Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Mulher de líder de facção visita Ministério da Justiça

Segundo “Estadão”, Luciane Barbosa Farias é casada com Tio Patinhas, preso no final de 2022, e esteve na pasta duas vezes em 2023, levada por associação do Amazonas. Elias Vaz diz que ela falou sobre irregularidades no sistema penitenciário.

Luciane Barbosa (4ª da esquerda para a direita) ao lado de Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, em 19 de março. — Foto: Reprodução/Instagram

A mulher de um chefe do Comando Vermelho no Amazonas preso em 2022 fez duas visitas ao Ministério da Justiça em 2023.

A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo e confirmada pelo blog com uma fonte da pasta.

Luciane Barbosa Farias é mulher de Tio Patinhas, preso em dezembro de 2022. Ele já havia sido detido em 2018, quando já era considerado um dos criminosos mais procurados do Amazonas, mas foi solto por uma desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado.

De acordo com a reportagem do Estadão, Luciane é o braço financeiro da operação do marido, e foi ao Ministério da Justiça em março e maio de 2023.

Segundo o blog apurou, o secretário Nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, recebeu um pedido da advogada Janira Rocha, ex-deputada estadual do Rio de Janeiro pelo PSOL para receber uma delegação de mulheres, e Luciane estava entre elas.

Nos bastidores, assessores do ministro da Justiça, Flávio Dino, consideraram o episódio um erro de Vaz, que “deveria ter checado” a lista de participantes.

O caso vai ser analisado numa reunião nesta segunda-feira (13).

O que diz o secretário

Ao blog, o secretário nacional de Assuntos Legislativos, Elias Vaz, confirmou que Luciane acompanhava a ex-deputada Janira Rocha.

Além de Luciane, estavam presentes, segundo ele, estavam as mães de uma menina e de um jovem assassinados – as duas pediam celeridade nas investigações dos casos.

“Ela [Luciane] estava como acompanhante da advogada Janira Rocha, e se limitou a falar sobre supostas irregularidades no sistema penitenciário. Por esta razão, foi sugerido à advogada Janira Rocha que elas procurassem a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN)”, afirmou Vaz, em nota. ” Tenho uma longa trajetória parlamentar e política, sempre com a marca da seriedade, e atendi a advogada Janira Rocha e acompanhantes por conhecer a citada profissional e ela desejar falar sobre vítimas de homicídios. Repudio qualquer envolvimento abjeto e politiqueiro do meu nome com atividades criminosas.

Waldemar se reune com pré-candidato do Avante em Camaragibe

O deputado Waldemar Oliveira recebeu o ex-vereador, Adriano da Tabatinga, presidente do Avante em Camaragibe e anunciou mais uma pré-candidatura própria do Avante naquele município com, Délio Junior, ex-vereador e atual vice-prefeito da cidade. Délio rompeu com a prefeita Nadeji (segundo ele, por não concordar com os “desmandos da atual gestão”) e se filiou ao Avante para se pré-candidatar a prefeitura.

Durante encontro, realizado no Recife, Délio destacou a confiança no projeto do Avante de lançar o maior número de pré-candidaturas nos principais municípios de Pernambuco e colocou seu nome a disposição do partido, como pré-candidato para Camaragibe.

“Já tenho uma grande experiência como vereador e no executivo do município, participei ativamente da eleição passada ao lado de Waldemar, Sebastião e Marília, por isso, estaremos juntos novamente, agora com meu nome na majoritária de Camaragibe”.

O deputado federal, Waldemar Oliveira, destacou a importância de Délio como candidato do Avante:

“Além de ser meu colega advogado, Délio mostrou um grande trabalho enquanto esteve na prefeitura de Camaragibe como vice-prefeito. Está totalmente preparado para assumir a gestão do município e vai ter total apoio do nosso partido para lograr exito, pensando sempre no bem estar da população daquele local tão importante na nossa Região Metropolitana.”

