Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Retratos Fantasmas no Teatro do Parque

Filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho foi exibido no Teatro do Parque, na manhã desta terça-feira (6), com a presença do prefeito do Recife, João Campos

Depois de ter a sua estreia mundial realizada na Seleção Oficial da 76ª edição do Festival de Cannes em maio, Retratos Fantasmas, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi exibido numa sessão fechada no Recife, no Teatro do Parque, nesta terça-feira (6). O prefeito João Campos, o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto, acompanharam a projeção ao lado de Kleber Mendonça Filho. O documentário, que será lançado nos cinemas brasileiros no segundo semestre deste ano pela Vitrine Filmes, conta a história do centro do Recife a partir da história das suas salas de cinema.

“Estou aqui no Teatro do Parque, esse grande ativo cultural e histórico da nossa cidade. A gente hoje vai ter uma mostra especial do novo filme de Kleber Mendonça, um grande cineasta brasileiro, pernambucano e recifense com filmes consagrados como Som ao Redor, Aquarius e Bacurau. Esse filme foi selecionado para a mostra de Cannes, foi um dos quatro filmes que foram apresentados lá. E hoje a gente está participando dessa sessão fechada aqui no Teatro do Parque. Uma produção que trata da nossa cidade e dos cinemas da nossa cidade”, disse João Campos na entrada do Teatro do Parque.

De acordo com o diretor de Retratos Fantasmas, a expectativa é que o filme seja exibido em salas comerciais e não comerciais da cidade ainda no segundo semestre deste ano. “Agradeço a presença do prefeito. É muito bom exibir o filme nesta sessão fechada, mas daqui a pouco a gente vai fazer uma sessão importante para o filme aqui no Recife. Os filmes pernambucanos e os nossos filmes têm encontrado um espaço muito bom no circuito comercial do Recife, mas talvez melhor ainda no circuito não comercial do Recife. E o São Luiz e o Cinema da Fundação têm tido um papel importantíssimo nisso. Recife é uma cidade muito particular porque nem todas as cidades do mundo têm um São Luiz e um Cinema do Parque. A gente tem uma configuração muito particular de como a cidade e o estado olham a cultura”, comentou Kleber.

O Retratos Fantasmas foi produzido por Emilie Lesclaux, a direção de fotografia é de Pedro Sotero e a montagem é de Matheus Farias. E CinemaScópio é a empresa produtora do filme.

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Luciano Duque preside audiência pública sobre resíduos sólidos

Blog do Nill Júnior – O deputado estadual, Luciano Duque (Solidariedade), presidiu nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente uma audiência pública sobre a situação da gestão de resíduos sólidos urbanos em Pernambuco.

A audiência que debateu, dentre outras questões, a mudança do ICMS ecológico e a implementação da logística reversa de resíduos de embalagens em geral no Estado, foi um pedido do parlamentar e aconteceu dentro da Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Para Luciano, a coleta seletiva é uma iniciativa que reduz os custos da destinação dos resíduos para os aterros, cria empregos, gera renda e traz uma solução socioeconômica para o problema ambiental.

“Não dá mais para eles [cartadores de recicláveis] continuarem desempenhando uma atividade fundamental no nosso país e não tendo a remuneração devida por esse trabalho executado. Nosso problema não é apenas erradicar os lixões, mas também fazer com que o novo modelo de tratamento de lixo seja o melhor possível tecnologicamente e humanamente, aproveitando as pessoas”, defendeu Duque.

Ele também destacou a importância de capacitar as gestões municipais para acessarem outras fontes de recursos públicos e privados que garantam a execução da política e o fortalecimento da coleta seletiva.

“O aterro cumpriu com o seu papel, porém a partir de agora temos que aproveitar as riquezas que a coleta seletiva e a logística reversa podem nos proporcionar”, afirmou o parlamentar.

Projeto que institui piso dos trabalhadores em Educação é aprovado pela Comissão de Justiça na Assembleia

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta terça-feira (06), o parecer do deputado Antônio Moraes – presidente da comissão – em favor da constitucionalidade do projeto de lei enviado pelo Governo do Estado que institui o piso nacional do magistério para os servidores estaduais da educação.

O projeto gerou polêmica ao chegar ao Legislativo e foi questionada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe). Segundo a entidade, da forma como foi redigida, a proposta não contemplaria toda a categoria, inclusive parte dos aposentados, beneficiando apenas um parcela dos servidores.

Antônio Moraes esclareceu que a aprovação – pela unanimidade dos nove parlamentares integrantes da CCLJ – limita-se à constitucionalidade do projeto. O mérito da proposta, teor questionado pelo sindicato, ainda será analisado pela Comissão de Educação da Assembleia. As comissões de Finanças e de Administração Pública também deverão oferecer parecer técnico a respeito do texto do Governo.

