Nos bairros de Casa Amarela e de Boa Viagem, áreas contempladas vão trazer novas geometrias nas vias, além de reposicionamento de semáforos e de travessias. Os locais registraram, respectivamente, 62 e 43 sinistros de trânsito com vítimas entre 2017 e 2022

Com o objetivo de salvar vidas no trânsito, a Prefeitura do Recife iniciou uma série de intervenções que serão feitas em áreas que registraram alto índice de sinistros de trânsito na cidade. O objetivo é aumentar a segurança viária em pontos críticos identificados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Nesta sexta-feira (15), foram entregues duas intervenções, a primeira em Casa Amarela, na Zona Norte, e a segunda em Boa Viagem, na Zona Sul. As duas áreas apresentam grande índice de ocorrências de sinistros de trânsito. Os projetos, assim como a análise dos dados de sinistralidade, foram feitos em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), organização de referência mundial no assunto.
No bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, o cruzamento entre as avenidas Norte e Professor José dos Anjos recebeu um tratamento com nova sinalização, realizada pela CTTU, e obras de canteiros, feitas pela Emlurb, para redesenhar a geometria da via, além da requalificação das calçadas. Também foi feita uma realocação de pontos semafóricos para resguardar as novas travessias implantadas e melhorar a visibilidade do equipamento. O novo desenho viário foi feito a partir da pesquisa observacional na área identificando as linhas de desejo dos deslocamentos para definição de áreas de travessia. O local foi cenário de 62 sinistros de trânsito com vítimas entre 2017 e 2022.
Já em Boa Viagem,no cruzamento entre as ruas Camboim e Dez de Julho, será implantado sentido único na Rua Camboim, tanto para quem vem da cidade, a partir da Rua Sargento Melo Júnior quanto para quem vem do bairro de Setúbal, a partir da Rua Sargento Waldir Correia. A continuação dos dois sentidos será proibida no cruzamento com a Rua Dez de Julho. Os condutores deverão girar na Rua Dez de Julho e seguir para a Rua Waldemar Nery Carneiro Monteiro no sentido do destino desejado. Essa localidade apresentou 35 sinistros de trânsito com vítimas entre os anos de 2017 e 2022. O número é considerado alto e, por isso, foi realizado estudo para adequação da circulação e redesenho de oito cruzamentos na área mapeada.
A velocidade regulamentada na Rua Dez de Julho será de 30 km/h, que é o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para locais com grande fluxo de pedestres e vias locais. Para garantir a velocidade mais baixa, as vias foram redesenhadas seguindo as normativas estabelecidas pelo Manual de Desenho de Ruas do Recife, garantindo mais espaços para os pedestres e travessias mais seguras. Foi utilizado o urbanismo tático nas esquinas de oito cruzamentos ao longo da Rua Dez de Julho para que os motoristas e motociclistas reduzam a velocidade nas interseções e, com isso, evitem colisões. Com isso, foram destinados 385 m² para os pedestres.
REDUÇÃO DE SINISTROS DE TRÂNSITO EM REDESENHO URBANO – As intervenções de redesenho urbano já ajudaram a reduzir em até 91%. Os sinistros em áreas críticas do Recife, como era o caso da Rua José de Alencar. No cruzamento entre as ruas do Hospício e Princesa Isabel, a redução foi de 50%. No Largo da Paz, em Afogados, a redução foi de 40% de sinistros com vítimas.
ABORDAGEM SISTÊMICA – A metodologia de abordar os pontos críticos em relação a sinistros de trânsito é importante para potencializar os resultados das intervenções e investir os recursos de maneira mais eficaz na redução de mortos e feridos graves nas vias. Este é o método de gestão utilizado pela Prefeitura do Recife na política de segurança viária, que trabalha de maneira integrada os pilares de gestão de dados, infraestrutura viária, fiscalização e comunicação e educação para o trânsito. Alinhados, os setores conseguem melhores resultados para salvar vidas.
–
Fotos: Josenildo Gomes/CTTU



Em mais uma ação em favor da manutenção dos incentivos para as indústrias automobilísticas instaladas no Nordeste, a governadora Raquel Lyra divulgou uma carta a governadores e deputados federais do país para ressaltar a importância da iniciativa. Ponto da Reforma Tributária, os incentivos às plantas do setor no Nordeste até 2032 é uma política para redução da desigualdade regional, pois promove uma diminuição da carga tributária aos estados que têm recursos inferiores. A governadora ainda reforça que a mesma defesa foi feita em carta conjunta pelos governadores que compõem o Consórcio Nordeste, no qual ela também é integrante. A Reforma Tributária será votada na Câmara dos Deputados.
Em parceria com o Governo de Pernambuco, Vitória de Santo Antão realizou na tarde desta quinta-feira (14/12), a inauguração da sua primeira Cozinha Comunitária. Com capacidade para produzir 200 refeições diárias, o espaço localizado na Avenida Dom João Costa, no bairro São Vicente de Paulo, tem como objetivo minimizar a insegurança alimentar e nutricional no município, provendo alimentação de qualidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social incluídas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

O trabalho de revitalização dos tradicionais campos de várzea no Recife está elevando significativamente a qualidade dos espaços públicos de esporte e lazer da capital. Na noite desta quinta-feira (14), o Prefeito do Recife, João Campos, entregou à população o novo campo da Vila Cardeal, situado na Rua Capitão Gregório de Albuquerque, em Areias. Este é o sétimo espaço modernizado pelo programa Gramadão.




Lançou – A Pesca e a Aquicultura brasileiras comemoram um momento extremamente importante: a instalação do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape). A cerimônia de posse dos novos conselheiros titulares e suplentes foi realizada, que contou com as presenças do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macedo, e do secretário nacional de Participação Social, Renato Simões. “Inativo há oito anos e recriado por decreto assinado pelo presidente Lula , no dia 2 de agosto de 2023, o Conape é o órgão consultivo do Ministério da Pesca de Aquicultura, cuja missão é propor a formulação de políticas públicas, visando promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo com a sociedade civil, para a gestão das atividades de aquicultura e pesca no território nacional”, disse o ministro André de Paula.

Informando – A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), informa sobre a data limite para os contribuintes serem beneficiados com o desconto de 20%, em cota única, no IPTU para o exercício de 2024. O pagamento de pendências relacionadas ao tributo deve ser realizado até o dia 28 de dezembro. Para ter direito ao desconto no IPTU do próximo ano é necessário ter resolvido todas as questões relacionadas aos impostos municipais, seja pagando tudo, parcelando ou usando outros meios permitidos pela Lei nº 4.325/2016. Mais informações no Whatsapp da Sefin: (87) 92000-9172.
Você sabia? – Que no Pajeú tem prefeito ciumento com os colegas. Se acha o todo poderoso e no final é o mais renegado.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai inaugurar, nesta sexta (15), mais uma rua pavimentada pela atual gestão, dentro do programa Caminhos da Cidadania.
Para milhares de recifenses, a qualificação tem sido a porta de entrada para o mercado de trabalho. Na tarde desta quinta-feira (14), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, promoveu a entrega de sete mil certificados de conclusão de cursos profissionalizantes de curta e longa duração de 70 modalidades distintas. O prefeito João Campos marcou presença na solenidade, realizada no Geraldão, distribuindo os certificados. Com a medida, a gestão alcançou a marca de 14 mil certificados entregues em pouco mais de um ano. 




