Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Em Brasília, João Paulo Costa toma posse como Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Unale

Após apresentar o projeto que criou a Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado João Paulo Costa foi eleito presidente por unanimidade da referida Comissão. Hoje, em Brasília, ao lado de outros presidentes de Comissão da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, o parlamentar pernambucano assumiu a Presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Unale.

“Esse é o papel da UNALE, fazer essa interlocução dos Poderes Legislativos de todos os estados, para que juntos possamos debater ideias e sugestões e apresentar medidas que, de fato, melhorem a qualidade de vida da população. Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho como Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da ALEPE. Agora vamos ampliar o nosso trabalho através do diálogo e da troca de experiências para garantir o direito de todos os consumidores brasileiros”, discursou João Paulo Costa.

A Comissão tem a responsabilidade de propor a realização de eventos relacionados com o direito do consumidor, acompanhar projetos sobre o assunto nas Casas Legislativas, atuar na ampliação da participação dos parlamentares no tema e contribuir para estreitar os vínculos entre os deputados e os especialistas técnicos na defesa do consumidor.

A Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe, através do deputado João Paulo Costa, realizou diversas visitas aos órgãos que defendem o consumidor, como a OAB e o Procon PE, para dialogar e traçar estratégias em conjunto para proteger o consumidor.

Também foram realizadas quatro grandes Audiências Públicas, para debater a “Precariedade nas instalações do Procon”, o “Direito à informação nas relações consumeristas”, “Os Direitos do Consumidor no período da Black Friday” e a “A proteção e os direitos da pessoa com Epidermólise Bolhosa nos estabelecimentos educacionais e de saúde em Pernambuco”.

O parlamentar pernambucano também possui importantes Leis sancionadas sobre a temática em nosso estado, como a Lei nº 16.930, que modifica o prazo de divulgação da lista do material escolar a ser utilizado pelo aluno durante o ano letivo e o cronograma semestral básico de utilização, que agora passou a ser divulgado até o dia 1º de novembro do ano anterior ao início do ano letivo, garantindo mais tempo para os pais se organizarem financeiramente.

Outra Lei de sua autoria, de nº 17.690, prevê multa caso haja situações de constrangimento em decorrência da impossibilidade de realizar o pagamento por falha no sistema.

Além disso, diversos projetos de lei também tramitam na Casa, como o PLO nº 1033, que proíbe a cobrança de taxas sem a contraprestação das concessionárias de serviços públicos. As concessionárias de serviços públicos ficam obrigadas a suspender a cobranças de taxas de esgoto e/ou iluminação pública, quando não houve o fornecimento de saneamento básico ou iluminação pública no logradouro em que esteja instalada a unidade consumidora; e o PLO nº 7, que assegura o direito das pessoas portadoras de limitações das funções do sistema visual receberem demonstrativos, do consumo mensal de água, energia elétrica, telefonia, internet e outros serviços, em Braille ou letras ampliadas.

Nota de Esclarecimento

É com urgência que viemos a público esclarecer e retificar informações veiculadas recentemente sobre o incidente envolvendo o pré-candidato a prefeito de Quipapá, Luizinho do Posto, e a senhora Edijane Maria da Silva.

Contrariamente ao que foi divulgado, desmentimos categoricamente qualquer envolvimento ou responsabilidade do Sr. Luizinho do Posto nas lesões corporais sofridas pela senhora Edijane Maria da Silva. O laudo médico do Instituto de Medicina Legal Antônio Persivo Cunha não faz qualquer menção à participação do Sr. Luizinho do Posto no episódio em questão, nem estabelece qualquer relação entre ele e as lesões apresentadas pela senhora Edijane.

É importante ressaltar que o Sr. Luizinho do Posto nunca esteve em proximidade suficiente capaz de causar tal lesão com a senhora Edijane Maria da Silva, e as alegações feitas sugerindo seu envolvimento são completamente infundadas. As marcas físicas apresentadas pela senhora Edijane não têm qualquer relação com o Sr. Luizinho do Posto, e reiteramos veementemente que ele não praticou qualquer ato de agressão contra ela.

É evidente que se trata de uma trama elaborada, com apresentação de falsos indícios, na tentativa de incriminar o Sr. Luizinho do Posto. Nossa preocupação se estende à integridade e reputação do Sr. Luizinho, que está sendo injustamente acusado e difamado.

