Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Quadrilhas matutas abriram oficialmente o ciclo junino em Afogados

A secretaria municipal de cultura e esportes promoveu neste domingo (04) a abertura do ciclo junino de Afogados da Ingazeira com um festival de quadrilhas matutas.

Participaram as quadrilhas matutas Arrasta Chinelo (São Brás), Candeeiro (São Brás) e Fogo de Palha (São Francisco).

A festa teve início com um cortejo das quadrilhas seguindo pela Avenida Rio Branco em direção ao palco montado na praça Carlos Cottart, onde o público presente foi agraciado com o melhor do forró nordestino, na apresentação do cantor e instrumentista Gustavo Pinheiro.

“Foi uma festa muito bonita, de ritmos, cores e tradição junina, dando início ao ciclo junino aqui em Afogados. E hoje teremos mais, com o início do arraial do meu bairro, começando por Brotas. Aproveito para convidar a todos,” afirmou o Secretário de Cultura de Afogados, Augusto Martins.

Novo grupo: Pessoas a partir dos 18 anos de idade podem se vacinar com a bivalente, em Garanhuns

Reforço contra a Covid-19 continua segue aplicado no ponto de vacinação do Parque Euclides Dourado ou nas Unidades Básicas de Saúde

A partir da próxima segunda-feira (05), a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, amplia a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima dos 18 anos de idade. A aplicação das doses acontece de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde e no ponto de vacinação localizado no Parque Euclides Dourado.

No parque, a vacinação acontece das 09h às 12h e das 14h às 17h, e nas UBS’s a vacinação segue o cronograma de cada unidade. Para a aplicação, o público deve ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina monovalente contra a Covid-19 (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen), com a última aplicação há pelo menos quatro meses.

No ato da vacinação é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, além de um comprovante de que está com o esquema vacinal completo, que pode ser o cartão de vacinação ou o Certificado Digital de Vacinação.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns

Foto: Vinicius Vilela (PMG)

Governo lança hoje programas para perdoar dívidas de até R$ 100 e baratear carros

O governo vai lançar em cerimônia na tarde desta segunda-feira (5) dois programas desenvolvidos pela equipe econômica: o Desenrola, que prevê perdão de dívidas de até R$ 100; e as medidas para baratear carros populares.

Os detalhes das duas iniciativas foram aprovados pelo presidente Lula durante reunião com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).

No caso das medidas para baratear veículos, o governo decidiu por uma reoneração parcial do diesel, para compensar as perdas com arrecadação causadas pelo programa. Com isso, o objetivo é reduzir o impacto do retorno dos tributos no preço nas bombas.

A forma de compensação aos cofres públicos era a principal dúvida que ainda pairava sobre o governo com relação ao programa.

A reoneração do diesel enfrentou resistência na equipe, por elevar o custo de caminhoneiros e pelo impacto na inflação na reta final do ano, quando o governo espera que os preços caiam e o Banco Central promova cortes na taxa de juros, hoje em 13,75% ao ano.

Para viabilizar as medidas, mas com menor impacto no bolso do consumidor, o governo decidiu pela reoneração parcial.

A ideia, segundo o ministro Rui Costa, é que o programa de redução dos custos dos automóveis tenha validade por quatro meses. A primeira proposta era de um prazo de um ano.

“Tudo isso vai ser decidido hoje pelo presidente para garantir o programa, que vai dar um fôlego para a indústria automobilística até os juros começarem a cair no país”, disse Rui Costa.

Segundo o ministro, atualmente, cresceu a procura por carros vendidos à vista, diante do custo elevado de financiamento. Com isso, as vendas caíram.

Centro Odontológico Drª Nelly Sampaio firma parceria com o Blog do Finfa

O Blog do Finfa firmou nova parceria, com o Centro Odontológico Drª Nelly Sampaio, da cidade de Tabira, dispondo de tudo que há de mais moderno na odontologia: Implantes dentários, Facetas em resina, Canal em sessão única, Aparelhos ortodônticos, todos os procedimentos de harmonização facial clínica e cirúrgica, exame de otomodelaçao ( correção da orelha de abano).

O Centro Odontológico Drª Nelly Sampaio, fica na Rua Valdenir Leite Soares, 230, no Centro de Tabira. Contato 87-996484579

Crônica de Ademar Rafael

Violência nas escolas

Tenho a hábito de escrever sobre temas do cotidiano dias após os acontecimentos. Esta preferência não é para me apresentar como “engenheiro de obras prontas” e sim para não ser contaminado com as informações, algumas delas deturpadas, e pela emoção ao abordamos os casos em tempo real. Hoje desejo fazer uma ponderação sobre violência nas escolas que dominou as pautas jornalísticas e políticas, especialmente no último mês do primeiro quadrimestre deste ano.

Os fatos que ocorreram em Blumenau – SC e Farias Brito – CE fizeram com que as autoridades municipais, estaduais e federais se unissem em busca de um solução, como se isto fosse possível através de decretos. Durante acalorados debates muitos tentam justificar esses atos insanos levando ao banco dos réus quatro fatores, aqui citados sem ordem de preferência.

