Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura da Vitória entrega novos veículos para a Secretaria de Saúde e Bem-Estar

Novos veículos para a frota da Secretaria de Saúde e Bem-Estar foram entregues na manhã desta quinta-feira (08), pela Prefeitura da Vitória de Santo Antão, em um ato ocorrido em frente ao Palácio José Joaquim da Silva Filho, que teve a presença de servidores, vereadores e convidados. No total, foram sete ambulâncias, duas motolâncias, e uma moto administrativa para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também recebeu novos fardamentos.

Entre as ambulâncias entregues pelo prefeito Paulo Roberto, duas têm capacidade de prestar atendimento em suporte avançado, pois estão equipadas com UTI. “São ambulâncias indicadas para realizar socorros mais complexos, com tecnologia mais avançada. A entrega é uma conquista para a nossa gestão, pois isso marca uma nova era no sistema de saúde de nossa cidade”, destacou o secretário de Saúde e Bem-Estar, Alex Vasconcelos.

A entrega dos novos fardamentos aos profissionais do Samu atende às normativas do Ministério da Saúde, bem como aos anseios de condutores, médicos e trabalhadores administrativos. “Anualmente, estamos entregando os kits que fazem parte de nosso trabalho. Isso acontece porque o prefeito tem dado todas as condições para que a aquisição seja efetuada sempre no tempo certo. Além das fardas, temos outros componentes de primeiros socorros”, salientou Vitor Verçosa, coordenador municipal do serviço.

Em 2023, também no mês de fevereiro, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar recebeu um ônibus para atender à Atenção Básica, 10 ambulâncias, mais de 300 tablets para os Agentes de Saúde e Endemias. Ao lado do vice-prefeito Edmo Neves, os deputados Joaquim Lira e Iza Arruda, o gestor destacou que “a cada dia, uma nova conquista é celebrada no município. Nós estamos fazendo pela nossa cidade algo sempre em busca do que é bom para a população. Precisamos garantir bem-estar e dignidade para os vitorienses”, completou Paulo Roberto.

Minuta golpista previa prisão de Gilmar, Pacheco e Moraes e novas eleições; Bolsonaro pediu alterações no texto

g1 – A PF identificou que a agenda e os voos de Alexandre de Moraes eram monitorados pelos golpistas para que o ministro fosse acompanhado em tempo integral e, caso houvesse o golpe militar planejado pelo grupo, ele pudesse ser preso.

Segundo o documento da PF, Mauro Cid afirmou em áudio que tinha hacker em busca de uma “bala de prata” que sustentasse um golpe de estado.

As investigações também descobriram que militares da ativa pressionaram colegas contrários ao golpe para tentar fazê-los aderir ao movimento, e que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, recebeu um pedido de R$ 100 mil para ajudar na organização de atos golpistas.

A PF descobriu ainda que o PL, partido de Bolsonaro, foi usado para financiar narrativas de apoio de ataques às urnas. O ápice dessa estratégia foi a apresentação de um relatório pela coligação da candidatura à reeleição do então presidente, em dezembro de 2022, questionando o resultado da eleição

Também foi identificado pela PF que, em 9 de dezembro de 2022, o general Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército, se reuniu com Bolsonaro no Palácio da Alvorada e se colocou à disposição para aderir ao golpe de Estado, segundo conversas obtidas no celular de Mauro Cid.

A condição de Theóphilo para aderir ao golpe e colocar tropas especiais nas ruas seria que Bolsonaro assinasse uma minuta que determinasse o golpe de Estado.

Abertura do Carnaval no Marco Zero traz o axé de Afoxés, trovões das alfaias de Maracatu, muito frevo, mangue, brega e Gilberto Gil

Atendendo aos ansiosos de plantão, o Carnaval 2024 trará um palco devidamente estrelado para adição de um dia a mais de festa. Nesta quinta, a tarde será aberta pela beleza do Ubuntu e seus afoxés, com a presença de Mariene de Castro. O tradicional espetáculo Tumaraca terá participação especial de Olodum. Entre as personalidades da noite, tem a Orquestra Popular do Recife, com Maestro Ademir Araújo e presenças de Marron Brasileiro e André Rio. Na sequência, a merecida homenagem a Chico Science, com o Recife Cidade do Mangue, com Louise, Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira. Imponente, logo após, Gilberto Gil assume o comando. Encerrando, o brega toma conta, ao som de Raphaela Santos. A largada será às 15h, distribuindo-se por nove apresentações até a madrugada.

