Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Radialista cobra retirada do veículo

O radialista Celso Brandão, acabou de enviar ao blog, o vídeo que gravou agora, que já denunciou anteriormente para a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, resolver a retirada deste automóvel, que encontra-se há várias décadas na Rua Senador Paulo Guerra.

Com a palavra as autoridades competentes.

Paulo Roberto participa da 1ª sessão legislativa e apresenta PL que propõe instalação do Senai em Vitória

Abrindo o ano legislativo da Câmara de Vereadores, o prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, apresentou aos parlamentares o Projeto de Lei 157/2024, que visa a implantação de uma escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), no município. A iniciativa surgiu após diversos encontros do gestor com representantes da entidade, com um investimento estimado em R$ 30 milhões, por parte do órgão, numa parceria que requer a doação de um terreno público como contrapartida da instalação.

Considerada a maior rede profissional da América Latina, o Senai possui núcleos em todo Brasil, com laboratórios de última geração, oferecendo formação profissional e soluções em consultoria, metrologia, inovação e muito mais. Com quase oito décadas de atuação, possui os profissionais mais procurados pela rede industrial pernambucana.

A apresentação ao público aconteceu também nas redes sociais de Paulo Roberto, que esteve ao lado do vice-prefeito, Edmo Neves e o presidente da Casa Diogo de Braga, André Saulo (André de Bau). “Com certeza, uma evolução muito grande para a nossa cidade. O Senai é uma entidade formadora, que trará oportunidades únicas para os moradores de Vitória. Nossos pares estão entusiasmados com a importância deste PL aqui na Câmara de Vereadores”, salientou o presidente.

O empreendimento terá mais de 3 mil metros quadrados de área, com a oferta de vários cursos, sendo uma conquista oriunda da parceria que vem se consolidando entre a gestão local e o Sistema S, composto, além do Senai, por Senac, Sebrae, Sesc, Sesi, Senar e parceiros.

O prefeito Paulo Roberto se mostrou otimista com o êxito da proposta e na apreciação positiva dos vereadores. “Estou ciente que pelo futuro profissional de nossos jovens, o PL terá parecer favorável. A referida escola técnica oportunizará aulas de disciplinas que estão em alta no mercado, como formação de condutores, treinamento em informática, serviços de tecnologia da informação, além de muitos outros ensinamentos tecnológicos”, declarou.

Diogo Moraes presta solidariedade a Álvaro Porto: “Não tem o perfil de agressividade”

Quem conhece o homem público que é o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Álvaro Porto, sabe bem. Ele não tem o perfil de agressividade, tampouco de cometer qualquer ato para denegrir quem quer que seja, até mesmo seus adversários políticos.

Álvaro é um homem íntegro. Tem o perfil de independência e não se furta a qualquer desafio. Estas características o levaram a alcançar a chefia do Poder Legislativo, sendo respeitado em toda sua esfera. É um homem altivo e defende o que acredita.

É uma pena que uma expressão, usada de forma inadequada ao ambiente institucional, como já admitiu o próprio presidente, possa ser usada para o condenar. Como representante da sociedade pernambucana, todos nós, deputados, temos a possibilidade de avaliar a gestão do Poder Executivo.  A expressão utilizada por Álvaro não irá apagar sua trajetória de um homem sério e comprometido com o povo e com o que acredita.

Tenho certeza que, ao fazer a avaliação que fez, Álvaro em nenhum momento buscou denegrir a pessoa da governadora Raquel Lyra. Como qualquer ser humano, também está passível a erros. Que este episódio não sirva de palanque, pois conhecemos bem sua história.

Coluna do Finfa

Entregando – A Prefeitura de Serra Talhada, através dos Programa Municipal ‘Minha Casa Legal’ e do Programa Estadual ‘Morar Bem’, estará realizando a Cerimônia de Entrega de Escrituras Públicas de Imóveis. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira (05), às 09 horas, no EREM Professor Adauto Carvalho, que deverá contar com a presença da governadora Raquel Lyra, segundo estão noticiando na Capital do Xaxado.

Material de campanha – A Secretaria da Mulher de Ingazeira, Cláudia Barbosa, recebeu a Coordenadora Regional Rose. Que fez entrega do material gráfico da Secretaria da Mulher de Pernambuco, da campanha do Carnaval 2024 da SECMULHER-PE – Contra o assédio e a importunação sexual de mulheres, desenvolvida pelo Governo do Estado, visando a disseminação de informações para a população, sobre como as mulheres poderão acessar, no período carnavalesco, a rede de prevenção, proteção e acolhimento.

