar o atendimento e garantir que pessoas que trabalham o dia inteiro possam cuidar da saúde à noite”. Ainda segundo ele, “é com muita satisfação que realizamos essa entrega, com a expectativa de grandes novidades mais na frente”.

O prefeito do município, Paulo Roberto, agradeceu pela presença de moradores, secretários da gestão e vereadores, além de enfatizar o benefício da UBS para o bairro. “Estamos aqui realizando o sonho de ter um atendimento humano, de promover a saúde e a dignidade das pessoas. Essa unidade é muito importante para suprir as necessidades da população, mas com qualidade e com profissionais especializados. Vamos continuar fazendo pela saúde e por toda a nossa Vitória de Santo Antão”.

Eduardo e Lula da Fonte filiam prefeito e vice-prefeito de Vertente do Lério

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte (PP-PE), presidente e vice-presidente do Progressistas de Pernambuco, respectivamente, junto com o deputado estadual votado no município, Henrique Queiroz Filho, filiaram no PP o atual prefeito de Vertente do Lério, Renato Sales e o vice-prefeito, Fábio França.

“A gente fica feliz em receber um grande quadro para nosso Partido, que vai representar muito bem o município de Vertente do Lério e manter o trabalho que já vem sendo feito na cidade”, afirmou o deputado federal Lula da Fonte. O compromisso do PP é trabalhar com esse quadro de olho nas próximas eleições municipais de 2024 em Vertente do Lério.

Fábio França já foi vereador, secretário municipal e é atual vice-prefeito do município.“É uma satisfação enorme estar no PP, partido que já fez história na nossa cidade, em 2004, com a vitória da ex-prefeita, Welita Sales. Com certeza vamos trazer mais desenvolvimento para nossa região, juntamente com os nossos deputados federais, Lula e Eduardo da Fonte e com o deputado estadual votado no município, Henrique Queiroz Filho”, comentou Fábio França.

O ato de filiação foi realizado nesta segunda-feira (15) e contou com a presença do atual prefeito do município, Renato Sales, a ex-prefeita da cidade Welita Sales, o deputado estadual Henrique Queiroz Filho e o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz

Governo de Pernambuco lança Planifica PE no Sertão do Estado

A governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (15), da solenidade de apresentação da Planificação da Assistência à Saúde (PAS), realizada na macrorregião do Sertão, em Arcoverde. O Planifica PE tem o objetivo de oferecer à população mais acesso ao atendimento em saúde, garantindo uma melhor qualidade do atendimento prestado aos pernambucanos no âmbito da Atenção Primária e da Atenção Especializada.
 
“Todo o trabalho que tem sido feito é para conseguir organizar nossa rede de saúde e garantir atendimento descentralizado para a população. É necessário pactuar esses investimentos com os municípios e otimizar os processos para que as pessoas possam ser bem atendidas próximas às suas casas. Essa é uma etapa importante que está sendo lançada. Espero, nos próximos passos, poder levar a iniciativa para as regiões do São Francisco, da Região Metropolitana, Zona da Mata, e os Agrestes de Pernambuco também”, ressaltou Raquel Lyra.
Com o lançamento do Planifica PE na Macrorregião 3 Sertão, 35 municípios vão receber as ações da planificação, que tem como foco a saúde das mulheres gestantes, crianças e pessoas com hipertensão e diabetes. Com os grupos populacionais definidos é possível determinar os riscos e vulnerabilidades relacionadas às condições de vida, escolaridade e acesso aos serviços. 
 
De acordo com a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, a planificação cumpre o propósito de melhorar o acesso e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). “A atenção primária é o início de tudo, uma base sólida gera um resultado melhor. Temos que fortalecer a base na promoção, nos vários níveis da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento proporcional. Com criatividade, pró-atividade e principalmente acolhimento empático, ressaltando sempre a valorização do cuidado compartilhado com as esferas de complexidade do SUS”, explicou.
Por sua vez, a diretora-geral de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde, Eline Macedo, enfatizou que o Planifica é uma metodologia que organiza o processo de trabalho a partir do desenvolvimento da capacidade desses profissionais em simplificar o atendimento. “A gente consegue atender a necessidade do usuário mais rápido, dentro da atenção primária. Sobretudo, com o ganho de redução de filas e a garantia da continuidade do cuidado no outro ponto da rede”, detalhou. 
 