PROGRAMAÇÃO

15h – Clarinada – Abertura do Carnaval do Recife: o Maior em Linha Reta

16h – Ubuntu, cerimônia de lavagem simbólica do Marco Zero e ruas do Recife Antigo, com Mariene de Castro

17h45 – Tumaraca – 80 Anos de Naná Vasconcelos Com as Nações de Maracatu de Baque Virado. Participação de Olodum

19h – DJ Pepe Jordão

19h50 – Olodum

20h40 – Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo Com Participação de Marron Brasileiro e André Rio

22h – Recife Cidade do Mangue, com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira 23h40 – Gilberto Gil

23h40 – Gilberto Gil

01h20 – Raphaela Santos

*REPERTÓRIOS DIVULGADOS 

*Orquestra Popular do Recife *

Parte 01 

01 – Abertura Trenzinho! (Villa Lobos)

02 – Olha o Mateus! (Maestro Ademir Araújo)

03 – Canhão 75 (Faustino Galvão)

04 – Fanfarra nº 01 (Maestro Ademir Araújo)

05 – Isquenta Muié (Maestro Nelson Ferreira)

06 – Vassourinhas 01 (Adaptação Maestro Ademir Araújo)

Parte 02 (OPR + Maestro Ademir Araújo) 

07 – Poutporrit- Cantor – OPR – Farias

Voltei Recife (Luiz Bandeira)/Frevo e Ciranda (Capiba)/Roda e Avisa (Edson Rodrigues e Alceu Valença)

08 – Verde Mar do Navegar -(Capiba) – Cantora OPR – Bráulia Vital

Parte 03 – (Marrom Brasileiro + OPR + Maestro Ademir Araújo) – 20h55 (ENTRA) 

09 – Galera do Brasil (Marrom Brasileiro)

10 – Arrea a Lenha (Marrom Brasileiro)

11 – É tanto Amor (Marrom Brasileiro)

12 – Homenageados – Chico Science – Manguetown

Parte 04 (André Rio + OPR. + Maestro Ademir Araújo)

13 – Chuva de Sombrinhas (André Rio)

14 – O Bicho Vai Pegar (André Rio)

15 – Sou Teu Amor (André Rio)

16 – Último Regresso (Getúlio Cavalcanti)

Parte Final (OPR + Maestro Ademir Araújo) 

17 – Praeira – Instrumental (Homenagem – Chico Science)

18 – Vassourinhas 02 (Adaptação Maestro Ademir Araújo)

 

Show Recife Cidade do Mangue, com Louise

(Participações de Karina Buhr, Céu, Isadora Melo,Ylana, Jorge Du Peixe,Toca Ogan, Maciel Salú e Nailson Viera)

 

01. Frevo da saudade (Aldemar Paiva e Nelson Ferreira)

 

02. Monólogo ao Pé do Ouvido (Chico Science)

 

03. Boa noite (Aurinha)

 

04. Eu vou pra Olinda (Dona Selma do Coco)

 

05. Coco Dub (Chico Science)

 

06. Mamãe Oxum (Domínio Público)

 

07. Quem me deu foi Lia (Antônio Baracho)

 

08. Dorival (A. Urêa/Gustavo A/Luiz R) – Part.Nailson Vieira

 

09. A Folha da Bananeira (Biu Roque) – Part. Nailson Vieira

 

10. Bom demais (J. Michiles)

 

11. Chego já (Alceu Valença)

 

12. Banho de Cheiro ( Carlos Fernando) – Part. Ylana

 

13. Balancê ( Braguinha-Alberto Ribeiro) – Part. Isadora Melo

 

14. Frevo Mulher (Zé Ramalho) – Part. Céu

 

15. Chega mais (Rita Lee) – Part. Ylana/Isadora/Céu

 

16. Salustiano Song (Chico Science e Lúcio Maia) – Part. Maciel Salú

 

17. Gaiola da Saudade (Maciel Salú e Jam da Silva) – Part. Maciel Salú

 

