Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Arena Pernambuco ganha centro para formar jovens talentos do esporte

A governadora Raquel Lyra lançou, na tarde desta segunda-feira (22), o primeiro Centro de Formação Esportiva (CFE) do Estado, que irá funcionar na Arena de Pernambuco. O início das atividades do projeto foi anunciado durante evento de 10 anos do equipamento, localizado em São Lourenço da Mata. Na ocasião, ao lado da vice-governadora, Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual realizou o descerramento da placa do CFE e ainda participou do encerramento do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol.

“Nosso trabalho é garantir a inclusão de todo o entorno da Arena de Pernambuco, permitindo a geração de novos talentos, oferecendo formação, lazer e esporte comunitário. Queremos colocar luz na vida dos estudantes de Pernambuco. E nós não conseguimos fazer nada sozinhos. Por isso, a importância das secretarias de Esportes, Turismo, Educação e Cultura, para que a gente possa movimentar esse espaço junto com as prefeituras e construir parcerias que sejam duradouras e sustentáveis”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Centro de Formação Esportiva (CFE) é um projeto que tem como objetivo formar jovens talentos do esporte, proporcionando educação, saúde e cidadania. As inscrições já começam nesta terça-feira (23), através do link disponíveis nos perfis do Instagram da Arena (@arenadepernambuco) e da Secretaria Executiva de Esportes (@esportepe). Poderão participar estudantes matriculados em escolas públicas das redes estadual e municipal. A previsão é que as atividades comecem na segunda quinzena de junho.

A iniciativa irá beneficiar 300 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos. Os participantes terão a oportunidade de praticar modalidades coletivas e individuais, como atletismo, judô, badminton, ginástica artística, futsal, voleibol, basquetebol e handebol. O programa é realizado através de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e Esportes e Turismo e Lazer.

“O Centro de Formação Esportiva tem como objetivo proporcionar a crianças e jovens maior envolvimento com a cultura esportiva. Então irá promover desde a ampliação do repertório motor, ao conhecimento de diversas modalidades esportivas, sejam elas coletivas ou individuais. A proposta é que a criança, durante o contraturno escolar, realize atividades de caráter esportivo e educacional”, explicou o secretário-executivo de Esportes, Luciano Leonidio.

O CFE também será responsável por ofertar formação continuada para professores da rede, técnicos esportivos, entre outros. Além da prática esportiva, serão oferecidas aulas de reforço escolar, cidadania e serviços de assistência social e participação familiar.

Arena de Pernambuco – Uma solenidade marcou os 10 anos da Arena de Pernambuco, com apresentações culturais e esportivas. A governadora Raquel Lyra realizou o descerramento da placa comemorativa dos 10 anos do equipamento esportivo, feita em homenagem aos que fizeram parte do estádio na última década.

O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, ressaltou que a Arena Pernambuco terá uso social envolvendo a comunidade do entorno, beneficiando municípios vizinhos. “Além de utilizarmos na plenitude o conceito de multiuso, a Arena Pernambuco vai ser um espaço de alto rendimento para as escolas públicas da região, de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paudalho, Moreno, Jaboatão dos Guararapes, da Zona Oeste do Recife, em que teremos não só a prática do futebol, mas também atletismo, handebol, basquete, vôlei, esporte de quadra, judô, sendo praticados nesse espaço da Arena”, apontou.

Estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Militar, Hercílio Mamede, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o deputado federal Lula da Fonte e o estadual Eriberto Filho. O secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, vereador do Recife, Alcides Cardoso e os prefeitos de Moreno, Edmilson Cupertino, Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, e o diretor da Arena de Pernambuco, Marcos Nunes, também acompanharam a agenda. Fotos: Hesíodo Góes/Secom.

José Patriota fortalece a cadeia produtiva da construção civil em visita ao Sertão pernambucano

Na última semana, o deputado estadual José Patriota (PSB) esteve presente em Tabira, São José do Egito e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú pernambucano, em uma série de reuniões estratégicas voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva da construção civil. O objetivo central desses encontros, realizados em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) dos municípios, foi discutir a aquisição legal da areia e outros insumos, buscando o desenvolvimento sustentável do setor. Contribuíram para as discussões as advogadas especialistas Anne Cabral e Poliana Moura, que trouxeram valiosos insights jurídicos.

Durante as reuniões, que contaram com a participação de representantes de diversas cidades da região, profissionais liberais, indústria, comércio e importantes instituições como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), foram debatidas medidas para garantir a regularização e a transparência no processo de aquisição de materiais para a construção civil, como areia e outros insumos.O deputado José Patriota ressaltou a importância dessas reuniões para o desenvolvimento econômico e sustentável do Sertão pernambucano. Em suas palavras: “Nossa atuação visa impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da região. A construção civil desempenha um papel fundamental nesse processo, gerando empregos e movimentando a economia local. Estamos comprometidos em garantir a legalidade e a transparência na aquisição de insumos, buscando sempre o uso ambientalmente correto do solo.”