Agenda da governadora Raquel Lyra

Nesta segunda-feira, 13 de novembro de 2023, às 14 horas, a governadora, participa de evento comemorativo aos 20 anos do Programa Cisternas, com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, no Espaço Ciência – Parque Memorial Arcoverde – Complexo de Salgadinho, Olinda/PE

Crônica de Ademar Rafael

UM NOVO CICLO VENCIDO

Prezadas leitoras e prezados leitores eis que chegamos ao final do décimo primeiro ano do nosso contato semanal. Na próxima segunda, dia 20.11.2023, iniciaremos o ano DOZE e sob as bençãos de Deus ultrapassaremos a crônica de número SEISCENTOS.

Nestes ONZE anos discorremos sobre muitos assuntos, tivemos oportunidade de refletirmos acerca de vários temas, tenho certeza que nossa convivência foi de harmonia, com algumas discordâncias. Isto faz parte de uma relação deste tipo. A exposição da minha percepção sobre algo não foi, é ou será sinônimo de concordância plena. Defendo a tese que aprendemos muito com o contraditório.

Mesmo assim uma constatação deixa-me triste. De 2012 até hoje pioramos nosso comportamento no quesito paciência com as pessoas que pensam diferente de nós. A intolerância subiu vários degraus, o preconceito saiu do controle e as mazelas trazidas pelas notícias falsas e os impactos negativos das redes socias tem gerado danos irreparáveis.

Resta-nos vibrar com a perenidade da solidariedade em grande parte da nossa população, durante a travessia da pandemia COVID 19 e de outras tragédias ambientes ou sociais, demos uma resposta cristã. Os bons ainda existem, algumas vezes são impedidos de agir por forças do mal, mas, com persistência fazem o que tem que ser feito.

Que saibamos escolher a lado certo, que tenhamos capacidade de superar obstáculos e vencer as barreiras impostas contra nossa vontade. Neste período tive a graça de ser avô, publiquei dois livros e vi letras de minha autoria serem musicadas. Tenho clareza que escrever para vocês toda segunda feira é algo gratificante, por meio deste espaço minhas ideias tem alcançado patamares que eu não alcaçaria sozinho. Obrigado de coração, vamos continuar defendendo o que acreditamos. Serei fiel a cada leitora e cada leitor, sempre com a verdade ao nosso lado.

Eleição da Mesa Diretora da Alepe será amanhã

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2025-2026 será realizada nesta terça-feira (14.11), às 11h. A convocação será publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (13.11).

A eleição acontecerá sem risco de qualquer questionamento jurídico, uma vez que está respaldada pela Proposta de Emenda Constitucional aprovada pela Casa. A PEC assegurou a atualização do texto da Carta Magna Estadual, conferindo à Alepe simetria com disposições jurídicas correspondentes ao tema em vigor em outros Estados da federação.

Inovação e pesquisa colocam a cidade de Flores no mapa científico de Pernambuco

O prefeito de Flores, Marconi Santana, através de sua conta no Instagram, anunciou a notícia que colocou a cidade em destaque no cenário científico pernambucano. A Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra foi selecionada para representar a região na renomada feira científica, a Ciência Jovem, um dos maiores eventos do gênero no estado e no Brasil.

O motivo do reconhecimento está atrelado a um projeto inovador que investiga um compósito biodegradável à base de mandioca e celulose. O apoio da gestão municipal foi fundamental para o desenvolvimento e sucesso dessa pesquisa, evidenciando o compromisso não apenas com a educação, mas com a promoção do potencial criativo e inovador dos estudantes.

O prefeito ressaltou que esse feito não é apenas um reflexo da dedicação dos estudantes, mas também demonstra o comprometimento da gestão em oferecer suporte e investimento em iniciativas de pesquisa, além de melhorias na infraestrutura das escolas.

Os grandes protagonistas desse feito são as alunas Anny Valéria e Maria Gabriely do 8º ano do ensino fundamental anos finais, o professor José Romário e o gestor Igor Santana. O reconhecimento e os parabéns foram estendidos a eles, realçando a importância do trabalho em equipe e da orientação dos educadores no incentivo à inovação e descobertas.

