Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Abilio Diniz morre aos 87 anos em São Paulo

Por g1

O empresário Abílio Diniz morreu neste domingo, aos 87 anos, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Ao lado do pai, ele construiu o grupo Pão de Açúcar e comandou uma das maiores companhias de alimento do mundo.

Ele ficou internado por um mês no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista. Ele deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.

O velório será aberto ao público nesta segunda-feira (19), das 11 horas às 15 horas, no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, informou a família Diniz em nota. O enterro será reservado apenas aos familiares.

Filho de Valentim e Floripes, Abilio Diniz nasceu no bairro do Paraíso, na Zona Sul de São Paulo, em dezembro de 1936. Primeiro de seis filhos de uma família de origem portuguesa, viveu nos fundos de uma mercearia.

Nota da família
“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho.”

Ministro Lewandowski vai a Mossoró acompanhar busca por fugitivos de presídio

Por Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP) Ricardo Lewandowski irá na manhã deste domingo (17) para Mossoró (RN) acompanhar a operação de recaptura de dois fugitivos da Penitenciária Federal de segurança máxima localizada no município.

A operação está sendo realizada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Rio Grande do Norte, e pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que congregam as policiais federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada.

O ministro sairá de Brasília às 7h e irá acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza. Lewandowski pretende se reunir com os chefes das equipes que estão à frente das buscas dos dois fugitivos. Ele se encontrará também com o titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, que está na cidade potiguar desde quarta-feira (14), data da fuga.

Os dois fugitivos, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, foram os primeiros detentos a escapar de um presídio federal, considerado de segurança máxima. O sistema foi criado em 2006. Eles fugiram na última quarta-feira (14).

Os dois fizeram uma família refém na noite desta sexta-feira (16), roubaram celulares e comida. As informações foram confirmadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). De acordo com a pasta, o local fica a três quilômetros, aproximadamente, do presídio federal de Mossoró.

A operação para capturá-los mobiliza cerca de 300 agentes federais, drones e três helicópteros. A forma como ambos escaparam está sendo investigada. Um buraco foi encontrado em uma parede, e suspeita-se que eles tenham usado ferramentas destinadas a uma obra interna.

Inquéritos
Segundo o MJSP, há duas investigações em curso. Uma delas, de caráter administrativo, liderada pelo Senappen, apura as responsabilidades da fuga e pode levar a um processo administrativo.

Também há um inquérito no âmbito da Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades de natureza criminal das pessoas que, eventualmente, facilitaram a fuga dos dois detentos da penitenciária.

Oposições de Belmonte se unem para o desenvolvimento do município

Na manhã desse sábado, 17 de fevereiro, estiveram reunidos, no Distrito de Bom Nome, as lideranças da oposição do município de São José do Belmonte. Na ocasião, selaram o compromisso pela união das oposições com um só intuito, a construção de ações que possam beneficiar toda a população da terra da Pedra do Reino, para que o município volte ao caminho do desenvolvimento e que a máquina pública possa moer em favor dos mais pobres.

O vereador Erik Diniz achou de fundamental importância esse passo da oposição, fazendo entender que esse processo de união trará benefícios exclusivamente para a população de Belmonte.

Rogério Leão saiu da reunião bastante satisfeito e, além de endossar as palavras de Erik Diniz, acrescentou: “É importante levar em consideração que Erik, esse jovem vereador, bastante promissor na política, assim como todos da oposição, temos o mesmo propósito, excelentes projetos para o desenvolvimento do município, e uma unificação das oposições garantirá o restabelecimento da prefeitura voltar a trabalhar para os que mais precisam, do respeito à dignidade humana, da educação e saúde de qualidade, e do bem estar para toda a população Belmontense“.

Já Dr. Vital, maior responsável por essa união, deixou claro a sua satisfação, “Para que o povo de Belmonte volte a ter voz e vez, quero dar a minha contribuição e dos amigos“.

Marconi Santana Oficializa Início do Ano Letivo com Investimentos e Valorização na Educação

O prefeito Marconi Santana oficializou o início do ano letivo com um compromisso renovado com a educação, destacando os investimentos e ações que têm moldado o setor nos últimos anos. Em um evento marcante, Santana ressaltou o foco na melhoria da infraestrutura escolar e, principalmente, no fortalecimento do ensino, além da valorização de todos os profissionais da educação, com ênfase nos professores.

Neste ano, a formação dos profissionais da educação terá como tema central “Relações Étnico-Raciais: Educando para o (re)conhecimento e valorização da diversidade e da diferença”, demonstrando um compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade. O prefeito também anunciou a distribuição de novos uniformes e kits escolares para mais de 3 mil alunos, visando garantir condições adequadas para o aprendizado.

Durante o evento, Marconi Santana expressou seus agradecimentos às gestoras, coordenadoras de ensino e, especialmente, à Secretária de Educação, Diana Vieira, pelo compromisso e dedicação demonstrados em prol da educação do município. O gesto reforça o comprometimento da administração municipal com a qualidade e a equidade na educação, preparando o caminho para um ano letivo de sucesso e crescimento para todos os envolvidos.

Adeus querida amiga Soninha

Sabemos que um dia é inevitável, que mais tarde ou mais cedo teremos que dizer o definitivo e terrível adeus a alguém que gostamos.

Soninha, para sempre vou guardar a sua imagem sorrindo amiga, pois é assim que quero lembrar de você.

