Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Avaliou situação do Sassepe – Em entrevista no seu gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual José Patriota, avaliou a situação do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco – Sassepe, após audiência pública, onde cinco hospitais particulares suspenderem credenciamento com a entidade.
Presidiu Audiência Pública – O deputado estadual Lúcia Duque, em entrevista exclusiva a este blogueiro, falou sobre a Audiência Pública, que presidiu sobre os Resíduos Sólidos em Pernambuco.
Homenageado – O senador Fernando Dueire (MDB) foi homenageado nesta terça (06) em Itapissuma. O prefeito da cidade, Zé de Irmã Teca, a vice-prefeita, Zezé Lima, secretários municipais e um grupo de sete vereadores, Guel do Grêmio, Nenoca, Gil da Silva, Irmão Nivaldo, Júnior de Irmã Teca, Pacaru e Fábio Bento, fizeram questão de percorrer os novos polos turísticos da cidade que receberam investimentos através da atuação do senador.Informação Blog do Elielson.
Danilo Cabral emite Nota de Agradecimento – “Agradeço ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela confiança ao me nomear como superintendente da Sudene. Também quero agradecer à articulação política do senador Humberto Costa, com apoio da senadora Teresa Leitão e do deputado Carlos Veras, e às forças políticas de Pernambuco e demais estados do Nordeste pela nossa nossa indicação. Vamos trabalhar muito ao lado do ministro Waldez Góes para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais. Temos o desafio estratégico de contribuir para a redução das desigualdades, o aumento do PIB, a atração de investimentos e a geração de emprego na área de atuação da Sudene. Nosso compromisso é de fazer isso com diálogo, construindo pontes, retomando o papel de destaque da Sudene na construção de um Nordeste mais justo e igual. A solução para o Brasil passa pelo Nordeste. Como disse Celso Furtado, o ‘Nordeste não pesa ao Brasil’.”
Agenda – A governadora Raquel Lyra, acompanha a agenda do Presidente Lula nesta quarta-feira (07), em Pernambuco: às 09:30 horas, participa do lançamento do Novo Programa Farmácia Popular, no Compaz Escritor Ariano Suassuna (Av. Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro, Recife – PE); às 11:30 horas, participa da visita e inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco.
Disse – “Em uma demonstração de união e força, estamos todos juntos para o desenvolvimento da Mata Norte e de todo o Estado. Por isso, iremos ultrapassar todos os desafios para permitir que nosso estado volte a crescer. Agradeço ao presidente Lula pelo compromisso com o Nordeste brasileiro e, sobretudo, com o estado de Pernambuco. O nosso governo está trabalhando incansavelmente para garantir o desenvolvimento de todo o Estado”.(Governadora Raquel Lyra, na visita do Presidente Lula ao Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, nesta terça-feira 06)
Derrotado – Na 10ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, que foi realizada nesta terça-feira (06), foi votado o Projeto de Lei 014/2023, de autoria do vereador Edson Henrique, o qual dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação nos veículos oficiais, de propriedade, locados ou a serviço da administração pública municipal,o mesmo foi derrotado por 9 x 2, com a ausência da vereadora Gal Mariano.
Hoje – Rotary Clube Sete Colinas, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), realiza nesta quarta-feira (07), às 10h30 o projeto “Plantio de Árvores”, que irá realizar a plantação de 80 mudas de Ipê, na comunidade da Cohab III, de frente à creche Zilda Arns. A atividade celebra os 80 anos do Rotary Clube de Garanhuns, um clube de reconhecida história e trabalho em prol do município.
Frase – “Os governos Temer e Bolsonaro destruíram o Farmácia Popular, cujo propósito era o de oferecer medicamentos gratuitos ou a baixo custo para as pessoas. Asmáticos, cardíacos, hipertensos, diabéticos, muita gente se valia do programa e se viu abandonada pelo desmonte dele”.(Senador Humberto Costa)
Perguntar não ofende – O Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, desistiu de pleitear o cargo de vice-prefeito na chapa do prefeito Sandrinho?
