Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Governadora Raquel Lyra empossa quatro novos secretários estaduais

A governadora Raquel Lyra, ao lado da sua vice, Priscila Krause, assinou, nesta segunda-feira (19), no Palácio do Campo das Princesas, o termo de posse nomeando quatro novos secretários estaduais. Cícero Moraes assume o cargo de secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca; Rodrigo Ribeiro fica à frente da pasta de Projetos Estratégicos; Carlos Braga é o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas; e Paulo Paes assume a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Os últimos dois secretários passam a assumir as pastas que foram criadas a partir da reforma administrativa, sancionada pela chefe do Executivo estadual em janeiro deste ano.
 
“Encerramos o ano passado com uma pequena reforma administrativa e hoje estamos dando posse aos novos secretários. É um movimento para fazer Pernambuco voltar a ser líder do Nordeste e referência para o Brasil. Pernambuco, ao longo do tempo, foi ganhando indicadores sociais e econômicos que não condizem com a nossa representatividade histórica. Agora, nesse novo momento do nosso estado, é importante trazer alianças que possam garantir o cumprimento dos compromissos que firmamos com o povo de Pernambuco ao vencermos as eleições em 2022”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Empossado, Cícero Moraes falou em nome dos colegas. “É um novo tempo no Estado de Pernambuco. A gestão iniciou há cerca de um ano, fazendo muitos ajustes necessários, mas também realizando entregas. Estamos no momento da verdadeira mudança. Compartilhando o sentimento dos demais secretários, é uma honra grande fazer parte dessa nova era”, concluiu. 
Estiveram presentes na solenidade de posse, secretários de estado; o ex-governador João Lyra; o ex-ministro Armando Monteiro; Paulo Neri, Superintendente da Caixa Econômica Federal; Fábio Barros, Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Estado de Pernambuco, representando o Ministro André de Paula; e Ricardo Essinger, presidente da FIEPE. Os deputados estaduais Débora Almeida, France Hacker, Luciano Duque, Gustavo Gouveia, Fabrizio Ferraz, Socorro Pimentel, Romero Sales Filho, Mário Ricardo, Joaquim Lira, Lula Cabral, o líder do Governo, Isaías Regis, os prefeitos Célia Sales (Ipojuca), Marcelo Gouveia (Paudalho), Regina da Saúde (Itaíba), Orlando Jorge (Limoeiro), Gustavo Caribé (Belém de São Francisco), Flávio Gadelha (Abreu e Lima), Pité (Quipapá), Sávio Torres (Tuparetama), Júlio Amorim (São Benedito do Sul), Irlando Parabólicas (Santa Cruz da Baixa Verde), Marcos Patriota (Jupi), Luiz Aroldo (Águas Belas), Professora Elcione (Igarassu), Raimundo Pimentel (Araripina), Carrapicho (Tamandaré) e Graça do Moinho (Lagoa de Itaenga), entre outras lideranças políticas, também participaram da cerimônia. 
 
Confira o currículo dos novos secretários:
 
Carlos Eduardo Braga Farias
Cursou Administração de Empresas pela FAFICA de Caruaru e, atualmente, cursa Ciências Contábeis na UNIP.  Foi secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos na Prefeitura de Caruaru. Assumiu a gestão financeira dos Fundos Municipais de Assistência Social do Idoso, participando da fundação do primeiro Fundo Municipal de política para egressos do sistema prisional do Brasil. Participou da criação do Centro Integrado de Direitos Humanos do Núcleo de Apoio aos Direitos Humanos Luís Gama. Atuou ainda na criação do primeiro Escritório Social para apoio aos egressos do sistema prisional em Pernambuco. 
Em janeiro de 2023, assumiu a Secretaria Executiva de Assistência Social, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, pasta da qual tornou-se secretário interino em novembro do mesmo ano. Também é coordenador da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).
 
Cícero Moraes
Advogado e economista, tem pós-graduação em Gerenciamento de Cidades. Foi funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal e secretário parlamentar. Entre os anos de 2009 e 2012 foi vereador na cidade de Abreu e Lima. Assumiu secretarias municipais em Igarassu, Ipojuca e Abreu e Lima.
 
