Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Primeira edição do ‘Bora Petrolina’ 2024 oferta cerca de 16 mil atendimentos à população da área irrigada

O programa ‘Bora Petrolina’ chegou em sua oitava edição e, dessa vez, o mutirão da prefeitura que leva dezenas de serviços para dentro das comunidades, aconteceu no Núcleo 5 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. Oito localidades da área irrigada foram beneficiadas pela grande feira de serviços da prefeitura que aconteceu neste sábado (9). O primeiro ‘Bora Petrolina’ de 2024 ofertou cerca de 16 mil atendimentos à população, abrindo o ano com chave de ouro.

Logo nas primeiras horas da manhã o CMEI Osório Leônidas de Siqueira e a Unidade Básica de Saúde Gildevânia de Oliveira Silva já estavam lotados com o público utilizando os mais de 140 serviços ofertados pelo mutirão. Além do N-5, a população do N-1, N-3, N-4, C 2, Assentamento 1° de Maio e Assentamentos Água Viva 1 e 2 também foi atendida nesta edição.

Foi montada uma grande força-tarefa para levar atendimentos médicos e odontológicos, exames laboratoriais, vacinação, capacitações, emissão de documentos de identificação, emissão de título de eleitor, cadastro em programas sociais como Bolsa Família; orientações jurídicas; lazer; beleza; entre outros. Além de todas as secretarias da prefeitura, 24 instituições parceiras estiveram presentes contribuindo para a efetivação de políticas públicas à comunidade.

Ao longo da semana as comunidades também foram contempladas com outros serviços de manutenção, limpeza e iluminação. Desta vez, foi realizada também uma reforma na Unidade Básica de Saúde. O programa ‘Bora Petrolina’ foi idealizado pelo prefeito Simão Durando e tem como principal missão facilitar o acesso e levar as comunidades de todos os serviços essenciais.

“O Bora foi idealizado para atender algumas demandas mais urgentes dentro das comunidades e, sem dúvida, no próximo ano virá ainda mais forte. É uma forma de cuidar da nossa gente e essa é nossa missão, é o nosso propósito maior. Iniciamos essa feira de serviços em abril do ano passado e fechamos o ano com mais de 130 mil atendimentos em diversas localidades do município. Vamos continuar trabalhando muito forte por Petrolina”, destacou o prefeito Simão Durando.

Parceiros: Wantel; Jp Brinquedos; Francisco Massoterapeuta; 5º BPM; Correios, Farmácia Diariamente; Soberana; Ong Mãos que Ajudam; Conselho Tutelar; INSS; Incra; IF Sertão; Senac; OAB, Clínica Atma; CDL, Neoenergia, Univasf, Uniftc, Unibras, Vara Da Infância E Juventude; Sebrae; Sest Senat; Sindicato dos Agricultores Familiares.

Apresentação da Banda Sinfônica e visitação a navio marcam primeiras comemorações do aniversário do Recife

Neste sábado (9), primeiro dia de celebração do aniversário do Recife, que completará 487 anos na próxima terça-feira (12), a Prefeitura promoveu duas grandes atividades gratuitas. À noite, a Banda Sinfônica do Recife, patrimônio cultural da cidade, realizou um concerto no palco do Teatro Luiz Mendonça, voltado para a esplanada do Parque Dona Lindu. A apresentação contou com a participação especial do grupo Guerreiros do Passo, que desde 2005 conta a história do frevo através da dança. Mais cedo, durante o dia, os moradores e visitantes do Recife tiveram a oportunidade de conhecer o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140), o maior navio de guerra da América Latina. O prefeito do Recife João Campos marcou presença nos dois eventos.

“Fazendo mais uma etapa da comemoração do aniversário do Recife com a belíssima apresentação da Banda Sinfônica do Recife, que foi criada pelo Pelópidas da Silveira, que foi o primeiro prefeito engenheiro, prefeito da Frente Popular do Recife.E a gente tem a oportunidade hoje de estar conduzindo a cidade nos 487 anos dela e vendo essa belíssima apresentação conduzida pelo maestro Nenéu Liberalquino. Fiquem atentos à programação, neste domingo haverá mais atividades e ao longo da semana tem muita coisa boa”, convidou João Campos ao fim do concerto.

