Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Câmara aprova projeto que inclui fisioterapia no SUS para pacientes que fizeram cirurgia de câncer de mama

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3436/2021, que inclui a garantia de assistência fisioterapêutica no SUS aos pacientes submetidos à cirurgia de mastectomia. O projeto, de autoria da deputada Maria Rosas (REPUBLICANOS/SP), com relatoria da deputada Iza Arruda (MDB/PE) foi aprovado por unanimidade.

A relatora deputada Iza Arruda (MDB-PE), que é fisioterapeuta comemorou a aprovação do projeto, que, segundo ela, é um avanço para a saúde das pessoas que lutam contra o câncer de mama. “É um dia de alegria para mim, como fisioterapeuta e como mulher, ver esse projeto aprovado. A fisioterapia é essencial para a recuperação dos pacientes que passam por mastectomia. Ela ajuda a melhorar a mobilidade, a força muscular e a qualidade de vida desses pacientes”, completou a parlamentar.

O projeto altera a Lei 9.797/1999, que já garante a cirurgia plástica reparadora da mama pelo SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. Com a aprovação do projeto, os pacientes submetidos à mastectomia também terão direito à fisioterapia durante o pré-operatório, pós-operatório e no período de reabilitação.

A deputada Iza Arruda explica que a fisioterapia é importante para ajudar os pacientes a se recuperarem da cirurgia, a melhorar a mobilidade e a força muscular e a prevenir complicações.

O projeto agora segue para o Senado Federal.

Prefeito de Garanhuns participa de solenidade em Brasília nesta quarta-feira (08)

O sonho do Agreste Meridional vai começar a ser realizado. O Presidente Lula e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinam nesta quarta-feira (8), a Ordem de Serviço para início das obras de duplicação da BR-423, inicialmente no trecho São Caetano/Lajedo, de cerca de 43 km.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, estará presente na solenidade, atendendo convite do Palácio do Planalto. O gestor municipal sempre acreditou na realização da obra, principalmente agora com Lula. “Um orgulho para o município ter um conterrâneo como Presidente da República, destravando esta obra tão sonhada, que vai impactar positivamente o desenvolvimento regional, em vários segmentos econômicos, a exemplo do turismo e agropecuária. A atual rodovia, com pista simples, tem sofrido com intenso tráfego diário, e se tornou muito perigosa e fatal ao longo dos anos. Além disso, este trecho da BR-423 é essencial para o Nordeste, com a grande movimentação de cargas que circula pela rodovia federal.” – afirma o prefeito.

A segunda etapa da obra será o trecho Lajedo/Garanhuns, de cerca de 40km, mas toda a obra já está no planejamento do Novo PAC, com investimento garantido total de mais de R$ 550 milhões.

Compesa abre processo seletivo para estágio

Estão abertas até o dia 13 de novembro as inscrições para o processo seletivo da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) destinado à contratação de estagiários em 2024. Os aprovados terão a oportunidade de realizar atividades práticas nas unidades operacionais da Companhia. Serão oferecidas 48 vagas para estudantes dos cursos de nível técnico e superior, sendo 10% delas reservadas a pessoas com deficiência. As orientações para o processo seletivo estão disponíveis no site da Compesa, no endereço eletrônico www.compesa.com.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no portal do CIEE, pelo endereço www.ciee-pe.org.br. O certame também contará com vagas para cadastro de reserva.

Estão sendo oferecidas oportunidades para alunos dos cursos de nível superior de Administração, Engenharias, Contábeis, Direito, Jornalismo, Química, Ciências Biológicas e da Computação, dentre outros e, para os de nível técnico, estudantes dos cursos de Téc. em Administração, Téc. em Eletrotécnica, Téc. em Segurança do Trabalho, Téc. em Saneamento e Téc. em Química.

As provas serão realizadas no dia 25 de novembro de forma presencial para os candidatos da Região Metropolitana do Recife, e pela Internet para os inscritos no interior do estado, dos municípios de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Lajedo, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão.

O processo seletivo será realizado através de provas com 20 questões de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório, com avaliações de Português, Atualidades e Raciocínio Lógico. Os candidatos devem ter disponibilidade para estagiar por quatro horas diárias e 20 horas semanais.

