Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Ingazeira perde a ex-vereadora Maria de Loló

Nesta sexta-feira a cidade Mãe do Pajeú Ingazeira, amanheceu com a notícia da morte da ex-vereadora MariaJosé Gomes dos Santos, a conhecidíssima Maria de Loló, que faleceu no Hospital Regional Emília Câmara de Afogados da ingazeira, aos 73 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.

O velório acontece na sua residência e neste sábado vai seguir às 8 horas para a Câmara de Vereadores que será velada até às 9 horas, onde após vai ser realizado o sepultamento no Cemitério Local.

José Patriota celebra inclusão da Festa de Santa Rosa, em Ingazeira, no Calendário Oficial de Pernambuco


O deputado estadual José Patriota (PSB) comemorou a publicação da Lei n° 18.398/2023, realizada nesta sexta-feira (15), que inclui a Festa de Santa Rosa, do distrito de Santa Rosa, no município de Ingazeira, no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Pernambuco. A conquista é resultado do projeto de lei que o deputado havia apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Em suas palavras, Patriota expressou sua satisfação com essa conquista: “A inclusão da Festa de Santa Rosa no calendário oficial do estado é um reconhecimento da importância cultural e histórica desse evento para o povo de Ingazeira. Essa conquista é fruto de um esforço conjunto e da parceria com o prefeito Luciano Torres, que trabalhamos juntos para consolidar nossa cultura e tradições.”

A nova lei, que entra em vigor na data de sua publicação. “Tenho compromisso com a preservação e valorização das tradições locais, promovendo o fortalecimento da identidade cultural e o estímulo ao turismo nas regiões pernambucanas, em especial meu querido Pajeú”, concluiu o deputado.

Governadora Raquel Lyra celebra crescimento do turismo no ano de 2023 e lança plataforma para acompanhar números do setor

Durante o Encontro do Turismo de Pernambuco 2023, ocorrido nesta sexta-feira (15), no Recife, a governadora Raquel Lyra lançou o Observatório do Turismo de Pernambuco, plataforma para acompanhar os dados do setor, e realizou a entrega de premiações para personalidades que compõem o trade do Estado e se destacaram durante este ano. Na cerimônia, a gestora ganhou o Prêmio Destaque Turismo Sustentável. A vice-governadora Priscila Krause também participou da cerimônia.
“A indústria do turismo está entre as estratégias capazes de dar a Pernambuco a liderança e torná-lo referência para todo o Brasil por meio de sua vocação. A história do País passa por aqui e nosso turismo fala com nossas tradições, belezas naturais e riquezas culturais tanto na Região Metropolitana, como no nosso interior. Estamos chegando na alta temporada e nesse período a receita turística pode chegar a R$ 2,4 bilhões, representando um aumento por volta de R$ 400 milhões em comparação ao ano passado. Já começamos a crescer este ano e temos ainda muito potencial, tanto com a qualificação profissional, como nos investimentos na segurança pública e infraestrutura das nossas estradas, permitindo que Pernambuco seja bom para visitar e melhor ainda para se viver”, destacou Raquel Lyra.
Lançado durante o evento, o Observatório do Turismo de Pernambuco tem o objetivo de reunir dados e estatísticas para ampliar o desenvolvimento do setor no Estado. A plataforma será coordenada pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setur) e pela Empetur. A primeira etapa do projeto foi a consolidação dos dados relacionados ao ano de 2023. Este primeiro documento já está disponível para ser acessado através do site da Empetur (https://www.empetur.pe.gov.br/observatorio/apresentacao-2). A partir de agora, serão realizadas também a coleta de dados primários e secundários sobre o turismo de Pernambuco.
O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, fez um balanço das ações do Governo do Estado no setor em 2023. “Nós fechamos o ano com o crescimento da ocupação hoteleira, a malha aérea ampliada e uma expectativa de 20% mais movimentação para este verão. Isso demonstra que estamos no caminho certo para fortalecer o turismo no estado. E ainda lançamos o Observatório do Turismo, compromisso que consta no Plano de Governo, e funciona como um portal de transparência com todos os dados para que a população e todos os envolvidos no setor de turismo possam pesquisar. Foi feito um grande trabalho e conseguimos construir, entregando neste primeiro ano de gestão”, disse.
Também foi apresentado o novo modelo do Passaporte Pernambuco, iniciativa do Governo do Estado que já é conhecida entre os turistas. Neste ano, o documento ganhou um novo formato, que traz elementos da bandeira estadual e inovou ao incorporar a tecnologia com recursos imersivos. Ao utilizar o Qrcode, é possível ampliar a interação entre viajantes com a exibição dos destinos turísticos pernambucanos.
Durante a cerimônia, foram homenageadas 10 iniciativas voltadas para o turismo sustentável. “Aproveitamos este encontro para premiar algumas iniciativas voltadas para o turismo sustentável. Isso converge com o olhar da governadora, porque é um reconhecimento e um incentivo àqueles empreendedores que contribuem com o nosso turismo e têm um olhar para o meio ambiente”, comentou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
Estiveram presentes na cerimônia o deputado estadual Antônio Moraes, os secretários Flávio Oliveira (Justiça e Direitos Humanos), Hercílio Mamede (Casa Militar), Mariana Melo (Mulher) e Ana Luíza Ferreira (Meio Ambiente e Sustentabilidade e Fernando de Noronha). Também acompanharam a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o superintendente do Sebrae, Murilo Guerra e o presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom.

