Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Fronteira com o Egito é fechada, e brasileiros seguem na Faixa de Gaza

A fronteira entre o sul da Faixa de Gaza e o Egito voltou a ser fechada nesta sexta-feira (10), e a passagem de brasileiros e seus parentes que aguardavam para cruzá-la ficou incerta.

O grupo integra a 7ª lista de estrangeiros que haviam sido autorizados a deixar o território nesta sexta. Desde cedo, eles estavam em frente ao posto de controle da cidade fronteiriça de Rafah, que atualmente é a única via de saída da Faixa de Gaza, aguardando para poder sair.

Uma nova tentativa será feita no sábado, segundo afirmou ao g1 o embaixadores do Brasil na Palestina, Alessandro Candeias.

Candeias disse que apenas cinco ambulâncias com feridos foram autorizadas a passar pela fronteira nesta sexta, e demoraram para chegar até o posto de controle.

Parte da demora, disse o embaixador, ocorreu por conta da “forte presença militar israelense em combates ao redor de hospitais”, o que fez com que as ambulâncias demorassem para conseguir sair. Mais cedo, o Crescente Vermelho (como é chamada a Cruz Vermelha em países de maioria islâmica) afirmou que uma ação militar de Israel no hospital Al-Quds, no norte de Gaza, deixou um morto e 19 feridos.

A passagem de Rafah fica aberta apenas por algumas horas diariamente, por exigência de Israel e do Egito, que alegam risco de que integrantes do grupo terrorista do Hamas possam cruzar a fronteira.

O embaixador afirmou esperar que o grupo de brasileiros e seus parentes consiga deixar o território palestino no sábado (11).

“Se as ambulâncias puderem sair amanhã, os estrangeiros também poderão, inclusive nossos brasileiros”, disse Candeias ao g1.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que a passagem foi fechada.

Adelmo Moura cumpre agenda em Brasília em busca de recursos para Itapetim

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, cumpriu agenda em Brasília esta semana em busca de recursos para o seu município. O gestor foi recebido pelo deputado Augusto Coutinho com quem conseguiu assegurar recursos para 2024 na área da agricultura destinados a perfuração de poços e construção de passagens molhadas na zona rural.

O chefe do executivo itapetinense esteve também com o deputado Felipe Carreras agradecendo os recursos que o parlamentar já destinou ao município, a exemplo da emenda para a construção da grande obra de pavimentação asfáltica em 15 ruas da cidade, recursos para o hospital, um trator que foi entregue na semana passada para o Distrito de Piedade, além de uma retroescavadeira e um novo trator que, em breve, vão chegar em Itapetim. Adelmo assegurou junto ao deputado, novas emendas para 2024 nas áreas de saúde e infraestrutura.

O prefeito ainda visitou o deputado Carlos Veras, que se comprometeu em arrumar recursos para a saúde e construção de sistemas de abastecimento na zona rural.

Por último, o gestor visitou a senadora Teresa Leitão para agradecer a emenda de 200 mil reais que ela destinou para a compra de equipamentos para a Assistência Social e solicitar mais recursos. A senadora também se comprometeu em destinar novas emendas para a educação de Itapetim em 2024.

Encantos do Natal de Garanhuns será aberto oficialmente nesta sexta-feira (10)

Garanhuns realiza no período de 10 de novembro a 07 de janeiro de 2024 mais uma edição do ‘Encantos do Natal’. A edição de 2023 marca a celebração de 20 anos de eventos natalinos promovidos na cidade, que se torna um dos destinos mais procurados do país durante o período. A estimativa é que mais de 1 milhão e 200 mil pessoas passem pela cidade nos próximos 60 dias de Encantos do Natal, o que vai gerar movimentação econômica, renda e mais empregos em Garanhuns. O Encantos do Natal é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pela Casa do Artesão de Garanhuns.

