Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Gonzaga Patriota recebe Medalha Mérito Legislativo maior Condecoração da Câmara dos Deputados

Depois de 40 anos como parlamentar, o pernambucano Gonzaga Patriota, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 07 de fevereiro, da Câmara dos Deputados, a Medalha Mérito Legislativo de 2023, criada em 1983, ano que Patriota iniciou o seu primeiro mandato legislativo e, contou com a presença de familiares e amigos de Patriota, bem como, de diversas personalidades políticas e institucionais.Esta premiação reconhece pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo e ao Brasil.
Pelo (PV) – Partido Verde, o deputado federal Clodoaldo Magalhães, indicou Gonzaga Patriota para receber esta grande homenagem. Segundo Clodoaldo Magalhães, “Gonzaga Patriota é um patrimônio histórico e político do Brasil, por isto é mais do que justo e merecido, receber a maior condecoração da Câmara dos Deputados. Patriota foi um dos maiores deputados da história da nossa Nação. O Decano da Câmara dos Deputados, Gonzaga Patriota, foi o autor da Ferrovia Transnordestina, Lei nº 9.060/93, originada do Projeto de Lei nº 6.050/88, de sua autoria e, também, autor do Projeto de Lei que autorizará a interligação do Rio Tocantins com o São Francisco. Gonzaga Patriota apresentou, na Câmara dos Deputados, mais de 200 Projetos de Lei, nestes seus 40 anos como parlamentar”, disse Clodoaldo Magalhães, para justificar esta sua homenagem ao Pernambucano Gonzaga Patriota.Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e de Governo, além de doutor em Direito Civil, contador, advogado, administrador de empresas e jornalista, Gonzaga Patriota, iniciou sua vida pública e partidária, ainda como estudante, em 1968, em um partido de oposição ao governo militar e, em 1982, foi eleito deputado estadual pelo MDB de Pernambuco, partido ao qual foi filiado por mais de 20 anos. Em 1986 se elegeu Deputado Federal Constituinte, contabilizando dez mandatos consecutivos, até janeiro de 2023. É filiado ao PSB desde 1992. Dos mais de 200 Projetos de Lei apresentados, na Câmara dos Deputados, por Gonzaga Patriota, muitos se transformaram em leis, como a Ferrovia Transnordestina, que liga a nova fronteira da agropecuária aos maiores Portos da região e, a aposentadoria de homens e mulheres do Campo, que transformou a realidade de muitas famílias que vivem na zona rural, além da criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), dentre muitos outros.“Me sinto extremamente feliz e honrado. Foi mais um reconhecimento aos mais de 40 anos que dediquei à vida pública, sobretudo aos pernambucanos, como parlamentar. Ao longo desses anos, sempre busquei seguir o caminho da ética e da transparência e, nunca tive meu nome envolvido em atos de corrupção. Tive a missão de contribuir para o crescimento do Brasil. Agradeço a Deus, à minha família, aos meus amigos e eleitores e, principalmente, ao amigo e querido deputado, Clodoaldo Magalhães, por este importante reconhecimento”, disse Gonzaga Patriota.Como forma de respeito e consideração, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira deixou o ex-deputado Gonzaga Patriota para receber a honraria por último, arrancando efusivos aplausos dos presentes, como forma de respeito e reconhecimento com o pernambucano.

Às vésperas do início do carnaval 2024, governadora Raquel Lyra comanda reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança

_Para garantir a segurança de todos os foliões, o Governo de Pernambuco aumentou em 10,2% o efetivo dos agentes de segurança nas ruas_

Antecedendo o início do carnaval de Pernambuco em 2024, a governadora Raquel Lyra liderou reunião com as forças operacionais da Secretaria de Defesa Social (SDS), nesta quarta-feira (7), na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente. Na ocasião, foram apresentadas as estratégias para garantir a segurança dos foliões em todo o Estado durante os dias da festividade. Nesta quinta-feira (8), por exemplo, será ativado o Sistema de Comando e Controle na capital, Recife, em Petrolina, no Sertão, e em Caruaru, no Agreste.