Nome de Edilio Lira é sondado para ser o candidato a prefeito da base governista egipciense

Este blogueiro foi informado agora há pouco, que o prefeito de São José do Egito, que na reunião que acontece normalmente todas as sextas-feiras, com o prefeito Evandro Valadares e os vereadores da base governista, foi sugerido o nome do empresário Edilio Lira, que faz parte do grupo do prefeito como candidato a prefeito nas eleições de 2024.

Segundo a fonte, a pauta que normalmente é para alinhar os problemas do governo municipal com a bancada, esta sexta-feira teve uma pauta diferente, depois da desistência de Augusto Valadares, e o problema familiar que passa neste momento o vice-prefeito Ecleríston Ramos, surgiu o nome de Edílio, que agrega todos do grupo governista egipciense, para sero candidato a prefeito do grupo de Evandro Valadares, nas eleições de 2024.

 

Prefeitura do Recife inicia requalificação de quiosques da orla de Brasília Teimosa

Obras fazem parte da terceira etapa do Projeto Orla Parque. Além da reforma dos dez quiosques, as obras preveem a requalificação da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta sexta-feira (15), a terceira etapa do Projeto Orla Parque, com a requalificação dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa, no bairro de Brasília Teimosa, e a reforma da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. O projeto, lançado pelo prefeito João Campos em setembro, tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão. Nesta fase, a gestão municipal está investindo R$ 2,4 milhões.

“Os novos quiosques de Brasília Teimosa vão ser feitos no mesmo padrão dos que a gente viu na Orla de Boa Viagem. E ainda tem uma diferença: esses aqui são maiores, pois funcionam também com uma cozinha e uma espécie de bar. E faremos o tão esperado espaço para as Sereias Teimosas, um grupo de dança para idosas, que reinvindica esse espaço já há muito tempo. Três quiosques já estão em obra, e, até o final do mês, começaremos mais dois. No início do ano que vem, iniciaremos as entregas, fazendo com que a orla do recife se consolide como a melhor do Nordeste Brasileiro”, destacou o prefeito João Campos.

As obras, coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife, serão divididas em duas etapas e devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2024. Os novos equipamentos terão a mesma especificação dos quiosques de Boa Viagem e Pina, entregues em março deste ano.

Cada um terá tamanho padrão de 39,8m² de área coberta, sendo 16m² de área interna – maiores que as estruturas anteriores. A ideia do projeto foi realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído – calçadão e avenida – mantendo aspectos de segurança, durabilidade, funcionalidade e acessibilidade.

“Os quiosques terão as estruturas feitas através do sistema de lajes de concreto de alto desempenho, que garante a segurança e a durabilidade aos equipamentos e também facilita a manutenção. Outra mudança diz respeito à acessibilidade, uma vez que todos eles contarão com balcão acessível para atendimento de cadeirantes”, destaca Cinthia Mello, chefe do Gabinete de Projetos Especiais.

