Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, filia-se ao Republicanos no dia 10 de março

Pré-candidata à reeleição, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, vai assinar a ficha de filiação ao partido Republicanos no próximo dia 10 março. A chegada à nova legenda será marcada por evento festivo no pátio da antiga fábrica da Mucuri, no centro de Canhotinho, a partir das 16h.

O evento contará com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do presidente estadual do partido e superintendente adjunto da Codevasf, Samuel Andrade, e de lideranças políticas do Agreste e de outras regiões do estado.

Sandra Paes está se desvinculando do PSDB. A escolha do dia 10 não é aleatória. Dez é o número de identificação do Republicanos na Justiça Eleitoral.

Foto: divulgação

Amupe terá novo presidente na terça-feira, 05 de março

O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia vai assumir a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em assembleia de prefeitos e prefeitas na próxima terça-feira, 05 de março, a partir das 09h. Em cerimônia na sede da Associação, com a presença da governadora Raquel Lyra, a presidente Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, passará o bastão para o gestor, que ficará no cargo até março de 2025.

Márcia e Marcelo foram eleitos por unanimidade no último pleito da Amupe, realizado em fevereiro de 2023, reafirmando a unidade política que une os 184 municípios pernambucanos em sua representação associativa. Compõem a diretoria-executiva da Amupe, Paulo Roberto, prefeito de Vitória de Santo Antão e 1º secretário; Mariana Medeiros, prefeita de Cumaru e 2ª secretária; Ana Célia, prefeita de Surubim, 1ª tesoureira; Nadegi Queiroz, prefeita de Camaragibe, 2ª tesoureira; Judite Botafogo, prefeita de Lagoa do Carro, secretária da Mulher e Elcione Ramos, prefeita de Igarassu, suplente da secretaria da Mulher.

Entrevista coletiva

O novo presidente da Amupe estará à disposição da imprensa a partir das 08h45, para responder a questionamentos relativos à atuação na defesa do municipalismo durante a sua gestão.

 

 

Prefeitura de Afogados iniciou nesta terça (28) o pagamento dos servidores municipais

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira deu início nesta terça (28) ao pagamento do funcionalismo público municipal. Com o pagamento, estão sendo injetados 5,4 milhões de Reais na economia local, valor referente ao pagamento de 1.709 servidores, inclusive aposentados e pensionistas.

O pagamento terá continuidade nesta quarta-feira , quando será concluído. Confira o calendário:

*Calendário de Pagamento Fevereiro/2024*

Quarta, 28 de Fevereiro – Secretarias de Administração, Assistência Social, Agricultura, Assuntos Jurídicos, Controle interno, Cultura e esportes, Educação, Finanças, Governo, Infraestrutura, Transportes, Gabinete, Ouvidoria, Assessoria Especial, Coordenadoria da Mulher, Aposentados e Pensionistas com vencimentos de até R$ 3.000,00.

Quinta-Feira, 29 de Fevereiro – Secretaria de Saúde, Aposentados e Pensionistas com vencimentos acima de R$ 3.000,00.

Defesa Civil do Recife divulga telefone temporário para atendimento ao público

No momento, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone (081) 3036.4873 devido a um serviço de manutenção da central

O Centro de Operações do Recife (COP) informa que o call center da Defesa Civil está passando por manutenção. Com isso, o telefone 0800-081-3400, usado pela população para comunicar ocorrências e solicitar vistorias, está indisponível no momento. Até que a situação seja normalizada, a Defesa Civil atenderá pelo telefone (081) 3036.4873. A população também pode usar o Conecta Recife, pelo app ou pelo site (https://conecta.recife.pe.gov.br/), para fazer solicitação de vistorias, colocação de lonas e outros atendimentos.

Diogo Moraes critica fechamento da Fusam e defende a permanência de leitos para partos no Agreste

Deputado se mostrou preocupado com a decisão do Governo do Estado em encerrar o funcionamento do Hospital Jesus Nazareno

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) durante sessão na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na tarde desta terça-feira (27), demonstrou preocupação com a decisão do Governo do Estado em encerrar as atividades do Hospital Jesus Nazareno (Fusam), em Caruaru. A Fusam é uma unidade de referência no atendimento a gestantes no agreste de Pernambuco, ofertando o atendimento a mulheres de toda a região carente em leitos para parto cesárea.