“Pernambuco está pronto para fazer o carnaval mais seguro da sua história. Estamos garantindo o maior investimento em segurança pública, com mais de 60 mil jornadas extras e cerca de R$ 12 milhões em recursos. Estamos trabalhando para que todos os pernambucanos possam brincar com tranquilidade do Litoral ao Sertão. Em muitos municípios a festa já começou e nós já temos policiamento reforçado nas ruas. Nossas operativas de inteligência estão atuando desde as prévias e o trabalho será intensificado nos próximos dias”, ressaltou Raquel Lyra.

Este ano, o período carnavalesco receberá o investimento de R$ 12,2 milhões. O valor irá garantir as 66.842 jornadas extras de trabalho de policiais militares, civis e da Polícia Científica, além dos bombeiros militares e integrantes da Defesa Civil. Em 2023, foram alocados R$ 11,5 milhões para essa finalidade.

“A partir de amanhã estamos ativando o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual com todas as forças policiais. Contamos, ainda, com o apoio de prefeituras e empresas privadas que estão atuando no carnaval. Dessa forma, iremos reduzir o tempo de resposta de qualquer tipo de eventualidade. São várias forças somadas para dar a resposta de forma integrada no menor tempo possível”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Entre as ações para o período, está o uso de câmeras corporais pela PMPE no Recife Antigo e em Olinda, além do funcionamento de 14 câmeras em Plataformas de Observação Elevada (POE) da SDS que irão disponibilizar em tempo real as imagens que serão direcionadas simultaneamente para o Centro Integrado de Operações de Defesa (CIDS).

Fotos: Miva Filho/Secom

Fredson Brito cobra mais investimento para a cultura em São José do Egito

Em um  artigo para a imprensa divulgado nesta terça, o  empresário e pré-candidato à prefeitura de São José do Egito, Fredson Brito, cobra mais apoio e investimento à cultura na Capital da poesia.

“São José do Egito, cidade marcada por uma rica história e tradições culturais, como a poesia, atualmente enfrenta uma carência significativa no âmbito cultural. Exemplo disso é o Carnaval que está, praticamente, na porta e a cidade, por mais um ano, ficará para trás. Essa ausência de atenção, ou até mesmo a negação da cultura local, é vista não só neste período, mas nos últimos anos em geral a exemplo do descaso com o Museu da Saudade, uma relíquia cultural localizada no distrito de Riacho do Meio”, diz em nota.

Ele cita o exemplo de Joel Ferreira, fundador do Museu da Saudade, que emerge como uma figura crucial na preservação da história e cultura da região. “Apesar de suas portas estarem abertas, é surpreendente como poucos conhecem a existência desse espaço valioso. O Museu da Saudade tornou-se um símbolo da discrepância entre a importância da cultura e a atenção que ela recebe da comunidade”, diz.

Fredson reproduz uma fala em que Joel, que também é agricultor familiar, expressa sua preocupação com a negligência cultural. “Sem a nossa cultura, perdemos não apenas tradições, mas a própria essência de quem somos.”

De acordo com Joel, “é uma pena que um patrimônio desses não tenha, sequer, um apoio do poder público. A própria população de São José do Egito não sabe da existência deste museu que retrata tanta coisa bonita e que fez parte da vida de tantas pessoas daqui”, disse.

Atualmente, o espaço conta com milhares de peças adquiridas por doações graças à persistência do agricultor que praticamente cedeu sua casa inteira para abrigar o acervo. O espaço já foi visitado por referências como representantes do movimento Cariri Cangaço, que estuda a história na região.

“O Carnaval, em particular, era uma celebração que unia a comunidade em festividades animadas, ressaltando a riqueza da diversidade cultural presente na cidade”, criticou Fredson.

“É imperativo que a sociedade e as autoridades locais despertem para a importância da cultura na construção de uma comunidade pujante e resiliente. A valorização de iniciativas como o Museu da Saudade, aliada à promoção de eventos culturais, pode ser a chave para resgatar a identidade perdida e reconstruir o orgulho cultural do nosso povo”.

Bosco Silva se filia ao PSD e entra com força na disputa em Camaragibe

Ex-vice-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Camaragibe, Bosco Silva se filiou ao Partido Social Democrático e entra com força na disputa pelo Executivo Municipal. O ato foi realizado na sede do diretório estadual da legenda, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul de Recife. Bosco teve a ficha abonada pelo presidente do PSD em Pernambuco, André de Paula.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o ministro teceu elogios ao agora correligionário e enalteceu a trajetória política e administrativa de Bosco, que atuou, ainda, como secretário do município.