A abertura oficial será realizada nesta sexta-feira (10), a partir das 19h30min, em frente ao Palácio Celso Galvão, no centro da cidade. Em seguida haverá o acendimento das luzes e abertura das praças decoradas na cidade. “Convidamos a todos para que participem da abertura oficial do Encantos do Natal, na avenida Santo Antônio. Será mais um grandioso evento, ainda maior e melhor do que as edições anteriores, onde vamos poder comemorar os 20 anos de eventos natalinos da nossa Garanhuns”, comenta o prefeito Sivaldo Albino.

A programação artística e cultural conta com desfile natalinos, cantata ao vivo da Ave Maria e Pai Nosso, apresentações musicais, contações de história e várias outras atividades. Além disso, a cidade terá mais de 20 pontos de decoração nas praças e avenidas, entre eles a Praça Tavares Correia, onde fica o Relógio de Flores; a Praça Souto Filho, onde fica a Fonte Luminosa, e a Praça da Bíblia.

Outra atração que será ampliada este ano será o desfile natalino, que acontece aos sábados, na avenida Santo Antônio, e aos domingos, na avenida Rui Barbosa, a partir do dia 18 de novembro. Ao todo, são mais de 200 pessoas envolvidas no desfile, que conta com a participação de 150 crianças da Rede Municipal de Ensino; e este ano terá mais um grande carro alegórico.

Mais uma novidade para esta edição serão as apresentações musicais intimistas, que vão acontecer no Relógio de Flores, aos domingos, no período da tarde. A secretária de Cultura, Sandra Albino, destaca a grandiosidade dos eventos natalinos, que já são realizados há duas décadas na cidade. “Desde 2003 Garanhuns vivencia a tradição do Natal de forma diferente, atraindo turistas de todos os estados do país. Sobretudo na nossa gestão buscamos investir e contribuir para a ampliação deste evento, sempre lembrando do amor e fé que são o grande diferencial do período natalino”, finaliza.

Prefeito Simão Durando tem 73% de aprovação em Petrolina, de acordo com instituto opinião

Petrolina tem se destacado através do seu desenvolvimento intenso nos últimos anos. A cidade que virou referência no Nordeste segue em ritmo acelerado com o andamento de diversas obras estruturantes de mobilidade e infraestrutura, além de grandes investimentos na educação, social e saúde. Uma pesquisa publicada nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Opinião, aponta que 73% do povo petrolinense aprova o trabalho do prefeito Simão Durando à frente da administração municipal.

De acordo com o levantamento, o prefeito possui altos patamares de aprovação em diversas localidades das áreas urbana e rural. Destaque para os bairros Jardim Amazonas (91,7%), Alto do Cocar e Pedra Linda (87,5%), Uruás (85,8%), Gercino Coelho (83,4%), Dom Avelar, Cohab Massangano e São Gonçalo (81,2%), José Maria e Assentamento Terras da Liberdade (80%).

O prefeito Simão Durando ressaltou que os números aumentam a responsabilidade para avançar ainda mais no trabalho realizado no município sertanejo. “Todos os dias estamos autorizando ou inaugurando obras, ruas asfaltadas, escolas, ações sociais e de saúde, mas o principal, estamos nas comunidades ouvindo a população. Fizemos muito até aqui, mas posso garantir que vamos continuar avançando, com o hospital municipal, a reforma e ampliação do Centro de Convenções, a duplicação de grandes avenidas, entre outros. Mais importante que essa aprovação, é a população estar confiante de que estamos trilhando o caminho certo, acreditando em nosso governo, e junto com o povo vamos fazer Petrolina se desenvolver mais e ser um exemplo para o Brasil”, concluiu.

“Duplicação da BR-423 será o atalho que fará o agreste avançar!” avalia Deputada Débora Almeida

Animada com a determinação do Governo Federal em sintonia com a governadora Raquel Lyra e tendo como aliada à bancada parlamentar federal pernambucana, para tirarem do papel a mais aguardada obra de infraestrutura do agreste pernambucano, a deputada tucana elenca os benefícios da duplicação agora (bem) encaminhada.

