Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Kaio Maniçoba Inaugura Academia Vavá Ferraz e fortalece compromisso com o desenvolvimento de Floresta

O deputado estadual Kaio Maniçoba participou, nesta quarta-feira (31), da inauguração da Academia Vavá Ferraz, no bairro Caetano II, em Floresta. A academia, uma conquista que é fruto da emenda parlamentar do deputado quando ainda exercia o cargo de deputado federal, se destaca como um investimento significativo para a promoção da saúde e qualidade de vida em Floresta.

Com aparelhos modernos e uma infraestrutura completa, an Academia Vavá Ferraz visa fortalecer a visão de um futuro mais saudável para a cidade, oferecendo um espaço dedicado à prática de atividades físicas e promoção de hábitos saudáveis.

O deputado Kaio Maniçoba expressou sua satisfação em ver o projeto se concretizar. “Participando com muita alegria da inauguração da Academia Vavá Ferraz, um espaço dedicado ao bem-estar dos florestanos, fortalecendo nossa visão de um futuro mais saudável para nossa cidade”, destacou o deputado.

A presença marcante da prefeita Rorro Maniçoba, da vice Bia Numeriano e de vereadores do município, reforça a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento da cidade.

“A inauguração da Academia Vavá Ferraz é um marco positivo para Floresta e reflete o comprometimento do nosso deputado Kaio Maniçoba com um futuro mais saudável e ativo para todos”, concluiu a prefeita Rorró.

Principais ações da PCR são destaque no retorno das atividades da Câmara de Vereadores

Nesta quinta-feira (1), durante a 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, que marcou a retomada das atividades na Câmara de Vereadores do Recife, o prefeito João Campos fez o seu pronunciamento e, além de lembrar os programas e ações realizadas pela Prefeitura ao longo de 2023, firmou o seu compromisso com as necessidades da cidade e reforçou sua relação de respeito e comprometimento com a Câmara Municipal. Os destaques do último ano foram a geração de empregos; o recorde de investimento em um período de 12 meses; o grande volume de criação de vagas em creches; o desenvolvimento tecnológico voltado para a educação; a maior nomeação de professores e professoras municipais; a construção de novos espaços de lazer e a revitalização dos já existentes; as obras de defesa civil, entre outros.

“Respeito só se constrói com reciprocidade e a Prefeitura do Recife sabe que essa relação de confiança existe, porque a gente está aqui para estimular e plantar a paz política, a união em torno  de interesses legítimos. A Câmara nunca faltou com o Recife, mesmo nos momentos mais difíceis. Juntos, consolidamos políticas públicas inovadoras, criamos leis que ajudaram a gerar investimentos e a reduzir desigualdades, asseguramos novos direitos e assumimos o desafio de transformar realidades. A gente só constrói consenso pelo diálogo, pelo entendimento, com o poder executivo dando provas claras de que é possível construir pontes para abrir novos caminhos. Seja na situação, ou na oposição, na crítica ou na proposição, estamos sempre abertos a fazer bom debate pela cidade“, ressaltou João Campos.

De acordo com o prefeito, 2023 foi o ano de tirar diversos projetos do papel, de forma inovadora e ousada. A Prefeitura do Recife alcançou o maior volume de investimentos públicos feitos no período de um ano e teve R$ 850 milhões empregados em diversas obras e equipamentos públicos municipais. Além de impactar positivamente a qualidade de vida da população, o investimento fomenta a geração de emprego e renda e a redução da desigualdade social. “Segundo o CAGED, a nossa cidade gerou, de janeiro a novembro do ano passado, 22.199 postos de trabalho com carteira assinada e, somando desde 2021, ultrapassamos o patamar de 78 mil, o equivalente a 40% de todas as oportunidades formais de trabalho de Pernambuco. Nós podemos enxergar avanço em diversas áreas da cidade, como na educação, por exemplo. Desde 2021, a cidade implantou cerca de 6.200 vagas de creche. Em quatro anos, nós vamos fazer o que a cidade fez em 40, dobrando o número de vagas já no primeiro semestre de 2024, alcançando a marca de mais de 13 mil novas oportunidades para as mães trabalharem e para mais crianças aprenderem”, garantiu ele.

