Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Paulo Câmara enaltece o compromisso do presidente Lula com o Nordeste e em especial com Pernambuco – No seu discurso na homenagem que foi prestada no almoço do Spettus de Boa Viagem, nesta segunda-feira (29), o presidente do Banco do Nordeste-BNB e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, enalteceu o governo do presidente Lula, falou dos novos projetos do BNB e agradeceu aos presentes pela homenagem.
Foi rifado – Uma fonte da cidade de Sertânia, em contato com este blogueiro, afirmou que a relação do prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira com o vice-prefeito, Toinho Almeida (foto), não encontra-se como antigamente. Segundo a fonte, o motivo é que Toinho esperava ser indicado como candidato a prefeito nas eleições de 2024, quando na verdade o prefeito Ângelo vai indicar seu sobrinho o Secretário Municipal de Desenvolvimente Paulo Henrique. “Pode acontecer algumas novidades daqui prá frente na política sertaniense”, concluiu a fonte.
Frase – “Além da amizade, Diogo sempre foi um grande deputado. Com sua volta quem ganha é Pernambuco. Diogo será mais um deputado que vai nos ajudar a alavancar a Casa de Joaquim Nabuco”.(Presidente da Alepe, Álvaro Porto)
Anote ai – A candidata do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, para as eleições de 2024, será a atual Secretária de Assistência e Inclusão Social, Thaynnara Queiroz. Mesmo o prefeito negando a semana passada na Rádio Pajeú, mas este blogueiro, foi informado por algumas fontes próximas ao gestor carnaibano, que já está definida, e Thaynnara será a candidata da Frente Popular da terra de Zé Dantas.

Profissionais diferenciadas – Estive ontem (29) fazendo uma visita ao Presidente do TCE-Pe, Dr. Ranilson Ramos, na oportunidade o mesmo me concedeu uma rápida entrevista, e uma coisa me chamou muito a atenção, foi o atendimento das recepcionistas, Francilene Mamede e Lauricéia Pereira, mostrando um profissionalismo diferenciado, com muita simpatia, uma alegria contagiante, recebendo os que ali passam pela recepção daquele órgão. Com diz o ditado popular, ‘a luz da frente é a que alumia’, e é mesmo, tenha certeza que no TCE-PE, com o atendimento destas duas profissionais, você se sente super bem atendido.

Mudanças no secretariado – Nesta próxima quinta-feira 01 de Junho, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, vai fazer mudanças no secretariado. O atual Secretário de Administração, Rômulo Júnior, vai assumir a Secretaria de Agricultura, que estava sendo acumulada por Gerson Sousa, que também estava interinamente na Infraestrutura, e agora assume definitivamente e Paulo Jucá volta a assumir a Secretaria de Saúde.