Uma das notícias mais importantes e que fecha bem o ano para os moradores do agreste pernambucano, bem como para todos que utilizam a rodovia BR-423, vem sendo a assinatura da Ordem de Serviço (OS) para duplicação do trecho que compreende os municípios de São Caetano a Garanhuns. Nesta primeira etapa está previsto o início das atividades de São Caetano a Lajedo, numa extensão de 44 quilômetros.

Na opinião de Débora Almeida, hoje deputada estadual, mas que já governou o município de São Bento do Una em duas oportunidades consecutivas e conhece bem as demandas da população local acerca da infraestrutura viária, o governo do estado dá um salto enorme em direção ao desenvolvimento econômico e social da região. Essa infraestrutura, segundo a parlamentar tucana, será responsável por proporcionar uma melhor mobilidade nos relacionamentos comerciais, com o escoamento da produção local, de animais e principalmente na agilidade, conforto e segurança das pessoas que trafegam na rodovia.

A deputada, conhecida como ‘A voz do Agreste e do Agro”, também opinou sobre outras demandas que certamente serão também priorizadas, como as questões hídricas, principalmente quando a região já começa a enfrentar sinais de uma estiagem. Para ela, a denominada Adutora do Agreste, também irá se somar aos benefícios que contemplarão a região.
Débora enfatizou que para a consolidação das recentes conquistas da gestão tucana, foi fundamental uma visão mais apurada acerca das reais necessidades dos pernambucanos: “Com a chegada da nossa governadora Raquel Lyra ao lado da sua vice Priscila, os pernambucanos e pernambucanas vem contemplando um novo momento para o estado, uma maior aproximação com a União e são visíveis os bons resultados, como a recente conquista de recursos federais para obras no estado, a convocação de concursados para assumirem vagas no serviço público, a entrega de ônibus escolares e equipamentos para a segurança, dentre outras, são fatores que, somados a boas práticas da gestão como a economia de recursos e sua aplicação nas ações verdadeiramente viáveis, já vem reforçando a confiança dos pernambucanos e da classe política em um futuro melhor para Pernambuco”

Coluna do Finfa

Visitou e agradeceu – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve esta semana em Brasília, e foi ao gabinete do deputado federal, Feliep Carreras. “Visitei nosso deputado Felipe, para agradecer pelos recursos que ele já destinou ao nosso município, a exemplo da emenda para a construção da grande obra de pavimentação asfáltica em 15 ruas de nossa cidade, recursos para o hospital, o trator que entregamos na semana passada no Distrito de Piedade, além de uma retroescavadeira e um novo trator que, em breve, vão chegar em Itapetim. Agradecemos ao deputado e aproveitamos para assegurar novas emendas para 2024 nas áreas de saúde e infraestrutura”,pontouo o gestor itapetinense.

Entregou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, entregou ontem (09), no Sítio Serra do Zuza, na região rural do distrito de Fátima, mais um sistema simplificado de abastecimento de água. “Foi mais um momento de fortalecimento das ações, por meio do maior programa hídrico de Pernambuco: “Água é Vida”, que tem transformado de forma extraordinária o dia a dia dos homens e mulheres do campo, proporcionando as condições necessárias para sua permanência em suas propriedades rurais”, disse o prefeito.

Conversa – Este blogueiro foi informado por uma fonte da cidade de Carnaíba, que o prefeito Anchieta Patriota, com as aproximações das eleições de 2024, já teve uma conversa com o ex-prefeito José Mário Cassiano. Segundo a fonte, o teor da conversa é a volta do ex-prefeito Zé Mário, para o grupo do prefeito. Procede?

