Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura do Recife entrega projetos de nova geometria viária para reduzir mortes e lesões no trânsito

Nos bairros de Casa Amarela e de Boa Viagem, áreas contempladas vão trazer novas geometrias nas vias, além de reposicionamento de semáforos e de travessias. Os locais registraram, respectivamente, 62 e 43 sinistros de trânsito com vítimas entre 2017 e 2022

Com o objetivo de salvar vidas no trânsito, a Prefeitura do Recife iniciou uma série de intervenções que serão feitas em áreas que registraram alto índice de sinistros de trânsito na cidade. O objetivo é aumentar a segurança viária em pontos críticos identificados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Nesta sexta-feira (15), foram entregues duas intervenções, a primeira em Casa Amarela, na Zona Norte, e a segunda em Boa Viagem, na Zona Sul. As duas áreas apresentam grande índice de ocorrências de sinistros de trânsito. Os projetos, assim como a análise dos dados de sinistralidade, foram feitos em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), organização de referência mundial no assunto.

No bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, o cruzamento entre as avenidas Norte e Professor José dos Anjos recebeu um tratamento com nova sinalização, realizada pela CTTU, e obras de canteiros, feitas pela Emlurb, para redesenhar a geometria da via, além da requalificação das calçadas. Também foi feita uma realocação de pontos semafóricos para resguardar as novas travessias implantadas e melhorar a visibilidade do equipamento. O novo desenho viário foi feito a partir da pesquisa observacional na área identificando as linhas de desejo dos deslocamentos para definição de áreas de travessia. O local foi cenário de 62 sinistros de trânsito com vítimas entre 2017 e 2022.

Já em Boa Viagem,no cruzamento entre as ruas Camboim e Dez de Julho, será implantado sentido único na Rua Camboim, tanto para quem vem da cidade, a partir da Rua Sargento Melo Júnior quanto para quem vem do bairro de Setúbal, a partir da Rua Sargento Waldir Correia. A continuação dos dois sentidos será proibida no cruzamento com a Rua Dez de Julho. Os condutores deverão girar na Rua Dez de Julho e seguir para a Rua Waldemar Nery Carneiro Monteiro no sentido do destino desejado. Essa localidade apresentou 35 sinistros de trânsito com vítimas entre os anos de 2017 e 2022. O número é considerado alto e, por isso, foi realizado estudo para adequação da circulação e redesenho de oito cruzamentos na área mapeada.

A velocidade regulamentada na Rua Dez de Julho será de 30 km/h, que é o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para locais com grande fluxo de pedestres e vias locais. Para garantir a velocidade mais baixa, as vias foram redesenhadas seguindo as normativas estabelecidas pelo Manual de Desenho de Ruas do Recife, garantindo mais espaços para os pedestres e travessias mais seguras. Foi utilizado o urbanismo tático nas esquinas de oito cruzamentos ao longo da Rua Dez de Julho para que os motoristas e motociclistas reduzam a velocidade nas interseções e, com isso, evitem colisões. Com isso, foram destinados 385 m² para os pedestres.

REDUÇÃO DE SINISTROS DE TRÂNSITO EM REDESENHO URBANO – As intervenções de redesenho urbano já ajudaram a reduzir em até 91%. Os sinistros em áreas críticas do Recife, como era o caso da Rua José de Alencar. No cruzamento entre as ruas do Hospício e Princesa Isabel, a redução foi de 50%. No Largo da Paz, em Afogados, a redução foi de 40% de sinistros com vítimas.

ABORDAGEM SISTÊMICA – A metodologia de abordar os pontos críticos em relação a sinistros de trânsito é importante para potencializar os resultados das intervenções e investir os recursos de maneira mais eficaz na redução de mortos e feridos graves nas vias. Este é o método de gestão utilizado pela Prefeitura do Recife na política de segurança viária, que trabalha de maneira integrada os pilares de gestão de dados, infraestrutura viária, fiscalização e comunicação e educação para o trânsito. Alinhados, os setores conseguem melhores resultados para salvar vidas.