Chegou o dia em que você cumpriu a sua missão, e se era trazer alegria, paz, amizade, generosidade e muitos aprendizados para os seus amigos e familiares, então não tenha dúvida amiga, você cumpriu com perfeição.

Minha amiga querida se foi, mas deixa conosco todas as lembranças de uma vida vivida com amor e alegria. Vá com Deus, querida Soninha…

Meus sentimentos a Aloísio, Bruno e Breno

 

Vereador Douglas Eletricista fecha apoio com deputado estadual João Paulo Costa

Em contato com este blogueiro agora, o deputado estadual João Paulo Costa, confirmou que em reunião na noite desta sexta-feira (16), na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, o vereador Douglas Eletricista, reuniu seu grupo político e fechou o apoio para as eleições de 2026.

João Paulo Costa, já tem trabalho prestado no município, quando foi votado em eleições passadas, agora volta a ganhar apoio em Afogados.

Prefeitura do Recife recebe o mais alto prêmio de política pública da ONU

Diretamente da sala do Conselho de Segurança da ONU, o prefeito do Recife, João Campos, fez uma fala de agradecimento pelo recebimento do mais alto prêmio de política pública da ONU. Nesta sexta-feira (16), o gestor se disse grato pelo destaque do Compaz em nível internacional – o Centro Comunitário da Paz foi contemplado com a comenda.

“Recebemos o mais alto prêmio de política pública da ONU, que foi dado ao Compaz. E eu falo sobre esse prêmio aqui, na sala do Conselho de Segurança da ONU, local em que são tomadas as decisões mais estratégicas do mundo em relação à segurança. Que bom que o Recife optou pelo caminho certo – o caminho da paz, da igualdade, oportunidade… Que o Compaz siga crescendo no Recife e inspirando tanta gente no Brasil”, afirmou o prefeito João Campos.

O reconhecimento em questão trata-se do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, vencido pelo Compaz como iniciativa que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. Este equipamento da Prefeitura se enquadra nos requisitos da Agenda 2030 da ONU, plano de ação global das Nações Unidas que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

FÁBRICA DE CIDADANIA – O Recife possui quatro Centros Comunitários da Paz (COMPAZ). Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), O Compaz Governador Miguel Arraes (Praça da Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque.

Os equipamentos oferecem práticas esportivas, culturais e educacionais em primorosas obras arquitetônicas. É um espaço de convivência para todas as idades. Os Compaz são um celeiro de cidadania, onde se pratica a cultura de paz e não violência, através da oferta de várias atividades e serviços. Procon, CRAS, Mediação de Conflitos, Junta Militar, artesanato, futebol, basquete, vôlei e programação ativa nas bibliotecas de cada um são algumas das opções que os recifenses podem fazer. Tudo de graça e qualidade.

PSB vai concorrer à Prefeitura de Angelim com Caíque da Gente

O engenheiro Caíque da Gente vai disputar a Prefeitura de Angelim pelo PSB nas eleições de outubro deste ano. O acerto foi oficializado nesta sexta-feira (16), no Recife, em reunião com o presidente estadual do partido, deputado Sileno Guedes, com o deputado federal Pedro Campos (PSB) e com o atual prefeito do município, Douglas Duarte (PSB). O ingresso oficial de Caíque na sigla deve ocorrer em breve, em grande ato a ser realizado em Angelim, que fica no Agreste de Pernambuco.

Na reunião de hoje, esteve presente ainda o vereador Severino de Oliveira (PT), que é pré-candidato a vice-prefeito. Mais cedo, nas redes sociais, o grupo também registrou encontro com o senador Humberto Costa (PT), selando uma grande união em torno da continuidade das transformações promovidas pela administração do PSB em Angelim.

André Teixeira Filho vai assumir função na executiva do PSD-PE

Nome de confiança da governadora Raquel Lyra (PSDB), o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho, vai assumir, em breve, a Secretaria-Geral do PSD em Pernambuco. De acordo com uma fonte que pediu reserva, o ministro André de Paula solicitou um nome à tucana para ocupar este espaço e ela optou pelo caruaruense.

O ministro tem tido uma relação cada vez mais próxima com a governadora, a acompanhando em diversas agendas pelo estado, e faz questão de sempre reforçar que todos os passos do PSD serão ditados em comum acordo com a gestora.

Além de fazer parte do núcleo político de Raquel, Teixeira Filho é também primo da gestora e o novo desafio que ele deve assumir no partido é mais um sinal de que, apesar de ainda estar no PSDB, Raquel Lyra está cada vez mais perto do partido de André de Paula e Gilberto Kassab.Informações Blog Cenário

 

Prefeitura de Itapetim concede reajuste no piso salarial dos professores

A prefeitura de Itapetim concedeu o reajuste no piso salarial dos professores da rede municipal de ensino. O projeto encaminhado pelo executivo foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (15), uma conquista aguardada e celebrada pela categoria.

O projeto reajustou a diferença do piso no percentual de 7.95% referente a 2023, que estava faltando, além de proporcionar um complemento de 3.62% referente a 2024. Com isso, o reajuste totaliza significativos 11.57%, representando um importante avanço nas condições salariais dos educadores de Itapetim.

Esse reajuste não apenas reconhece o papel fundamental dos professores, mas também demonstra o compromisso da administração municipal com a valorização da educação e dos profissionais que a tornam possível.

Essa iniciativa é mais um gesto de valorização da educação e dos profissionais que nela atuam. O Governo Municipal reforça o compromisso com o avanço e promoção de uma educação de qualidade para todos.