Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

INSS notifica 4,3 milhões aposentados e pensionistas para fazer prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração estão sendo convocados pelo órgão para comprovar que estão vivos – a chamada prova de vida.

Desde 2023, cabe ao INSS fazer a comprovação de vida dos beneficiários através do cruzamento de informações. Ou seja, o INSS comprova se a pessoa está viva através de informações de outros órgãos (veja abaixo o que é considerado pelo INSS).

O instituto, porém, não conseguiu encontrar 4,3 milhões de beneficiários do INSS, nascidos em janeiro, fevereiro e março, em nenhuma base de dados e, por isso, eles estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou por notificação bancária.

Sobrinho do prefeito afirma que continua no Governo de Sertânia

O sobrinho do prefeito de Sertânia, Paulo Henrique, em contato com este blogueiro agora, desmentiu a matéria que foi reproduzida pela Tribuna do Moxotó, afirmando que o mesmo teria ‘chutado o pau da barraca’, e teria abandona a gestão do seu tio Ângelo Ferreira.

Paulo afirmou que o gestor realizou algumas mudanças no secretariado,  o mesmo que era o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, agora assume a Secretaria de Comunicação, com algumas das atribuições previstas para este cargo, que são as atividades de Coordenação de Políticas Públicas e de Relações Institucionais.

Leia a nota enviada para o blog

Caro Finfa,

É falsa a noticia postada em seu respeitado blog.

Essa é mais uma mentira que deriva do desespero da oposicao de Sertânia.

Continuo na gestão. Continuo no grupo.

Participamos de todas as reuniões sobre a construção de uma candidatura para apresentar ao povo de Sertânia, quando chegamos à conclusao de que o nome da vereadora Rita Rodrigues seria a melhor alternativa, dentre tantas outras que tínhamos, para representar o nosso projeto, o projeto do povo.

Vamos seguir firmes e fortes na construção de um futuro cada vez mais promissor para a nossa cidade, junto com a frente popular, sob a liderança de Ângelo Ferreira.

Abraço

Paulo Henrique Torres Ferreira dos Santos

George Scavuzzi é o novo titular da Secretaria de Saneamento do Recife

A Secretaria de Saneamento do Recife (Sesan) tem um novo titular a partir desta quinta-feira (1º). O engenheiro civil George Scavuzzi, com 35 anos de experiência profissional, assume a pasta em substituição ao ex-secretário Tomé Franca. À frente da Sesan, Scavuzzi tem a missão de coordenar grandes projetos estruturantes na capital pernambucana, como a implantação das redes coletoras dos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) Beberibe e do Cordeiro. Franca segue para Brasília e comandará a chefia de Gabinete do Ministério de Portos e Aeroportos.

“Tomé Franca desempenhou um importante papel ao desenvolver nossos projetos de saneamento no Recife, levando condições mais dignas às comunidades mais carentes de nossa cidade. Agradeço todo o seu empenho e contribuição ao longo desse tempo e desejo muito sucesso em sua nova jornada”, disse o prefeito João Campos. “Poder contribuir com a gestão pública será um grande desafio. Chego num momento muito importante para execução de projetos estruturantes e espero contribuir colocando toda a experiência a serviço, realizando entregas para a população”, afirmou Scavuzzi.

Entre as atribuições da Sesan está ampliar o alcance dos serviços de saneamento na cidade, sobretudo nas áreas mais carentes do Recife. A meta é desenvolver planos, programas, projetos e obras, com recursos próprios ou em parceria com os governos estadual e federal, além da captação de recursos com organismos que financiam o setor de saneamento básico, como os SES Beberibe e Cordeiro. Com esses dois sistemas, a área saneada do Recife passará dos atuais 45% para 52%. Em Beberibe, o investimento na faixa de R$ 47 milhões beneficiará 45 mil moradores dos bairros de Dois Unidos, Beberibe, Porto da Madeira e Linha do Tiro. Já no Cordeiro, serão 57 mil pessoas beneficiadas nos bairros de Iputinga, Torrões, Cordeiro e Engenho do Meio.

