Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Pedro Campos comemora avanço de pautas voltadas à inclusão e à segurança pública

Na última semana, a Câmara dos Deputados avançou com a análise de pautas para a área de segurança pública e para as pessoas com deficiência. Pedro Campos comemorou a aprovação de projetos de sua autoria nas comissões da Casa Baixa e ressaltou a importância do andamento das matérias para o país.

“Tivemos uma semana de muitas vitórias na Câmara. Avançar com projetos de leis que lutam pela nacionalização do Compaz e pela a criação do Fundo das Pessoas com Deficiência é essencial para que a política pública seja viabilizada e beneficie quem mais importa, que é o povo brasileiro”, afirmou.

No último dia 28, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto de lei N• 2215/2023 de autoria do parlamentar, que pretende instituir em âmbito nacional os Centros Comunitários da Paz (COMPAZ). A Comissão aprovou o parecer do deputado Eriberto Medeiros ao PL, sem ressalvas. O projeto segue para a análise da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF).

“Esse é mais um passo para que a nacionalização do Compaz, equipamento reconhecido pela ONU como exemplo internacional em políticas públicas que combatem a desigualdade e promovem a justiça social, se transforme numa política de estado em nosso país. A segurança cidadã é parte fundamental para enfrentar a violência no Brasil”, afirmou o deputado.

No último dia 29, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas aprovou o Projeto de Lei n•1290/2023, que pretende instituir o Fundo Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa, também de autoria do parlamentar, segue os moldes dos fundos já existentes para os beneficiários do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso.

“A criação desse Fundo irá possibilitar outras formas de financiamento de políticas públicas voltadas à inclusão. É importante ressaltar que esse projeto não gera impacto orçamentário e as contribuições serão provenientes das doações de pessoas jurídicas ou físicas, doações de terceiros, inclusive de governos estrangeiros e organismos internacionais, dentre outras”, afirmou o parlamentar. A matéria segue para análise da Comissão de Finanças e Tributação da Casa Baixa.

Vilmar Cappellaro e Raul Henry entregam novo caminhão compactador de lixo à população

O Prefeito Vilmar Cappellaro, o ex-deputado Raul Henry e o secretário de infraestrutura, Ademar Nonato, fizeram oficialmente a entrega de um novíssimo e moderno caminhão compactador de lixo.

A conquista do veículo se deu por meio de uma emenda parlamentar do então deputado, Raul Henry. Com direção hidráulica e capacidade para seis metros cúbicos de resíduos, o veículo custou pouco mais de meio milhão de reais.

Raul Henry falou da satisfação em poder ajudar no desenvolvimento de Lagoa Grande e destacou que acredita no empenho e dedicação da gestão do prefeito Vilmar Cappellaro. Henry frisou que o veículo terá grande utilidade no serviço de coleta de lixo do município.

Já o prefeito Vilmar Cappellaro lembrou que Raul Henry é um cidadão lagoa-grandense que vem cumprindo consideravelmente com os anseios da população. O gestor disse que está muito feliz com tudo que está sendo adquirido para o Município através do seu amigo Raul Henry.

O ato solene contou com a participação de secretários, vereadores, servidores e comunidade em geral.

Em evento da Fiepe, governadora em exercício Priscila Krause destaca parceria do governo com iniciativa privada e prevê 2024 com pé no acelerador

A governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause, participou de um encontro com representantes da indústria do Estado, em uma casa de eventos no Recife, na noite desta sexta-feira (1º). Na solenidade, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a gestora se reuniu com empresários de diversos setores e destacou conquistas importantes alcançadas a partir da parceria entre a gestão estadual e os representantes da Fiepe, como por exemplo o compromisso de conclusão do ramal Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina. A governadora em exercício também prestou contas de 2023, “o ano da mudança”, e apresentou o portfólio de projetos que farão de 2024 um ano com muitas realizações.  
 