Além dos representantes dos setores envolvidos, os encontros contaram com a presença dos prefeitos Sandrinho, de Afogados da Ingazeira, e Adelmo Moura, de Itapetim, bem como do vice-prefeito Naldo Costa, de Brejinho. Como encaminhamentos dessas reuniões, ficou acordada a formação de uma comissão regional, composta por representantes dos municípios e setores envolvidos, que será responsável por discutir os caminhos de proteção e fortalecimento do setor da construção civil na região. Além disso, será realizada uma discussão com os órgãos de governo para pactuar um plano de ações que promova a sustentabilidade e o crescimento econômico das cidades do Sertão pernambucano.

“Temos que conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, garantindo um futuro promissor para as cidades pernambucanas. Meu compromisso é impulsionar a economia local, fortalecer a cadeia produtiva da construção civil e buscar soluções sustentáveis para o desenvolvimento regional”, concluiu Patriota.

Deputados aprovaram Comissão com presença do Sintepe para negociar com a Casa Civil o PL 712/2023

Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa hoje (22), os deputados estaduais de Pernambuco deliberaram pela criação de uma comissão para conversar diretamente com a Casa Civil do Governo do Estado sobre o Projeto de Lei Complementar 712/2023, que reajusta o Piso Salarial do Magistério para uma pequena parcela dos servidores efetivos e temporários da Secretaria de Educação de Pernambuco, deixando mais de 53 mil servidores e aposentados sem qualquer reajuste. Todos foram unânimes em afirmar que o PL 712, do jeito que está, não contempla a categoria.

A comissão que irá conversar com o Palácio do Campo das Princesas nos próximos dias será formada pelo líder do Governo, líder da Oposição e deputados representando as comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Tributação; Administração Pública e Educação e Cultura. Além deles, a professora Ivete Caetano, representando o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco).

A deliberação foi tirada após a concorrida audiência pública, lotada por professores, administrativos e analistas, todos servidores da Secretaria de Educação do Estado.

A presidente do Sintepe, Ivete Caetano, ressaltou que o PL 712/2023 só contempla 32% da categoria com o reajuste do Piso Salarial do Magistério, que neste ano de 2023 foi estabelecido em 14,95%. Ela também advertiu os deputados que a melhor forma de discutir o reajuste dos servidores seria na Mesa de Negociação, mas que o Governo preferiu enviar este projeto de lei e colocar os deputados no debate de forma “atravessada”.

“É um projeto que rasga nosso plano de cargos e carreiras. Professores que têm ensino médio, especialização ou mestrado vão ganhar o mesmo valor. A proposta também iguala os salários de quem tem um mês de serviço ou 19 anos”, criticou Ivete Caetano.

Vários deputados estaduais presentes na reunião se manifestaram contra o Regime de Urgência, dentre eles, Gilmar Júnior (PV), Rosa Amorim (PT), Doriel Barros (PT) e a líder da Oposição, Dani Portela (PSOL). “O reajuste tem que ser para toda a carreira. Piso não é teto, é valor inicial. Esse PL, como está, não passa na Alepe”, afirmou a deputada.

João Paulo Costa (PCdoB) e Luciano Duque (Solidariedade) pediram a revisão do projeto, assim como Débora Almeida (PSDB). Presidente da Comissão de Educação, o deputado Waldemar Borges (PSB) defendeu que o texto seja reformulado pelo governo com a indicação de reajuste para toda a categoria. “Essa proposta deve vir casada. A mesa de negociação tem que ser valorizada”, disse.

Já a deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) solicitou que o projeto seja retirado, e uma nova proposta enviada à Assembleia Legislativa para votação. O deputado Renato Antunes (PL) afirmou que a proposta, “da forma que está, não passa” na Alepe, e defendeu o diálogo entre Governo e categoria. “Faço um apelo para que possa ser aberto esse diálogo com a Casa Civil”, disse.

A audiência foi presidida pelo deputado estadual e presidente da CCJ, Antônio Moraes (PP). Contou com a presença, também, de João de Nadege (PV), Joãozinho Tenório (Patriota), José Patriota (PSB) e Rodrigo Novaes (PSB). Além deles, três secretários de Estado: Ivaneide Dantas (Educação), Ana Maraíza (Administração) e Wilson José de Paula (Fazenda).

Em Audiência Pública, João Paulo Costa defende o reajuste do Piso Salarial para todos os profissionais da educação

Nesta manhã, ocorreu uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para debater o PLC 712/2023, enviado pelo Governo do Estado, que reajusta o piso salarial dos professores de Pernambuco. O Deputado João Paulo Costa, que já havia se posicionado em Plenário anteriormente, reafirmou sua posição em defesa da retomada das negociações entre o Governo e os profissionais da educação e do reajuste para atender os pleitos de toda categoria.

