Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Policiais civis de Pernambuco deliberam greve a partir da meia-noite desta sexta-feira (9)

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) realizou um ato em frente ao Palácio do Campo das Princesas nesta terça-feira (6) e não chegou a acordo com o Governo do Estado.

Após a realização do protesto em frente ao Palácio do Campos das Princesas nesta terça-feira (6), a entidade sindical decidiu a paralisação da categoria a partir da meia-noite desta sexta-feira (9).

Além do Sinpol, outras entidades coletivas da Polícia Civil – como a dos peritos criminais, dos médicos legistas, dos escrivães e dos delegados – estiveram juntos no ato e foram recebidos por técnicos da Secretaria de Administração de Pernambuco e representantes da Casa Civil.

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), Diogo Victor, explicou o motivo da união de todas as categorias. “A gente se uniu para cobrar a valorização e estruturação para a Polícia Civil”.

Depois da reunião, os representantes da comissão formada pelo Sinpol informaram que receberam apenas a promessa da divulgação do cronograma de negociação a partir do dia 28 de fevereiro e início da mesa de negociação em março.

Entre as reivindicações da categoria, estão melhorias nas condições de trabalho, aumento salarial e do contingente. Segundo o Sinpol, Pernambuco deveria ter 11 mil policiais. Entretanto, o Estado conta com um efetivo de 5 mil servidores.

De acordo com o presidente do Sindipol, Áureo Cisneiros, a categoria está aberta ao diáologo nos próximos dias, mas só deve cancelar a greve caso tenha um proposta concreta do Governo de Pernambuco.

“Chamaram a gente sem ter nada concreto. Estamos pedindo apenas que se inicie a negociação. Se não vier com proposta concreta, vamos continuar firme”, pontuou Áureo.

A greve que está prevista para começar nesta sexta-feira (9) seria já com o início oficial do Carnaval de 2024 que começa tanto em Recife quanto em Olinda na quinta-feira (8). “A greve está decretada e os policiais civis vão parar no Carnaval”, reforçou Áureo que cobrou melhoria na estrutura da Polícia Civil.

“Queremos corrigir as distorções do plano de carreira e falar sobre a estrutura da polícia civil: a falta de estrutura, de efetivo e de padrozinação das unidades policiais. Hoje em dia, [as delegacias] ficam em locais improvisados. A de São Bento do Una, por exemplo, pegou fogo”, completou o sindicalista.

Presente durante o ato e na reunião com os representantes do Governo, o deputado estadual Joel Da Harpa (PL) reforçou com os servidores que deve se juntar com outros parlamentares a partir desta quarta-feira (7) para acelerar a negociação dos policiais civis.

Por meio de nota oficial, o Governo do Estado de Pernambuco confirmou a reunião com a comissão formada pelo Sindipol e ressaltou que “já abriu diálogo e que um cronograma para reabertura das mesas de negociações será apresentado ainda neste mês de fevereiro com o objetivo de discutir as pautas pleiteadas pela categoria”.

Confira a nota na íntegra:

O Governo de Pernambuco informa que uma comissão do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) foi recebida, nesta terça-feira (6), no Palácio do Campo das Princesas, por representantes da Casa Civil e da Secretaria de Administração (SAD). Mais uma vez, foi ressaltado que o Governo já abriu diálogo e que um cronograma para reabertura das mesas de negociações será apresentado ainda neste mês de fevereiro com o objetivo de discutir as pautas pleiteadas pela categoria.

Governadora Raquel Lyra inaugura usina de autoprodução de energia solar para abastecer unidades da Compesa

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta terça-feira (6), em Flores, no Sertão do Pajeú, a primeira etapa de uma usina de autoprodução de energia elétrica que vai abastecer unidades da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Com o parque solar, 86 das unidades consumidoras da empresa passarão a operar na distribuição de água e no tratamento de esgoto com energia limpa. O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 26 milhões e vai representar uma economia na fatura de energia da estatal de aproximadamente R$ 2 milhões por ano. O parque solar foi adquirido por meio de arrendamento através de uma Parceria Público Privada (PPP) entre a Compesa e o Consórcio Pernambuco Energia, um movimento inédito no Brasil para a autoprodução de energia.
 