Paulo Paes
Formado em Administração, é policial penal desde 2002 e já atuou na Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria Executiva da Ressocialização (Seres). Em Canhotinho e em Pesqueira, no Agreste do estado, fez parte da Supervisão de Segurança no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA) e no Presídio Desembargador Augusto Duque, respectivamente. Também foi gestor na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru. Até o momento, ocupava o cargo de secretário executivo de Ressocialização.
 
Rodrigo Ribeiro de Queiroz
Servidor da Caixa Econômica Federal desde 2012, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande-PB, com MBA em Gestão de Pessoas na UNIFACS – Universidade de Salvador e concluinte do MBA em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação & Graduação. Atuou na área de saneamento na Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), onde exerceu função gerencial entre 2007 e 2012, respondendo pela Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em diversos municípios do Estado da Bahia.

Executiva estadual do PP define prioridades para eleições municipais de 2024

Em reunião na sede do PP, a executiva estadual do partido, liderada pelos deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, deliberou que, em relação ao Recife, vai caber à executiva municipal decidir os rumos que o partido vai tomar no pleito de 2024, porém levando como premissa a pauta da saúde, da segurança pública, especialmente o aparelhamento e armamento da guarda municipal, além da questão da viabilidade eleitoral dos candidatos.

A pedido da maioria da executiva, a definição do Progressistas no âmbito estadual será decidida na próxima semana quando haverá a continuação da reunião da bancada.

Estiveram presentes os deputados estaduais Adalto Santos, Antonio Moraes, Romero Sales Filho, Dannilo Godoy, Kaio Maniçoba, Pastor Júnior Tercio, Henrique Queiroz Filho, pastor Cleiton Collins, além dos vereadores do Recife, Missionária Michele Collins, Doduel Varela, Ronaldo Lopes, os prefeitos Paquinha (Macaparana) e Catia Ribeiro (Jataúba).

A reunião contou ainda com a presença do pré-candidato a prefeito de Camaragibe, Luiz Rocha, o pré-candidato a vereador no Recife, Felipe Moraes, o presidente do Iterpe Henrique Queiroz e Humberto Arraes.

Governo de Pernambuco propõe Bilhete Único na RMR

O Governo de Pernambuco vai propor ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) a implantação do Bilhete Único Metropolitano sem aumentar a tarifa para o passageiro das linhas regulares. A proposta será apreciada na reunião da próxima quinta-feira (22).

Com esse benefício, os usuários que utilizam o transporte metropolitano vão poder pagar tarifa única de R$ 4,10. Na utilização das linhas integradas, o passageiro poderá realizar até cinco embarques em duas horas de utilização do sistema.

“Essa proposta beneficia mais de 700 mil pessoas, em toda a Região Metropolitana do Recife, que passariam a ter apenas um anel. É uma medida que visa proporcionar mais facilidade para os usuários que utilizam o transporte público diariamente. As pessoas que moram longe do seu local de trabalho serão as mais beneficiadas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Bilhete Único, proposto pelo Governo do Estado através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e do Grande Recife Consórcio de Transporte, vai beneficiar mais de 90% dos usuários do transporte. A proposta, que significa um aporte adicional anual em favor dos usuários de aproximadamente R$ 60 milhões, traduz o compromisso do Governo do Estado com a mobilidade urbana.

BILHETE ÚNICO – O Bilhete Único já opera em diversas cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Fortaleza. O Conselho Superior de Transporte Metropolitano é o órgão colegiado formado por integrantes do poder público, da sociedade civil, representantes de empresas de transporte e sindicatos que deliberam sobre propostas relativas ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

Alepe retoma curso de capacitação das câmaras municipais do estado

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com o Senado Federal e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), retoma o curso gratuito de capacitação técnica com as câmaras municipais do estado. Em sua sexta edição, o programa que é coordenado pela Escola do Legislativo (Elepe), funcionará no formato de minicursos e oficinas temáticas para o Agreste Setentrional e Agreste Central.

