Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa

Avaliou situação do Sassepe – Em entrevista no seu gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual José Patriota, avaliou a situação do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco – Sassepe, após audiência pública, onde cinco hospitais particulares suspenderem credenciamento com a entidade.

Presidiu Audiência Pública – O deputado estadual Lúcia Duque, em entrevista exclusiva a este blogueiro, falou sobre a Audiência Pública, que presidiu sobre os Resíduos Sólidos em Pernambuco.

Homenageado – O senador Fernando Dueire (MDB) foi homenageado nesta terça (06) em Itapissuma. O prefeito da cidade, Zé de Irmã Teca, a vice-prefeita, Zezé Lima, secretários municipais e um grupo de sete vereadores, Guel do Grêmio, Nenoca, Gil da Silva, Irmão Nivaldo, Júnior de Irmã Teca, Pacaru e Fábio Bento, fizeram questão de percorrer os novos polos turísticos da cidade que receberam investimentos através da atuação do senador.Informação Blog do Elielson.

Danilo Cabral emite Nota de Agradecimento“Agradeço ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela confiança ao me nomear como superintendente da Sudene. Também quero agradecer à articulação política do senador Humberto Costa, com apoio da senadora Teresa Leitão e do deputado Carlos Veras, e às forças políticas de Pernambuco e demais estados do Nordeste pela nossa nossa indicação. Vamos trabalhar muito ao lado do ministro Waldez Góes para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais. Temos o desafio estratégico de contribuir para a redução das desigualdades, o aumento do PIB, a atração de investimentos e a geração de emprego na área de atuação da Sudene. Nosso compromisso é de fazer isso com diálogo, construindo pontes, retomando o papel de destaque da Sudene na construção de um Nordeste mais justo e igual. A solução para o Brasil passa pelo Nordeste. Como disse Celso Furtado, o ‘Nordeste não pesa ao Brasil’.”

Agenda – A governadora Raquel Lyra, acompanha a agenda do Presidente Lula nesta quarta-feira (07), em Pernambuco: às 09:30 horas, participa do lançamento do Novo Programa Farmácia Popular, no Compaz Escritor Ariano Suassuna (Av. Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro, Recife – PE); às 11:30 horas, participa da visita e inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco.

Disse“Em uma demonstração de união e força, estamos todos juntos para o desenvolvimento da Mata Norte e de todo o Estado. Por isso, iremos ultrapassar todos os desafios para permitir que nosso estado volte a crescer. Agradeço ao presidente Lula pelo compromisso com o Nordeste brasileiro e, sobretudo, com o estado de Pernambuco. O nosso governo está trabalhando incansavelmente para garantir o desenvolvimento de todo o Estado”.(Governadora Raquel Lyra, na visita do Presidente Lula ao Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, nesta terça-feira 06)

Derrotado – Na 10ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, que foi realizada nesta terça-feira (06), foi votado o Projeto de Lei 014/2023, de autoria do vereador Edson Henrique, o qual dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação nos veículos oficiais, de propriedade, locados ou a serviço da administração pública municipal,o mesmo foi derrotado por 9 x 2, com a ausência da vereadora Gal Mariano.

Hoje – Rotary Clube Sete Colinas, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), realiza nesta quarta-feira (07), às 10h30 o projeto “Plantio de Árvores”, que irá realizar a plantação de 80 mudas de Ipê, na comunidade da Cohab III, de frente à creche Zilda Arns. A atividade celebra os 80 anos do Rotary Clube de Garanhuns, um clube de reconhecida história e trabalho em prol do município.

Frase –  “Os governos Temer e Bolsonaro destruíram o Farmácia Popular, cujo propósito era o de oferecer medicamentos gratuitos ou a baixo custo para as pessoas. Asmáticos, cardíacos, hipertensos, diabéticos, muita gente se valia do programa e se viu abandonada pelo desmonte dele”.(Senador Humberto Costa)

Perguntar não ofende – O Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, desistiu de pleitear o cargo de vice-prefeito na chapa do prefeito Sandrinho?

