A Festa de Nossa Senhora da Conceição agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A sanção do Projeto de Lei n° 207/2023 foi assinada pelo prefeito João Campos durante a primeira missa campal desta sexta-feira (8), realizada à meia-noite. “Uma alegria e emoção muito grande subir o Morro da Conceição para assistir pela primeira vez a missa da meia-noite, que abre este dia 8 de homenagens à Nossa Senhora da Conceição. Sempre subo o morro no dia da santa, mas não tem hora para rezar e trabalhar pelo Recife. (…) A força da fé se fortalece e renova a cada ano. E hoje ainda tive a satisfação de sancionar o projeto de lei dos vereadores Liane Cirne e Eriberto Rafael, que torna a Festa de Nossa Senhora da Conceição o nosso Patrimônio Cultural Imaterial”, afirmou o prefeito.
“De forma muito especial, quero pedir a proteção e a graça de Nossa Senhora da Conceição ao nosso povo em nome de uma grande e querida amiga, dona Sevi, que nos deixou neste ano. Ela tinha um sorriso largo e nos inspirava a cada visita feita ao Morro e ao Santuário. A próxima obra que vamos entregar neste bairro levará o seu nome”, acrescentou João Campos.
Acompanhado de secretários municipais, membros da equipe, familiares e os vereadores Marco Aurélio, Felipe Francismar, Rinaldo Júnior, Ebinho Florêncio, Aderaldo Pinto, Davi Muniz, Carlos Muniz, Joselito, Hélio Guabiraba e Aline Mariano, o gestor municipal iniciou a subida cumprimentando os fiéis e os comerciantes do local. Na ocasião, agradeceu à santa pelo ano e pediu proteção e saúde para a população do Recife.
Ele também chamou atenção para o trabalho que foi feito na Ladeira Apique, a principal escadaria que liga o Largo Dom Luiz ao Santuário. Foram investidos R$ 145 mil na implantação de mosaicos que destacam a história, cultura e tradição do bairro do Morro da Conceição. A iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, envolveu oficinas artísticas de mosaico em cerâmica, utilizando a técnica do upcycling, ministradas pelo artista Leopoldo Nóbrega e sua equipe da Arte Plenna. O processo começou com reuniões comunitárias e oficinas de cocriação, permitindo aos moradores não apenas contribuírem com ideias para os temas representados, mas também participarem ativamente da criação das obras.

As propostas elaboradas pelos participantes da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foram entregues, nesta quinta-feira (7), pela governadora Raquel Lyra à ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O relatório do Plano Decenal de CT&I 2025-2035 foi feito por meio de construção coletiva e traz ações e estratégias para fortalecer as políticas públicas voltadas ao setor científico. A entrega aconteceu durante a cerimônia de encerramento do evento, no auditório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


A governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, participam, nesta sexta-feira (8), da programação em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Às 6h, a gestora acompanha a missa que será realizada no Santuário do Morro da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife.
Não foi apenas uma vitória nas urnas: O mandato exercido pela única representante nascida no agreste meridional, mas com destacada atuação nas demais regiões do estado, vem modificando os olhares da população (e até de outros políticos) dentro ou fora da Assembleia Legislativa.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira está entre os três finalistas nacionais do prêmio Band Cidades Excelentes – promovido pelo grupo Band de comunicação – na categoria Saúde e Bem Estar, na faixa de municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes.
O deputado estadual Luciano Duque comemorou, nesta quinta-feira (7), a fase final dos estudos sobre o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Tatu Bola, que estão sendo concluídos, em campo, pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas) e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH).