O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, anuncia nesta quarta-feira às 12 horas na Rádio Pajeú, as atrações da IX Feira de Caprinos e Ovinos – Fecaprio,que será realizada nos dias 22, 23 e 24 de Junho. Na oportunidade o prefeito ao lado do Presidente da Câmara de Vereadores, Argemiro Morais, anunciam a data do Concurso Público da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, acompanhou o presidente Lula, nesta terça-feira (6), em visita ao polo automotivo Stellantis, em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com ela, o local – que gera mais de 14 mil empregos diretos – simboliza a decisão política de investir no desenvolvimento regional e na industrialização, que voltam agora a ser prioridade no país.
O Polo Automotivo de Goiana foi implantado com um investimento de mais de R$ 11 bilhões e começou a ser concebido durante o segundo governo Lula, na gestão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.
“A visita resgatou esse fato histórico, que mudou a matriz econômica do Estado. Hoje, essa fábrica é uma das lideranças mundiais no setor automotivo, que agrega muita tecnologia e inovação e gera cerca de 60 mil empregos em toda a cadeia produtiva. Isso mostra a força de uma decisão política de enfrentamento da desigualdade regional e de reindustrialização”, disse a ministra.
Cerca de 85% dos trabalhadores que atuam na Stellantis são mão de obra local. Para além dos empregos diretos, a fábrica estimulou o desenvolvimento de toda uma cadeia de fornecedores. Após a instalação do polo, o PIB de Goiana – situada numa região que não possuía uma cultura automotiva e cuja economia estava baseada no corte da cana-de-açúcar – subiu 754%, do primeiro ano das obras da fábrica, em 2012, até 2019.
“Hoje Lula veio a Pernambuco ver os frutos de um processo histórico que ele foi capaz de construir e dizer que o Brasil voltou pra dar continuidade a essa retomada. É um momento de reconstrução nacional”, completou Luciana, comemorando a significativa presença feminina na indústria automotiva.
Durante a visita, aconteceu o ato simbólico de início da produção da picape Rampage, primeira da marca Ram a ser concebida e desenvolvida no Brasil. Ao discursar após conhecer as instalações da fábrica, o presidente Lula – que foi ovacionado pelos trabalhadores do polo – associou a fortalecimento da indústria nacional ao crescimento do país.
“Aqui, vi um pouco da fotografia do Brasil que a gente quer construir. Empresários querendo investir, trabalhadores satisfeitos com o que estão fazendo e lutando para ganhar mais. O estado e a cidade crescendo, com o povo vivendo em clima de paz, harmonia e tranquilidade”, afirmou.
Lula ainda se disse boquiaberto com os benefícios que a indústria trouxe para a cidade. “Não existe sonho maior que a independência econômica. Ter um trabalho bom, receber um salário justo e conseguir cuidar da família, sem depender de favor. E esse País pode ser assim. Aliás, já foi quase assim. O Brasil, para quem não recorda, foi a 6ª maior economia mundial. Mas caiu para a 12ª posição”, colocou. “Quero dizer aos empresários e trabalhadores que esse país vai voltar a crescer, vai voltar a ter crédito e vou trabalhar para que os estados do Nordeste sejam tratados da mesma forma que os do Sul”, continuou.
Um dia após o governo federal anunciar os incentivos para o setor automotivo, a governadora Raquel Lyra acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita ao Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, nesta terça-feira (6). Os gestores percorreram áreas da indústria e conheceram o quinto modelo a ser fabricado pela companhia em Pernambuco, a Ram Rampage. O momento representou o início da produção comercial do novo veículo, que será lançado ainda este mês.
