Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia
A governadora Raquel Lyra participa, nesta quinta-feira (7), às 10 horas ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de divulgação dos resultados do Novo PAC Seleções para Saúde, Educação e Infraestrutura Social, o evento será no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Avaliou – A ex-presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, em entrevista a este blogueiro, fez uma avaliação de um 01 ano à frente da Associação Municipalista de Pernambuco
Relatou – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres,em entrevista a este blogueiro, fez um relato sobre a programação artística da tradicional Festa de Março da cidade Mãe do Pajeú, que vai se realizar entre os dias 16 e 18 de março, celebrando o padroeiro do município, São José, e ocorre de forma paralela com as celebrações religiosas da Igreja Católica.
Bateu em Marília – O vereador Toinho da Ponte criticou de maneira enfática a ex-deputada Marília Arraes na sessão ordinária da última terça-feira (05) na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira: “Eu e Raimundo Lima fomos os únicos vereadores que apoiaram ela na eleição para governo. Ela retribuiu o gesto de gratidão agora, vindo a nossa região entregar a direção do partido a outras pessoas. Sem que a gente tivesse nem conhecimento. Obrigado Marília”, finalizou o parlamentar.
Bateu também em Marília – Raimundo Lima, outro vereador que também apoiou a ex-deputada foi mais duro nas críticas: “Nunca esperei gratidão dela, votei por que meu partido PSB me pediu e sou uma pessoa de partido. Não sei quem é mais ruim das duas, Raquel ou Marília”, finalizou Raimundo.
Voto de repúdio – O voto de repúdio foi proposto inicialmente pelo vereador Vicentinho, foi acompanhado posteriormente por todos os vereadores, que se uniram para cobrar da Neonergia maior celeridade no atendimento à população da zona rural, que vem sofrendo com quedas constantes de energia neste período de chuvas. Os parlamentares repudiaram a demora da equipe de prontidão da empresa para restabelecer a eletricidade nas comunidades rurais do município, causando inúmeros prejuízos para os moradores.
Você sabia – Que o prefeito de Flores, Marconi Santana, acompanhado do ex-vereador Onofre Souza, esteve na Alepe, com os deputados estaduais Joaquim Lira e Fabrízio Ferraz, e recebeu uma boa notícia para todos os florenses: que o município foi agraciado com uma ambulância, fruto de emenda parlamentar do deputado Fabrizio. “Adianto que este novo veículo será destinado aos moradores do distrito de Sítio dos Nunes”, disse Marconi..
Pedido vista – Ontem (05) no Debate das Dez da Rádio Pajeú, ancorado pelo radialista Nill Júnior, uma das pautas foi a famigerada municipalização do trânsito em Afogados da Ingazeira, que roda há anos e nunca saiu do papel. Você sabia, que segundo um vereador governista, a Lei que regerá a municipalização do trânsito de Afogados da Ingazeira, ainda não foi encaminhada à Câmara Municipal, pois depende da aprovação do Plano Diretor, que foi pedido vistas por parte dos vereadores.
Eleito – O deputado federal Lucas Ramos (PSB-PE) foi eleito, por unanimidade, presidente da Comissão de Trabalho, nesta quarta-feira (6). Seu trabalho será baseado no diálogo e na construção de consensos em propostas importantes que devem ser votadas este ano, incluindo o projeto que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativo.“Essa é a Casa da construção de ideias. E, com o bom debate, vamos encontrar o melhor para os trabalhadores brasileiros”, reforçou Lucas.
Vai trocar de partido – A vereadora do Recife, Aline Mariano, estará em breve anunciando qual partido vai se filiar, com a abertura da janela partidária. Em contato com este blogueiro, Aline afirmou que vai sair do Partido Progressista – PP, em virtude do mesmo não fazer parte da base do prefeito do Recife, João Campos.
Perguntar não ofende – A prefeita de Tabira, Nicinha Melo, vai desistir da reeleição de outubro?
O vereador Juniano Ângelo (PSB), mas que nesta quinta-feira (07), estará se desfiando do partido, usando o seu papel de fiscalizador, fez uma visita a uma escola do município de Carnaíba, para averiguar in-loco se existiam focos do mosquito da dengue. E para surpresa do vereador, o que ele encontrou na referida escola que foi inaugurada a quase três meses, é que ela está funcionando com uma ligação clandestina de energia elétrica, mais conhecida como “gato”, segundo relatos do mesmo ao Blog PE Notícias.De acordo com o parlamentar, a Escola Maria da Paz está funcionando com a energia da creche Marluce Bezerra Patriota, onde foram acionados uma ligação com cabos de energia, puxados da creche para a escola, segundo mostra as imagens feita pelo vereador (em posse do blog), o que pode ocasionar num eminente perigo de um choque elétrico por parte dos alunos ou até mesmo de professores.
