Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Fredson da Perfil em Brasília: Entregando demandas a deputados federais e dialogando com partidos

Nesta quinta(29/02), Fredson foi até capital federal, Brasília, com objetivos claros e focados. O intuito principal da jornada foi tratar sobre a composição partidária na federação, que atualmente abrange os partidos PV, PT e PC do B. E também conversou com outros líderes de Partido para compor uma frente Forte para as eleições em São José do Egito .

A missão incluiu a entrega de demandas cruciais das associações rurais do Riachão 2 e da Serrinha. Além disso, Fredson se fez porta-voz das solicitações da comunidade do Serrote das Galinhas e Curralinho ressaltando a importância de abordar questões locais diretamente no âmbito federal.

As demandas, foram entregues pessoalmente aos deputados federais Clodoaldo Magalhães, representante do PV, e Renildo Calheiros, do PC do B. Ambos os parlamentares receberam as propostas e prometeram considerar seriamente as necessidades apresentadas por Fredson .

Sobre a viagem, Fredson destacou: “Foi uma agenda produtiva, onde conseguimos não apenas levar as demandas das comunidades que represento, mas também estabelecer um diálogo construtivo com parlamentares comprometidos com São José do Egito. Essa interação direta é fundamental para fortalecer a representação das vozes locais no cenário nacional.”

A viagem de Fredson evidencia não apenas a atenção às necessidades locais, mas também a importância do diálogo político para promover mudanças efetivas e representativas no âmbito federal.

Sudene reúne ministérios e governos estaduais para alinhar planos e projetos para a região

O debate contou com a participação de representantes da Sudene, MIDR, MPO, Consórcio Nordeste e estados da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste

O encontro “Diálogos do Planejamento” aconteceu nesta quinta-feira (29) de forma híbrida (online e presencial), com o objetivo de “refinar o debate entre as instituições e aprimorar os mecanismos de planejamento que estamos conduzindo, contribuindo para a efetividade das políticas públicas”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Os participantes da reunião apresentaram as principais ações que vêm sendo implementadas por cada instituição, para identificar os pontos de convergência. O superintendente ressaltou que “já temos documentos normativos que orientam toda essa política de planejamento até 2027 (PRDNE, PNDR, PPA, entre outros) e agora o desafio é integrar e dar efetividade a essas ações”. A ideia é elaborar um documento em conjunto que possa nortear a implementação de ações integradas.

Danilo Cabral falou sobre o andamento do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), destacando que ele conta com 21 programas, 98 ações estratégicas e 119 projetos estruturadores. Para elaborar a carteira de projetos do Plano, a Sudene ouviu representantes dos governos estaduais da sua área de atuação e ministérios setoriais, por intermédio do Ministério de Planejamento e Orçamento (MPO). Ao longo de 2023, foram realizadas reuniões com representantes da Sudene, Sudam, Sudeco e ministérios (MIDR e MPO) para debater a articulação do PPA com os planos regionais de desenvolvimento.

O processo de elaboração do PRDNE contou com a participação dos estados (que elencaram suas ações prioritárias) e da sociedade (por meio de consulta pública). Ele frisou que o PRDNE dialoga com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e com o Plano Plurianual (PPA). Atualmente, o PRDNE está tramitando no Congresso Nacional e “se faz necessário um esforço político para que ele seja aprovado e transformado efetivamente em lei”, defendeu Danilo Cabral.

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) foi detalhada pela secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Adriana Melo, que ressaltou o foco que a política vem dando “no binômio competitividade e equidade”. A gestora citou quatro objetivos que serão transformados em programas – acesso à renda e cidadania; valorização territorial pela inovação e competitividade regional; construção de uma rede de cidades para integração territorial e desenvolvimento regional; diversidade econômica e alternativas produtivas. Adriana destacou, ainda, as Rotas de Integração Nacional, voltadas ao desenvolvimento de cadeias produtivas estratégicas e da estruturação de redes de arranjos produtivos locais setorial e territorialmente conectados.