PERFIL – Com experiência de mais de 35 anos no ramo de Construção, George Scavuzzi é formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Iniciou sua trajetória profissional na iniciativa privada, atuando em empresa especializada em construção pesada. Nessa passagem, teve a oportunidade de trabalhar na construção de pontes, viadutos, barragens e, inclusive, na reforma do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. Nos últimos 20 anos, tem se dedicado a realizar obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água, implantando redes coletoras de esgoto e de distribuição de água.

Lula e Barroso retiram grades que protegiam STF após 08 de janeiro

Por Márcio Falcão, Bruna Yamaguti, TV Globo e g1 DFeiro

As grades em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, foram retiradas na tarde desta quinta-feira (1º) (veja vídeo acima). O ato simbólico ocorreu no intervalo da sessão de abertura do ano do Judiciário (veja detalhes mais abaixo).

O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, retirou o restante das grades de proteção que estavam em frente ao prédio, acompanhado do presidente Lula (PT), do ministro do STF Alexandre de Moraes, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e de Flávio Dino, futuro ministro do STF.

A maioria das grades já havia sido retirada pelos seguranças, também nesta quinta-feira. As grades no Planalto, no STF e na Praça dos Três Poderes começaram a ser instaladas em 2013 para reforçar a segurança em meio aos protestos contra a então presidente Dilma Rousseff.

Segundo a assessoria do STF, elas passaram a cercar o local, de forma fixa, em 2016. De lá para cá, ao longo dos últimos anos, foi feito um reforço e ampliação da quantidade de grades.

No Palácio do Planalto, as grades foram removidas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em maio deste ano. Já as grades do Congresso Nacional foram retiradas no dia 8 de janeiro de 2024, durante a cerimônia “Democracia Inabalada”, que marcou um ano dos ataques às sedes dos Três Poderes.

Abertura do ano do Judiciário
O evento de abertura do ano do Judiciário, no STF, contou com a participação de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco.

“Felizmente eu não preciso gastar muito tempo e nem energia falando de democracia, porque as instituições funcionam na mais plena normalidade, convivência harmoniosa e pacífica de todos”, disse Barroso, presidente da Corte, em seu discurso.

Há um ano, na abertura do ano do Judiciário de 2023, as instituições ainda repercutiam os ataques golpistas de 8 de janeiro, quando vândalos invadiram as sedes dos três poderes, inclusive o prédio do STF, e depredaram o patrimônio.

Um ano depois, STF, Congresso e Palácio do Planalto querem ressaltar a volta da paz institucional.

“É uma benção nós podermos fazer esta abertura do ano Judiciário sem termos nenhuma preocupação que não sejam as preocupações normais de um país: crescimento, educação, proteção ambiental e todos os outros valores que estão na Constituição, que nos unem a todos”, completou Barroso.

Até o próximo dia 22, o STF conta com 10 dos 11 ministros. Já escolhido e nomeado, o ex-ministro da Justiça Flávio Dino ocupará a 11ª cadeira, mas só tomará posse daqui a três semanas. Ele estava no evento desta quinta, no espaço reservado à plateia.

Sertânia: Sobrinho do prefeito “Chutou o pau da barraca” e foi embora deixando cargo, após anuncio de candidatura de vereadora a sucessão do tio

Tudo parece desmoronar do lado do grupo do PSB de Sertânia, após perder vários aliados, inclusive históricos, a exemplo do vice-prefeito Antônio Almeida, Rocha e tantos, o referido grupo, assim como o próprio prefeito Ângelo Ferreira, acaba de ser abandonado pelo sobrinho, Paulo Henrique, que era secretário de Ação Social do município.

Segundo fontes, o referido secretário se sentindo traído com o anúncio inesperado da candidatura da vereadora Rita Rodrigues, a sucessão do seu tio pelo PSB, deixou a pasta e foi embora para o Recife.