Frase“No dela, não entenderam nada. Conversou merda demais e não disse nada”. (Presidente da Alepe, Álvaro Porto, após a governadora Raquel Lyra (PSDB) deixar o plenário da Assembleia Legislativa, na sessão de reabertura dos trabalhos)

Respondeu – “Avalio que é algo lamentável a ser dito pelo presidente de um Poder. Fiz questão de estar na Assembleia, com todo o meu time de Governo, para agradecer a Assembleia Legislativa pelo ano que passou porque aprovamos, com muito diálogo, de maneira conjunta, os projetos enviados. É um ato lamentável de violência política o que se passou, às vezes é em gestos, em atitudes, em ações e hoje foi em voz.(Governadora Raquel Lyra, em nota enviada à imprensa, após o vazamento do áudio do presidente Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), que criticou seu discurso na Tribuna da Casa)

Campanha – A Prefeitura Municipal de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou campanha de orientações para ajudar no combate a dengue, para a população egipciense.

Poderá – O deputado federal, Waldemar Oliveira, afirmou que no momento  o candidato mais próximo de ser lançado como pré-candidato a prefeito em Serra Talhada, seria  o nome de André Maio. “Ainda não foi batido completamente o martelo, mas hoje é o nome mais forte. E a tendência natural de ser o pré-candidato do Avante. Sebastião está viajando, estou esperando ele chegar para a gente fazer um anúncio oficial”, concluiu o parlamentar.

Você sabia – Que durante ato de apoio do Republicanos à reeleição do prefeito João Campos (PSB), realizado nesta quinta-feira (01/02), no Recife, o deputado federal Augusto Coutinho ressaltou a capacidade administrativa do gestor e destacou que ele vem melhorando a vida da população da capital. “É um momento muito importante, no qual reafirmamos nosso compromisso com o futuro da nossa capital, estou orgulhoso de ter andado pelas ruas, quatro anos atrás, pedindo a oportunidade para um jovem governar a cidade. “Hoje, temos o melhor prefeito do Brasil, que é uma referência. O Recife também está melhor e seguiremos caminhando juntos., rumo à reeleição”.

Reunidos – A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social se reuniu com os novos Conselheiros Tutelares empossados recentemente. O objetivo da reunião foi promover a capacitação dos Conselheiros, aprofundando o conhecimento sobre as diretrizes da Lei Municipal que rege o funcionamento do Conselho Tutelar e a efetivação e geração de novas senhas de acesso ao SIPIA (Sistema de Informação para Infância e Adolescência). A reunião foi um momento de aprendizado e troca de experiências entre os novos Conselheiros Tutelares e a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

No próximo domingo – Os deputados Eriberto Medeiros e Eriberto Filho, estão anunciando que o Bloco do Coração Buchudos do Cordeiro, será neste domingo (04), a partir das 15 horas, na Rua da Lama, fazendo o esquenta de Carnaval mais animado do Recife. A Musa Priscila Senna e a Banda Sentimentos comandam a folia, que vai ter apresentação de Julio Neto. “Prepare-se para cantar, dançar aquele brega e brincar na paz junto aos amigos do coração! Vamos celebrar a vida, a alegria e a união com muita música e diversão”, disse o deputado Eriberto Medeiros.

Perguntar não ofende – Não está tá na hora da Secretaria de Infraestrutura realizar uma campanha tapa buraco em Afogados da Ingazeira, tendo em vista que a coisa tá feia em várias ruas?

Primeiro Secretário da Alepe, emite Nota de Esclarecimento sobre ocorrido com Raquel

Antes de mais nada lamento o fato ocorrido hoje na abertura no ano legislativo, pois não promove o diálogo e apesar de ser uma opinião privada, vazada em áudio, não representa um sentimento institucional.

A disseminação deste incidente só desagrega. Pernambuco precisa avançar e os poderes precisam trabalhar e dialogar.

Tenho certeza da Grandeza da Governadora, primeira mulher a ocupar este cargo no estado, e que tem firme propósito de olhar para frente na tarefa de soerguer Pernambuco, e a convicção que o meu amigo e Presidente da ALEPE nutre o mais profundo respeito pela Governadora e pelos poderes constituídos.