NAVIO – O acesso do público ao A140, também conhecido como o Capitânia da Esquadra, ocorreu pelo Terminal Marítimo de Passageiros. Os visitantes puderam conhecer o convés de voo (área onde as aeronaves pousam), o passadiço (estação de comando) e outras partes de cima do navio. Aeronaves da Marinha também estavam em exposição. Com 208 metros de comprimento e uma boca (largura) de 31,7 metros, o “Atlântico” representa um marco da engenharia naval e das capacidades estratégicas da Marinha do Brasil.

“Agradeço à Marinha do Brasil e ao Ministério da Defesa, José Múcio, pela apresentação do maior navio de guerra da América Latina no Recife. É importante as pessoas conhecerem o trabalho da Marinha, entender a lógica de funcionamento, quais são os equipamentos, matar aquela curiosidade que todo mundo tem, e talvez tenha tido até um sonho de infância de conhecer. E a visitação está sendo gratuita”, comentou João Campos, durante a visita.

BANDA SINFÔNICA DO RECIFE – Sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, a Banda Sinfônica do Recife executou um repertório bastante eclético, que foi desde a MPB até a música erudita, passando pelo jazz e pelas trilhas sonoras. Foi fundada em 7 de outubro de 1958 pelo então prefeito Pelópidas da Silveira.

Governo Municipal de Iguaracy realizou inaugurações na última sexta-feira (08)

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, acompanhado da primeira dama, Mary Delanea, do vice-prefeito Dr.Pedro Alves, dos deputados Renildo Calheiros e Waldemar Borges, vereadores, do prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, secretários municipais, ex-prefeito, lideranças e a população iguaraciense, realizou um grande evento na noite da última sexta-feira (08).

O primeiro evento foi na sede do município onde inaugurou a pavimentação da Rua Nossa Senhora Aparecida e a Travessa Belarmino Claudino, um requerimento do vereador José Alex Alves.

Em seguída, a caravana se deslocou para às margens da PE-292, trevo da entrada do Distrito de Irajaí, com a entrega do letreiro e inaugurada a iluminação do acesso da PE até a entrada do referido Distrito, no percurso de 1 KM.

Encerrando a maratona de inaugurações, foi realizada a inauguração da Praça Antônio Panta Neto, no Distrito de Irajaí, com a presença maciça da população, que demonstrava uma alegria contagiante, pelas obras entregue naquele distrito.

Os deputados usaram da palavra, além do vereador Neguiinho de Irajaí, o vice-prefeito Dr.Pedro Alves, e o prefeito que na oportunidade agradeceu a governadora Raquel Lyra, pela operação tapa buraco na PE-292, que estava sendo realizada. Fotos: Finfa

 

Procon esteve presente no Mega Day do Caruaru Shopping para fiscalização intensiva neste sábado

A Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, marcou presença no evento Mega Day, do Caruaru Shopping, que aconteceu neste sábado (9) e seguirá até o domingo(10). Durante todo o dia de promoções oferecidas pelo centro de compras, equipes do Procon realizaram uma fiscalização intensiva no local, garantindo a segurança e proteção dos consumidores.

Em um esforço conjunto, o Procon implementou um esquema especial de fiscalização para receber e resolver eventuais reclamações dos consumidores durante o evento. A presença do órgão de proteção ao consumidor em eventos de grande circulação como este é fundamental para oferecer orientação, segurança e coibir práticas abusivas, além de solucionar rapidamente conflitos entre consumidores e fornecedores.

“A presença do Procon em eventos como o Mega Day é de extrema importância para garantir a proteção e segurança dos consumidores. Essa fiscalização intensiva não apenas coíbe práticas abusivas por parte dos fornecedores, mas também oferece orientação e suporte aos consumidores em situações de conflito”, disse a gerente geral do procon, Cynthia Nunes.

Para entrar em contato com o Procon, os consumidores podem utilizar diversos canais de atendimento, incluindo a plataforma Caruaru Digital (www.caruaru.pe.gov.br), WhatsApp (81) 9 8384-5909, ou visitar o escritório presencialmente, localizado na rua Silvino Macêdo, nº 71, Maurício de Nassau.