Marcaram presença – O Presidente da Assembleia Legisltiva de Pernambuco, Álvaro Porto e a deputada estadual Débora Almeida, ambos do PSDB, marcaram presença ontem no Restaurante Spettus de Boa Viagem, quando houve um homenagem ao Presidente do Banco do Nordeste – BNB, Paulo Câmara. Fotos: Finfa
Perguntar não ofende – A Prefeitura de Sertânia, não vai realizar a Exposição Nacional de Anglo Nubiano, na Expocose 2023?
A Prefeitura do Recife promoveu nesta, segunda-feira (29), no Hall do edifício-sede, ações de conscientização para marcar o Dia Internacional da Dignidade Menstrual. A data foi instituída em 28 de maio de 2014, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece a dignidade menstrual como um direito fundamental, destacando a importância do acesso a itens básicos de higiene menstrual, bem como informações e educação sobre o tema.
As ações foram lideradas pela vice-prefeita, Isabella de Roldão, e cinco secretarias e órgãos municipais: secretarias da Mulher, de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento
Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas e o programa Recentro. Recife é a primeira capital do País a realizar ações dessa temática, promovendo o ciclo de cuidado, que, entre outras ações, distribui absorventes às estudantes da rede municipal. Neste ano, até o momento, já são 122 mil itens entregues na rede.
A mobilização contou com uma exposição informativa para despertar a reflexão sobre o tema e desmistificar alguns mitos relacionados à menstruação, além da distribuição de absorventes e folhetos. A iniciativa ocorreu durante todo o dia. Também houve ações na USF Santo Amaro 2 (Santo Amaro), na Policlínica PAM, no centro, e na Estação Central do Metrô, no bairro de São José.
A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, também participou de um bate-papo sobre o ciclo menstrual com estudantes do 8º e 9º anos da Escola Municipal Dom Bosco, no bairro de Jardim São Paulo. Mais de 200 estudantes participaram da conversa. A visita, que também contou com uma esquete teatral sobre o assunto, foi importante para debater de forma lúdica um tema tão importante para toda a sociedade.
“A ida para a escola foi importante para discutirmos sobre a necessidade do acesso aos artigos de higiene menstrual e de educação sobre o tema, por exemplo. Levar esse assunto para tantas crianças e adolescentes é necessário para quebrar esse tabu sobre a menstruação”, afirma a vice-prefeita.
Além disso, a iniciativa visa desenvolver diversas ações com o objetivo de conscientizar e de permitir que todas as pessoas possam vivenciar seu ciclo menstrual de forma natural, com dignidade e sem restrições. Desde 2021, a Prefeitura do Recife promove o Ciclo do Cuidado, que visa promover a dignidade menstrual para estudantes, tendo distribuído naquele ano 17 mil absorventes para estudantes da rede municipal. No ano seguinte, esse volume subiu para 500 mil unidades.
No Brasil, quatro milhões de meninas não têm cuidados menstruais nas escolas do Brasil. Segundo enquete realizada pelo UNICEF com 1,7 mil crianças e adolescentes que menstruam, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação.
Cumprindo agenda em Brasília, ao lado do Secretário de Administração, Marcos Melo, o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, tiveram ontem (29), uma reunião com o diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alexandre Pires, na pauta parcerias e melhorias para o município de Iguaracy.
Durante a agenda na Capital Federal, ogestor esteve no Ministerio de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à
fome, onde mais uma vez trataram sobre o Mapeamento para substituição das 86 casas de taipa que ainda existem no município.
“Solicitamos durante o Governo Temer, durante o Governo Bolsonaro e agora Sno Governo Lula, na certeza de que seremos atendidos e vamos melhorar a vida dos moradores do Monte alegre, Sítio Sabino, Assentamento Cajueiro, Caroá, Serra do Sator, Serra Branca e Sítio Baixa do Juá. Nosso governo é de trabalho em busca de melhorias para os nossos munícipes, tem que vir atrás e buscar na fonte.” disse o prefeito Zeinha Torres.
Nesta segunda-feira (29), foi divulgada com exclusividade pelo Blog de Jamildo a pesquisa do Instituto Ipespe, em parceria com o Jornal do Commercio, que mostra as intenções de voto para as Eleições 2024 em Recife.
O atual prefeito João Campos (PSB) tem a vantagem nos cenários analisados pelo instituto. Foram simuladas disputadas com diversos nomes, como Marília Arraes (SD), João Paulo (PT), Priscila Krause (Cidadania), Daniel Coelho (Cidadania) e André Ferreira (PL).
Confira os cenários estimulados da pesquisa Ipespe/JC para a prefeitura do Recife:
Cenário 1:
Aqui, a principal disputa é entre João Campos e Marília Arraes, reedição da realizada em 2020.
João Campos (PSB): 38%
Marília Arraes (Solidariedade): 14%
Priscila Krause (Cidadania): 8%
Clarissa Tércio (PP): 5%
André Ferreira (PL): 5%
Gilson Machado (PL): 3%
Dani Portela (PSOL): 2%
Branco/Nulo: 14%
Não sabe: 11%
Cenário 2:
No segundo cenário, Campos disputa com João Paulo, petista ex-prefeito do Recife.
João Campos (PSB): 40%
João Paulo (PT): 12%
Priscila Krause (Cidadania): 9%
Clarissa Tércio (PP): 5%
André Ferreira (PL): 5%
Gilson Machado (PL): 3%
Dani Portela (PSOL): 2%
Branco/Nulo: 14%
Não sabe: 10%
Cenário 3:
Aqui é incluído o nome de Daniel Coelho (Cidadania) na disputa pela prefeitura do Recife.
João Campos (PSB): 43%
João Paulo (PT): 12%
Daniel Coelho (Cidadania): 6%
Clarissa Tércio (PP): 5%
André Ferreira (PL): 5%
Gilson Machado (PL): 3%
Dani Portela (PSOL): 2%
Branco/Nulo: 15%
Não sabe: 10%
Cenário 4:
No quarto cenário, o instituto retirou o nome de João Paulo e Priscila Krause.
João Campos (PSB): 41%
Marília Arraes (Solidariedade): 16%
Daniel Coelho (Cidadania): 6%
Clarissa Tércio (PP): 4%
André Ferreira (PL): 4%
Gilson Machado (PL): 3%
Dani Portela (PSOL): 2%
Branco/Nulo: 15%
Não sabe: 10%
IPESPE CONSIDEROU VOTOS VÁLIDOS
Quando são considerado os votos válidos, lista que desconsidera brancos, nulos e quem “não sabe” ou “não respondeu”, João Campos aparece novamente na liderança em todas os cenários.
Em todas essas opções o atual prefeito ganharia no primeiro turno. A maior vantagem vem quando a disputa é contra Gilson Machado (PL), onde João Campos tem 76% contra 7%.
O cenário com maior disputa é contra Marília Arraes, Priscila Krause, Clarissa Tércio e André Campos; confira:
João Campos (PSB): 51%
Marília Arraes (Solidariedade): 17%
Priscila Krause (Cidadania): 11%
Clarissa Tércio (PP): 7%
André Ferreira (PL): 7%
A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95,45%.
O instituto entrevistou mil eleitores entre os dias 26 e 27 de maio.
Almoço na capital nesta segunda-feira reuniu lideranças políticas do estado em torno do presidente do BNB. Cayo Albino também esteve presente
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, recebeu uma mostra de que sua passagem pelo Governo do Estado deixou um legado grandioso. Esta é a impressão com a qual o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, saiu do almoço realizado nesta segunda-feira (29) na capital pernambucana, organizado para homenagear a posse do ex-governador no BNB. “Não foi um encontro partidário, foi uma demonstração político-administrativa, um reconhecimento ao gestor dedicado, competente e que deixou um legado no Governo de Pernambuco”, registra o prefeito, que esteve acompanhado de Cayo Albino, secretário parlamentar do deputado federal Felipe Carreras.
O almoço reuniu grandes lideranças, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), os senadores do PT Humberto Costa e Teresa Leitão, além diversos deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas e sociais. Pode-se dizer também como um encontro entre amigos para atualizar os assuntos, a exemplo do deputado Eriberto Medeiros e Danilo Cabral, anunciado como futuro presidente da Sudene.
Bem ao seu estilo, Sivaldo Albino aproveitou o momento para buscar recursos para o município, e já conversou com Paulo Câmara sobre a possibilidade de realização de convênios com o BNB, e a resposta foi positiva. Em breve uma agenda do prefeito com o Banco do Nordeste será informada. Paulo no Governo do Estado e Sivaldo na prefeitura foi uma mostra muito clara que quando os governos caminham juntos, quem ganha é a população.
“Deixamos o encontro com a certeza do prestígio intocável do nosso amigo Paulo, e o acerto do Governo Lula na escolha do presidente do Banco dos Nordestinos” – finalizou Albino.
O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) foi empossado, nesta segunda-feira (29), para seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A solenidade de posse ocorreu na presidência do Legislativo estadual e contou com a presença do presidente Álvaro Porto (PSDB). Diogo volta a assumir o mandato em definitivo na Casa de Joaquim Nabuco após a escolha de Rodrigo Novaes para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).
A posse contou com a presença de familiares, correligionários e amigos do deputado, que agradeceu o momento vivencia. “Graças a Deus, venci e estou aqui de volta com meu mandato restabelecido. Estou feliz e animado para continuar o trabalho. Venho com muita determinação para manter nossos ideais e nossas lutas. Vivemos hoje um momento distinto, temos uma Casa ativa com vida própria e brilho único. Isso nos dá o suporte necessário para desempenhar nossas funções legislativas. Não vai nos faltar determinação para encarar os problemas da sociedade”, afirmou Diogo.
O presidente Álvaro Porto deu as boas-vindas a Diogo Moraes e falou da alegria em tê-lo em mais uma legislatura. “Além da amizade, Diogo sempre foi um grande deputado. Com sua volta quem ganha é Pernambuco. Diogo será mais um deputado que vai nos ajudar a alavancar a Casa de Joaquim Nabuco”, pontuou.
Na parte da tarde, durante a sessão plenária, Diogo Moraes fez o seu primeiro pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa e foi bastante parabenizado pelos colegas. “Ser deputado não é apenas ocupar uma cadeira neste Parlamento, mas, sim, estar constantemente atento às reais necessidades, anseios e esperanças de nosso povo, e daqueles que depositaram sua confiança em nós através do voto.
Não tenho dúvida de que tenho muito trabalho pela frente. E quem me conhece sabe como me entrego ao trabalho. Reafirmo o nosso compromisso de corresponder à confiança dos 43.117 eleitores que conhecem a nossa história e a seriedade de nosso trabalho, e que confiaram em nosso projeto, depositando seu voto em nós”, afirmou o parlamentar.
Diversos deputados, de várias correntes partidárias, fizeram aparte cumprimentando o deputado. Entre eles: Waldemar Borges, Jarbas Filho, Sileno Guedes, France Hacker , Rodrigo Farias, Aglailson Victor e José Patriota, do PSB, Dani Portela (Psol), Gustavo Gouveia (SD), Renato Antunes (PL), Mário Ricardo (Republicanos), João de Nadegi (PV) e Nino de Enoque (PL). Fotos: Ivaldo Regis
Últimos dias | Secretaria de Finanças informa sobre prazo paga pagamento, com desconto, do IPTU 2023
A cobrança do tributo é obrigatória a todos os municípios e está prevista na Constituição Federal e no Código Tributário Municipal

