Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

“Ainda não disse a que veio”, diz Waldemar sobre gestão Aline Gouveia em Amaraji

Considerado uma das principais lideranças nacionais do Avante, o deputado federal comentou os números da pesquisa realizada pelo Instituto DataTrends na cidade da Mata Sul e defendeu o nome de Araújo para o Executivo em 2024

O Instituto DataTrends divulgou, na última sexta-feira (01), uma pesquisa de intenção de voto para 2024 e de avaliação da atual gestão municipal na cidade de Amaraji, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Os dados foram divulgados pelo blogs Edmar Lyra, Alberes Xavier, FalaPE e Finfa.

De acordo com o levantamento, sobre o governo da prefeita Aline Gouveia (PSB), 51,9% dizem que não votam de jeito nenhum. A pesquisa foi realizada no dia 26 de novembro e ouviu 350 eleitores. A margem de erro é de 3,4%. O grau de confiança é de 95%.

Já com relação ao cenário eleitoral, quem lidera a corrida pela Prefeitura de Amaraji em 2024 é o empresário Fláucio Araújo (MDB), com 46,2% das intenções de voto, seguido pela prefeita Aline Gouveia, que aparece com 36,7%.

Uma das principais lideranças de Pernambuco, o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante), ao comentar a pesquisa, disse que tem sentido junto à população do município que a atual gestão “ainda não disse a que veio”. “O povo esperava muito mais de Aline. A sensação geral na cidade é de que ela faz uma gestão para o seu próprio interesse e de seus parentes e aliados. Ou seja, deixa muito a desejar”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o deputado, há um sentimento no município para que, nas próximas eleições, o comando da cidade seja entregue “a uma pessoa responsável, que consiga atender às necessidades reais do povo, algo que, hoje, tanto falta à população de Amaraji”. E disse que é preciso renovar os quadros e oxigenar a política local.

“Para isso é preciso trocar imediatamente a gestão municipal por uma pessoa que tenha capacidade, competência e que saiba o que realmente o povo precisa. A sensação é de mudança na gestão do município”, analisou Waldemar.

Questionado sobre o que a população poderia esperar de um eventual governo Araújo a partir de 2025, o parlamentar destacou a trajetória do aliado na iniciativa privada como exemplo de dedicação e compromisso na busca por resultados. Segundo ele, a perseverança e a habilidade em construir diálogos são duas características de Araújo que seriam benéficas a Amaraji.

“Araújo é a pessoa certa para assumir o caos em que vive a cidade. Uma pessoa que, pela sua experiência como homem bem sucedido, por onde assumiu na gestão privada, pode também administrar Amaraji e entrar para a história do município como um excelente gestor”, disse Waldemar. “A população já sabe que Araújo é o melhor para Amaraji”, pontuou.

Secretaria da Cultura de Pernambuco comemora o Dia do Palhaço com apresentações e cortejo no Recife

Dia da Alegria terá atividades no MEPE, no Recife Antigo e na Escola Pernambucana de Circo, neste domingo (10)

O dia 10 de dezembro é o Dia Mundial do Palhaço. E para comemorar a data com muita alegria, a Secretaria de Cultura de Pernambuco realiza atividades gratuitas neste domingo, nas ruas do Recife, com o congraçamento de vários representantes da arte milenar da Palhaçaria juntamente com a comunidade. Às 14h, no Museu do Estado de Pernambuco – Mepe, tem Aula-Espetáculo com Mickael Marvey e Gilberto Trindade, o Palhaço Cascatinha. A partir das 16h, as ruas do Recife Antigo receberão intervenções artísticas e um cortejo de palhaços, com concentração na Av. Rio Branco. Já às 19h, a alegria chega ao bairro da Macaxeira, com o espetáculo Arrelia, Arrelia! Viva a Palhaçaria!, da Escola Pernambucana de Circo, na seda própria escola.

 

O evento consiste em uma celebração composta de uma série de atividades que pretendem envolver a comunidade durante a divulgação da cultura da palhaçaria. A aula-espetáculo, no Mepe, traz uma oportunidade única para educar as pessoas sobre a arte do palhaço, ensinando técnicas, história e a importância da performance teatral, contribuindo para a formação cultural e artística dos participantes. A ideia é realizar a ação para públicos de diferentes faixas etárias, promovendo a inclusão social e a diversidade cultural. Algo fundamental para criar uma sociedade mais igualitária e enriquecida pela pluralidade de experiências e perspectivas.