Prefeitura do Recife entrega nova creche-escola Miguel Arraes, em Roda de Fogo

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou, neste sábado (9), a ampliação e requalificação da Creche Escola Recife Miguel Arraes, localizada na comunidade Roda de Fogo, no bairro dos Torrões. Com esta agenda, a gestão municipal contabiliza cinco creches – incluindo uma nova unidade – entregues à rede municipal de ensino do município apenas nesta semana. Com investimentos na ordem de R$ 1 milhão, o equipamento tem capacidade para atender cerca de 270 crianças dos grupos I ao IV. A inauguração foi marcada pela realização do programa mutirão de serviços Todos pelo Recife dentro da instituição, oferecendo vacinação, exames, atendimento médico e jurídico, emissão de documentos, oficina, recreação infantil e outras atividades gratuitas.

“Expandimos em 20% a capacidade de vagas dessa creche. Esta é a quinta inauguração de expansão desta semana. Nós vamos bater um recorde, duplicando o número de vagas em três anos e meio. Semana que vem tem mais. Uma das nossas diretrizes, já no início da gestão, foi estabelecer que creches com espaços sem utilização receberiam novas salas de aula. Aqui a gente construiu duas novas salas de aula para mais de 40 crianças”, explicou João Campos, no momento da entrega.

Inaugurada em 2020, a Creche Escola Recife Miguel Arraes (Roda de Fogo) dispõe de 10 salas de aula, sendo duas novas; sala de leitura com recursos multifuncionais; solários com acesso à todas as salas de aula; oito banheiros infantis, sendo dois novos; banheiros acessíveis; secretaria, coordenação; direção; sala de professores; cozinha; pátio coberto com refeitório; despensa; lavanderia rouparia; depósitos de limpeza e almoxarifado; copa e vestiários. Toda essa estrutura ocupa uma área de mais de 1.550 m² de área construída.

Além das novas salas de aula e novos banheiros, a ampliação e requalificação contemplou também a expansão das áreas de serviços; despensa; lavanderia e rouparia. “Estamos muito contentes de estarmos aqui no bairro Torrões realizando a entrega de mais uma creche ampliada e requalificada. A semana foi bastante intensa para a Educação da cidade do Recife. Foram cinco creches entregues à comunidade escolar, contemplando requalificações, ampliações e também uma nova unidade na comunidade Ilha de Deus, a Creche Escola Dona Beró. Entregamos também a nova quadra coberta e a requalificação da Escola Municipal de Tempo Integral Mário Melo. Sem dúvidas, avanços importantes para a Rede Municipal de Ensino do Recife. O prefeito João Campos tem a educação como uma das maiores prioridades da sua gestão e a gente fica muito feliz de poder transformar o ambiente escolar da nossa rede”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Para a professora Marlene Ramos, 44 anos, cada vez que a Prefeitura amplia o número de vagas numa creche, famílias inteiras são beneficiadas. “Foi muito bom terem requalificado essa creche pois há mães que deixam de trabalhar porque não tem com quem deixar as crianças. A creche facilita a vida das famílias, as mães podem buscar uma renda”, disse ela. Marlene ainda opinou sobre os serviços do Todos pelo Recife: “Está sendo uma ação muito legal, porque tem de tudo. Está tendo documentação, vacinação. A vacinação das minhas crianças mesmo estava atrasada. Aí hoje eu já atualizei. E tem médicos para a população”.