“Estamos recebendo, com muita alegria, o querido amigo Bosco, um dos políticos mais decentes que conheço, uma pessoa comprometida com a cidade de Camaragibe e que chega ao nosso partido para unir forças”, destacou André. “Bosco é meu amigo pessoal há mais de 30 anos, uma pessoa que admiro. O PSD em Camaragibe vai estar muito bem representado com a sua pré-candidatura. Agora, iremos às ruas para ganhar as eleições e servir ao povo”, acrescentou.

A entrada de Bosco no PSD tem sido enxergada como um ato que reforça a sua pré-candidatura, tanto pela representatividade do partido em âmbito estadual e nacional, quanto pelo fato de a sigla compor a base aliada da governadora Raquel Lyra. Outro fator determinante é que, a partir de agora, Bosco passa a ser visto como uma forte alternativa à polarização entre o candidato da situação e o de oposição.

“Nós vamos ganhar as eleições. Camaragibe não pode continuar como está, nem muito menos voltar ao passado. A nossa trajetória política foi construída para chegarmos a este momento único. Estamos com toda energia e disposição para subir e descer ladeiras. Iremos ouvir as pessoas que querem mudança, mas mudar com segurança e confiança. Vamos colocar Camaragibe no lugar que merece, no rumo do trabalho e do desenvolvimento”, pontuou Bosco ao agradecer a André de Paula pelo apoio e confiança.

MCTI vai financiar pesquisas sobre doenças determinadas socialmente

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai financiar pesquisas sobre doenças determinadas socialmente, ou seja, aquelas que atingem as populações mais vulneráveis. O anúncio foi feito pela ministra Luciana Santos no lançamento do programa “Brasil Saudável – Unir para Cuidar”, realizado nesta quarta-feira (7) em Brasília. No foco da ação estão doenças como malária, tuberculose, hanseníase, Doença de Chagas, Hepatite B e HIV/AIDS.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Saúde e envolve outros 14 ministérios, entre eles o MCTI. Um dos eixos do programa é o incentivo a ações de ciência, tecnologia e inovação. Os editais de pesquisa terão recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

“A eliminação dessas doenças exige ações amplas e envolve não somente o tratamento das infecções, mas o acesso à saúde, saneamento, inclusão social, educação e moradia. Vamos fazer um enfrentamento à altura do desafio”, afirmou Luciana Santos, que destacou a participação da sociedade civil, estados, municípios e da comunidade internacional na iniciativa conjunta.

De acordo com o decreto publicado nesta quarta-feira, o programa “Brasil Saudável – Unir para Cuidar” tem as seguintes diretrizes:

– Enfrentamento da fome e da pobreza para mitigar vulnerabilidade;

– Redução das iniquidades e ampliação dos direitos humanos e proteção social em populações e territórios prioritários;

– Intensificação da qualificação e da capacidade de comunicação dos trabalhadores, movimentos sociais e organizações da sociedade civil sobre os temas abordados pelo programa;

– Incentivo à ciência, tecnologia e inovação;

– Ampliação de ações de infraestrutura e saneamento básico e ambiental.

A eliminação das doenças determinadas socialmente está alinhada às diretrizes e metas da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas e à iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a eliminação de doenças nas Américas.

Clique aqui para acessar o site do Programa Brasil Saudável: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/brasil-saudavel

Marília Arraes confirma Bena Júnior como pré-candidato a prefeito de Cupira

Com dezenas de pré-candidaturas, proporcionais e majoritárias, já consolidadas em várias cidades pernambucanas a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, acaba de oficializar o nome do ex-vereador e ex-secretário municipal de Agricultura Bena Júnior, na disputa pela Prefeitura Municipal de Cupira, ampliando a força do partido no Agreste.

Liderança política muito respeitada na região, Bena – que foi três vezes vereador, duas vezes secretário municipal de Agricultura e disputou as eleições para deputado estadual, em 2028 – lidera o bloco político de oposição na cidade e assumiu também a presidência municipal do SD. Sob a coordenação de Marília e de Bena, a chapa proporcional já conta com 12 pré-candidatos confirmados, incluindo o ex-vereador Ticico do Bar e as lideranças locais Josenilda de Bena e Maciel Lira.