Já no Recife Antigo, acontecerão Intervenções Circenses, com a curadoria da Cia 2 em Cena. Pequenos encontros que geram risos, risadas e gargalhadas. Um jogo de interação entre os palhaços e o público a partir da realização de gags e pequenos momentos mágicos. Durante o cortejo, cinco palhaços brincarão e tornarão brincantes os transeuntes proporcionando pequenos encontros risíveis. Ainda das 16h às 17h, o  projeto Risos em Movimento traz vários palhaços em cortejo pelas ruas conclamando a comunidade à mais pura alegria.

 

À noite, a partir das 19h, na Escola Pernambucana de Circo, bairro da Macaxeira, acontece a ação cultural Arrelia, Arrelia! Viva a Palhaçaria! O espetáculo é uma apresentação estilo varieté, com números individuais, de grupos, trupes e companhias de profissionais que desenvolvem a arte da palhaçaria no Estado. A ação proposta garante a participação e integração dos coletivos que trabalham com a arte do palhacear em Recife, Região Metropolitana e demais mesorregiões do Estado, agregando diferentes estéticas do Palhacear em uma ação de visibilização da referida arte e difusão dos coletivos fazedores. A acessibilidade será garantida por meio da tradução em LIBRAS da Varieté de Palhaçaria, bem como da garantia de uma arquitetura acessível às pessoas cadeirantes, idosas, obesas e com mobilidade reduzida.

Mais reforço para a saúde: Governo de Pernambuco nomeia 283 profissionais de várias especialidades

 
O Governo de Pernambuco divulgou nesta quinta-feira (07/12), no Diário Oficial, a nomeação de 283 novos profissionais de saúde de diferentes especialidades para reforçar a rede estadual, aprovados no concurso público da Secretaria de Saúde (SES-PE), por meio da Portaria Conjunta SAD/SES nº 22, de 02 de abril de 2019. Os cargos e funções contemplam os quadros de Analista em Saúde, Assistente em Saúde e Fiscal em Vigilância da SES-PE. 
 
“O cuidado com a vida dos pernambucanos e pernambucanas é prioridade máxima do nosso governo, por isso estamos nomeando todos esses profissionais. Com mais servidores atuando no atendimento à população, podemos melhorar o serviço nos nossos hospitais e seguir caminhando para que ninguém do Estado sofra com a falta de acesso à saúde pública”, pontuou a governadora Raquel Lyra.
 
Com esse reforço no quadro de profissionais, espera-se ampliar a assistência à população e contemplar unidades de saúde em todo Estado. Entre as especialidades estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, biomédicos, psicólogos, sanitaristas, técnicos em saúde bucal, técnicos em radiologia, técnicos de laboratório  e nutricionistas.
 
As nomeações buscam manter e qualificar o atendimento da SES-PE, através da reposição de servidores, além de fazer parte do planejamento de longo prazo do Estado para a renovação dos quadros de servidores, o que significa mais uma ação para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Para a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, os profissionais chegam para fortalecer a rede de assistência. “É mais uma ação de valorização da saúde pública. Recebemos com boas-vindas esses profissionais nomeados pela governadora Raquel Lyra e contamos com eles para melhorar a nossa cobertura de assistência”, pontuou.
 
Nomeações recentes
 
Além desse reforço e incremento na saúde pública, a secretária Zilda Cavalcanti lembra que, no último mês, 138 médicos de especialidades diversas foram nomeados para compor o quadro funcional da rede pública de saúde de Pernambuco. “Ao todo foram contempladas 11 especialidades: anestesiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, oncologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, radiologia, tocoginecologia, traumatologia e clínica geral”, comemorou.
 
Foto: Maíra Arrais/SES

Empreendedorismo: Afogados recebe selo prata de atendimento pelo segundo ano consecutivo

A Prefeitura de Afogados recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo prata do SEBRAE de referência em atendimento ao empreendedor. A premiação foi realizada pelo SEBRAE na tarde desta quinta (07), no hotel Canarius, em Gravatá.