Repudiamos veementemente a disseminação de informações falsas e caluniosas que visam denegrir a imagem do Sr. Luizinho do Posto. Estamos tomando as medidas legais cabíveis para esclarecer esse equívoco e responsabilizar aqueles que estão promovendo essa campanha difamatória.

Pedimos à imprensa e à população que ajam com responsabilidade e aguardem a apuração dos fatos, garantindo assim a preservação da verdade e da justiça.

Perícia do IML confirma lesão corporal em mulher agredida por pré-candidato a prefeito de Quipapá

Foto: Edijane, esposa do eletricista, foi agredida

Perícia traumatológica do Instituto de Medicina Legal Antônio Persivo Cunha (Secretaria de Defesa Social) indica que a senhora Edijane Maria da Silva foi alvo de lesões corporais provocadas pelo pré-candidato a prefeito de Quipapá, Luizinho do Posto. Ela é esposa de José André Ribeiro da Silva, eletricista funcionário da prefeitura do município que teve a casa invadida e foi agredido e ameaçado pelo pré-candidato no último domingo (25.02). Na ocasião, Edijane foi atingida ao tentar proteger o esposo.

De acordo com a perícia, “em face lateral direita do pescoço notam-se duas áreas avermelhadas devido à avulsão superficial da pele, com crosta clara aderida, tamanho e disposições variadas, compatíveis com escoriações”. A conclusão da perícia afirma que “as lesões descritas são compatíveis com ação contundente recente”, confirmando que houve “lesão à integridade corporal” da examinada, ocasionada por “instrumento contundente”. A perícia traumatológica é assinada digitalmente pelo médico legista João Victor Tenório Cavalcanti de Aragão.

O episódio foi denunciado nesta segunda (26.02) em pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto. De acordo com o parlamentar, o pré-candidato tem circulado pela cidade acompanhando de policiais de Alagoas, que fazem sua segurança, levando medo à população de Quipapá. O ataque aconteceu após Luizinho do Posto invadir a residência do casal. O pré-candidato também roubou o aparelho celular do eletricista.

O boletim de ocorrência foi feito em Palmares. Porto afirmou esperar que sejam tomadas as medidas cabíveis de modo que acontecimentos do gênero não se repitam. “O pré-candidato não pode ficar impune. Acima de tudo a população de Quipapá não pode viver aterrorizada pela violência do pré-candidato a prefeito”, disse.

O deputado informou ainda que vai acionar a corregedoria da Policia Militar de Alagoas para impedir que policiais do estado vizinho voltem a atuar em Quipapá, contribuindo para aumentar o terror no município, como ocorreu na disputa de 2020.

Foto: divulgação

Prefeitura de Afogados inicia mutirão para recuperação de ruas

Chuvas são sempre bem-vindas, mas trazem consigo alguns transtornos como áreas alagadas e ruas prejudicadas em sua trafegabilidade, sobretudo aquelas que ainda não foram pavimentadas.

Para minimizar esses transtornos, a Prefeitura de Afogados iniciou um mutirão para recuperar as ruas mais atingidas, e assim, assegurar a trafegabilidade e a locomoção dos moradores.

Os serviços começaram nesta terça (27), na parte alta do Bairro São Brás, a partir das ruas Cirene de Lima Alves, Severino Rodrigues, Antônio Medeiros Filho, além das travessas Bom Jesus, Luiz Galdino e Odon José. A previsão é que as máquinas, que iniciaram os serviços hoje, permaneçam nessa área até amanhã.

O mutirão deverá durar de uma a duas semanas e irá contemplar a recuperação de mais de 40 ruas, em todos os bairros de Afogados.

Após o São Brás, a equipe da infraestrutura irá para o bairro Manoel Valadares. Todos os bairros receberão os serviços do mutirão.

Avante reafirma apoio à reeleição de Rodrigo Pinheiro em Caruaru

O partido Avante, liderado por Sebastião Oliveira, reafirmou, em encontro realizado nesta terça-feira (27), seu apoio ao atual prefeito Rodrigo Pinheiro, do PSDB, nas próximas eleições municipais em Caruaru. Esse anúncio solidifica ainda mais o respaldo político ao projeto de reeleição de Pinheiro, demonstrando a consolidação de apoios de diferentes siglas em torno de sua candidatura. O encontro também teve a participação do presidente municipal do partido, Gilvan Calado.

Ao receber o apoio do Avante, o prefeito Rodrigo Pinheiro destaca a importância da união de forças em prol do desenvolvimento de Caruaru, ressaltando o compromisso conjunto com o progresso e o bem-estar da população. Este respaldo político reforça a continuidade das políticas e projetos implementados durante seu mandato, além de sinalizar estabilidade e continuidade administrativa para o município.

