Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura do Recife institui a Semana Municipal da Paradiplomacia no Recife

 

A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Recife e será realizada sempre na última semana de setembro de cada ano

 

Foi sancionada nesta segunda-feira (6), pela prefeita em Exercício do Recife, Isabella de Roldão, a lei que institui a “Semana Municipal da Paradiplomacia” do Recife. O principal objetivo da Semana é o incentivo ao intercâmbio de informações, cooperação técnica, criação de espaços de debate e, ainda, solidificar as relações entre países, estados e municípios em temas globais como sustentabilidade, planejamento urbano, migração e a Agenda 2030.

 

A data integrará o Calendário Oficial de Eventos do Recife e será realizada na última semana de setembro de cada ano. “Um dos principais objetivos da Semana da Paradiplomacia é promover iniciativas de Cooperação Internacional para o desenvolvimento da nossa cidade, a exemplo do desenvolvimento sustentável”, afirma Isabella.

 

Vale ressaltar que o Recife é o principal hub consular do Norte e Nordeste do Brasil, contando com mais de 40 consulados em atuação na capital pernambucana. “Com a Semana, vamos demonstrar o potencial estratégico da nossa cidade, a nossa capacidade de atrair investimentos e, o mais importante, de executar grandes obras, programas e projetos”, finaliza a prefeita em Exercício.

 

Participaram da solenidade de assinatura a cônsul-Geral da Argentina, Julieta Grande, Larissa Brucksy – cônsul do Reino Unido, Thales Castro – cônsul Honorário de Malta – e Rosa Sánchez-Cascado – diretora do Instituto Cervantes.

Reforma tributária: economistas criticam quantidade de exceções, mas defendem aprovação

Manifesto assinado por empresários e economistas de diferentes vertentes e divulgado nesta segunda-feira (6) afirma que o “limite razoável” para exceções na reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional “já foi atingido ou mesmo superado”.

 

Mesmo assim, o texto organizado pelo movimento Pra Ser Justo defende a aprovação do texto – que, agora, tramita no Senado na forma de um substitutivo do senador Eduardo Braga (MDB-AM).

 

Essas exceções incluídas na reforma tributária são benefícios dados a setores da economia que, pelas novas regras, teriam direito a pagar menos impostos sobre o consumo.

 

Segundo o manifesto, mesmo com essa lista de exceções, a reforma é “a mudança que o país precisa para construir um sistema tributário que impulsione o desenvolvimento econômico e social”.

 

“A tramitação da reforma tributária chegou a um momento decisivo e não podemos perder a oportunidade de aprová-la em definitivo em 2023. Os senadores e senadoras têm a responsabilidade de zelar por um modelo capaz de aumentar a produtividade e o crescimento do país, além de reduzir nossas desigualdades sociais e regionais.”, acrescentaram os economistas.

Garanhuns participa da Semana Nacional da Conciliação

O município de Garanhuns participa na próxima quarta-feira (08), da XVIII Semana Nacional da Conciliação. A ação que é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça, será realizada na área externa do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, das 8h às 13h, e conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Casa de Justiça e Cidadania (CJC), e ainda tem o apoio do Cejusc e das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação. Uma série de serviços sociais também serão ofertados à população.

Qualquer pessoa que tenha processo na justiça de matéria cível ou direito da família pode participar. “É importante lembrar que as audiências precisam ser agendadas até esta terça-feira, dia 07, pois para que uma sessão seja realizada ela precisa ser agendada anteriormente, até porque a gente precisa comunicar a outra parte que vai acontecer uma conciliação naquele dia”, explica o coordenador da Casa de Justiça e Cidadania de Garanhuns, Lucas Felipe.

Ações sociais – Em parceria com a Secretaria de Saúde, além de outros órgãos, entidades e empresas do município, serviços gratuitos estarão à disposição da população, entre eles: Odontomóvel com serviços de saúde bucal; ginástica laboral, massagem; negociação de dívidas pela Compesa; teste de visão e ajustes de óculos; aferição de pressão arterial e teste de glicose, entre outros. A CJC prestará informações nas áreas de Direito do Trabalho, do Consumidor, Imobiliário e de Família, além de solicitação de 2ª via gratuita das certidões de nascimento, casamento e óbito. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 99874-4073.

Crônica de Ademar Rafael

O GRANDE ENIGMA

Nas atividades que desenvolvo atualmente, consultor e instrutor de curso para jovens em busca do primeiro emprego, tenho que estudar bastante. Um dos temas presentes nos estudos é o comportamento dos consumidores. Descobrir como eles pensam e agem é a difícil tarefa.

Pertenço a uma geração que teve influência para o consumo de produtos e uso de serviços nas propagandas do rádio, depois da televisão e nos últimos anos das redes sociais. Durante as décadas de 1980 e 1990 as novelas e os programas televisivos para as crianças davam a senha para o que deveria ser usado, literalmente ditava regras e modas.