Em aparte ao deputado Abimael Santos, Diogo Moraes disse que o fechamento do Hospital Regional Jesus Nazareno, vai impactar negativamente na assistência à saúde de mulheres grávidas que precisam do equipamento para seus partos.

“É um absurdo se fechar a Fusam. Se fala em no Hospital da Mulher, mas não temos leitos sobrando. Pelo contrário. Faltam leitos. Que se abra o Hospital da Mulher, mas não feche a Fusam. Não se diz que tem tanto dinheiro? Que tem R$ 1 bilhão em caixa. Não podemos nos dar ao luxo de fechar uma maternidade como esta, referência para toda uma região”, afirmou Diogo.

A intenção do Governo de Pernambuco é transferir os atendimentos para o Hospital da Mulher, equipamento que ainda não foi entregue, o que preocupa profissionais e população com a provável superlotação da nova unidade em decorrência do fechamento dos leitos da Fusam.

Foto: Wesley D’Almeida 

Garanhuns terá Festival de Chocolate na Páscoa

Iniciativa é uma parceira do Sebrae, Associação de Turismo e Prefeitura de Garanhuns


Páscoa tem que ter chocolate, e Garanhuns tem o clima e a característica própria para incrementar a economia que gira em torno da páscoa com mais um evento gastronômico. Vem aí o primeiro Festival do Chocolate de Garanhuns, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, com apoio e participação de diversos estabelecimentos que fazem parte da Associação de Turismo do Agreste (ATUA).

Na última sexta-feira (23) um encontro no Sebrae Garanhuns definiu os detalhes do Festival do Chocolate, que acontece de 27 a 31 de março, e já conta com mais de 20 empresas participantes, mas segundo Gerlane Melo, analista do Sebrae, este número vai aumentar. “A ATUA está contactando o trade turístico, principalmente cafeterias, chocolaterias, bares e restaurantes para aumentar a participação. Mas é bom lembrar que qualquer empresa no segmento pode participar, devendo procurar o Sebrae”, afirma a analista. A gerente do Sebrae Garanhuns, Amanda Ferreira, também aprovou a iniciativa, e a instituição está preparando cursos com chocolates e na área de atendimento ao cliente para serem ministrados no início de março. Quanto aos cardápios, vai da criatividade de cada chef, de sobremesas a drinks. Que tal?

O Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Garanhuns, Ronaldo Cesar, participou da reunião que definiu a realização do Festival, representando também o secretário de turismo, Matheus Martins, e o prefeito Sivaldo Albino, que garantiu a realização do evento e a inclusão do evento no calendário turístico do município. Garanhuns se transformou na Terra dos Grandes Festivais, e além deles, festivais como este do Chocolate, na Páscoa, amplia ainda mais o movimento em nosso trade turístico. Participaram também do encontro, a analista do Sebrae Paula Sá, o executivo da Secom, Jancley Gomes, e o fotógrafo Hilton Marques.

Agora todos já sabem, Garanhuns vai ter Festival de Chocolate nas muitas opções de gastronomia da cidade. E não vai parar por aí. Huummmm!

Foto: Hilton Marques

Bilionários precisam pagar mais impostos, diz Haddad em reunião do G20

g1 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (28) que pretende discutir uma taxação global mínima sobre a riqueza durante o G20.

Ele discursou na abertura das reuniões de ministros de Finanças e de presidentes dos bancos centrais do grupo, que acontecem hoje e amanhã em São Paulo. O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, também discursou.

O G20 reúne as principais economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. O Brasil comanda o grupo desde dezembro do ano passado — a presidência brasileira se encerra em novembro deste ano, com a cúpula de chefes de Estado, no Rio de Janeiro. (saiba mais abaixo)

Haddad participou do evento de maneira virtual, após ser diagnosticado com Covid-19, e disse que uma tributação mínima global sobre a riqueza “poderá constituir o terceiro pilar para a cooperação tributária internacional”.