Quem representou o Ministério do Planejamento e Orçamento na reunião foi a secretária Nacional de Planejamento, Leany Alves, que falou sobre as agendas prioritárias do PPA 2024-2027, incluindo, combate à fome e redução das desigualdades; neoindustrialização; Novo PAC e combate ao desmatamento. “Durante os quatro anos do PPA, são estimados dispêndios globais da ordem de R$ 13,3 trilhões, incluindo os recursos orçamentários e não orçamentários”, informou Leany. Sobre a questão climática prevista no Plano Plurianual, Danilo Cabral reforçou a importância de ampliar o debate sobre desertificação e sugeriu que sejam reativados os planos estaduais de combate à desertificação. “A Sudene quer ser parceira nessa ação”.

Para alcançar o êxito das políticas elencadas nos planos e políticas, um consenso entre os participantes do encontro, incluindo Consórcio Nordeste, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia e secretários de planejamento dos estados de abrangência da Sudene foi a necessidade de deixar bem definidas as linhas de financiamento para viabilizar os projetos. Segundo Danilo Cabral, os instrumentos de ação da Sudene – especialmente os fundos regionais (FDNE e FNE) já atrelam os seus orçamentos, diretrizes e estratégias ao PRDNE. Em 2023, por exemplo, o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), contou com cerca de R$ 1,5 bilhão para financiar obras de infraestrutura e foi um importante financiador de energia renovável. Já o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) destinou R$ 43,7 bilhões para o setor produtivo da região.

Quanto aos incentivos fiscais, o gestor informou que ano passado eles contemplaram 229 municípios com a aprovação de 653 pleitos aprovados, gerando investimentos de R$ 34,2 bilhões. Em sintonia com a PNDR e com o PRDNE, que apostam no fortalecimento da rede de cidades intermediárias, para desconcentrar e interiorizar o desenvolvimento regional, os incentivos fiscais aprovados pela Sudene contemplaram 37 municípios do G-52 (cidades-polo e regiões intermediárias). “As empresas localizadas nesses municípios, que tiveram pleitos de incentivos aprovados, investiram R$ 14 bilhões em 2023. Ainda sobre os mecanismos de financiamento para o planejamento regional, o superintendente sugeriu que seja organizada e sistematizada uma pauta estratégica, a ser submetida ao Conselho Deliberativo da Sudene.

Governo de Pernambuco vai investir R$ 27 milhões para recuperar a PE-112, no Agreste

Anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra, que cumpriu agenda em São Joaquim do Monte nesta quinta (29)

A governadora Raquel Lyra aproveitou sua passagem pelo município de São Joaquim do Monte, no Agreste Central, nesta quinta (29), para anunciar a restauração da PE-112, no trecho que passa pela cidade de São Joaquim do Monte até o encontro com a PE-109, em Bonito. O Governo de Pernambuco vai investir R$ 27 milhões na rodovia e a obra terá seu aviso de licitação publicado no Diário Oficial desta sexta (1º).

Serão 27,5 quilômetros restaurados com serviços de pavimentação, drenagem e sinalização. “Somada à PE-109, garantimos a essa parte do Agreste o direito de ir e vir, do escoamento da produção, encurtamento de distâncias, o direito da ambulância chegar com rapidez, da polícia poder fazer a proteção de maneira mais adequada. São obras e investimentos que têm recursos já garantidos pelo Governo do Estado”, ressaltou Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause.

O prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins, falou sobre a importância da rodovia. “A restauração da PE-112 significa um novo momento, não só para nossa cidade, mas também para toda a região que começa em Camocim de São Félix, passa por São Joaquim e vai até Bonito. Essa é uma obra muito sonhada e vai melhorar a vida do nosso povo”, registrou.

O governo iniciou, no ano passado, a recuperação da malha viária em todas as regiões do Estado e já assegurou o aporte de R$ 900 milhões para tocar as obras. “Não tenho dúvidas de que a PE-112 terá suas obras iniciadas e concluídas, e esse é o sonho do nosso mandato para alavancar nossa economia, atraindo empresas e gerando novos empregos”, concluiu o deputado estadual Joãozinho Tenório.

Também marcaram presença no anúncio os prefeitos Diogo Lima (Barra de Guabiraba), Dona Graça (Catende), Pité (Quipapá), Josué Mendes (Agrestina), Stênio Fernandes (Lagoa dos Gatos), Marlos Henrique (Maraial), Rubem Lima (Panelas), Ridete Pellegrino (Jaqueira), Maria Izalta (Ibirajuba), Orlando José (Altinho), Dioclecio Filho (Riacho das Almas), Josafá Almeida (São Caetano) e Giorge de Neno (Camocim de São Félix). O secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, o de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, vereadores e lideranças da região estiveram no evento.