Disse“Quando mapeamos as principais capitais do Nordeste, entendemos que o Recife tem uma potência muito grande, tanto do ponto de vista logístico quanto do ponto de vista de praticantes e da cena urbana. Fomos muito bem recebidos pela população recifense, o que reforça o nosso interesse de centralizar esse acesso aos ídolos e aos grandes eventos. Esperamos continuar contando com o apoio tanto da prefeitura quanto dos demais órgãos públicos e iniciativa privada para poder seguir com o STU aqui no Recife e também no Nordeste”. (Fundador da STU, Diogo Castelão, sobre quarta e última etapa do STU Nacional que começa hoje em Recife e vai até domingo)

Agenda – A governadora Raquel Lyra acompanha, nesta sexta-feira (10), ação do Projeto Merenda Boa, executado pelo Governo de Pernambuco, em parceria com o Instituto César Santos. O encontro, que será realizado às 11 horas, na Escola Estadual Eurico Queiroz, em Bezerros, no Agreste do Estado, promove treinamento e troca de experiências entre merendeiras e chefs, pensando na melhor qualidade da oferta dos alimentos para os estudantes da rede pública estadual. À tarde, às 15 horas, no Palácio do Campo das Princesas, a gestora fará a entrega de 44 novas viaturas para a Polícia Civil, em mais uma ação da política pública Juntos pela Segurança. Em seguida, às 16 horas, a governadora prestigia a feira Super Mix, maior evento de negócios do setor de varejo do Norte e Nordeste, no Centro de Convenções, em Olinda.

Escolhido – O deputado Mendonça Filho (União-PE), foi escolhido para ser relator do Projeto de Lei nº 5230 que prevê alterações no Novo Ensino Médio, idealizado por ele enquanto ministro da Educação, em 2016. “Seis anos após a sanção do Novo Ensino médio, recebi do presidente Artur Lira, com apoio do meu líder Elmar Nascimento a missão de relatar o projeto de mudanças no Novo Ensino Médio. Agradeço a confiança e reafirmo o compromisso com a educação de qualidade”, destacou Mendonça.

Sem definição – Mesmo diante das especulações sobre as eleições de 2024, um membro do grupo governista de São José do Egito, em conversa com este blogueiro, afirmou categoricamente, que não tem nada definido ainda sobre o candidato do prefeito Evandro Valadares, que as conversa que estão falando é simplesmente uma grande mentira. “A situação encontra-se no mesmo”, concuiu a fonte.

Inaugura – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, inaugura nesta sexta-feira (10), às 10 horas, na Rua Cleto Campelo, por trás da UBS Mandadaru I (ao lado da Câmara Municipal).o Centro de Telemedicina.a iniciativa é pioneira no âmbito do SUS. As consultas serão realizadas através da tela de uma televisão, conectada à internet, e com acompanhamento presencial de um profissional de saúde, caso o paciente permita.

Frase“Temos diante de nós a tarefa crucial de unir a produção legislativa à modernidade e à inovação, de forma a efetivamente melhorar a vida das pessoas que representamos. Olhando para o futuro, nossa missão é clara”.(Deputado Diogo Moraes, Presidente da União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale), na abertura do 26ª Congresso com parlamentares detodo Brasil, que está sendo realizado em Fortaleza)

Perguntar não ofende – As novidades na política do Alto Pajeú estão prestes a acontecer?

Dia D de vacinação antirrábica será realizada neste sábado (11), em Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (11) o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica, com a aplicação das doses em cães e gatos na área urbana. Durante toda a data, 17 pontos de vacinação estarão instalados em diferentes bairros da cidade, das 09h às 16h.

Podem ser vacinados todos os cães e gatos não prenhes, a partir dos quatro meses de vida. Todos os animais devem ser conduzidos por um tutor responsável maior de 18 anos de idade, e os de grande porte deverão estar com coleira e guia.

Confira a seguir os pontos de vacinação antirrábica deste sábado:

– HELIÓPOLIS
PARQUE EUCLIDES DOURADO

– SEVERIANO MORAES FILHO (COHAB I/PARQUE FÊNIX)
PRAÇA DE FRENTE AO AJOC (ESCOLA MUNICIPAL SÃO CAMILO)

– SÃO JOSÉ/SANTO ANTÔNIO
PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS (AO LADO DO CENTRO CULTURAL)