“O sobrinho do prefeito deixou mesmo a secretária e de fato se sentiu traído pelo tio, foi embora para o Recife trabalhar com a gestão daquela capital. Foi pego de surpresa com o anúncio da candidatura de Rita Rodrigues. Ele não esperava por isso. No seu lugar assume Marcelo Patu”, informou ao Tribuna do Moxotó uma fonte ligada ao staff do PSB de Sertânia.

Pelo que parece o poder intransponível daqueles que fazem o governo municipal está desmoronando, são perdas uma atrás da outra e o chefe-mor, acostumado a ser sempre obedecido está ficando sozinho.

“De fato foi uma “facada” naquele que há quatro anos trabalhava para se viabilizar como candidato e ver seu sonho acabar assim e isso sem contar com a falta de consideração do próprio tio que sequer o avisou e ele soube através das redes sociais. Foi duro demais”, complementou a nossa fonte.

Realmente foi uma grande desmoralização política tanto para o ex-secretário quanto para o seu pai, o presidente da Câmara de Vereadores o vereador Fiapo.

Agora é esperar quem será o próximo.

Informações e foto: Tribuna do Moxotó

Simão Durando autoriza implantação de iluminação da Avenida Brasil

Mais um grande investimento para a iluminação pública de Petrolina. O prefeito Simão Durando assinou a ordem de serviço autorizando a implantação da rede de iluminação pública com lâmpadas em LED da Avenida Brasil, no trecho que dá acesso ao Santa Barbara e bairros vizinhos. O trabalho, que já está em execução, é fruto de um investimento da Prefeitura de Petrolina de mais de R$ 1 milhão.

A área beneficiada tem cerca de 3 quilômetros e receberá 109 postes e 218 luminárias de LED. O projeto de iluminação pública vai garantir mais segurança em mais uma área da cidade que vem crescendo através de investimentos no setor da construção civil. A expectativa da gestão municipal é concluir os serviços e entregar o projeto finalizado até o mês de abril.

A ação faz parte da segunda etapa do programa Mais Luz, autorizada por Simão, após o município atingir a marca de 100% dos pontos cadastrados para a modernização da rede de iluminação pública em toda a cidade. Nesta fase, o programa promoverá a expansão dos pontos de iluminação em comunidades periféricas que tem déficit de luminosidade, proporcionando mais segurança à população.

O prefeito Simão Durando celebrou o avanço no setor ressaltando a importância dessa ampliação que vai trazer ainda mais segurança e qualidade de vida para a população que utiliza a via diariamente. “É com muito orgulho que anunciamos o início de mais um projeto de expansão na iluminação de uma área que vem crescendo nos últimos anos, atraindo investimentos no setor imobiliário, a exemplo do Santa Barbara. Fomos a primeira cidade de Pernambuco a fazer esse modelo de PPP, reduzindo, inclusive, o tempo de atendimento para a manutenção e vamos continuar avançando, garantindo iluminação e consequentemente, a segurança do nosso povo”, frisou o prefeito Simão Durando.

Agência de Empreendedorismo de Pernambuco participa de encontro na Adepe

A diretora-presidente da AGE, Angella Mochel, apresentou ao time de Atração de Investimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) do Recife, Petrolina, Caruaru e São Paulo as iniciativas e os produtos oferecidos pela agência para o fomento do empreendedorismo no Estado de Pernambuco.
Na oportunidade, os executivos tiveram uma visão geral de como funcionam as linhas de crédito disponíveis, o fluxo para abertura de novos formatos de financiamento, os programas, as parcerias e os fundos administrados pela instituição financeira do Governo de Pernambuco.
“Nosso relacionamento com a Adepe é estratégico, uma vez que ao prospectarem novas oportunidades de negócios, vocês também trazem clientes em potencial para a AGE. Nessa perspectiva, todos conseguimos contribuir para a geração de emprego e renda em nosso Estado”, destacou Angella.
Além da diretora-presidente da AGE, participaram da agenda Jacinto Sousa, assistente da Diretoria Técnica-Comercial da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), e Juliana Pessoa, do Gabinete da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Vilmar Cappellaro e Fernando Monteiro unem forças por Lagoa Grande