Como também foi ressaltado, uma grande prioridade no último ano foi a da segurança aos que estão mais vulneráveis às intempéries climáticas, aqueles que sofrem constantemente com o impacto das chuvas e foram mais impactados durante o inverno de 2022. “Alcançamos a marca de mais de duas entregas, por dia, só em áreas de morro. A Ação Inverno está nas ruas o ano todo, trazendo proteção para mais de 10 mil famílias. Com o Promorar, estamos ouvindo a população para reurbanizar 40 comunidades do Recife. Batemos novos recordes do programa Parceria, com mais de 1.200 obras só no ano passado e vamos avançar com ao menos uma obra de encosta em cada comunidade do Recife”, disse o prefeito.

Na Reunião Solene, também fizeram pronunciamentos o presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá, e o líder do governo, vereador Samuel Salazar. O líder da oposição não estava presente.

Da isenção à reoneração integral: veja como foi o vaivém dos impostos sobre combustíveis desde 2021

 

g1 – O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) terá um aumento de 12,5% sobre a gasolina, o diesel e o gás de cozinha a partir desta quinta-feira (1º). A medida, anunciada em outubro pelos secretários de Fazenda dos estados e do DF, marca o fim de um processo de isenções e reonerações de impostos sobre combustíveis que vem desde 2021.

De março daquele ano até fevereiro de 2024, foram pelo menos 13 anúncios importantes de mudanças nos impostos sobre gasolina, diesel, etanol e gás natural veicular (GNV) — sendo sete só em 2023.

Os combustíveis no Brasil experimentaram um intenso vaivém na tributação como uma forma de conter a alta nos preços ao consumidor e reduzir os impactos na inflação. Os movimentos se intensificaram durante a pandemia de Covid-19 e após a eclosão da guerra na Ucrânia, que elevaram os custos tanto do petróleo, como do produto final nos postos do país.

Com o apoio da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) e de Amance Boutin, especialista em combustíveis da Argus, o g1 elaborou uma linha do tempo com as principais mudanças de impostos sobre combustíveis nos últimos três anos.

O levantamento mostra de forma cronológica o movimento de desoneração a partir de março de 2021, seguido pela intensificação das medidas em 2022 — ano de eleições presidenciais — e pelo retorno da incidência dos impostos, aos poucos, ao longo de 2023.

A linha do tempo também mostra que é comum que a Petrobras ajuste os preços dos combustíveis nas refinarias no mesmo dia (ou em datas próximas) de alterações na tributação. Essas mudanças costumam compensar a alta ou a queda dos impostos, com reflexos nos preços finais. Segundo especialistas, trata-se de um movimento já previsto pelo mercado.

Em Vitória, Paulo Roberto reinaugura mais uma UBS com atendimento até mais tarde

Os moradores do Jardim Ipiranga, na área urbana da Vitória de Santo Antão, foram agraciados com um posto de saúde totalmente requalificado. O ato de entrega do novo equipamento à população aconteceu na tarde desta quarta-feira (31), com a presença de moradores, servidores e vereadores. O prefeito do município, Paulo Roberto, compôs a solenidade ao lado do deputado estadual Joaquim Lira, da federal Iza Arruda e do ex-prefeito Elias Lira.

Além da repaginação física na estrutura, a Unidade Básica de Saúde 1 da localidade contará com dentistas e auxiliares, enfermeiras, agentes de saúde e endemias, entre outros. No entanto, o diferencial para os moradores é que o posto ficará aberto até 21h, graças ao Saúde Até Mais Tarde, que objetiva atender pessoas que não possuem tempo para cuidar de si mesmo durante o dia.

“É com enorme satisfação que aumentamos essa oferta aqui no Jardim Ipiranga. Um posto que está totalmente reformado, ampliado e disponível para atender com dignidade aos moradores desta redondeza até mais tarde. Vamos caminhando para uma saúde cada vez melhor em nossa cidade, com mais atendimentos e mais profissionais capacitados”, salientou Alex Vasconcelos, secretário de Saúde e Bem-Estar.