Além disso, os equipamentos terão forte identidade recifense, com a preservação da herança arquitetônica, da memória urbana e da cultura popular da cidade. A exemplo do painel de azulejaria de tradição portuguesa, largamente utilizado na arquitetura moderna brasileira e pernambucana, que foi incorporado ao projeto com um redesenho das antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem, se transformando num momento de resgate da memória urbana do Recife.

Nesta etapa, também será requalificada a sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, fundada em 2009 por cirandeiras, moradoras do bairro. O local tem como objetivo resgatar e fortalecer a identidade cultural local, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento do turismo na localidade.

PROJETO ORLA PARQUE – O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear. O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

A primeira etapa do Projeto Orla Parque foi concluída em março deste ano, quando foram entregues os últimos dos 60 quiosques de Boa Viagem completamente reformados. Já a segunda etapa está em andamento e prevê a reforma dos dez sanitários já existentes e construção de outros 11, duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis para uso da população ao longo de toda a extensão da orla. Dois banheiros já foram entregues em outubro.

Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife 

Itapetim é destaque no cenário estadual e recebe Prêmio Ouro de Referência pela Sala do Empreendedor

Durante um encontro na cidade de Gravatá, que reuniu todas as Salas do Empreendedor de Pernambuco, Itapetim recebeu o certificado Ouro de Referência, se sagrando a Sala do Empreendedor mais eficiente da região do Pajeú, que inclui também os sertões Central, Moxotó e Itaparica.

Durante todo o ano, o SEBRAE avaliou as Salas do Empreendedor em diversos critérios relacionados ao bom atendimento, eficiência, organização e serviços prestados. Itapetim atingiu alta pontuação e foi a única cidade do Pajeú a receber o prêmio Ouro.

A Sala do Empreendedor que está localizada na Agência de Empreendedorismo tem realizado um trabalho primordial ajudando diariamente os empreendedores locais a desenvolverem seus negócios gerando renda e oportunidades no município.

Por ter recebido o Selo Ouro, o município estará participando da etapa nacional que acontecerá em Brasília, concorrendo ao Selo Diamante.

Prefeito e Vice-prefeito prestigiam confraternização

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira e o vice-prefeito Daniel Valadares, estão participando neste momento da confraternização da Secretaria Municipal de Ação Social, na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB.

A secretária Municipal da  pasta Madalena Patriota, mobilizou toda equipe,  para confraternizar os trabalhos positivos deste ano de2023.

Prefeitura do Recife entrega requalificação de Unidade de Saúde do Coque

Obras, que tiveram início em março deste ano, vão ampliar em 60% a capacidade de atendimento do serviço

A Unidade de Saúde da Família (USF) São José do Coque, na Ilha Joana Bezerra, foi entregue à população, na manhã desta sexta-feira (15), depois de passar por uma transformação que elevou a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. As obras, orçadas em R$ 600 mil, tiveram início no último mês de março e a inauguração contou com a presença do prefeito João Campos e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.  A ampliação fará a capacidade de atendimentos da unidade aumentar em 60%, subindo de 7.000  para 11.200 por mês. Entre as mudanças mais significativas, estão a criação de espaços novos e funcionais, incluindo a instalação de um consultório com banheiro dedicado ao atendimento de mulheres e gestantes. A requalificação faz parte do Recife Cuida, programa da Prefeitura do Recife que está reestruturando toda a rede municipal de saúde.

“Estamos fortalecendo o Sistema único de Saúde, mas lutando, cada vez mais, por um sistema eficiente que represente o interesse das pessoas da nossa cidade. Nós entregamos essa unidade com um sentimento de que o trabalho bem feito vale a pena. Essa unidade passará a contar com equipamentos de primeira qualidade à disposição dos trabalhadores”, afirmou o prefeito João Campos.