Fotos: Josenildo Gomes/CTTU

Em carta abertaGaranhuns, o Maior Canteiro de Obras da História do Município!, governadora Raquel Lyra defende manutenção dos incentivos às indústrias automobilísticas do Nordeste

Obras em todas as áreas e em todos os bairros e distritos ampliam infraestrutura urbana e geram qualidade de vida para a população

Escolas, creches, unidades básicas de saúde, praças, academias, campos e complexos esportivos nos bairros, novos CRAS, retomada da obra da CEAGA, modernização da Av. Santo Antônio, Museu do FIG, Complexo turístico do Cristo do Magano, novo centro administrativo com a nova prefeitura, centenas de ruas e avenidas com pavimentações de qualidade e com drenagens de águas servidas e pluviais, programa LED para Todos, maior programa de iluminação pública da história, investimentos nas Autarquias com qualificação da guarda municipal, criação do curso de Medicina na AESGA, e estabilidade econômica do IPSG, e muito mais, tudo isso ao mesmo tempo e agora. E a Zona Rural não foi esquecida. O município conta hoje com a maior frota de tratores da história para apoiar o trabalho das famílias do campo, que possibilitaram a maior safra da nossa história este ano.

Atualmente no município estão em execução mais de 40 Ordens de Serviço, para mais de 100 obras em andamento. Fora isto, muito já foi entregue, sendo comum as inaugurações antes do prazo previsto, muito diferente de um tempo atrás quando as obras paravam no tempo, e acabavam abandonadas, muitas delas por mais de 10 anos. Das 22 obras herdadas inacabadas, a atual gestão já vai para a entrega da 21ª. O que era um problema para a população, principalmente das comunidades mais pobres, agora são serviços que atendem a todos. Para se ter ideia, eram cinco creches abandonadas, das quais três já foram entregues e as duas restantes estão em fase final de conclusão. Serão mais de mil famílias atendidas.

Com esta quantidade de obras, Garanhuns passou a ser vista como o Maior Canteiro de Obras do Estado, e também da história do próprio município. O prefeito Sivaldo Albino sempre enaltece que esta quantidade de serviços é resultado do ajuste nas contas, com equilíbrio nos recursos próprios da prefeitura, e também oriundas de emendas federais conquistadas pelo deputado federal Felipe Carreras, que já ultrapassam a casa dos R$ 100 milhões. “Recebemos o município com um rombo de mais de 130 milhões, inclusive somando a falta de repasses para o IPSG. Garanhuns estava no CAUC, lista de estados e municípios em débito com a União, impedidos de receber recursos ou fazer novos convênios, e chegamos aos três anos de gestão, mesmo em um cenário de queda de arrecadação, podendo honrar os compromissos com servidores e fornecedores e fazer os investimentos que projetam a Garanhuns do Futuro, com infraestrutura de qualidade, que possibilite inclusive a atração de investimentos geradores de emprego e renda, e ofereçam mais qualidade de vida para a população”.

2024 promete muito mais! Muitas das obras em andamento serão entregues no primeiro semestre de 2024, que já começa em janeiro com o primeiro CAPS Infantil do município, e em breve também outros equipamentos de saúde e educação, a exemplo das UBSs Viana e Moura e Parque Fênix, e as creches da Cohab 2 e Manoel Chéu.

Mas 2023 ainda não acabou, e para fechar com Chave de Ouro, no próximo dia 21, às 18h, será inaugurado o Parque Esportivo Luiz Carlos de Oliveira, no bairro da Boa Vista. Há 80 anos o município não entregava um novo parque para a população. O Parque Ruber Van der Linden (Pau-Pombo) tem 80 anos, e o Euclides Dourado está fazendo 100 anos. O novo Parque Esportivo conta com 14 equipamentos de esportes e lazer, sem contar as áreas de convivência. Um investimento que tem impacto direto na qualidade de vida, economia e autoestima da população dos bairros próximos ao parque.