A ampliação da Creche Escola Recife Miguel Arraes (Roda de Fogo) faz parte do  Programa Infância na Creche, que tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife, ampliando a oferta de vagas. O compromisso assumido pela gestão municipal com o programa é dobrar o número de vagas em creches até o final de 2024, meta que será cumprida. Até o momento, 80% da meta já foi atingida. O Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife – em torno de R$ 150 milhões – envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

TODOS PELO RECIFE – Em homenagem às mulheres, a Prefeitura do Recife também realizou, neste sábado (9), uma edição especial do mutirão de serviços municipais. A comunidade de Roda de Fogo, nos Torrões, recebeu, das 8h às 13h, ações do Todas pelo Recife, iniciativa que oferece um grande cardápio de ações públicas visando melhorar a qualidade de vida das pessoas. O projeto é mais uma etapa do programa de escuta popular da cidade e concentra atividades de diversas secretarias durante o dia, promovendo transformações urbanas e sociais. Os eventos ocorreram dentro da Creche-Escola Municipal Miguel Arraes, localizada na Rua Pintor Hélio Feijó, s/n, e também na Unidade de Saúde da Família (USF) Cosirof, situada na Rua Edvaldo Maranhão Ferreira, 135. Ao todo, foram cerca de 4 mil atendimentos realizados hoje.

A Secretaria da Mulher ofereceu atendimento para mulheres em situação de violência  e realizou encaminhamentos para os serviços especializados. Ainda foram oferecidas oficinas de turbantes e também teve, no local, uma equipe de intervenção para realizar abordagem, orientação e distribuição de material educativo sobre o enfrentamento da violência doméstica e sexista. Para quem está à procura de uma oportunidade de trabalho e geração de renda, o público pode acessar no mutirão os serviços da Agência do Emprego e da plataforma GO Recife, com o auxílio de servidores da Prefeitura.

Nesse dia, a população teve acesso a exames do mamógrafo móvel, cadastro dos usuários, triagem, clínico geral, oftalmologista, dermatologista, odontologista, citologia, testagem IST e distribuição de preservativos e lubrificantes, vacinação, regulação, ações de vigilância ambiental e farmácia. Também houve inclusão e atualização de cadastros no programa federal CadÚnico, bem como emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, certidões de casamento, de nascimento e de óbito e outros documentos.

Além disso, em diálogo com a comunidade, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realizou limpeza, capinação, manutenção de iluminação e melhoria da coleta de resíduos na comunidade. O Procon Recife prestou atendimento jurídico, ofereceu espaço para denúncias, dúvidas e orientações aos consumidores que quisessem realizar reclamações e denúncias sobre compra de produtos, cobrança de taxa indevida, serviços prestados pelas operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia,  instituições bancárias e outras empresas.

Para animar a criançada, a Secretaria de Educação promoveu recreação infantil e atividades educativas e esportivas para todas as idades e a Secretaria de Turismo e Lazer também disponibilizou brinquedos infláveis. Já a Secretaria de Esportes, levou o Caminhão da Malhação e estimulou a prática esportiva.

Serra Talhada avança e parceria de Lula e Márcia insere cidade no mapa dos projetos estruturantes do Nordeste

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, comemora as ações e investimentos do governo federal, por meio do Novo PAC Seleções, anunciados nesta quinta-feira, 07 de março, em Brasília. Com eles, Márcia inclui Serra na agenda do desenvolvimento do Nordeste, garantindo mais investimentos em Saúde, Educação e Cultura para a capital do xaxado.

Fruto da parceria consolidada com o presidente Lula, os projetos asseguram melhor qualidade de vida para população de Serra Talhada e mostram a importância do município para a região.

Neste novo pacote de obras, a população poderá contar com um novo equipamento na Saúde, a Unidade Odontológica Móvel (OUM); a Educação, com a nova creche; e a Cultura, com a construção do CEU, um centro cultural de 300 a 500m², com um modelo de implantação idealizado para dialogar com a diversidade cultural de Serra Talhada.

Sobre as recentes críticas de adversários políticos, Márcia responde que “enquanto tem gente que vive sonhando, eu coloco os meus dois pés no chão e sigo trabalhando muito pra melhorar de verdade a vida de quem vive em Serra Talhada. E eu vou junto com o presidente Lula, sempre em frente, para fazer de Serra Talhada uma cidade cada vez melhor” frisou Márcia Conrado.

