Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura do Recife reserva 30% de vagas em concursos e seleções para pessoas negras e indígenas

Medida visa promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades para os grupos historicamente discriminados e, quando aprovada, será adotada em todos os certames e seleções simplificadas da administração direta e indireta do município

Com o objetivo de promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades para grupos historicamente discriminados, a Prefeitura do Recife encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de Lei que propõe a reserva de 30% de vagas para pessoas negras e indígenas em concursos públicos e seleções simplificadas no âmbito da administração direta e indireta do município. A medida afirmativa visa a corrigir desigualdades e garantir que a administração pública reflita a diversidade da sociedade. Atualmente, a população negra representa cerca de 52,27% da população da capital pernambucana. A proposição também assegura a reserva de 10% das vagas em todos os certames para pessoas com deficiência.

De acordo com o projeto de Lei, para os candidatos negros, a autodeclaração será o único critério para concorrer às vagas reservadas. A verificação da autodeclaração será realizada por uma comissão de heteroidentificação, que terá competência deliberativa. Já para os postulantes indígenas, será exigido o Termo de Autodeclaração de Identidade lndígena (TADI), acompanhado do Registro de Nascimento lndígena (RANI) e/ou Carta de Recomendação, emitida por liderança indígena reconhecida ou ancião indígena reconhecido, ou personalidade indígena de reputação pública reconhecida ou órgão indigenista.

“Dia de Zumbi, Dia da Consciência Negra. Num Brasil tão desigual, e de tanto preconceito racial, a gente precisa seguir gerando novas oportunidades. E uma forma de fazer isso é através de uma legislação mais inclusiva. Estamos adequando um projeto de Lei que está na Câmara de Vereadores para assegurar 30% das vagas de todos os concursos e seleções da Prefeitura do Recife para pessoas negras ou pardas, indígenas, além de pessoas com deficiência, assim como anunciou o Governo Federal, ontem. A lei será válida para todas as modalidades de seleção para provimento de cargos e para empregos públicos efetivos”, afirmou o prefeito João Campos.

A reserva das vagas a candidatos negros e indígenas deve constar expressamente dos editais dos concursos públicos ou seleções simpliÍicadas e deverão especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo, emprego público ou função oferecidos.

VAGAS PARA PCD – O mesmo projeto de Lei também assegura a reserva de 10% das vagas oferecidas em concursos públicos e seleções simplificadas da administração direta e indireta do município para contratação de pessoas com deficiência (PCD). A reserva também deverá constar expressamente dos editais dos concursos públicos ou seleções simplificadas.

Segundo o projeto, poderão concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência candidatos que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. A avaliação da deficiência, e a sua compatibilidade com o exercício das atribuições, será biopsicossocial, realizada por comissão multiprofissional e interdisciplinar, e considerará: impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.

Alô Turista! Garanhuns possui Estacionamento Rotativo Digital (Zona Azul/Marrom)

Veio curtir os Encantos do Natal de Garanhuns? Fique atento ao Sistema de Estacionamento Rotativo denominado em Garanhuns de VAGA DIGITAL, no centro comercial e adjacências.

Para estacionar durante o horário de funcionamento do Vaga Digital, (segunda à sexta, das 08:00h às 18:00h, e aos sábados, das 08:00 às 14:00 h) é preciso adquirir e ativar o bilhete digital de 30, 60, 90 ou 120 minutos.

A forma mais fácil, confortável e rápida de adquirir e ativar o seu bilhete de estacionamento é através do App DIGIPARE, disponível nas lojas de aplicativos para os sistemas Android e IOS.

Os bilhetes também podem ser adquiridos nos pontos de venda fixos, parquímetros, com as monitoras do sistema ou no posto de atendimento do VAGA DIGITAL, que fica localizado na Av. Santo Antônio, em frente ao Banco Itaú (vizinho à Prefeitura).

Confira os locais dos parquímetros e dos pontos de venda no site da AMSTT (https://www.amstt.pe.gov.br/v2/) ou no Instagram (@amsttgaranhuns)

Baixe o aplicativo DIGIPARE e ative os seus bilhetes digitais. E vamos curtir o Natal de Garanhuns com segurança e comodidade.