“A Fiepe cumpre um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco, exercendo sempre o diálogo com o setor público. E entre iniciativas de grande porte já garantidas para o Estado eu destaco a Transnordestina, uma reconquista de Pernambuco sob a liderança política inconteste da governadora Raquel Lyra e a mobilização fundamental da força da Fiepe”, ressaltou a governadora em exercício Priscila Krause. 
 
Ao apresentar algumas iniciativas do Governo de Pernambuco para captar novos investimentos e gerar novos postos de trabalho, a gestora destacou a importância do setor industrial como vetor de oportunidades. “Em meio a tantos desafios, também temos muitas conquistas a celebrar. Pernambuco avança na captação de investimentos e realização de obras em todo o Estado, que dinamizam a infraestrutura estadual e promovem a geração de emprego e renda. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, Pernambuco gerou cerca de 53 mil empregos, segundo o Caged. No último mês de outubro, mais de oito mil novos postos de trabalho foram gerados, a maior geração de empregos do Nordeste, especificamente no setor industrial”, enfatizou.
Priscila Krause afirmou que sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o estado organizou as contas do Estado e estabeleceu o fortalecimento do diálogo perante a governo federal, garantindo R$ 3,4 bilhões de operações de crédito já contratadas para obras de infraestrutura e reestruturação de equipamentos públicos. 
 
“Esse foi um ano de muito trabalho e de muitas realizações. A Casa de Indústria tem promovido pontos importantes de discussão, como foi o caso da obra urgente e indispensável do ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina. Conseguimos realizar trabalhos eficientes”, registrou o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger.
 
Estiveram presentes no encontro o presidente emérito do sistema Fiepe e ex-senador Armando Monteiro Neto; o presidente da Alepe, Álvaro Porto; o deputado estadual Mário Ricardo; o superintendente do Sebrae, Murilo Guerra; a secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet; o assessor especial da governadora, Guilherme Coelho; o presidente da Adepe, André Teixeira Filho; a presidente da AGE, Angella Mochel; o presidente do CPRH, José Anchieta Santos; o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto; o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, além de vereadores do Recife.
 
Jantar do Clube do Galo 2023
Após o evento da Fiepe, a governadora em exercício Priscila Krause prestigiou o Jantar do Clube do Galo 2023, promovido pela Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), realizado no Recife. Evento tradicional, o encontro é uma confraternização da avicultura de Pernambuco. Ao lado do presidente da Avipe, Giulliano Malta, a gestora destacou que o setor produtivo é parceiro para o desenvolvimento econômico.

Espetáculo Afogadense “O Menino Chamado Jornal” chega ao agreste através do Festival de Teatro Infantil de Caruaru

No dia 4 de dezembro, os espectadores do 23º Festival de Teatro Infantil de Caruaru terão a oportunidade de conhecer a trupe “Cia Brincantes”, de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú: o grupo apresentará “O Menino Chamado Jornal”. É a estreia da companhia no Festival de Teatro Infantil.

“Pra gente é gratificante por sermos um grupo que iniciou em atividades de salas de aula e hoje temos um grupo sólido, que representa o Pajeú e vem avançado em diferentes frentes, como Projetos na Lei Paulo Gustavo ou parcerias com as redes municipais de ensino”, explica Luiz Andrade, diretor da Cia Brincantes.

Na narrativa, que dura cerca de 40 min, atuarão Luiz e o ator Gustavo Oliveira, de 15 anos. O personagem “Jornal” embarca numa jornada de fantasia e brincadeiras tendo a sustentabilidade e a reciclagem como fios condutores do espetáculo. A apresentação será no Teatro João Lyra Filho, às 16h, com entradas a valor único de R$ 10. Censura livre.

Siga o grupo no instagram: https://www.instagram.com/ciaartisticabrincantes/

Kaio Maniçoba busca ações para o desenvolvimento no interior pernambucano em reunião na Caixa Econômica Federal

O deputado estadual Kaio Maniçoba vem trabalhando intensamente por mais ações de desenvolvimento no interior de Pernambuco. Nesta semana, o deputado participou de uma reunião estratégica na Superintendência da Caixa Econômica Federal, no Recife. O encontro com o superintendente Paulo Nery, focou em ações e investimentos cruciais para as comunidades sertanejas.