Foram mais de quatro mil atendimentos realizados em 2023 pela sala do empreendedor, coordenada pela secretaria de administração e desenvolvimento econômico de Afogados da Ingazeira.

As principais demandas atendidas foram formalização através do programa facilita, que reúne todos os serviços para o empreendedor em um só lugar; emissão de nota fiscal, concessão de alvarás e certidões, além de consultorias e capacitações especializadas.

A premiação foi entregue pelo SEBRAE ao Secretário da pasta, Ney Quidute. Ele esteve acompanhado das agentes de desenvolvimento Verônica Carvalho e Giselle Viana.

“Essa é mais uma conquista para a gestão, uma premiação que reconhece o trabalho de excelência que a Prefeitura de Afogados promove no atendimento aos nossos empreendedores. Fico muito feliz com essa premiação pelo segundo ano consecutivo,” destacou o Secretário Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, Ney Quidute.

Exclusivo: Ilma Valério será candidata a prefeita e Gleybon Martins a vice

Ficou definida agora há pouco com o Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, na presidência da Alepe, a chapa oposicionista da cidade de Carnaíba, para aseleições de 2024, na cidade de Zé Dantas.

A empresária Ilma Valério será candidata a prefeita e o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores Gleybson Martins na vice.

Vitória abre ciclo natalino 2023 neste final de semana, com desfile do Papai Noel e apresentações


Vitória de Santo Antão inicia oficialmente neste sábado (09), as apresentações natalinas. Para celebrar o período fraterno, o município organizou por mais um ano a chegada do Papai Noel, que desfilará pelas principais ruas do Centro, Matriz e Livramento. O trajeto do “bom velhinho” inicia às 19h, na Praça Padre Félix Barreto e segue até a Praça Dom Luís de Brito, a conhecida Matriz de Santo Antão.

Noel inicia seu desfile com a apresentação de um coral formado por alunos do Colégio Municipal 03 de Agosto e encerra sua apresentação com duas sessões musicais em seu ponto de chegada, sendo elas: o coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e a orquestra do Centro Musical da Vitória (CEMUVI).

Os festejos natalinos de Vitória se encerram oficialmente somente em 06 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Reis. A programação também acontece em pontos descentralizados, como nas praças da Bela Vista, Militina, Conceição II, Jardim Ipiranga, Amparo, Mocotó, Galileia e Oiteiro – esses três últimos – na zona rural.

Em relação às exibições artísticas, o município fez a escolha através de um edital lançado pelo terceiro ano. “Vitória é um celeiro de artistas, por isso a importância de um edital democrático, onde todos podem se inscrever e participar. Eles sempre esperaram por essa oportunidade e nossa gestão tem feito questão de oportunizá-la”, salientou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte).

A montagem da decoração e iluminação da cidade está presente em diversos locais, incluindo as praças do bairro Livramento, as avenidas Mariana Amália, Dom João Costa e Silva Jardim, a Praça da Matriz e as praças do Distrito de Pirituba.

A programação do primeiro final de semana estende-se pelo domingo, dia 10, na Praça Dom Luís de Brito. Na oportunidade, haverá a chegada do Papai Noel e personagens, coral da Escola Municipal Mariana Amália, Cia de dança Carlos Nascimento e musical com Afonso Santti. “Venham conhecer o Natal da Vitória e celebrar esse período fraterno, celebrar esse sentimento de pertencimento. A nossa cidade está pronta para acolher os visitantes e permitir uma incrível experiência a todas as famílias”, convidou o prefeito Paulo Roberto.

Prefeitura do Recife concede incentivo fiscal de até 60% para estabelecimentos hoteleiros

Recursos poupados deverão ser aplicados integralmente em obras de melhoria das estruturas

A Prefeitura do Recife fez um importante movimento no sentido de fortalecer o setor de hotelaria na capital pernambucana. Nesta quinta-feira (7), o prefeito João Campos sancionou o Projeto de Lei nº 48/2023, de autoria do próprio Poder Executivo municipal, concedendo incentivo fiscal aos estabelecimentos hoteleiros, pousadas e hospedagens licenciados e em funcionamento no município. A iniciativa prevê uma redução de até 60% na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), autorizando a redução a 2,05%, 3% ou 4%. Atualmente, incide sobre o setor a alíquota de 5%. Como contrapartida, as empresas terão que aplicar integralmente os recursos poupados em obras de melhorias nos respectivos estabelecimentos.