Javier Milei é eleito presidente da Argentina com pauta ultraliberal e discurso radical antipolítica

Economista venceu Sergio Massa no 2º turno e tomará posse em dezembro para 4 anos de mandato. Entre suas propostas estão dolarizar a economia e fechar o Banco Central.

Milei, presidente eleito da Argentina, prometeu na campanha fechar o BC e dolarizar a economia — Foto: Agustin Marcarian/Reuters

g1 — O economista ultraliberal Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, venceu neste domingo (19) a eleição para a Presidência da Argentina.

Com 97% das urnas apuradas, Milei tem 55,76% dos votos, contra 44,23% de Sergio Massa, ministro da Economia e candidato governista.

A diferença de aproximadamente 3 milhões de votos surpreende, porque as pesquisas indicavam um cenário mais acirrado.

Cerca de 26 milhões de argentinos votaram, 76,3% do total. Milei foi mais votado em 20 das 23 províncias do país, além da capital Buenos Aires, que é uma cidade autônoma.

Primeiro discurso

“Hoje começa a reconstrução da Argentina”, disse o presidente eleito no primeiro discurso. Milei agradeceu ao ex-presidente Mauricio Macri e à ex-candidata Patricia Bullrich, que decidiram apoiá-lo no segundo turno. “Colocaram o corpo para defender a mudança de que a Argentina necessita”, afirmou.

No primeiro discurso como presidente eleito, Milei foi mais contido do que costuma ser. Pregou pautas liberais e criticou a classe política, mas adotou um tom mais conciliador. Não mencionou suas propostas mais radicais, como dolarizar a economia, nem detalhou medidas que pretende tomar.

Disse que é uma noite histórica e que considera um milagre a Argentina ter um presidente “liberal e libertário”.

“Hoje começa o fim da decadência argentina, termina o modelo empobrecedor do Estado onipresente”, disse ele. “A Argentina tem futuro, e esse futuro é liberal”, afirmou. “Se abraçamos essas ideias, não vamos apenas poder resolver os problemas de hoje, mas dentro de 35 anos voltaremos a ser uma potência mundial.”

“A situação da Argentina é crítica. Não há lugar para gradualismos nem para fraqueza, não há lugar para meias medidas”, disse. “Se não avançarmos rápido com as mudanças estruturais de que a Argentina necessita, nos dirigimos para a pior crise da nossa história”, acrescentou.

Ao se referir ao atual governo, pediu que “assumam sua responsabilidade até o fim do mandato”. “Ao governo queremos pedir que sejam responsáveis, que entendam que chegou uma nova Argentina e atuem de forma consequente”, afirmou. “Uma vez finalizado o mandato, poderemos transformar essa realidade tão trágica para milhões de argentinos.”

Massa reconheceu a vitória de Milei antes mesmo de os primeiros números serem divulgados oficialmente. “Javier Milei é o presidente eleito pela maioria dos argentinos”, disse ele em discurso para apoiadores.

Milei tomará posse em dezembro para 4 anos de mandato. Sua vitória vem após uma virada no segundo turno, já que Massa havia sido o mais votado na primeira etapa da eleição.

Aos 52 anos, Milei será o 52º presidente do país e terá que enfrentar a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, dois quintos da população vivendo na pobreza e forte desvalorização cambial. Desafios agravados por uma dívida externa bilionária e pela falta de reservas internacionais.

Durante a campanha, ele encampou propostas radicais para atacar esses problemas, como promover a dolarização da economia Argentina e acabar com o Banco Central do país.

Crônica de Ademar Rafael

PAJEÚ É MANCHETE

Na última semana de setembro e nos dias iniciais do mês de outubro do corrente ano nossa região do Pajeú esteve em destaque em três grandes eventos culturais. Devemos comemorar o sucesso dos nossos conterrâneos. O momento atual precisa de poesias e música de alto nível. Chega de notícias sobre violência em todos formatos disponíveis.

O primeiro foi a linda festa dedicada ao centenário do poeta Otacílio Batista. Sua família reeditou o evento Tributo a Otacílio e dentro das comemorações dos cem anos do autor de “Mulher nova bonita e carinhosa/Faz o homem gemer sem sentir dor” seu neto Sandino Patriota lançou o livro “Otacílio Batista – Uma história do repente brasileiro”. Trata-se de uma publicação extraordinária que vincula o nome do poeta ao universo da cantoria de forma inseparável, merece ser lido e relido.