GARANHUNS – A TERRA DOS GRANDES FESTIVAIS

E tem mais: Nosso calendário turístico conta com grandes festivais ao longo do ano, atraindo turistas de todo o país, e também do exterior. Em fevereiro temos mais uma edição do Garanhuns Jazz Festival; em abril, Festival Viva Garanhuns (na Esplanada Mestre Dominguinhos); em junho, Festa de Santo Antônio; em julho, a primeira edição do Festival de Inverno de Garanhuns, sob gestão municípal, em mais de 30 anos; o Viva Jesus chega para celebrar em setembro; e de novembro a janeiro, o Encantos do Natal, que este bate todos os recordes de público da história. Todos os festivais já têm data e atrações confirmadas, com ampla divulgação a aprovação popular. É mais cultura e turismo que projetam a economia de Garanhuns para cima e constante!

Como diz Sivaldo Albino, É Daqui Pra Melhor, sem dúvidas!

Câmara aprova texto-base de MP que pode aumentar arrecadação em R$ 35 bi

g1 — A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (15) o texto-base da medida provisória que altera as regras de tributação de incentivos (subvenções) concedidos por estados sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O texto-base foi aprovado com 335 votos favoráveis, 56 contrários, e uma abstenção. Os deputados ainda analisam os chamados destaques — sugestões pontuais de mudança ao texto aprovado. Após o término da análise, a proposta seguirá para votação no Senado.

O texto da MP estabelece, em resumo, regras para o abatimento de valores dos benefícios concedidos no ICMS da base de cálculo de tributos federais (entenda mais abaixo).

A proposta também modifica o alcance da dedução dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

A medida provisória, apresentada como forma de regulamentar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é vista como prioridade para a equipe econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Com as mudanças nas regras de tributação dos benefícios, a Fazenda pretende arrecadar até R$ 35 bilhões. O valor, no entanto, deve sofrer redução em razão de alterações feitas pelo relator, deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG).

Por ser uma MP, o texto original do Planalto já está em vigor, mas as regras começam a valer somente a partir de janeiro. Para virarem lei em definitivo, porém, ainda precisam ser aprovadas pelo Senado.

Em carta aberta, governadora Raquel Lyra defende manutenção dos incentivos às indústrias automobilísticas do Nordeste

Em mais uma ação em favor da manutenção dos incentivos para as indústrias automobilísticas instaladas no Nordeste, a governadora Raquel Lyra divulgou uma carta a governadores e deputados federais do país para ressaltar a importância da iniciativa. Ponto da Reforma Tributária, os incentivos às plantas do setor no Nordeste até 2032 é uma política para redução da desigualdade regional, pois promove uma diminuição da carga tributária aos estados que têm recursos inferiores. A governadora ainda reforça que a mesma defesa foi feita em carta conjunta pelos governadores que compõem o Consórcio Nordeste, no qual ela também é integrante. A Reforma Tributária será votada na Câmara dos Deputados.

“Manter os incentivos à indústria automobilística até 2032 é uma política de superação à desigualdade regional, um dos mais graves problemas do País. Sem mexer em estruturas como essa, as desigualdades persistem e o Nordeste, que é parte da solução, continuará escanteado”, diz a governadora Raquel Lyra através de um trecho da carta.

Em Pernambuco, o Polo Automotivo da Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte, representa uma grande geração de empregos no Estado, com crescimento médio de 5,6% ao ano. Ao todo, a cadeia automotiva em Pernambuco, considerando a planta da Stellantis e os fornecedores, são aproximadamente 60 mil empregos gerados (somando diretos e indiretos). Atualmente, 38 fornecedores fazem parte da cadeia. A Stellantis já anunciou investimentos em torno de R$ 18 bilhões, sendo R$ 11 bilhões para a instalação da indústria. No momento, a companhia está no ciclo de R$ 7 bilhões, a ser concluído até 2025.