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Finanças (SEFIN), informa que segue até o dia 31 de maio o prazo para pagamento com desconto em cota única e primeira parcela do IPTU 2023. Os proprietários de imóveis ou terrenos que não tiverem pendências de exercícios anteriores e que optarem pelo pagamento em uma única vez, terão desconto de 20%. A cobrança do tributo é obrigatória a todos os municípios e está prevista na Constituição Federal e no Código Tributário Municipal.
Os contribuintes que optarem pelo parcelamento, além da primeira parcela para esta quarta-feira (31), poderão pagar em até sete vezes, com o vencimento sempre ao fim de cada mês, no entanto, o valor da parcela não pode ser menor que R$ 100,00. Caso o tributo não seja pago até a data, haverá incidência de juros e multa. A SEFIN também reforça que, para a regularização de débitos, há condições especiais que podem ser simuladas no Portal do Contribuinte.
Os boletos estão disponíveis no Portal do Contribuinte por meio do endereço: www.garanhuns.pe.gov.br/sefin; em seguida em “CLIQUE AQUI”. Procurar pela opção “IPTU” e selecionar “DAM de Exercício Atual”. O pagamento também pode ser feito através do carnê entregue no endereço do proprietário. Informações podem ser obtidas também pelos telefones (87) 3762-7031, 3762-7016; no Whatsapp (87) 98176-1997; pelo e-mail atendimento.sefin@gmail.com ou através do atendimento online disponível no próprio portal.
Arte: Anderson Carlos