– BOA VISTA
PRAÇA SÃO SEBASTIÃO

AV. CIDADE DAS FLORES – ACESSO AO RESIDENCIAL CIDADE DAS FLORES

– ALOÍSIO PINTO/ MANOEL CHÉU
ESCOLA SILVINO ALMEIDA DE OLIVEIRA

– HELIÓPOLIS/LIBERDADE
ESCOLA AMÉLIA MARIA MELO TAVARES

– MAGANO/SÃO JOSÉ
ESCOLA MARIO MATOS

– INDIANO
ESCOLA PROFESSOR ANTÔNIO GONÇALVES DIAS – CAIC

– MASSARANDUBA
ESCOLA MUNICIPAL GENERAL SAMPAIO

– SÃO PEDRO
ESCOLA JOSÉ FERREIRA SOBRINHO

– PARQUE FÊNIX
ESCOLA GOVERNADOR MIGUEL ARRAES DE ALENCAR

– FRANCISCO FIGUEIRA (COHAB II)
TERMINAL RODOVIÁRIO

– FRANCISCO FIGUEIRA (COHAB II)
PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

– VIANA E MOURA
SEDE DA ASSOCIAÇÃO VIANA E MOURA

– DOM HELDER CÂMARA (COHAB III)
QUADRA DA ESCOLA JAIME LUNA

– BOA VISTA
PARQUE ESPORTIVO PREFEITO LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA (ANTIGO PARQUE DE EXPOSIÇÕES) – RUA LUÍS BURGOS

Prefeitura de Afogados vai inaugurar centro de telemedicina e saúde digital nesta sexta (10)

Dentro da programação da 40ª semana da maratona de inaugurações e entregas, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai inaugurar o centro de telemedicina e saúde digital.

Nos moldes em que está sendo realizada em Afogados, a iniciativa é pioneira no âmbito do SUS. Serão incialmente 14 especialistas – com a perspectiva de ampliar para 26 – das mais diversas áreas da medicina, que estarão à disposição para atender a população, reduzindo a fila de espera por uma consulta e diminuindo os custos com transporte fora do domicílio. As consultas serão realizadas através da tela de uma televisão, conectada à internet, e com acompanhamento presencial de um profissional de saúde, caso o paciente permita.

Os detalhes do funcionamento serão apresentados nesta sexta, durante a inauguração, que está prevista para ocorrer às 10h, na rua Cleto Campelo, por trás da UBS Mandadaru l (ao lado da câmara municipal). Após a inauguração, as autoridades presentes se dirigirão à câmara municipal, onde serão realizadas as falas.

Prefeitura da Vitória assina convênio para capacitação de mototaxistas e motoristas do transporte escolar

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão firmou nesta quarta-feira (08), um Acordo de Celebração Técnica com o SEST/SENAT para a capacitação de mototaxistas e motoristas do transporte escolar do município. O ato foi realizado no gabinete da gestão com a presença de representantes das entidades envolvidas no convênio, que foi assinado pelo prefeito Paulo Roberto.

Através da parceria, os beneficiados receberão qualificação voltada ao trânsito seguro e à melhoria na prestação dos serviços oferecidos por eles. Essa ação é integrada entre os órgãos já mencionados, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agência Municipal de Trânsito da Vitória (Agtran).

No ato de assinatura, estiveram os representantes do SEST/SENAT, Gislaine Lira e Bruno Gaspar, além do diretor da Agtran, Marcelo Torres, Barbara Marques e Fábio Telles, do Empreende Vitória, e o assessor especial, Ozias Valentim. “É uma satisfação de estar fechando esse convênio, onde vamos capacitar os profissionais de Vitória para promover um serviço de mais qualidade e mais segurança”, salientou Gaspar.

As informações essenciais sobre as etapas do acordo serão divulgadas em breve nos canais oficiais da Prefeitura da Vitória. “Estamos dando um grande passo para promover aos mototaxistas e condutores do transporte escolar, municipal ou particular, a chance de fazer uma capacitação, uma vez que as pessoas precisam ter uma educação no trânsito e um serviço prestado com qualidade”, enfatizou o prefeito Paulo Roberto.