A medida adotada pela gestão municipal tem como objetivo estimular a oxigenação dessa cadeia produtiva, bastante prejudicada durante a pandemia da Covid-19, incentivando o retorno de investimentos privados na estrutura física e, por consequência, na qualidade dos serviços prestados. Conforme descrito na nova legislação, o benefício fiscal concedido pela gestão municipal poderá ser investido para fins de ampliação da capacidade de hospedagem, serviços de manutenção e modernização de equipamentos.

“O turismo é uma atividade completamente transversal, mas tem alguns eixos que são chave, principalmente a de acomodação e a capacidade de acolher os turistas na cidade.E nós temos, desde o início da gestão, a premissa de não aumentar nenhuma alíquota, não aumentar a carga tributária. Estamos cumprindo uma demanda que existia há muito tempo, de que pudéssemos construir uma lei de incentivo municipal, reduzindo a alíquota de ISSQN da cidade, que hoje é de 5% para a área. Isso está  vinculado à modernização das estruturas hoteleiras da cidade. Então, por um lado, o município está reduzindo a cobrança de imposto e, por outro, o setor privado está fazendo a melhoria do seu equipamento. Então, quem sai ganhando com isso é a cidade, com hotéis mais modernos, reestruturados e reformados que captam mais turistas e, com isso, geram mais receita para o Recife”, explicou o prefeito João Campos.

A iniciativa objetiva contribuir para a atração de mais hóspedes, gerando um ciclo positivo de crescimento e desenvolvimento das empresas de hotelaria. O upgrade do setor tem impacto direto no fortalecimento e na consolidação do Recife como destino turístico nacional e internacional, proporcionando um efeito positivo em outras áreas da economia da cidade, contribuindo, assim, para movimentar outras cadeias produtivas e a fomentar a geração de emprego e renda.

Entusiasta do programa, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antônio Coelho, também evidenciou os benefícios que a medida trará não só para a hotelaria, mas para toda a economia da capital. “O projeto vai conceder benefício fiscal para aqueles hotéis que se dispuserem a fazer investimento retrofit, o que agrega, por exemplo, ações de compra de novo mobiliário, pintura, reformas e aquisição de novos equipamentos. A partir desses investimentos, os hotéis poderão oferecer um produto melhor, aumentando, assim, a sua taxa de ocupação. Isso vai ser muito importante para fortalecer o Recife enquanto polo turístico. E esses recursos vão circular na nossa economia, gerando emprego e renda”, sublinhou o secretário.

O ato de sanção do projeto de lei pelo prefeito João Campos foi acompanhado por vários empresários do setor hoteleiro recifense. Além de celebrar a iniciativa abraçada pela Prefeitura do Recife, aproveitaram o encontro para estreitar o diálogo com a gestão municipal.

Segundo dados da ABIH/PE, a rede hoteleira recifense sofreu dificuldades durante a pandemia e enfrentou uma redução de 25,61% na média de taxas de ocupação entre os anos de 2018 e 2021. Informações, essas, que corroboram a necessidade urgente de medidas para estimular a recuperação e o crescimento do setor. O Recife possui  96 estabelecimentos segundo a Empetur.

Luiz Guilherme Pontes, que representa a Pontes Hotéis & Resorts, falou sobre o impacto do turismo em diversas outras áreas e a importância da recuperação do setor após a pandemia. “O turismo tem uma grande rede de influência em vários setores. E é fundamental que toda a rede hotelaria, independentemente do nível dos hotéis, tenha alguma qualidade, pois isso pesa muito para a escolha do turista. Quando o turista visita uma cidade e percebe que a rede hoteleira não é legal, já é um ponto negativo. A hotelaria já vinha passando por uma recessão, e então veio a pandemia, que foi um período extremamente trágico para toda a rede de serviço, mas principalmente para nós, que passamos cerca de quatro a seis meses com os hotéis fechados. Isso causou um retardo muito grande na melhoria dos estabelecimentos. Então esse projeto é um alento para que a gente invista ainda mais, o que com certeza vai ser muito benéfico para o turismo”, destacou o empresário.

Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife 

Tensão na América do Sul ‘Não precisamos de guerra’, diz Lula sobre disputa entre Guiana e Venezuela

O presidente Lula durante reunião da Cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/Canal Gov

g1 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã desta quinta-feira (7) que acompanha com “crescente preocupação” a situação em Essequibo, região da Guiana que é alvo de disputa com a Venezuela.

A fala foi durante a abertura da 63ª edição da reunião de cúpula de chefes de Estado dos países do Mercosul – bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela –, no Rio de Janeiro. Segundo Lula, o grupo não pode ficar “alheio” à situação.

O presidente reforçou a posição do Mercosul como uma zona de paz e cooperação, e submeteu aos países integrantes do grupo uma minuta de declaração sobre o tema, acordada entre os chanceleres dos Estados participantes.

Também afirmou que o Itamaraty pode sediar quantas reuniões for necessário para mediar a questão.

“Não queremos que esse tema contamine a retomada do processo de integração regional ou constitua ameaça à paz e à estabilidade. Enfatizo a importância de que as instâncias da Celac [Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos] e da Unasul [União de Nações Sul-Americanas] sejam plenamente utilizadas para o encaminhamento pacífico dessa questão”, disse.

“Uma coisa que não queremos aqui na América do Sul é guerra. Não precisamos de guerra, não precisamos de conflito. O que nós precisamos é construir a paz, porque somente com muita paz a gente pode desenvolver os nossos países”, afirmou.
A tensão na região aumentou após o referendo que a Venezuela realizou, no domingo (3), sobre a anexação de Essequibo. O território, maior que a Inglaterra, atualmente é controlado pela Guiana, mas o governo venezuelano reivindica a região como parte de seu país.

Conselho Deliberativo da Sudene vai analisar diretrizes e programação financeira do FNE para 2024

O Conselho Deliberativo da Sudene realizará sua 32ª reunião no próximo dia 13, na capital pernambucana. O encontro contará com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, governadores da área de atuação da instituição e representantes dos setores produtivos e dos trabalhadores. A pauta do encontro foi debatida pelo Comitê Técnico do Condel no fim da tarde desta quarta-feira (6). Ficou acertado que os principais itens serão as diretrizes, prioridades e programação financeira do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) para 2024 e a composição dos municípios do semiárido.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, afirmou que o Conselho Deliberativo irá fixar as metas de 2024 dos fundos regionais. “Esses fundos, os principais instrumentos de atração de investimentos e promoção do desenvolvimento regional, têm R$ 40 bilhões para o próximo ano. E nós vamos discutir as prioridades para a aplicação desses recursos”, destacou.

Segundo Danilo Cabral, a 32ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene ocorrerá conjuntamente com a assembleia geral do Consórcio Nordeste de Governadores, que deverá eleger a composição da diretoria para o próximo período. Atualmente, o governador da Paraíba, João Azevedo, preside o colegiado.

Durante o encontro de hoje, foram detalhadas as diretrizes e prioridades do FNE para 2024, bem como sua programação financeira, elaborada pelo Banco do Nordeste, a partir de reuniões realizadas em cada um dos estados que estão sob a abrangência da Sudene. Para o próximo ano, estão previstos recursos da ordem de R$ 38,7 bilhões para aplicação nos diversos setores produtivos, como agricultura, pecuária, comércio e serviços, indústria, turismo, entre outros. Ainda sobre o FNE, será analisado o Relatório de Resultados e Impactos do Fundo em 2022.

Também serão analisadas as diretrizes e prioridades para a aplicação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que serão baseadas no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), levando em consideração seus sete eixos estratégicos. São eles: infraestrutura econômica e urbana, educação, desenvolvimento produtivo, desenvolvimento social, capacidades governativas, inovação e meio ambiente. O Fundo terá R$ 1 bilhão para o financiamento de empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de novos negócios e novas atividades produtivas.

“Além disso, vamos tratar sobre a questão do semiárido, esse território tão importante do Nordeste, que precisa de uma atenção especial”, acrescentou Danilo Cabral. É item de pauta a apreciação do relatório conclusivo sobre os resultados da análise das argumentações técnicas apresentadas como irresignação contra a exclusão de municípios do semiárido. O Conselho Deliberativo irá decidir sobre a exclusão de 50 municípios e a inclusão de outras 215 cidades. Atualmente, o semiárido é formado por 1.215 municípios.