Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Suprema Corte decide que Trump pode disputar eleições dos EUA

g1 – A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pode disputar as eleições presidenciais no país, que acontecem em novembro deste ano.

Com a decisão, Trump segue qualificado para ser pré-candidato pelo Partido Republicano – ele é o favorito para concorrer pela sigla. A sentença ocorre na véspera da Superterça, a data na qual 15 estados e um território norte-americano votam de forma simultânea nas prévias eleitorais do país.

A sentença responde a uma decisão específica do estado do Colorado, mas valerá para qualquer outro estado que conteste a presença de Trump na urna –e, consequentemente, para todo o país. Ou seja, não há mais chance de que o ex-presidente fique de fora da corrida eleitoral.

A decisão da Suprema Corte respondeu ao recurso da defesa de Donald Trump a uma decisão da Justiça do estado do Colorado determinando que Trump não poderia concorrer às eleições por ter violado um artigo da Constituição dos EUA.

A Justiça do estado argumentou, na ocasião, que Donald Trump participou de uma insurreição no dia 6 de janeiro de 2021, quando milhares de pessoas invadiram o Capitólio, em Washington.

 

Saúde de Garanhuns disponibiliza relação de medicamentos para consulta da população

A população de Garanhuns pode ter acesso, de forma on-line, à relação de medicamentos disponibilizados pelo município, que tem como base a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). A lista é padronizada em todo o país e compreende os componentes básicos da assistência farmacêutica, que devem ser fornecidos nas farmácias e serviços em geral, de acordo com o Ministério da Saúde.

Por meio do QR Code fixado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e listagem disponível no Portal da Transparência do Município, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem consultar os medicamentos disponíveis em estoque.  A iniciativa da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, está em conformidade com a orientação do Ministério da Saúde, através da Lei nº 14.654/2023.

Em Garanhuns, além dos medicamentos instituídos pela Rename, outros itens complementares também estão disponíveis na Farmácia Central. A digitalização do processo também busca promover o princípio da economicidade, evitando gastos públicos desnecessários com impressão. De acordo com a pasta, a publicação da lista também proporciona mais transparência e garante o uso racional dos medicamentos, evitando a utilização e prescrição inadequada.

Crônica de Ademar Rafael

LUZES NA ESCURIDÃO

Nos últimos anos, sob meu ponto de vista, um autor tem lançado luz sobre a escuridão que impera no mundo, sobre as trevas da mesmice, da superficialidade e da banalidade. Ele é o professor israelense Yuval Noah Harari nos presenteou com “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã” e “21 Lições para o Século 21.” Estes três livros obtiveram sucesso em vários países.

Recentemente foi lançado “Implacáveis: Como nós conquistamos o mundo”, primeiro de uma séria de quatro livros que se dispõem explicar, com o poder narrativo do autor, a ligação entre o passado e o presente.

Uma das sinopses disponíveis sobre o livro se inicia com as seguintes indagações: “Quem somos nós? Como chegamos aqui?”, descreve as habilidade do historiador e encerram com uma sugestão: “Indicado para leitores a partir de 9 anos.” Sobre as duas indagações o autor se encarregará, no tocante a sugestão garanto que se colocássemos na linguagem do cotidiano poderíamos alterar para “Indicado para leitores de 9 a 90 anos”. Isto mesmo, as informações da obra nos encaminham para uma longa e bela viagem sobre a história da humanidade.

O primeiro volume chegou chegando. Nos apresenta informações sobre os habitantes da ilha de Flores na Indonésia, do vale de Neander, na Alemanha e na região da caverna Denisova, na Sibéria e atesta “Já fomos selvagens”.

Na minha busca incessante por informações confiáveis, que nos retire do espaço nublado da dúvida, estou debruçado sobre os “Implacáveis” com o intuito de desvendar o “Superpoder dos Sapiens”, “Como viviam nosso ancestrais” e “O que aconteceu com todos os animais”. Não tenho dúvidas que o tempo investido na leitura será muito mais proveito do que se esse tempo for dedicado para leitura e compartilhamento de baboseiras das redes sociais ou assistir os programas disponíveis nas redes de televisão. Façam suas escolhas, a minha está feita.

