Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Vitória de Santo Antão conquista “Selo Ouro” em transparência pública

Pela primeira vez, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão conquistou o “Selo Ouro” em transparência pública. Com o trabalho coordenado pela Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com demais órgãos da administração municipal, a terra das tabocas passou a integrar o seleto grupo dos municípios pernambucanos que alcançaram o nível ouro na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Por muitos anos, Vitória de Santo Antão amargou as últimas colocações no ranking que avalia o acesso a dados e a prestação de contas à população (transparência). Em 2020, Vitória estava na 147ª colocação na transparência pública, entre os 184 municípios de Pernambuco. Contudo, a partir de 2021, a nova gestão passou a investir em medidas para fortalecer a transparência, a exemplo da contratação de empresa especializada para fornecimento de novo software, modernização do layout do portal, atualização diária dos dados informados pelas demais secretarias e órgãos, implantação da ouvidoria, do serviço de informação ao cidadão e da carta de serviços, dentre outras medidas, que resultaram na garantia de posição de destaque já em 2022.
O bom desempenho não foi motivo para descansar. Na verdade, os esforços foram ampliados e outras ações foram implementadas, o que proporcionou, pela primeira vez na história do município, a conquista do “Selo Ouro” em 2023.

Para o prefeito Paulo Roberto, a conquista do ‘Selo Ouro’ em transparência pública é o reflexo do comprometimento da gestão municipal em atender às demandas da população. “Desde o início do nosso governo, estabelecemos a transparência como pilar fundamental, e os esforços conjuntos com a Controladoria Geral do Município e demais órgãos resultaram nesse reconhecimento. Estamos comprometidos em manter esse padrão elevado e em continuar trabalhando para fornecer informações precisas e acessíveis aos cidadãos da Vitória de Santo Antão”, afirmou o prefeito.

Já Fernando Moura, controlador-geral do município, reitera que o zelo pela transparência sempre foi um dos objetivos centrais da atual gestão municipal.
“A administração Paulo Roberto sempre teve como meta prioritária, já delimitada em seu plano de governo, a busca pela transparência e a prestação de contas à população. Quando iniciamos o trabalho na Controladoria Geral do Município, estabelecemos como necessidade urgente a renovação do nosso portal, que estava completamente defasado e desatualizado, tanto em layout como em informações essenciais à clareza das contas municipais. Nessa missão, contamos com o excelente trabalho da equipe técnica da Controladoria, que vem se esforçando para cumprir as normativas legais e orientações emitidas pelos órgãos de controle externo, a exemplo do TCE e MPE.

“Essa conquista, que muito nos orgulha, é o resultado de um trabalho conjunto e transversal com as demais Secretarias e Órgãos municipais, no intuito de propiciar aos vitorienses informações precisas sobre a gestão municipal, de forma transparente”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.

Com subsídio de R$ 20 mil do Governo do Estado, primeira mulher assina contrato da casa própria através da Entrada Garantida

A primeira mulher beneficiária da Entrada Garantida, modalidade do Programa Morar Bem Pernambuco, assinou, nesta quinta-feira (16), o contrato da casa própria. A autônoma Isabelle de Lima, de 21 anos, foi recebida pela governadora Raquel Lyra e comemorou o financiamento habitacional, realizado com um subsídio de R$ 20 mil do Governo do Estado, para compra de um apartamento localizado no Residencial Vila Dourada, em Paulista, no Grande Recife. A designer de unhas está entre os 24 mil pernambucanos que já se inscreveram no site morarbempe.com.br para receber o benefício.
 
“Lançamos o Programa Morar Bem e a modalidade Entrada Garantida para disponibilizar o subsídio de R$ 20 mil para um público que ganha até dois salários mínimos. Com isso, aquela poupança que muitos não conseguem ter com essa faixa salarial está garantida, e o valor da parcela do financiamento diminui. Tenho a alegria de poder, hoje, entregar o primeiro contrato assinado por uma mulher, em parceria com a Caixa Econômica Federal e com a Companhia Estadual de Habitação (Cehab). Esse é um programa inédito no Norte e Nordeste e queremos atender milhares de famílias, garantindo dignidade e cidadania para a nossa gente”, destacou Raquel Lyra.
A Entrada Garantida atende pessoas da faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida FGTS, que possui um teto novo de subsídios: até R$ 55 mil por família. Para aprovar o financiamento dentro da modalidade do Morar Bem PE, a Caixa Econômica Federal usa os mesmos critérios de seleção do Minha Casa, Minha Vida. A carta de crédito é aprovada para pessoas com renda de até R$ 2.640 que desejem adquirir imóveis de até R$ 190 mil.
 