Além disso, o Polo Automotivo revolucionou a pauta de exportações do Estado. A partir de 2017, o complexo exportou R$ 736,5 milhões e se tornou líder das exportações estaduais, uma importante contribuição dessa indústria para acelerar as transformações da economia pernambucana. Por isso, a instalação da planta automotiva significa um importante movimento de desconcentração territorial da indústria automotiva e de autopeças no país, garantindo competitividade para o setor fora do eixo Sul-Sudeste.

“O fato é que Pernambuco tem hoje uma das mais modernas plantas automobilísticas da América Latina justamente porque foi concedido o incentivo, e quem trabalhava na safra da cana de açúcar, por exemplo, teve a chance de ver seus filhos entrarem num emprego na indústria automobilística”, registrou a governadora em mais um trecho da carta.

A gestora já realizou importantes encontros em defesa da continuidade dos incentivos às indústrias automobilísticas no Nordeste ao longo do seu primeiro ano de gestão. Em junho, ela visitou a planta de Goiana ao lado do presidente Lula e reforçou o desenvolvimento econômico alcançado com a presença do empreendimento. A governadora também já esteve em Brasília em reuniões sobre o tema com senadores no Senado Federal e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além de já ter recebido o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa, no Palácio do Campo das Princesas.

 

Em Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto inaugura primeira Cozinha Comunitária do município

Em parceria com o Governo de Pernambuco, Vitória de Santo Antão realizou na tarde desta quinta-feira (14/12), a inauguração da sua primeira Cozinha Comunitária. Com capacidade para produzir 200 refeições diárias, o espaço localizado na Avenida Dom João Costa, no bairro São Vicente de Paulo, tem como objetivo minimizar a insegurança alimentar e nutricional no município, provendo alimentação de qualidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social incluídas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

A inauguração contou com secretários locais, moradores da localidade, representantes estaduais, o prefeito Paulo Roberto, o vice Edmo Neves, além do deputado estadual Joaquim Lira. Carlos Braga, secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, comemorou a abertura de mais um núcleo do programa. “É muito importante assegurar essa política social junto com o município. O equipamento será um dos meios de redução dos indicadores de insegurança alimentar e nutricional existentes”, salientou.

O local recebeu o nome da vitoriense Maria Gilvanete Nunes Santiago, que faleceu há mais de 10 anos. A homenagem justificou-se pela sua atuação como professora na zona rural e pelo capricho na sua produção de bolos, tortas e salgados. Natural de João Alfredo, no Agreste do Estado, chegou em Vitória aos 09 anos de idade, dizendo amar pelo resto da vida a cidade onde foi acolhida.

“Vitória mais uma vez mostra que tem total capacidade de oferecer serviços de referência. Essa parceria é mais uma, entre muitas outras, que já está sendo um grande sucesso. Poder ofertar às pessoas em situação de vulnerabilidade uma alimentação de qualidade é um gesto de dignidade e preocupação com o outro”, apontou o vice-prefeito Edmo Neves.

No espaço da Cozinha Comunitária, as refeições são supervisionadas por uma nutricionista e produzidas por cozinheiras capacitadas, seguindo protocolos de higienização. Segundo a profissional responsável pela produção, Jéssica Thamires, a alimentação é feita em sua maioria com produtos naturais e pouco industrializados.

Para o prefeito Paulo Roberto, trata-se de mais uma conquista a ser celebrada pelos vitorienses. “É um feito muito bom para a nossa cidade, pois estamos buscando erradicar a insegurança alimentar e a própria fome. É um desafio muito difícil para qualquer gestão diminuir esses índices de vulnerabilidade, mas com um trabalho sério, engajado e com união, tudo se torna mais possível. É um feito que deve ser comemorado por todos nós vitorienses”, concluiu.