No mesmo período Bia Marinho, sobrinha de Otacílio, fez uma turnê em Portugal na companhia de Marinho, Greg e Miguel – seus talentosos filhos –, levando na bagagem o que temos de melhor. Esse quarteto é sucesso em cada apresentação. Na terra de Fernando Pessoa não foi diferente. As melodias alcançam outra escala nas interpretações de Bia Marinho e seu três filhos. O velho continente redeu-se à competência da filha e dos netos de Lourival Batista e de Dona Helena Marinho.

Em outubro Gilmar Leite, poeta de São José do Egito, lançou o livro “Coração português”, publicação que junta o rio Pajeú ao mar e ao rio Tejo. Na “Nota do autor”, Gilmar escreveu: “Navegando nos mares do lirismo lusitano, sentado na proa de um canto fadista, velejando na poesia portuguesa, percorrendo intuitivamente os bairros de Alfama, Madragoa, Mouraria, Bairro alto e do Miradouro da Graça, contemplando o mare o rio Tejo, eu descobrir que palpita no meu peito um coração português…”. Sem dúvida amigo Gilmar, tenho certeza que Fernando Pessoa vibrou com cada um dos cento e trinta e um sonetos que estão em seu belíssimo livro. Viva nosso Pajeú viva nossa cultura.

Pré-candidatura do delegado Israel Rubis mexe com o tabuleiro da política de Arcoverde

Este blogueiro recebeu informações de uma pessoa envolvida na política local de Arcoverde, que o ex-vice prefeito de Arcoverde, Delegado Israel Rubis (foto), tem sido assediado por interlocutores de Zeca e Madalena, para ser candidato a vereador, nas próximas eleições.

Segundo a fonte, interlocutores acreditam que Israel Rubis, possa ser um puxador de votos no partido em que estiver, e além de ser eleito, puxar mais de dois vereadores, e também contribuir muito na eleição da chapa majoritária.

O ex-vice prefeito renunciou ao mandato, no início do ano, depois de ser escanteado pelo prefeito Wellington da LW, e voltou às suas funções de Delegado de Polícia, estando atualmente trabalhando em Afogados Ingazeira. Rubis é observado a distância por alguns presidentes estaduais de partido, que planejam filia-lo, para ser candidato a vereador, visto que consideram que ele potencial de votos.

Porém, este blogueiro apurou uma situação que pode complicar as tratativas dos articuladores, Israel Rubis tem recusado, pois não está disposto a sair candidato, alega não estar dedicado a sua carreira profissional e aos seus estudos.

Nas suas últimas colocações na imprensa local, quando perguntando sobre o cenário da majoritária, em Arcoverde, o ex vice prefeito tem alegado ser independente, não dando pistas para qual projeto deverá migrar, se Zeca ou Madalena.

Vamos agurdar o desenrolar dos próximos dias e a posição definitiva de Dr. Israel Rubis, até porque será de suma importântica sua entrada no processo eleitoral de 2024, visto que, tem potencial eleitoral e vai beneficiar e muito a oposição ao prefeito Wellington da LW, que faz um administração não muito avaliada pela população arcoverdense, segundo as pesquisas.

Coluna do Finfa

Participou – O  deputado estadual Luciano Duque, esteve participando neste domingo (19), na cidade de Triunfo, a convite do pré-candidato a prefeito Dr. Eduardo Melo e do seu filho, Dr. Toninho Melo, do evento em celebração ao Dia da Consciência Negra com o carimbó de Águas Claras. “Foi um momento de prestar respeito a cultura negra e quilombola”,disse o parlamentar.

Reconheceu – A Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Coordenação estadual do Programa Bolsa Família na Educação, reconheceu o trabalho que o município de Custódia, faz no acompanhamento dos estudantes beneficiários do programa, concedendo o Certificado Prata a municipalidade, pelo serviço de excelência, no âmbito de registro de frequência no ‘Sistema Presença’. O Ministério da Educação também parabenizou a gestão municipal pelo trabalho de acompanhamento da frequência escolar. Custódia superou a meta do Ministério do Desenvolvimento Social.

Reunião – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, esteve neste domingo (19), na comunidade do São Miguel, para participar de mais uma reunião da associação de moradores. “Ao lado do vereador e lideranças da região, Pinheiro, do secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Fabinho do Sindicato; e dos meus amigos Cosme Medeiros e Damião Medeiros, ouvimos de perto as demandas da população, porque é assim que trabalhamos, ouvindo quem mais precisa, disse a prefeita.