“Nós não temos a menor dúvida de que a reeleição de Rodrigo será um grande condutor para grandes processos, grandes transformações. Ano passado eu tive a oportunidade, antes de sair da Câmara dos Deputados, de alocar recursos no valor de mais de 4 milhões para a saúde de Caruaru e, sem dúvida nenhuma, falando com o deputado Waldemar, meu irmão, esse ano nós vamos contribuir de novo com o Caruaru, não só eleitoralmente com o Avante na sua reeleição, mas também contribuindo com emendas que mudem a vida das pessoas para melhor”, detalhou Sebastião Oliveira.

Posicionamento do PSB na pré-campanha eleitoral em Caruaru

Nas eleições deste ano em Caruaru, o PSB vai estar onde sempre esteve: ao lado de um projeto que represente as lutas populares e a defesa de um Brasil democrático, sem falsas neutralidades ou alinhamentos fabricados de última hora. E é na pré-candidatura de Zé Queiroz que o PSB enxerga essa trajetória e as possibilidades de um futuro melhor para os caruaruenses.

O PSB sempre foi maior que as decisões cartoriais da política. Embora a reciprocidade seja uma expectativa natural em qualquer relação, essa nunca foi uma moeda de troca nos momentos em que o partido se definiu por apresentar ou apoiar um projeto eleitoral. O parâmetro sempre foi estar junto das propostas com melhores condições de transformar a vida da população.

“O nosso apoio à candidatura de Zé Queiroz é resultado de uma construção pautada exclusivamente pelo que entendemos que é o melhor para a população de Caruaru. O seu compromisso com o povo, com as causas populares e sua disposição em seguir trabalhando para resgatar e conquistar novos avanços para a sua cidade estão à frente de movimentações sem alinhamento popular”, destaca o prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos.

O PSB vai marchar animado e confiante junto com Queiroz, o grande prefeito que Caruaru já teve por quatro mandatos e que, com sua história e experiência de gestão digna de poucos políticos no Brasil, reúne todas as condições de levar o município a viver um novo momento.

Múcio Angelim assume a presidência do PP de Parnamirim e consolida sua pré-candidatura a prefeito da cidade

O empresário do ramo farmacêutico já foi vice-prefeito de Parnamirim e agora volta para disputar a cadeira de chefe do executivo municipal com o aval do presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte.

Ao assinar sua ficha de filiação ao Progressistas e assumir a presidência municipal do Progressistas, Múcio ressaltou a relevância de Eduardo da Fonte no cenário político nacional e demonstrou muita confiança nessa aliança.

“A gente vê na figura de Eduardo a certeza de que o povo de Parnamirim vai ser lembrado. Foi a confiança em Eduardo e também no PP que nos trouxe até aqui e vai nos levar à vitória.

Camaragibe: Mais um vereador rompe com a gestão e declara apoio a pré-candidatura da oposição

O vereador Heldinho Moura anunciou, nesta segunda-feira (26), o seu rompimento com a prefeita Nadegi Queiroz. O edil também declarou apoio ao ex-prefeito Jorge Alexandre e o presidente da Câmara de Vereadores, Renê Cabral, pré-candidatos a prefeito e a vice, em Camaragibe.

A decisão foi tomada após ouvir todo o seu grupo político.

Com o movimento político de Heldinho, a oposição passa a contar agora com 9 dos 13 vereadores que compõem o legislativo municipal. O grupo ainda conta com vários ex-vereadores e o ex-deputado Beto Accioly.

A rejeição da atual gestão é uma das mais altas do estado.

Ibura será palco da 2ª edição da Corrida dos Morros

O prefeito João Campos lançou oficialmente o evento na manhã desta terça-feira (27) no Compaz Paulo Freire

Com o propósito de unir comunidades e promover a inclusão por meio do esporte, o bairro do Ibura, situado na Zona Sul do Recife, receberá a tão aguardada 2ª edição da Corrida dos Morros, marcada para o dia 20 de abril. O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Esportes (SESP), e a Central Única das Favelas (CUFA) com realização da Agência Prensa. O projeto Corrida dos Morros busca não apenas celebrar a cultura local e o esporte, mas também impulsionar a economia e combater as desigualdades sociais. No Compaz Paulo Freire, no Ibura, na manhã desta terça-feira (27), o prefeito do Recife João Campos anunciou a 2ª edição da Corrida dos Morros.