O prefeito concluiu a publicação expressando total apoio e torcida pela jornada de descobertas e inovação desses talentosos representantes de Flores, evidenciando o compromisso da cidade em oferecer oportunidades e recursos para que os jovens se destaquem e brilhem não só localmente, mas também em cenários de destaque como a Ciência Jovem.

Coluna do Finfa

Hoje – O ex-senador, ex-ministro Armando Monteiro, vai sefiliar nesta segunda-feira (13), às 15 horas, ao partido Podemos, no Hotel Luzeiros no Bairro do Pina. A cerimônia de filiação será comandada pela presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu (SP) e o ato deverá contar com a expressiva participação de lideranças políticas de todo o estado. A ficha de filiação será abonada pelo presidente estadual do partido, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia. Os ex-prefeitos Zeca Cavalcanti (Arcoverde), Dr. Eduardo Melo (Triunfo), Guga Lins (Sertânia), entre outros, confirmaram presenças.

Recebe – Mais um ministro da república cumpre agenda em Petrolina. Dessa vez, será Silvio Costa Filho, MInistro de Portos e Aeroportos, que será recebido na cidade sertaneja pelo prefeito Simão Durando, nesta segunda-feira (13), a partir das 9 horas, na área de embarque e desembarque aeroportuária. A agenda marca o anúncio de investimentos para modernização do aeroporto Senador Nilo Coelho. Além do prefeito Simão Durando, estarão presentes políticos e autoridades da região como o ex-prefeito Miguel Coelho e vereadores.

Encerramento – Foi realizado na última sexta-feira (10), o encerramento da Semana do Bebê, que esse ano, teve a temática: Fortalecimento de Vínculos da Criança e da Família. A campanha foi desenvolvida através da parceria entre as secretarias municipais de saúde, educação e assistência social e cidadania. Foram realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde, Creches Municipais e Centro Municipal de Saúde e trabalhado o vínculo nas ações desenvolvidas pelas agentes do Programa Criança Feliz.

Reunidos – O prefeito de Flores,Marconi Santana, esteve na manhã de ontem (12), reunido com os moradores e lideranças do Sítio Boa Sombra, acompanhado do ex-vereador Pablo e do amigo Guilherme. “Foi um momento de prestação de contas, onde compartilhamos avanços nas pastas de Saúde, Educação, Infraestrutura, Agricultura, Ação Social, Turismo e Eventos. Além disso, reforçamos nosso compromisso em buscar soluções junto à Compesa para levar água à comunidade rural e de ajudarmos na construção da sede da associação”, disse o gestor.

Caravana – A cidade de Itapetim vai receber nos dias 17, 18 e 19 de novembro a Caravana Rogaciano Leite – Festival de arte e poesia, que acontece pela primeira vez no Ventre imortal da poesia, em homenagem ao renomado poeta e jornalista itapetinense, Rogaciano Bezerra Leite. O evento contará com uma vasta programação incluindo congresso de violeiros, apresentação de poetas repentistas, recitais, shows musicais com Kelly Rosa, Luizinho de Serra e as Severinas, apresentação de artistas mirins de Itapetim, oficina sobre poesia, feira e lançamento de livros, feira de artesanato, exposição fotográfica do poeta, distribuição de kits de livros infantis para alunos de escolas do município, celebração da Santa Missa, dentre outras atrações.

Entregou – O prefeito da cidade de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve neste domingo (12), no Estádio de Futebol Silvio Carneiro, no Bairro da Pindoba, onde realizou a entrega de 21 uniformes para as equipes que estão participando do Campeonato Custodiense de Futebol – Taça Adelmo do Dnocs.