Com a pulverização das mensagens via redes sociais, com sua capacidade extrema em espalhar uma mensagem pelo mundo em segundos a cabeça do consumidor passa por um fenômeno que supera a capacidade de absorção, neste ponto o teor da mensagem é decisivo para ser captado.

O termo “efeito manada”, muito utilizado durante campanhas eleitorais pelos analistas de pesquisas ao tentar interpretar seus impactos na decisão do eleitor para sair do campo da dúvida para opção por este ou aquele candidato tem compatibilidade com o comportamento dos consumidores em suas compras. Essa separação também é tema de diversos estudos, as respostas são diversas.

O premiado professor e pesquisador Damon Centola, da Universidade da Pensilvânia – EUA, no livro “Mudança – Como as grandes transformações acontecem”, divulga parte dos seus estudos com base em pesquisas confiáveis e aponta que a disseminação do comportamento humano segue regras diferentes do que a propagação de um vírus, ou seja seguem padrões próprios. Decifrar esses padrões é a tarefa para sociólogos e operadores de marketing de massa. Quem descobrir essa trilha será detentor da informação mais desejada no mundo do consumismo. A busca está aberta, quem chegar na frente ganha o jogo do mercado.

Coluna do Finfa

Vistoriando – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve vistoriando as obras da tão sonhada pavimentação da Rua Maria Limeira Cândido. “São quase 3 mil metros quadrados de pavimentação ligando os bairros São Francisco e São José.A felicidade dos moradores é a minha felicidade em poder realizar esse grande sonho da população do local, proporcionando mais conforto, segurança e melhoria da qualidade de vida de todos que lá residem”, disse o gestor itapetinense.

Possibilidade – Estive paticipando ontem (05), do aniversário do amigo radialista e policial militar, Júnior Alves, em uma chácara na zona rural de Tabira. Na oportunidade, escutei muitos relatos sobre a campanha eleitoral de 2024 na cidade das tradições, e entre elas, duas me chamaram a atenção. A primeira quando um tabirense afirmou que a chapa poderá ser Flávio Marques como candidato a prefeito e o médico Dr. João Veras na vice, e a outra se por acaso Flávio Marques não tiver condições de sair candidato, seria seu irmão, o radialista Felipe Marques, entraria na disputa. Aproveitei e registrei o encontro dos três citados com o aniversariante do dia.

Lançamento – A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e diversos parceiros, apresenta o Projeto ROAD SHOW SOLAR, que será lançado nesta terça-feira (07/11), a partir das 9 horas, na Rua Tiburtino Nogueira, em frente ao Sassepe.

Vai distribuir – A Prefeitura de Flores, estará a partir desta terça-feira (07), através da Secretaria Municipal de Agricultura, começando a distribuição gratuita de doses da vacina contra a febre aftosa, uma iniciativa pioneira que demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento rural e a saúde pública.você poderá garantir a sua dose gratuita na sede da Secretaria de Agricultura. “Nossa campanha se estenderá até o dia 30 deste mês. Basta procurar as equipes da Secretaria de Agricultura, e assegurar sua vacina sem nenhum custo”, disse o prefeito Marconi Santana.

Título de cidadão – De autoria dos vereadores Nego Aurélio, Pedrão e Andryele Saraiva, foi aprovado na 7ª Sessão Ordinária do 2o Período Legislativo de 2023, realizada na última sexta-feira, 03 de novembro, o título de Cidadão do Município de Parnamirim-PE, ao ao Jornalista Silva Lima.Silva Lima tem uma ligação muito forte com o município, desde o ano de 2011 quando ainda estava nas fileiras do Exército Brasileiro e participou de diversas operações em nossa Cidade e continuando, mesmo após sua ida para a reserva. Agora como empresário da área da comunicação, Jornalista e Blogueiro, editor chefe do Blog do Silva Lima e locutor atualmente da Rádio Executiva FM, onde âncora o Programa Ponto a Ponto. Disseram o autores em sua justificativa.

Pagou – O pagamento da premiação do Edital nº 002/2023/DEMAIS ÁREAS CULTURAIS de Santa Terezinha, foi realizado. O edital visa valorizar e fomentar a cultura no município. O prefeito Delson Lustosa,parabeniza todos os agentes culturais selecionados e agradece o trabalho realizado.

Homenageou – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, prestou ontem sua homenagem na sua rede social, ao o aniversariante deste domingo (05), o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Jucá. “Hoje parabenizo meu genro Paulo Jucá, que para mim sempre foi um filho, uma pessoa a qual sempre tive orgulho e sempre admirei. Um homem íntegro, sério, um excelente pai e marido, um bom filho e grande profissional. Que Deus continue te abençoando e proporcionando essa data por muitos e muitos anos. Saiba que sempre poderá contar comigo. Um forte abraço”.

Moção – Estarei na noite desta segunda-feira (06), na Câmara e Vereadores de Tabira, onde recebo mais uma ‘Moção de Aplausos’, pelos 11 anos do blog. A autoria foi do Presidente Valdemir Filho e aprovada por unanimidade. Agradeço a todos os legisladores tabirenses, pela homenagem. Meu muito obrigado.

