Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

“Há 10 anos não há concurso público no Ministério da Ciência e Tecnologia, por isso que abrimos 814 vagas”, disse Ministra Luciana Santos “.

Estive ontem no Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação,na Esplanada dos Ministérios, onde fui recebido pela Ministra Luciana Santos, e na oprotunidade ela nos concedeu uma entrevista com exclusividade para o blog, onde falou sobre sua gestão à frente do ministério e novas ações que serão implantadas.

Confira na íntegra:

Finfa: Me encontro aqui no gabinete do Ministério da Ciência Tecnologia inovação ao lado da ministra Luciana Santos. Queria que a senhora fizesse um balanço destes cento e poucos dias desde que a senhora assumiu essa pasta.

Luciana Santos: Esse balanço são muitas ações que a gente fez. Primeiro que a ciência voltou ao Brasil. A gente viu um verdadeiro apagão que aconteceu nesse último período, basta ver o que aconteceu na Covid. O ex-presidente além de não seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde, negou a vacina até hoje. Diz ele que não tomou a vacina.

Como ele é compulsivo, a gente não sabe quando ele mente e quando fala a verdade, agora se descobriu aí que ele manipulou a vacina para entrar nos Estados Unidos. Ou seja, um mau exemplo. Todo mundo sabe que a vacina salva vidas. A gente viu o que aconteceu antes e depois da vacina no caso da Covid. Além disso, ainda indicou o uso da cloroquina, que foi confirmado que era indevida — ou seja, sacrificou vidas. Quando você tem a responsabilidade que tem e dá mau exemplo, isso traz consequências — como aconteceu com o sarampo e a poliomielite, que voltou no Brasil porque passou a existir alguém de referência que se colocava como uma pessoa anti-vacina. Por isso que a ciência voltou.

Fora isso ele reduziu drasticamente os recursos para o financiamento da Ciência e Tecnologia Inovação, e uma das primeiras medidas que nós fizemos foi recompor o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia para R$ 10 bilhões que o presidente Lula fez questão de recompor integralmente.

O fundo o que viabiliza um outro momento, uma outra fase da ciência no Brasil. Reajustamos as bolsas, que já fazia 10 anos que não tinha reajuste de bolsas dos estudantes de Mestrado, pós-graduados, de iniciação científica… Nós estamos percorrendo um longo caminho de de retomada das ações, do diálogo com toda a comunidade científica e acadêmica… Eu fiz, pelo menos desse período, 200 e tantas reuniões e mais tantas e tantas outras centenas de visitas. Agenda muito intensa, praticamente cobrindo várias regiões do país nesse curto período. Tenho circulado bastante para poder visitar as unidades de pesquisa. 

Abrimos o concurso público, porque há 10 anos não há concurso público no Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi o primeiro Ministério que vai abrir 814 vagas, para concurso público, porque as unidades de pesquisa estão com falta de pesquisadores. Ou seja, é muito trabalho durante esse período recente.

Finfa: Na semana passada, a senhora anunciou o investimento de R$ 360 milhões para a aeroespacial. Que recursos são esses e para que servem? 

Luciana Santos: Nós somos o terceiro produtor de aviões do mundo, com a Embraer que era estatal, decidida pelo governo brasileiro ainda na década de 60, nós nos tornamos uma potência tanto na área de defesa, como na área comercial. Os R$ 360 milhões tem um objetivo de a gente associar, para além dos aviões, também instrumentos que ficam no espaço, como é o caso do satélite. 

Então nós vamos desenvolver, com essas empresas da área da aviação, tecnologias no satélite de sensor ótico, que é um satélite mais avançado que vai possibilitar uma melhor cobertura do país. Isso tudo com tecnologia 100% brasileira. O que é muito importante porque fortalece a nossa autonomia, a nossa soberania nacional numa área que é muito estratégica que é o monitoramento e a era espacial do nosso território no Brasil.

É o maior investimento da história do financiamento da Finep. É mais de 10 vezes o último financiamento para essa área, e é com a e é com a iniciativa privada, com a indústria nacional. Isso fez com que eles fizessem questão que eu tivesse no evento de assinatura dessa liberação de recursos pela importância e impacto que isso tem na qualidade na inovação dessa importante indústria brasileira.

Finfa: A senhora esteve visitando junto com a ministra da Saúde Nísia Trindade , a Hemobrás. O que é que o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai levar para aquela grande entidade?

Luciana Santos: Foi um gesto de compromisso da ministra Nísia, de visitar a Hemobrás. A Hemobrás, você se lembra, foi no tempo em que Eduardo era governador e Lula era presidente da república, em 2004; e a decisão de ser Pernambuco, porque a gente tem que fortalecer as regiões, enfrentar a desigualdade regional. 

