Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Alide elege BNB como o banco de desenvolvimento do ano na América Latina

Fortaleza (CE) 02 de junho de 2023 – O Banco do Nordeste (BNB) foi eleito “O banco de desenvolvimento do ano” pela Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), em função do impacto social e do desempenho do banco em prol do desenvolvimento sustentável. O BNB foi escolhido entre 85 instituições financeiras participantes da associação, que representam 37 países.

A premiação foi recebida pelo diretor de Negócios do BNB, Anderson Possa, em cerimônia realizada ontem (1), em San Pedro Sula, Honduras, durante a 53ª Assembleia Geral da Alide. Ele representou o presidente da instituição, Paulo Câmara, no evento.

“Esse prêmio reflete o trabalho que todos os colegas do Banco do Nordeste têm feito em prol da população, do fomento sustentável das atividades produtivas nas nossas regiões, gerando emprego e renda, cumprindo assim nossa missão de desenvolvimento. Estamos fazendo isso com muito sucesso”, destacou o diretor Anderson Possa. Durante a programação do evento, ele proferiu palestra sobre o apoio de bancos de desenvolvimento na promoção de comércio de mercadorias.

O reconhecimento ao Banco do Nordeste foi concedido após avaliação de júri internacional independente, considerando, por exemplo, o fato de a atuação da instituição financeira estar em consonância com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Os jurados levaram em conta o alinhamento dos resultados da instituição aos marcos legais estruturantes, aos planos de longo prazo dos estados da sua área de atuação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre as características de destaque do BNB, reconhecidas pela Alide, evidenciam-se a abrangência e o suporte à economia local e as voltadas ao desenvolvimento sustentável, estas por meio da oferta de linhas de crédito verde, relacionadas às vertentes Ambiental, Social e de Governança (ASG) da Instituição. Projetos de energia renovável, eficiência energética, recuperação ambiental, convivência com o semiárido e produção agroecológica fazem parte das inciativas realizadas pelo Banco com esse viés. Em 2022, por meio dessas linhas de crédito, foram contratados R$ 6,94 bilhões, com cerca de 16 mil operações realizadas.

Os financiamentos do BNB à energia limpa somaram, nos últimos anos, cerca de R$ 30 bilhões (US$ 6,06 bilhões). Estima-se que esses projetos financiados tenham evitado a emissão de 40 milhões de toneladas de CO2 no período. As operações consideram o total dos contratos em energia eólica e fotovoltaica.

Sobre a Alide

Alide é a comunidade de instituições financeiras que gera soluções bancárias para o desenvolvimento da América Latina e Caribe. Fundada em 1968, tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento económico e social da região, por meio das boas práticas de financiamento ao desenvolvimento que promove junto dos seus associados.

Enilda Leonel se filia ao Republicanos e lança pré-candidatura a prefeitura de Paranatama

Filha do ex-prefeito de Paranatama João Leonel e liderança atuante na região, Enilda Leonel, se filiou, nesta sexta-feira, ao Republicanos presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho. O ingresso também marcou o lançamento da pré-candidatura de Leonel a prefeitura da cidade. Enilda irá disputar a administração municipal no próximo ano com o apoio de Costa Filho que, ao parabenizar o desembarque de Enilda no partido, falou das credenciais da correligionária para disputar às eleições de 2024.

“Quero dizer da alegria do Republicanos poder filiar um quadro tão competente como a minha amiga Enilda Leonel, uma mulher séria, trabalhadora, que tem espírito público e, sobretudo, tem capacidade para poder liderar uma agenda para Paranatama. Eu não tenho dúvida que Enilda reúne todas as condições para ser prefeita da cidade. Tenho certeza que ao lado de todo grupo vai trabalhar muito para construir uma bonita vitória. Enilda conta com nosso apoio e nossa confiança”, ressaltou Silvio.