“O Projeto da forma que está contempla apenas 6,2 mil professores, deixando de fora de qualquer reajuste mais de 52 mil professores efetivos, aposentados, administrativos e analistas. Nós defendemos que o Governo retire a urgência do Projeto e retome o diálogo com a categoria. Eu conversei com a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco, Ivete Caetano, e os professores reivindicam o reajuste do Piso Salarial do Magistério em toda a Carreira da Educação da Rede Estadual de Ensino. É importante registrar que existem recursos através do FUNDEB para pagar esse reajuste. Vamos lutar para garantir o direito de todos os profissionais da educação”, discursou o Parlamentar.

Aplaudido em diversos momentos pelos profissionais da educação, João Paulo Costa destacou ainda a importância da educação pública e a necessidade de valorização dos professores. “A educação transforma a vida das pessoas. Nós precisamos valorizar o trabalho dos profissionais da educação. Por isso, o nosso gabinete está à disposição para receber os professores, debater esse projeto e propor as mudanças necessárias”, afirmou o Deputado.

Prefeitura de Ingazeira inaugura cursos gratuitos de gastronomia para a população

Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura da Ingazeira – PE, com a presença do prefeito Luciano Torres e da Secretária de Assistências Social, Iara Pires, realizou a abertura dos cursos do SENAC nas dependências da carreta gastronômica.

Segundo o prefeito Luciano,  serão oferecidos os seguintes cursos na área de gastronomia à população ingazeirense: boas práticas na manipulação de alimentos, auxiliar de cozinha, preparo de bolos e tortas, doces e salgados para festas, culinária regional e Técnicas de merendeira.

“95 pessoas serão contempladas com os cursos profissionalizantes”, disse a Secretária Iara Pires.

Audiência pública presidida por Antônio Moraes debate projeto do que estipula piso salarial do magistério

Uma comissão formada pelos deputados que presidem quatro das comissões técnicas da Assembleia Legislativa vai procurar a governadora Raquel Lyra para solicitar o aprofundamento do debate sobre o projeto de lei enviado pelo Executivo à Casa, que estipula o piso dos profissionais da Educação no Estado. A decisão foi anunciada pelo deputado Antônio Moraes, presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), que comandou a audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (22), com a presença de dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe) e centenas de profissionais da categoria que lotaram o auditório Senador Sérgio Guerra. O Sintepe pede a retirada do projeto, por entender que a proposta, como está, contempla apenas um terço da categoria.

“A comissão vai conversar com a governadora para ampliar o debate sobre o projeto, que precisa ser melhor detalhado”, explicou Antônio Moraes, que integrará o grupo encarregado de dialogar com o Palácio. Além dele, farão parte os deputados que presidem as comissões de Finanças, de Administração Pública e de Educação. A matéria gerou polêmica desde que chegou à Assembleia, sobretudo por ter vindo acompanhada de um pedido de votação em regime de urgência.

A audiência pública desta segunda-feira reuniu os parlamentares integrantes das quatro comissões técnicas e mais vários deputados interessados no debate sobre o projeto do Executivo, além da presidente do Sintepe, Ivete Caetano, e outros dirigentes do sindicato – que representa os professores e demais categorias de trabalhadores ligados à educação. Também participaram os secretários estaduais de Educação, Fazenda e Administração. A presidente do Sintepe explicou a posição da categoria, contrária à proposta, por entender que contemplará apenas 32% dos profissionais da área, podendo, na sua opinião, desequilibrar ainda mais os níveis de remuneração dos servidores da educação.

Ao final da audiência, Antônio Moraes anunciou que na sessão ordinária da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça marcada para esta terça-feira fará a distribuição do projeto de lei, como determina o regimento interno da Assembleia. Mas ressaltou que a tramitação da matéria terá ou não continuidade de acordo com os resultados das conversas dos deputados com a governadora. “O projeto está na Casa e o regimento interno estabelece prazos para a tramitação. Vou distribuir e, enquanto isso, abriremos o diálogo para tentar chegar a um consenso entre o governo e os profissionais da educação”, completou Moraes.

Fotos: Leoncio Francisco/Divulgação

Prefeitura de Camaragibe inicia grande mutirão de combate às arboviroses

A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta segunda-feira (22), um grande mutirão de combate às arboviroses, doenças como Dengue Zika e Chikungunya. A campanha “Xô, Mosquito” vai mobilizar 44 agentes de endemias para visitar casas em todos os bairros da cidade, eliminando focos do Aedes Aegypti, levando informação e assistência às famílias para evitar a proliferação do vetor.