“Em uma demonstração de união e força, estamos todos juntos para o desenvolvimento da Mata Norte e de todo o Estado. Por isso, iremos ultrapassar todos os desafios para permitir que nosso estado volte a crescer. Agradeço ao presidente Lula pelo compromisso com o Nordeste brasileiro e, sobretudo, com o estado de Pernambuco. O nosso governo está trabalhando incansavelmente para garantir o desenvolvimento de todo o Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O presidente Lula ressaltou que o Brasil vai crescer. “Esse país vai voltar a crescer, a ter crédito barato, e esse país vai trabalhar para que o Nordeste seja tratado da mesma forma equânime, como os estados do Sul. Eu fiquei boquiaberto com o que vocês conseguiram fazer em uma cidade do interior deste país. Se depender do nosso governo, essa fábrica vai continuar crescendo”, afirmou o presidente, que entregou simbolicamente uniformes da Stellantis a duas colaboradoras.
Durante a solenidade, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, entregou uma placa de homenagem a Lula e relembrou a chegada da fábrica a Pernambuco. “Junto com o saudoso governador Eduardo Campos, com o vice-governador João Lyra, e com toda a equipe de Pernambuco, Lula protagonizou uma transformação verdadeira deste estado, logística e industrial”, disse Filosa.
A fábrica foi inaugurada há oito anos e já produziu mais de 1,3 milhão de automóveis. Atualmente, Pernambuco conta com 38 fornecedores para o Polo Automotivo Stellantis, gerando cerca de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.
Estiveram presentes os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; o chefe da Casa Civil, Rui Costa; os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa; os prefeitos do Recife, João Campos, e o de Goiana, Eduardo Honório Carneiro; os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, e da Assessoria Especial, Fernando Holanda, além de deputados federais e estaduais. Fotos: Janaína Pepeu/Secom
Durante a Sessão ordinária desta terça-feira (6), a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), julgou legais a admissão dos concursados realizada pela Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira no exercício financeiro de 2022., segundo o Blog do Nill Júnior.
À unanimidade os conselheiros seguiram o relator do processo, Conselheiro Substituto Ruy Ricardo que votou pela aprovação do provimento efetivo de cargos diversos, tendo como interessado o presidente da Câmara, Rubinho do São João.
A Primeira Câmara também concedeu o registro dos respectivos atos de admissão dos servidores. As informações foram divulgadas na Pauta Explicativa da Sessão desta terça-feira. Mais detalhes serão divulgados no Diário Oficial do TCE-PE. Leia abaixo a publicação do julgamento na Pauta Explicativa na íntegra:
Relator: CONSELHEIRO SUBSTITUTO RUY RICARDO
Processo: 22186086 Admissão de Pessoal realizada pela Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira no exercício financeiro de 2022, referente ao concurso público, para provimento efetivo de cargos diversos, tendo como interessado o Sr. Cicero Rubens de Lima Marinheiro. (Adv. João Batista Rodrigues dos Santos – OAB: 30746PE) (Adv. Paula Virginia da Rcha Moreira – OAB: 47295PE) (Adv. Valério Ático Leite – OAB: 26504PE).
Julgamento: A Primeira Câmara, à unanimidade, julgou legais as investiduras nos cargos públicos objeto dos autos, concedendo, consequentemente, o registro dos respectivos atos de admissão dos servidores listados nos Anexos I e II do Relatório de Auditoria.
O Pacs Boa Vista é mais uma unidade requalificada e entregue pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O equipamento passou por reparos em toda a parte hidráulica, elétrica e estrutural que vão proporcionar um melhor atendimento aos moradores do bairro. Além disso, a Secretaria também implantou um consultório odontológico no local, ampliando o número de unidades com equipe de saúde bucal no município.
A entrega oficial da unidade foi realizada nesta terça (06), pelo prefeito Sivaldo Albino, ao lado da secretária de Saúde, Catarina Tenório, e do presidente da Câmara de Vereadores, Luizinho Roldão; em solenidade que também foi acompanhada por vereadores, secretários municipais, equipe de saúde e pessoas beneficiadas pelo serviço. “Estamos promovendo diversos investimentos na saúde, e em um único mês serão entregues três equipamentos requalificados. São obras que levam dignidade, em um espaço adequado para que os profissionais possam trabalhar, e a população seja atendida em um espaço adequado”, destacou.