Esta reinauguração foi marcada por grandes emoções e muito saudosismo, uma vez que o equipamento homenageia, em memória, a agente de saúde Mauricéia Félix, uma profissional da área muito popular em suas áreas de atuação. A mãe dela, Maria José, comentou sobre a lembrança. “Eu fico muito contente em saber que o nome de minha filha vai ficar aqui para sempre. Ela amava trabalhar nas comunidades e muitas pessoas sempre falam seu nome para mim com boas lembranças”, disse, emocionada.

O prefeito Paulo Roberto enfatizou que o município inicia o ano com grande destaque ao cuidar da área de saúde. Ele ainda reiterou o contexto da homenagem. “Mauricéia foi uma comunitária que esteve por muito tempo ao lado das pessoas, conversando, entendendo as necessidades e ajudando no que era possível. Prestar essa dedicatória é mais que especial, pois lhe eterniza em um equipamento que servirá a outras pessoas do jeito que ela costumava fazer. Estamos iniciando o ano com um belo posto de saúde e uma sincera homenagem”, encerrou.

Banco do Nordeste anuncia resultado do edital Fundeci Energias Renováveis

O Banco do Nordeste divulgou ontem, 31, o resultado do Edital Fundeci 01/2023 – Energias Renováveis – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Dos 95 inscritos, 20 projetos foram selecionados para impulsionar soluções no âmbito das energias renováveis.

As propostas, provenientes de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, foram selecionadas com base em critérios técnicos estabelecidos. Cada projeto terá apoio financeiro do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), variando de R$ 100 mil a R$ 1 milhão, totalizando mais de R$ 17 milhões. Eles devem ser executados ao longo de 12 a 36 meses.

Nove dos onze estados sob a área de atuação do BNB foram contemplados: Ceará (6 projetos), Pernambuco (4), Minas Gerais (3), Rio Grande do Norte (2), Alagoas (1), Bahia (1), Espírito Santo (1), Maranhão (1) e Sergipe (1).

“Com essa iniciativa, o Banco do Nordeste espera contribuir para a geração de inovação na Região e para a produção de energia a partir de fontes renováveis, essencial para a descarbonização do sistema energético atual. Esperamos contribuir ainda com o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes, acessíveis e ambientalmente corretas, as quais são cruciais para o desenvolvimento sustentável”, destaca o diretor de Planejamento do BNB, Aldemir Freire.

Sobre o edital

Lançado no segundo semestre de 2023, o Edital Fundeci 01/2023 – Energias Renováveis – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação visa apoiar, com recursos não-reembolsáveis, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para as cadeias produtivas de fontes renováveis de energia, com foco especial no Hidrogênio Verde, para contribuir na transição para uma matriz energética neutra em carbono.

O resultado do edital pode ser consultado em bnb.gov.br/fundeci/editais.

Prefeito Sivaldo Albino assina Ordem de Serviço para mais pavimentações em Garanhuns

Com grande participação popular, aconteceu na noite desta terça-feira (30), na comunidade da Liberdade, a solenidade de assinatura de Ordem de Serviço para mais pavimentações e recapeamentos asfálticos no município, desta vez beneficiando as Ruas da Liberdade, Diário de Pernambuco, Cap. João Leite, Prosperidade, Deusdedit Maia e Cleto Campelo, no Distrito de São Pedro.

A população da Liberdade atendeu a convocação e comemorou o investimento que será feito na principal rua da comunidade. E a obra começou de imediato, pela CPM Construtora Ltda, que ganhou a licitação para esta nova etapa de pavimentações e recapeamentos asfálticos, que terá um investimento na ordem de R$ 3 milhões, que beneficia importantes vias do município.Para o prefeito Sivaldo Albino, o recapeamento é um pedido e a realização de um sonho da comunidade. “Estamos contemplando a Liberdade e diversos outros bairros, e vai ser assim, vamos chegar ainda a mais localidades, com mais investimentos, e melhoria constante da infraestrutura da cidade.” – Afirmou o gestor.Logo após a solenidade, os caminhões da CPM iniciaram os serviços de recapeamento na Rua da Liberdade. As demais ruas constantes no contrato serão contempladas na sequência, conforme o cronograma da construtora e da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos do município, que fiscaliza a realização dos serviços, sob a supervisão do secretário Fá Albino, que também assinou a Ordem de Serviço nesta terça-feira.