Principal nome da oposição ao Governo do Estado e responsável pela consolidação e ampliação do SD em todas as regiões de Pernambuco, Marília Arraes, destacou a importância da aliança com Bena Júnior e seu grupo político. “Bena é uma liderança muito importante e que tem uma trajetória de muito trabalho e entregas em Cupira. Por isso temos certeza de que nosso projeto trará bons frutos para a população cupirense”.

Carnaval do Recife 2024: confira o abre e fecha dos serviços municipais

O Carnaval do Recife está na porta e a maior festa em linha reta promete ser ainda mais grandiosa do que no ano passado, com mais de 3 mil atrações – sendo 98% artistas pernambucanos – se apresentando nos 49 polos, distribuídos em todas as regiões da cidade. A abertura será inédita, começando nesta quinta-feira (8), um dia a mais de folia, no polo do Marco Zero, com artistas da envergadura como Gilberto Gil e Olodum. Ao longo dos seis dias, alguns serviços municipais oferecidos pela Prefeitura terão funcionamentos excepcionalmente alterados, em função do ponto facultativo decretado nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, entre a sexta (9), segunda (12), terça (13) e quarta de Cinzas (14). Confira como será o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife durante o Carnaval:

EDIFÍCIO-SEDE – O edifício-sede da Prefeitura do Recife estará fechado entre os dias 9 a 14 de fevereiro, retornando as atividades e o atendimento ao público na quinta-feira (15).

SAÚDE – Durante o Carnaval, os Centros de Vacinação funcionarão em dias alternados. No sábado (10) e no domingo (11), nos shoppings Tacaruna, em Santo Amaro, e RioMar, no Pina, sendo das 9h às 19h no dia 10, e das 12h às 19h no dia 11. Na segunda-feira (12) e terça-feira (13), será a vez dos shoppings Recife, em Boa Viagem, e Boa Vista, na área central. O horário será das 12h às 19h no shopping Recife, enquanto que das 11h às 19h no Boa Vista. Na quarta-feira de Cinzas (14), todos os quatro CVs dos shoppings estarão abertos das 12h às 19h. Já o do Centro de Saúde Ermírio de Moraes, em Casa Forte, será das 8h às 18h.

Além disso, os pontos de testagem de covid-19 poderão ser feitos, sem necessidade de agendamento, na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan, na Iputinga (das 8h às 12h e de 13h às 17h), e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem (das 8h às 17h). As vacinas antirrábica e antitetânica serão aplicadas da sexta-feira (9) até a quarta-feira (14), das 7h às 17h, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e das 7h às 19h na Policlínica Professor Arnaldo Marques, no Ibura.

A Ouvidoria do SUS vai funcionar da sexta-feira (9) até a Quarta-feira de Cinzas (14), das 7h às 19h. A ligação é gratuita no número 0800 281 1520.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão durante todo o período carnavalesco, para atendimento de emergências envolvendo animais que ofereçam risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio do telefone 3355-7712. Também haverá plantão para denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, através do 0800 281 1520.

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães, em Afogados, e Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; e nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), assim como nos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama, em Afogados, e Helena Moura, na Tamarineira.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais e de imagem suspensos durante o carnaval e quarta-feira de cinzas, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de violência.

CULTURA – Durante os dias de Carnaval, todos os espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife estarão fechados, com exceção do Paço do Frevo, que funcionará até a sexta-feira (9), das 10h às 14h. Na data, em que se comemorará o Dia do Frevo, o museu vai oferecer uma vasta programação gratuita à população, reverenciando um dos ritmos mais tradicionais da cultura pernambucana, com encontro de passistas “CruzoQuatorze: encontro de poéticas, estilos e gerações”, show da Orquestra Malassombro e diversos artistas, como Almir Rouche, André Rio, Claudionor Germano, Ed Carlos, Flaira Ferro, Getúlio Cavalcanti, Henrique Albino, Isaar, Marron Brasileiro, Mônica Feijó, dentre outros. Os demais equipamentos retomam as atividades na próxima semana.