“A Compesa inova no Brasil como a primeira empresa de saneamento do país a fazer uma Parceria Público Privada para garantir autogeração de energia, barateando os custos da companhia com uma grande usina de energia solar instalada aqui na cidade de Flores. Esta é só a primeira etapa, e estamos caminhando também para trabalhar com a energia mais limpa e sustentável, com diminuição dos custos, gerando mais eficiência na operação da companhia que precisa entregar água na torneira da casa da população”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
 
Esta primeira etapa da usina solar de Flores tem capacidade de 7MW a partir da instalação de 10 mil placas fotovoltaicas para geração de energia, o suficiente para alimentar 11 mil residências de médio porte. A companhia é a maior consumidora de energia elétrica de Pernambuco, por ter centenas de unidades distribuídas por todo o Estado. O Consórcio Pernambuco Energia é formado pelas empresas Kroma Energia e Elétron Energy.
 
“Este é um processo muito importante do ponto de vista de autossuficiência da empresa, visto que a energia é o segundo maior fator de gasto da Compesa. Esse processo vai ser expandido gradualmente, permitindo que possamos desonerar bastante o consumo de energia no sistema”, disse o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo. “Hoje, aqui, a Compesa está garantindo o seu custo de capital mais baixo, a sua sustentabilidade”, registrou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.
“Para garantir que toda essa energia seja limpa e renovável, a meta da Compesa em 2024 é alcançar a marca de 70% da energia usada sendo produzida por fontes renováveis. A gente vai gastar menos com energia e vai gastar na linha da sustentabilidade. Esse é um compromisso da Compesa. Essa é uma parceria inédita, que coloca a gente no rumo desse tema tão importante, que é a sustentabilidade”, disse o presidente da Compesa, Alex Campos.
 
“Muito me orgulha poder participar desse grande desenvolvimento fotovoltaico em Pernambuco, com o legado que vai ficar para a sustentabilidade”, frisou o prefeito de Flores, Marconi Santana. “O solo do Sertão está contribuindo com a modernização da Compesa e o sol dessa terra vai conseguir baixar a conta de energia”, falou o deputado estadual Joaquim Lira.
A segunda etapa da PPP engloba as duas usinas solares restantes do município de Flores, com capacidade de 60 MW e previsão de entrega para o final do próximo ano. As duas usinas contemplarão a instalação de 90 mil placas. Uma terceira etapa da PPP contará com a construção de três usinas solares no município de Garanhuns, no Agreste, com capacidade de 68 MW de potência instalada. Serão construídas usinas com mais de 100 mil placas solares instaladas para geração de energia solar. 
 
A autoprodução de energia é uma solução encontrada por grandes empresas no País como uma alternativa para reduzir custos e assegurar o acesso à energia renovável, com foco na descarbonização. A ação é obtida por meio de Ambiente de Contratação Livre (ACL), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
 
Participaram do evento o deputado estadual Kaio Maniçoba, além dos prefeitos Márcia Conrado (Serra Talhada), Marconi Santana (Flores), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Zeinha Torres (Iguaracy), Manuca Zé do Povo (Custódia), Luciano Torres (Ingazeira), Zé Pretinho (Quixaba), Djalma da Padaria (Solidão) e Sávio Torres (Tuparetama).

Ministros Silvio Costa Filho, Renan Filho e Carlos Fávaro apresentam ações para facilitar o escoamento da safra de grãos 2023/2024

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou, nesta terça-feira, as ações prioritárias do Governo Federal para facilitar o escoamento da safra de grãos 2023/2024. O anúncio ocorreu, em Brasília, com as presenças dos ministros dos Transportes, Renan Filho; e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Na ocasião, também foi apresentado um balanço do que foi feito no primeiro ano de gestão para impulsionar os principais corredores e as medidas previstas para este ano.
No evento, Costa Filho ressaltou a importância de uma agenda integrada entre os ministérios e destacou a necessidade de ampliação e modernização dos portos brasileiros, por onde passam 95% da exportação nacional, para acompanhar o crescimento da produção agropecuária do país. “Tivemos em 2023 um crescimento de 29% só na exportação dos dois maiores ativos do agro, soja e milho. Por isso, estamos com um plano estratégico desenhado com o aval do presidente Lula, que vai desde investimentos em dragagem, em recuperação de mole (cais para navios), em área de estacionamento para acomodar caminhões. Tudo para potencializar a exportação do agro brasileiro”, ressaltou.

Entre os investimentos previstos para 2024, o ministro apresentou o valor de R$ 639 milhões que serão aplicados em portos e hidrovias para escoamento da safra e os projetos que serão priorizados com a criação da Secretaria de Hidrovias e Transporte Aquaviário: hidrovia do Rio Madeira, do Rio Paraguai, da Lagoa Mirim, da Barra Norte e a hidrovia do Tocantins.