18. Maracatu de tiro certeiro (Chico Science e Jorge Du Peixe) – Part. Jorge Du Peixe

 

19. De sal e sol (Jorge Du Peixe) – Part.Jorge Du Peixe

 

20. Risoflora (Chico Science)

 

21. Computadores Fazem Arte (Zero Quatro) – Part. Karina Buhr

 

22. A Cidade (Chico Science) – Part. Karina Buhr

 

23. A Praieira (Chico Science) – Part. Karina Buhr, Du Peixe e Maciel Salú

 

24. Antene-se (Chico Science) – Brega funk Vibra Dj

Abertura do Carnaval no Marco Zero traz o axé de Afoxés, trovões das alfaias de Maracatu, muito frevo, mangue, brega e Gilberto Gil

Principal polo do Carnaval recifense terá Orquestra Popular do Recife, cerimônia do Ubuntu, espetáculo Tumaraca, com participação de Olodum, Raphaela Santos, homenagem a Chico Science e ilustre apresentação de Gilberto Gil

Atendendo aos ansiosos de plantão, o Carnaval 2024 trará um palco devidamente estrelado para adição de um dia a mais de festa. Nesta quinta, a tarde será aberta pela beleza do Ubuntu e seus afoxés, com a presença de Mariene de Castro. O tradicional espetáculo Tumaraca terá participação especial de Olodum. Entre as personalidades da noite, tem a Orquestra Popular do Recife, com Maestro Ademir Araújo e presenças de Marron Brasileiro e André Rio. Na sequência, a merecida homenagem a Chico Science, com o Recife Cidade do Mangue, com Louise, Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira. Imponente, logo após, Gilberto Gil assume o comando. Encerrando, o brega toma conta, ao som de Raphaela Santos. A largada será às 15h, distribuindo-se por nove apresentações até a madrugada.

PROGRAMAÇÃO

15h – Clarinada – Abertura do Carnaval do Recife: o Maior em Linha Reta

16h – Ubuntu, cerimônia de lavagem simbólica do Marco Zero e ruas do Recife Antigo, com Mariene de Castro

17h45 – Tumaraca – 80 Anos de Naná Vasconcelos Com as Nações de Maracatu de Baque Virado. Participação de Olodum

19h – DJ Pepe Jordão

19h50 – Olodum

20h40 – Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo Com Participação de Marron Brasileiro e André Rio

22h – Recife Cidade do Mangue, com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira 23h40 – Gilberto Gil

23h40 – Gilberto Gil

01h20 – Raphaela Santos

*REPERTÓRIOS DIVULGADOS

*Orquestra Popular do Recife *

Parte 01

01 – Abertura Trenzinho! (Villa Lobos)

02 – Olha o Mateus! (Maestro Ademir Araújo)

03 – Canhão 75 (Faustino Galvão)

04 – Fanfarra nº 01 (Maestro Ademir Araújo)

05 – Isquenta Muié (Maestro Nelson Ferreira)

06 – Vassourinhas 01 (Adaptação Maestro Ademir Araújo)

Parte 02 (OPR + Maestro Ademir Araújo)

07 – Poutporrit- Cantor – OPR – Farias

Voltei Recife (Luiz Bandeira)/Frevo e Ciranda (Capiba)/Roda e Avisa (Edson Rodrigues e Alceu Valença)

08 – Verde Mar do Navegar -(Capiba) – Cantora OPR – Bráulia Vital

Parte 03 – (Marrom Brasileiro + OPR + Maestro Ademir Araújo) – 20h55 (ENTRA)

09 – Galera do Brasil (Marrom Brasileiro)

10 – Arrea a Lenha (Marrom Brasileiro)

11 – É tanto Amor (Marrom Brasileiro)

12 – Homenageados – Chico Science – Manguetown

Parte 04 (André Rio + OPR. + Maestro Ademir Araújo)

13 – Chuva de Sombrinhas (André Rio)

14 – O Bicho Vai Pegar (André Rio)

15 – Sou Teu Amor (André Rio)

16 – Último Regresso (Getúlio Cavalcanti)

Parte Final (OPR + Maestro Ademir Araújo)

17 – Praeira – Instrumental (Homenagem – Chico Science)