“Estou muito feliz pela conquista e super ansiosa para receber as chaves. O Programa Morar Bem me ajudou a diminuir o valor das prestações que vou pagar no financiamento do meu imóvel e o dinheiro da entrada que eu ia dar, vou usar para comprar os móveis do apartamento”, disse Isabelle. 
 
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes, lembra que as mulheres fazem parte do grupo prioritário na concessão dos benefícios. “As chefes de família têm prioridade, assim como as famílias que tenham pessoas com deficiência, ou aquelas que moram em áreas de risco e idosos. O programa já tem empreendimentos cadastrados na Região Metropolitana, no Agreste e também no Sertão”, destacou.
De acordo com o diretor comercial da Construtora VL, Luiz Augusto Taboas, responsável pela obra do Residencial Vila Dourada, a modalidade Entrada Garantida atende a uma demanda significativa dos clientes da empresa. “Desde que o programa Morar Bem foi lançado, a construtora inscreveu dois empreendimentos que atendem aos limites da iniciativa, de R$ 190 mil por imóvel. Essa é uma oportunidade de trazer de volta o poder de compra para aqueles clientes que ganham até dois salários mínimos. Além disso, a Entrada Garantida aquece o setor da construção civil, estimulando a demanda por mais imóveis e estimulando a construção de novos empreendimentos”, afirmou. Mais de 50 empreendimentos com milhares de unidades habitacionais já estão disponíveis por meio da modalidade.

Amupe busca diálogo com o TCE/PE para mostrar efeitos da crise financeira nos municípios

A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado se reuniu nesta quinta-feira, 16 de novembro, com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) Ranilson Ramos. Na pauta da reunião, a crise financeira que passam os municípios, com reflexo na responsabilidade fiscal, bem como a dificuldade dos gestores e gestoras no cumprimento dos limites constitucionai e obrigações previdenciárias.
O presidente Ranilson Ramos demonstrou solidariedade e preocupação com a pauta da Amupe. O presidente frisou a necessidade da legislação ser revista e adaptada aos reais desafios que os municípios enfrentam diariamente.
“O dialogo com os órgãos de controle externo e a compreensão, por partes desses, das dificuldades que as gestões municipais estão enfrentando neste momento de crise financeira são essenciais para que se busque na atuação educativa e preventiva a não punição de gestores e gestoras”, frisou a presidente da Amupe, Márcia Conrado.
Na próxima segunda a Diretoria da Amupe se reúne com o Presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, com presença confirmada do presidente do TCE/PE.

MCTI vai investir R$ 200 milhões para promover a transformação digital das micro e pequenas empresas

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pela ministra Luciana Santos durante o lançamento da nova fase do programa Brasil Mais Produtivo

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai investir R$ 200 milhões na nova fase do programa Brasil Mais Produtivo, lançada nesta quinta-feira (16) para promover a transformação digital das micro e pequenas empresas. No total, serão disponibilizados R$ 2 bilhões para atender 200 mil empresas até 2027. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16).

“O MCTI está totalmente integrado à política de reindustrialização em novas bases tecnológicas e sustentáveis”, afirmou a ministra Luciana Santos, durante a cerimônia de lançamento do Brasil Mais Produtivo.

Segundo ela, a participação do ministério no programa busca garantir que micro, pequenas e médias empresas aumentem a produtividade e competitividade com o uso da inteligência artificial, internet das coisas e indústria 4.0.

Por meio Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o MCTI vai investir R$ 200 milhões no Brasil Mais Produtivo. São 80 milhões em recursos não reembolsáveis e 120 milhões em crédito com financiamento pela TR. A ministra destacou que a taxa de juros para projetos de inovação cobrada pela Finep, de 4,4% ao ano, é um estímulo para fomentar a industrialização.

A nova fase do Brasil Mais Produtivo inclui como novos parceiros estratégicos a Finep e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vinculadas ao MCTI, além do BNDES. O programa conta também com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae e SENAI – esses dois últimos como executores e com aporte de recursos próprios.