“A gente sabe como é importante trazer a corrida para a periferia da cidade. Já existem diversos atletas amadores que fazem esse tipo de atividade, mas, normalmente, os circuitos tradicionais passam pelas áreas centrais da cidade. Quando foi feita a primeira edição da corrida na Zona Norte, a gente viu o sucesso que foi e como é importante a gente trazer para a Zona Sul da cidade também. Então, a gente está aqui no Compaz do Ibura para anunciar essa nova edição da Corrida dos Morros que vai ser na Zona Sul da cidade”, declarou João Campos. “A corrida vai começar pela ladeira da COHAB, da UR1. Este vai ser o principal ponto de subida do percurso, que todo mundo vai passar. Serão três modalidades: três quilômetros, quatro e oito quilômetros”, acrescentou ele.

A corrida promete reunir cerca de 2.000 corredores para enfrentarem os desafiadores percursos de 4 km ou 8 km, além dos participantes da caminhada de 2 km. Com concentração prevista para às 6h20 e largada às 7h. O percurso terá início na Praça da Primeira Infância na UR1, percorrendo diversas ruas do bairro, incluindo a famosa ladeira da Cohab e a movimentada Avenida Dois Rios.

Em 2023, a Corrida dos Morros estreou na Zona Norte de Recife, no Morro da Conceição, atraindo milhares de pessoas para as ruas e proporcionando uma manhã repleta de esportes e entretenimento.

“Recife está no hall dos grandes eventos esportivos e a Corrida dos Morros faz parte disso”, destacou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes do Recife. “A última edição, na Zona Norte, já foi um sucesso e agora todo mundo pode ver o Recife sob uma nova perspectiva, podendo também participar desta na Zona Sul, com percurso para todos os ritmos.”

A corrida não será o único destaque do evento. A presença de atrações culturais locais trará uma dimensão vibrante, com apresentações no palco e no percurso. Além do aspecto esportivo e cultural, o evento se destaca por seu impacto social notável, evidenciando um compromisso genuíno com a comunidade e a inclusão.

Em um gesto inclusivo, será oferecida uma largada exclusiva para pessoas com deficiência (PcD) e portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com benefícios especiais de inscrição, em uma iniciativa organizada pelo Instituto do Autismo (IDA).

De acordo com os organizadores do evento, a Corrida dos Morros tem como objetivo integrar não apenas diferentes regiões do Recife, mas também seus bairros, comunidades e indivíduos, fortalecendo os laços dentro da cidade. “Para aqueles que já praticam corrida, esta é a oportunidade de testarem suas habilidades em um terreno desafiador, repleto de curvas, subidas e descidas. Para os iniciantes, este é o momento de se aventurarem em um evento totalmente único, que verdadeiramente incorpora o espírito vibrante de nossa cidade”, convidou João Paulo Gomes, um dos organizadores do evento.

As vendas já estão abertas, com valores a partir de R$112 a inscrição social, com doação de 1 kg de alimento e podem ser feitas através do site oficial do evento em https://corridadosmorros.com.br. Idosos e PCD (pessoas com deficiência) podem realizar a sua compra com o benefício de 50% de desconto da inscrição inteira, garantido por lei.

Foto: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife 

Em parceria com a Codevasf, prefeitura autoriza pavimentação de quase 100 ruas em Garanhuns

Investimento é superior aos R$ 15 milhões, garantidos através de emendas parlamentares do deputado federal Felipe Carreras
O prefeito Sivaldo Albino, recebeu na manhã do último sábado (24), no Palácio Celso Galvão, sede oficial da Prefeitura de Garanhuns, o deputado federal Felipe Carreras, e o gerente técnico regional da Codevasf, Alberto Tabosa com equipe de engenheiros. Na cerimônia foi autorizada a retomada das obras de pavimentação no município, que nesta etapa irá beneficiar quase 100 ruas em diversos bairros da cidade. Diversas autoridades participaram do anúncio dos serviços.

A expectativa é de que os serviços iniciem já nos próximos dias. Áreas como Boa Vista, Cohab II, Cohab III, Jardim Petrópolis, Lot. Ana Izabel, Parque Fênix e Vila do Quartel serão contemplados. A relação completa com os nomes das ruas e bairros, será divulgada na próxima semana nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Garanhuns.

Texto: Allan Gustavo
Fotos: Hilton Marques