No âmbito das rodovias e ferrovias, os investimentos públicos estão destinados aos corredores logísticos dos chamados Arco Norte e Arco Sul/Sudeste, e incluem diversas obras estruturantes, ações de manutenção e outras medidas para aumentar a segurança e a fluidez nas rotas de distribuição de grãos nos mercados interno e externo

Ministra destaca o papel da democratização digital e da ética para o desenvolvimento em torno da IA

_Luciana Santos participou virtualmente de evento da UNESCO sobre Inteligência Artificial_

Durante discurso para o 2º Fórum Global Sobre Ética da Inteligência Artificial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou o papel da democratização digital e da ética para o desenvolvimento em torno da IA.

“O debate sobre ética está intimamente relacionado com o debate econômico. Quanto mais diversos e territorialmente referenciados forem os sistemas de IA, construídos a partir dos princípios e diretrizes internacionais de ética by design maior será a capacidade dos países de criarem mecanismos de compliance desses desenvolvedores locais, em termos de auditabilidade de datasets, de explicabilidade dos sistemas, de mitigação de vieses e outros resultados negativos da IA para o desenvolvimento democrático de nossas sociedades”, disse a ministra que participou virtualmente abertura do encontro que foi realizado na Eslovênia, nesta segunda-feira (5).

“A prioridade da nossa presidência é construir um mundo justo e sustentável”, pontuou Luciana Santos. “Em Inteligência Artificial, isso significa criarmos globalmente as condições para que os países possam desenvolver uma cadeia produtiva em torno da IA, elevando capacidades de infraestrutura, dados e recursos humanos. Como adotarmos IA nos serviços públicos voltados para a inclusão dos setores mais marginalizados”, completou.

O 2º Fórum Global sobre Ética da Inteligência Artificial da Unesco está sendo realizado no Centro de Congressos Brdo de Kranj, na Eslovênia, nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2024.

TJPE mantém decisão da 1ª instância e determina que gestão do Centro do Idoso de Areias retorne ao Estado de Pernambuco

 

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) decidiu, na tarde desta terça-feira (6), pela manutenção da tutela antecipada, concedida em 1º grau, para que o Governo do Estado preste os serviços de saúde no Centro do Idoso de Areias, equipamento público do Estado, na Zona Oeste do Recife. Com a decisão, o município do Recife tem dez dias para retirar seus pertences do prédio.

De acordo com a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira, a decisão registra que a Secretaria de Saúde do Estado está apta a prestar o serviço de saúde à população necessitada no equipamento. “É importante para Pernambuco ter garantido esse direito, que permitirá à nossa rede de saúde prestar os serviços de assistência aos idosos”, afirmou. O imóvel havia sido repassado ao município no final de 2022 a partir de uma operação que foi questionada pela Secretaria de Saúde do Estado em 2023.

Para a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, o equipamento terá papel fundamental na qualificação da rede própria do Estado, com relevância para idosos de diversos municípios pernambucanos. “Vamos trabalhar para reabrir o Centro e entregar mais serviços à população”, reforçou. Sob a gestão da Secretaria, o equipamento poderá realizar milhares de atendimentos por ano divididos em diversas especialidades médicas.

Secretaria de Educação de Garanhuns inicia sequência de formações com profissionais para volta às aulas

A Secretaria de Educação de Garanhuns deu início a uma sequência de formações com os profissionais que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. Nesta segunda-feira (05) os primeiros a receberem as orientações foram os professores e merendeiras. Os encontros aconteceram no Colégio Padre Agobar Valença.

As formações estão sendo voltadas para o início das aulas. A equipe de Nutrição da Secretaria orientou sobre boas práticas de manipulação dos alimentos que fazem parte da merenda escolar. As instruções foram sobre manuseio, armazenamento e higienização para garantir uma alimentação segura aos estudantes.

“Como sou merendeira, muitos imaginam que só me envolvo no preparo das comidas, mas minha função envolve muita coisa. Quando falam sobre recebimento de alimentos e todos os cuidados que temos que observar são detalhes que exigem atenção. Parece simples, mas no nosso dia a dia faz muita diferença”, disse Cassia Oliveira, merendeira da Escola Gabriela Mistral.