18 – Vassourinhas 02 (Adaptação Maestro Ademir Araújo)

Show Recife Cidade do Mangue, com Louise

(Participações de Karina Buhr, Céu, Isadora Melo,Ylana, Jorge Du Peixe,Toca Ogan, Maciel Salú e Nailson Viera)

01. Frevo da saudade (Aldemar Paiva e Nelson Ferreira)

02. Monólogo ao Pé do Ouvido (Chico Science)

03. Boa noite (Aurinha)

04. Eu vou pra Olinda (Dona Selma do Coco)

05. Coco Dub (Chico Science)

06. Mamãe Oxum (Domínio Público)

07. Quem me deu foi Lia (Antônio Baracho)

08. Dorival (A. Urêa/Gustavo A/Luiz R) – Part.Nailson Vieira

09. A Folha da Bananeira (Biu Roque) – Part. Nailson Vieira

10. Bom demais (J. Michiles)

11. Chego já (Alceu Valença)

12. Banho de Cheiro ( Carlos Fernando) – Part. Ylana

13. Balancê ( Braguinha-Alberto Ribeiro) – Part. Isadora Melo

14. Frevo Mulher (Zé Ramalho) – Part. Céu

15. Chega mais (Rita Lee) – Part. Ylana/Isadora/Céu

16. Salustiano Song (Chico Science e Lúcio Maia) – Part. Maciel Salú

17. Gaiola da Saudade (Maciel Salú e Jam da Silva) – Part. Maciel Salú

18. Maracatu de tiro certeiro (Chico Science e Jorge Du Peixe) – Part. Jorge Du Peixe

19. De sal e sol (Jorge Du Peixe) – Part.Jorge Du Peixe

20. Risoflora (Chico Science)

21. Computadores Fazem Arte (Zero Quatro) – Part. Karina Buhr

22. A Cidade (Chico Science) – Part. Karina Buhr

23. A Praieira (Chico Science) – Part. Karina Buhr, Du Peixe e Maciel Salú

24. Antene-se (Chico Science) – Brega funk Vibra Dj

Carnaval de Tradição em Flores: Desfile dos bonecos gigantes de Zé Pereira e Juvenal mantém viva a tradição desde os anos 40

O tradicional bloco carnavalesco da cidade resiste desde a década de 40 e preserva a identidade cultural e histórica da cidade sertaneja.

Anualmente, a agremiação carnavalesca, atrai centenas de foliões, que além de acompanhar o cortejo das figuras mais tradicionais do Carnaval, se concentram no centro da cidade, para descobrir quem está por trás das cabeças gigantes, de papel machê.

Denominado pelas Secretarias de Turismo e Eventos e Bem-Estar Social ‘O Carnaval das Tradições’, a folia em Flores será comandada por orquestras de frevo. Já no palco que será montado na Praça Dr. Santana Filho, pela banda Harmonia do Frevo e Gil Cantor.

Em reunião com o núcleo responsável pela agenda carnavalesca no município, Lucila Santana – Secretária de Turismo e Eventos assegurou que haverá gincanas carnavalescas como: Quem descobrir quem estiver por trás das máscaras de Juvenal e Zé Pereira, brincadeiras tradicionais da folia de Flores, será contemplado com a quantia R$ 600 reais em dinheiro e, para as também tradicionais virgens, as mais bonitas, o prêmio será de R$ 800, R$ 600 e R$ 500, R$ 400, R$ 300 e R$ 200 para a 1ª, 2ª , 3ª, 4ª, 5ª e 6ª colocada.

HISTÓRIA

A tradicional e popular figura do Zé Pereira possui sua origem em Portugal do século XIX, posteriormente trazida para o Brasil na segunda metade do século XIX, mais precisamente para o Rio de Janeiro, onde na época era instituída como sede federal. A partir daí, muitas regiões aderiu à prática carnavalesca, adequando-a a cultura de cada região.

Flores, por sua vez, iniciou essa tradição no ano de 1946, quando carnavalescos da cidade, como: Dona Neves, Lindaura Santana, Sebastião Santana e outros, atrelavam à figura do Zé Pereira a Juvenal, conhecida entre os florenses como a mulher do Zé Pereira.