Fotos
1: Miva Filho/Secom
2: Américo Nunes/Vice-governadoria

Dueire defende desoneração para municípios


O senador Fernando Dueire (MDB) defendeu no plenário da Casa a manutenção da desoneração da folha de pagamento para as prefeituras. Na avaliação dele, o Governo Federal optou por uma solução parcial quando manteve a iniciativa para 17 setores da economia, mas não fez o mesmo com os municípios. “Caso não seja apresentada nenhuma alternativa por parte do Executivo, o Congresso irá trabalhar um encaminhamento próprio. Não é justo tratar de maneira diferente a desoneração para setores da economia e prefeituras”, afirmou Dueire.

Vale lembrar que a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) já convocou os prefeitos para uma mobilização no dia 6 de março em Brasília. A ideia é pressionar o Governo para apresentar uma proposta desonerando a contribuição previdenciária sobre a folha dos municípios.

Câmara dos Deputados aprova Tarifa Social de Água e Esgoto

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (28), em Plenário, o relatório do deputado Pedro Campos ao projeto de lei n°9543/2018, que cria a Tarifa Social de Água e Esgoto. O projeto, de autoria do senador Eduardo Braga, sofreu alterações e segue para reanálise do Senado e posterior sanção presidencial.

“Essa vitória demonstra o compromisso da Câmara dos Deputados em levar água para 6 milhões de brasileiros e brasileiras que não contam com abastecimento de água adequado e a 49 milhões de pessoas que não têm acesso a saneamento básico”, afirmou o relator.

O texto prevê descontos inversamente proporcionais ao consumo para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo cadastradas no CadÚnico ou em que haja pessoa com deficiência e/ou idoso com 65 anos ou mais. Isso significa que quanto menos se consumir, maior será o desconto para essas famílias cadastradas, incentivando também um uso consciente da água.

“Já existem em estados e municípios tarifas diferenciadas. A nacionalização é importante pra padronizar esses parâmetros e avançar na universalização do acesso a água e esgotamento sanitário”, afirmou.

O desconto na conta de água pode chegar até 50% para famílias de baixa renda. Esse desconto se aplica aos primeiros 15 metros cúbicos de água usados, sendo calculado de duas maneiras: 50% do valor total da tarifa ou 7,5% do valor pago aos beneficiários do Bolsa Família, o que for mais barato. O valor mais vantajoso será usado no pagamento. O volume consumido excedente a 15 metros cúbicos será cobrado sob a tarifa regular.

A Tarifa Social de Água e Esgoto (TSAE) se apresenta como uma medida importante na universalização do acesso à água potável, promovendo o acesso aos serviços essenciais para a manutenção da vida humana. “Esse será um esforço do poder público, das companhias estaduais de saneamento, das concessionárias privadas de saneamento e de todos que contribuíram com esse projeto”, afirmou o relator.

O relatório aprovado prevê que as empresas de saneamento devem incluir automaticamente os beneficiários de acordo com dados a que já têm acesso, sem necessidade de comunicação prévia ao usuário. “O desafio é enorme e o poder público deve avançar com medidas efetivas à altura desse desafio de levar a água para milhões de brasileiros”, afirmou o relator.

Alepe entrega título de cidadão ao diretor global da Jeep, Antônio Filosa

Por indicação do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, a Alepe entregou, em sessão solene, nesta quinta-feira (29.02), o Título de Cidadão Pernambucano ao engenheiro italiano Antonio Filosa. Diretor Global da Jeep, nascido na região de Nápoles, Filosa escreveu uma história de sucesso na América Latina, comandando, inicialmente, a FCA (Fiat Chrysler), e depois, a Stellantis América do Sul, composta pela junção da Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e Abarth.

Em Pernambuco, Filosa escreveu um capítulo vitorioso desta trajetória.
Desde o início da instalação da fábrica da Jeep em Goiana, atuou no planejamento, execução de projetos, atração de fabricantes de componentes e sistemas para o parque de fornecedores.

Comandada por Porto, a cerimônia foi prestigiada pelo prefeito do Recife, João Campos e pelos deputados estaduais Luciano Duque, que fez saudação ao homenageado, João de Nadegi, Diogo Morais, Henrique Queiroz Filho, Sileno Guedes, Antônio Morais, Rodrigo Farias e José Patriota. A governadora Raquel Lyra foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcante.