Ao todo, já são 19 equipamentos de saúde requalificados e entregues à população. No local, o investimento foi de quase 200 mil reais em recursos próprios. A unidade também contou com uma emenda impositiva do vereador Alcindo Correia, visando a aquisição de equipamentos. Após o término das obras de requalificação, o Pacs Boa Vista volta a funcionar no imóvel localizado na rua Professora Júlia Brasileiro Vila Nova (próximo à Escola João da Mata).
Primeiro ministro da Saúde de Lula, o senador Humberto Costa (PT) foi responsável pela criação de vários programas emblemáticos para o país na época em que comandou a pasta. Um deles, o Farmácia Popular, lançado em 2004, será retomado pelo governo federal, na vista que o presidente fará a Pernambuco, a partir desta terça-feira (06).
Para Humberto, é motivo de muita alegria ver uma política de assistência fundamental à população ser recuperada e trazida de volta ao dia a dia dos brasileiros. “Os governos Temer e Bolsonaro destruíram o Farmácia Popular, cujo propósito era o de oferecer medicamentos gratuitos ou a baixo custo para as pessoas. Asmáticos, cardíacos, hipertensos, diabéticos, muita gente se valia do programa e se viu abandonada pelo desmonte dele”, afirmou o senador, que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.
O governo Temer, iniciado depois do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, fechou mais de 400 unidades próprias do Farmácia Popular. Em seguida, deu início a um processo de descredenciamento de farmácias privadas, chegando a encerrar contrato com mais de 1,5 mil delas em todo o país.
“Passaram a faltar itens básicos para as pessoas, especialmente os idosos. Então, é com muita alegria que vejo o presidente Lula vir a Pernambuco para relançar um programa tão importante como esse, que criamos há quase 20 anos. É a certeza de que o Brasil voltou. E voltou com um governo comprometido em cuidar das pessoas”, afirmou Humberto.
Criador também do Samu 192 e da Academia das Cidades, o senador participou, em abril passado, de uma solenidade com Lula, no Palácio do Planalto, para o relançamento do Brasil Sorridente, outro programa que criou quando ministro da Saúde entre 2003 e 2005 e, agora, será retomado e ampliado pelo governo do PT.
O relançamento do Farmácia Popular, com a presença de Lula e mais de 25 autoridades, ocorrerá às 9h30, desta quarta-feira (07), no Compaz Escritor Ariano Suassuna, bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Na manhã desta terça-feira (6), o Deputado João Paulo Costa promoveu e presidiu uma Audiência Pública que debateu a precariedade da estrutura física do PROCON PE. O Parlamentar, que é Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, realizou em abril uma visita institucional ao órgão e constatou as dificuldades enfrentadas pelos servidores.
“O objetivo dessa Audiência é ouvir, discutir e cobrar que o Governo do Estado possa dar mais condições ao PROCON PE. Realizei no final de abril uma visita institucional ao órgão e pude constatar a falta de condições para que os servidores possam trabalhar de maneira adequada. Nosso mandato está na luta pelo fortalecimento desse instrumento tão importante para defesa do consumidor pernambucano e do empreendedor que gera emprego e renda”, discursou João Paulo Costa.
Além da estrutura da sede do PROCON, foi debatido ainda a falta de orçamento, a interiorização do órgão e a insuficiência de recursos humanos para bem atender os consumidores pernambucanos. Participaram da mesa o Gerente-Geral da OAB-PE, Hugo Souza, o Secretário Executivo de Justiça e Promoções dos Direitos do Consumidor de Pernambuco, Anselmo Lima, o Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE, Joaquim Guerra, e representantes do Ministério Público, do PROCON Recife e do CREA.
Ao final, o Parlamentar pontuou ainda que a Comissão de Defesa do Consumidor, presidida por ele, discutirá a possibilidade de o PROCON PE ter mais autonomia, passando a atuar como uma autarquia, assim como funciona na Paraíba, que tem sido um exemplo positivo para todo o país.