Os candidatos aprovados receberão uma bolsa no valor de R$ 627,00 para os de nível superior e de R$ 430,00 para os de nível técnico, além de auxílio-transporte de R$ 180,40 para todos os níveis.

Ao lado do presidente Lula e do ministro dos Transportes, governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço da duplicação da BR-423

 
A governadora Raquel Lyra participa, em Brasília, nesta quarta-feira (8), ao lado do presidente Lula e do ministro dos Transportes, Renan Filho, da solenidade de assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-423, no trecho de 43,1 quilômetros entre os municípios de São Caetano e Lajedo, no Agreste. A duplicação da malha viária vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando emprego durante a execução da obra e, quando concluída, a melhoria na fluidez e na segurança do fluxo de veículos e cargas.

Alepe lança selo antirracista e homenageia ativista Marta Almeida

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lançará, nesta sexta-feira (10), o ‘Selo Alepe Antirracista’ que visa demarcar todas as ações do Poder Legislativo em relação ao tema que passam a ser realizadas permanentes. O lançamento acontece no encerramento da 1ª Jornada Alepe Antirracismo, iniciativa pioneira em relação às demais assembleias do país.

Dentre as primeiras ações que trarão o selo da Alepe está um curso de letramento antirracismo, com duração de seis meses, voltado para servidores da Casa, que lidam com atendimento ao público, e para a população em geral. Serão 120 vagas divididas em duas turmas com inscrições gratuitas a serem anunciadas em breve pela Escola do Legislativo (Elepe).

Racismo monitorado

O ‘Selo Alepe Antirracista’ também assinará o lançamento de livros, apoio a grupos e movimentos culturais, cujas atividades estão voltadas para o tema, e o projeto de construção de indicadores, a partir do acompanhamento de denúncias de racismo no Estado, que será feito por uma estrutura a ser montada na Alepe.

“Esse selo antirracista é uma marca que será usada permanentemente. A Alepe se compromete em estar nessa luta, que é uma luta mundial. Em todas as atividades para a questão antirracista e a causa negra a Casa usará o selo”, explicou o superintendente geral da Assembleia Legislativa, Isaltino Nascimento.

Além do lançamento do ‘Selo Alepe Antirracista’, será entregue nesta sexta (10) aos familiares da ativista da causa negra, Marta Almeida, uma placa e a cópia do Projeto de Lei que cria a medalha em homenagem à coordenadora do Movimento Negro Unificado em Pernambuco. O projeto foi aprovado nesta terça-feira (07) na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.

A proposição da medalha, uma iniciativa da Mesa Diretora da Alepe, tem por objetivo homenagear pessoas físicas e jurídicas que atuam no combate ao racismo. Marta Almeida é uma ex-militante histórica do movimento negro pernambucano que faleceu aos 43 anos em setembro deste ano.

Comunicado

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) informa que, por motivo de agenda do Governo Federal, a ministra da Igualdade Racial (MIR), Anielle Franco, não participará da 1ª Jornada Alepe Antirracista. A secretária executiva do MIR, Roberta Eugênio, representará a ministra no encerramento do evento, nesta sexta-feira (10/11).

Prefeitura do Recife investe mais de R$ 4,5 milhões em complexo educacional na Mustardinha

Além da nova Creche Escola Municipal, com 240 vagas, local também vai receber um Centro de Referência da Primeira Infância (CRIAR), que será construído no casarão histórico do Engenho do Mocotó. Prefeito João Campos visitou espaço nesta terça-feira (7)

 

Com o objetivo de expandir a estrutura física da rede municipal de ensino e avançar com os indicadores da educação, a Prefeitura do Recife está investindo mais de R$ 200 milhões para requalificar unidades e construir novas escolas e creches em toda cidade. Nesta terça-feira (7), o prefeito João Campos visitou a nova Creche Escola da Mustardinha, no bairro de mesmo nome, unidade que vai se somar à rede municipal de ensino e reforçar o número de vagas em creches. O prefeito também anunciou a construção de mais um Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (CRIAR) no mesmo terreno da unidade, onde está sendo realizada a recuperação do casarão histórico do Engenho do Mocotó. Este será o segundo equipamento do tipo construído na cidade. O investimento no novo complexo de educação é de mais de R$ 4,5 milhões.