Prefeitura do Recife entrega requalificação do Campo da Vila Cardeal

O trabalho de revitalização dos tradicionais campos de várzea no Recife está elevando significativamente a qualidade dos espaços públicos de esporte e lazer da capital. Na noite desta quinta-feira (14), o Prefeito do Recife, João Campos, entregou à população o novo campo da Vila Cardeal, situado na Rua Capitão Gregório de Albuquerque, em Areias. Este é o sétimo espaço modernizado pelo programa Gramadão.

“A gente, quando entra nesse campo, passa um filme na cabeça.Tivemos a oportunidade de fazer a iluminação de LED em mais de 100 campos de várzea do Recife, levando o Campo no Brilho. Muitos campos que não tinham nenhuma iluminação passaram a ter iluminação de qualidade para a turma poder jogar. Mas isso ainda não era suficiente. Não existia, em nossa cidade, nenhum campo society gratuito para as pessoas. Se você quisesse jogar num campo de grama como esse, tinha que pagar um aluguel que não é barato e que não se encontra em todo canto. Então, nós, no ano passado, fizemos o primeiro campo gratuito society público, na Imbiribeira. Este já é o sétimo e no ano que vem teremos mais campos na cidade inteira”, declarou João Campos na ocasião.

Com a instalação de grama sintética e uma revitalização completa, incluindo novos vestiários, pintura e melhorias como terraplanagem, drenagem e a substituição das traves, o local agora ganhou nova vida. O programa Gramadão é uma realização da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Esportes, como parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro.

O Gramadão já transformou outros seis espaços, começando pela Arena 1×1 no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá na Imbiribeira, o da Campina do Barreto no bairro homônimo; o do Bueirão na Torre; e o Parque do Caiara na Iputinga.

“Agora é o campo da Vila Cardeal que, com grama sintética de alta qualidade, se tornou um espaço de prática esportiva de primeiro mundo. E o mais importante, totalmente gratuito”, ressaltou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. “Já foram muitos gramadões entregues e seguiremos assim, proporcionando um acesso democrático às melhores instalações esportivas. Reforçamos nosso compromisso com todos os recifenses, pois acreditamos que o esporte é um direito fundamental. Cada novo campo representa uma oportunidade para fortalecer laços e promover saúde, valorizando o esporte no coração do Recife”, finalizou. 

O comentarista esportivo e ex-jogador de futebol, Zé do Carmo, também prestigiou a entrega do Campo da Vila Cardeal. “O prefeito João Campos vem fazendo um trabalho maravilhoso na Prefeitura. Tenho certeza que todos os que vieram aqui hoje foi porque querem ver os seus filhos, netos e bisnetos jogando aqui, e quem sabe até tornarem-se jogadores de futebol. Parabéns a todos os presentes”, comentou ele.

Além das melhorias na estrutura do campo, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) também realizou melhorias adicionais na Vila Cardeal. Foram realizadas reformas nos vestiários, com a instalação de novas esquadrias, cerâmicas e louças sanitárias, pintura da arquibancada, reforma do piso da pista de cooper, e a instalação de dois portões no alambrado do campo.

CAMPO NO BRILHO – A Prefeitura do Recife lançou o projeto com o objetivo de prover uma iluminação de qualidade em tecnologia LED para a prática de esportes, em especial no futebol de várzea. Assim, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidadania, fomento à atividade física e ocupação das áreas de lazer na cidade do Recife. Até agora, já foram beneficiados 104 campos de futebol de várzea. A iniciativa também será responsável por uma redução do consumo energético da ordem de 5,26 GWh/ano, o que proporcionará uma economia de R$ 2,3 milhões com os custos de energia elétrica anualmente. O campo do Jardim de Alá foi um dos contemplados com a iniciativa.

Coluna do Finfa

Lançou – A Pesca e a Aquicultura brasileiras comemoram um momento extremamente importante: a instalação do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape). A cerimônia de posse dos novos conselheiros titulares e suplentes foi realizada, que contou com as presenças do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo, e do secretário nacional de Participação Social, Renato Simões. “Inativo há oito anos e recriado por decreto assinado pelo presidente Lula , no dia 2 de agosto de 2023, o Conape é o órgão consultivo do Ministério da Pesca de Aquicultura, cuja missão é propor a formulação de políticas públicas, visando promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo com a sociedade civil, para a gestão das atividades de aquicultura e pesca no território nacional”, disse o ministro André de Paula.