Garanhuns participa de solenidade de conclusão do Projetos Político-Pedagógicos de todas as escolas da Rede Municipal

O município de Garanhuns consolidou um importante passo para o avanço na educação, cumprindo mais uma meta do Plano de Gestão da Secretaria de Educação. Foi realizada nesta terça-feira (27) a solenidade de certificação do Projeto Político-Pedagógico (PPP), um importante documento norteador das escolas. A cerimônia aconteceu na Gerência Regional de Educação e contou com a presença de representantes de todas as unidades de ensino municipais.

Pela primeira vez, 100% das escolas e creches municipais concluíram o Projeto Político-Pedagógico (PPP), uma conquista para as unidades de ensino. O PPP expressa proposta curricular, diretrizes para formação de professores e procedimentos para gestão pedagógica. A estrutura do documento traz também toda contextualização histórica, incluindo as características sociais e culturais.

“É um marco histórico no nosso município. O Projeto Político Pedagógico deve ser um documento diário, de construção coletiva, e que não pode ser esquecido. O documento precisa ser trabalhado com a comunidade, estudantes e também servidores da unidade, sendo um documento base pra gerir as nossas unidades”, explicou Rodolfo Alves, secretário executivo de Educação.

A professora Sonia Lima, da GRE, acompanhou todos os passos para conclusão das etapas necessárias para entrega de todos os documentos. “O objetivo desse encontro é sinalizarmos todo esse processo, reconhecendo a importância do PPP dentro de uma instituição para o sucesso e bom funcionamento dela. Foi um ano de muito trabalho, de muita luta e hoje, com muita alegria, reunimos todos para que todo esse processo é fruto do esforço de casa um que colaborou para que isso acontecesse”, disse Sonia.

O PPP traça as estratégias para que a escola possa alcançar suas metas. No evento, os profissionais também apresentaram detalhes sobre os processos para que o documento fosse construído. O trabalho passou pelas fases de planejamento, análise de dados, definição de prioridades, metas e ações da escola e validação, que também inclui a comunidade escolar.

Faltando menos de 10% para conclusão, entrega da obra da Adutora do Alto Capibaribe é cobrada por Diogo Moraes

Depois de ir diversas vezes à Compesa ao longo de 2023 para cobrar a finalização das obras da Adutora do Alto Capibaribe, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na tarde desta terça-feira (27), para fazer um apelo ao Governo do Estado pela sua conclusão. Diogo destacou que, mesmo faltando somente de 6% a 8% da obra, em quase 15 meses, a atual gestão não consegue finalizar e colocar a adutora em funcionamento.

“A Adutora do Alto Capibaribe está lá para ser entregue, faltando menos de 10% para concluir. Mais de R$ 90 milhões foram investidos e a gente fica observando isso como se fosse uma coisa normal. Não se trata de iniciar uma obra, de licitar, de fazer projeto. Não se trata disso. Mais de 90% da obra foi deixada pronta pela gestão do governador Paulo Câmara, que fez projeto executivo, projeto básico, captou recurso e ainda no meio de uma pandemia. Do ano passado pra cá, fui à Compesa várias vezes e a situação era sempre a mesma. Isso é medo? Medo da gente atribuir a brilhante ideia da Adutora ao governo passado?  A gente está vendo uma obra concreta para matar a sede de mais de 350 mil agrestinos parada. Faço esse apelo. Vamos terminar essa Adutora”, afirmou Diogo Moraes.

O parlamentar ainda utilizou o espaço para destacar a importância do reforço no abastecimento das cidades contempladas com a Adutora do Alto Capibaribe. Com exceção de Toritama, que é a menor cidade territorial de Pernambuco, todos os demais municípios que serão contemplados com a obra estão no TOP 20 de cidades que necessitam de abastecimento de carro pipa em seu dia a dia, segundo dados do IBGE.

Na semana passada, o parlamentar também cobrou ao Governo do Estado a execução de projetos, já prontos desde 2022, para requalificação de estradas do Polo de Confecções, destacando a importância econômica da região. Em seu discurso, Diogo Moraes lembra que Raquel Lyra, assim como ele, é representante do Agreste e precisa de um olhar mais atento para a região.