 

“A gente está na Mustardinha e essa é uma obra de construção de uma nova unidade que faz parte das 160 obras simultâneas que a gente tem só na Secretaria da Educação. Aqui, vão ser 240 vagas geradas. O projeto original previa 120, mas a gente conseguiu ampliar o número, deslocando a área administrativa para um prédio vizinho, priorizando a criação de novas vagas”, explicou o prefeito João Campos. “Vale lembrar que a gente já gerou mais de 6.500 vagas de educação infantil desde o início da gestão. Foram 4.000 novas vagas de creche e 2.500 vagas de pré-escola. A gente já está em 70% da meta de duplicar o número de vagas em quatro anos e fiquem certos que a gente vai bater com muito gosto e fazendo história, porque a gente tem compromisso e sabe fazer”, acrescentou.

 

A Creche Escola da Mustardinha está sendo construída em um terreno de 1.665,17 m² e terá uma área total de construção de 911,04m², com os seguintes espaços: secretaria, diretoria, sala dos professores, coordenação, recepção, banheiros, pátio, DML, cozinha, lavanderia, copa, depósito, área de serviço, dez salas de aula, biblioteca com sala multiuso, sala de recursos multifuncionais, berçário e solário. O local terá a possibilidade de receber um total de 240 estudantes, desde o berçário até o Grupo V.

Já o CRIAR, além de atendimentos convencionais, abrigará também todo o bloco administrativo da creche, aproximando a população do local histórico da própria comunidade. É importante destacar que este é o segundo prédio do Centro de Referência da Primeira Infância construído no Recife. O primeiro, localizado na Madalena, na Zona Norte, foi inaugurado este ano, no mês de junho, durante as programações da Semana do Bebê. “Aqui vamos ter um futuro Criar, um centro de referência para a primeira infância, que é uma política pública aqui do Recife. A gente já tem um centro e aqui vai ser a segunda unidade no Recife. Tudo isso vai fazer parte de um novo complexo educacional no coração da Mustardinha, esse bairro tão querido do Recife”, disse o prefeito João Campos.

 

“Essa é uma das muitas creches que nós temos em construção nesse momento no Recife, a nossa creche da Mustardinha, a creche pra 240 estudantes, que, inclusive, ao longo do projeto, nós dobramos ela de tamanho, mas o bonito é que nós estamos tendo a oportunidade de poder reformar esse casarão aqui ao lado e transformá-lo no nosso Centro de Referência da Primeira Infância, nosso segundo CRIAR. Temos o primeiro inaugurado ao lado do Compaz Miguel Arraes, ali na Caxangá, e agora teremos nosso segundo criar aqui, no coração da Mustardinha, fazendo um grande complexo educacional”, ressaltou o secretário de Educação, Fred Amâncio.

 

O CRIAR é um espaço totalmente voltado para o desenvolvimento da criança com foco na primeira infância, e oferece atividades ricas em ludicidade e interatividade em diferentes espaços. Período da vida que vai do nascimento aos seis anos de idade, a primeira infância é uma das maiores prioridades da atual gestão municipal. O atendimento a esta faixa etária se tornou uma das principais pautas para a construção de políticas públicas com ênfase à intersetorialidade.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Progressistas ganha reforço no Recife com filiação de Levi Arruda

O servidor público federal, jornalista e ativista das causas da mobilidade urbana, Levi Arruda é o novo integrante do Progressistas no Recife. Ele assinou sua ficha de filiação na sede do Partido junto com o presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte e com o abono do deputado estadual Pastor Cleiton Collins.

Levi traz em sua bagagem política, o peso da história de seu pai, Pastor Eclésio Meneses, ex-vereador do Recife e líder estadual da Igreja Batista. Há mais de dez anos dedica-se à defesa do transporte público de qualidade na cidade do Recife e entrou no cenário político a partir de sua atuação no movimento sindical.

Com a filiação, Levi pretende ser instrumento de transformação na vida das pessoas através de uma atuação pautada não só nos valores cristãos, mas também na sua formação social.