No Japão, Isabella de Roldão apresenta ações da Prefeitura para combater mudanças climáticas em evento da ONU

Única representante brasileira no evento em Tóquio, vice-prefeita foi convidada pela Organização das Nações Unidas para a reunião que começou nesta segunda-feira

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, foi convidada pela ONU para representar o Brasil em um evento global, na cidade de Tóquio, no Japão, para revisar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13. Durante o encontro, que acontece na Universidade das Nações Unidas, Isabella irá apresentar algumas ações da Prefeitura do Recife para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, em especial na questão da prevenção dos desastres naturais.

A Reunião Global de Grupo de Especialistas (EGM) em preparação para a revisão do ODS 13 no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) de 2024 começou na madrugada do domingo para a segunda – no horário de Brasília – e é fundamental para reforçar a questão das cidades resilientes, à exemplo do Recife. “A pauta da sustentabilidade me atrai muito e é um assunto extremamente urgente”, afirma Isabella.

“Neste primeiro dia, fizemos uma avaliação do ODS 13, as oportunidades e os desafios que estão sendo apresentados. Temos que entender quais são as oportunidades e os desafios para a aplicação da pauta do ODS 13”, continua a vice-prefeita.

Desde 2013, o Recife firmou um compromisso com a agenda do clima, como, por exemplo, a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife (Lei 18.011/2014). A capital pernambucana também elaborou o Plano Local de Ação Climática do Recife, que reúne ações nos eixos de Mobilidade, Saneamento, Energia e Resiliência.

PREMIAÇÕES CONCEDIDAS PELA ONU

Nos últimos meses, a atual gestão municipal recebeu alguns prêmios concedidos pela Organização das Nações Unidas. O Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, vencido pelo Compaz, foi uma dessas premiações. A Prefeitura também foi agraciada com o prêmio mundial da ONU para habitação sustentável.

Alepe promove audiência pública sobre a precarização do transporte no Grande Recife

Nesta segunda-feira (4), primeiro dia útil após a entrada em vigor do bilhete único nos ônibus do Grande Recife, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai promover uma audiência pública com o tema “Precarização do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife: medidas para reverter esse cenário”. O objetivo será obter respostas do Governo do Estado e das empresas operadoras sobre a renovação da frota e a ampliação do número de ônibus climatizados, ações que são previstas em lei e no regulamento que rege o sistema, mas que podem não ocorrer em 2024.

A audiência foi proposta pelo deputado Sileno Guedes (PSB), membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe, e convocada pelo presidente do colegiado, deputado João Paulo Costa (PCdoB). Foram convidados membros da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, do Grande Recife Consórcio de Transporte, do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e representantes dos usuários, dos estudantes e dos trabalhadores rodoviários e metroviários.

Pré-candidatura de Aninha Araújo em Moreno ganha o apoio do PMN

O PMN se junta ao time da mudança em Moreno, no Grande Recife. O partido anunciou adesão à pré-campanha de Aninha Araújo, nome do PSB para a disputa pela prefeitura do município. Com isso, a pré-candidata, que colocou o time na rua em um grande ato de filiação em dezembro do ano passado, segue cada vez mais fortalecida para as eleições de outubro.

Segundo Aninha, a junção de PSB e PMN em Moreno será mais um passo para devolver o município à sua população, que tem se queixado do abandono da atual gestão em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

“Queremos devolver Moreno aos morenenses. A partir de agora vamos somar e juntos construir uma nova história para o nosso município, baseada em compromissos, ética e honestidade. Vamos juntos construir essa mudança”, afirmou.

O apoio à pré-candidata do PSB foi selado em encontro com o presidente municipal do PMN, Roberto Moreno, e com os dirigentes Edvan Francisco e Fabiano Santos.

Márcia Conrado anuncia apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Serra Talhada

Evento será em 9 de março às 16 horas.  Aliados comemoraram anúncio e falam em dia histórico.  Já a oposição,  criticou e questionou inversão de prioridades 

Como tem sido pra tudo em Serra Talhada, todo anúncio da prefeita Márcia Conrado é usado para críticas da oposição e elogios por aliados.

Ela usou suas redes para dizer que, pela primeira vez em Serra Talhada, por articulação do Deputado Federal Fernando Monteiro, haverá no Dia Internacional da Mulher uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

“No mês em que a gente comemorara o Dia Internacional das Mulheres a gente traz a nosso pedido e com articulação do nosso Deputado Federal Fernando Monteiro de forma inédita a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Nacional.  Tenho certeza que vai ficar marcado na nossa mente e no nosso coração.  Conto com a presença de todos vocês”.

Será uma da sequência de agendas no estado. Dia 8, eles se apresentarão em Afrânio. Dia 9, em Serra Talhada. Dia 10, em Recife. E dia 16, em Caruaru, sempre às 16 horas.