Em pauta, a discussão sobre a abertura de novas agências bancárias, com destaque para a instalação da unidade de Petrolândia, e a reforma da agência já existente em Salgueiro.

Essas iniciativas visam fortalecer a presença financeira nas localidades, proporcionando mais conforto e praticidade para os sertanejos.

“Esta iniciativa representa mais do que a discussão de projetos; é um passo concreto em direção ao atendimento das necessidades do nosso povo sertanejo. Estamos comprometidos em transformar desafios em oportunidades, construindo juntos um Pernambuco mais resiliente e promissor”, enfatizou o deputado.

Kaio Maniçoba vem se destacando pela busca incansável de ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social do estado. Sua visão abrangente abraça políticas específicas para o interior, visando promover um ambiente mais próspero e igualitário.

Deputado José Patriota afirma que há um total desequilíbrio fiscal nos municípios

Com a queda nas receitas das prefeituras provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os prefeitos estão enfrentando bastante dificuldade para fechar as contas dos municípios. Em entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, e ao blog do Alberes Xavier, o deputado estadual José Patriota (PSB) afirmou que “há um desequilíbrio fiscal total” nos municípios.

Patriota, que já foi presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), aponta que falta recursos para manter os servidores, os fornecedores e os serviços básicos como saúde e educação que são prestados à sociedade. “São serviços corriqueiros que começam a ser ameaçados em alguns lugares, face à queda da arrecadação”.

Uma das preocupações dos prefeitos é o equilíbrio fiscal. O deputado detalha que o município que precisa bater a meta, ter um percentual de aplicação em educação e saúde, muitos deles não vão ter essa condição e os gestores poderão ser penalizados por ocasião da análise no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

Diante de tanta dificuldade, a diretoria da Amupe se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última segunda-feira (20), para tratar de medidas que possam socorrer os municípios.

Segundo José Patriota, uma das questões tratadas foi a possibilidade de baixar um decreto de calamidade financeira para que os municípios que estão sem dinheiro no caixa possam ser reconhecidos pela Alepe e, consequentemente, os órgãos julgadores, a exemplo do TCU, reconheçam a situação e não penalizam os gestores – que podem ser enquadrados na lei de responsabilidade fiscal.

O deputado elencou quais os principais problemas, a seu ver, que estão dificultando a vida dos municípios. “O primeiro problema é a questão da crise. O segundo é a questão dos programas governamentais que são subfinanciados, e o terceiro grande problema é o financiamento da Previdência própria dos municípios. Nós temos aí mais de 100 municípios com a previdência própria deficitária e que isso obriga os prefeitos a tirarem dinheiro do Tesouro para completar o pagamento dos aposentados”, explica o socialista.

Ainda segundo Patriota, há situação de municípios que estão aportando até R$ 2 milhões, tirando do caixa do Tesouro municipal. “Isso desequilibra qualquer município e a cada dia aumenta essa folha de pagamento dos aposentados”. Para o deputado, nenhuma reforma previdenciária atingiu ou beneficiou as previdências próprias dos municípios.

COP 28: Pernambuco é o único estado do Nordeste a participar de discussão com estados subnacionais sobre ação climática global

Em mais um dia de agenda na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, a governadora Raquel Lyra participou neste sábado (02), de uma mesa redonda com representantes de governos estaduais de diversos países. Durante o encontro, foram debatidos temas que visam fortalecer o papel dos estados na liderança subnacional para fortalecer a ação climática global. Governadores, primeiros-ministros e principais líderes subnacionais da Califórnia, nos Estados Unidos; Andaluzia, na Espanha; e Querétaro, no México, estiveram presentes.