Com quase 20 anos de vida pública na região, Enilda chega ao Republicanos com grande otimismo e ressaltando a longa parceria com Silvio Costa Filho. “A minha expectativa é muita boa. Caminhamos com o deputado federal Silvio Costa Filho há 13 anos, o qual tem sido um prazer e pretendemos caminhar juntos ainda por muitos anos. Agora, filiada ao Republicanos, nossa expectativa é de trazer mais ações e investimentos para o nosso município. Vamos trabalhar juntos pelo meu povo querido e nas próximas eleições trabalhar para sair candidata, se Deus assim permitir, para fazer sempre o melhor para Paranatama”, falou Enilda.

Com a filiação de Enilda, o Republicanos vai consolidando o seu projeto de fortalecimento e crescimento do partido no Estado. Com 16 prefeitos, mais de cem vereadores, deputados federais e estaduais, a sigla trabalha para ampliar o raio de atuação. A expectativa do Republicanos em Pernambuco é de lançar várias candidaturas a prefeitos e prefeitas no Estado.

Atuação do Detran-PE no Maio Amarelo ampliou alcance de trabalho educativo

Com 82 ações educativas e um alcance de 24,6 mil pessoas, em mais de 80 cidades de todas as regiões de Pernambuco, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) divulgou os dados do Maio Amarelo, hoje (2). A apresentação ocorreu no auditório do órgão, localizado no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, com a participação de organizações públicas, empresas privadas e demais parceiros da campanha. O Maio Amarelo é um movimento de conscientização da população para a segurança no trânsito. Este ano, com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha completou 10 anos, e contou ainda com o slogan “Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade” .

Na abertura, o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, resumiu as principais iniciativas desenvolvidas durante todo o mês de maio. As atividades presenciais em escolas, chegaram a 27 unidades das redes pública e particular. Incluindo a atuação com o programa Professor Amigo do Trânsito (PAT), foram mais de 400 escolas alcançadas. Na desenrolar da campanha, executada pelas equipes da Superintendência de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e agentes da Fiscalização de Trânsito, além de atividades em escolas, aconteceram caminhadas, blitz educativas com motoristas e motociclistas, ações para ciclistas, em bares e empresas. Também houve palestras, atuação em vagas prioritárias, como também cursos, desenvolvidos pela Escola Pública de Trânsito (EPT).

Trajano destacou que, este ano, primeiro da nova gestão no Maio Amarelo, trouxe experiências e ensinamentos. Agradeceu aos servidores e parceiros, que “vestiram a camisa em prol de uma sociedade mais consciente da necessidade de reduzir sinistros no trânsito”. Salientou ainda, a importância de maior presença nas escolas. Pensamento compartilhado com o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, que considera fundamental “Fazer com que a sociedade multiplique ações para contribuir na redução dos sinistros, em grande parte, evitáveis por meio de um trabalho de educação”. Para Ferreira, “Amarelo é todo mês daqui pra frente”.

Em seguida houve a entrega de Certificado de Participação a Emanoel Silva, membro do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em Pernambuco, representando simbolicamente os demais parceiros, que, logo após o evento, também pegaram seus certificados. Este ano, o Detran-PE contou com a participação de aproximadamente 100 entidades parceiras. Também ocorreu a entrega de Placa de Agradecimento a Mariana Valle, que representou o pai, Carlos Valle, responsável pela integração do Detran-PE ao movimento. Outro filho do homenageado, Eduardo Valle, também esteve presente.

A cerimônia incluiu também, a entrega dos Certificados de Conclusão aos agentes de trânsito, que finalizaram o curso de Motociclista Operacional e Batedor. De agora em diante, os 13 formandos passam a fazer parte do Grupamento de Trânsito de Motociclistas do Detran-PE (Gtram), que possui um total de 22 componentes. O Detran-PE é o 1º do Nordeste e o 3º do Brasil a contar com esse tipo de formação. A gerente de Recursos Humanos, Maria Francisca Gomes, destacou o empenho da equipe durante a capacitação, e o agente de trânsito, Paulo Paes, apontou a melhoria nos serviços de fiscalização viária, com a realização de 4.855 ações, ocorridas em escoltas, blitz e outras responsáveis pela fluidez do tráfego.