No Agreste Setentrional as atividades acontecerão em Limoeiro nesta terça (20.02) e quarta-feira (21.02), no Fórum da cidade. No primeiro dia a programação acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já no segundo, das 9h às 13h. No Agreste Central a capacitação ocorrerá na cidade de Caruaru, na quinta (22.02) e sexta-feira (23.02). Os encontros terão lugar na Câmara de Vereadores do município, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no primeiro dia. No segundo, as capacitações ocorrerão entre 9h e 13h. As inscrições podem ser feitas por meio do link www.interlegis.leg.br

A iniciativa tem como objetivo fortalecer Legislativos e Executivos municipais por meio das capacitações técnicas, visando sempre maior eficiência na prestação dos serviços públicos. O evento é voltado para vereadores e servidores municipais, porém o público em geral que tenha interesse nos temas da capacitação podem participar gratuitamente. Na formação serão abordadas questões relacionadas com comunicação integrada e fortalecimento das ouvidorias.

Os participantes poderão aprender conteúdos nas áreas de comunicação, psicologia, administração, tecnologia e relações humanas. Dentre esses conteúdos estarão os princípios da comunicação, com ênfase para novas tecnologias: dinâmicas, meios, ferramentas e suportes; Conteúdo que funciona: ideias e estratégias para gerar bons resultados; WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook e Youtube: funcionamento, peculiaridades métricas e conteúdos mais adequados; Mídias sociais: comunicação multidirecional, interação e resposta ao público.

Também fazem parte do curso instruções sobre Planejamento e Estratégia de Comunicação: público, meios, tipos de conteúdo, políticas de uso e gestão de trabalho; Psicologia social: ciência para entender indivíduos em interação social, além da criação e desenvolvimento de ouvidorias. O curso será ministrado pelo coordenador de visitação e relacionamento do Senado Federal, Tadeu Sposito, e pelo ouvidor da Alepe, Douglas Moreno.

Na avaliação do presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto, a retomada das capacitações da Escola do Legislativo fortalece o compromisso da Alepe em colaborar com a gestão pública a partir dos trabalhos nas casas legislativas.

“A parceria da Alepe com o Senado Federal e o ILB comprova que estamos no caminho certo em termos de resultados. Nossa expectativa, como nas outras etapas, é que todas as câmaras municipais e a população do Agreste Setentrional e do Agreste Central possam aproveitar ao máximo a disponibilização de conhecimentos e consigam absorver e disseminar informações e adotar boas práticas no serviço público”, disse Porto.

O primeiro-secretário da Casa, deputado Gustavo Gouveia, considera que é preciso fortalecer, integrar e qualificar os legislativos municipais. Em sua avaliação, a Alepe pode atuar como interlocutora na construção de parcerias com outros órgãos e poderes visando melhorar o atendimento à população. “As câmaras municipais são peças importantes para a construção de uma sociedade melhor e atuar em sintonia com as necessidades dos cidadãos”, disse.

Prefeitura do Recife nomeia 188 gestores para unidades da rede de saúde

O prefeito do Recife, João Campos, nomeia, nesta segunda-feira (19), 188 gestores para a rede municipal de saúde da capital. Os novos profissionais irão para as Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e serviços de média e alta complexidade, a exemplo de policlínicas. O ato será publicado na edição desta terça-feira (20) do Diário Oficial do Município (DOM).

“A Prefeitura do Recife está nomeando 188 gerentes para as nossas unidades de saúde. Fizemos uma seleção apoiada pela Enape, uma grande entidade nacional, com vários critérios técnicos estabelecidos, com todo um passo a passo, até chegar na seleção dos gerentes que vão viabilizar o cuidado das nossas unidades de saúde. Vai ter indicador, vai ter meta, vai ter monitoramento e a gente vai buscar os resultados. E o resultado tem que ser a saúde do Recife funcionando da melhor forma possível e o Recifense sendo bem atendido. Além do plano de investimento em aquisição de equipamento, em reforma, novos profissionais que são mais de 2.500 na nossa rede, a gente tem que investir nos sistemas de gestão e esse é um passo muito importante. Vamos fazer o dever de casa, que é cuidar bem de quem mais precisa”, ressaltou João Campos.