O Brasil tem uma cultura de doação de sangue. A gente tem pelo menos 3 milhões de pessoas que doam sangue no Brasil frequentemente, o que possibilita um insumo, que é o plasma, para usar medicamentos muito importantes para diversos tratamentos de doença, como imunodeficiência, hemoglobina… E com isso a gente cuidar do povo brasileiro sem depender de comprar. O déficit que a gente tem com essas compras externas de outros países chega a R$ 20 bilhões de dólares, no Brasil. Veja a economia que nós vamos fazer e como nós vamos deter conhecimento.

No caso específico dos medicamentos oriundos do plasma e derivados, chega a R$ 1.5 bilhões. Com isso a gente vai se tornar soberano, autônomo, independente desses outros países para poder ter aquilo no SUS. Além de você fazer a transfusão do sangue, você protege o SUS e salva vidas. Vamos pegar aquela parte que não serve para transfusão, que se chama plasma, e vamos fazer medicamentos dele. Com isso a Finep, em anos anteriores, entrou, mas o dinheiro não foi realizado; Agora, nesta quinta-feira, vamos decidir o montante que nós vamos colocar lá, mas o ministério da Ciência e Tecnologia vai entrar para que em 2025 a gente já possa fracionar o plasma, ter autonomia e não depender mais de alguns dos medicamentos que vêm dele. Que a gente produza aqui no Brasil, a partir de Pernambuco, que é a minha terra, o meu lugar, e que é muito importante para descentralizar esses equipamentos da Ciência e Tecnologia brasileira.

Coluna do Finfa

Ministro da Pesca e Aquicultura intensifica trabalho no País – Em entrevista no seu gabinete em Brasília, o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, disse que tem intensificado ações no Brasil. André afirmou que começou a percorrer o Brasil com nova ações e projetos que vai beneficiar várias regiões do País.

Deputado Lucas Ramos, eleito vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços – O deputado federal Lucas Ramos, foi eleito ontem (16), vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.
Em entrevista exclusiva a este blogueiro, após sua nomeação, Lucas, afirmou ter muito orgulho de ter sido escolhido por seus colegas e entusiasmado com a nova missão.

Reunião – Acompanhei ontem (16) os deputados Eriberto Medeiros, Lucas Ramos e Júnior Uchoa, na Superintendência da Codevasf em Brasília, os parlamentares pernambucanos tiveram uma reunião com o Superintendente Marcelo Moreira, onde trataram de solicitação de recursos, obras para municípios pernambucanos.

Inicia – A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, a partir desta quarta-feira (17), a vacinação contra a Gripe (Influenza) está disponível para todas as pessoas a partir dos 06 meses de idade. A aplicação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. É necessário levar documento de identificação e o cartão do SUS. A medida acompanha a recomendação do Ministério da Saúde, que busca expandir a cobertura vacinal da gripe antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. A vacina contra a gripe é atualizada anualmente e pode ser administrada de forma simultânea com outros imunizantes do calendário nacional.

Assinou – Em cerimônia na noite desta terça-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra assinou o ato do advogado Eduardo Porto para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A cerimônia contou com as presenças da vice-governadora, Priscila Krause, do vice-líder do governo na Alepe,deputado Joãozinho Tenório e do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.

Frase – “Se Joaquim Lira ou Junior Uchoa ganhar é uma derrota para Álvaro Porto e Gustavo Gouveia, se Rodrigo Novaes ganhar é uma derrota para a governadora Raquel Lyra”.(Um deputado pernambucano em conversa com este blogueiro, na Câmara dos Deputados,sobre a eleição de Conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco)

Candidatíssimo – O deputado federal, Guilherme Uchoa Júnior, em conversa com este blogueiro, ontem (16), na Câmara dos deputados em Brasília, confirmou que é candidatíssimo à vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco. “Estou conversando com os colegas deputados e estou firme com minha candidatura e vamos chegar no segundo turno”, disse Uchoa.

Disse “O trabalho nunca parou. O fato de não ter um gabinete, nunca mudou minha forma de atuar. Ando com a cabeça erguida. Sempre marquei minha vida com correção e zelo”, enfatizou Aline. “Sempre tive respeito pelos meus pares, mesmo os que nunca estiveram no meu lado partidário. Hoje, com mais maturidade, volto com o desejo de servir”.(Vereadora do Aline Mariano, no discurso da sua posse ontem (16) na Câmara dos Vereadores do Recife)

Visitou – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, acompanhado de vereadores, secretários municipais, estiveram visitando nesta terça-feira (16), obras em bairros da capital da poesia. No Bairro Novo Horizonte acompanharam o inicio dos trabalhos na Rua José Nailson, que vai ganhar nova rede coletora de esgoto e recuperação da pavimentação; no Conjunto Habitacional Jr. Valadares estiveram vistoriando a pavimentação de duas ruas efinalizando no Bairro Ipiranga visitaram a Rua Rosália Ferreira que vai receber pavimentação.