O vereador Juniano Ângelo disse já ter denunciado a ligação irregular na Neoenergia Pernambuco, e nesta quinta-feira (07), irá procurar o Ministério Público para também formalizar outra denúncia, reivindicando que providências sejam tomadas e os responsáveis pelo possível “gato” sejam punidos. “Uma vez que se trata de uma escola pública, que atende alunos, funcionários e professores, e estes estão passíveis, através de um choque elétrico, terem suas vidas ceifadas, e quem será o responsável por essa indecência?”, ressaltou o parlamentar.
Hoje, comemoramos os 207 anos da Revolução Pernambucana, um evento que ecoa a força e a coragem do povo pernambucano ao longo da história. A Data Magna de Pernambuco marca um momento crucial em que, há mais de dois séculos, a Revolução de 1817 proclamou a independência do estado, erguendo-o como uma nação soberana por 75 dias. Este movimento, precursor da independência do Brasil, deixou um legado duradouro que continua a inspirar os pernambucanos até os dias atuais.A resistência pernambucana é um reflexo do espírito resiliente que permeia a história do estado. Nossa luta diária é um testemunho vivo desse compromisso com a liberdade e a justiça. Em um momento em que enfrentamos desafios, é essencial lembrar o legado daqueles que vieram antes de nós e que lutaram incansavelmente pela emancipação.
Domingos José Martins, Antônio Carlos de Andrade e Silva, e o Frei Caneca são figuras históricas que lideraram a Revolução Pernambucana, buscando libertar o Brasil da opressão da Corte Portuguesa. Embora tenham enfrentado adversidades, seu movimento contribuiu significativamente para a independência do Brasil, ocorrida cinco anos depois.
Hoje, ao celebrarmos a Data Magna, é importante reconhecermos não apenas as conquistas do passado, mas também os desafios do presente. Devemos nos unir em prol de um estado que promova o bem-estar de todos os seus cidadãos, garantindo que ninguém seja deixado para trás. A instituição da Data Magna como feriado nos convida a refletir sobre o futuro de Pernambuco e a trabalhar juntos para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Portanto, nesta data especial, parabenizo todos os pernambucanos que mantêm viva a memória dos feitos de seu povo. Que possamos nos inspirar na coragem e na determinação de nossos antepassados para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro melhor para as gerações vindouras. Juntos, podemos transformar esperança em realidade e promover mudanças positivas em nosso estado.
Um edital no valor de R$ 100 milhões vai apoiar projetos que estimulem o ingresso, a formação e a permanência de meninas e mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e na Computação. A iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Mulheres e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi anunciada pela ministra Luciana Santos, nesta quarta-feira (6), durante evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
A chamada pública Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação já está aberta e tem como público-alvo estudantes do sexo feminino matriculadas no oitavo e no nono ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas públicas e em cursos de graduação nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e na Computação. As propostas poderão ser apresentadas até 29 de abril deste ano.
“Vai ter mais mulheres na ciência sim. O nosso compromisso e vontade política é que as mulheres sejam de fato protagonistas da sua história”, afirmou a ministra Luciana Santos. Segundo ela, o edital é mais uma política do MCTI de enfrentamento à superação da desigualdade de gênero, a exemplo dos programas Futuras Cientistas e Mulheres Inovadoras. “Não podemos nos conformar que 60% das carreiras de iniciação científica são das mulheres, mas no topo da carreira só 35% alcançam as bolsas de produtividade”, lembrou.
Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, um dos desafios do país é fazer com que as mulheres ocupem espaço em setores como a ciência. “Esse edital é a garantia de que nós, de fato, vamos estar em um lugar que nunca nos permitiram, nem na matemática, nem na física, nem na Lua. O nosso lugar é na política, mas também na ciência e nos espaços de poder”, reforçou.
Já o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, destacou a importância da oportunidade para as mulheres. “Não deixem que incutam nunca em vocês, meninas e jovens, o medo do conhecimento. O Brasil precisa da contribuição de vocês para o nosso progresso”, afirmou.
Equidade
Os projetos apoiados pela chamada pública deverão ser executados por meio de redes formadas por, pelo menos, três pesquisadores, preferencialmente mulheres, vinculados a diferentes tipos de instituições. Cada projeto poderá solicitar, no máximo, R$ 1 milhão. As linhas incluem projetos em rede nacional, em rede regional e individual.