Coluna do Finfa

Em missão – O deputado federal, Lucas Ramos, encontra-se em missão missão oficial, representando a Câmara dos Deputados, em um dos maiores eventos mundiais para fruticultura, a Fruit Logistica 2024, que acontece em Berlim, Alemanha. São mais de 90 países representados na feira. “O evento alcança toda a cadeia produtiva: grandes produtores, prestadores de serviço e desenvolvedores de novas soluções tecnológicas para aumentar a produtividade, de incrementar a competitividade, aprimorar e compartilhar a conhecimento, fechar negócios e apontar o futuro para o mercado. Estamos vivenciando o que há de mais moderno no comércio de frutas no mundo”, afirmou o parlamentar.

Visitou o deputado – O deputado federal, Eriberto Medeiros, recebeu ontem (07) a visita do vereador de Camaragibe Paulo André, que cumpre o seu terceiro mandato, dois de presidente da Câmara. “A maior parte da população reconhece na sua pessoa o trabalho, a seriedade, a honradez e uma reputação que se traduz em entregas na vida das pessoas, principalmente nas bandeiras da cultura, educação, esportes e lazer. A partir de agora me coloco a disposição do nobre vereador e outras lideranças políticas da cidade para que juntos possamos construir a história que essa população verdadeiramente merece”, disse Eriberto.

Iniciou – A Prefeitura de Iguaracy, iniciou a construção de uma praça no centro do distrito de Irajaí. “O propósito de proporcionar bem-estar e oferecer mais um ambiente atrativo para todos os moradores, o espaço que faltava ser construido foi iniciado”, disse o prefeito Zeinha.

Novo espaço – A Prefeitura de Petrolina anunciou nesta quarta-feira (07) um novo espaço para o carnaval da cidade, divulgado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Parada dos Ritmos será destinado a quem quer aproveitar a folia com conforto e tranquilidade. A área ficará localizada na Orla, na Porta do Rio, e vai contar com uma decoração de carnaval, espaço gastronômico, e área para diversão das crianças. Além disso, nos intervalos das bandas, a Orquestra de Frevo fará a festa dos foliões.

Hoje – A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta quinta-feira (08) a I Reunião de Equipes Gestoras de 2024. O evento ocorrerá no Auditório da UNINASSAU.

Entregando – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Educação, estará realizando a entrega do Kit de Material Escolar aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, será realizado no primeiro dia de aula do ano letivo 2024, que será no próximo dia 19.

Disse“A minha trajetória política de mais de 30 anos me trouxe ao PSD, um partido forte nacionalmente e que integra a base da nossa governadora Raquel Lyra, em quem votei nas eleições passadas. Com essa parceria, firmarei muitos compromissos para o bem-estar da minha cidade. Agora, sou 55″. (Genyalda Soares, Secretária de Gestão Financeira do município do Condado, e pré-candidata à prefeitura da cidade, após assinar a ficha de filiação ao PSD com a presença do presidente regional da sigla, André de Paula)

Formação – Secretaria Municipal de Educação da cidade de Santa Terezinha, deu início ao ano letivo 2024, com o evento “Formação Inicial” para professores e equipe de Diretoria da Rede Municipal de Ensino. O evento foi um verdadeiro marco para o início do ano letivo, inspirando professores e equipe de Diretoria a trabalharem juntos com paixão, dedicação e compromisso para oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos. “Acreditamos que a educação é a chave para um futuro melhor e estamos empolgados para iniciar essa jornada juntos”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Massagem – A Caravana da Saúde e Cidadania de Caruaru, passou pela zona rural, em Xicuru e os moradores do puderam receber todos os serviços oferecidos pela Prefeitura de Caruaru. O prefeito Rodrigo Pinheiro fez questão de acompanhar, “aproveitei para fazer uma massagem com dona Maria José, que é tão boa que mesmo feita em 2 minutinhos deu pra relaxar. Se vocês verem dona Maria em alguma Caravana, façam fila pra fazer a massagem. Eu recomendo, viu”, disse o prefeito.