Sinergia

Para a ministra Luciana Santos, é um grande diferencial a sinergia promovida pelo governo federal com ações integradas entre ministérios e instituições na nova política industrial. “Há uma convergência de escolhas, com programas claros que estão fazendo a diferença nessa retomada da reconstrução nacional”, frisou.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou que há uma soma de esforços para poder agir e melhorar a produtividade e competitividade do país. “O Brasil há 40 anos perde produtividade. Temos de agir na causa dos problemas para ter um desenvolvimento forte e sustentável que gere emprego e renda”, afirmou.

Segundo Alckmin, o parque industrial brasileiro está envelhecido. “A média das máquinas é de mais de 11 anos. Se não melhorarmos a eficiência, como vamos competir?”, questionou.

O diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos, citou um conjunto de iniciativas voltadas para as micro, pequenas e médias empresas do país, como o Tecnova e Inovacred, programa que já destinou R$ 1 bilhão em contratos de apoio a projetos de inovação em 2023. “Micro, pequenas e médias empresas têm papel transformador no sistema de inovação, porque são mais afeitas ao risco, podem criar novas tecnologias e colocar o Brasil em um trilho de desenvolvimento”, apontou.

Já a Embrapii vai atuar nos estágios mais avançados para garantir a transformação digital das empresas, apontou o presidente da instituição, Francisco Saboya. “O mundo é outro. Conectado, digital, móvel e em rede. Precisamos ajudar os negócios nesse novo mundo a fazerem a transformação digital”, reforçou.

Modalidades do programa

O novo Brasil Mais Produtivo oferecerá um ciclo completo de acesso ao conhecimento. As empresas atendidas vão entrar em uma “jornada de transformação digital” que passa por aperfeiçoamento da força de trabalho, requalificação, melhores práticas de gestão, digitalização, otimização de processos produtivos e aumento de eficiência energética, com crédito a juros baixos ou recursos não-reembolsáveis para adoção de tecnologias ligadas à indústria 4.0 e às “smart factories”, ou fábricas inteligentes.

O programa terá quatro modalidades de atendimento até 2027:

Plataforma de produtividade

– Até 200 mil micro, pequenas e médias empresas terão acesso a cursos, materiais e ferramentas sobre produtividade e transformação digital.

Diagnóstico e melhoria de gestão

– Até 50 mil micro e pequenas empresas receberão orientação e acompanhamento contínuo de Agentes Locais de Inovação e outros instrumentos do Sebrae para aumento da produtividade, além de projetos setoriais do Sebrae que também serão oferecidos.

Otimização de processos industriais – consultoria mais educação profissional

– Até 30 mil micro e pequenas empresas serão atendidas por consultoria em Lean Manufacturing ou Eficiência Energética e aperfeiçoamento profissional do SENAI.

– Até 3 mil médias indústrias serão atendidas por consultoria em Lean Manufacturing ou Eficiência Energética e aperfeiçoamento profissional do SENAI.

Transformação Digital

– 360 empresas apoiadas com desenvolvimento de tecnologias 4.0.

– 8,4 mil MPMEs serão beneficiadas com soluções desenvolvidas por empresas provedoras de tecnologias 4.0, via chamadas Smart Factory, além da possibilidade de contratação de pós-graduação em Smart Factory do SENAI com desconto.

– Até 1,2 mil médias empresas serão contempladas com um plano completo de transformação digital, da elaboração do projeto de investimento ao acompanhamento.

Prefeitura do Recife avança com requalificação da USF no Coque

Obras na Unidade de Saúde da Família São José do Coque, em Joana Bezerra, serão concluídas em dezembro e representam investimentos de mais de R$ 600 mil

O prefeito do Recife, João Campos, acompanhado da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, visitou, na manhã desta quinta-feira (16/11), os trabalhos de requalificação da Unidade de Saúde da Família (USF) São José do Coque, na Ilha Joana Bezerra. Nas obras de engenharia, iniciadas em março passado, estão sendo investidos mais de R$ 600 mil. A requalificação, que será concluída e entregue em dezembro deste ano, faz parte do programa Recife Cuida.
 