A prefeita Doutora Nadegi abriu a campanha em ato no Cineteatro Bianor Mendonça, na presença de secretários municipais, representantes do Estado, agentes e alunos da rede de ensino de Camaragibe, que acompanharam uma peça teatral educativa. Logo em em seguida, as equipes já caíram em campo no bairro da Vila da Fábrica. A coordenação é da Vigilância em Saúde e as secretarias de Educação, Serviços Públicos e Segurança são parcerias na iniciativa.

“Lançamos uma campanha com o objetivo de reforçar o combate às arboviroses. Nossos agentes já fazem um belo trabalho nessas áreas. Mas este é o período de intensificar as ações! Acredito que as crianças têm papel fundamental nesse processo. Em casa, na escola; elas são agentes de multiplicação. Estamos todos juntos contra o mosquito”, pontuou a Doutora Nadegi.

Pernambuco se destaca na Reunião Nacional do Avante

O Avante, um dos 13 partidos que atingiram a cláusula de barreira, reuniu, em São Paulo, neste final de semana, lideranças políticas de todo o país para participarem de um encontro de alinhamento de ideias e diretrizes.

Presente à Reunião Nacional, o presidente da legenda em Pernambuco, Sebastião Oliveira, destacou o crescimento do partido, que conquistou no Estado 4,51% dos votos para deputado federal e elegeu Waldemar Oliveira, o sexto colocado entre os 25 parlamentares pernambucanos eleitos, e que hoje ocupa a vice-liderança do governo Lula.

“Em maio de 2019, quando o nosso grupo político assumiu o comando do Avante, não contávamos com nenhum prefeito eleito pelo partido e havia apenas oito vereadores. No ano seguinte, elegemos dez prefeitos e 112 vereadores, sendo dois, de forma inédita, na capital”, destacou Sebastião Oliveira.

Sebá ressaltou ainda que uma das suas missões frente ao Avante Pernambuco será eleger dois deputados federais, no mínimo, nas próximas eleições. Para isso, determinação e trabalho não faltarão, segundo ele: “Sabíamos que depois de 2020, chegaríamos bem em 2022. E foi o que aconteceu. Eu sou inquieto e não medirei esforços para que 2026 seja melhor. O nosso time é competente e sabe trabalhar. Estou convicto de que trilhamos o caminho certo e vamos crescer mais ainda. A cada dia que passa, o Avante aumenta o seu protagonismo na política nacional”.

Já o deputado federal mineiro e presidente nacional do Avante, Luis Tibé, reforçou a relevância do Estado: “Sebastião, Waldemar e todo o nosso time têm realizado um excelente trabalho. Pernambuco foi fundamental para que o Avante atingisse a cláusula de barreira e merece atenção especial”.

Cidade Avante – Em 2020, a cidade de Quixaba, localizada no Sertão do Pajeú pernambucano, atraiu a atenção da mídia por ter elegido o prefeito e 100% dos vereadores do munícipio – 9 – pelo Avante.

Crônica de Ademar Rafael

O JOVEM QUER MAIS

Uma das atividades que desenvolvo no cotidiano é a de instrutor no Programa Jovem Aprendiz, no setor agro alimentar e produção de álcool conduzido pelo SENAR-PB. Dela tiro a inspiração para esta reflexão.

Na apresentação dos módulos invariavelmente digo às alunas e aos alunos: “Não esperem em minhas aulas encontrar respostas prontas. Saibam que descobriremos juntos soluções para problemas de rotina ou inéditos que ocorrerão nas atividades a serem desenvolvidas por cada um de você.” Caso tivéssemos um aparelho para medir as sensações das alunas e dos alunos encontraríamos, com certeza, mais apoio do que críticas.

Esta realidade deriva do estágio em que passa o jovem no ambiente escolar. Ele quer ser ator principal, cansou de ser coadjuvante. O sistema antigo, ainda muito utilizado em nossas escolas, que submete o estudante à condição de ouvinte não é aceito passivamente. O público estudantil quer um lugar ao sol, quer questionar modelos, apresentar sugestões, quer ser protagonista…

O cenário aqui desenhado existe no ambiente escolar ideal, aquele em que o instrutor, professor, tutor ou outro tipo de agente formal divide com “seu cliente” a possibilidade de criar o produto desejado. As práticas onde a capacidade do jovem de descobrir solução são testadas à exaustão representam, sob meu ponto de vista, as únicas veredas ampliáveis. Andar por estradas prontas, sem possibilidade de serem alargadas é coisa que não deveríamos ver nas escolas nos dias atuais.

Os críticos dessa divisão do poder no ambiente escolar sempre repetem o discursos que isto significa perda de poder do agente repassador de conhecimento e empoderamento demasiado da aluna e do aluno. Discordo dessa abordagem e aceito as opiniões contrárias e reafirmo: “O jovem quer mais.” Vamos dar essa oportunidade, os resultados surpreendem.