Prefeitura do Recife entrega intervenções urbanas e sociais do Programa Mais Vida em Beberibe

A Prefeitura do Recife entregou, neste sábado (9), diversas intervenções urbanas e sociais do Programa Mais Vida, realizado por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, com apoio da Tintas Coral e Cimento Forte, no bairro de Beberibe. Com um investimento total de R$ 558,5 mil, as melhorias abrangem ruas, escadarias e espaços públicos, incluindo a revitalização da Praça Chayanne. A entrega contou com uma programação que uniu políticas públicas por meio de serviços de saúde, recreação infantil, atendimento veterinário e a participação do caminhão do Laboratório para a Primeira Infância, direcionada à comunidade. O prefeito João Campos marcou presença na ação junto a colaboradores da Prefeitura.

“O Mais Vida chegou aqui em Beberibe, e na Praça Chayanne, requalificando. Antes, foram feitas mais de 13 oficinas de participação, para que a população escolhesse o que a gente faria aqui, e agora está feito. A gente fez a obra de encosta e depois intervenção do Mais Vida. É importante garantir proteção e que o local fique bonito também”, comentou João Campos, durante a visita ao local.

Para dar início às obras estruturantes, foram realizadas quatro reuniões comunitárias e uma oficina de cocriação, utilizando a dinâmica do Varal dos Sonhos, com o objetivo de obter mais informações sobre as necessidades e prioridades da comunidade. Isso proporcionou aos cidadãos a oportunidade de participar ativamente dos processos de decisão que influenciaram diretamente no projeto. “A implementação de ações de infraestrutura é fundamental para garantir e melhorar a qualidade de vida local, ao mesmo tempo que funciona como instrumento para unir a população em torno de um objetivo comum”, destacou a Secretária Executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

Através de escutas também foi observada a predominância do público idoso na área. O Programa Mais Vida adaptou suas atividades, ministrando palestras sobre os Direitos da Pessoa Idosa, a importância da alimentação para a longevidade, oficinas de remédios caseiros, práticas de culinária sustentável e a oficina de autocuidado. Além disso, foram promovidos encontros para contação de histórias, rodas de vivência, momentos de beleza, tarde de entretenimento e desafios cognitivos, assim como uma tarde brincante com as crianças, totalizando 13 oficinas que fomentaram a inclusão e o bem-estar de diversos grupos, enriquecendo a experiência dos moradores.

TRANSFORMAÇÃO URBANA – Ao percorrer a Rua do Anil, ponto central das intervenções do programa, é possível notar mudanças significativas para tornar o lugar mais seguro e agradável para moradores e visitantes. Inicialmente, a rua ganhou pintura na fachada das casas através de um mutirão que envolveu moradores, servidores públicos e voluntários, e teve trechos de calçada requalificados, prezando pela melhoria da acessibilidade e garantindo que todos possam desfrutar do espaço com conforto e segurança. A arte urbana foi desenvolvida pelo artista Luciano Ferreira, que, após escutar a comunidade sobre o que representaria para a população, desenvolveu painéis que retratam a natureza.

Ao analisar os desafios e potencialidades do território e compreendendo a importância que os espaços de convivência têm para os moradores, um microvazio urbano foi transformado em um espaço lúdico dedicado às crianças, com balanço, caixa de areia, amarelinha, gangorra e escorrego. Além disso, foram instaladas jardineiras com o plantio de mais de 100 mudas de plantas ornamentais e um conjunto de mesas e cadeiras, incentivando momentos de pausa e a vitalidade urbana no local. A rua também ganhou dois painéis de arte urbana realizados pelas artistas Sarah Nazareth e Lin Mei Chian, por meio do Programa Colorindo o Recife.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também promoveu uma série de iniciativas transformadoras na Rua do Anil, com destaque para a revitalização da Praça Chayenne. Essa intervenção abrangeu a execução de calçadas e passeios, a instalação de bancos em concreto no entorno da praça, a colocação de guarda-corpo em todo o perímetro, a inclusão de uma mesa de jogos, bancos alegretes, mobiliário de brinquedo infantil em madeira e a criação de uma quadra de futevôlei.