“O benefício das obras vão além da melhoria da estrutura física. Estamos falando de conforto, segurança e dignidade tanto para os trabalhadores quanto para as pessoas atendidas no local. O consultório com banheiro voltado para as mulheres e gestantes, por exemplo, é fundamental para garantir higiene e mais privacidade em seus atendimentos e exames ginecológicos”, afirma Luciana Albuquerque. A requalificação trouxe, ainda, a climatização de todos os ambientes, individualização dos consultórios odontológicos, recursos de acessibilidade, paisagismo e urbanização da área externa. Também foram feitas adequações visando a uma maior segurança, como reformas no revestimento interno e teto, substituição nas instalações de água e energia e implantação de redes de internet, telefonia, monitoramento por câmera e combate a incêndios.

A USF São José do Coque conta com duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal, trabalhando em conjunto para atender aproximadamente 8.300 moradores do entorno. No local, é oferecida uma gama de serviços, incluindo consultas clínicas, odontológicas e de enfermagem; exames de citologia; vacinação; regulação, acolhimento e dispensação de medicamentos. Durante as obras, os atendimentos foram oferecidos no Compaz Dom Hélder Câmara, no mesmo bairro, bem como em consultórios montados em contêineres no espaço externo da unidade, para consultas clínicas e dispensação de medicamentos. Já a aplicação de vacinas foi realizada tanto em contêineres quanto em domicílios. Por sua vez, os atendimentos odontológicos foram realizados na USF Coque Berilo, também na mesma comunidade. O funcionamento da USF São José do Coque é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Josué Costa, gerente do distrito sanitário 1, falou sobre a importância da ampliação da USF para a população local. “Hoje o atendimento é realizado por duas equipes, e, em meados de janeiro, realizaremos uma ampliação, dobrando o número de atendimentos. Isso vai desafogar esse território, que faz divisa também com a comunidade do Coque Berilo, que é outra unidade nossa que vai entrar em processo de reforma”, afirmou o gerente.

Rosane Pacheco, que atua como enfermeira na USF do Coque há cerca de 15 anos, destacou que a reforma representa um grande benefício para profissionais e pacientes. “A gente passou por um sufoco muito grande durante o período da construção, mas valeu tudo a pena. A unidade realmente está linda. Agora nós podemos trabalhar com um ambiente bom, agradável. Antes, os pacientes reclamavam muito da unidade, pois as coisas não funcionavam muito bem, mas agora ela tem um outro perfil. É algo que os usuários merecem muito”, contou a enfermeira.

RECIFE CUIDA – O investimento nesta requalificação é fruto do Programa Recife Cuida, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, qualificar a gestão da rede, fortalecer os recursos humanos, reformar e construir novas unidades, de modo a aumentar a satisfação do usuário do SUS com o atendimento prestado. Ao todo, mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na área até 2024. Desde 2021, 102 unidades da rede de saúde foram requalificadas; 27 reformas estão em andamento e outras 53 obras iniciam ainda este ano.

Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife 

Por iniciativa de Diogo Moraes, Assembleia Legislativa faz homenagem aos 70 anos de Santa Cruz do Capibaribe

Representante do Polo de Confecções do Agreste na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) promove, na próxima segunda-feira (18), às 18h, no Auditório Sérgio Guerra, um sessão solene em homenagem aos 70 anos de emancipação política de Santa Cruz do Capibaribe. A data do aniversário é 29 de dezembro e diversas programações estão sendo realizadas na cidade em alusão ao dia.

A solenidade vai reunir diversas lideranças do município. Este ano, Diogo Moraes também apresentou, na Assembleia, o Título de Cidade Empreendedora à Santa Cruz do Capibaribe, que foi aprovado na Casa Legislativa.

Governadora Raquel Lyra inaugura equipamentos para o fortalecimento da segurança no Estado

 
A governadora Raquel Lyra inaugura, nesta sexta-feira (15), no Recife, a Escola de Inteligência de Pernambuco (ESINT-PE), responsável pelo planejamento, elaboração, coordenação e execução dos projetos de cursos de inteligência do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Pernambuco – SEINSP.
 
Em seguida, às 16h, a gestora também inaugura o Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC). O espaço foi projetado para ser um laboratório de ponta e alto padrão e vai garantir celeridade na elucidação de crimes.