“Com isso, estamos atingindo nosso projeto de ter gestores em todas as unidades da nossa rede. Eles têm função estratégica de integrar, monitorar, coordenar as funções de planejamento e execução, gestão orçamentária e financeira, manutenção, infraestrutura, recursos humanos, diálogo com trabalhadores e comunidade, entre outras, fazendo com que as unidades possam entregar o melhor atendimento à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.  Ela acrescenta que, junto com a expansão da Atenção Básica para todo o Recife, a Prefeitura do Recife também está implantando um modelo de gestão na rede, associado ao cumprimento de metas e avaliação constante de indicadores.

Os novos gestores foram selecionados por meio o projeto Banco de Talentos, lançado pela Sesau em novembro do ano passado. Mais de mil inscritos participaram do processo seletivo, feito em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A seleção avaliou 15 competências dos candidatos, especialmente currículo, perfil de liderança e experiência em gestão de saúde pública, políticas públicas, administração, contabilidade e recursos humanos.

“Fizemos uma seleção criteriosa e temos a certeza de que atraímos profissionais, tanto da iniciativa pública como privada, comprometidos e que trarão grande contribuição para a modernização, inovação e aprimoramento dos nossos serviços”, avalia a secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Sesau, Andreza Barkokebas.

HOSPAM reativa ambulatório de Palivizumabe em Serra Talhada

O Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, reativou, no último mês de janeiro, o ambulatório de Palivizumabe. O objetivo é ampliar a proteção em crianças contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e, principalmente, diminuir os riscos para bebês, evitando hospitalizações e formas graves da doença.

O Palivizumabe é uma imunoglobulina (anticorpo monoclonal) que induz imunização passiva contra o VSR. Apesar de ser injetável, não é considerada uma vacina. A indicação é para crianças nascidas em prematuridade extrema, até o seu primeiro ano de vida ou até dois anos de vida, em criança com doença pulmonar ou cardiopatia, que tenha repercussão com necessidade de medicação.

Com a chegada do outono e do inverno, as infecções respiratórias aumentam na infância. Entre elas, destacam-se as causadas pelo VSR, comum nesta época do ano. Por isso, a Palivizumabe deve ser administrada no período de sazonalidade, entre os meses de fevereiro e julho.

Para a pediatra Maria Luisa Ferreira, ampliar o serviço de aplicação do Palivizumabe é motivo de alegria. “Iniciamos na XI Gerência Regional de Saúde (XI Geres), em 2023. Realizamos o ciclo de aplicação em 4 crianças, e hoje já contamos com 18 crianças cadastradas. Dessa forma, conseguimos garantir proteção adicional para as crianças, buscando evitar quadros críticos de bronquiolite”, explicou.

A pediatra reforça ainda que, apesar do imunizante ser efetivo, é necessário manter os cuidados de evitar que as crianças sejam expostas a ambientes com aglomerações, reforçar a higienização das mãos, usar máscara e se distanciar do contato com outros indivíduos que estejam com sintomas respiratórios.

O diretor geral do Hospam, Leonardo Carvalho, vê o serviço como uma grande contribuição para a assistência à saúde infantil na região. “Muitas crianças que nascem prematuramente, por exemplo, precisavam se deslocar até Recife para poder realizar a administração desta imunoglobulina. É uma rotina cansativa com um bebê. Com esse ambulatório, facilitamos a vida dessas famílias e, principalmente, desses bebês”, pontuou.

Centro de Referência do Idoso é entregue oficialmente ao Governo do Estado

A posse do Centro de Referência do Idoso pertence oficialmente ao Estado de Pernambuco. O Governo recebeu as chaves do imóvel, localizado no bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife, na última sexta-feira (16), após reaver judicialmente o equipamento. Em breve serão iniciados os atendimentos de saúde beneficiando a população do estado.
 
Para a secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, esse será um equipamento que ajudará nos serviços prestados à população. “Uma grande alegria estar recebendo um equipamento de saúde tão importante e que vai ser de enorme expressão para a assistência à saúde da população de todo o Estado. É um equipamento que vai ajudar tanto em reabilitação, ligado ao envelhecimento, e também em cuidado paliativo”, registrou a secretária.
 