Prefeitura do Recife entrega mais três vias pavimentadas na Imbiribeira

Na noite desta quarta-feira (31), o prefeito do Recife, João Campos, entregou mais três obras de pavimentação e drenagem concluídas pelo Programa Rua Tinindo, desta vez no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) nas ruas Engenho Canto Alegre, Embaixador Negrão de Lima e Engenho Crimeia, e já estão mudando as condições de circulação tanto de veículos, quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas.

“Quando a gente inaugura uma rua, já é uma coisa boa, mas inaugurar três no mesmo dia, já dá direito de escolher música. Brincadeiras à parte, o que fizemos aqui iremos levar para outros pontos da cidade e precisamos que todos e todas cuidem das suas ruas, colocando o lixo no lugar certo, cuidando do que é da população. Fazendo isso, conseguimos economizar dinheiro para realizar mais obras. Em 2023 batemos o recorde de investimentos no Recife e este ano será ainda melhor. Muitas outras ações virão e vou estar atrás de lutar e defender o interesse do Recife, sempre”, garantiu o prefeito.

As obras do Programa Rua Tinindo estão beneficiando cerca de 150 até o final deste ano, em um investimento de cerca de R$ 150 milhões. Já foram concluídas 45 ruas e iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em 30 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores. Outras 10 ruas já estão com o início de obras programado.

“É uma satisfação poder entregar mais uma rua. É um serviço que a gente traduz não só no conforto e na segurança das pessoas, mas ao ver e sentir de perto a alegria da comunidade neste momento. Sabemos que essa é a materialização do nosso trabalho e com essas entregas conseguimos observar que o esforço vem sendo cada vez mais reconhecido e, o mais importante, melhorando, cada vez mais, a vida daquelas que mais precisam”, afirmou Marília Dantas, Secretária de Infraestrutura e Presidente da Emlurb.

A Rua Engenho Canto Alegre recebeu um investimento total na obra, iniciada em 03 de abril, de R$ 672 mil. O trecho contemplado possui uma extensão de aproximadamente 215 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em asfalto, numa área de 856,25 m². Os passeios foram feitos em uma área de 42,81 m² em concreto e foram implantados 392,28 m de meio fio. Já a rede de drenagem contou com a implantação de 143,18 metros de canaleta em concreto armado e uma caixa de ligação.

Já a Rua Embaixador Negrão de Lima recebeu nova pavimentação em paralelepípedos em uma extensão de 180 metros, correspondendo a uma área total de 1.033,48 m². O investimento foi de R$ 1,385 milhão, que também custeou a implantação de 245,70 metros de tubulação de drenagem, 11 poços de visita, 337,77 m de extensão de meio fio e 705,93 m² de passeios em intertravado.

Na Rua Engenho Crimeia o trecho contemplado possui uma extensão de 183,63 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em paralelepípedos, numa área de 482,79 m². A drenagem conta agora com a implantação de 186,70 metros de canaleta em concreto armado e uma caixa de ligação. Também foram implantados 429,72 metros de meio fio e 830,72 m² de passeios em intertravado. A intervenção teve um investimento de R$ 815 mil.

Rubem de Lima Amorim, 55, nasceu na Rua Engenho Crimeia e reside nela até hoje, com sua esposa e filhos. Na última visita realizada à rua, o prefeito e a equipe da Prefeitura do Recife viram o estado de alagamento causado pelas chuvas no local. “A gente tentava achar alguém para resolver os nossos problemas, mas não conseguia nunca. Quando chovia, a gente sempre tinha problema. Já tive problema com meu carro por causa da lama duas vezes e as crianças também não conseguiam ir para a escola. Nossos pais e avós faleceram e nunca viram a rua pronta, eu também pensei que nunca ia ver. Mas, graças a Deus e ao nosso prefeito, conseguimos e estamos muito felizes com o trabalho feito, não só aqui, mas pelo Recife todo”, comemorou ele.

Comunicado

Gostaria de comunicar a todos os leitores, seguidores e colaboradores, que em virtude de um problema técnico no servidor, não foi possível postara Coluna do Finfa desta quinta-feira 1º de Fevereiro. Voltamos a normalidade amanhã.