Você sabia – Que Petrolândia, localizada no Sertão de Itaparica, é um dos municípios que se destacaram em Pernambuco no relatório publicado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN que avaliou as contas de 5.240 cidades, onde vive 97,1% da população brasileira. Em comparação com 2021, quando teve que colocar a casa em ordem, o prefeito Fabiano Marques (Republicanos) conseguiu levar Petrolândia do 76º lugar para o 17º no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) no estado.

Perguntar não ofende – A aposta de quem tem mais votos nas eleições de 2023, do vereador de Afogados da Ingazeira Vicentinho com o ex-vereador Zé Negão, já foi resolvida?

Duque parabeniza Hospital São Vicente pelo Prêmio Sindhospe de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde

O Hospital São Vicente, de Serra Talhada, recebeu o Prêmio Sindhospe de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde. O reconhecimento foi concedido por causa dos trabalhos prestados à população e contribuição ao polo médico de Pernambuco.

O deputado estadual Luciano Duque parabenizou a unidade de saúde pelos serviços prestados. “O Hospital São Vicente realiza um trabalho essencial para a saúde pública nas regiões do Pajeú e do Moxotó. Dr. Clóvis Carvalho Filho e Shirley Oliveira estão de parabéns. A unidade de saúde segue crescendo e se modernizando, tornando-se referência na média e alta complexidade no Sertão de Pernambuco”, celebrou.

O Hospital São Vicente foi fundado em 1969 pelo médico e ex-deputado federal Inocêncio Oliveira. Uma unidade de saúde bem estruturada, equipada com um moderno parque tecnológico, equipe multidisciplinar qualificada e rigoroso cumprimento das normas técnicas.

Câmara dos Deputados aprova criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil

A Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, o Projeto de Lei n•1434/2011, que institui o Plano Nacional de Assistência Estudantil, o PNAES. A relatora Alice Portugal acolheu a proposta do deputado Pedro Campos e incluiu no texto do PL a possibilidade da União celebrar convênios com estados e municípios para financiar os programas de assistência estudantil para as universidades estaduais e municipais. A matéria segue agora para análise do Senado.

“Essa foi uma vitória dos estudantes. A ampliação do acesso à educação superior e à educação profissional científica e tecnológica deve vir junto às ações que promovam a permanência dos nossos jovens na graduação. O PNAES será um instrumento para isso”, afirmou.

O PNAES é destinado a enfrentar desafios de estudantes em vulnerabilidade econômica, como moradia, questão básica para os que mudam de cidade para estudar, além de assistir áreas como a subsistência, transporte, alimentação, a assistência à saúde, a necessidade de aquisição de material de estudos, dentre outras necessidades.

“O projeto fortalece a permanência dos nossos jovens no ensino superior. A falta de recursos para custear despesas é uma forte causa de evasão estudante”, ponderou o deputado”, concluiu o parlamentar.

Alepe alerta consumidor sobre direitos na Black Friday em audiência pública

Com a chegada da Black Friday no próximo dia 24, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará uma Audiência Pública nesta segunda-feira (6) com o objetivo de esclarecer sobre direitos do consumidor e orientá-lo na proteção contra eventuais fraudes.

O debate acontece no âmbito da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe, às 9 horas, no auditório Ênio Guerra, no 4º andar do Anexo I da Assembleia, na Rua da União.

A audiência contará com a participação dos principais órgãos de defesa do consumidor do Estado como Procon, OAB, Ministério Público e representantes da sociedade civil.

A iniciativa do debate é do deputado João Paulo Costa (PCdoB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe. “Vamos receber palestrantes especialistas na temática do consumidor e a sociedade civil organizada para essa discussão. A Black Friday é um período muito convidativo para o consumo e nós queremos garantir que os consumidores pernambucanos não sejam vítimas de fraudes”, esclarece o parlamentar.

6ª Feira de Empreendedorismo: segunda noite marcada pela tradição

A tradição, a cultura em estado pleno de graça, marcou a segunda noite da 6ª Feira de Empreendedorismo, com a apresentação do coco negros e negras do Leitão da Carapuça, comunidade de remanescestes de Quilombolas de Afogados da Ingazeira.

O grupo, que recentemente trouxe orgulho para Afogados, se tornando um patrimônio vivo da cultura Pernambucana, abriu as apresentações culturais na segunda noite da feira.

Após a apresentação, o público conferiu a palestra “Os Cinco Passos do Sucesso”, com a youtuber, palestrante e especialista em antifragilidade, Dani Amaral.

A banda Nova Engrenagem, de Afogados, levou ao público o pop rock nacional. E para encerrar a noite, o cantor Wagner Fernando trouxe para o palco o melhor do repertório sertanejo.

Foi mais uma noite bastante movimentada, com a feira de negócios atraindo um excelente público.

O encerramento da Feira acontece neste Domingo (05). Confira a programação:

19h – Poetisa Elenilda Amaral
19h30 – Apresentação de dança
20h – Desfile de moda
22h – Forró D3