Perguntar não ofende – Tem vereador governista que anda muito insatisfeito com algumas atitudes tomadas pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira?

 

Em Afogados, famílias receberam alimentos do Programa Municipal de Segurança Alimentar

A Prefeitura dr Afogados da Ingazeira entregou nesta terça (16), na sede do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, cestas básicas do Programa Municipal de Segurança Alimentar.

As famílias beneficiadas são assistidas pelo Programas Criança Feliz e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O Prefeito Alessandro Palmeira participou, junto com a equipe do CRAS, da entrega dos alimentos e da homenagem às mães assistidas pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“O nosso programa de segurança alimentar busca atender àqueles que mais precisam, garantindo a segurança alimentar para essas famílias. Fico feliz de participar desse momento, de ver a satisfação de quem entrega e a alegria de quem recebe os alimentos,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

Cada cesta continha peixe, feijão de corda, feijão verde, tomate, cebolinha, gerimum e polpa de acerola.

Sandrinho participou de encontro com assistentes sociais que atuam em Afogados da Ingazeira

O Prefeito Alessandro Palmeira participou de um encontro com os assistentes sociais que atuam em Afogados da Ingazeira.

O encontro aconteceu no auditório da secretaria municipal de assistência social e celebrou nesta semana o Dia do Assistente Social. O evento contou com a palestra motivacional da psicóloga Deysiane Liberal e reuniu assistentes sociais que atuam nas diversas secretarias da gestão municipal, UPA-e, no Fórum de Justiça e no Hospital Regional Emília Câmara.

“Quando fazemos o trabalho com amor, com paixão, a gente faz bem feito, a gente faz de coração. Os assistentes sociais são fundamentais para a sociedade pois atuam diretamente junto aos mais necessitados, aos que mais precisam do poder público. Quero agradecer o trabalho e empenho de todos vocês,” afirmou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

O encontro foi coordenado pela Secretária Municipal de Assistência Social, Madalena Leite. Na oportunidade, o Prefeito Sandrinho assinou um abaixo-assinado, que está colhendo assinaturas em todo o País, para que o congresso crie o piso salarial dos assistentes sociais, com a definição do aporte necessário de recursos para que os municípios possam pagá-lo.

Afogados registraem 07 dias 41 casos de Covid-19

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que entre os dias 09/05 e 15/05 foram notificados 41 casos novos para a COVID-19 em nosso município.

São 27 pacientes do sexo feminino, com idades entre 05 e 79 anos. Já entre os homens, 14 pacientes com idades entre 01 e 69 anos.

Em decorrência do alto índice de vacinação, não vamos publicar no boletim semanal os dados relativos a vacinação dos pacientes.

o índice de positividade entre os dias citados foi de 26,4%. Registramos pela terceira semana consecutiva uma aumento no percentual de positividade. Comparando com a semana anterior, a SE 19 teve um aumento de 4,42%.

Durante o período citado não tivemos novos casos em investigação e 114 pacientes apresentaram resultados negativos para COVID-19.

Hoje, 30 pacientes apresentaram alta após avaliação clínica e/ou epidemiológica. O município atingiu a marca de 10.004 (98,88%) recuperadas para a covid-19. Atualmente, o município tem 23 casos ativos para a COVID – 19.

Afogados atingiu a marca de 45.155 pessoas testadas para a covid-19, o que representa 121,19% da nossa população.

Casos leves x SRAG/COVID – 19:
Leves: (9.915 casos), 98,10%;
Graves: (192 casos), 1,90%.

Semana Epidemiológica: Encerrou no último sábado a SE 19 com 41 casos positivos e MV de 4,85 casos /dia.

Dados atualizados em 15/05/2023.

Prefeitura do Recife é selecionada para integrar programa de uso de dados para melhoria dos serviços públicos

Prefeito João Campos participa, em Baltimore, nos EUA, de reunião do City Data Alliance, que vai ajudar a desenvolver um novo modelo de excelência para o uso de dados na gestão municipal com foco na melhoria de vida da população. A capital pernambucana foi uma das 100 cidades selecionadas pela Bloomberg para participar da iniciativa

O Recife é uma das 100 cidades das Américas escolhidas pela Bloomberg, uma das maiores instituições filantrópicas do mundo, para participar do programa City Data Alliance, que vai ajudar no desenvolvimento de um novo modelo de excelência para o uso de dados na gestão municipal, com o objetivo de impactar nos serviços públicos e melhorar a vida da população. O prefeito João Campos participa, nesta terça e quarta-feira (16 e 17), de reunião que marca o início da consultoria. O encontro será realizado na cidade de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos, e vai contar com a presença de Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova Iorque e fundador da Bloomberg; e de gestores das outras cidades selecionadas pela iniciativa, como Boston (EUA), Buffalo (EUA), Cusco (Peru), Maipú (Chile), Mendonza (Argentina), San Diego (EUA), Seattle (EUA) e Siracusa (EUA), além de Maceió, Niterói e Salvador.