Entre as mudanças mais significativas na unidade, estão a criação de espaços novos e funcionais, incluindo a instalação de um consultório com banheiro dedicado ao atendimento de mulheres e gestantes. Esses novos ambientes vão garantir mais privacidade aos atendimentos e exames ginecológicos. Também houve a implantação de uma sala de odontologia com espaço fixo para escovação dos dentes (escovódromo), além de uma sala de reunião para as equipes discutirem os casos. As melhorias contemplam, ainda, a substituição completa das instalações hidráulicas e elétricas, pintura, revestimento cerâmico em todas as paredes e renovação do telhado.
 
“Quando a gente requalifica uma unidade, está de forma direta ajudando o trabalhador de saúde a exercer sua função e, principalmente, a quem é usuário do Sistema Único de Saúde, criando um ambiente adequado para o atendimento acontecer. Agora, na expansão que a gente está fazendo, nas equipes de Saúde Bucal, de Saúde da Família, com a contratação de mais de dois mil profissionais, tudo isso precisa ter infraestrutura adequada, para receber esse volume acrescido que a gente vai ter na cobertura de Saúde da Família na Atenção Básica”, afirmou o prefeito João Campos, em visita ao local.
 
A unidade conta atualmente com duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal, trabalhando em conjunto para atender aproximadamente 8.300 pessoas da comunidade. No local, é oferecida uma gama de serviços, incluindo consultas clínicas, odontológicas, exames de citologia, vacinação, regulação, acolhimento e dispensação de medicamentos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
 
Durante o período de obras, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife montou um planejamento para evitar que houvesse descontinuidade dos atendimentos. A população está sendo assistida dentro da estrutura do Compaz Dom Hélder Câmara, no mesmo bairro, bem como em consultórios containers no espaço externo da unidade. Já a aplicação de vacinas está ocorrendo em containers e domicílios, enquanto os atendimentos odontológicos foram relocados para USF Coque Berilo, também na mesma comunidade.
 
“A rede de saúde do Recife vem passando por um processo de transformação, com a modernização da gestão, expansão dos serviços, fortalecimento dos recursos humanos, construção e requalificação das nossas unidades. Essa Unidade da Família aqui de São José do Coque é um exemplo disso. É uma obra que custou em média R$ 600 mil e isso está no bojo do nosso grande plano para a Saúde, que é o Recife Cuida, orçado em R$ 400 milhões, para que a gente possa dar um atendimento mais qualificado, expandir a nossa rede e a população possa ter todas as suas necessidades atendidas” avaliou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
 
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Audiência pública discute a distribuição de medicamentos à base de Canabidiol na rede do SUS

O canabidiol é um medicamento derivado da Cannabis, a planta da maconha, que é capaz de atuar no tratamento de doenças que atingem o Sistema Nervoso Central. Apesar dos resultados positivos alcançados para o tratamento de condições como autismo, dor crônica, epilepsia, esclerose, esquizofrenia, fibromialgia, Parkinson, entre tantas outras, seu uso ainda é restrito a uma parcela mínima da população. Para discutir o tema, a Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco promove, na próxima segunda-feira (20), às 10h, no auditório Ênio Guerra, audiência pública sobre a “Importância e distribuição de medicamentos à base de Canabidiol na rede do SUS”. O encontro é um pleito do deputado estadual Luciano Duque.

O parlamentar é autor do PLO 474/2023, que institui uma política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos formulados à base de canabidiol, nas unidades de saúde públicas estadual e privadas, conveniadas ao Sistema Único de Saúde. “Por ser um composto ainda muito caro, tem grande impacto na renda das famílias e acaba limitando o acesso de quem pode utilizá-lo. Ampliar esse acesso é essencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, defende Duque. A matéria ainda irá passar pelas comissões pertinentes, antes de ir para votação no plenário da Casa.

De acordo com o Projeto de Lei também poderão ser distribuídos remédios que associam o canabidiol com outras substâncias canabidioides, como o tetrahidrocanabino. Todos os medicamentos, nacionais ou importados deverão cumprir as exigências das autoridades regulatórias em seus países de origem e as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para ter acesso ao tratamento, os pacientes deverão estar cadastrados perante a Secretária Estadual de Saúde.

A prescrição do fármaco deverá ser feita por um profissional legalmente habilitado para tratamento de saúde, com o devido laudo com as razões da indicação. O medicamento só poderá ser liberado mediante a retenção da receita médica e do parecer contendo as razões da decisão.