“Cabe à Comissão de Justiça dar parecer apenas sobre a constitucionalidade dos projetos. Ou seja, se está ou não de acordo com a Constituição e as demais leis”, reforçou Antônio Moraes. A matéria segue agora para a análise e votação nas demais comissões para, em seguida, ser votado no plenário da Casa.

Teve início em Afogados o Projeto “Arraial do meu bairro”

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira deu início nesta segunda (05), pelo bairro Brotas, ao primeiro dia do projeto Arraial do Meu Bairro, que percorrerá todos os bairros até o dia vinte de junho.

O Bairro Brotas se vestiu com as tradições da nossa cultura junina, com bandeirinhas, fogueira, trio pé de serra e pifeiros da comunidade rural do Santo Antônio Il, os moradores receberam o Prefeito Sandrinho Palmeira para celebrar o período de festas mais tradicional do Nordeste.

A animação da festa ficou por conta da Quadrilha Junina Matutar, do Grupo de Xaxado Bandoleiros de Solidão e o forró de Lindojhonson e banda.

“Estamos vivendo um momento cultural muito intenso em Afogados. O Arraial do meu bairro vem para abrilhantar esse momento, integrando os nossos bairros, reforçando a nossa cultura, as nossas tradições, vivenciando esse período tão rico é bonito que é o período junino,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.

Também estiveram participando do início do projeto, o vice-prefeito Daniel Valadares, o Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins, o Secretário Executivo de Cultura, Luciano Pires, vereadores Gal Mariano, César Tenório e Raimundo Lima, além do o ex-prefeito, Totonho Valadares, e do promotor público, Lúcio Luiz de Almeida.

A festa terá continuidade na próxima quarta (07), no conjunto residencial Miguel Arraes, com apresentação de Adelino do Acordeon. O arraial será na praça principal do bairro, a partir das 19h.

Triunfo ganha, no dia 16, o seu novo Fórum Juíz Ruy Patu – no mesmo dia será inaugurado a Casa de Justiça e Cidadania

Está confirmada a presença do presidente do TJPE, Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo e ainda diversos outros desembargadores como também, juízes e autoridades de todo o Estado.

Ruy Patú

Ruy Trezena Patú foi Juiz de Direito em Triunfo por 13 anos (1966/1979); aposentado, foi eleito pela Câmara de Vereadores para a função parlamentar de, Defensor do Povo, em 1991; em seguida foi eleito Vereador de Triunfo, em 1996.

Casa da Justiça

A Casa de Justiça vai funcionar no antigo prédio do Fórum de Triunfo, em convênio com a Prefeitura local. Ali também funcionarão serviços gratuitos de atendimento e assistência à população, além de conciliação e mediação de conflitos patrimoniais e de família.

A expectativa é que esse evento, do dia 16 deste mês, ficará na história da Cidade mais bela de Pernambuco e, sem dúvida, dois equipamentos de excelentes benefícios para Triunfo (a qual eu sou cidadão com muita honra) e a sua população.

CPI dos Atos Golpistas: relatora quer ouvir Cid, Heleno, Torres e Braga Netto

Pedidos de comparecimento ainda precisam ser votados pelo colegiado. Lista está anexa ao plano de trabalho proposto e apresentado por Eliziane Gama nesta terça-feira.

A relatora da CPI dos Atos Golpistas, Eliziane Gama (PSD-MA), apresentou nesta terça-feira (6) o plano de trabalho que elaborou para o colegiado, que foi criado para investigar os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. Nos anexos do documento, Eliziane propõe que sejam ouvidas pela comissão quase 40 pessoas.

Entre os nomes que Eliziane quer ouvir, estão o do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL); o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que era secretário de Segurança Pública do DF no dia dos atos golpistas; os ex-ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno, Gonçalves Dias e Ricardo Cappelli (interino), e o ex-ministro da Defesa Braga Netto.

Os pedidos propostos por Eliziane Gama ainda precisam ser votados pelos integrantes da CPI, o que não deve ocorrer nesta terça-feira.

A lista não contém o nome do ministro da Justiça, Flávio Dino, mas Eliziane já antecipou que ele deve ser ouvido em algum momento.

“Para tanto, e até por causa das relevantes funções de Estado que exerciam e exercem, é certo que será necessário ouvir, no momento adequado, o Ministro da Justiça, Flávio Dino; o então interventor na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Capelli; e o General Gonçalves Dias, ex-Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). Todos eles, certamente, têm muito a contribuir com esta CPMI”, afirmou.

 

Flores: Prefeitura lança programação do São João das Tradições com Geraldinho Lins, Assisão e artistas florenses

A prefeitura de Flores, no Sertão do Pajeú, lançou a programação artística do São João das Tradições, que começa nesta sexta-feira (09) pelo Povoado do Tenório. Durante 20 (vinte) dias a população florense e visitantes, poderão aproveitar dezenas de atrações musicais que estarão se apresentando nos distritos, povoados e na sede do município.