O Prefeito Vilmar Cappellaro, recebeu, na tarde desta quarta-feira (31/01), o deputado federal Fernando Monteiro, durante visita ao Município. O encontro do gestor lagoa-grandense com o parlamentar, que tem sido um importante parceiro da Administração Municipal, foi acompanhado por secretários, vereadores, ex-prefeitos Jorge e Rosa Garziera; além de outras lideranças da sede e dos distritos de Jutaí e Vermelhos.

Durante o encontro, a comitiva visitou as obras do Centro Educacional, da escola de 12 salas e do estádio municipal com gramado sintético. Além das visitas, o grupo conversou sobre projetos, obras, avanços, investimentos e possibilidades de desenvolvimento para o Município.

No ponto alto da agenda, o prefeito Vilmar Cappellaro apresentou Fernando Monteiro para Lagoa Grande. “A responsabilidade que nós temos de trazer pessoas para assumirem compromisso com o município é grande. E estamos fazendo isso hoje, para que nossa cidade continue crescendo e construindo novos projetos”, destacou o chefe do executivo.

Bastante emocionado, Fernando ganhou empatia imediata das lideranças lagoa-grandenses e reafirmou seu compromisso com a cidade, se colocando à disposição do povo. “Persistência e resiliência colhem frutos! Eu levo política a sério, o problema de Lagoa Grande, é meu problema! O problema da falta d’água em Jutaí, é meu problema. Quero reafirmar, hoje é um dia diferente, pois terei a oportunidade de ser liderado pelo prefeito Vilmar Cappellaro. Lagoa Grande vai ver o que é um deputado diferente”, afirmou Monteiro.

Rita Rodrigues será candidata de Ângelo em Sertânia

A vereadora Rita Rodrigues (PSB) acaba de ser anunciada como candidata governista do grupo do prefeito Ângelo Ferreira em Sertânia. O blog do Nill Júnior, apurou com uma fonte com exclusividade.

A informação é de que os outros cotados, Paulo Henrique, Secretário de Desenvolvimento Social, e Neto Cajueiro, Chefe de Gabinete, acataram a definição.

Rita Rodrigues tem 55 anos. Ele teve  968 votos em 2020, sendo a segunda vereadora mais votada. Ela já foi Diretora do Hospital municipal Maria Alice Gomes Lafayettee Secretária de Desenvovimento Social e Cidadania.

 

Baile Municipal, Tumaraca, encontro de afoxés, Palco Frei Caneca e acerto de marchas marcam último final de semana de prévias

O último final de semana de prévias do Carnaval do Recife 2024 está repleto de opções para quem está sedento de folia. Um total de oito eventos vai embalar os corpos foliões com possibilidades que vão do frevo de rua ao maracatu de baque virado, dos blocos de pau e corda aos afoxés, do reggae ao rock. Entre os destaques, o Baile Municipal do Recife e o Palco Frei Caneca, que trazem atrações como Iza, Michele Melo, Elba Ramalho, Uana, Larissa Lisboa, Nega do Babado, Mombojó, Afroito, Cila do Coco e Grupo Terra. Confira.

Sexta (2) – 19h – Acerto de Marchas – Pátio de São Pedro

Este será o último acerto de marchas dos blocos líricos que toma conta do Pátio de São Pedro evocando os carnavais saudosos. Pelo local, irão desfilar as agremiações Bloco Infantil Sonho e Fantasia, Bloco de Pau e Corda Flor da Lira do Recife, Bloco Flor do Eucalipto de Moreno, Bloco Folguedos de Surubim, Bloco Lírico Pierrot de São José.