As demonstrações contam com sete aeronaves, cada uma numerada e com uma função específica.

Nas redes, aliados da prefeita comemoraram e estão compartilhando a novidade, já que será a primeira vez da Esquadrilha da Fumaça na Capital do Xaxado. Na postagem da gestora, aliados enobrecem a ação.

Já a oposição critica. O vereador Vandinho da Saúde compartilhou imagens da crise hídrica no Distrito de Bernardo Vieira e um vídeo onde uma pessoa diz que a apresentação deveria ser em solo no Ipsep, bairro onde há problemas de calçamento e infraestrutura.

“Aí você vê um vídeo desses, o cidadão carregando água na lata, num galão. Então, em vez do Deputado vir trazer essa apresentação, deveria trazer água, desenvolvimento, por exemplo para o Distrito de Bernardo Vieira. Serra precisa de desenvolvimento econômico, social, geração de emprego. Acho que o Deputado Fernando Monteiro não tem o que fazer não. Em vez de mandar recursos para o desenvolvimento de nossa cidade…”

Informações Blog do Nill Júnior

Coluna do Finfa

Recebido – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, foi recebido pelo prefeito do Recife, João Campos e o deputado federal, Pedro Campos. Com o deputado Pedro Campos a pauta foi, investimentos para seu município e com João Campos, uma bate papo sobre as eleições municipais e a situação do PSB no Alto Pajeú. Socialista histórico, Luciano faz uma administração muito bem avaliada, será candidato a reeleição em outubro próximo, para tentar seu quarto mandato à frente da cidade Mãe do Pajeú.Foto: Finfa

Mandou procurar candidato – Uma fonte egipciense, em contato com este blogueiro, afirmou categoricamente, que em reunião na última quinta-feira (28), com o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, Ecleriston Ramos e o secretário Municipal de Saúde, Paulo Jucá, o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares (foto), foi direto; “Evandro procure um candidato, que eu estou fora do páreo”, disse Augusto. Segundo a fonte, neste caso Augusto também não será candidato a reeleição em Ouro Velho, porque o candidato será Dr. Júnior ou sua esposa Natália,concluiu a fonte.
Ações – A Secretaria da Mulher de Garanhuns prepara uma série de ações em alusão ao “Mês da Mulher”, vivenciado ao longo do mês de março e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 08. Palestras, rodas de conversa e diversas ações educativas serão realizadas até o fim do mês, com foco na conscientização e prevenção à violência.Nesta segunda-feira (04), a equipe da SecMulher fará uma participação, a convite do 9º BPM, na Escola de Referência em Ensino Médio Francisco Madeiros – Ceru. Na quinta-feira (07), haverá uma ação no Hospital Infantil Palmira Sales em prol das mulheres que se encontram em atendimento. Serviços como manicure, ventosa, massagem relaxante, cabeleireiro, além de aconselhamento jurídico, entre outros, serão ofertados.

Iniciou – A Prefeitura Municipal de Itapetim, deu início à instalações de 49 módulos sanitários rurais nas comunidades de Cacimba de Roça, Tapera, Cacimba Salgada, Sertãozinho, Mãe D’Água, Batinga, Santa Rita, Clarinha, Mocambo, Russa Mansa, Goiabeira, Bom Sucesso e Canta Galo, através das Secretarias de Agricultura, Saúde e Assistência Social.“Esses equipamentos de última geração foram desenvolvidos na Alemanha e nosso município é um dos cinco de Pernambuco que conseguiu adquiri-los. Quero expressar minha gratidão ao nosso deputado federal Felipe Carreras, que destinou uma emenda parlamentar para viabilizar essa ação”, disse o prefeito Adelmo Moura.

Entrega – Nesta segunda-feira (4), às 11:30 horas, a Prefeitura do Recife entrega à população a Creche Escola Municipal da Imbiribeira, fortalecendo a educação infantil na Rede Municipal de Ensino. Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, a nova creche beneficiará aproximadamente 80 crianças dos grupos escolares I e IV, ampliando a oferta de vagas na região. O evento vai contar com a presença do prefeito João Campos e do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, além de representantes da comunidade.