Entrevista – Hoje estarei postando no blog, a entrevista que o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, concedeu a este blogueiro no seu gabinete na Prefeitura Municipal da capital do forró. Rodrigo fala dos avanços da sua gestão, das obras que foram entregues e outras que serão entregues, política nacional, estadual, local entre outras.

Assinou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, não para de anunciar obras para o seu município e ontem (14), assinou a Ordem de Serviço para construção de duas passagens molhadas, nos Sítios Saquinho e Caldeirão dos Bois. “É mais progresso e desenvolvimento chegando no território rur”al de nossa Flores, melhorando de forma exemplar o dia a dia da população florense”, afirmou o gestor.

Informando – A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), informa sobre a data limite para os contribuintes serem beneficiados com o desconto de 20%, em cota única, no IPTU para o exercício de 2024. O pagamento de pendências relacionadas ao tributo deve ser realizado até o dia 28 de dezembro. Para ter direito ao desconto no IPTU do próximo ano é necessário ter resolvido todas as questões relacionadas aos impostos municipais, seja pagando tudo, parcelando ou usando outros meios permitidos pela Lei nº 4.325/2016. Mais informações no Whatsapp da Sefin: (87) 92000-9172.

Divulgado edital – Em decorrência da necessidade de ajuste no edital do concurso público da Polícia Civil, para adequação à Lei Federal 14.735, publicada em 23 de novembro de 2023, o Governo do Estado informa que o edital do certame será divulgado no dia 29 de dezembro. A mudança foi comunicada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela elaboração das provas. Estão previstas para este concurso 445 vagas, sendo a maior parte delas (250) para o cargo de Agente de Polícia. Haverá também 150 vagas para Escrivão de Polícia e 45 para Delegados. A previsão é que a primeira prova seja realizada no dia 25 de fevereiro de 2024.

Com a governadora – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve acompanhado do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, no Palácio do Campo das Princesas, em audiência com a governadora Raquel Lyra, na oportunidade foram tratados assuntos relacionados ao município deCustódia, que em breve haverá novidades.

Pagou – O Governo Municipal de Santa Terezinha, já realizou o pagamento da 2ª parcela do 13º Salários dos servidores municipais. “O dinheiro já encontra-se na conta, nossa gestão tem a marca da pontualidade e do rspeito com o direito dos cidadãos teresinhense”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Você sabia? – Que no Pajeú tem prefeito ciumento com os colegas. Se acha o todo poderoso e no final é o mais renegado.

Disse “O ano de 2023 foi desafiador, principalmente no ponto de vista fiscal. Por outro lado, a Amupe não poupou esforços para garantir recursos e ações para as prefeituras, a exemplo da recomposição do FPM, do aumento em 100% do repasse do transporte escolar via PETE, da prorrogação da nova Lei de Licitações, reuniões com o presidente Lula e Ministros, dentre outros. Agradecemos a todos nossos parceiros nesta caminhada”. (Presidente da Amupe e Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado)

Perguntar não ofende – Tem prefeitura que vai fechar o ano de 2023 no vermelho?

Prefeitura de Afogados da Ingazeira, vai inaugurar mais uma rua pavimentada, dessa vez no bairro Planalto

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai inaugurar, nesta sexta (15), mais uma rua pavimentada pela atual gestão, dentro do programa Caminhos da Cidadania.

Trata-se da Rua Luiz de Ernesto, no bairro Planalto, próximo à unidade básica de saúde do bairro, inaugurada recentemente pela Prefeitura.

Foram investidos mais de R$ 120 mil reais na pavimentação em paralelo de 1,2 km quadrado da referida via, em uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo de Pernambuco.

