Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura de Flores reforça investimentos no Bairro Espedito Marques

A Prefeitura de Flores deu início ao projeto de pavimentação em paralelepípedo no bairro Espedito Marques, visando melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores.

Além da pavimentação, o local já recebeu importantes melhorias, como a instalação de rede elétrica e luminárias, bem como a implantação de uma rede hidráulica.

O prefeito Marconi Santana, destacou a importância desse olhar da gestão municipal para infraestrutura do bairro. Ele ressaltou: “Firmamos o compromisso de levar investimentos em infraestrutura, que já chegaram e estão transformando não só o bairro, mas também o dia a dia dos moradores de lá.”

Essa iniciativa representa um passo significativo no desenvolvimento e na valorização do Bairro Espedito Marques, que agora desfrutará de ruas pavimentadas em paralelepípedo, proporcionando mais acessibilidade e dignidade para os moradores.

A Prefeitura de Flores reafirma o seu compromisso de continuar investindo em melhorias nas diversas regiões do município, promovendo o bem-estar e o progresso da municipalidade.

Waldemar Oliveira presta homenagem aos 198 anos do Diário de Pernambuco

“Me congratulo com o nosso Diário de Pernambuco nos seus 198 anos de história na comunicação do Estado. Ainda na minha infância já acordava com o Diário em cima da nossa mesa de café da manhã e ali sempre acompanhei o quanto o jornal foi testemunha dos principais acontecimentos, com cobertura local, nacional e mundial.

Sempre informando com isenção, mas também sempre tomando posição lúcida, quando um impasse envolvesse questões de relevância pública.

Ainda hoje estamos com o Diário de Pernambuco nas nossas mesas, mas também nos novos meios de acesso como, computadores, tablets e celulares.

Os 198 anos deste periódico nos orgulha muito, em ver que além de guardar uma história gloriosa, também vislumbra o futuro com as novas tecnologias.

Parabéns a todos que fazem o nosso DP”.

Waldemar Oliveira
Deputado Federal

Coluna do Finfa

Moção de Aplausos – Estive na noite desta segunda-feira (06), na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Tabira, para receber a Moção de Aplausos, pelo 11 anos deste blog, uma autoria do Presidente vereador Valdemir Filho, e aprovada por unanimidade.

Estiveram presentes os seguintes parlamentares, Valdemir Filho, Eraldo Moura, Ilma Rocha, Edmundo Barros, Vianei Justo, Didi de Heleno, Pipi da Verdura, Kleber Paulino e Socorro Veras, além do Secretário de Governo da Prefeitura Municipal, Tadeu Sampaio, representantes da Associacao Dos Deficientes De Tabira – Adet, entres outras.

Gostaria de agradecer esta honraria, que os parlamentares tabirense, me concedeu, pelo trabalho árduo que prestamos durante estes 11 anos.(Fotos: Cícero Leite)

Participou – A prefeita de Serra Talhada, e presidente da Amupe, Márcia Conrado, participou ontem (06), a convite da Fecomércio PE, do Fórum de Debates sobre impactos dos projetos de infraestrutura na região. “Uma noite de muito aprendizado com a palestra do economista Luiz Maia; apresentação do Grupo Asa Branca, feito pelo diretor executivo da TV Asa Branca, Willame Júnior; e também conhecemos um pouco mais sobre o Cartão do Empresário. Serra Talhada é a cidade que mais cresce no Sertão do Pajéu e se tornou a segunda na geração de emprego e renda em todo o Sertão pernambucano”, disse a gestora.

Já instalou – O prefeito de Venturosa, Eudes Tenório, comunicou que a população da Vila do Tará e do Distrito do Grotão, serão beneficiadas, cada uma, com um Dessalinizador, que já foram instalados e que no máximo em uma semana irão servir aos seus moradores, oferecendo água de qualidade. “É assim que trabalhamos e continuaremos trabalhando, servindo ao povo, sem distinção de cor partidária, fazendo de Venturosa uma cidade de todos”,disse Eudes.

