A governadora Raquel Lyra lançou, na tarde desta segunda-feira (22), o primeiro Centro de Formação Esportiva (CFE) do Estado, que irá funcionar na Arena de Pernambuco. O início das atividades do projeto foi anunciado durante evento de 10 anos do equipamento, localizado em São Lourenço da Mata. Na ocasião, ao lado da vice-governadora, Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual realizou o descerramento da placa do CFE e ainda participou do encerramento do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol.
“Nosso trabalho é garantir a inclusão de todo o entorno da Arena de Pernambuco, permitindo a geração de novos talentos, oferecendo formação, lazer e esporte comunitário. Queremos colocar luz na vida dos estudantes de Pernambuco. E nós não conseguimos fazer nada sozinhos. Por isso, a importância das secretarias de Esportes, Turismo, Educação e Cultura, para que a gente possa movimentar esse espaço junto com as prefeituras e construir parcerias que sejam duradouras e sustentáveis”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O Centro de Formação Esportiva (CFE) é um projeto que tem como objetivo formar jovens talentos do esporte, proporcionando educação, saúde e cidadania. As inscrições já começam nesta terça-feira (23), através do link disponíveis nos perfis do Instagram da Arena (@arenadepernambuco) e da Secretaria Executiva de Esportes (@esportepe). Poderão participar estudantes matriculados em escolas públicas das redes estadual e municipal. A previsão é que as atividades comecem na segunda quinzena de junho.
A iniciativa irá beneficiar 300 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos. Os participantes terão a oportunidade de praticar modalidades coletivas e individuais, como atletismo, judô, badminton, ginástica artística, futsal, voleibol, basquetebol e handebol. O programa é realizado através de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e Esportes e Turismo e Lazer.
“O Centro de Formação Esportiva tem como objetivo proporcionar a crianças e jovens maior envolvimento com a cultura esportiva. Então irá promover desde a ampliação do repertório motor, ao conhecimento de diversas modalidades esportivas, sejam elas coletivas ou individuais. A proposta é que a criança, durante o contraturno escolar, realize atividades de caráter esportivo e educacional”, explicou o secretário-executivo de Esportes, Luciano Leonidio.
O CFE também será responsável por ofertar formação continuada para professores da rede, técnicos esportivos, entre outros. Além da prática esportiva, serão oferecidas aulas de reforço escolar, cidadania e serviços de assistência social e participação familiar.
Arena de Pernambuco – Uma solenidade marcou os 10 anos da Arena de Pernambuco, com apresentações culturais e esportivas. A governadora Raquel Lyra realizou o descerramento da placa comemorativa dos 10 anos do equipamento esportivo, feita em homenagem aos que fizeram parte do estádio na última década.
O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, ressaltou que a Arena Pernambuco terá uso social envolvendo a comunidade do entorno, beneficiando municípios vizinhos. “Além de utilizarmos na plenitude o conceito de multiuso, a Arena Pernambuco vai ser um espaço de alto rendimento para as escolas públicas da região, de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paudalho, Moreno, Jaboatão dos Guararapes, da Zona Oeste do Recife, em que teremos não só a prática do futebol, mas também atletismo, handebol, basquete, vôlei, esporte de quadra, judô, sendo praticados nesse espaço da Arena”, apontou.
Estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Militar, Hercílio Mamede, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o deputado federal Lula da Fonte e o estadual Eriberto Filho. O secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, vereador do Recife, Alcides Cardoso e os prefeitos de Moreno, Edmilson Cupertino, Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, e o diretor da Arena de Pernambuco, Marcos Nunes, também acompanharam a agenda. Fotos: Hesíodo Góes/Secom.

Na última semana, o deputado estadual José Patriota (PSB) esteve presente em Tabira, São José do Egito e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú pernambucano, em uma série de reuniões estratégicas voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva da construção civil. O objetivo central desses encontros, realizados em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) dos municípios, foi discutir a aquisição legal da areia e outros insumos, buscando o desenvolvimento sustentável do setor. Contribuíram para as discussões as advogadas especialistas Anne Cabral e Poliana Moura, que trouxeram valiosos insights jurídicos.
O deputado José Patriota ressaltou a importância dessas reuniões para o desenvolvimento econômico e sustentável do Sertão pernambucano. Em suas palavras: “Nossa atuação visa impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da região. A construção civil desempenha um papel fundamental nesse processo, gerando empregos e movimentando a economia local. Estamos comprometidos em garantir a legalidade e a transparência na aquisição de insumos, buscando sempre o uso ambientalmente correto do solo.”
Como encaminhamentos dessas reuniões, ficou acordada a formação de uma comissão regional, composta por representantes dos municípios e setores envolvidos, que será responsável por discutir os caminhos de proteção e fortalecimento do setor da construção civil na região. Além disso, será realizada uma discussão com os órgãos de governo para pactuar um plano de ações que promova a sustentabilidade e o crescimento econômico das cidades do Sertão pernambucano.
Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa hoje (22), os deputados estaduais de Pernambuco deliberaram pela criação de uma comissão para conversar diretamente com a Casa Civil do Governo do Estado sobre o Projeto de Lei Complementar 712/2023, que reajusta o Piso Salarial do Magistério para uma pequena parcela dos servidores efetivos e temporários da Secretaria de Educação de Pernambuco, deixando mais de 53 mil servidores e aposentados sem qualquer reajuste. Todos foram unânimes em afirmar que o PL 712, do jeito que está, não contempla a categoria.

Nesta manhã, ocorreu uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para debater o PLC 712/2023, enviado pelo Governo do Estado, que reajusta o piso salarial dos professores de Pernambuco. O Deputado João Paulo Costa, que já havia se posicionado em Plenário anteriormente, reafirmou sua posição em defesa da retomada das negociações entre o Governo e os profissionais da educação e do reajuste para atender os pleitos de toda categoria.







O JOVEM QUER MAIS