Acredito que ambos tratarão deste infortúnio com a dimensão correta que se dá a intriga, ou seja: olhar adiante e seguir trabalhando por nosso Estado.

Gustavo Gouveia 1 Secretário – Alepe

Justiça determina retorno de Doutor Júnior e Manoel Grampão à Câmara de Santa Terezinha

Nesta quinta (1°), após audiência de instrução e julgamento realizada no Fórum de São José do Egito pela 2ª Vara da Comarca, foram liberados para retornarem aos seus mandatos os vereadores de Santa Terezinha Doutor Júnior e Manoel Grampão, afastados em 10 de maio de 2023 pela operação Conluio I.

Na decisão do juiz Carlos Henrique Rossi, os parlamentares e a ex-servidora da Câmara Municipal terezinhense Gorete Alves Soares foram também liberados do monitoramento.

A audiência, iniciada na quarta (31), contou no primeiro dia com depoimentos de testemunhas. Nesta quinta (1°) ocorreram os depoimentos dos réus.

O magistrado acolheu o pleito da defesa dos vereadores, patrocinada pelo criminalista Yuri Herculano, e entendeu pela desnecessidade do afastamento, inclusive, levando-se em conta encerramento da instrução processual.

A decisão reestabelece de imediato o direito dos vereadores Doutor Júnior e Manoel Grampão de voltarem a exercer seus mandatos.

Reviravolta

Como o presidente Neguinho de Danda está afastado por determinação da operação Conluio 2, e o Regimento Interno estabelece que o vereador mais velho deve assumir o cargo vago por até 120 dias, o parlamentar Manoel Grampão deve voltar a comandar a Câmara de Santa Terezinha.

Semana passada (24) o vereador Couro de Zuca Preto assumiu o posto por, naquele momento, ser o mais velho. Com o retorno de Grampão àquela edilidade, regimentalmente o posto tem que trocar de comando.

Após esse desdobramento, as suplentes Ana Paula e Liedja Lustosa, empossadas nesta quinta (1°), já perdem suas funções na Câmara de Santa Terezinha. Em menos de 24h assumiram e já deixam o parlamento terezinhense.

SES-PE faz visita técnica em Tamandaré para mapear casos de intoxicação pela Maré Vermelha

Nesta quinta-feira (1°/02), representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), através da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), da Diretoria Geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e III Gerência Regional de Saúde (III Geres), estiveram no município de Tamandaré em visita técnica para identificar e mapear os possíveis casos de intoxicação relacionada ao fenômeno da Maré Vermelha (popularmente conhecido Tingui, Febre de Tamandaré), que é uma Floração de Algas Nocivas.

Os técnicos da SES-PE, juntamente com as equipes de saúde do município, realizaram o levantamento e análise dos prontuários de atendimentos dos pacientes que buscaram o hospital local, no período de 26 a 30 de janeiro, com relato de cefaleia (dor de cabeça), mal estar, dor no corpo, náusea, dor abdominal, vômitos, irritação ocular, de garganta, nasal e de pele com contato direto ou indireto com o mar.

Em uma análise preliminar, do período acima citado, 278 casos suspeitos foram identificados nos prontuários do Hospital Municipal. Os casos serão analisados para confirmação ou não.  O número de casos poderá ser alterado até o final da investigação.

Pelo momento atual do ciclo da floração dessas algas, a tendência é que haja a diminuição de casos relacionados ao fenômeno.  Porém, é importante o monitoramento constante por parte dos órgãos ambientais, uma vez que novos episódios podem ocorrer durante o verão.

Não há, neste momento, a orientação para evitar a ida ao mar ou praia, bem como para evitar o consumo de moluscos (mariscos, ostras e sururu). Mas a população deve estar atenta ao odor e a coloração da água do mar que pode sinalizar possíveis novos episódios. Nessa situação, deve-se evitar a proximidade com os locais afetados.

Ainda durante a visita, representantes da SES e do município de Tamandaré estiveram presentes na Associação de Pescadores, a convite da presidente da Associação, Maria Madalena, que foi a responsável pelo sinal de alerta às autoridades de saúde do Estado.

Na oportunidade, foi informado que cerca de 200 pescadores apresentaram sintomas da intoxicação durante a Maré Vermelha. Alguns relatos dos pescadores foram feitos durante o encontro. Eles acreditam que o “Tingui” – forma como eles conhecem o fenômeno-, foi mais forte do que em anos anteriores, visto que desde a década de 1940 episódios semelhantes ocorreram na região.