Exonerado – Após registrarem fotos com o deputado estadual Luciano Duque e osvereadores opositores da prefeita de Serra Talhada, o chefe de gabinete da prefeita Márcia Conrado, Jailson Araújo, foi exonerado do cargo no Governo Municipal. “Foi uma reunião tranquila, comigo, a prefeita, e o vice-prefeito Márcio Oliveira. Resolvi entregar, porque fui voto vencido dentro do projeto que eu queria dentro do grupo. Mas saio de cabeça erguida”, disse Jailson ao Farol de Notícias.

Visitou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, estevevisitando a Casa do Apoio do seu município em Recife, que aloja florenses que precisam de tratamento médico na capital. “E é com grande alegria que anuncio o início dos trabalhos de novas intervenções e de uma ampla reforma nesse espaço tão importante. Já adquirimos novas camas e itens para cozinha, visando aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento e a receptividade daqueles que aqui encontram abrigo. Nossa missão é proporcionar um ambiente acolhedor e confortável, onde todos se sintam bem-vindos e amparados em momentos de necessidade”, disse Marconi.

Encerrou – A Prefeitura de Santa Terezinha, em parceria com a Secretaria de Políticas Sociais, realizou o encerramento do Mês do Idoso, celebrado em outubro, quando se comemora o Dia Mundial do Idoso. O evento contou com a presença de idosos que participam do SCFV de Santa Terezinha e da Vila do Tigre, onde aconteceu diversas atividades, com música, dança e brincadeiras.

Publicou – A Secretaria de Educação de Garanhuns publicou nesta segunda-feira (06) o edital para a participação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um concurso de fotografia. Matriculados em uma das três escolas que oferecem a modalidade de ensino poderão se inscrever. Todos os detalhes estão disponíveis no Edital, publicado no site da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br), na área de Serviços para o Cidadão. O 1° colocado ganhará a premiação de 1.500 reais, o 2° lugar será premiado com o valor de mil reais e o 3º com 700. As fotografias serão submetidas também à votação popular em duas categorias: Fotografia artística em preto e branco e Fotografia Artística Colorida.

Disse“Solicitei o apoio da governadora Raquel Lyra para a questão do abastecimento de água em Serra Talhada. Ontem pela manhã, moradores do Alto da Conceição, São Cristóvão, Cohab e Ipsep realizaram protesto em caminhada pelas ruas da cidade. Eles pedem às autoridades e à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) uma solução definitiva para o desabastecimento que atinge diversos bairros do município”. (Deputado estadual Luciano Duque, na tribuna da Alepe nesta segunda-feira).

Perguntar não ofende – O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares e o vereador Vicentinho, já tiveram uma conversa reservada, após a entrevista do parlamentar na semana passada?

Petrolina está entre as cidades que mais geram emprego no Nordeste

Petrolina, no Sertão do São Francisco, continua sendo destaque na geração de empregos no Nordeste e em Pernambuco. A cidade, que segue em um crescente desenvolvimento alavancado pelo agronegócio, fechou o mês de outubro com mais de 4 mil empregos criados com relação ao ano passado. Com isso, o município ocupa atualmente o primeiro lugar na geração de empregos no interior do estado e o segundo de Pernambuco, ficando atrás apenas de Recife. Os dados foram divulgados por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho (MT).

Segundo o levantamento, no comparativo de todas as cidades do Nordeste, a cidade sertaneja ocupa a 12º colocação. Já na lista de cidades que não são capitais, a posição sobe para quarto lugar, atrás, apenas, de Lauro de Freitas, Mossoró e Feira de Santana. Em pujante desenvolvimento, um terço dos postos de trabalho gerados em Petrolina foram no agronegócio. Os setores de serviços e de comércio, também foram contribuintes para esse resultado positivo. Atualmente, a cidade possui mais de 77 mil empregos formais.