No último dia 6, a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) decidiu por unanimidade pela manutenção da tutela antecipada, concedida em 1º grau, para que o Governo do Estado prestasse os serviços de saúde no equipamento. Desde o início da gestão, em 2023, o Governo de Pernambuco instaurou um processo administrativo, através da Secretaria de Saúde do Estado, para revisão e declaração de nulidade da cessão pelo Estado à Prefeitura do Recife do Centro de Referência do Idoso. Esse repasse ao município foi realizado em 2022, durante os últimos dias da gestão estadual anterior.

Álvaro Porto anuncia comissão de deputados para intermediar negociações entre Sinpol e Estado

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, recebeu, nesta segunda-feira (19.02), juntamente com comissão de parlamentares, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros, e dirigentes de outras entidades ligadas à segurança pública para tratar de pleitos da categoria e dar início ao processo de intermediação junto ao Governo do Estado. Nesta terça-feira (20.02), às 10h, uma comissão formada pelos deputados Joel da Harpa, Gleyde Ângelo, Mario Ricardo, Renato Antunes e Eriberto Filho será recebida, no
Palácio do Campos das Princesas, por representantes do Executivo para apresentar e defender a pauta de reivindicações dos policiais.

Entre outros pontos, os profissional pedem melhorias na estrutura dos equipamentos de trabalho e atualização do Plano de Cargos e Carreiras. De acordo com Porto, a expectativa é que a partir do encontro desta terça, o governo defina uma data para receber os dirigentes do Sinpol e, assim, instale uma mesa de negociação com a categoria e apresente suas propostas.

“No que depender da Casa, vamos lutar por isso (pela negociação e o entendimento). Esta não é só uma luta dos policiais, é de todos os pernambucanos. A partir do momento em que se melhora a segurança, melhora a vida de todo mundo, não só dos policiais. Mas é importante ter estrutura física e também (ser considerada) a questão dos salários”, disse Porto.

De acordo com o deputado, é preciso se sentar e negociar sem que se cogite greve, o que, segundo ele, não é interessante para ninguém e só deixa a população em pânico. “Então, é importante ter a sensibilidade do governo”, afirmou. Há cerca de dez dias, às vésperas do Carnaval, a paralisação que vinha sendo anunciada pela Polícia Civil acabou suspensa por conta da interveniência de Porto, que colocou a Alepe à disposição para fazer a intermediação com o Governo do Estado.

De acordo com Áureo Cisneiros, o que a categoria quer é contribuir para que o Juntos pela Segurança dê certo. “Ninguém torce pelo quanto pior, melhor”, disse. Ele lembrou que os próprios policiais estão sendo mortos, indicando que a violência está em níveis insuportáveis em Pernambuco, “Por isso estamos aqui, para reestruturar e fortalecer a Polícia Civil, que é a polícia de investigação do nosso Estado”, enfatizou.

O presidente do Sinpol observou que a reestruturação das delegacias e equipamentos que respaldam a rede de atuação da Polícia Civil, principalmente da Polícia Científica, é algo urgente, principalmente para assegurar condições adequadas de trabalho e o devido atendimento à população. Ele explicou ainda que é imprescindível atualizar o Plano de Cargos e Carreiras e rever do concurso público já lançado pelo Estado. O Sinpol calcula que o atual déficit de pessoal chega a mais de 6 mil policiais e entende ser fundamental que sejam abertas pelo menos 2 mil novas vagas. Atualmente, o edital publicado pelo Estado contempla a contratação de um contigente de apenas 445 profissionais.

Além de Cisneiros, participaram do encontro Nilson Alves de Oliveira, presidente da Associação dos Peritos Papiloscopistas de Pernambuco; Marcelo Almeida, presidente da União dos Escrivães de Polícia do Estado de Pernambuco; Marcos Rodrigues, diretor da Associação Nacional dos Escrivães de Polícia; Enoque José Santos, vice-presidente do Sindicato da Polícia Científica; Diogo Victor, presidente da Associação dos Delegados de Pernambuco, além de outros representantes.