Todas as iniciativas do Maio Amarelo foram direcionadas para despertar a atenção aos altos índices de sinistros, sensibilizando a sociedade para a importância do respeito às leis de trânsito. Para execução das atividades, o Detran-PE utilizou equipamentos de realidade alterada, simulador de direção, material informativo e mecanismos destinados a alertar e conscientizar os condutores de veículos. Além disso, disponibilizou serviços à população, por meio do Detran Itinerante, veículo equipado para atendimento externo.

Vereador registra trabalho de Waldemar e Sebastião em Escada

O Vereador Pedro Jorge (MDB) anunciou a entrega de poços artesianos de alta tecnologia, em parceria com o presidente do Avante, Sebastião Oliveira e o deputado federal Waldenar Oliveira. Pedro usou a seção da Câmara dos Vereadores de Escada para registrar o início do funcionamento dos dois poços.

“Hoje é um dia muito especial para os escadenses e gostaria de registrar nesta casa com destaque. Nossos parceiros Sebastiao e Waldemar entregaram a população da zona rural um extraordinário presente: a perfuração e estruturação de dois poços artesianos de alta profundidade com placas de energia solar em comemoração aos 150 anos de Emancipação Política da Escada. O primeiro ficou localizado no assentamento de Boa Vista em Frexeiras e o segundo no assentamento de Climeia.” Declarou o vereador Pedro Jorge.

Lamentável – Por Joel Gomes Pessoa

Fui membro da Diretoria da UVP durante longos anos, inclusive Diretor Financeiro, onde apliquei os ensinamentos dos meus familiares em saber distinguir o que me pertence e que, nada além do meu, poderei fazê-lo minha posse ou propriedade.

Após perdermos as Eleições, onde carregávamos a vontade de que o Presidente da entidade Biu Farias fosse reeleito, numa pequena margem de votos e um grande volume de recursos aplicados pelos opositores, elegeu-se Josinaldo Barbosa, dando início a uma administração capenga e turva, que joga na sarjeta o nome da entidade, palco de uma busca e apreensão pela DRACO – da Polícia Civil, hoje, na sede da UVP.

Se lá está a polícia, naturalmente fizeram da entidade um caminho que jamais houvera em toda a história de criação da UVP. Desde os primórdios que a entidade conseguiu galgar suas posições, tendo assento garantido no CADI na época do governo Eduardo Campos. Deixou em caixa recursos consideráveis para o próximo presidente que assumiu à época. Defendeu os vereadores(as) e sempre se manteve na defesa do parlamento mirim, primando pela ética e decoro.

Pois bem, repassando a bola, quase que por unanimidade da classe, Josinaldo não foi candidato, porém, indicou o atual presidente suspenso judicialmente, permanecendo como Tesoureiro e lógico, auxiliando na administração financeira da entidade e chegando a esse triste fato de vermos a Polícia, evidentemente, cumprindo seu papel, dentro da UVP que outrora tanto nos orgulhou pelo desenvolvimento expressado em defesa dos Vereadores(as) de Pernambuco.

Parece que o dilema vivido dentro da UVP – União dos Vereadores de Pernambuco está se tornando visível a toda sociedade e não apenas a classe representada pela entidade. Notadamente, há de se isentar dos desmandos a entidade, a UVP, esta tem um objetivo único, arredável, promover a categoria, ensinar a ética, o decoro, a independência política e, acima de tudo, o respeito aso povo.

Por Joel Gomes Pessoa – Vereador pelo PSB em Tuparetama

Auditoria aponta R$ 2 bi em auxílios irregulares a caminhoneiros e taxistas

Auditorias identificaram 356,7 mil pessoas que receberam benefícios sem preencher pré-requisitos nos dois programas. Auxílios foram pagos no 2º semestre – quando Bolsonaro tentava reeleição.

g1 — Auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) divulgadas nesta sexta-feira (2) identificaram pagamentos irregulares de quase R$ 2 bilhões nos auxílios pagos pelo governo Jair Bolsonaro a caminhoneiros e taxistas no segundo semestre de 2022.