Sexta (2) – 17h – Pré-Amp – Cais da Alfândega

A prévia vai reunir nomes como Afoxé Oyá Alaxé, Gyra, Amunhá, Raízes Perdidas, Coco Raízes de Arcoverde e culmina com a apresentação de uma das homenageadas do Carnaval 2024, Lia de Itamaracá.

Sexta (2) – 19h – Ensaio Tumaraca – Rua da Moeda

A Rua da Moeda se despede dos ensaios coletivos do Tumaraca e vai reunir mestres e batuqueiros das Nações Raízes de Pai Adão, Aurora Afriana, Leão da Campina e Nação Tupinambá. O Espetáculo Tumaraca – Encontro de Nações acontecerá no dia 8 de fevereiro e reunirá em palco oito agremiações e 700 batuqueiros com participações do grupo Voz Nagô, além de Bacnaré, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas e o Grupo Olodum, entre outros.

Sábado (3) – 16h – Pré-AMP

O palco do Cais da Alfândega receberá o Bloco da AMP + Afojubá, Maracatu Nação Leão Camaleão, Luana Tavares, Bella Hakun, Orquestra Iorubpás de PE, Pajé IB, Joanah Flor e O Conde Só Brega.

Sábado (3) – 20h – Baile Municipal do Recife

Uma das prévias mais queridas e concorridas da cidade vai incendiar os salões do Classic Hall em uma noite na qual as mulheres serão as vozes embaladas pela Orquestra Popular do Recife, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Spok Frevo Orquestra. Em palco, nomes como Iza, Elba Ramalho, Vanessa da Mata, Michele Melo, Lia de Itamaracá, Gerlane Lops e Nena Queiroga, além de representantes das novas gerações como Uana, Larissa Lisboa, Joyce Alane e Isadora Melo.

O valor dos ingressos é o mesmo de 2023: R$ 50 (pista) e R$ 600 (mesa para quatro pessoas), confirmando o Baile Municipal como o evento mais acessível e democrático entre as festas similares que antecedem o Carnaval. As vendas acontecem no próprio Classic Hall, pelo site https://www.bilheteriadigital.com e nos pontos físicos do serviço, nas lojas Esposende dos shoppings Recife, RioMar e Tacaruna.

Domingo (4) – 17h – Encontro de Afoxés – Pátio de São Pedro

As agremiações que representam o candomblé na rua irão se reunir no Pátio de São Pedro para o ensaio do Ubuntu, cerimônia que abençoa o Carnaval e que acontece no dia 8 de fevereiro, na quinta-feira de abertura do Carnaval 2024. No total, 20 afoxés irão levar ao Pátio o axé para desejar um período momesco de prosperidade e paz.

Domingo (4) – 17h – Palco Frei Caneca – Arsenal

E nessa festa tem música para todos os gostos: para o público que já acompanha a 101.5 e também para os brincantes. Apresentações de dança irão integrar o palco, onde também subirão representantes do coco, do samba e do indie rock recifense. O palco Frei Caneca 2024 apresenta Grupo Terra, Cila do Coco, Afroito, Mombojó e DJ Fragozza nos intervalos. Para os que não conseguirem chegar ao Recife Antigo neste dia, haverá transmissão ao vivo pela 101.5 FM (no Recife) e pelo site da emissora, com apresentação de Luizy Silva, e reportagens diretamente dos bastidores com o time de repórteres da Frei Caneca FM.

Confira os horários das apresentações:
17h – Grupo Terra
18h20 – Cila do Coco

19h40 – Afroito

21h20 – Mombojó apresenta “Carne de Caju”

DJ Fragozza nos intervalos

Domingo (4) – 17h – Pré no Reggae – Cais da Alfândega

Para quem curte a sonoridade das ondas de Bob Marley, o festival trará as atrações Vibrações, Manga Rosa Especial 20 Anos, Cubana Rasta, Dil Reggae Band e DJs Hal e Favela nos intervalos.