De acordo com o prefeito Simão Durando os números refletem o momento positivo e de crescimento que a cidade vive nos últimos anos. “Petrolina está se desenvolvendo, crescendo, muitas obras em andamento, e isso gera emprego, renda e oportunidades. O IBGE já havia divulgado que nossa cidade tinha o segundo maior crescimento populacional no Nordeste. Agora, o Ministério do Trabalho volta a grande geração de empregos. É um ritmo intenso e consistente que vem desde 2017, com políticas de incentivo ao emprego e atração de novos negócios. Petrolina continua sendo orgulho de Pernambuco e vem muito mais por aí porque os investimentos e o trabalho não para na ‘Terra dos Impossíveis’”, destacou o prefeito.

Fotógrafo Wesley D’Almeida será homenageado na Câmara Municipal do Recife

O fotógrafo Wesley D’Almeida, um dos nomes mais prestigiados do fotojornalismo e da fotografia política de Pernambuco, será homenageado em sessão solene na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (7), às 18h. O evento, proposto pelo vereador Ebinho Florêncio (Podemos), terá o objetivo de agraciar comunicadores, profissionais de mídias sociais e fotógrafos que desempenham diariamente o trabalho de informar a população, em diversas plataformas, por meio de seu talento e profissionalismo.
Wesley D’Almeida tem uma trajetória de mais de dez anos de serviços prestados especialmente para a comunicação pública, com trabalhos em secretarias como a de Governo e Participação Social e a de Imprensa da Prefeitura do Recife e na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco. Atualmente em sua segunda passagem pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o profissional atua na fotografia política de parlamentares de diversos espectros políticos e também a serviço da comunicação do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Também é colaborador de agências de notícias de alcance nacional e tem em seu currículo a exposição “Água para todos: não deixe ninguém para trás”, na Alepe, que contou com imagens dele, além da indicação como finalista do Concurso Nacional da Contraladoria-Geral da União (CGU).
Para o fotógrafo, ser homenageado na Câmara Municipal é um reconhecimento que estimula a continuidade de seu trabalho. “Ao longo dos anos, cultivei uma relação próxima com todas as pessoas com quem trabalhei e um bom trânsito entre personalidades dos mais diferentes espectros políticos. Isso tem sido muito importante pra fazer com que o material que eu produzo seja o mais completo possível. As pessoas e instituições já reconhecem isso nas minhas redes. É uma satisfação saber que elas gostam de ver, através das minhas lentes, um retrato fiel dos fatos da política e tantos outros conteúdos que compartilho”, avalia.

Nova ação criminosa em unidade da Compesa no Agreste

Um novo ato de vandalismo contra o  patrimônio público ocorreu na madrugada do último sábado (4), acarretando prejuízo ao abastecimento de água de três cidades do Agreste. Uma  estação elevatória (sistema de bombeamento), localizada no município de Bom Jardim e que faz parte do Sistema Palmeirinha, foi alvo da ação criminosa. Os ladrões levaram cabos além de danificarem os equipamentos do quadro elétrico, levando à suspensão do fornecimento de água dos municípios de Bom Jardim, João Alfredo e Orobó.

A Compesa está realizando o levantamento de todos os materiais e equipamentos  furtados para retomar a operação da unidade o mais breve possível.

Esse foi  o quinto furto registrado no sistema em um período de oito meses. Foi registrado o Boletim de Ocorrência (BO) e o fato está sendo investigado pelas autoridades policiais.

Para coibir essas ações, a Compesa está solicitando o apoio da Secretaria de Defesa Social  para o desenvolvimento de estratégias e  operações que visem a  identificação dos criminosos. Além disso, medidas adicionais estão sendo adotadas para monitorar as unidades operacionais da empresa com maior incidência de furtos de equipamentos.

Afogados vivenciou última noite da maior feira de empreendedorismo de sua história

A última noite da 6ª Feira de Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira foi abençoada pela chuva, que há muito não caía na cidade, e que é tão saudada pelo povo sertanejo.

Apesar da chuva, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, prestigiou o evento e fez questão de visitar os Stands, ao lado do vice-prefeito Daniel Valadares e do secretário de administração e desenvolvimento econômico Ney Quidute.

