Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Governadora Raquel Lyra empossa novos secretários estaduais

 
Nesta segunda-feira (19), a governadora Raquel Lyra irá empossar os novos secretários estaduais, às 18h, no Palácio do Campo das Princesas. Tomarão posse Cícero Moraes, no cargo de secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca; Carlos Braga, como secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas; Rodrigo Ribeiro, como titular da pasta de Projetos Estratégicos e Paulo Paes, que assume a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.

Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco presta homenagem a Naná Vasconcelos em Reunião Solene

Por indicação do deputado estadual Kaio Maniçoba, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, em reconhecimento à notável contribuição cultural de Naná Vasconcelos, o lendário percussionista recifense (in memoriam), aprovou por unanimidade o requerimento para a realização de uma reunião solene que vai homenagear o músico.

O evento ocorrerá no dia 20 de fevereiro de 2024, na sede da Assembleia Legislativa às 18 horas, com presenças confirmadas de  Patrícia Vasconcelos, viúva do homenageado e Luz Morena, filha do homenageado.

Justificativa:

Naná Vasconcelos, nascido em Recife, foi um músico brasileiro de renome internacional, eleito oito vezes como o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy. Em 2024, Naná completaria 80 anos de existência. Sua marcante presença nos Carnavais no “Marco Zero” e o encontro harmonioso dos Maracatus continuam vivos em nossa memória. A reunião solene busca homenagear esse ícone da cultura pernambucana, celebrando sua vida e   seu legado.

 

 

 

 

 

Seguem abertas as incrições para os concursos públicos em Garanhuns

Garanhuns oferece 277 vagas efetivas para 21 cargos e formação de cadastro reserva de Nível Superior de escolaridade.

Os cargos são para Auditor Fiscal da Receita com salário de R$ 2.500,00, Contador com provimento de R$ 3.050,00 e Procurador Municipal com salário de R$ 7.000,00. As inscrições estão abertas até o dia 4 de março de 2024 pelo site oficial da banca realizadora do concurso Instituto IGEDUC: Igeduc.org.br
Confira o edital: https://concursos.igeduc.org.br/municipio-de-garanhuns-pe

Também estão abertas as inscrições para preenchimento de 10 vagas efetivas, além de cadastro reserva para o cargo de Guarda Municipal Feminino.
As inscrições vão até o dia 4 de março de 2024.
Salário é de R$ 1.721,35
Confira o edital no site: https://concursos.igeduc.org.br/guarda-municipal-de-garanhuns-pe

Israel declara Lula como ‘persona non grata’ após fala sobre Holocausto

g1 – Um dia após Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmar que vai convocar o embaixador brasileiro para “uma dura conversa de repreensão”, o governo do país declarou nesta segunda-feira (19) que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma “persona non grata”. A decisão aconteceu depois de o presidente do Brasil comparar ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus na Segunda Guerra.

“Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate”, escreveu o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, nas redes sociais.

Mais de 24 mil pessoas já morreram no conflito, que começou no início de outubro de 2023.

O termo “persona non grata” (alguém que não é bem-vindo, em tradução livre) é um instrumento jurídico utilizado nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo. O termo foi descrito no artigo 9 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.

Katz afirmou também que “a comparação do presidente brasileiro Lula entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que exterminaram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto”.

Janela partidária molda próximas eleições

Por Hérica Nunes Brito

No pleito municipal deste ano há muitos cenários políticos assemelhados a verdadeiros jogos de xadrez. O principal é a janela partidária.

Próximo prazo do calendário eleitoral, entre 7 de março e 5 de abril, se traduz numa jogada de mestre que reflete diretamente nas chapas proporcionais em que a vereança de mandato, que pretende renovar, e a que inicialmente disputará devem estar ainda mais atentas, uma vez que a escolha do partido numa chapa competitiva, por vezes em coligação majoritária federativa, será crucial para uma eleição exitosa, além de apresentar-se como decisão estratégica que pode moldar o cenário político local.