No seu discurso, o presidente da Alepe lembrou que o trabalho de Filosa resultou, inicialmente, na instalação de 16 empresas no perímetro industrial do polo de Goiana, revelando uma concepção inovadora de integrar fornecedores e fabricante, gerando eficiência logística e industrial para o processo produtivo. “A atração de fornecedores para o entorno do polo, é importante ressaltar, continua a ser um objetivo estratégico da Stellantis. Ou seja, a atuação do executivo em Goiana gerou divisas, emprego, renda e desenvolvimento para o Estado”, disse.

Duque, por sua vez, afirmou que, quando recebe as oportunidades certas Pernambuco faz a diferença. “Não à toa, o parque fabril aqui de Goiana deu tão certo. Somos um estado revolucionário, que lutamos bravamente em busca da nossa liberdade e por justiça ao longo da nossa história. Brincando com a mania de grandeza dos pernambucanos, o deputado acrescentou: “Não me acanho em dizer, Filosa, que de todas as missões que você já recebeu, essa de ser um cidadão pernambucano, talvez, seja a mais difícil. Somos um povo muito orgulhoso, e veja só: sentimos orgulho de ser orgulhoso”.

O prefeito do Recife enfatizou que a reindustrialização do estado, sonho do ex-governador Eduardo Campos (seu pai) e do presidente Lula virou realidade com a fábrica de Goiana e se tornou um divisor de águas na história de Pernambuco. “Se olharmos a pauta de exportação há mais de dez anos, o principal item da nossa balança comercial eram derivados da indústria da cana. Quando se olha hoje a participação da indústria automotiva no pódio, se vê como é impressionante, em menos de uma década, mudar a matriz econômica de um local com decisões políticas acertadas”, disse.

João Campos lembrou ainda da importância do empenho do ex-governador pela instalação, no polo de Goiana, do centro de desenvolvimento de tecnologia. “Ele sabia que a partir do momento em que tivessem 500 engenheiros empregados, desenvolvendo tecnologia aqui, nunca mais perderíamos a fábrica, porque aqui a gente estaria desenvolvendo a capacidade criativa, construtiva e de conhecimento”. Para o prefeito, a retomada da reindustrialização do estado e do Nordeste é fundamental e, segundo ele, Filosa agora vai “jogar no time” de Pernambuco.

Último a falar, o novo cidadão pernambucano lembrou que a fábrica da Jeep foi disputada por muitos o países, alguns até mais competitivos em termos de custo e investimento que o Brasil. No entanto, disse, Pernambuco ganhou porque o presidente Lula e o ex-governador Eduardo Campos estavam à frente do projeto e “porque os pernambucanos e pernambucanas fizeram esta vitória acontecer”.

Filosa destacou ainda a grandiosidade e excelência da unidade de Goiana. “A Stellantis tem 105 fábricas em todo mundo, mas esta fábrica dá exemplo de produtividade, de eficiência operacional, de industrialização, de tecnologia e inovação”, frisou, lembrando que todos os modelos produzidos em Pernambuco são líderes de vendas nas suas categorias.

Filosa agradeceu a honraria e dedicou o título aos 15 mil trabalhadores e trabalhadoras da Jeep, em Goiana. Agradeceu ainda à classe política nordestina e, especialmente de Pernambuco, pela luta contínua pela realização e manutenção do sonho. “Todo mundo está de olho na Jeep, todo mundo quer esta fábrica em outro país, mas a fábrica fica aqui. Porque é aqui que a gente quer estar, é aqui que vamos continuar desenvolvendo esta terra que agora é minha nação”, arrematou.

Foto: Lucas Patrício

PSOL Pernambuco inicia processo de organização partidária e discussão de nomes para as eleições municipais de 2024

Partido quer disputar do litoral ao sertão Pernambuco

O PSOL Pernambuco dará início ao processo de debate político e organização das suas instâncias municipais para a disputa nas eleições municipais de 2024. A expectativa da direção partidária é de apresentar candidaturas majoritárias e proporcionais em mais de 40 municípios em todo estado. Segundo o presidente estadual, Samuel Herculano, o partido deve ampliar sua representação legislativa nos municípios do interior.