Visitou – O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, esteve visitando as obras da reforma do hospital municipal, que encontra-se em um avanço significativo. “O novo hospital contará com uma estrutura moderna e equipada, oferecendo atendimento de qualidade à população de Santa Terezinha, isso é o que nossa administração tem para oferecer aos pacientes do nosso município”, disse o prefeito.

Você sabia – Que o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Empreendedorismo do Estado (AGE), inicia nesta segunda-feira (20) a campanha “Reage”, para clientes empreendedores renegociarem suas dívidas. Serão mais de 30 dias com taxas e benefícios especiais para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI) inscritos em cadastros de inadimplentes há mais de um ano.

Oficializou – O partido Republicanos em Pernambuco oficializou, neste domingo (19), apoio a Elias Gomes (PT), pré-candidato à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A formalização ocorreu durante um grande ato político, no bairro de Piedade, que reuniu diversas lideranças e colorações partidárias de todo o estado. O movimento tem como objetivo criar uma frente ampla de oposição à atual gestão municipal.“Elias reúne todas as credenciais para liderar essa grande frente para resgatar a esperança de um futuro melhor para os jaboatonenses. Tem experiência no Executivo como ex-prefeito da cidade e no Legislativo como deputado estadual. Não tenho dúvidas que Elias é a melhor opção para a população do Jaboatão. E nós do Republicanos apoiaremos essa grande frente que está sendo construída sob a sua liderança e com o apoio do presidente Lula (PT)”, disse Silvio Costa Filho (Republicanos), ministro dos Portos e Aeroportos do governo Lula.

Disse “Estou com o coração cheio de gratidão a todos que participaram da Expo Carnaíba.Essa feira veio mostrar que nossa terra tem um grande potencial. Se focarmos na geração de renda, se o dinheiro da Prefeitura circular mais dentro da cidade, podemos gerar crescimento e oportunidade para nossa gente”.(Empresária e pré-candidata a prefeita Ilma Valério, após o encerramento da Expo Carnaíba)

Frase ” Aqui não tem história de prometer e a obra não sair”.(Prefeito do Recife, João Campos,  neste domingo (19), após assinar a Ordem de Serviço para o início de obras do Programa Rua Tinindo, na Rua Professor Evaldo Altino, no Bairro do Cordeiro)

Assina – Nesta segunda-feira (20), às 10 horas, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, assina mais Ordens de Serviços, que vão autorizar os inícios das obras de pavimentação com drenagem de mais 16 ruas na Cohab III, e da construção de uma nova praça no bairro de São José.

Perguntar não ofende – A aposta entre o vereador de Afogados da Ingazeira, Vicentinho e o ex-vereador Zé Negão, de quem tem mais votos para vereador nas eleições de 2024, foi concretizada?

1ª Caravana Rogaciano Leite é encerrada com muita poesia, shows musicais e celebração religiosa 

A cidade de Itapetim foi palco durante três dias de um evento que homenageou o grande poeta e jornalista itapetinense, Rogaciano Leite, nascido em Cacimba Nova, na zona rural do município. Denominada de Caravana Rogaciano Leite, a festa foi encerrada neste domingo (19) com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de São Pedro, presidida pelo Padre Jorge Dias.

Na sexta-feira (17), primeiro dia de evento, as celebrações contaram com oficina de poesia, festival de repentistas, recitais e exposição fotográfica, entre outras atividades, na sede da Secretaria de Cultura. Na noite deste sábado (18), o público pode acompanhar muita poesia com apresentação de poetas repentistas, recitais, shows musicais, além de feira de artesanato, recitais, entrega de livros infantis às escolas do município.

O evento foi marcado pela emoção e pela participação ativa da população, que prestigiou e apoiou a iniciativa idealizada pela filha do poeta, Helena Roraima, e pela cantora Kelly Rosa, que marcaram presença durante os três dias de comemoração.

A 1ª Caravana Rogaciano Leite contou com total apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. O evento também teve o apoio do Governo do Estado, Fundarpe, Governo Federal, Banco do Nordeste, Nunes Turismo e outros patrocinadores.

O prefeito Adelmo Moura, o vice-prefeito Chico, o secretário de Cultura Ailson Alves, vereadores, além de secretários e diretores municipais, prestigiaram as comemorações.