“Esta é mais uma importante parceria do Recife com a Bloomberg. A transformação digital é determinante para que possamos encontrar soluções para novos e antigos desafios. Os governos precisam apresentar serviços de qualidade e políticas públicas eficientes, que verdadeiramente impactem na vida das pessoas. Para isso, a transformação digital e o uso de dados é cada vez mais fundamental. No Recife, a partir do processo de vacinação da Covid-19, transformamos a nossa relação com o cidadão e estamos digitalizando todos os serviços públicos, de forma territorializada e georreferenciada, para que as decisões sejam tomadas com base em evidências e no cruzamento de dados, para que a gente não deixe nenhum território, nem nenhuma população, descoberta. Esta parceria vai nos ajudar a aprimorar e potencializar este precesso”, destaca o prefeito João Campos.

A seleção das cidades que integram o programa da Bloomberg levou em conta aquelas que usam os dados de maneira mais sofisticada. A reunião na cidade de Baltimore, além de marcar o ingresso do Recife no programa da Bloomberg, também vai iniciar a formulação da estratégia para implementar um novo padrão de uso de dados na cidade, que vai potencializar os resultados e melhorar a qualidade dos serviços públicos.

A capital pernambucana contará com o apoio de um Acelerador do City Data para promover este uso de dados na gestão. A partir desta ferramenta, além de assistência técnica especializada e individualizada, as equipes da Prefeitura terão acesso a um programa de treinamento desenvolvido pela Government Excellence da Universidade Johns Hopkins. O objetivo é criar um padrão de dados desagregados no território que consiga atender à transversalidade das diferentes políticas públicas, com foco na avaliação de desempenho para potencializar o impacto dos serviços prestados à população.

PARCERIA – A Prefeitura do Recife já conta, desde 2020, com parceria com a Bloomberg na área de mobilidade e prevenção a sinistros e mortes no trânsito, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, a cidade passou a contar com uma equipe de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte às ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação.

BLOOMBERG – Fundada em 2006 pelo bilionário e ex-prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, a Bloomberg Philanthropies é uma das maiores instituições filantrópicas do mundo, que tem como missão a melhoria da qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo, atuando nas áreas estratégicas de Artes, Educação, Meio Ambiente, Saúde Pública e Inovação Governamental. O destaque é a sua abordagem baseada em dados e resultados, usando métricas rigorosas e avaliações de alto nível para medir o impacto de seus investimentos, especializados em soluções que envolvam parcerias e tenham escalabilidade.

PROMORAR – Em missão oficial nos Estados Unidos, desde o final da semana passada, o prefeito João Campos assinou, na tarde da última segunda-feira (15), em Washington, a operação de crédito no valor de de R$ 2 bilhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – o maior contrato da instituição financeira com um município em sua história. Os recursos serão utilizados no programa ProMorar, que vai desenvolver ações para redução do risco de inundações e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis do Recife, além de ações de urbanização integrada em comunidades de interesse social e obras de macrodrenagem nas bacias dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó.

João Campos também aproveitou a viagem para iniciar tratativas de cooperação com a Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (FEMA) e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) – dois dos mais importantes organismos federais norte-americanos que atuam no combate e prevenção, além de resposta a desastres naturais.

Fotos: Divulgação

Lucas Ramos é eleito vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados

O deputado federal Lucas Ramos foi eleito, por unanimidade, 1° vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, na Câmara dos Deputados. O parlamentar defendeu que o colegiado, criado neste ano, mas que já é um dos mais importantes para a Casa, tem papel estratégico na elevação do nível de industrialização da Economia e na ampliação da competitividade dos principais setores econômicos que sustentam a geração de riquezas no Brasil.

“Orgulho enorme de ter sido escolhido por meus pares e extremamente entusiasmado com essa nova missão. A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços é o o espaço ideal para promovermos a construção coletiva das políticas públicas que vão ser decisivas para a retomada da geração de novas oportunidades de emprego e renda para os brasileiros”, destacou o parlamentar.

Lucas Ramos frisou que a Comissão é responsável por analisar matérias legislativas com impacto direto nos setores que representam 73% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “A Câmara dos Deputados é imprescindível no fortalecimento e modernização da legislação para tornar mais favorável o ambiente para desenvolvimentos de novos negócios”, reforçou.

O parlamentar enfatizou também a importância de aprofundar no colegiado as discussões sobre o avanço da transformação digital nos segmentos produtivos e maior acesso às novas tecnologias e pesquisas científicas.