TURISMO – Durante o período de Carnaval, o Olha! Recife terá edição especial momesca. De quarta (7) a sexta (9), os foliões poderão apreciar as belezas da capital pernambucana a partir das águas do Capibaribe. O tradicional passeio de catamarã vai proporcionar uma imersão no Carnaval recifense, com ápice na apreciação da escultura gigante do Galo da Madrugada, que reinará soberano sobre a Ponte Duarte Coelho. Excepcionalmente não haverá roteiros no sábado, domingo e quarta. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer também não estará disponível em função da programação carnavalesca na cidade.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na sexta-feira (9) até a quarta-feira (14). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (15), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

MERCADOS E FEIRAS –  Em função do Carnaval, as feiras e mercados públicos do Recife obedecerão ao seguinte esquema: dos dias 8 a 10, funcionarão 6h às 18h. Entre os dias 11 a 13, os horários são das 6h às 13h. Na Quarta de Cinzas (14), os equipamentos voltam a abrir as portas das 6h às 18h.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife estarão fechados nesta sexta-feira (9) e volta na próxima quinta-feira (15).  As exceções são o Centro de Referência Clarice Lispector, localizada no bairro de Santo Amaro, que vai funcionar 24h durante os dias de Carnaval, em regime de plantão. Durante os festejos de Momo, o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 700, no bairro de Areias, vai funcionar das 7h às 19h.  O serviço telefônico gratuito do local também estará disponível para orientação, via Whatsapp (81.99488-6138). Os demais serviços serão retomados na quinta-feira (15).

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS – Funcionarão normalmente o Centro Popinho, das 8h às 18h, e o Abrigo Noturno Irmã Dulce, das 19 às 7h. O funcionamento também será normal nas casas de acolhimento institucional e na atuação das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão.

Da sexta-feira (9) até a quarta-feira (14), não funcionarão os atendimentos realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). Também não funcionarão o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.

Apenas no sábado (10), estarão fechados os restaurantes populares Josué de Castro, no bairro de São José, e Naíde Teodósio, em Santo Amaro. A partir do domingo (11), continuam com a oferta de refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

O Projeto Praia sem Barreiras também não acontece neste fim de semana de Carnaval, voltando normalmente nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro. O Praia Sem Barreiras acontece na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, próximo ao Posto 7, e consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para ser atendido, basta comparecer ao local.

COMPAZ – A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela Paz fecham a partir do meio dia da quinta-feira (8), e reabrem na quinta-feira pós Carnaval, no dia 15, às 7h.

PROCON RECIFE – Neste ano, o Procon Recife estará novamente atuando com estande na Central do Carnaval, na Rua do Observatório, no bairro do Recife, entre os dias 7 a 13 de fevereiro, funcionando das 16h às 2h. No local, equipes estarão de prontidão para prestar esclarecimentos e orientações aos consumidores e também realizando fiscalizações. Desta sexta (9) até a Quarta-Feira de Cinzas todas as unidades do Procon Recife (Rua do Imperador e na Rede Compaz) estarão fechadas.

PROCURADORIA – O Setor de Atendimento da Procuradoria da Fazenda Municipal (PFM), localizado  no Empresarial Riomar Trade Center, no bairro do Pina, não abre na próxima sexta-feira (9) e também nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, considerados pontos facultativos em virtude do Carnaval. O atendimento presencial na unidade volta a ser realizado na próxima quinta-feira (15), das 8h às 14h.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR), no bairro do Cordeiro, não funcionará desta sexta-feira (9) até a quarta-feira (14). Os atendimentos, consultas e exames retornam na próxima quinta-feira (15).

ESpORTES – As 27 unidades da Academia Recife estarão fechadas da tarde de quinta (8) até a quarta-feira (14). As atividades retornam à normalidade na quinta (15). O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) fica com serviços suspensos de quarta (7) a quarta (14) , voltando ao funcionamento normal na quinta (16).

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO – Em razão do Carnaval, as Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira (9). Na quinta-feira (15), todos os serviços funcionam normalmente, entre 8h e 16h. Os cursos de qualificação profissional também retornam, conforme horário das turmas.

MEIO AMBIENTE – Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife não estarão funcionando no período de carnaval. O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, fecha as suas portas a partir desta quinta-feira (8), já o Jardim Botânico do Recife(JBR), na Zona Oeste, suspende suas atividades a partir da sexta-feira (9). Ambos retomam o seu funcionamento na próxima quinta-feira (15) para visitação e programações gratuitas nos espaços.