Para celebrar o momento tão esperado pelos moradores de Sítio dos Nunes, por exemplo, a Secretaria de Turismo e Eventos garantiu 8 (oito) atrações musicais, durante três dias festa. A estrutura que vai acolher os artistas, entre eles Geraldinho Lins, que vai se apresentar no dia (22.06) – será montada em um trecho do perímetro urbano da PE-337 que vai se transformar na Avenida do Forró.

Na sede do município, no dia (24.06) após a 13ª edição do Festival de Carros de Boi, os artistas: Daniel Gouveia, Lucca Vaqueiro e Victor Santos recebem o público na praça Dr. Santana Filho.
O evento festivo que valoriza a cultura nordestina e celebra suas tradições populares, foi programado pela organização do São João das Tradições para terminar no dia (28.06), no Alto Pedro de Souza, com as apresentações da artista florense, Erika Diniz e do forrozeiro Serra-Talhadense Assisão.

Ao oficializar a grade de programação artística do São João das Tradições 2023, Lucila Santana (Secretária de Turismo e Eventos) enfatizou os esforços da administração municipal em entregar um momento festivo voltado para o engrandecimento da cultura popular nordestina.

“Estamos felizes por este momento tão importante e especial para nós nordestinos, não é verdade? Montamos uma programação com o coração repleto de muito amor e fidelidade as nossas raízes culturais nordestinas. Não tenho dúvidas que teremos dias de muitas alegrias e celebração da nossa gente”, disse Lucila.

Para acompanhar a programação do São João das Tradições, acesse o perfil @PrefeituraDeFlores no instagram

Comdica publica alteração no cronograma para o processo de escolha do Conselho Tutelar

Foi publicado na edição desta segunda-feira (05), no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco/Amupe, o edital que altera o cronograma para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Garanhuns, quadriênio 2024/2028. A data para a prova de caráter eliminatório que seria realizada no dia 11 de junho, foi transferida para o dia 02 de julho de 2023. Todos os editais também estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Garanhuns, na página do Comdica, localizada na aba Conselhos.

Ainda de acordo com o edital, após a divulgação e publicação dos candidatos habilitados, no dia 11 de julho e reunião para firmar compromisso no dia 13, será realizado o processo de escolha dos candidatos através de voto direto, secreto e facultativo, que permanece para o dia 01 de outubro deste ano. A posse dos candidatos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2024.

Em Vitória, Paulo Roberto reinaugura Clínica da Mulher com novos equipamentos e horário estendido

A tarde desta segunda-feira (05/06), foi marcada por novidades na Clínica da Mulher, em Vitória de Santo Antão. Isso porque o espaço foi reinaugurado para atender novas demandas do setor e passará a contar com horário de atendimento estendido, visando contemplar pacientes que não dispõem de tempo livre durante o dia. O ato de entrega contou com a presença do prefeito Paulo Roberto, do vice-prefeito Edmo Neves, de vereadores, secretários da gestão e a comunidade em geral.

A novidade da Clínica da Mulher Josefa Álvares da Silva – Dona Sinhazinha é a implantação do Programa Saúde Até Mais Tarde, que estende os atendimentos ao público até às 21h. Até esse horário, o local passará a oferecer exames ginecológicos, além de mastologia, citologia, colposcopia e ultrassonografia, assegurando os serviços já existentes como práticas integrativas, consultas odontológicas, vacinação, acolhimento, entre outros.

“Essa iniciativa busca facilitar o acesso aos serviços de saúde, especialmente para aquelas que trabalham ou possuem compromissos durante o dia e encontram dificuldades para buscar cuidados médicos em horários convencionais. É um serviço que pensa na mulher e em todas as suas necessidades, além de oportunizar o direito a todas elas de cuidarem de si mesmas”, falou Alex Vasconcelos, secretário de Saúde e Bem-Estar.

A unidade, que está localizado na Avenida Silva Jardim, próximo ao Fórum Severino Krause, representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde para as mulheres da região. “Nós estamos fazendo tudo pensando no melhor, na referência que esse serviço é para a região.

É um avanço sentido na prática, porque as pessoas sabem que serão atendidas também à noite”, comentou o vice-prefeito Edmo Neves.

O espaço físico do local também passou por melhorias significativas, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para as pacientes.

O prefeito do município, Paulo Roberto, comemorou a entrega. “Hoje é um dia de muita felicidade para nós que fazemos a gestão, porque estamos atendendo a um desejo de muitas pessoas. Entregamos não somente um espaço requalificado, mas um ambiente onde as mulheres serão bem recebidas por profissionais de mão cheia para poder cuidar do bem maior que é a vida. Aqui, todos serão bem recebidos e terão um atendimento humanizado”, encerrou.