Em alusão ao “Dia Nacional do Teste do Pezinho”, a Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com apoio da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), realiza no dia seis de junho, no auditório da sede da SES-PE, no Bongi, um evento para debater os avanços e desafios da triagem neonatal e a relevância do Teste do Pezinho. Na oportunidade, ocorrerá, ainda, o lançamento da campanha “Passos que Importam”, uma estratégia de fortalecimento da rede de serviço neonatal do Estado. O encontro é voltado para profissionais de referência da Triagem Neonatal, das maternidades, da atenção básica, dos estudantes e da pós-graduação em saúde.
O Teste do Pezinho é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Pernambuco, a rede estadual disponibiliza a todos os municípios o exame, com capacidade de detectar até seis doenças incluídas no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN): fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
A coleta deve ser feita em todos os recém-nascidos, entre o terceiro e o quinto dia de vida. O diagnóstico precoce de patologias, por meio do exame, possibilita intervenções rápidas que ajudam no cuidado e no tratamento mais efetivo das doenças.
A secretária estadual de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, lembra, inclusive, que o Estado está empenhado em reduzir o tempo da entrega do resultado dos exames de dez para três dias. “Seguimos com uma equipe comprometida, um SUS forte, pensando no futuro da população, nos nossos recém-nascidos, que precisam desse diagnóstico precoce de possíveis doenças”, pontuou.
Para a Gestora de Regionalização do Estado, Bruna Dornelas, Pernambuco mais uma vez é destaque no território nacional. “Este ano, a data será comemorada com uma série de iniciativas visando o aperfeiçoamento e a qualificação da temática, dentre elas, o Web Seminário que contará com a presença de grandes referências regionais e nacionais”, enfatizou.
Campanha “Passos que importam”
A campanha “Passos que importam” foi criada pela Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para informar a população sobre a importância do Teste do Pezinho. A iniciativa conta com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil, Instituto Vidas Raras e Associações DONEM e AMAR.
“Informar sobre a importância do Teste do Pezinho e da ampliação do exame é uma das nossas principais bandeiras no Instituto Vidas Raras. A informação pode salvar vidas. E é sempre muito importante podermos colaborar com essa causa”, comenta a presidente do Instituto Vidas Raras, Amira Awada. “A triagem neonatal é o primeiro passo para um futuro saudável, cheio de possibilidades e escolhas de todas as crianças e nunca deixaremos de lutar por isso, não importa quanto tempo leve e nem o quanto teremos que nos esforçar”, completa Awada.
Como traz o edital, a formulação de uma cartilha informativa sobre a importância da triagem neonatal ficou a cargo de universidades da área de saúde, que elaboraram modelos diversos de folders, entre outros produtos de comunicação, e concorreram entre si. O material vencedor, que usou a linguagem de cordel, será distribuído nas unidades básicas de saúde.
Os vencedores foram: Júlio César Bernardino da Silva, do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – Universidade de Pernambuco (CISAM-UPE), na categoria folder; Juliana Carla Barbosa, do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES/UNITA, na categoria vídeo, e Iago do Prado, da Universidade de Pernambuco, categoria áudio.
Para a presidente da SBTEIM, Tânia Bachega, o sucesso da triagem neonatal, o diagnóstico e a instituição precoce da terapia dependem também da população. “Por isso a importância da campanha piloto em Pernambuco, pois, durante seis meses, iremos distribuir essas cartilhas no pré-natal para as gestantes”, pontuou.


Respondeu – Caro Finfa, como leitor assíduo do seu respeitável Blog e em resposta ao ‘perguntar não ofende’, publicado hoje, dia 05/06/2023, na Coluna do Finfa, venho por meio desta nota informar, que o Projeto de Lei 014/2023, de minha autoria, o qual dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação nos veículos oficiais, de propriedade, locados ou a serviço da administração pública municipal, será votado nesta terça-feira, 06/06/2023, na décima sexta sessão ordinária.
Comemorando – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, ao lado do Diretor de Assistência Social e articulador do selo UNICEF, Diego Nunes, da secretária de Educação Luciana Paulino, equipe do Busca Ativa Escolar e diretores escolares, estão comemorando os resultados da educação nesse mês de maio de 2023, onde o nosso município das Pedras Soltas, foi destaque nos seguintes resultados sistêmicos: 100% das Escolas de Educação Infantil realizaram o preenchimento do questionário de práticas de qualidade de educação infantil; 100% das crianças e adolescentes itapetinenses estão matriculados nas unidades de educação infantil e ensino fundamental; o programa Busca Ativa Escolar atingiu 100% de alunos matriculados em nosso município e Meta de rematrícula alcançada para a primeira mediação do Programa Busca Ativa Escolar.
Participou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, participou ontem (05) Dia Mundial do Meio Ambiente, da campanha infomativa na sede do município. “Temos muito o que comemorar! Nossos gestos de incentivo e ações efetivas voltadas para o fortalecimento das políticas públicas, com o olhar direcionado para o Meio Ambiente ao longo de muitos anos, demonstram o tamanho da nossa preocupação com a melhoria da qualidade ambiental no município.Vamos unir forças e trabalhar juntos em prol de um futuro mais verde e saudável para todos”. concluiu o gestor florense.
Mais um – Este blogueiro foi informado por um integrante da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, que o prefeito Sandrinho Palmeira, tem agora um novo ‘assessor’, trata-se do ex-secretário Municipal de Cultura e Esportes, ex-presidente da Astur e ex-presidente do Afogados FC, Edygar Santos.
Requalificação – A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta terça-feira (06), às 09:30 horas, a entrega das obras de requalificação na Unidade Pacs Boa Vista. A unidade conta com atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos; além de vacinação, acompanhamento pré-natal e dispensação de medicamentos para os moradores da localidade.
Em agenda que integrou as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a governadora Raquel Lyra inaugurou, na tarde desta segunda-feira (5), o Parque Ambiental Janelas para o Rio do município de Bezerros, no Agreste do Estado. O projeto foi elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca. A vice-governadora Priscila Krause e a prefeita da cidade, Luciele Laurentino, acompanharam a gestora na solenidade.




A situação administrativa e financeira em que se encontra o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe), foi tema da Audiência Pública na Comissão de Administração da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira, dia 05. Conduzida pelo deputado Joaquim Lira, presidente do colegiado, a sessão apresentou um diagnóstico de como se encontra hoje o Sassepe, e discutiu saídas que amenizem e suprimam a curto e longo prazo sua situação calamitosa.
Rebatendo o tom elogioso ao programa Juntos pela Educação em um momento em que servidores da rede estadual de ensino lutam para garantir o pagamento do piso salarial, o líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Sileno Guedes, cobrou, nesta segunda (5), que o Governo do Estado agilize a resolução de problemas como a falta de kits escolares e de merenda, que surgiram após a exoneração de cargos estratégicos pela atual gestão, e dê continuidade a projetos que já estavam engatilhados no fim da gestão anterior, como a assinatura de ordens de serviço para a implantação de escolas.
A Compesa dá mais um passo importante na ampliação das práticas sustentáveis. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Caruaru, localizada no bairro das Rendeiras, acaba de passar por uma ampliação, com a instalação de seis reservatórios de 60 mil litros (cada) e capacidade de tratamento diária de 240 mil litros por dia. Na unidade é praticada a atividade de reúso da água e o aumento da sua capacidade de tratamento representa a ampliação do projeto, sendo uma ação da Companhia comemorada neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, anunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira (5), as primeiras quatro atrações da 17ª edição da Expoagro 2023.