Para a realização do projeto, o Governo de Pernambuco estabeleceu parcerias com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e a Umane, instituição filantrópica que apoia iniciativas ligadas à saúde pública.
 
Também participaram da solenidade os secretários estaduais Eduardo Vieira (chefe de Gabinete), coronel Mamede (Casa Militar) e Rubens Junior (Executivo da Casa Civil); o presidente da Companhia Editora de Pernambuco, João Baltar Freire; e o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César; os prefeitos Wellington Maciel (Arcoverde), Junior Vaz (Pedra), Washington Angelo (Tacaratu), Arquimedes Valença (Buíque), Djalma da Padaria (Solidão), Marconi Sá (Salgueiro), Nicinha Melo (Tabira), Luiz Aroldo (Águas Belas), Mário Flor (Betânia), Luciano Torres (Ingazeira), Merson (Poção), Marconi Santana (Flores) e Zeinha (Iguaracy); além dos representantes do Ministério da Saúde, Augusto Viana; e da OPAS, CONASS, Vetor Brasil (parceiro técnico) e a Umane. 

Lucas Ramos defende ampla mobilização da sociedade na luta pela retomada das obras ferroviárias no trecho Salgueiro-Suape

O deputado federal Lucas Ramos defendeu a importância de maior união entre a bancada pernambucana no Congresso deputados estaduais, lideranças políticas com ou sem mandato, entidades de classe, representação da sociedade civil, todos juntos para pressionar o governo e garantir a retomada das obras ferroviárias que conectam Salgueiro, no Sertão Central, ao Porto de Suape.

“É uma pauta que une todos que representam a esperança de um Pernambuco mais forte, mais competitivo, mais industrializado, mais gerador de emprego e de renda, e assim, promotor de uma profunda transformação social para sua populaçaõ”, discursou durante a audiência pública realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia Transnordestina da Assembleia Legislativa do Estado de Pernmabuco (Alepe).

Lucas Ramos destacou que é preciso que os aportes financeiros do Governo Federal para retomada das obras estejam garantidos no Orçamento da União de 2024, a partir da pressão política da bancada pernambucana. “Isso é fundamental dentro dos encaminhamentos para que a ferrovia, um empreendimento crucial para a integração de toda a economia de Pernambuco e para o desenvolvimento regional, se torne uma realidade”, complementou.

O parlamentar reforçou na audiência que participou das reuniões com o então Ministério da Infraestrutura, enquanto secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, quando ficou garantido ao Governo de Pernambuco a conclusão do trecho Salgueiro-Suape, com todos os encaminhamento necessários para transferência da concessão para um outro operador privado. “No entanto, no apagar das luzes do último desgoverno, voltaram atrás e cancelaram o que ficou acertado”, rememorou.

O trecho da ferrovia que conecta a cidade de Salgueiro a Suape já possui obras, desapropriações e licenciamentos ambientais em estágio avançado. Porém, na última semana do Governo Bolsonaro, foi assinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um Termo Aditivo ao contrato de concessão da Transnordestina Logística S/A (TLSA) estabelecendo novo cronograma de investimentos obrigatórios na Malha Nordeste. Esse Termo incluiu a devolução do ramal Salgueiro-Suape.

A gestão do presidente Lula já confirmou que é uma prioridade a retomada das obras e estuda, inclusive, assumir diretamente a conclusão da ferrovia no trecho Salgueiro-Suape até que seja realizada uma nova concessão para um operador privado. Há a possibilidade da estatal Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. liderar os serviços, um investimento estimado de R$ 4 bilhões.