“É um momento importante para a Rede. Estamos recebendo os servidores administrativos com uma programação específica para todos os cargos e é um momento de atualização das vivências e boas práticas, para que nossos estudantes estejam sempre com profissionais ainda mais preparados”, declarou Rodolfo Alves, secretário Executivo de Educação.

Cerca de 800 professores efetivos retornaram às atividades e também estão participando de formações. Foram abordados os temas Educação Especial e o Serviço de Psicologia nas Escolas. “Realizamos esse momento com pautas importantes, vivenciadas ao longo do ano pelos professores. Dividimos os professores por polos educacionais para trazer uma interação ainda maior”, afirmou Michelle Diana, diretora de Ensino.

Nos próximos dias também participarão das formações os auxiliares de serviços gerais, agentes de disciplina, agentes administrativos e monitores de transporte. Já no dia 15 de janeiro será realizada a Abertura do Ano Letivo, momento que reunirá todos os professores das escolas e creches municipais. As aulas na Rede Municipal de Ensino iniciam no dia 19 de janeiro.Fotos: Vinicius Vilela

Central do Carnaval começa a receber o folião nesta quarta (7) para o público

Às vésperas da grande folia invadir o Bairro do Recife, endereço principal da programação do período de momo, a Central do Carnaval 2024 começa a receber o público nesta quarta-feira (7). Os ajustes finais estão sendo feitos e amanhã, a partir das 16h, todo o espaço já estará a postos, oferecendo uma série de serviços importantes para o folião, como restaurantes, caixa eletrônico, farmácia, comércio em geral, entre outros.

A Central do Carnaval é um equipamento da Prefeitura do Recife, coordenado pela Secretaria de Turismo e Lazer. Área, essa, que conta com as centrais Gastronômica, de Serviços e Economia Criativa. Com serviços essenciais oferecidos ao cidadão, o espaço vai funcionar no período de 7 a 13 de fevereiro, na Rua do Observatório, no entorno da Praça do Arsenal, sempre das 16h às 2h.

A Arena Gastronômica, montada pela Prefeitura do Recife em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (ABRASEL-PE), vai contar com 14 operações com menus variados, incluindo sushi, salgados, pizzas, sorvetes e cafés. Os estabelecimentos que vão marcar presença na arena serão Big Sur, Crepitxo, Espetinho da Ceça, Hakata, Rei das Coxinhas, My Burger, República dos Pasteis, Plim Pizzas, Turma Do Ragú, Casa da Macaxeira, Waynes, Degusta, Mamibigi e Popcorn Doce Infância. Além desses serviços, também serão disponibilizadas uma central de informações ao folião e outra de Direitos Humanos, assim como fraldário, com atendimento gratuito.

Na Central de Serviço, o folião vai encontrar à disposição serviços de farmácias, caixa eletrônico 24h, lojas de customização, espaço Recentro, Procon Recife, a grife do Carnaval e muito mais. Também haverá espaço de achados e perdidos, assistência à saúde, espaço beleza, entre outros.

Uma das novidades é a ampliação da Arena da Economia Criativa, que funcionará com 35 operações comerciais. O espaço irá reunir os artesãos, além de outros serviços. A Secretaria Executiva da Política de Drogas e a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento também estarão acomodadas neste ambiente.

ESTACIONAMENTO E VANS

Embora seja fortemente recomendado que o folião utilize o Expresso da Folia durante o Carnaval, os estacionamentos dos edifícios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF) estarão disponíveis para o folião que precisar ir de carro para curtir o Carnaval. A novidade deste ano é a disponibilização de estacionamento também no Cais José Estelita

Os espaços estarão abertos a partir da quinta-feira (8), das 16h às 4h da manhã. As vans que farão o transporte dos foliões vão funcionar das 16h às 2h. Lembrando que o estacionamento, no entanto, fica aberto até às 4h.

Os pontos de embarque/desembarque serão na frente da Prefeitura do Recife e na Central do Carnaval, próximo à Praça do Arsenal, válidos tanto para o estacionamento da Prefeitura do Recife como também para os do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF). Já o espaço do Cais José Estelita, o transfer do folião será até as proximidades da Ponte Giratória.

Quatro em cada cinco Pernambucanos passarão o Carnaval com dívidas acumuladas, aponta Fecomércio Pernambuco

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), de janeiro de 2024,  conduzida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), recebeu um recorte local pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), revelando que 82,4% das famílias Pernambucanas estavam endividadas, 30,6% enfrentavam contas em atraso e 14,7% não podiam pagar suas dívidas. O cartão de crédito representava 92,2% das dívidas, seguido por carnês (29,4%) e crédito pessoal (6,7%). O atraso médio no pagamento era de 58 dias, comprometendo 30,8% da renda.