Fica, então, o alerta à vereança consultar juridicamente as mais diversas e possíveis jogadas desse xadrez quanto aos cálculos da distribuição de vagas conforme dados dos tribunais eleitorais nas últimas eleições municipais, considerando a importância da suplência, porque como consequências do resultado das eleições municipais virão os acertos quanto aos cargos do executivo que se misturam com os da disputa da eleição das mesas diretoras das câmaras de vereadores.

Cairá no colo dos atentos as jogadas que envolvem os complexos planos desse cenário político municipal tão atípico no próximo pleito, onde o xeque-mate está batendo às portas das decisões na janela partidária.

Advogada eleitoralista

Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal lança projeto que fortalece a produção das mulheres e jovens de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) no Recife

No próximo dia 21 de fevereiro, às 9h, será realizado o lançamento oficial do Projeto Jandaíras: Mulheres e Saberes Tradicionais Transformando a Sociobiodiversidade Nordestina, voltado para a promoção da produção agroecológica e empoderamento de grupos de mulheres pertencentes aos povos e comunidades tradicionais da Região Nordeste e do estado de Minas Gerais. O evento acontece no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE em Recife.

Este lançamento representa um marco significativo na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento das comunidades tradicionais, reconhecendo e valorizando os saberes ancestrais das mulheres nordestinas e dos jovens. Para Edmilton Cerqueira, Secretário Nacional de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA, “a grande diversidade de segmentos de povos e comunidades tradicionais envolvidos no Projeto Jandaíras e o fato de priorizar Mulheres e Juventudes fazem desta iniciativa uma resposta concreta para a inclusão produtiva e o etnodesenvolvimento nos biomas onde as ações serão realizadas. A SETEQ/MDA celebra com o conjunto dos grupos produtivos o início das atividades.”

Na ocasião será assinado um Termo de Execução Descentralizada (TED), com a presença de Prof. Marcelo Carneiro Leão – Reitor da UFRPE, Prof. Fernando Freire – Secretário da FADURPE, Prof Ricardo Cavalcanti – Diretor Instituto IPÊ/UFRPE, Prof. Moisés de Melo – Pró Reitor de Extensão da UFRPE, Edmilton Cerqueira – Secretário da Secretaria de Território e Sistemas Produtivos de Quilombolas e Povos Tradicionais – SETEQ, Patrícia Vasconcelos – Secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia SAF/MDA, Conceição Dantas – Sub secretaria de Mulheres Rurais do MDA, Lilian Rahal- Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN/MDS, Samuel Leite Caetano – Presidente do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, Tainara Nascimento Vidal – Representante da Rede PCT Brasil.

“Para a UFRPE essa é uma grande oportunidade de reafirmar sua vocação em ser uma instituição pública que cumpre seu papel social no apoio às ações de combate às desigualdades e que fortaleça a democracia no Brasil. O Jandaíras é um projeto de extensão que de mãos dadas ao MDA pretende fortalecer grupos de mulheres e as juventudes de PCTs na construção da autonomia e empoderamento, produzindo alimentos, garantindo a segurança alimentar e no enfrentamento ao racismo e à violência de gênero”, disse Laetícia Jalil, coordenadora do Projeto e professora da UFRPE.

A cerimônia contará com mais de 150 convidados de 10 estados brasileiros, entre gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, pesquisadoras(es), professoras(es) universitários, estudantes, agricultoras, quebradeiras de coco babaçu, pescadoras artesanais, marisqueiras, catadoras de mangaba, quilombolas, extrativistas, caatingueiras, fundo de pasto e indígenas.

O Jandaíras é uma iniciativa inovadora que visa gerar renda e inserir mulheres dos Povos e Comunidades Tradicionais em mercados a partir do desenvolvimento ou melhoria de alimentos, bebidas e artesanatos elaborados com produtos da sociobiodiversidade brasileira em agroindústrias comunitárias ou grupos produtivos. Isso permitirá a agregação de valor, aumento da renda, garantia da segurança alimentar e nutricional para as famílias beneficiadas.

Seminário – De 20 a 23 de fevereiro, o projeto promove uma série de atividades que visam promover o intercâmbio de experiências, diálogos construtivos e formação, com foco no fortalecimento das mulheres e juventudes pertencentes aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Nordeste do Brasil. O evento acontece no SINDSPREV – BR-101, Km 57 – s/n – Guabiraba, Recife.