“O PSOL é o partido que mais cresceu no Brasil em 2023. E isso vai se reproduzir em algumas cidades do interior do estado e da região metropolitana. A federação PSOL / Rede vem se mostrando viável para diversos setores sociais que dialogam com as nossas bandeiras e estão alinhadas com o presidente Lula. O PSOL é o partido de todas as lutas e isso vai mostrar a nossa força nos diversos municípios pernambucanos. Vamos iniciar na semana que vem uma rodada de conversas e visitas em todas as regiões do estado. Nosso primeiro encontro será em Caruaru. Vai ter candidatura do PSOL do litoral ao sertão.” afirmou Samuel

No âmbito nacional, a direção do partido ainda vai definir sua política de alianças para as eleições de 2024. Mas uma das tarefas fundamentais da legenda será derrotar o bolsonarismo e construir as condições políticas de unidade com as esquerdas e o campo progressista.

“O PSOL vai se organizar nos municípios para disputar a sociedade pela esquerda. Não vamos compactuar com os reacionários, bolsonaristas e do campo da governadora Raquel Lyra. Eles representam o contrário do que defendemos. E nós somos oposição ao Governo Estadual. Onde for possível, o PSOL Pernambuco vai construir a unidade da esquerda. Onde não for possível a unidade, as candidaturas do PSOL terão como foco central o enfrentamento à direita e à extrema-direita.” completa o presidente estadual.

Prefeitura de Itapetim deposita salário de fevereiro do funcionalismo municipal

Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura Municipal de Itapetim efetuou o pagamento dos salários dos servidores municipais referentes ao mês de fevereiro. Os valores foram devidamente depositados e, amanhã, sexta-feira, os funcionários da Educação, Cultura, Assistência Social, Agricultura, Gabinete, Administração e Finanças, Infraestrutura, Esporte, além dos integrantes do Conselho Tutelar, inativos e pensionistas, estarão com os vencimentos disponíveis em suas contas bancárias.

A administração municipal destaca que a folha de pagamento é rigorosamente cumprida em dia, sem qualquer atraso, evidenciando o compromisso da gestão com o funcionalismo. Este pagamento pontual não apenas demonstra respeito aos servidores, mas também contribui significativamente para a economia local, fortalecendo o comércio e garantindo o fluxo financeiro na cidade.

A regularidade nos pagamentos reflete o comprometimento do Governo Municipal com a valorização do funcionalismo público. A Prefeitura de Itapetim reitera seu compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, buscando sempre o bem-estar e o desenvolvimento do município e de sua população.

Pernambuco Sem Fome: governadora Raquel Lyra entrega 100ª Cozinha Comunitária e rede passa a oferecer 440 mil refeições gratuitas por mês em todas as regiões do Estado

O combate à insegurança alimentar e nutricional tem sido uma das prioridades do Governo de Pernambuco, que nesta quinta-feira (28) inaugurou a sua 100ª Cozinha Comunitária, desta vez localizada em São Joaquim do Monte, no Agreste Central. Entregue pela governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, o equipamento leva o nome da merendeira Irene Maria da Silva. Esta é a sexta cozinha entregue pela gestão estadual somente neste ano, elevando para 45 o total de unidades inauguradas na gestão da governadora.
 
“Em nosso Estado, todos os dias estão sendo servidas 20 mil refeições para a população. Estamos trabalhando um mal que, infelizmente, ainda é presente aqui. Muitas pessoas em Pernambuco ainda não têm o direito de comer três refeições por dia, e quando a gente faz um trabalho como esse, chegando aqui no bairro Areal, uma das comunidades mais carentes do município, conseguimos levar esperança para a população. Dessa forma, as pessoas começam a prosperar e pensar em outras coisas que não sejam simplesmente a refeição”, destacou Raquel Lyra.
 
As Cozinhas Comunitárias fazem parte do Programa Bom Prato, um dos três módulos do Pernambuco Sem Fome. O programa prevê um orçamento de R$ 469,5 milhões este ano para o combate à insegurança alimentar, o maior volume de recursos da história para o segmento.
 
“Ainda nesta quinta-feira vamos inaugurar mais uma Cozinha Comunitária, no município de Sertânia. Chegaremos ao sétimo equipamento entregue apenas este ano. Levar segurança alimentar para a população é um dos nossos compromissos com o povo de Pernambuco”, afirmou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas, Carlos Braga.
 