Foto: Lucas Patrício

Sudene vai beneficiar pequenos produtores através de projetos na área de bioeconomia

Lançados pela autarquia em parceira com a Univasf, Rede Impacta Bioeconomia e Frutiech irão estimular pesquisa, inovação e qualificação técnica para estruturar cadeias produtivas na área de saúde e fruticultura

Petrolina (PE) – Pequenos produtores envolvidos nas cadeias produtivas associadas aos biomas presentes na área da Sudene serão os principais beneficiados pelos projetos lançados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste nesta segunda (19) no sertão de Pernambuco. Fruto de parceria da autarquia com a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), a Rede Impacta Bioeconomia e o Fruitech unem desenvolvimento sustentável e inovação para estimular a economia regional com base em práticas que valorizem a sustentabilidade ambiental. As iniciativas foram apresentadas pelas instituições durante evento realizado no Cineteatro da Universidade. Os projetos contam com R$ 811 mil em investimentos da Sudene.

A Rede Impacta Bioeconomia reúne pesquisadores das universidades participantes do projeto para identificar novas utilizações de plantas nativas dos biomas caatinga, mata atlântica e cerrado para a área de saúde. A ideia é mapear as cadeias econômicas existentes nestes territórios e desenvolver, de maneira sustentável, novos produtos a partir de insumos como o umbu, maracujá da caatinga, pitanga, acerola e melão de São Caetano. É esperada, inicialmente, a produção suplementos alimentares e defensivos agrícolas, além de cosméticos e produtos farmacêuticos.

No último estágio de desenvolvimento da iniciativa, serão desenvolvidos medicamentos. O prazo de execução do projeto é de um ano. Também serão identificadas organizações socioprodutivas com maior nível de solidez de atuação no território para aperfeiçoar as atividades praticadas com o objetivo de aumentar a produção e diversificar o beneficiamento das matérias primas utilizadas, gerando novos negócios incorporados ao Complexo Econômico Industrial da Saúde, estratégia do Ministério da Saúde incorporada à Nova Política Industrial lançada recentemente pelo Governo Federal.

“O semiárido é um território estratégico. O bioma caatinga também tem potencialidades para agregar ciência e tecnologia para estruturar melhor os arranjos produtivos locais já existentes. Os projetos de hoje são um incentivo para fazer chegar mais oportunidade para os pequenos produtores e incorporá-los às atividades econômicas deste complexo de saúde. É uma rede com olhar de futuro”, destacou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

Para o reitor da Univasf, Télio Nobre Leite, as iniciativas reforçam o compromisso com a sustentabilidade e com as vocações econômicas locais. Ele destacou a importância do apoio da Sudene para consolidá-las. “Esses dois projetos com a Sudene refletem o espírito de parceria que buscamos criar para o desenvolvimento regional. Esperamos capacitar os produtores da região e desenvolver novos produtos. Por um lado, trabalhamos o agronegócio. Por outro, focamos nos potenciais naturais da nossa caatinga”, comentou.

Professor do Colegiado de Farmácia da Univasf, Jackson Guedes prevê novos avanços para as atividades produtivas que utilizam a caatinga como território de exploração sustentável. “O estudo químico e farmacológico das plantas medicinais da caatinga entra em uma nova fase com esta iniciativa. Esperamos agregar valor às plantas, gerar emprego e renda para o pequeno agricultor. A área da bioeconomia está em evidência e a caatinga tem espécies de plantas que podem ser transformadas em produtos. Temos a perspectiva de lançamento de um protetor solar e, futuramente, um suplemento alimentar que vai ser utilizado para o tratamento de dislipidemias, diabetes, além de um medicamento fitoterápico para o tratamento de insônia e ansiedade”, adiantou o pesquisador, que coordena os trabalhos da Rede Impacta Bioeconomia na universidade.

Além da Univasf, a Rede Impacta Bioeconomia conta com a participação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico Industrial da Saúde (iCeis). Para o início do projeto, a Rede conta com a parceria das cooperativas Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), localizada na Bahia, e a Cooates (Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica e Serviços), de Pernambuco.

Fruitech

O Fruitech tem o objetivo de fomentar a cadeia produtiva da fruticultura através da implementação de um programa chamado “Trilha de Inovação”. A medida consiste na implantação de uma infraestrutura de cooperação, difusão e transferência de tecnologias com base em agricultura inteligente, incluindo desafios de negócios, mentorias e maratonas para desenvolvimento de soluções de TI com base nas demandas do setor.