Os recursos vão atender projetos de todas as unidades da federação. Para reduzir as desigualdades regionais, a chamada prevê a destinação da parcela mínima de 30% (trinta por cento) dos recursos para projetos cuja instituição de execução esteja sediada nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
O edital também prevê, como política de equidade de gênero e étnico-racial, que pelo menos 40% das bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) deverão ser destinadas a meninas negras e/ou indígenas. Os projetos selecionados receberão recursos para custeio, além de bolsas para estudantes do ensino médio, de graduação e para professores participantes por um período de 36 meses.
Protagonismo Feminino
A cerimônia de lançamento do edital contou com a participação da secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Márcia Barbosa, da pesquisadora Jaqueline Goes; da dupla Big Bang!, Beatriz e Isabella; de Larissa Paiva, a Laritrix, além de uma aluna do programa Futuras Cientistas, Luiza Aymée.
O lançamento do edital fez parte do evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher – Protagonismo Feminino, promovido pelo MCTI entre os dias 6 e 8 de março. A programação inclui uma série de palestras, rodas de conversa, shows e atividades de lazer em celebração à data.

Após passar por toda requalificação necessária na questão de funcionamento e atividades a serem oferecidas no espaço, a Casa da Mulher Artesã, localizada no Alto do Moura foi reestruturada e aberta ao público nesta terça-feira (5).
Dentro do calendário de atividades em alusão ao mês de março, mês dedicado às mulheres, agora, a Casa da Mulher passa a ser mais um centro cultural da cidade, que receberá ações de cunho cultural e artístico, como mostras culturais, exposições, cursos e oficinas.
O evento de reestruturação contou com diversos artistas do barro, secretários municipais e população local, na qual assistiu a várias apresentações culturais. “Hoje, demos mais um passo na valorização de nossa cultura, com um novo espaço, totalmente requalificado, o que valoriza ainda mais nossa terra e nossos artistas”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura, Herlon Cavalcanti.
A Casa da Mulher Artesã funcionará todos os dias da semana, das 8h às 17h e aberta ao público. As oficinas terão parceria com a Secretaria de Educação, na qual os alunos da rede municipal participarão das atividades extra curriculares.
Para Luana Marabuco, celebrar a reestruturação desse novo espaço dentro do mês da mulher é mais uma conquista para Caruaru. “Com mais um local de valorização da nossa cultura e da nossa arte só quem ganha somos nós. Além de aberto ao público para cumprir uma série de atividades que serão divulgadas, o espaço também será mais um centro de visitação para os turistas e todos aqueles que buscarem saber um pouco mais de nossa grandiosa arte”, finalizou Marabuco.

Em encontro com o Deputado Federal Waldemar Oliveira foi declarado o apoio ao pré-candidato a prefeito de Ribeirão Edson Gomes, pelo Avante daquele município. Waldemar colocou o partido a sua disposição a fim de fortalecer seu projeto político para o município.
Esta grande coalizão de forças foi uma articulação do Deputado Estadual Alberto Feitosa, que nas eleições de 2022 obteve um grande resultado em Ribeirão. Segundo Feitosa, a chegada do Avante fortalece significativamente a pré-candidatura de Edson, que tem firmado seu nome na política através da luta por melhorias em Ribeirão.
“Édson vem construindo uma sólida base através do apoio popular do povo ribeirãoense, isso por ser um político ligado as necessidades da população que mais precisa de apoio administrativo.” Revela Feitosa.
O pré-candidato a prefeito de Ribeirão celebrou a chegada de Waldemar Oliveira e do Avante em seu apoio. Edson declara estar otimista para que Ribeirão possa colher os bons frutos desta aliança, “este é um projeto de Renovação política de todo o povo ribeirãoense”, finaliza Edson Gomes.

A retomada da economia brasileira aliada a novas oportunidades de investimentos nos modais de transportes tornaram o Brasil um dos países mais procurados por investidores de todo mundo. Para captar novos recursos, ampliar o diálogo com potenciais interessados em investir na nona economia mundial e trocar experiências com o setor privado, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) promoveu nesta quarta-feira (6) o Open Ports & Waterways Brasil 2024 (OPW).
Durante o evento, o ministro do MPor, Silvio Costa Filho, falou sobre a carteira de investimentos no setor portuário e hidroviario e os novos projetos previstos para os próximos três anos. Nesse período, a pasta vai leiloar 40 empreendimentos de Norte a Sul do país, sendo 35 no setor portuário e 5 no hidroviário. Essas áreas estão localizadas em diversos Portos Organizados, como Recife (PE), Fortaleza (CE), de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Vila do Conde (PA), Santana (AP), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS), entre outros.