A Agência CPRH também informa que está monitorando o local e nesta sexta-feira (02/02) fará uma nova visita para coletas de água para a análise laboratorial e, assim, identificar a toxidade presente nas amostras

Em grande ato no Recife, Republicanos formaliza apoio à reeleição do prefeito João Campos

Partido foi o primeiro a compor aliança com o PSB na pré-campanha deste ano_

O Republicanos é o primeiro partido a declarar apoio à pré-candidatura do prefeito João Campos (PSB) à reeleição. Em grande ato realizado na tarde desta quinta-feira (1º), simpatizantes da legenda se uniram à militância socialista no Empresarial Moinho Recife, no Bairro do Recife, para formalizar a composição política, em evento repleto de prefeitos, vereadores, pré-candidatos e lideranças de diversos municípios pernambucanos.

Presidente licenciado do Republicanos em Pernambuco, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrou a aliança formalizada com João Campos ainda na campanha de 2020 e disse ter orgulho de hoje constatar o acerto do projeto apoiado naquele momento. “João é estudioso, preparado, tem capacidade de trabalho, solidariedade e espírito público. É por tudo isso que o Republicanos está pronto para gastar sola de sapato e caminhar com você, João, pelas ruas do Recife nas eleições deste ano”, afirmou.

Posicionado no centro de um cenário que remetia a uma roda de conversa, o prefeito João Campos enfatizou palavras como “juntar” e “dialogar” para dar a tônica da caminhada eleitoral deste ano, que ganhará mais intensidade “no momento certo”. Também destacou que o gesto do Republicanos em sair na frente na formalização do apoio à pré-campanha de reeleição “nunca será esquecido”.

“Não abrirei mão de cuidar do Recife. No raiar do dia ou no fim da tarde é que a gente faz o exercício político. Vamos ter a oportunidade de falar sobre o que está sendo feito no Recife nessa trajetória”, disse o socialista, enfatizando números como o recorde de mais de R$ 800 milhões em investimentos no Recife e a criação de vagas de creches, requalificação de praças e obras de contenção de encostas em volumes nunca antes realizados na capital pernambucana.

*APOIO* – Outras lideranças do Republicanos também exaltaram a importância do apoio à reeleição do prefeito do Recife. Para o presidente estadual do partido, Samuel Andrade, caminhar com João Campos é “dizer sim ao povo do Recife”. Já o deputado federal Augusto Coutinho disse que a população recifense “está melhor e sorrindo mais” graças à gestão transformadora do prefeito do PSB, que “tem a admiração de pessoas em várias partes de Pernambuco”. Em discursos no evento, republicanos como a vereadora Ana Lúcia, o vereador Gilberto Alves, o deputado federal Ossesio Silva e o deputado estadual William Brígido também celebraram a aliança.

Já o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, lembrou que a parceria com o Republicanos repercute em vários municípios e que esse conjunto político estará na rua pela continuidade do grande projeto de gestão em andamento no Recife. “O Republicanos não vai lhe faltar. O seu partido não vai lhe faltar, João. A militância aguerrida do PSB não vai lhe faltar. Que você tenha sabedoria para escolher os melhores caminhos. E você terá ao seu lado, sobretudo, o povo, que é a razão da nossa luta, para mostrar o caminho e fazer seu trabalho continuar sendo exemplo para Pernambuco todo”, disse.

Outros partidos também se fizeram presentes no ato, a exemplo do União Brasil, representado pelo presidente estadual, Marcos Amaral, e do PT do Recife, por meio do presidente municipal, Cirilo Mota.

Presidente da Alepe Álvaro Porto emite nota de esclarecimento

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, esclarece que usou uma expressão não condizente com o contexto e local ao avaliar o discurso da governadora Raquel Lyra após a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2024.

Todavia, mesmo admitindo que não deveria ter usado a palavra que usou, reafirma que considera o teor do discurso desconectado com a realidade vivida em Pernambuco. E acrescenta que sua reação é fruto de indignação em relação à falta de resultados do governo em questões sérias como saúde e segurança, por exemplo.

Afirma ainda ter o direito e o dever de avaliar e criticar discursos que não correspondam à realidade observada. Por fim, enfatiza que em nenhum momento fez referência à pessoa da governadora, mas ao discurso proferido por ela e que o áudio que acabou vazado do canal de transmissão do evento, aconteceu durante conversa informal, já no final na sessão.