Frase“Desde que me entendo de gente, nunca vi tanta água em tão pouco tempo”. (Prefeito de Custódia Emmanuel Fernandes (Manuca), em sua rede social após os seis dias de chuva,  que foram quase 400 milímetros) 

Candidato a vereador – Uma fonte governista do estado, em contato com este blogueiro, confirmou que o Coordenador da Casa Civil no Alto Pajeú, Mário Viana, será candidato a vereador pelo PSDB em Afogados da Ingazeira nas eleições de outubro próximo. “Sua esposa não será candidata na Ingazeira e Mário vai sair candidato a vereador em Afogados”, disse a fonte.

Disse“Vir com sorriso no rosto dizer que vai fazer o parcelamento complementar de nível hierárquico desses profissionais até 2026, ano de nova campanha eleitoral? Esse tema foi promessa de campanha de Raquel Lyra em 2022 com o compromisso de executar assim que assumisse o Governo em 2023. Mais de um ano e 2 meses depois vem com essa de cumprir até 2026. Que falta de respeito com a família Bombeiro e Militar!”. (Deputado estadual Coronel Alberto Feitosa)

Lançou – O ex-vereador Duila do Alazão lançou sua pré-candidatura a prefeito de Terra Nova, tendo Pedro Callou como seu vice. Ele vai enfrentarem outubro o Dr. Dinha Mororó, candidato da atual prefeita Aline Freire.

Perguntar não ofende – Por que o petista deputado estadual João Paulo Lima, vive se oferencendo para ser candidato a prefeito do Recife e ninguém do PT dá a mínima?

 

 

Zaqueu Lins assume secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, assinou portaria nomeando o ex-vereador, por cinco mandatos, Zaqueu Naum Lins, como novo Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, em solenidade bastante prestigiada, que lotou o gabinete do Palácio Celso Galvão. Zaqueu Lins foi também candidato a prefeito em 2020, quando obteve expressiva votação superior a 16 mil votos.

Dentre as pessoas presentes, vários representantes de segmentos econômicos do município, a exemplo do presidente da CDL, Luiz Carlos Andrade. Coube ao secretário de Gestão e Articulação Política, Silvino Duarte, dar as boas vindas ao novo integrante do Governo, em nome dos demais secretários. Silvino também disputou a eleição de 2020, quando superou a marca dos 20 mil votos, e foi esta reflexão que trouxe no momento, quando falou da importância da união, apoiando e trabalhando junto com Sivaldo Albino pelo desenvolvimento de Garanhuns.

Cayo Albino, secretário parlamentar do deputado federal Felipe Carreras, mostrou o quanto Garanhuns tem sido impactada com os investimentos do município e das emendas de Carreras, que tem proporcionado obras em todos os bairros. O Secretário Alexandre Marinho, que acumulava a pasta de Desenvolvimento Econômico com as de Orçamento e Planejamento falou também desta continuidade, e da alegria de somar com Zaqueu Lins agora no comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Zaqueu conhece Garanhuns como poucos, em cada bairro, e junto com o prefeito Sivaldo Albino, vai trabalhar para atender as demandas da população”, afirmou Marinho.

Zaqueu Lins agradeceu a acolhida do grupo de secretários, a presença dos seus amigos e convidados, e se mostrou disposto a fazer mais. “Agora com mais condições de atender as pessoas. Vamos dialogar com os empresários, mas certamente estaremos lá, na rua, nos bairros, a exemplo das fábricas de cocada do Parque Fênix, dos micro e pequenos comerciantes. Chegamos com a disposição de trabalhar e de somar ao Governo Sivaldo Albino”, revelou o novo secretário, que não escondeu seu entusiasmo com a nova missão. “Com a mesma fé de sempre, mas com o espírito renovado para trabalhar por Garanhuns”.

O prefeito Sivaldo Albino encerrou a solenidade fazendo uma breve apresentação das tantas ações e obras de seu governo, mas revelando uma inquietação. “Estão buscando nos impedir de mostrar as obras do nosso governo, mas para cada absurdo contra nossa divulgação, a gente faz mais, mais obras, mais ações que mudam pra melhor a vida das pessoas. Agora em março tem mais, em abril tem também, é assim, neste ritmo que a gestão não para. Pode se preparar, Zaqueu, que aqui é pé embaixo, manhã, tarde e noite, e muitas vezes na madrugada, trabalhando, os secretários sabem disso, que onde tem Garanhuns tem governo presente, onde tem gente precisando da gente, tem governo presente, com políticas públicas e obras, muitas obras, vamos em frente que a gestão ganha muito com sua chegada e vamos juntos fazer muito mais.” – Finalizou Sivaldo Albino.