O deputado Diogo Moraes (PSB) assumiu a titularidade do mandato, nesta segunda-feira (29/05) em solenidade na presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O socialista ocupa a vaga do ex-deputado Rodrigo Novaes, empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) na última sexta-feira (26/05).
A solenidade de posse contou com as presenças do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), dos deputados Aglaison Victor e Francismar Pontes (ambos do PSB); do prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira; do ex-deputado Eduardo Araújo e de familiares, amigos e colaboradores da Alepe.
Na mensagem de boas-vindas a Diogo Moraes, o presidente da Alepe destacou a atuação do parlamentar no Legislativo. “Além da amizade, Diogo sempre foi um grande deputado. Com sua volta quem ganha é Pernambuco. Diogo será mais um deputado que vai nos ajudar a alavancar a Casa de Joaquim Nabuco”, pontuou.

Determinação
Diogo Moraes obteve 43.117 mil votos nas eleições de 2022 e ficou na suplência por uma diferença de 70 votos. O socialista preside a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) desde novembro do ano passado. Na Assembleia, ocupava a Superintendência Parlamentar, cargo do qual se afasta para exercer o 4º mandato de deputado estadual até o final da legislatura em 31 de janeiro de 2027.
“A população pode esperar um Diogo renovado, após passar por alguns problemas judiciais que nos tiraram o mandato por um período. Venho com muita determinação para manter nossos ideais e nossas lutas. Vivemos hoje um momento distinto, temos uma Casa ativa com vida própria e brilho único. Isso nos dá o suporte necessário para desempenhar nossas funções legislativas. Não vai nos faltar determinação para encarar os problemas da sociedade, transformar suas necessidades em leis e fiscalizar o poder Executivo”, comprometeu-se Moraes.

Experiência
Experiente, o deputado Diogo Moraes já ocupou os cargos de primeiro secretário da Alepe, vice-líder do Governo na Casa, e integrou as comissões de Finanças, Orçamento e Tributação, Redação Final e Ética Parlamentar, além da suplência na Comissão de Justiça. Falando em nome da família, o ex-deputado Oseas Moraes, pai de Diogo, destacou que o processo de espera do filho para assumir o mandato foi vivido com “sabedoria e força”. “Deus deu a ele sabedoria, força e paz para chegar até aqui. Seu retorno só me traz alegria. Já passei por essa Casa e só deixei amizade. E é isso que Diogo está construindo: amizade e trabalho por Pernambuco”.
Teve início neste momento no Spettus de Boa Viagem, a homenagem que políticos, empresários e a sociedade pernambuca prestam ao Presidente do Banco do Nordeste – BNB o ex-governador Paulo Câmara.

Políticos pernambucanos entre eles, os Senadores Humberto Costa, Teresa Leitão, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, deputados federais e estaduais, ex-secretários de Estado, prefeitos, vereadores entre outros.Fotos: Finfa