O primeiro a falência da instituição família, enquanto base formadora de pessoas; o segundo os estragos causados pelas redes socais e pelos jogos eletrônicos, acessados sem nenhum controle pelas crianças e adolescente; terceiro o discurso de ódio instalada numa sociedade doente, muitas vezes repetidos nos meios de comunicação social e quarto a flexibilidade das leis.

Mesmo assumindo que não tenho formação na área, mas com o dever de não me omitir, entendo que esse comportamento condenável em todos os aspectos e sob qualquer perspectiva pode até ser estimulado ou inspirado nos fatores acima citados, em conjunto ou isoladamente. Contudo não tenho medo de afirmar que o problema vem de longe. Sua base de sustentação é o comportamento historicamente violento que impera em nosso país e teimamos em jogar para debaixo do tapete. As culturas do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, e “quem tem poder grita e quem não tem baixa a cabeça” ao se juntarem formam uma legião que acredita que podem tudo. Sem a intenção de vulgarizar assunto muito sério encerro afirmando: “O buraco é mais embaixo”.

Expoagro: primeiras atrações serão conhecidas hoje

O Prefeito Alessandro Palmeira informou, em suas redes sociais, que as primeiras atrações da 17a edição da Expoagro serão conhecidas hoje, a partir das 16h, com mais de um mês de antecedência da festa.

A parte da exposição de animais da expoagro ocorrerá de 11 à 16 de julho. Os shows estão programados para ocorrerem de 12 à 15 de julho. O anúncio das primeiras atrações será feito hoje (05) nas redes sociais através do perfil @sandrinhopalmeira

Coluna do Finfa

Reencontrou – O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve na última sexta-feira na cidade de Custódia, onde foi recebido pelo prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), vereadores governistas, secretários municipais e lideranças políticas. André participou de um almoço na residência do vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Educação, Alysson de Yolanda. “Foi muito gratificante reencontrar meus amigos de Custódia, agradecer ao prefeito Manuca e toda sua equipe pelo acolhimento”, disse o ministro.

Iniciou – O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, esteve no Sítio Felipe, onde iniciou os trabahos de pavimentação de rua daquela comunicade, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura. “Nossa administração sempre é para melhorar o bem estar da população, essa obra vai beneficiar muito os moradores do Felipe”, disse Delson.

Participou – O Diretor do Departamento de Combate à Desertificação da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alexandre Pires, esteve presente no último sábado do ato de celebração de dez anos da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, em Floresta.Alexandre que é pajeuzeiro do Distrito de Jabitacá de Iguaracy, representou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e a secretária, Edel Moraes no ato que visa fortalecer a defesa do Rio São Francisco.

Em Pernambuco – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá desembarcar em Pernambuco no início da tarde desta terça-feira (06), seguindo direto para o polo automotivo de Goiana, na Zona da Mata Norte, onde vai visitar as instalações da fábrica da Fiat; na quarta-feira (07), às 10 horas, Lula irá fazer o lançamento do programa Farmácia Popular no Compaz Eduardo Campos; à tarde, por volta das 15 horas, Lula fará a inauguração do campus do Instituto Federal de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, ainda deverá ter uma visita a Governadora Raquel Lyra.

Transição – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, estará nesta segunda-feira (05) na abertura da Semana do Meio Ambiente, às 8:30 horas, no Pau-Pombo. Na solenidade, o gestor fará a transição da gestão do parque ecológico.

Disse“Nosso mandato segue atuando em parceria com os municípios e os comitês de bacias, buscando metas que visem à preservação e revitalização do São Francisco. Neste sentido, é importante ter um cuidado especial com o saneamento, para que o esgoto produzido não polua o rio. Também é necessário um olhar para as matas e nascentes, tão necessárias para que o Velho Chico possa levar suas riquezas para o município da região”.(Deputado Estadual José Patriota, no último sábado (03), em Floresta, durante a celebração de dez anos da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, que visa fortalecer a defesa do Rio São Francisco).

Frase – “São 500 obras como essa (do Parceria) que já foram feitas neste ano. Até dezembro, chegaremos em 1.200”.(Prefeito do Recife JoãoCampos, ao entregar a 500ª obra concluída pelo Programa Parceria , no Alto José do Pinho, no ano de 2023)

Entregou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve recebendo a visita do deputado federal Pedro Campos, e entregaram no Distrito de São Vicente, um trator 0Km com grade aradora para a Associação de São Vicente e a Associação dos Produtores de Leite. “Foi muito bom celebrar mais essa conquista, ao lado do deputado federal Pedro Campos, a quem agradeço pelo grandioso apoio na busca por melhorias para a nossa população”, disse o prefeito Adelmo.

Ponto Facultativo – O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, decretou que na próxima quinta-feira (08), será ponto facultativo na cidade Mãe do Pajeú, em virtude do dia de Corpus Christi.