Pernambuco foi o único Estado do Nordeste a participar do encontro. Representantes de Minas Gerais e São Paulo também compareceram. “Essa é a primeira COP em que há um espaço de discussões voltado somente para entes subnacionais promovido pela presidência do evento, anteriormente só tinham entre países. Aqui nós representamos o Brasil e, principalmente o Nordeste, afirmando o nosso compromisso com a agenda do meio ambiente, mudanças climáticas e futuro sustentável. No fim das contas, as ações precisam acontecer nos próprios territórios”, destacou Raquel Lyra.

Durante a mesa redonda, também foram discutidas a neutralidade do carbono até 2050. “É uma questão que o mundo todo vem debatendo. Isso não vai acontecer enquanto as partes na COP forem somente governos federais”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.

Em seguida, a gestora acompanhou a apresentação da COP 30, que será realizada em 2025 no Brasil, em Belém (Pará). A divulgação foi feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “É motivo de muito orgulho saber que o nosso país sediará um movimento tão importante no mundo. Temos uma diversidade muito grande e precisamos protegê-la”, ressaltou a governadora.

O governador do Pará, Helder Barbalho, também participou do lançamento. “Será o momento de nós mostrarmos os desafios do nosso país, e as oportunidades extraordinárias da nossa gente. Apresentaremos para o mundo o talento e compromisso do Brasil com o meio ambiente”, afirmou.

Também estiveram presentes o senador da República, Humberto Costa; e o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

 

Miguel Duque assume Presidência da Juventude do Podemos em Pernambuco

O Podemos segue se fortalecendo em Pernambuco, desta vez dando uma passo importante em direção à juventude Pernambucana.

O partido anunciou nesta sexta-feira (01), a filiação do jovem advogado Miguel Duque, que vai presidir o Podemos Jovem em Pernambuco.

Miguel é advogado atuante no direito público e eleitoral, filho do deputado estadual Luciano Duque, e agora vai liderar a Juventude do Podemos no estado. Com experiência na área jurídica e forte engajamento político desde muito novo, Miguel chega para contribuir com a renovação do Partido e fortalecer a legenda.

Em suas redes sociais o novo presidente do Podemos Jovem celebrou o novo desafio que assume. “Pessoal, com imensa alegria comunico que assumo hoje a presidência estadual da Juventude do Podemos em Pernambuco! Missão que foi me dada pelo presidente estadual Marcelo Gouveia e pelo ex-deputado federal Ricardo Teobaldo. Feliz e ansioso por este desafio, no qual espero contribuir para o crescimento do partido em todo o estado.” Destacou Miguel.

Para o presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, Miguel vai oxigenar esse segmento tão importante que é a juventude. “Miguel é um jovem que enxerga a política como instrumento de transformação e que tem a efervescência típica da nossa juventude. Sem dúvidas, a sua chegada vai proporcionar um novo momento para o Podemos Jovem, não apenas por se tratar de um profissional que vem construindo uma atuação brilhante na área jurídica, mas principalmente por ser um jovem que traz desde o berço a boa política em seu sangue. Desejo as boas-vindas a Miguel e muito sucesso em mais essa missão que assume. Estamos juntos.” Destacou o presidente.

Fredson da Perfil abre diálogo com vereador Vicente de Vevéi

Firme na sua jornada de pré-campanha rumo às eleições majoritárias de São José do Egito, Fredson da Perfil abriu diálogo com o vereador Vicente de Vevéi. Segundo informações de ambos, a primeira conversa já aconteceu, inclusive a foto desta matéria foi feita para registrar a primeira reunião entre eles.

Fredson da Perfil é empresário e surge como uma nova opção política no município e Vicente de Vevéi é jornalista, publicitário e está em seu primeiro mandato. O vereador deixou a liderança do governo na Câmara Municipal, anunciou sua saída do grupo do prefeito Evandro Valadares e assumiu a postura política neutra.