Para o professor Valdner Ramos, coordenador do Fruitech, a iniciativa é uma resposta à participação ainda tímida do Nordeste no cenário agtech brasileiro. De acordo com dados de 2022 da Embrapa, a região responde apenas com 5,2% das 1.703 empresas de base tecnológica que atuam neste setor. “Esperamos não apenas uma aceleração no desenvolvimento de tecnologias e negócios, mas também a conexão com outros hubs e ecossistemas de inovação do país”, explicou.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém: Um espetáculo fascinante!

Por sua singularidade e grandiosidade, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é fascinante. Atração para o público de todas as idades, o espetáculo emociona com uma dramatização impactante associada a um visual deslumbrante e recheado de efeitos especiais. A mega peça teatral, que conta a história de Jesus, é encenada em uma cidade-teatro com nove palcos-plateia localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife.

Realizada desde 1968, no que é conhecido como o maior teatro a céu aberto do mundo, a apresentação atrai, durante a Semana Santa, cerca de 70 mil pessoas do mundo todo que se emocionam com uma belíssima encenação realizada em magníficos cenários de cores vivas e concepção única criada por artistas pernambucanos.

Imersos nesse ambiente mágico da cidade-teatro, os espectadores são contagiados pela emoção que brota da história mais marcante da humanidade que, na peça, tem início com a cena do Ser- mão da Montanha e termina com a espetacular ascensão de Jesus aos céus.

Ao longo do espetáculo, as dezenas de personagens alternam cerca 2 mil figurinos produzidos pelas mãos delicadas das costureiras da localidade conhecida como Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus, sob o olhar meticuloso da arquiteta e figurinista Marina Pacheco, que coordena o desenvolvimento das peças que é produzido com base em extensa pesquisa sobre os trajes usados nos tempos de Jesus.

Nos palcos, a história é vivida por 50 artistas pernambucanos de grande talento, além de cerca de 400 figurantes e também por atores e atrizes da cena nacional que são convidados para participar do espetáculo todos os anos. Nos últimos 25 anos, cerca de 120 artistas renomados do teatro, cinema e TV do Brasil emprestaram seus talentos para abrilhantar a Paixão de Cristo.

Em 2024, a Paixão de Cristo contará com a participação especial dos artistas convidados
Allan Souza Lima, no papel de Jesus; Mayana Neiva, fazendo Maria e Dalton Vigh, interpretando o governador romano Pôncio Pilatos. A direção artística é de Lúcio Lombardi e do assistente especial de direção Alberto Brigadeiro. Nos bastidores, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros, camareiras, entre outros. A coordenação geral de toda essa equipe é de Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova.

A temporada 2024 da Paixão de Cristo será realizada de 23 à 30 de março. Os ingressos já po- dem ser adquiridos antecipadamente com desconto no site oficial www.novajerusalem.com.br.

NOVA JERUSALÉM

A cidade teatro de Nova Jerusalém, que tem título de patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e do Brasil, é uma verdadeira obra prima inspirada na arquitetura judaica e romana da época de Jesus, que levou 40 anos para ficar pronta.

Inaugurado em 1968, esse monumento foi idealizado e construído por Plínio Pacheco numa área de 100 mil metros quadrados. A magnífica cidade-teatro é cercada por muralhas de pedra granítica de três metros de altura e conta em seu perímetro com 70 torres de sete metros. Em seu interior, nove palcos-plateia reproduzem cenários naturais, arruados, lagos, jardins e palácios, além do Templo de Jerusalém.

Já na sua inauguração, essa obra fascinou os seus contemporâneos graças à riqueza, ecletismo e ou- sadia de seu plano arquitetônico e decorativo. Para realizá-la, Plínio cercou-se dos melhores artesãos e escultores de sua época. Essa obra prima logo se tornou o mais grandioso dos teatros à céu aberto do mundo e, de tão magnífica, conquista, até hoje, o coração de todos os amantes da arte que a co- nhecem e vivem em seus espetáculos inigualáveis emoções.