Segundo a CGU, falhas na operacionalização desses pagamentos fizeram com que 356.773 pessoas recebessem as parcelas sem ter direito legal aos recursos (veja abaixo o detalhamento de cada programa).

Caminhoneiros e taxistas inscritos receberam R$ 1 mil mensais entre julho e dezembro de 2022 – valor aprovado pelo Congresso como uma forma de mitigar os impactos da oscilação dos preços do petróleo no mercado internacional (que impactou as bombas de combustíveis no país).

Na hora de cadastrar os beneficiários e efetuar os pagamentos, no entanto, o governo Bolsonaro teria incluído 110.051 pessoas irregularmente no Auxílio-Caminhoneiro e outras 314.025 no Auxílio-Taxista.

Esses números correspondem, respectivamente, a 27,3% e 78% do total de beneficiários de cada programa, segundo a CGU.

Essas pessoas receberam até R$ 7 mil, cada, sem ter direito ao benefício. Isso, justamente no período em que o presidente Jair Bolsonaro tentava a reeleição.

Governo Municipal de Itapetim realiza lançamento oficial do Campeonato Itapetinense de Futsal 2023

Na noite da última quarta-feira (31), o Governo Municipal de Itapetim, através da Diretoria de Esportes, lançou oficialmente o Campeonato Itapetinense de Futsal 2023 Masculino e Feminino. Na oportunidade foi realizado o sorteio dos grupos.

A competição terá a participação de 18 equipes e mais de 300 atletas. O investimento é de aproximadamente 37 mil reais. A premiação é de quase 9 mil reais, do primeiro ao quarto lugar. A exemplo do ano anterior, a premiação feminina é a mesma do masculino.

O Itapetinense se destaca como o maior campeonato de futsal do Sertão pernambucano e é realizado pelo governo municipal através da Diretoria de Esportes. Os jogos acontecerão de terça a sábado e a abertura será no próximo sábado (10/06), a partir das 18h, no Ginásio Poliesportivo Miguel Arraes de Alencar.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Chico de Laura, do diretor de Esportes e Juventude, Lucas Vasconcelos, da equipe do esporte, e do vereador Silvanio Lucena.

Presidente da UVP emite nota sobre operação da Polícia Civil

“A União de Vereadores de Pernambuco – UVP, informa que a ação da Polícia Civil ocorrida no dia dia de hoje, sexta-feira (02), se deu em virtude de investigação policial correspondente à investigação de atos referentes gestões anteriores.

A UVP esclarece também que permanece à disposição da Justiça e das autoridades policiais para colaborar com a instrumentação processual, bem como com a elucidação dos fatos.

Nesta sexta-feira (02) o expediente administrativo da entidade ocorrerá no horário normal”.

Vereador Léo do Ar – Presidente

Unidades de saúde de Afogados da Ingazeira ganham selo ‘Amiga do Trabalhador

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu o curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária. O objetivo do curso é instruir as equipes da atenção básica para identificar e notificar os agravos de atenção à saúde do trabalhador.

A partir dessa formação, as equipes estão preparadas para acolher o trabalhador. E cada UBS participante receberá o selo “Unidade Amiga do Trabalhador”.

As equipes de saúde da família apresentaram o trabalho de intervenção a um grupo de avaliadores no qual foram analisados os seguintes critérios: conhecimento pelo território, conhecimento sobre o perfil produtivo da sua área e a integração da equipe.

Foram premiados com o selo, as unidades básicas de saúde Mandacaru 1, Mandacaru 2 e São Sebastião. A expectativa da gestão da saúde é ampliar essa qualificação para as demais unidades de saúde.