Frase“Me sinto extremamente feliz e honrado. Foi mais um reconhecimento aos mais de 40 anos que dediquei à vida pública, sobretudo aos pernambucanos, como parlamentar”. (Ex-deputado Gonzaga Patriota, após receber a Medalha Mérito Legislativo de 2023, na Câmara dos Deputados ontem)

Anunciou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, recebeu mais uma adesão ao seu grupo, agora foi do ex-presidente da Câmara de Vereadores Dema e de sua esposa a ex-vereadora Patrícia de Dema. Da forma que vai a ex-prefeita Soraya Morioka, vai ficar sozinha.

Perguntar não ofende – Dos 17 prefeitos do Alto Pajeú, quantos irão aderir o grupo da governadora Raquel Lyra?

Galo Gigante da Paz elevou-se na noite desta quarta-feira (7)

Um dos maiores símbolos do Carnaval do Recife, a escultura gigante do Galo da Madrugada ficou de pé na noite deste 7 de fevereiro de 2024, na Ponte Duarte Coelho. É a primeira vez que o Galo sobe tão cedo – em uma quarta-feira antes do Carnaval. O prefeito do Recife, João Campos, conferiu tudo de perto, ao lado de secretários municipais e do artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável pela obra Galo Gigante da Paz. Orquestras, passistas, Tribo de Caboclinhos e até uma balsa sobre as águas do Capibaribe, embalada pelo maestro Forró, fizeram a festa e testemunharam o galináceo erguendo-se.

“A gente estava nesse mesmo local há um ano. Da outra vez foi na quinta-feira, não na quarta. A gente viu aquele momento da subida do Galo, e foi uma verdadeira emoção, porque não existia essa tradição de ver o galo subindo. Ele subia muitas vezes de madrugada e a gente viu que foi um momento tão forte que valeria a pena repetir. Neste ano, pela primeira vez, na quarta-feira, e a gente trazendo uma orquestra flutuante, agremiações passando aqui de forma volante, as pessoas reunidas. Prometemos que iríamos organizar e organizamos”, comentou o prefeito João Campos.

“Quase 300 pessoas contribuíram com o Galo – a medida que o tempo vai passando, mais voluntários e participantes vão se engajando no processo. É um trabalho lindo de cocriação. É uma honra fazer parte disso e é uma honra entregar esse presente para a Prefeitura, para a cidade”, afirmou Leopoldo Nóbrega na ocasião.

Galo Gigante da Paz – A alegoria é assinada pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega com produção executiva de Germana Xavier. Sustentabilidade, reverência aos povos originários e cocriação da alegoria também são pontos basilares do processo, que convida o brincante a fazer do Carnaval um momento de reflexão, quando a folia também pode ceder espaço para o combate a todos os tipos de violência e preconceito.

Pesando oito toneladas e com 28 metros de altura, a escultura ratifica seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a inovação de procedimentos artísticos para a promoção da sustentabilidade, por meio da adoção do upcycling. Este ano, mais de 90% do material que veste a estrutura é fruto de descarte de materiais e reaproveitamento de resíduos tecnológicos, como dois mil metros de lonas de materiais publicitários, além de 10 mil CDs e DVDs, frutos de doação.

O corpo encantado do galo, por sua vez, ganha um body branco em uma releitura de renascença cenográfica realizada manualmente em conduítes e inspirada na produção de Pesqueira. Na altura do coração do Gigante, uma réplica de sombrinha de frevo. As asas do galináceo mais amado da folia trazem ‘tatuagens’ do símbolo pela paz. Sobre os ‘ombros’, a indumentária de sua majestade irá reverenciar os povos indígenas e seus raros mantos tupinambás, vestimentas feitas em Arte Plumária, cujo exemplar mais famoso foi subtraído e levado para a Dinamarca desde o século XVII e será devolvido ao Brasil em 2024. Serão empregadas 1000 ‘penas’ feitas das lonas plásticas de 1,10 m X 40 cm na técnica Arte Plumária Upcycle.Central do Carnaval – O prefeito do Recife João Campos também esteve na Central do Carnaval na noite desta quarta, primeira noite de funcionamento do equipamento. Todo o espaço já está a postos, oferecendo uma série de serviços importantes para o folião, como restaurantes, caixa eletrônico, farmácia, comércio em geral, entre outros.