A pesquisa destacou diferenças marcantes entre famílias com renda até 10 salários-mínimos e com renda superior a 10 salários-mínimos. Enquanto 33% das famílias de menor renda relativa tinham dívidas em atraso, apenas 5% das famílias mais abastadas estavam nessa situação.

Tais disparidades refletem desigualdades econômicas, limitando o acesso ao crédito para famílias de menor poder aquisitivo. Rafael Lima, economista da Fecomércio-PE, destaca a importância do “acesso equitativo a oportunidades econômicas para mitigar essas disparidades e promover um desenvolvimento mais inclusivo”.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca o aspecto nacional da Peic de janeiro, a qual mostra um cenário positivo para 2024. “As pessoas estão conseguindo, aos poucos, quitar suas dívidas para contrair outras e adquirir novos produtos, planejar viagens, enfim, voltar a consumir com mais fôlego”, avalia o presidente. Segundo Tadros, as projeções da Confederação apontam que 2024 deve continuar, gradualmente, com aumento do endividamento e redução das famílias inadimplentes.

Prefeitura do Recife reúne comerciantes para orientar sobre regras e boas práticas durante o Carnaval

A Prefeitura do Recife promoveu, nesta terça-feira (6), um encontro para comunicar aos cerca de 500 comerciantes que irão trabalhar no Bairro do Recife durante o período de Carnaval as regras e as boas práticas que dizem respeito ao uso do solo, manipulação e acondicionamento de alimentos, horários de carga e descarga, além do esquema de aquisição de produtos para a revenda. A reunião aconteceu no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista, e contou com representantes da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento do Recife (Sepul), Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), Vigilância Sanitária, Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Neoenergia e Corpo de Bombeiros, além de representantes das empresas de bebidas patrocinadoras da folia.

O secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife, Carlos Muniz, destacou a importância que os trabalhadores tradicionalmente têm durante a festa e a responsabilidade neste que será o maior Carnaval da história do Recife. “Atender bem, respeitando as regras sanitárias, tudo faz com que a experiência do nosso Carnaval para os foliões seja a melhor possível”. A secretária executiva de Controle Urbano, Marta Lima, lembrou que o poder público está sempre aberto ao diálogo para aprimorar a operação, mas que é necessário respeito às regras de ocupação do solo, bem como para a entrada e saída de produtos. “Trata-se de um esquema que vem funcionando e que, devido ao aumento da festa, tanto de estrutura como em um dia a mais, vai exigir ainda mais atenção de todos. É sempre importante lembrar do respeito às marcas dos patrocinadores da festa e sempre reforçar a necessidade de não comercializar em vasilhames de vidro”, ponderou.

Entre as regras colocadas pela Vigilância Sanitária para os comerciantes estão, por exemplo, a proibição da venda de bebidas caseiras ou alimentos de procedência duvidosa – além da comercialização de água em sacos plásticos. Os trabalhadores também foram orientados a sempre olhar – nos produtos de origem animal, como carnes, queijo, ovos e leite – os selos dos serviços de inspeção, seja do Estado ou do governo federal.

Acesso e saída do Bairro do Recife para os comerciantes também foi assunto do encontro. Pela CTTU, o gerente da Área Central, André Luiz, explicou que não haverá estacionamento dentro da ilha durante a folia. “Quem for trabalhar terá das 6h até as 14h para poder entrar e sair com os carregamentos de seus produtos para comércio. Depois disso as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo estarão fechadas”, informou.

A Neoenergia orientou os comerciantes a seguir à risca as regras de segurança para ligações elétricas. “Só serão permitidas ligações por condutores pelo solo ou por extensão. As barracas também precisarão estar equipadas com disjuntor no padrão exigido pela Neoenergia. E as estruturas também deverão ter aterramento”, explicou José Leonardo, gestor da companhia.

Os patrocinadores do Carnaval também explicaram aos comerciantes como funcionarão os centros de distribuição dos produtos, como bebidas alcoólicas, refrigerantes, água e energéticos, além de gelo. Os permissionários serão presenteados com kits contendo cooler, doleira, cardápio e boné – todos personalizados com a marca do patrocinador.