Crônica de Ademar Rafael

RESULTADO ZERO

Em junho de 1972, na cidade de Estocolmo – Suécia, houve a primeira grande reunião para tratar do assunto “Meio Ambiente”, foram mais de um centena de países, cento e treze para ser exato, e quatro centenas de organizações governamentais e não governamentais. Já se foram cinquenta e dois anos e a situação a cada ano fica mais grave.

Para que cada uma leitora e cada um leitor tire suas conclusões, transcrevo a seguir os objetivos da reunião pioneira sobre o tema a) Discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água; b) Debater soluções para reduzir os desastres naturais; c) Reduzir e encontrar soluções para a modificação da paisagem; d) Elaborar as bases do desenvolvimento sustentável; e) Limitar a utilização de pesticidas na agricultura; e f) Reduzir a quantidade de metais pesados lançados na natureza.

As propostas indicadas na alíneas “a” e “b” continuam sendo discutidas e debatidas, no entanto, as ações efetivas citadas nas alíneas “c/f” são tímidas, pálidas e sem resultados palpáveis. Quem mais agride menos apoia. Bilhões foram gastos, muitos cartas de intenções impressas, muita conversa, muito boicote e pouca ação efetiva. Os efeitos estão batendo em nossas portas. Catástrofes surgem em cima da nossa omissão, no próximo ano em Belém-PA mais dinheiro jogado fora

O resultado também beira zero ao medirmos soluções dos princípios da Declaração sobre o Meio Ambiente Humano: “Descarte correto de substâncias tóxicas – Apoio à luta contra a poluição – Prevenção à poluição em mares, utilização legítima do mar – Garantia de ambiente seguro para assegurar a melhoria da qualidade de vida – Assistência financeira e transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento – Melhoria das políticas adequadas dos estados-membros da ONU – Gestão racional dos recursos naturais em benefício de toda a população – Investimento em educação e pesquisa – Eliminação completa das armas de destruição em massa, como bombas nucleares”. Até quando?

Coluna do Finfa

Em que palanque estará o PSDB em Afogados da Ingazeira?

Até o momento o PSDB de Afogados da Ingazeira, cujo Diretório Municipal é presidido pelo Gerente de Articulação Regional da Casa Civil Mário Viana, não se posicionou claramente sobre o rumo que irá tomar nas eleições municipais deste ano.

Apesar do prefeito Sandrinho Palmeira pertencer ao PSB, principal partido de oposição à Governadora Raquel Lyra, não existe nenhuma sinalização atualmente do PSDB local em fazer oposição ao prefeito.

Por outro lado, historicamente em Afogados da Ingazeira nunca houve viabilidade para uma terceira via. Além disso, Mário Viana nunca atuou diretamente na política local, já que o seu domicilio eleitoral até pouco tempo pertencia à cidade de Ingazeira, onde disputou duas eleições como candidato a prefeito e não obteve êxito.

Portanto, a pergunta que fica é: O que está faltando para o PSDB embarcar no grupo de oposição, onde o pré-candidato a prefeito Danilo Simões (PSD) está num partido da base da Governadora Raquel Lyra e se apresenta como um nome bastante competitivo?

Com a palavra Mário Viana…

Você sabia – Que o ônibus do TFD de Carnaíba, que seguia ontem (18), para Recife, quebrou no Distrito de Cruzeiro do Nordeste de Sertânia. O pior que os passageiros mesmo dentro do ônibus, estavam sendo molhados pelo estado crítico do veículo, com muitas goteiras, conforme os vídeos mostram.

Assume – Cícero Moraes, vai assumir na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, antiga secretaria de Agricultura, a ndicação é do Partido Podemos, com o aval do Presidente Marcelo Gouveia, Ricardo Teobaldo e do ex-ministro Armando Monteiro. A posse deverá acontecer hoje às 17 horas.