A Central do Carnaval é um equipamento da Prefeitura do Recife, coordenado pela Secretaria de Turismo e Lazer. Área, essa, que conta com as centrais Gastronômica, de Serviços e Economia Criativa. Com serviços essenciais oferecidos ao cidadão, o espaço vai funcionar no período de 7 a 13 de fevereiro, na Rua do Observatório, no entorno da Praça do Arsenal, sempre das 16h às 2h.

A Arena Gastronômica, montada pela Prefeitura do Recife em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (ABRASEL-PE), vai contar com 14 operações com menus variados, incluindo sushi, salgados, pizzas, sorvetes e cafés. Os estabelecimentos que vão marcar presença na arena serão Big Sur, Crepitxo, Espetinho da Ceça, Hakata, Rei das Coxinhas, My Burger, República dos Pasteis, Plim Pizzas, Turma Do Ragú, Casa da Macaxeira, Waynes, Degusta, Mamibigi e Popcorn Doce Infância. Além desses serviços, também serão disponibilizadas uma central de informações ao folião e outra de Direitos Humanos, assim como fraldário, com atendimento gratuito.

Na Central de Serviço, o folião vai encontrar à disposição serviços de farmácias, caixa eletrônico 24h, lojas de customização, espaço Recentro, Procon Recife, a grife do Carnaval e muito mais. Também haverá espaço de achados e perdidos, assistência à saúde, espaço beleza, entre outros.

Uma das novidades é a ampliação da Arena da Economia Criativa, que funcionará com 35 operações comerciais. O espaço irá reunir os artesãos, além de outros serviços. A Secretaria Executiva da Política de Drogas e a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento também estarão acomodadas neste ambiente.

Homenageados do Carnaval de Pernambuco 2024 recebem troféus da governadora Raquel Lyra

Os grandes homenageados do Carnaval de Pernambuco 2024 participaram de um encontro com a governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, nesta quarta-feira (7), no Palácio do Campo das Princesas. Os cantores Alceu Valença, Lia de Itamaracá e Claudionor Germano receberam das mãos das gestoras troféus em reconhecimento ao legado artístico. Os artistas ainda cantaram alguns dos sucessos no palco montado no jardim da sede do Governo de Pernambuco. Esta é a primeira vez que o Estado reverencia esses ícones da cultura e da música no ciclo carnavalesco. Este ano, a festividade recebe o dobro do investimento aplicado no ano passado. Serão R$ 20 milhões destinados a contratações de artistas da cultura popular, que farão 820 apresentações em 91 municípios.
 
“Quando falamos de Claudionor Germano, Lia de Itamaracá e Alceu Valença, nós estamos homenageando quem garantiu que o Carnaval de Pernambuco pudesse ser parte da cultura do Brasil e do mundo. Eles são símbolos do que Pernambuco é, uma cultura popular com identidade forte. Vamos fazer o melhor e maior Carnaval do Estado, com a garantia de segurança pública e a alegria que o nosso povo sabe fazer”, destacou a governadora Raquel Lyra.
“Fico feliz porque existe esse reconhecimento. O maior pagamento que recebo do meu trabalho é a simpatia e o bem-querer que esse povo tem por mim, e eu por ele”, registrou Claudionor Germano. A cantora Lia de Itamaracá também dividiu o sentimento da noite. “Estou recebendo essa homenagem ainda viva. Isso é que é muito importante para mim. Eu viva, com muita energia, muita força, muita luta, muita garra e muito axé”, falou Lia. Por sua vez, Alceu Valença expressou o que é o Carnaval para ele. “O Carnaval de Pernambuco é tradicional e ao mesmo tempo é atual. Ele se renova. E eu tenho o prazer de participar dessa festa e de levar a cultura de Pernambuco para tudo que é canto”, disse Alceu.
 
O Carnaval de Pernambuco é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secult-PE, da Fundarpe, da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Entre as ações realizadas durante o período carnavalesco estão o apoio ao Homem da Meia-Noite, com o incentivo de R$ 100 mil, e ao Galo da Madrugada, que recebe o investimento na ordem de R$ 700 mil.
“É uma noite muito especial para todos nós que fazemos o Governo de Pernambuco, poder homenagear três ícones dos nossos carnavais. Lia de Itamaracá e Claudionor Germano, que são patrimônios vivos, e Alceu Valença, juntos, contam a história dos carnavais pernambucanos”, ressaltou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.
 