No Senado, governadora Raquel Lyra defende manutenção de incentivos fiscais ao setor automotivo de Pernambuco

Em Brasília, a governadora Raquel Lyra acompanhou, nesta terça-feira (7), a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal que discutiu a Reforma Tributária. 
 
“Defendemos a prorrogação dos incentivos fiscais para a indústria automobilística em Pernambuco porque isso garante a manutenção dos empregos e a melhoria do aporte de investimentos no Estado. Empresas como a Stellantis, em Goiana, mudaram a matriz econômica de Pernambuco, atraindo investimentos com alta tecnologia produzida aqui. Reconhecemos o esforço do governo federal e do Congresso Nacional em manter esse diálogo, sendo a Reforma Tributária essencial para combater as desigualdades regionais”, destacou Raquel Lyra.
 
Os senadores Fernando Dueire (MDB) e Humberto Costa (PT) se reuniram com a governadora no Congresso e acompanharam a chefe do Executivo durante a reunião da comissão. O ex-senador Fernando Bezerra Coelho também estava presente na sessão. 
 
A alteração no texto da PEC 45/2019, mantendo os benefícios para automóveis com motor exclusivo a combustão, bem como às fabricantes de partes e peças, foi um pleito defendido pela governadora. A comissão segue a discussão e deve votar o tema ainda nesta terça-feira.
 
Casa Civil – Logo no início da manhã, a gestora discutiu temas estratégicos para o Estado junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.
 
Fotos: Divulgação

Dueire aprova novos empréstimos para o NE no Senado Federal

Depois de aprovar na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal empréstimos internacionais para o Recife e Governo de Pernambuco, o senador Fernando Dueire (MDB) conseguiu a validação de novos acordos. Em sessão do colegiado nesta terça, foram aprovadas ajuda financeira para o estado do Piauí e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A pedido do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), Dueire relatou e conseguiu a aprovação da CAE de recursos que, em dois acordos, somam R$ 600 milhões. O valor será viabilizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura e aplicados em investimentos nas áreas de segurança ambiental e hídrica das bacias dos rios Piauí e Canindé.

Já por solicitação dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da CAE, Wanderlan Cardoso, um outro empréstimo relatado por Fernando Dueire no valor de mais de R$ 2,5 bilhões foi aprovado. Esse recurso vai ser viabilizado entre o BNDES e o New Development Bank (NDB) para ações de combate aos impactos das mudanças climáticas na região Nordeste do País.

Os três acordos financeiros relatados por Dueire e aprovados na CAE nesta terça, foram encaminhados para votação em regime de urgência no plenário do Senado, o que deve acontecer ainda no dia de hoje. “Viabilizar recursos para investimentos tão importantes ao Nordeste, principalmente em ações voltadas à segurança hídrica e de mitigação aos efeitos das mudanças climáticas, é uma prioridade do nosso mandato. São iniciativas que não podem mais esperar e contarão com toda urgência e apoio necessários”, afirmou Dueire.

Balanço – Como membro da CAE, Dueire já aprovou R$ 2 bilhões para o Recife no primeiro semestre do ano, e R$ 1,1 bilhão no mês passado para o Governo de Pernambuco através da Compesa. Com os novos acordos validados hoje na comissão, o volume de recursos que o senador Pernambuco já relatou chega a mais de R$ 6 bilhões.

Patriota dá boas-vindas a dom Limacêdo, nomeado novo bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira

Ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota visitou no Recife, nesta terça-feira (7), o novo bispo da Diocese de Afogados, dom Limacêdo Antônio da Silva. Na conversa, o deputado parabenizou o sacerdote pela sua designação e desejou boas-vindas para o padre, que será empossado em solenidade que acontecerá no dia 2 de dezembro, no município do Pajeú Pernambucano.

“Foi uma ótima conversa, de muita fé. Dom Limacêdo e eu temos em comum a profunda amizade e respeito à obra realizada por dom Francisco Austregésilo na região e uma disposição para trabalhar pelas pessoas, principalmente as que mais precisam”, disse Patriota.

O deputado demostrou ânimo com o novo bispo da Diocese de Afogados. “Tenho confiança de que, com sua fé e dedicação, continuará essa missão abençoada. E próximo a população, fortalecerá os laços da comunidade e guiando o rebanho conforme os princípios cristãos”, concluiu.