Disse“Petrolina é uma cidade exportadora que cresce de uma forma impressionante nos últimos anos. Por isso, é importante a chegada de novos investimentos para ampliação do aeroporto Nilo Coelho, pois isso vai permitir uma logística melhor para o setor produtivo. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho conhece nossa cidade, nosso potencial, e mesmo há pouco tempo no cargo, já percebeu a necessidade de priorizar essa rota fundamental para o Nordeste”. (Simão Durando, prefeito de Petrolina, sobre a visita do Ministro Silvio Costa Filho)

Amanhã – A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha, realiza nesta terça-feira (14), a partir das às 8 horas, na Câmara de Vereadores, a prestação de contas do 2º quadrimestre de 2023. A participação da população é fundamental para garantir a transparência das ações da Secretaria de Saúde.

Frase “Este é um evento que completa agora 20 anos e me recordo quando os ex-prefeitos Dr. Silvino e o saudoso Luiz Carlos pensaram em um evento que pudesse trazer beleza, atrair turistas e movimentar o comércio da cidade. Foi aí que surgiu o então ‘Natal dos Sonhos”. (Prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino na abertura oficial na última sexta-feira (10) um dos maiores eventos natalinos do país, o Encantos do Natal de Garanhuns 2023)

Perguntar não ofende – Entre a vereadora Jeane Lucas, o secretário de governo, Júnior Campos e o ex-vereador Pablo de Guilherme, vai sair o candidato a prefeito de Marconi Santana, para as eleições de 2024 em Flores?

Professor Edmo assume a prefeitura de Vitória

O professor Edmo Neves (PSDB) assume a partir de desta segunda (13/11) a prefeitura de Vitória de Santo Antão, na zona da mata sul, a 50 quilômetros do Recife. O Prefeito Paulo Roberto (MDB) viajou para os Estados Unidos para uma série de compromissos oficiais e deve permanece afastado do cargo até o dia 26 deste mes.

Essa não é a primeira vez que o professor Edmo Neves se torna prefeito em exercício de Vitória. O vice-prefeito assumiu a gestão do 10° maior município pernambucano durante outras viagens do prefeito e quando Paulo Roberto precisou se afastar para uma cirurgia na mão.

“Pra mim é motivo de muito alegria liderar nossa cidade enquanto o prefeito Paulo Roberto está nos Estado Unidos em busca de recursos e investimentos para nossa cidade. Daqui iremos acompanhar as obras, e seguir com o planejamento para nossa gestão mantenha o ritmo de trabalho”, garante o prefeito em exercício.

Recife celebra os campeões do Skate Total Urbe (STU)

No final da manhã deste domingo (12), recifenses e turistas que vibram com o universo das pranchas sobre quatro rodas estiveram na Arena Skate, no Cais da Aurora, no bairro de Santo Amaro, para acompanhar a final do campeonato de Skate Total Urbe (STU). Kalani Konig, na categoria Park, foi o campeão desta última etapa do circuito brasileiro. Com nota 8,9, o catarinense ficou em primeiro lugar. Mas quem levou o título nacional foi Augusto Akio, campeão da temporada, que na etapa no Recife recebeu nota 8,8. O prefeito João Campos viu de perto a competição e destacou o trabalho da Prefeitura do Recife para receber o evento na cidade.

“Alto nível essa final do STU, park masculino, é impressionante. Está sendo transmitido ao vivo para o Brasil inteiro. É fantástico a gente poder trazer isso para o Recife. A Prefeitura do Recife teve a iniciativa de captar o evento pelo segundo ano consecutivo e trouxe a elite do skate nacional que também é do mundo. O evento está acontecendo no Recife e sendo transmitido para o Brasil e para o mundo”, destacou João Campos.

A final do Park feminino acontece na tarde deste domingo, assim como a final do Paraskate Street e também o Street feminino. No final do dia, será a vez do Street masculino.

Em paralelo à programação esportiva, no palco montado no complexo, o URB Music Tour ocorrerá a partir das 18h30 deste domingo. A Banda Eddie, com as participações de Karina Buhr e da Orquestra de Frevo do Babá, vão encerrar o line-up do URB Music Tour.