Disse “Eu e Priscila não somos candidatas a nada, a não ser as melhores governadoras que Pernambuco puder ter. Então, vamos parar de especulação com Priscila candidata. Priscila não é candidata. Ela está sempre junto porque a gente tem uma dupla governando Pernambuco. Ela é parceira da nossa gestão. Ainda ontem saímos meia noite do Palácio trabalhando. E assim a gente tem feito praticamente todo dia”.(Governadora Raquel Lyra)

Reunidos – O deputado estadual José Patriota, esteve participando de uma reunião da Associação Indígena Familiar Kambengá, da etnia Pankará, na Aldeia Gameleira, em Carnaubeira da Penha. “Fiz uma fala sobre experiências com formação, organização, gestão e oportunidades do associativismo. Ao longo da minha trajetória de mais de 40 anos de militância e vida pública, sempre acreditei que essa é a melhor forma de conseguir renda e autonomia. Estive com amigos e amigas, como: Cacique Davizinho, Cacique Dai, Vive-Cacique Lourildo; a presidente da associação, Leidijane; os amigos Fabrícia e Otair; demais lideranças indígenas e de Associações”, disse Patriota.Jornada Pedagógica – A Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria de Educação realizou mais uma jornada pedagógica, com toda equipe da rede da educação municipal, na última sexta-feira (16). O evento contou com duas palestras, uma do professor Fernando Melo, que falou sobre o novo FUNDEB, e outra da professora Patricia Virna Ugiette, que abordou o tema Aprendizagem socioemocional – integrando competências na prática docente.A jornada marca o inicio do ano letivo 2024 que será hoje em todas as 19 escolas da rede, sendo que duas delas, a Romero Dantas e a Escola São José começaram a funcionar com turmas em tempo integral.Vistoriando obras – O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, esteve vistoriando as obras da quadra poliesportiva e o calçamento da igreja na Comunidade de Lagoa do Mizael. “Estamos trabalhando a todo vapor para levar mais qualidade de vida para a comunidade do Sítio Lagoa do Mizael e deoutras comunidades no zona rural, o bem estar da popualção éprimordial na nossa gestão”, pontuou o prefeito Delson.

Vai assumir – O atual diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho, vai assumir, em breve, a Secretaria-Geral do PSD em Pernambuco. Segundo este blogueiro foi informado, o Presidente Estadual do PSD,  ministro André de Paula, solicitou um nome à tucana para ocupar este espaço e ela optou pelo caruaruense.

Frase – “O vereador atuante de Afogados da Ingazeira, Douglas Eletricista, declarou apoio ao nosso mandato! Aproveitamos para conversarmos com a população e alinharmos ações e investimentos que melhorem a qualidade de vida da população dessa cidade que tenho tanto carinho e gratidão”.(Deputado estadual João Paulo Costa)

Perguntar não ofende – O deputado estadual Edson Vieira, abandonou a família Coelho, após virar bolsonarista?

Ex-assessor especial de gabinete de Márcia Conrado, Lindomar Diniz reafirma apoio ao grupo de Duque

O futuro vereador e liderança do distrito de Bernardo Vieira, Lindomar Diniz reforçou que continuará caminhando com o grupo do deputado estadual Luciano Duque, nas eleições deste ano, em Serra Talhada.

“Lindomar é uma liderança atuante e competente, que sempre esteve conosco. Estamos montando um time forte e comprometido para colocar Serra Talhada no caminho do desenvolvimento novamente, e Lindomar vem pra retomar esse sonho de uma cidade melhor para o nosso povo”, disse Luciano Duque.

Lindomar Diniz exercia o cargo de assessor especial de gabinete no atual governo municipal, mas no final do mês passado pediu exoneração alegando falta de atenção e diálogo com a prefeita. “Há muito tempo que vinha me sentindo tratado como opositor. O diálogo com a prefeita era extremamente escasso, de passar meses sem ter nenhuma conversa, ao mesmo tempo que observava um direcionamento de apoiadores da própria gestão tentando minar meu trabalho, principalmente em Bernardo Vieira, meu berço”, disse na nota de desligamento.

A comunicação foi realizada na manhã deste domingo (18), em encontro que reuniu Duque; o pré-candidato a prefeito Ronaldo de Dja; o presidente da Juventude do Podemos, Miguel Duque; o vereador Vandinho da Saúde; e o presidente local do Solidariedade, Dr. Valdir Tenório, e diversos apoiadores.