Servidores desmente nota do Governo Municipal em ato realizado em praça de Afogados da Ingazeira

Servidores municipais concursados, aposentados e pensionistas do município de Afogados da Ingazeira, em ato público realizado na Praça Monsenhor Arruda Câmara, na manhã desta quarta-feira (07), reivindicaram junto ao Governo Municipal a equiparação salarial, que desde 2022 não é feito a correção do salário base.

Estes servidores ativos e inativos foram a praça, depois do prefeito Alessandro Palmeira, ter divulgado nota que os mesmos haviam recebido o mês de janeiro com a devida correção.

Servidores indignados desmentiram a nota do prefeito apresentando os contracheques como prova, desfazendo o dito do prefeito e cobrando seus direitos.

Com indicação do deputado federal Felipe Carreras, Geraldo Júlio recebe a maior condecoração da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (7) a solenidade de entrega da Medalha Mérito Legislativo de 2023. Criada em 1983, a premiação reconhece pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Os agraciados são indicados pelos líderes partidários e integrantes da Mesa.

Pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), o deputado Felipe Carreras (PE) indicou o ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio para receber a homenagem. “Geraldo Júlio foi um dos maiores prefeitos da história da nossa capital. Criou programas que até hoje transformam a vida do recifense. Tive a oportunidade de ser seu secretário de turismo e juntos construímos projetos como a Academia Recife, Ciclofaixa, Recife Antigo de Coração e tantos outros. Geraldo é um patrimônio político do nosso partido e do nosso estado e é mais do que justo e merecido receber a maior condecoração da Câmara dos Deputados”, disse Carreras.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL) foi o responsável pela entrega da honraria ao lado do Ministro da Defesa, José Múcio, da deputada Maria do Rosário (PT/TS) e outras autoridades.

Miguel Coelho lamenta situação da Polícia Civil de Pernambuco

Por EmPauta.net

Miguel Coelho lamentou o anúncio feito pelos Policiais Civis de Pernambuco, nesta terça-feira (06), sobre a paralisação das atividades a partir da próxima sexta-feira (9), véspera do carnaval oficial. A informação foi divulgada após insatisfação gerada em uma reunião entre o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) e representantes do atual Governo do Estado. Além disso, o político critica também os resultados dos dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco referentes ao primeiro mês de 2024, os quais revelaram um aumento alarmante no número de mortes violentas letais intencionais.

Diante do caos instaurado na Segurança Pública de Pernambuco, Miguel Coelho enfatiza a urgente necessidade de enfrentar esse problema de frente. “O estado precisa encarar de frente esse problema da segurança. As vidas das pessoas dependem da ação do governo, mas nada está sendo feito. Prova disso é a real insatisfação da Polícia Civil ao realizar essa paralisação”, pontua.

“Como sempre tenho falado, é preciso tomar decisões sérias, estruturar as forças policiais, reajustar salários, melhorar o efetivo, cuidar da saúde mental e física. Dar estas condições de trabalho é necessário para que haja um serviço qualificado pelos profissionais tanto da Polícia Civil quanto a Militar”, complementa.

Além da preocupação com a Polícia Civil, Miguel destaca o aumento da violência em Janeiro em Pernambuco. Foram registrados 359 casos no primeiro mês do ano, um crescimento de 24,22% em comparação ao mesmo período do ano anterior, marcando o mês com o maior índice de mortalidade desde o início da atual gestão estadual.

“A criminalidade, o tráfico de drogas, o feminicídio, os assaltos em todo o estado precisam de uma resposta através de ações eficazes, mas o que vemos é a ineficácia das medidas adotadas pelo Governo Estadual, que não têm surtido efeitos significativos”, ressaltou Miguel.

Segundo a SDS, 3.637 pessoas foram assassinadas em Pernambuco ao longo de 2023, destacando uma disparidade em relação à tendência nacional, que registrou uma queda de 4% nos índices de violência, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para Miguel Coelho, o atual governo precisa reconhecer a gravidade da situação e tomar medidas urgentes para fortalecer as forças de segurança e inteligência do estado.

“A população não pode ser refém da violência e nem pagar o preço da incompetência dos governantes. Não adianta ficar de braços cruzados.”, finaliza Miguel Coelho.