Durante o evento, a governadora entregou uma homenagem a Luz Morena, filha de Naná Vasconcelos, pela forte contribuição do seu pai na cultura pernambucana e brasileira. Na ocasião, ainda se apresentaram o Maracatu Estrela de Ouro e o Maracatu Leão Coroado.
 
Estiveram presentes também o deputado estadual Izaías Régis, os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes) e Lucielle Laurentino (Bezerros), secretários estaduais, além dos artistas Almir Rouche, Nonô Germano, Novinho da Paraíba, Marron Brasileiro, Ed Carlos, Benil, André Rio e Pecinho Amorim. 

Turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife são recebidos com a alegria do Carnaval pernambucano

O Governo do Estado, por meio da Empetur e da Setur promoveu um receptivo que contou com Orquestra de Frevo, passistas, além de um show de Alceu Valença 
Quem desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife nesta quarta-feira (7) pôde vivenciar um pouco a magia e a alegria do Carnaval pernambucano. O Governo do Estado, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE) promoveu um receptivo para os turistas que contou com Orquestra de frevo, passistas, bonecos e personagens que remetem a cultura e o carnaval de Pernambuco e entrega das famosas e coloridas sombrinhas de frevo. O encerramento da ação ficou por conta do cantor Alceu Valença, importante ícone da cena musical e cultural do Estado, que cantou alguns dos seus sucessos.
Realizada no saguão do Aeroporto, a iniciativa reuniu diversos visitantes que vieram curtir o maior Carnaval do país, na qual tiveram uma prévia da grandiosidade e potencialidade da festividade em terras pernambucanas. O cantor Alceu Valença tornou o momento ainda mais memorável com sua apresentação, chamando e incentivando o público presente a se divertir, dançar e pular, mostrando que o Pernambucano, além de adorar uma boa festa, tem uma alegria nata que contagia os que aqui chegam.
“O Carnaval de Pernambuco sem dúvidas é uma das maiores festas do país. É repleto de muita cultura, história e tradição. O nosso povo, que carrega uma animação nata, sabe receber muito bem os que aqui chegam, sendo assim, o Governo do Estado, por meio da Empetur e da Setur, promoveu essa ação no Aeroporto Internacional dos Guararapes, para receber com animação, no clima do carnaval,  os turistas que estão chegando no nosso Estado para curtir e aproveitar a festa. Estamos muito satisfeitos de poder proporcionar esse momento aos nossos visitantes, com um show de um dos maiores artistas de carnaval do Brasil que é Alceu Valença, pois queremos eles se sintam bem acolhidos, e tenham experiências inesquecíveis do Carnaval pernambucano, que esse ano, com certeza, vai ser um dos maiores”, comenta o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
“A ação de hoje com Alceu Valença tem o intuito não só de fazer com que os turistas que chegam se surpreendam com a nossa história, com o grande ícone da música popular brasileira, que é o Alceu, um grande representante do carnaval pernambucano, mas também é uma ação que tem o objetivo de ser disparada Brasil afora pelas redes sociais, pelos diversos meios de comunicação digital. Exatamente para divulgar o nosso carnaval,  o nosso aeroporto, nossa conectividade. É uma ação que visa celebrar Pernambuco, para além da própria ação de marketing, aumentando o burburinho sobre o carnaval do nosso Estado”, pontua o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho.
Desde dezembro do ano passado, a Empetur junto com a Secretaria de Turismo e Lazer vêm trabalhando para divulgar o carnaval de modo nacional. Com campanha publicitária sendo divulgada no sudeste, uma vez que o Estado de São Paulo é um dos maiores emissores de turistas nacionais para Pernambuco. Em janeiro deste ano, foi realizada uma ação promocional em diversas cidades da região Nordeste, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Fortaleza e Maceió, para não só divulgar a festa como também atrair turistas de diversas regiões do país para visitarem Pernambuco, bem como conhecer e experimentar a energia de uma das principais festas que movimentam a economia e o turismo do Estado, que este ano, tem por expectativa movimentar 3 bilhões de reais, isso significa um aumento de 11,11% em relação ao ano passado.