No stand da rádio Pajeu, o Prefeito concedeu uma entrevista ao comunicador André Luís, avaliando o evento. “Fizemos a maior edição da feira de empreendedorismo de Afogados, na palavra dos próprios empreendedores. Sinal de que estávamos certos em apostar na feira como um instrumento importante de geração de renda, de oportunidades e de negócios, fazendo a roda da nossa economia girar,” destacou Sandrinho.

A noite também foi de desfile de modas e de apresentações da poetisa Elenilda Amaral, de grupos de dança e da banda Forró D3.

A 6ª feira contou com 140 Stands e mais de 200 expositores. O Sebrae está sistematizando os dados coletados com os empreendedores que participaram da feira para apresentar os números do evento e o volume de negócios gerados.

A 6ª feira de empreenderíamos de Afogados da Ingazeira foi uma realização da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, com o apoio do CDL/Afogados, Sebrae, Sesc, e patrocínio do Governo de Pernambuco, através da agência de desenvolvimento econômico de Pernambuco (ADEPE) e Acesso Telecomunicações.

Juntos pela Segurança: Governo de Pernambuco anuncia concurso público com 214 vagas para a Polícia Científica

O Governo de Pernambuco vai realizar concurso público para o preenchimento de 214 vagas para a Polícia Científica. A novidade foi anunciada pela governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (6). A resolução que autoriza a Secretaria de Administração (SAD) e a Secretaria de Defesa Social (SDS) a aplicarem o certame foi assinada pela gestora e será publicada no Diário Oficial do Estado de amanhã. Serão 77 vagas para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. Nos últimos 10 meses, já foram anunciados pelo governo estadual concursos para 2.400 vagas para praça da Polícia Militar, 600 vagas para praça do Corpo de Bombeiros Militar, 300 para oficial da Polícia Militar e 60 para oficial do Corpo de Bombeiros. Já o concurso para a Polícia Civil terá 445 vagas, sendo 250 para o cargo de agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegados. Somando todas as forças de segurança, estão sendo abertas 4.019 vagas.
 
“A recomposição de pessoal nas forças de segurança do Estado é nossa prioridade. Durante este tempo de gestão nós já entregamos 724 novas viaturas para a PM, 20 para a Polícia Penal, além de 7 mil coletes balísticos para policiais militares e 1 mil para os policiais civis. Nós estamos caminhando firmes no propósito de construir um Estado mais seguro. Estamos investindo na prevenção à violência, na garantia de mais agilidade na elucidação de crimes e maior segurança para toda a população”, declarou Raquel Lyra.
 
A secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza, enfatizou a importância da medida. “Este concurso público irá auxiliar na recomposição do efetivo da Polícia Científica de Pernambuco, contribuindo para a política de segurança pública estadual e também trazendo benefícios para toda a população”, destacou.
 
A resolução determina, ainda, que será criada uma comissão, presidida pela SAD e com participação da SDS, para tratar dos procedimentos de abertura do concurso. O documento informa, também, que será publicada uma portaria conjunta entre as secretarias, detalhando os termos e condições para a realização do certame.
 
Desde o início de 2023, a gestão estadual já empossou 338 policiais penais aprovados em concurso de 2021. Além disso, já entregou 724 novas viaturas para a Polícia Militar, 20 para a Polícia Penal, além de 7 mil coletes balísticos para policiais militares e 1 mil para os policiais civis de Pernambuco. O Executivo estima o investimento de R$ 1 bilhão no setor de segurança até o fim de 2026.

Protocolo Violeta é regulamentado no Recife

A Prefeitura do Recife deu mais um passo importante no âmbito das políticas públicas voltadas para as mulheres. Na tarde desta segunda-feira (6), em seu gabinete, a prefeita em exercício, Isabella de Roldão, assinou o decreto que regulamenta a Lei Municipal nº 19.061, sancionada em maio, que institui o “Protocolo Violeta”. Com isso, será criada uma rede de enfrentamento à importunação sexual nos espaços de lazer noturnos, prevenindo e enfrentando a violência contra as mulheres. O protocolo também vai promover o acolhimento da pessoa em situação de violência.