Exclusivo: Prefeito da Ingazeira anuncia atrações da IX Fecaprio e data do Concurso Público

O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, anuncia nesta quarta-feira às 12 horas na Rádio Pajeú, as atrações da IX Feira de Caprinos e Ovinos – Fecaprio,que será realizada nos dias 22, 23 e 24 de Junho. Na oportunidade o prefeito ao lado do Presidente da Câmara de Vereadores, Argemiro Morais, anunciam a data do Concurso Público da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

Ao lado de Lula, ministra Luciana Santos visita polo automotivo de Goiana

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, acompanhou o presidente Lula, nesta terça-feira (6), em visita ao polo automotivo Stellantis, em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com ela, o local – que gera mais de 14 mil empregos diretos – simboliza a decisão política de investir no desenvolvimento regional e na industrialização, que voltam agora a ser prioridade no país.

O Polo Automotivo de Goiana foi implantado com um investimento de mais de R$ 11 bilhões e começou a ser concebido durante o segundo governo Lula, na gestão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.

“A visita resgatou esse fato histórico, que mudou a matriz econômica do Estado. Hoje, essa fábrica é uma das lideranças mundiais no setor automotivo, que agrega muita tecnologia e inovação e gera cerca de 60 mil empregos em toda a cadeia produtiva. Isso mostra a força de uma decisão política de enfrentamento da desigualdade regional e de reindustrialização”, disse a ministra.

Cerca de 85% dos trabalhadores que atuam na Stellantis são mão de obra local. Para além dos empregos diretos, a fábrica estimulou o desenvolvimento de toda uma cadeia de fornecedores. Após a instalação do polo, o PIB de Goiana – situada numa região que não possuía uma cultura automotiva e cuja economia estava baseada no corte da cana-de-açúcar – subiu 754%, do primeiro ano das obras da fábrica, em 2012, até 2019.

“Hoje Lula veio a Pernambuco ver os frutos de um processo histórico que ele foi capaz de construir e dizer que o Brasil voltou pra dar continuidade a essa retomada. É um momento de reconstrução nacional”, completou Luciana, comemorando a significativa presença feminina na indústria automotiva.

Durante a visita, aconteceu o ato simbólico de início da produção da picape Rampage, primeira da marca Ram a ser concebida e desenvolvida no Brasil. Ao discursar após conhecer as instalações da fábrica, o presidente Lula – que foi ovacionado pelos trabalhadores do polo – associou a fortalecimento da indústria nacional ao crescimento do país.

“Aqui, vi um pouco da fotografia do Brasil que a gente quer construir. Empresários querendo investir, trabalhadores satisfeitos com o que estão fazendo e lutando para ganhar mais. O estado e a cidade crescendo, com o povo vivendo em clima de paz, harmonia e tranquilidade”, afirmou.

Lula ainda se disse boquiaberto com os benefícios que a indústria trouxe para a cidade. “Não existe sonho maior que a independência econômica. Ter um trabalho bom, receber um salário justo e conseguir cuidar da família, sem depender de favor. E esse País pode ser assim. Aliás, já foi quase assim. O Brasil, para quem não recorda, foi a 6ª maior economia mundial. Mas caiu para a 12ª posição”, colocou. “Quero dizer aos empresários e trabalhadores que esse país vai voltar a crescer, vai voltar a ter crédito e vou trabalhar para que os estados do Nordeste sejam tratados da mesma forma que os do Sul”, continuou.

Em Goiana, governadora Raquel Lyra participa de visita ao Polo Automotivo Stellantis ao lado do presidente Lula

Um dia após o governo federal anunciar os incentivos para o setor automotivo, a governadora Raquel Lyra acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita ao Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, nesta terça-feira (6). Os gestores percorreram áreas da indústria e conheceram o quinto modelo a ser fabricado pela companhia em Pernambuco, a Ram Rampage. O momento representou o início da produção comercial do novo veículo, que será lançado ainda este mês.

“Em uma demonstração de união e força, estamos todos juntos para o desenvolvimento da Mata Norte e de todo o Estado. Por isso, iremos ultrapassar todos os desafios para permitir que nosso estado volte a crescer. Agradeço ao presidente Lula pelo compromisso com o Nordeste brasileiro e, sobretudo, com o estado de Pernambuco. O nosso governo está trabalhando incansavelmente para garantir o desenvolvimento de todo o Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O presidente Lula ressaltou que o Brasil vai crescer. “Esse país vai voltar a crescer, a ter crédito barato, e esse país vai trabalhar para que o Nordeste seja tratado da mesma forma equânime, como os estados do Sul. Eu fiquei boquiaberto com o que vocês conseguiram fazer em uma cidade do interior deste país. Se depender do nosso governo, essa fábrica vai continuar crescendo”, afirmou o presidente, que entregou simbolicamente uniformes da Stellantis a duas colaboradoras. 

Durante a solenidade, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, entregou uma placa de homenagem a Lula e relembrou a chegada da fábrica a Pernambuco. “Junto com o saudoso governador Eduardo Campos, com o vice-governador João Lyra, e com toda a equipe de Pernambuco, Lula protagonizou uma transformação verdadeira deste estado, logística e industrial”, disse Filosa.

A fábrica foi inaugurada há oito anos e já produziu mais de 1,3 milhão de automóveis. Atualmente, Pernambuco conta com 38 fornecedores para o Polo Automotivo Stellantis, gerando cerca de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Estiveram presentes os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; o chefe da Casa Civil, Rui Costa; os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa; os prefeitos do Recife, João Campos, e o de Goiana, Eduardo Honório Carneiro; os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, e da Assessoria Especial, Fernando Holanda, além de deputados federais e estaduais. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

TCE-PE julga legais contratações de concursados pela Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira

Durante a Sessão ordinária desta terça-feira (6), a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), julgou legais a admissão dos concursados realizada pela Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira no exercício financeiro de 2022., segundo o Blog do Nill Júnior.

À unanimidade os conselheiros seguiram o relator do processo, Conselheiro Substituto Ruy Ricardo que votou pela aprovação do provimento efetivo de cargos diversos, tendo como interessado o presidente da Câmara, Rubinho do São João.

A Primeira Câmara também concedeu o registro dos respectivos atos de admissão dos servidores. As informações foram divulgadas na Pauta Explicativa da Sessão desta terça-feira. Mais detalhes serão divulgados no Diário Oficial do TCE-PE. Leia abaixo a publicação do julgamento na Pauta Explicativa na íntegra:

Relator: CONSELHEIRO SUBSTITUTO RUY RICARDO

Processo: 22186086 Admissão de Pessoal realizada pela Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira no exercício financeiro de 2022, referente ao concurso público, para provimento efetivo de cargos diversos, tendo como interessado o Sr. Cicero Rubens de Lima Marinheiro. (Adv. João Batista Rodrigues dos Santos – OAB: 30746PE) (Adv. Paula Virginia da Rcha Moreira – OAB: 47295PE) (Adv. Valério Ático Leite – OAB: 26504PE).

Julgamento: A Primeira Câmara, à unanimidade, julgou legais as investiduras nos cargos públicos objeto dos autos, concedendo, consequentemente, o registro dos respectivos atos de admissão dos servidores listados nos Anexos I e II do Relatório de Auditoria.

Prefeitura de Garanhuns entrega obras de requalificação do Pacs Boa Vista

O Pacs Boa Vista é mais uma unidade requalificada e entregue pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O equipamento passou por reparos em toda a parte hidráulica, elétrica e estrutural que vão proporcionar um melhor atendimento aos moradores do bairro. Além disso, a Secretaria também implantou um consultório odontológico no local, ampliando o número de unidades com equipe de saúde bucal no município.

A entrega oficial da unidade foi realizada nesta terça (06), pelo prefeito Sivaldo Albino, ao lado da secretária de Saúde, Catarina Tenório, e do presidente da Câmara de Vereadores, Luizinho Roldão; em solenidade que também foi acompanhada por vereadores, secretários municipais, equipe de saúde e pessoas beneficiadas pelo serviço. “Estamos promovendo diversos investimentos na saúde, e em um único mês serão entregues três equipamentos requalificados. São obras que levam dignidade, em um espaço adequado para que os profissionais possam trabalhar, e a população seja atendida em um espaço adequado”, destacou.

Ao todo, já são 19 equipamentos de saúde requalificados e entregues à população. No local, o investimento foi de quase 200 mil reais em recursos próprios. A unidade também contou com uma emenda impositiva do vereador Alcindo Correia, visando a aquisição de equipamentos. Após o término das obras de requalificação, o Pacs Boa Vista volta a funcionar no imóvel localizado na rua Professora Júlia Brasileiro Vila Nova (próximo à Escola João da Mata).

Criador do Farmácia Popular, Humberto comemora relançamento do programa por Lula em Pernambuco

Primeiro ministro da Saúde de Lula, o senador Humberto Costa (PT) foi responsável pela criação de vários programas emblemáticos para o país na época em que comandou a pasta. Um deles, o Farmácia Popular, lançado em 2004, será retomado pelo governo federal, na vista que o presidente fará a Pernambuco, a partir desta terça-feira (06).

Para Humberto, é motivo de muita alegria ver uma política de assistência fundamental à população ser recuperada e trazida de volta ao dia a dia dos brasileiros. “Os governos Temer e Bolsonaro destruíram o Farmácia Popular, cujo propósito era o de oferecer medicamentos gratuitos ou a baixo custo para as pessoas. Asmáticos, cardíacos, hipertensos, diabéticos, muita gente se valia do programa e se viu abandonada pelo desmonte dele”, afirmou o senador, que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

O governo Temer, iniciado depois do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, fechou mais de 400 unidades próprias do Farmácia Popular. Em seguida, deu início a um processo de descredenciamento de farmácias privadas, chegando a encerrar contrato com mais de 1,5 mil delas em todo o país.

“Passaram a faltar itens básicos para as pessoas, especialmente os idosos. Então, é com muita alegria que vejo o presidente Lula vir a Pernambuco para relançar um programa tão importante como esse, que criamos há quase 20 anos. É a certeza de que o Brasil voltou. E voltou com um governo comprometido em cuidar das pessoas”, afirmou Humberto.

Criador também do Samu 192 e da Academia das Cidades, o senador participou, em abril passado, de uma solenidade com Lula, no Palácio do Planalto, para o relançamento do Brasil Sorridente, outro programa que criou quando ministro da Saúde entre 2003 e 2005 e, agora, será retomado e ampliado pelo governo do PT.

O relançamento do Farmácia Popular, com a presença de Lula e mais de 25 autoridades, ocorrerá às 9h30, desta quarta-feira (07), no Compaz Escritor Ariano Suassuna, bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

João Paulo Costa promove Audiência Pública para debater as condições do PROCON e ações para defender o consumidor pernambucano

Na manhã desta terça-feira (6), o Deputado João Paulo Costa promoveu e presidiu uma Audiência Pública que debateu a precariedade da estrutura física do PROCON PE. O Parlamentar, que é Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, realizou em abril uma visita institucional ao órgão e constatou as dificuldades enfrentadas pelos servidores.

“O objetivo dessa Audiência é ouvir, discutir e cobrar que o Governo do Estado possa dar mais condições ao PROCON PE. Realizei no final de abril uma visita institucional ao órgão e pude constatar a falta de condições para que os servidores possam trabalhar de maneira adequada. Nosso mandato está na luta pelo fortalecimento desse instrumento tão importante para defesa do consumidor pernambucano e do empreendedor que gera emprego e renda”, discursou João Paulo Costa.

Além da estrutura da sede do PROCON, foi debatido ainda a falta de orçamento, a interiorização do órgão e a insuficiência de recursos humanos para bem atender os consumidores pernambucanos. Participaram da mesa o Gerente-Geral da OAB-PE, Hugo Souza, o Secretário Executivo de Justiça e Promoções dos Direitos do Consumidor de Pernambuco, Anselmo Lima, o Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE, Joaquim Guerra, e representantes do Ministério Público, do PROCON Recife e do CREA.

Ao final, o Parlamentar pontuou ainda que a Comissão de Defesa do Consumidor, presidida por ele, discutirá a possibilidade de o PROCON PE ter mais autonomia, passando a atuar como uma autarquia, assim como funciona na Paraíba, que tem sido um exemplo positivo para todo o país.