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem promovem ato em frente ao TCE nesta segunda (20)

O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) promoverá um ato-assembleia junto com a categoria que atua na rede pública estadual, e privada (lucrativa e não lucrativa), cooperativados, aposentados e pensionistas, nesta segunda-feira (20/11), em frente ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), situado na Rua da Aurora, no Recife, a partir das 08h. A atividade, que tem o objetivo de denunciar e entregar um documento ao representante do órgão, indícios de manobras administrativas da governadora Raquel Lyra que, mesmo após 90 dias do repasse dos recursos pelo Governo Federal para o complemento do piso nacional, ainda não encaminhou as verbas para os trabalhadores, além de outras medidas que podem se interpretadas como improbidade administrativa.

O presidente do Satenpe, Francis Herbert, denunciou a postura do Governo de Pernambuco que, mais uma vez, quer fazer manobra e não pagar o piso da enfermagem. “Essa medida lamentável mostra a falta de compromisso da gestão com os profissionais da saúde que continuam sendo massacrados. Mas a grande pergunta à governadora: porque não quer repassar o piso que já é lei? O sindicato seguirá denunciando as atrocidades e o descaso dessa gestão que insiste em não cumprir o que determina a lei”, completou Francis.

Viva a Guararapes celebra a consciência negra e o movimento brega

O penúltimo Viva a Guararapes do ano, que aconteceu neste domingo (19), das 10h às 17h, foi dedicado ao mês da consciência negra e ao movimento brega. O prefeito João Campos esteve no local para prestigiar a ação.

“É muito legal ver o recifense curtindo o Recife. A gente iniciou há alguns anos o Viva Guararapes, um domingo por mês, onde tem ativação gratuita de esporte, lazer, cultura, a parte educativa, economia criativa, feirinha gastronômica. Tudo de forma gratuita para as pessoas, organizado pela Prefeitura do Recife. Venha curtir em família, na paz, e aproveito para convidar a todos e todas para o encerramento do Novembro do Brega, que vai acontecer na rua Sérgio Loreto”, disse o prefeito João Campos.

O evento também teve o Polo Consciência Negra, que contou com oficinas de turbante, capoeira e Abayomi (confecção de bonecas de pano, criação original de Lena Martins, artista e artesã natural de São Luís do Maranhão, na década de 1980); Feira de Empreendedores Negros e exposição fotográfica “Agosto da Jurema”. O Viva ocorre um domingo por mês, na Avenida Guararapes, coração do centro da cidade, e tem o objetivo de trazer os recifenses e visitantes para vivenciar e ocupar o centro da cidade, aproveitar suas paisagens, arquitetura e história.

No Polo Cultural várias atrações artísticas da cena brega se apresentaram. A ação também contou com um painel instagramável contando um pouco da história do brega, além de um divertido dicionário com termos do brega recifense, além de cortejo para Festival do Brega.

O Polo Infantil trouxe brinquedos infláveis para a criançada. Já no Polo Esportivo, além da patinação, o público pode fazer futebol de barrinha, basquete e vôlei de rua. O Polo Agroecológico e Meio Ambiente contou com ações de conscientização e Feira Agroecológica. O Polo SESC mais uma vez trouxe orientações sobre serviços do SESC, cartão do empresário, além de orientações e divulgação do Banco de Alimentos Sesc. O Polo Pet ofereceu vacinação Antirrábica, brincadeiras, animais para adoção, feira de produtos pets, pré-agendamento de castração e denúncia de maus tratos.

Como em todas as edições, o Polo Gastronômico contou com food trucks e pontos de alimentação do Prodart e o Polo Cervejeiro com as bebidas artesanais. No Polo de Serviços estiveram disponíveis vacina contra Covid-19 e atualização da caderneta de imunização; realização de testagem de HIV, Sífilis e hepatites virais, e distribuição de preservativos.

Juliana Santos levou toda a família para curtir o evento. “Hoje eu trouxe todo mundo. Já vim aqui com meus filhos, mas hoje também trouxe também meus pais para aproveitar um pouco a cidade. Acho muito legal essa iniciativa. Uma oportunidade de lazer gratuito. Nós, que temos filhos, sabemos como são caras atividade assim e, aqui, eles aproveitam muito”, contou.