POUSADA DA PAIXÃO

No interior da Nova Jerusalém, funciona o ano todo a bela e aconchegante Pousada da Paixão. Trata- se de um local diferenciado que tem como pontos de destaque sua programação temática e cultural, além da riqueza gastronômica e sua arquitetura diferenciada que remete a antiga Jerusalém de 2 mil anos atrás.

Além disso, a própria cidade-teatro, na qual a pousada está instalada, é uma atração a parte. Os jardins, os lagos e os pátios da Nova Jerusalém proporcionam um passeio inesquecível pelos cenários majestosos no horário do pôr do sol do agreste. Um verdadeiro charme autêntico e exclusivo.

Mas o que há de mais emocionante e romântico na Pousada da Paixão são os jantares temáticos rea- lizados no cenário da Santa Ceia. Trajando figurinos da Roma antiga em um ambiente realista, os hóspedes experimentam uma viajem no tempo e sentem-se como se fossem habitantes da Jerusalém do passado.

Outra atração que os hóspedes da Pousada a Paixão não devem deixar de visitar é o Espaço Cultural Plínio e Diva Pacheco, que apresenta um rico acervo de fotos históricas, documentos e objetos pessoais dos idealizadores e construtores da Nova Jerusalém. A mostra conta a surpreendente história da saga das famílias Mendonça e Pacheco marcada por muito trabalho árduo, coragem e perseverança, que teve início em 1951 quando as apresentações da Paixão de Cristo começaram a ser encena- das nas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, distrito do município do Brejo da Madre de Deus (PE).

BREJO DA MADRE DE DEUS

O Brejo da Madre Deus, município onde está localizada a Nova Jerusalém, também oferece atrações imperdíveis para o visitante, a começar pelo impressionante Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, que fica a apenas 2 km da cidade-teatro. Nele, esculturas gigantes em monobloco graníticos- de figuras folclóricas da história e da cultura do homem nordestino estão espalhadas por uma área deslumbrante circundada pela exuberante vegetação da caatinga e impactantes formações rochosas.

Também não se deve hesitar em dar uma esticada até a sede no município para conhecer a autenticidade do Brejo da Madre de Deus marcada pelos centenários casarios de azulejos portugueses. Também não se deve perder a oportunidade de um passeio a pé pelas trilhas da Fazenda Encantado- para conhecer a maior reserva da mata atlântica do interior do Estado e experimentar o conforto de um microclima no qual a temperatura máxima não passa dos 22 graus.

 

COMO CHEGAR A NOVA JERUSALÉM

Para quem quer assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, existem várias opções de transporte. A mais comum é contratar um serviço de ônibus de turismo ou vans, que saem de diversas cidades e podem ser encontrados numa simples consulta à internet. Outra alternativa é se juntar a uma caravana organizada por amigos, igrejas, clubes ou associações, que costumam oferecer pacotes especiais. Quem prefere ir de carro próprio também encontra facilidade, pois as estradas que ligam Fazenda Nova ao Recife e a Caruaru são duplicas em sua maior parte, bem conservadas e sinalizadas, garantindo uma viagem tranquila e segura.

Além disso, os turistas de qualquer parte do Brasil, que optarem por pacotes de hospedagem no Recife/PE, em Gravatá, em Caruaru/PE ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas/PE, podem adquirir o passeio, para assistir ao espetáculo, oferecido pela Luck Viagens (81 3366- 6222/ www.luckviagens.com.br), pelas lojas da CVC em todo Brasil e outras agências de viagens.

O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e pa- rada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa comi- da regional. No Recife/PE, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas/PE, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas.

Contatos da Pousada da Paixão-(81) 3732-1574/ (81) 99673-0815/ WhatsApp (81) 99673-0805
/www.pousadadapaixao.com.br).

Mais Informações: Mauro Gomes (Assessor de Imprensa)
– (81) 99288.8284
– maurogomes@mgcomunicacao.net

 

Teatro de Nova Jerusa lém, s/no. Fazenda Nova – Pernambuco – CEP 55.175-000
Fone: (81) 3732.1129 – Fax: (81) 3732.1181 / E-mail: novajerusa lem@novajerusalem.com.br Site: www.nova jerusalem.com.br – CNPJ/MF: 11.472.198/0001-22