“Hoje a gente tem a alegria de dizer que de fato o Protocolo Violeta está regulamentado na nossa cidade. Recife é a primeira cidade do Brasil a se referir a este assunto. É preciso entender que as mulheres podem e devem transitar pelos espaços públicos. Recentemente, a gente assumiu o compromisso de tornar o Recife uma cidade não-sexista até 2037 e esta é uma pauta essencial e que está diretamente ligada a uma cidade não-sexista. Com o Protocolo Violeta, as pessoas que trabalham nos estabelecimentos vão ser formadas para terem um olhar atento à questão da violência contra a mulher”, destacou Isabella de Roldão.

O projeto de lei que deu origem ao Protocolo Violeta é de autoria da vereadora Cida Pedrosa e da vereadora licenciada, atual Secretária-Executiva dos Direitos dos Animais, Andreza Romero. O documento foi baseado no “Protocolo No Callem”, de Barcelona, Espanha. O No Callem foi a ferramenta que possibilitou a prisão do jogador brasileiro Daniel Alves por estupro.

“Hoje é um dia histórico, precisamos, de verdade, proteger as nossas mulheres, acolhê-las quando elas forem vítimas de violência. Para nós, mulheres que estivemos em espaço privado, trabalhando, cuidando da nossa casa e dos nossos filhos, o espaço público se tornou um lugar extremamente adverso. Por isso que as mulheres são importunadas em espaço público, porque é como se esse espaço não fosse nosso direito”, argumentou Cida. “A regulamentação desta Lei vai fazer com que espaços como bares, hotéis e academias se tornem espaços mais amenos. Porque a partir dessa regulamentação do Protocolo Violeta nós teremos esses estabelecimentos comerciais obrigados a acolher mulheres vítimas de violência. Eles terão que formar os seus trabalhadores e trabalhadoras para acolher, ouvir a partir do olhar da mulher”, completou ela.

De acordo com a Secretária da Mulher, Glauce Medeiros, o Protocolo Violeta é mais uma ferramenta eficiente no enfrentamento à violência contra a mulher: “O Recife dá mais um passo para proteger as mulheres. Nossa cidade já tem várias políticas e equipamentos para proteção das mulheres em situação de violência, sobretudo com dispositivos para a questão da violência doméstica e familiar. Com estas leis, avançamos na proteção dessas mulheres da violência sexista urbana. A lei vai possibilitar a formação e a capacitação dos profissionais para que possam perceber quando essa mulher estiver em situação de violência e possam atuar para contribuir com a segurança delas, podendo acionar tanto a Polícia quanto os demais serviços de proteção à mulher.”

São princípios do Protocolo Violeta: a atenção à pessoa em situação de violência, o respeito às decisões dessa pessoa, a repreensão à atitude do agressor e o distanciamento da pessoa em situação de violência, além da garantia da privacidade e da presunção de inocência da pessoa em situação de violência.

Os estabelecimentos vão precisar adotar ações tais como promover formação aos seus funcionários sobre como proceder em casos de violência e importunação sexual, e formação sobre igualdade de gênero e respeito à diversidade; além disso, deverão garantir o distanciamento entre a pessoa em situação de violência e as pessoa indicada como agressoras, removendo-as do estabelecimento caso necessário. O registro de vídeos captados por câmeras de segurança, de acordo com o protocolo, será armazenado pelo prazo mínimo de 180 dias após a ocorrência do caso. Também serão afixados cartazes informando que o estabelecimento adere ao “Protocolo Violeta” e divulgando formas de pedir ajuda e denunciar a violência.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher do Recife, realiza trabalhos contínuos para promover mais segurança e qualidade de vida às mulheres. Confira alguns serviços:

Centro de Referência Clarice Lispector – O Centro de Referência Clarice Lispector acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito.