Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Marconi Santana, fortalece parcerias em Recife para garantir a segurança hídrica e impulsionar a economia na região

O prefeito de Flores, Marconi Santana, após a entrega da praça em Sítio dos Nunes, cumpriu uma agenda em Recife. Ao lado do Deputado Federal Lucas Ramos, visitou a sede do DNOCS, onde protocolaram pedidos cruciais para fortalecer a segurança hídrica e impulsionar a agricultura na região.

Entre as solicitações, destaca-se a perfuração de 10 poços artesianos, vital para enfrentar as secas. Além disso, discutiram uma parceria para a construção do Açude do Cajá, beneficiando não apenas Flores, mas também Carnaíba e municípios vizinhos.

Essas ações demonstram o compromisso com o bem-estar da população e o desenvolvimento socioeconômico local.

Já nesta terça (30), o prefeito também se reuniu com Danilo Cabral, Superintendente da SUDENE, buscando promover ações e investimentos para o desenvolvimento de Flores.

Governadora Raquel Lyra e ministro Waldez Góes assinam ordem de serviço para concluir a Barragem Panelas II

Obra estruturante para conter inundações de municípios na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a Barragem Panelas II terá sua construção retomada e concluída pela gestão estadual em parceria com o governo federal. Nesta terça-feira (30), na Prefeitura de Belém de Maria, a governadora Raquel Lyra e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinaram a ordem de serviço das obras de conclusão da barragem. Antes, os gestores realizaram um sobrevoo e uma visita à estrutura, que fica localizada no município de Cupira, no Agreste. Esta será a primeira entre quatro barragens a ser retomada para a contenção de enchentes na Zona da Mata Sul do Estado que tiveram as obras paralisadas há uma década. A obra terá custo máximo de R$ 46 milhões e o prazo para conclusão é de 12 meses. Na ocasião, a governadora também destacou que já está em curso o processo licitatório para contratação da empresa de engenharia para conclusão da construção da Barragem de Gatos.

“Nos comprometemos em retomar as obras de barragens em Pernambuco, um compromisso que há muitos anos a população da Mata Sul espera. E hoje estamos aqui celebrando essa ordem de serviço, com dinheiro em caixa, para as obras. Já está aberta a licitação para a Barragem de Gatos. Agradeço a parceria com o governo federal, do presidente Lula, através do ministro Waldez, que vai permitir que o povo possa ter segurança hídrica de viver nos lugares onde desejam”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O financiamento para a obra da Barragem Panelas II será realizado através do Novo PAC. “Nos primeiros dias do governo Lula, a governadora Raquel já tratou essas obras como prioritárias. Essa contenção é muito importante para atender a população que sofre muito com os problemas da cheias. Em nome do presidente Lula, reafirmo o compromisso integrado ao povo de Pernambuco com as obras que foram priorizadas pela governadora Raquel”, ressaltou o ministro Waldez Góes.

Após as chuvas do ano de 2010 que causaram inundações e transbordamentos de rios, foi planejada a construção do Sistema de Controle de Cheias dos Rios Una e Sirinhaém, composto por cinco barragens: Serro Azul, Panelas II, Gatos, Igarapeba e Barra de Guabiraba. Mas, somente a de Serro Azul foi concluída, em 2017, e as demais tiveram as obras paralisadas entre 2014 e 2015.

“Esse é um momento de muita emoção porque lutamos por essa obra há anos. É o início de um novo tempo, de reduzir sensivelmente os riscos de inundações das cidades da região. E a governadora teve sensibilidade em ir atrás dos recursos para as obras”, frisou o secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

A Barragem Panelas II possui capacidade de acumulação de 16,9 milhões de m³ de água e tem a finalidade principal de contenção das cheias dos rios Panelas e Una, beneficiando mais de 200 mil habitantes. O equipamento também poderá ser utilizado para reforçar o abastecimento dos municípios de Panelas, Cupira e Lagoa dos Gatos.

“Essa é uma obra esperada há tantos anos para a nossa cidade. É um povo acolhedor e guerreiro que se ajudou durante as enchentes e agora vai ficar muito agradecido pela conclusão dessa obra”, disse o prefeito de Belém de Maria, Rolph Junior.

Na 1ª e 2ª etapas do empreendimento foram investidos R$ 47,3 milhões. A 3ª Etapa, atual, que concluirá as obras, receberá investimentos que somam R$ 55,8 milhões, com recursos do governo federal e execução da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento de Pernambuco. Além das obras civis, serão investidos mais R$ 20 milhões em programas ambientais, de reflorestamento e de segurança de barragens. No momento, a barragem está com 50% das obras concluídas.

Barragem de Gatos – Até o mês de março será concluída a licitação para a contratação das obras de retomada da Barragem de Gatos. Localizada no município de Lagoa dos Gatos, o equipamento terá finalidade principal de contenção de cheias no Riacho dos Gatos, beneficiando os municípios de Belém de Maria, Água Preta, Palmares e Barreiros. A previsão é de início das obras ainda no primeiro semestre de 2024 e o prazo de execução das obras é de 12 meses. A Barragem de Gatos, que tem capacidade de acumulação de 5,93 milhões m³ de água, teve sua construção iniciada em gestões passadas e paralisada, estando 20% executada.

Os projetos de conclusão das obras das barragens Igarapeba e Barra de Guabiraba estão em fase de atualização.

Estiveram presentes no evento o secretário Nacional de Segurança Hidríca, Giuseppe Vieira; o deputado federal Pedro Campos; os deputados estaduais Eriberto Filho, France Hacker, Henrique Queiroz Filho, Joãozinho Tenório e Sileno Guedes; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); os prefeitos Júnior Amorim (São Benedito do Sul), Bal de Mimoso (Pesqueira), Pité (Quipapá), Ridete Pellegrino (Jaqueira), Orlando José (Altinho), Dona Graça (Catende), Neto Cavalcanti (Água Preta), Júnior de Beto (Palmares), Fátima Borba (Cortês), Eduardo Lira (Cupira, em exercício), Stênio (Lagoa dos Gatos), Marlos Henrique (Maraial) e Ruben Lima (Panelas); além de vereadores e lideranças da região. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Prefeito de Afrânio anuncia chapa para as eleições de outubro

Em noite bastante prestigiada, Prefeito Rafael Cavalcanti, de Afrânio, lança Cloves Ramos e Joãozinho de Paraíba como pré-candidatos a sua sucessão.

Na noite dessa terça-feira (30/01), o prefeito de Afrânio, Rafael Cavalcanti, reuniu centenas de amigos, lideranças e correligionários em frente a sua residência para anunciar os nomes da chapa que disputará a sua sucessão no pleito de 2024.

Como pré-candidato a prefeito, o indicado foi o empresário Cloves Ramos, atual vice prefeito e companheiro de chapa nas duas eleições vitoriosas de Rafael. Para compor a chapa majoritária, como pré-candidato a vice-prefeito, o escolhido foi o empresário Joãozinho de Paraíba.

Em seu discurso, Rafael Cavalcanti enfatizou que “Afrânio vive um excelente momento. As pessoas estão felizes e, portanto, o sentimento predominante é de continuidade. Quem representa a continuidade do nosso projeto é essa pré-candidatura que estamos anunciando hoje, Cloves Ramos e Joãozinho de Paraíba, que possuem os melhores atributos para dar sequência ao trabalho que iniciamos”.

O Deputado Federal Fernando Monteiro, importante aliado do prefeito, esteve no encontro e se mostrou bastante animado. “O grupo político liderado por Rafael dá hoje uma grande demonstração de maturidade e que vai marchar unido em torno do projeto de continuidade aqui representado pelos pré-candidatos Cloves Ramos e Joaozinho de Paraíba”, salientou.

O pré-candidato a prefeito Cloves Ramos se mostrou bastante animado com o desafio. “Aceito esse desafio com um grande entusiasmo. Estou muito honrado em poder ter a oportunidade de ser indicado como pré-candidato a prefeito para poder trabalhar ainda mais pela minha cidade”, pontuou.

Prefeitura do Recife vai contratar mais 200 profissionais para a Rede Municipal de Ensino

Novos auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) vão dar apoio dentro das creches, oferecendo um maior suporte aos estudantes

O Prefeito João Campos anunciou nesta terça-feira (30) a autorização para a contratação de mais 200 novos profissionais para a Rede Municipal de Educação da cidade. Os novos  Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) terão a função de oferecer suporte nas creches, contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos estudantes. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife conta com aproximadamente 500 profissionais, sendo que no último sábado (26) foram convocados mais 109. Com essa nova contratação, a rede municipal passará a ter cerca de 800 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).

“A gente anuncia hoje a contratação de 200 novos Auxiliares do Desenvolvimento Infantil, que vão trabalhar nas nossas novas creches. Para vocês terem uma ideia, só em fevereiro a gente vai inaugurar quatro novas creches na cidade para cumprir com aquela meta de dobrar um número de vagas de creches em quatro anos. São mais 200 novos profissionais para trabalhar na nossa rede. A educação se faz com muita coisa, mas, principalmente, com aluno em sala de aula, uma boa estrutura educacional e trabalhadores da educação preparados, animados e dispostos a fazer o que há de mais nobre em uma sociedade, que é ensinar”, destacou o Prefeito João Campos.

A Prefeitura tem como compromisso prioritário expandir a educação na cidade, assumindo a responsabilidade de eliminar o déficit de vagas em creches. Até o final deste ano, a meta é criar 6,5 mil novas vagas, dobrando a oferta atual. Apenas nos últimos dois anos, a Rede Municipal de Ensino do Recife registrou um aumento de aproximadamente 90% no número de vagas em creches, passando de 6.439 no início da gestão, no final de 2020, para 12.160 vagas previstas para o ano letivo de 2024. Para isso, foram realizadas diversas ações, incluindo a construção de novas creches, a ampliação de unidades existentes e parcerias com instituições sem fins lucrativos.

A contratação de ADIs faz parte do Programa Infância na Creche, que está investindo cerca de R$ 150 milhões ao longo de quatro anos. O programa tem como objetivo expandir a infraestrutura própria, construir novas unidades, ampliar as existentes e estabelecer parcerias com instituições sem fins lucrativos. Essas ações visam fortalecer a Educação Infantil e dobrar a oferta de vagas em creches na cidade até 2024.

Recife: Concurso de Fantasias acontece nesta quarta (31), no Clube Português 

Nesta 9ª edição, 20 participantes, ao todo, disputarão espaço entre os vencedores nas categorias Originalidade e Luxo.

Numa mescla entre recortes históricos, homenagens a personagens icônicos, adornos contemplativos e criatividade parruda, a 9ª edição do Concurso de Fantasias acontece às 20h desta quarta-feira, 31, no Clube Português, no bairro das Graças. Com duas categorias em disputa, Originalidade e Luxo, 20 participantes desfilarão figurinos em busca do título. Serão três premiados em cada modalidade, com valores individuais que variam de R$ 7.500,00 a R$ 15.000,00. Serão distribuídos prêmios de 1º, 2º e 3º lugares para cada categoria, totalizando R$ 64,5 mil. Os vencedores irão desfilar no palco do próximo Baile Municipal do Recife.

Os concorrentes têm que ser maiores de 18 anos, pertencentes ou não a agremiações carnavalescas. Cada um pode inscrever, no máximo, duas fantasias, necessariamente inéditas nas passarelas de Momo.  Não há temática específica para a confecção das fantasias. Cada participante é pautado de acordo com os próprios critérios criativos. A categoria mais procurada foi a Originalidade, com 14 participantes. Na modalidade Luxo, serão seis concorrentes. Para escolher os ganhadores, a mesa de avaliação será composta por jurados ligados a áreas de moda, arte, cultura e correlatas como designer, estilistas, modistas, carnavalescos, coreógrafos, e professores de arte, entre outros

Priscila Senna e Raphaela Santos unem forças do Brega para promover o Manual de Como não ser um Babaca no Carnaval

Cantoras estrelam campanha pelo fim da violência contra a mulher no Carnaval 2024, que conta ainda com a atriz Ademara em um clima praiano e de folia

 O brega, Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife dá o tom da sétima edição da campanha Como Não Ser um Bacaca no Carnaval 2024, que este ano vem com o tema “Respeita elas no Maior Carnaval em Linha Reta e na vida”. Para embalar as turistas e recifenses, principalmente,  dar o recado aos foliões, as musas do brega pernambucano Priscila Senna e Raphaela Santos se juntam em um feat especial com a música “Depois do Não”. E, depois do não, tudo é assédio.

Nesta edição, a campanha educativa contra assédio e importunação sexual no Carnaval foi realizada no famoso Buraco da Véia, na praia de Brasília Teimosa, um lugar de resistência e lazer dos recifenses. A campanha orienta com exemplos sobre importunação e assédio contra a mulher, ambos considerados crimes, incluídos pela  Lei nº 13.718 e pela Lei nº 10.224, respectivamente. O filme conta também com a participação e irreverência da jornalista e atriz Ademara.

Além do vídeo, o manual vai ser apoiado por ações on line, além de distribuição de cartilha de bolso nos polos momescos. No material impresso, além das dicas, o material traz também importante conteúdo sobre onde e quando as mulheres devem pedir ajuda. Seja para casos de acolhimento e orientação, bem como em risco de perigo iminente.

Como pedir ajuda no Carnaval 2024

Além do manual, a Secretaria da Mulher do Recife terá um stand na Praça do Arsenal, da quarta (7) até a terça-feira(13), funcionando das 16h à 02h. No local, a equipe multidisciplinar (com psicóloga, advogada e assistente social) do Centro de Referência Clarice Lispector – equipamento voltado ao atendimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos.

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, WHATSAPP (81.99488-6138) vai funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o carnaval com uma equipe em regime de plantão. O SER Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, 700, funcionará durante o carnaval no horário das 07h às 19h. Para dar suporte às ações do Centro de Referência, a Brigada Maria da Penha também estará no stand, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, se for necessário.

A festa vai contar também com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento, que tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência, vai funcionar no polo Ibura, das 18h às 24h.

Nos polos descentralizados, equipes volantes da Secretaria vão realizar ações de prevenção reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência, além da distribuição do tradicional Manual de Como Não Ser um Babaca no carnaval, que ajudam a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade.

Julgamento que pode cassar Moro começa no dia 19

O julgamento que pode cassar o cargo do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) foi marcado para o dia 19 de fevereiro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná. O parlamentar é acusado de prática de abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022.

O julgamento começa neste dia mas pode se estender e, também, pode ter pedido de vista.

Serão seis desembargadores que vão estar no julgamento. Em caso de empate em 3 a 3, o presidente vota.

O presidente Lula (PT) vai nomear desembargador que deve participar do julgamento. O preferido pra ser indicado é o advogado José Rodrigo Sade.

Prefeitura do Recife fecha parceria inédita com Náutico, Santa Cruz e Sport

Clubes receberão aporte de R$ 1 milhão, cada, e adotarão uma série de contrapartidas sociais para a população recifense

Ciente da importância não apenas local, mas também nacional do Náutico, Santa Cruz e Sport, a Prefeitura do Recife fechou uma parceria inédita com o Trio de Ferro pernambucano. Será aportado R$ 1 milhão em cada um dos clubes, que retornará para a sociedade como contrapartida social, com foco no fomento ao esporte da capital. O anúncio foi feito pelo Prefeito João Campos nesta terça-feira (30), com a presença dos presidentes dos três clubes: Bruno Becker, Bruno Rodrigues e Yuri Romão.

“O povo já tinha me abordado na rua pedindo para ajudar o Santa Cruz, mas não faremos só isso. Fechamos uma parceria com os três maiores times do Recife para que a gente possa fazer essa ajuda diretamente, com R$ 1 milhão, e garantindo contrapartidas sociais”, destacou o prefeito João Campos. “Cada clube ajudará em escolinhas, atividades esportivas nos territórios próximos e em equipamentos públicos da cidade. A prefeitura ajuda financeiramente e terá esse retorno. Essa é a hora de todo mundo vestir a mesma camisa. A camisa do Recife, do esporte que consegue tirar uma criança da violência, reduzir crimes, tirar alguém das drogas. Temos uma tradição muito grande do futebol na cidade e temos que trabalhar juntos”, concluiu.

Os mandatários dos três clubes frisaram o poder do diálogo pela busca de maior força para o esporte local. “Como conversávamos antes, o nosso futebol tem passado por momentos difíceis. O Náutico foi protagonista nacional nos anos 60, nós do Santa Cruz em 70 e o Sport, em 90. É importante estarmos aqui e queria parabenizar essa iniciativa”, ressaltou o presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues.

“Acredito que não existe nenhuma ferramenta mais inclusiva do que o esporte. Esse momento aqui é muito importante para trabalharmos e pensarmos em soluções juntos”, disse Yuri Romão, mandatário do Sport, em discurso que seguiu na mesma linha de Bruno Becker. “Hoje, é relevante destacar que nós aqui, presidentes de Náutico, Santa Cruz e Sport, temos uma sinergia. Temos a consciência de que nosso futebol, com o tamanho dos nossos clubes, é preciso união”, reforçou Bruno Becker, presidente do Náutico.

O investimento no fomento esportivo se reflete em outros programas da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes. Além de ser responsável pelo Recife Bom de Bola, maior campeonato de várzea do mundo, em 2023, entrou em campo o programa Gramadão. O projeto transforma locais de prática futebolística pela capital pernambucana, revitalizando totalmente os espaços e aplicando grama sintética. Oito localidades já foram transformadas, começando pela Arena 1×1 no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança, no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão na Torre; o Parque do Caiara, na Iputinga; o Vila Cardeal, em Areias; e o Campo do Onze, em Santo Amaro. O programa Gramadão faz parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro.

“Os nossos clubes têm torcidas gigantescas, e o trabalho do dia a dia vai muito além do que partidas e disputas de campeonatos”, apontou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. “Uma quantidade enorme de garotos, garotas e famílias são impactados diretamente por esse lado social das instituições. A gente quer potencializar isso, com um trabalho em equipe, usando a estrutura somada dessas entidades para devolver para a população em melhor suporte no fomento à atividade física”.

ADIN do Governo do Estado também atinge TJPE, TCE, MPPE e Defensoria Pública

A Assembleia Legislativa de Pernambuco esclarece que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), ajuizada pela Governadora do Estado perante o Supremo Tribunal Federal, com pedido de liminar para suspensão imediata de pontos aprovados na LDO de 2024, não atinge apenas o Legislativo estadual. Acarretará perdas também ao Poder Judiciário, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público de Pernambuco.

É necessário ressaltar, que a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2024 previu que, em caso da ocorrência de excesso de arrecadação, o valor arrecadado de forma excedente ao previsto na LOA para o exercício de 2023 seja distribuído proporcionalmente entre os Poderes e Órgãos autônomos durante o exercício de 2024.

De acordo com levantamentos realizados pelo corpo técnico da ALEPE com base nos dados constantes no E-fisco, Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) e no Portal de Dados abertos do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, o Estado de Pernambuco registrou excesso de arrecadação na Fonte de Recursos nº 0500 no montante de R$ 2.064.625.976,94 (dois bilhões sessenta e quatro milhões seiscentos e vinte e cinco mil novecentos e setenta e seis reais e noventa e quatro centavos), dos quais, de acordo com os §§2º e 11º do Art. 32 da LDO 2023, devem ser repartidos entre os Poderes e Órgãos autônomos o montante de R$384.911.904,00, a ser distribuído da seguinte forma: Alepe (R$ 71.921.212); TCE e Escola de Contas (R$ 51.652.116); TJPE (R$ 177.345.717); Defensoria Pública (R$ 18.906.367); e MPPE (R$ 65.086.492).

Apesar do Estado registrar um excesso de arrecadação total da ordem de 6 bilhões em 2023, ao mesmo tempo em que os índices de violência disparam e hospitais públicos apresentam sérios problemas, causa estranheza o fato da Sra. Governadora envidar esforços para tentar obstaculizar através da via judicial a destinação de recursos pertencentes aos demais poderes e órgãos autônomos, ao invés de encontrar soluções para os problemas que afligem o povo pernambucano nas áreas de saúde, segurança, educação e tantas outras, muito embora seja sabido que o Governo do Estado dispõe de volumosos recursos à sua disposição, inclusive com a colaboração do Poder Legislativo que prontamente autorizou a realização de operações de crédito e aprovou todos os projetos de lei de iniciativa do Executivo.

A Assembleia Legislativa reafirma a sua disposição e compromisso como casa de todos os pernambucanos em estar sempre vigilante na defesa intransigente dos direitos do nosso povo e à disposição para encontrar soluções para os problemas que afligem nossa população e ser instrumento de melhoria em sua qualidade de vida.

É importante destacar que, diante dos acontecimentos e em respeito a harmonia e a boa convivência entre os Poderes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, entrou em contato com o presidente de cada órgão para informar sobre a possibilidade de danos da privação dessa receita em virtude da ADIN de autoria do Governo do Estado. Foto: Alepe