Ainda de acordo com a proposta, o paciente deverá comprovar que não possui condições financeiras de comprar os medicamentos nem de tê-los adquiridos por sua família ou responsáveis legais sem prejuízo do respectivo sustento. A execução da política caberá à Secretaria Estadual de Saúde, que definirá as competências em cada nível de atuação.

O deputado aponta ainda que discussões como a que acontecerá na audiência são importantes para acabar com o estigma ao redor do canabidiol. “É preciso construir políticas públicas baseadas em pesquisas científicas que comprovam os benefícios da cannabis medicinal. Para isso é necessário mobilizar a sociedade, informando-a desses êxitos e combatendo preconceitos”.

“Pessoas que, por preconceito ou desconhecimento, eram contrários ao uso terapêutico e, ao notarem os bons resultados, em si próprios ou conhecidos, mudaram de ideia. Há pessoas convertendo parentes e amigos para essa causa. A informação de qualidade contribui para isso”, complementou.

Prefeitura do Recife leva Programa Rua Tinindo para via na Imbiribeira

A Rua Antônio Cardoso da Fonte será beneficiada com nova pavimentação e drenagem

O prefeito do Recife, João Campos, realizou, na manhã desta quinta-feira (16), uma vistoria no andamento das obras de pavimentação e drenagem da Rua Antônio Cardoso da Fonte, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade. As intervenções vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas. O investimento na obra é de R$ 2.165.031,22.

“Estamos fazendo várias intervenções previstas aqui na Imbiribeira. Não é só o calçamento e a drenagem da rua, mas também novas calçadas para mobilidade ativa, para as pessoas poderem caminhar. Essa rua vai ser toda calçada, saneada, drenada, assim como a paralela. São dois sonhos antigos que a gente está realizando de forma conjunta, dentro do programa Rua Tinindo. O que a gente está fazendo hoje aqui, a gente está fazendo na cidade toda. São mais de 150 ruas que a gente vai fazer nesse espaço de seis meses. São demandas muito antigas que a gente mapeou, identificou, e está realizando obra”, afirmou o prefeito João Campos. O gestor foi acompanhado do vereador Mirinho na vistoria aos trabalhos na via.

As obras do Programa Rua Tinindo vão beneficiar cerca de 150 vias nos próximos dois anos, em um investimento de cerca de R$ 120 milhões. Já foram concluídas 26 ruas e iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em 35 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores. Outras 46 vias já saíram na nova licitação para a implantação de drenagem e pavimentação, totalizando 107 vias licitadas.

A Rua Antônio Cardoso da Fonte está recebendo pavimentação em asfalto em toda a extensão de 636,50 metros (ou uma área de 3.871,72 m²). A drenagem receberá 703,49 metros de tubulação; 75 caixas coletoras; 1.234,64 metros de meio fio; e 2.996,46 m² de passeios públicos. O serviço teve início no dia 1º deste mês e deverá durar quatro meses.

O pedreiro Everaldo Alberto, 31 anos, morador do bairro há dez anos, agradeceu a oportunidade de emprego gerada pelas obras. Ele estava há cinco anos sem trabalho. “A gente teve mais oportunidade de emprego com as obras aqui por perto. Cada dia de emprego que se ganha é melhor pra gente. Ainda dá pra aproveitar a oportunidade e indicar os parentes e vizinhos para trabalhar junto”, comemora. Já o técnico de telecomunicações aposentado, Antônio Ramos, tem 77 anos e é morador da região há 25. Ele avalia que os trabalhos na via vão ajudar muito no deslocamento, especialmente das pessoas idosas. “Já deixei de sair pra resolver alguma coisa, principalmente problemas de saúde, por causa da chuva e dos alagamentos que vem na sequência”, relata. A aposentada Ivanise Pereira, de 86 anos, moradora da rua há 28, também comemorou o andamento das intervenções. “Estou sem receber meus filhos há dois meses porque não estavam conseguindo entrar com o carro nessa rua. Todo mundo está muito feliz por acontecer essa obra”, disse.