“O importante da conversa é que as ideias e os objetivos são muito parecidos e isso pode possibilitar uma aliança política. Tanto eu como Vicente queremos o crescimento de São José do Egito a partir do atendimento aos que mais precisam até a geração de emprego e renda”, disse Fredson da Perfil.

Segundo Vicente de Vevéi, para uma primeira conversa, o alinhamento de ideias foi um fator importante. “Meu interesse na política é poder transformar a vida das pessoas com projetos que as façam entender que a política é instrumento de suporte e viabilidade para que o cidadão tenha seus direitos garantidos sem estar mendigando a políticos. Para apoiar um projeto daqui pra frente, preciso que a liderança maior seja comprometido com a honestidade e transparência e Fredson está alinhado com esses principios”, afirmou o vereador. Fredson da Perfil é do Partido Verde (PV) e Vicente de Vevéi deve ir para o Partido dos Trabalhadores (PT) na janela partidária de março. O PV e o PT fazem parte de uma federação partidária que também é composta pelo PC do B.

Fredson e Vicente devem voltar a conversar no próximo dia 07 de dezembro e novas notícias vão surgir.

Em Olinda, Priscila Krause visita a sede do Homem da Meia-Noite e a Casa dos Bonecos Gigantes e reforça parceria do Governo com símbolos culturais de Pernambuco

A governadora de Pernambuco em exercício, Priscila Krause, visitou, nesta sexta-feira (1°), as sedes de dois ícones da identidade cultural do carnaval do Estado, o Homem da Meia-Noite e os Bonecos Gigantes de Olinda, ambos na Cidade Alta. Durante o encontro, foram tratados temas relativos à realização da festa de Momo em 2024.

“Estes são dois lugares icônicos para o carnaval de Pernambuco. O Governo do Estado está chegando junto, dando o apoio necessário para sua sustentabilidade e manutenção, para reforçarmos parcerias, que reforçam a cultura e a economia criativa. Nosso compromisso é garantir a manutenção das tradições, que expressam para o futuro um legado cultural incomparável”, destacou Priscila Krause.

A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, esteve presente no encontro e enfatizou que, em 2024, Pernambuco terá o maior carnaval da história. “Estamos planejando e conversando na ponta com quem faz o nosso carnaval, e nos traz o sentimento de pertencimento e orgulho de ser pernambucano”, ressaltou Cacau, que esteve acompanhada do secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho. “O governo vai estar sempre presente, não somente no carnaval, mas desde agora, ajudando a quem carrega a nossa história”, concluiu. A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, também acompanharam a visita.

Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006, o Homem da Meia-Noite surgiu como uma dissidência da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense (que também é Patrimônio Vivo), em dezembro de 1931. De fraque, cartola, gravata borboleta e dente de ouro, o calunga sai tradicionalmente à meia-noite do Sábado de Zé Pereira para passear pelas ladeiras de Olinda.

“Estou há 22 anos conduzindo o Homem da Meia-Noite, e é a primeira vez na história que uma governadora nos visita. É motivo de orgulho e de honra ver o Governo do Estado próximo ao gigante de Olinda, e isso tem um significado imenso, porque quando ele está próximo do Homem da Meia-Noite, ele está próximo do povo pernambucano”, afirmou Luiz Adolpho, presidente da agremiação.

Ainda na Cidade Alta, Priscila Krause visitou o artista plástico Silvio Botelho, idealizador dos Bonecos Gigantes de OIinda. Em 1974, o profissional criou seu primeiro boneco gigante, o Menino da Tarde, “filho” do encontro entre o Homem da Meia-Noite e A Mulher do Dia. E por trás de muitos outros bonecos gigantes de Olinda, existe um trabalho artístico que, na maioria das vezes, foi realizado no seu ateliê. “Essa ação da governadora de visitar in loco quem faz o carnaval de Pernambuco é de suma importância. Valoriza o artista e é uma demonstração de que ela reconhece e que não quer ter notícia, mas sim, estar presente”, detalhou o artista plástico.