Agenda – A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, estará às 13 horas, na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente de Pernambuco, no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangará), administrado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na Zona Norte do Recife.Na ocasião, a chefe do Executivo estadual vai entregar um mico-leão dourado aos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); às 15:30 horas, estará na cidade de Bezerros, onde inaugura o Parque Ambiental Janelas para o Rio, no bairro Queimada Dantas. Na ocasião, serão devolvidos à natureza 200 animais silvestres que estão em reabilitação no Cetras Tangara.

Comemorando – O prefeito de Flores, Marconi Santana, esteve reunido com o Igor Cadena, Secretário Executivo de Educação do Governo do Estado de Pernambuco, o mesmo garantiu a instalação da subestação nas Escolas Estaduais Pedro Santos Estima e Aires Gama, via parceria com a Neonergia.“Neste próximo semestre, se Deus assim permitir, os alunos destas duas unidades de ensino vão desfrutar de salas de aula climatizadas”, disse Marconi.

Perguntar não ofende – O projeto do vereador Edson Henrique, será votado na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, nesta terça-feira 06?

Em ritmo intenso, Pedro Campos percorre sete municípios no interior de Pernambuco

Entre as agendas de trabalho na capital federal e em Pernambuco, o deputado Pedro Campos imprime ritmo intenso, percorrendo, na última semana, sete municípios do estado. Na rota dos 1.700 quilômetros rodados, o parlamentar esteve nas cidades de Surubim, Machados, Itacuruba, Afogados da Ingazeira, Floresta, Carnaubeira da Penha e Itapetim.

“É preciso caminhar junto à nossa gente, para ecoar em Brasília a vontade da população. É assim que buscamos as articulações necessárias para dar soluções às demandas: dando voz e vez ao povo”, comentou.

Na capital da vaquejada, o deputado participou da assinatura da ordem de serviço de obras de pavimentação em Surubim. Ao lado da prefeita Ana Célia, o parlamentar ressaltou a importância de cuidar da mobilidade da cidade. “Com investimentos de R$2,4 milhões de reais, esta obra ligará as comunidades Doquinhas, Lagoa Nova e Gancho do Galo até a PE-106, proporcionando maior segurança e qualidade de vida para os munícipes”, afirmou.

Ainda no agreste pernambucano, Pedro seguiu a Machados, onde participou da entrega de certificados do curso de Corte e Costura, ao lado da vereadora Elis Cunha. O curso é uma iniciativa do projeto Machados Solidário e já beneficiou 200 alunas e alunos na cidade.

No sertão do São Francisco, em Itacuruba, ao lado da cacica Cícera, do povo Pankará, o deputado visitou o Sistema de Abastecimento de Água Pankará, responsável pelo fornecimento hídrico do povoado indígena, localizado na Aldeia Serrote dos Campos. “A água é um vetor de desenvolvimento e leva dignidade para a nossa gente. É preciso universalizar, em nosso estado, o acesso à água potável”, ponderou. Na ocasião, o deputado também visitou a Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal, unidade que atende 500 estudantes indígenas do cacicado de Cícera – que converge 260 famílias e cerca de 1.200 indígenas.

No sertão do Pajeú, em Afogados da Ingazeira, ao lado do prefeito Sandrinho Palmeira e do deputado estadual José Patriota, Pedro acompanhou a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte que vai interligar os bairros de São Francisco e de São Cristóvão. A visita a cidade também foi marcada pela inauguração da obra de pavimentação e iluminação da rua Maria Marques Torres.

Seguindo na estrada, o deputado acompanhou, em Floresta, as celebrações pelo Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, comemorado em 3 de junho. Pedro, que é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, participou das ações da campanha Eu viro Carranca para defender o Velho Chico, ao lado do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. O evento foi organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pretende fortalecer a revitalização do rio e os povos ribeirinhos da bacia.

Na ocasião, o parlamentar ressaltou a importância de envolver a população nas decisões políticas referentes à Bacia do São Francisco. “É preciso recriar o Conselho Gestor da Transposição do São Francisco e reinstalar o Comitê Gestor dos Recursos da Revitalização. Este segundo terá a missão de destinar os mais de 300 milhões já depositados pela CHESF. É preciso encontrar o povo nesse processo”, afirmou.

Na sequência da viagem, o parlamentar esteve em Carnaubeira da Penha, em encontro com o vereador Naldo Moita, discutindo as demandas da cidade.

Finalizando o giro pelo estado, Pedro esteve em Itapetim, ao lado do prefeito Adelmo Moura, participando da entrega de trator com arado, no distrito de São Vicente. O equipamento foi destinado ao município através do mandato do deputado federal João Fernando Coutinho. “Essa entrega irá beneficiar a associação de produtores de leite da região, que conta com mais de 110 produtores associados, fortalecendo as atividades destas trabalhadoras e trabalhadores rurais”, afirmou.