 
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Simão Durando anuncia mutirão de exames de imagem que atenderá 22 mil pessoas em Petrolina

Com um investimento de mais de R$ 600 mil, o prefeito Simão Durando anunciou, nesta quinta-feira (16), mais um mutirão de saúde para o município. Desta vez, o objetivo é zerar as filas de espera para exames de imagens, atendendo cerca de 22 mil pessoas. A ação, que já inicia neste sábado (18), faz parte do maior pacote de investimentos em saúde dos últimos anos.

Serão ofertados exames de ressonâncias; tomografias; raios-x, densitometria; mamografia; ECG; EEG e ultrassonografia. Serão atendidas todas as pessoas que estão com as guias de solicitação de exames nos postos de saúde. Para isso, os profissionais de saúde entrarão em contato, através do número de telefone informado na guia, avisando ao paciente sobre o local, a data e horário do procedimento.

De acordo com o prefeito Simão, o objetivo é continuar garantindo maior assistências à população, o fortalecimento da rede básica em todas as regiões do município, além de garantir um novo ritmo no atendimento às comunidades que mais precisam.

“Iniciamos com os mutirões de exames laboratoriais, recentemente, tivemos outro de consultas e exames oftalmológicos e várias outras ações acontecendo simultaneamente. Aproveito para reforçar que as nossas equipes estão ligando para os pacientes, então é importante que o telefone esteja atualizado, quem tiver trocado o número recentemente e tiver aguardando alguns desses procedimentos citados, que compareça a secretaria de saúde para atualização de dados. Tem muita coisa ainda para acontecer na saúde nos próximos dias. Vamos continuar cuidando do nosso povo e da nossa Petrolina”, concluiu o gestor.

Fotos: Erlan Alexandre

Fredson da Perfil inicia movimentação de pré-campanha para prefeito em São José do Egito

Nesta quarta-feira (15/11), marcada pelo feriado da Proclamação da República, aconteceu uma importante movimentação na política egipciense. O empresário Fredson Brito (PV), conhecido como Fred da Perfil, iniciou o seu trabalho de comunicação de pré-campanha visando o período eleitoral de 2024.


Em um dia de agenda cheia, o postulante a cadeira de prefeito da “Terra da Poesia” participou de uma série de gravações em sua residência e em vários pontos da cidade. Não há notícias acerca do conteúdo gravado, mas que a produção ficou por conta da agência Mosh, responsável pelas campanhas de Miguel Coelho, para governador de Pernambuco e Pedro Cunha Lima que disputou o governo da Paraíba. A Mosh recebeu recentemente um prêmio internacional graças a qualidade e os resutados gerados na campanha de Miguel Coelho.

Marconi Santana fortalece parcerias em agenda no Recife

O prefeito de Flores, Marconi Santana, esteve recentemente no Recife cumprindo uma agenda política significativa, marcada por encontros estratégicos e anúncios importantes para o desenvolvimento do município.

Um dos momentos destacados foi a reunião com o Senador da República, Fernando Duere, acompanhado pelo Deputado Estadual Joaquim Lira. O encontro foi pautado por diálogos intensos sobre áreas cruciais para o crescimento de Flores, com ênfase em saúde, agricultura e educação. Marconi Santana expressou gratidão pela atenção do Senador e destacou o interesse em fortalecer parcerias para impulsionar o progresso na cidade.

“Foi um privilégio participar desse encontro, discutindo temas tão relevantes para o futuro de nossa amada Flores. A disposição do Senador Duere em contribuir com nosso progresso é evidente, e acredito que, juntos, alcançaremos grandes feitos”, afirmou o prefeito.

Após a reunião com o senador, Marconi Santana teve outro momento importante ao lado do presidente da Sudene, Danilo Cabral. O prefeito compartilhou a felicidade de receber a confirmação do anúncio de uma retroescavadeira para o município, uma conquista viabilizada com o apoio do Senador Fernando Duere, que prontamente disponibilizou os recursos necessários.

“Este é um passo significativo para fortalecer nossas ações no campo, distritos, povoados e na sede. Agradeço ao Senador Duere e ao superintendente da Sudene, Danilo Cabral, pelo comprometimento com o progresso de Flores”, destacou Marconi Santana.

Os próximos 30 a 40 dias serão de intensa atividade, conforme o prefeito, que se empenhará na concretização da compra do equipamento. A retroescavadeira será um importante recurso para impulsionar o desenvolvimento de infraestrutura no município, demonstrando o compromisso da gestão com o bem-estar e a qualidade de vida dos florenses.