Costa Filho destacou que o momento positivo da economia brasileira é resultado do diálogo internacional e a retomada nos investimentos públicos promovidos pelo governo do presidente Lula. “Todas as bases econômicas, controle inflacionário, redução na taxa de juros, equilíbrio nas contas públicas e a retomada de investimentos são reflexos da agenda internacional do governo… A gente tem procurado ouvir muito o setor produtivo, que é quem gera emprego e renda e produz alimentos para o nosso povo”, frisou o ministro.
De acordo com Costa Filho, hoje, das 10 principais economias do mundo, o Brasil passou a ser a segunda mais procuradas por investidores internacionais. “O mundo tem quase 3 trilhões de dólares à procura de investimentos, em portos, aeroportos, rodovias, estradas, infraestrutura e qualquer empreendimento logístico. Nós estamos preparados para receber todo esse aporte para fazer o país crescer, e é por isso que a gente tem trabalhado muito”, finalizou.
Concessões e arrendamentos
Os novos arrendamentos e concessões vão alavancar a infraestrutura dos transportes logísticos do país. No setor portuário, por exemplo, estão previstos investimentis em novos terminais e concessões de R$ 14,5 bilhões entre 2024 e 2026. Este ano, 16 empreendimentos no modal irão a leilão, com previsão de investimento da ordem de R$ 8 bilhões. No próximo ano, 11 ativos serão levados à concessão, o que deve gerar aporte de aproximadamente R$ 5 bilhões para o setor portuário. Para 2026, a projeção do MPor é promover arrendamento de 8 empreendimentos, que, juntas, devem gerar R$ 1,6 bilhão em investimentos.
O MPor possui grandes expectativas também com os projetos de concessão de canais de acesso aos Portos. Nesse modal, faz parte da carteira de projetos a concessão do Canal de Acesso do Porto de Paranaguá que, atualmente, está em fase de ajustes nos estudos a partir das contribuições recebidas durante realização de audiência pública. Da mesma maneira, teremos o arrendamento da concessão de acesso do Canal de Itajaí. O leilão dessas áreas está previsto para ser realizado primeiro semestre de 2025. O portifólio de investimentos também conta com concessão do Canal de Acesso dos Portos de Santos e Rio Grande e Bahia.
No setor das hidrovias há 5 concessões previstas, como a Barra Norte, Rio Madeira, entre outros, com leilões já previstos para 2025. A concessão de hidrovias é medida pioneira, inovadora e visa trazer investimentos e melhores condições de segurança e navegabilidade nas principais hidrovias navegáveis do País, além de servir de importante meio de escoamento de produtos para várias regiões.
Parceiros privados
Entre os principais objetivos do Governo Federal para desenvolvimento dos modais portuários e hidroviários estão a expansão, modernização e otimização da infraestrutura e a ampliação da cadeia logística para entrada e saída de cargas nos principais portos. Esse trabalho será realizado em grande parte em parceria com a iniciativa privada. O trabalho conjunto entre poder público e setor privado vai garantir a aceleração dos projetos e a criação de novos postos de trabalhos, que, consequentemente, vai refletir em melhora na economia brasileira.
O nosso desafio no ministério é acelerar a carteira de investimentos. Quanto mais a gente acelera, mais a gente está levando recurso, que se transforma em crescimento e geração de emprego e oportunidade para a população, ressaltou Costa Filho.

O Governo Municipal de Itapetim, por intermédio da Secretaria de Educação, continua seu compromisso inabalável com a educação. Recentemente, a Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho recebeu a doação de 10 novos computadores para o Centro de Inclusão Digital.
Essa conquista, fundamental para o avanço da educação digital dos alunos, é resultado de uma emenda do deputado Felipe Carreras. O investimento proporciona aos estudantes um acesso expandido à informação e os prepara de forma mais sólida para enfrentar os desafios da era digital.
O Centro de Inclusão Digital serve como uma porta de entrada para um vasto mundo de conhecimento, onde os alunos podem desenvolver habilidades cruciais para o futuro. O compromisso da gestão municipal em investir na inclusão digital reflete sua dedicação em capacitar os jovens para as oportunidades oferecidas pela tecnologia.
Durante a cerimônia de entrega, estiveram presentes o prefeito Adelmo Moura, a secretária de Educação Luciana Paulino, membros da equipe da Escola Antônio Piancó Sobrinho e alguns integrantes da equipe da Secretaria de Educação.