Cofinanciados pelo Governo do Estado e administrados pelas prefeituras municipais, os equipamentos distribuem gratuitamente refeições diárias à população em situação de vulnerabilidade. Além disso, esses espaços também podem ser utilizados para capacitação e qualificação, promovendo a geração de emprego e renda para a comunidade.
 
O prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins, destacou a importância da iniciativa. “A cozinha comunitária vai chegar na população mais necessitada do nosso município. Estamos muito felizes e gratos à governadora e sua vice por terem nos ajudado a abrir esse espaço”, agradeceu o gestor municipal.
 
Presente na solenidade, o deputado estadual Joãozinho Tenório destacou que o equipamento também é resultado do diálogo entre o seu mandato e o Executivo estadual. “Ficamos muito felizes em ver que a governadora tem atendido os nossos pedidos. Erradicar a fome no Estado tem sido uma das grandes preocupações do seu governo”, enfatizou o parlamentar.
 
NOVAS COZINHAS — Na  última sexta-feira (23), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PE) pactuou um orçamento de R$ 37,1 milhões para o cofinaciamento estadual das cozinhas comunitárias em 2024. Desse total, R$ 2 milhões se destinam à instalação de novos equipamentos e R$ 35,1 milhões vão custear a rede já existente. O valor representa um aumento de 107% em relação aos R$ 17,9 milhões pagos em 2023, e um acréscimo de 238% em comparação aos R$ 10,9 milhões repassados em 2022.
 
A CIB pactuou, ainda, que 32 municípios vão ganhar a segunda unidade de suas cozinhas comunitárias, elevando o total de equipamentos previstos para 197.
 
Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração os prefeitos Diogo Lima (Barra de Guabiraba), Dona Graça (Catende), Pité (Quipapá), Josué Mendes (Agrestina), Stênio Fernandes (Lagoa dos Gatos), Marlos Henrique (Maraial), Rubem Lima (Panelas), Ridete Pellegrino (Jaqueira), Maria Izalta (Ibirajuba), Orlando José (Altinho), Dió Filho (Riacho das Almas), Josafá Almeida (São Caetano) e Giorge de Neno (Camocim de São Félix); o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça; além de vereadores e lideranças da região.
 
Foto: Miva Filho/Secom

Ao lado do presidente Lula, Silvio Costa Filho participa de conferência na Guiana para discutir acordos bilaterais

Nesta quinta-feira (29), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acompanhou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a participação na 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), realizada na Guiana. A comitiva contou ainda com os ministros Renan Filho (transportes), Waldez Goes (Integração) e Simone Tebet (Planejamento).

O evento teve como foco a discussão de temas relevantes, como integração regional por meio dos portos e aeroportos, além das hidrovias que podem atender à Rota Ilha das Guianas. O objetivo principal é fortalecer os laços e contribuir para o desenvolvimento conjunto econômico e social na região do Caribe.

“O que propomos a todos é tornar os portos verdadeiras Plataformas de Integração Regional em termos de logística, indústria, comércio, turismo, cultura e tudo o que necessita para o Desenvolvimento Regional da América do Sul”, destacou Silvio Costa Filho, durante a reunião bilateral com a primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley.

O ministro apresentou os grandes portos e aeroportos, assim como as hidrovias que podem atender a região, todos temas de interesse bilateral. Ele ainda destacou que o Governo Federal tem trabalhando fortemente para definir o modelo de concessão hidroviário, algo inédito no Brasil, o que permitirá a exploração sustentável desses ativos estratégicos.

A exemplo dos portos, os aeroportos são componentes da Plataforma de Integração Regional. Linhas internacionais entre os países, serviços customizados, canal verde para as operações de comércio exterior, operadores logísticos autorizados, terminais logísticos, são algumas das propostas apresentadas ao governo da Guiana.

“Colocando lado a lado o que temos em orçamento público e em pipeline com o setor privado, para a Rota 1 – Ilha das Guianas, são quase R$ 6,5 bilhões ou US$ 1,3 bilhão”, destacou Silvio Costa Filho.

Caricom
A Caricom, estabelecida em 1973, com sede em Georgetown, busca promover a integração econômica, o desenvolvimento social, a coordenação da política externa e a cooperação em segurança entre seus membros. É integrada por Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.