A inauguração terá início às 16h30, e faz parte da programação da maratona de inaugurações e entregas iniciada em janeiro deste ano pela Prefeitura Municipal.

Prefeitura do Recife certifica sete mil alunos em cursos profissionalizantes

Para milhares de recifenses, a qualificação tem sido a porta de entrada para o mercado de trabalho. Na tarde desta quinta-feira (14), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, promoveu a entrega de sete mil certificados de conclusão de cursos profissionalizantes de curta e longa duração de 70 modalidades distintas. O prefeito João Campos marcou presença na solenidade, realizada no Geraldão, distribuindo os certificados. Com a medida, a gestão alcançou a marca de 14 mil certificados entregues em pouco mais de um ano.

“Hoje é um dia histórico. Estamos diante da maior entrega de certificado na história do Recife em um único dia. São 7 mil pessoas qualificadas, formadas pela Prefeitura. Falar é fácil, mas, para conseguir tirar do papel e formar mais 14 mil pessoas em um único ano, é preciso saber trabalhar e ter vontade”, disse ele. “A gente está chegando no final do ano e o Recife vai bater recorde de investimento público. São mais de R$ 700 milhões investidos.  Mas eu queria também aqui poder parabenizar todos vocês que toparam estudar e se qualificar. Parabéns!”, acrescentou.

Apenas no segundo semestre deste ano, foram formadas 310 turmas nas 17 Escolas Profissionalizantes espalhadas pelo Recife e instituições parceiras da Prefeitura. Organizações não governamentais, associações, espaços comunitários e sindicatos fazem parte da parceria, só neste semestre foram 30 parceiros. A ideia é atender ainda mais alunos e chegar mais perto das comunidades, facilitando a mobilidade.

Os cursos ofertados foram nas áreas de alimentação, beleza, estética, informática, línguas, indústria e setor administrativo. E, entre os mais concorridos, estão os de doces e salgados; inglês; libras; robótica; energia solar; cabeleireiro; design de sobrancelhas; informática; operador de empilhadeira; NR 10 e NR 11; e banho e tosa para pet shop. Neste semestre, o número de instrutores também aumentou, com a contratação de 70 novos profissionais.

O Centro Mário de Andrade, no Ibura, Projeto Sinal, em Boa Viagem; Sempre Viva, em Dois Unidos; Cores do Amanhã, no Sancho; Associação Alto do Mandu, no Mandu; Projeto Mãe Coruja (vários bairros), Centros Pops (voltados para população em situação de rua em vários bairros) e Centro Social Urbano (CSU) da Bomba do Hemetério são algumas das dezenas de instituições beneficiadas.

Para a secretária Adynara Gonçalves, os cursos de qualificação oferecem trabalho, renda e dignidade para milhares de recifenses.  “Muitas pessoas, inclusive idosos, que têm dificuldade em  conseguir uma vaga de trabalho no mercado, encontram nos cursos um novo propósito de vida. Aprendem uma nova profissão, começam a empreender, ou são encaminhados às empresas pela nossa plataforma GO Recife, e ainda fazem novas amizades. Um novo ciclo importante na vida dessas pessoas começa a desabrochar”, destacou ela.

Para Maria da Conceição Marques, 56 anos, que fez curso de cabeleireira na Escola Magalhães Bastos, na Várzea, as capacitações gratuitas são uma oportunidade imperdível: “Foi maravilhoso, a professora é excelente e as meninas que participaram do curso também. Todas nós estamos muito satisfeitas. Eu já trabalho na área há oito anos, no meu salão na Várzea, e agora me especializei ainda mais”.

Já Adriano da Silva, 39 anos, estudou na Escola Dom Bosco, em Casa Amarela, para se tornar montador de painel fotovoltaico. “Foi muito bom o curso, eu aprendi muita coisa sobre aterramento, sobre ligações e paralelos. Eu trabalhava como vendedor, depois fui para a área de logística. Mas eu queria sempre aprender sobre painel fotovoltaico. A expectativa agora é trabalhar na área”, comentou ele.