Após um investimento de R$ 3,8 milhões, a encosta da Rua do Anil, no bairro de Beberibe, passou por uma revitalização de 4.000m², destacando uma vibrante pintura com a frase “Eu Amo Beberibe”. Os elementos da arte urbana, por sua vez, buscaram representar as características que tornam Beberibe um bairro secular, ressaltando sua importância para o desenvolvimento do Recife. Atendendo ao pedido dos moradores para o Programa Mais Vida, foi instalada uma moldura instagramável aos pés da encosta. Agora, a contenção realizada, além de proteger os moradores da área contra deslizamentos de terra, é motivo de orgulho para os moradores locais. Segundo a Autarquia de Urbanização do Recife (URB), responsável pela intervenção, a obra beneficia 58 famílias, representando a proteção de mais de 300 pessoas.

De acordo com a manicure Scheila de Barros, de 48 anos, moradora da Rua do Anil, a intervenção da Prefeitura foi aprovada por quem vive na localidade. “Foi maravilhosa essa ação aqui na área, estava precisando. Muita gente aqui tinha problema com essa praça e hoje, graças a Deus, o prefeito fez uma obra maravilhosa. As pessoas aqui estão muito gratas, agora eles vêm com mais frequência. Há mais comunicação entre as pessoas na praça. A quadra também foi uma iniciativa muito boa. Tudo é do povo”, disse ela.

BECO DO BRINCAR – A intervenção do programa Mais Vida também chegou à Rua Paulo Brandão Cavalcante, transformando o início da escadaria em um “Beco do Brincar” e tornando o local mais acolhedor para a comunidade. As melhorias incluíram a reforma do piso, aprimoramento dos muros e a introdução de vasos e jardineiras para proporcionar segurança, beleza e alegria ao ambiente. A criação de um caminho lúdico repleto de brincadeiras infantis teve como objetivo estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio da pedagogia urbana com jogos, brincadeiras e arte urbana realizados pelo artista Luciano Ferreira, espalhados no piso e nos muros das casas que levam até a escadaria pintada com vários tons de verde. Já a Avenida Beberibe e as ruas Vitoriana e Taguatinga receberam ações de conscientização ambiental porta a porta para a eliminação de pontos críticos de lixo, incluindo a instalação de vasos e o plantio de mudas.

OBRAS NOS MORROS – Nos últimos três anos, a Prefeitura do Recife já entregou 90 obras de encostas à população dos morros e está executando mais 41 contenções na cidade. Com os recursos do BID, serão investidos R$ 120 milhões em 76 áreas de encostas.

PROGRAMA MAIS VIDA – Criado em 2016, é uma política pública de inovação e resiliência urbana que busca reinventar a cidade e combater a desigualdade socioespacial. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável, o protagonismo comunitário e a melhoria do espaço urbano nas 545 comunidades de interesse social do Recife. Desde sua implementação, o programa já beneficiou mais de 54 mil habitantes, atendendo a 60 comunidades até janeiro de 2024. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças, jovens e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente. Internacionalmente reconhecido pela ONU-Habitat, Child in The City, Urban 95 e Bernard Van Leer Foundation, o Mais Vida serve de inspiração para outras cidades adotarem estratégias inovadoras, inclusivas e sustentáveis. Em 2023, o Programa Mais Vida ganhou destaque no Guia de Urbanismo Social realizado pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e a Diagonal.

Em Carpina, Republicanos marchará ao lado de Eduarda Gouveia

O partido Republicanos apoiará a pré-candidatura de Eduarda Gouveia à prefeitura de Carpina. No lançamento da campanha que fará da empresária a primeira prefeita da cidade, o ministro Silvio Costa Filho reafirmou seu compromisso com a eleição de Eduarda. Acompanhado do presidente estadual do partido, Samuel Andrade e de vários prefeitos, deputados estaduais e federais, o ministro de Lula falou sobre o peso da candidatura de Eduarda Gouveia.

“Eduarda é jovem, séria, preparada. Uma mulher trabalhadora e que tem todas as condições de ser uma grande prefeita. Eu quero em Brasília ao lado do presidente Lula, puder ajudá-la a fazer um grande governo, buscando a melhoria da qualidade de vida da população”, comentou Silvio Costa Filho.

“Este palanque repleto de lideranças mostra que não é só Carpina que quer mudar. As cidades que fazem parte da Zona da Mata Norte querem crescer juntas. Isso foi comprovado com a quantidade de prefeitos de cidades vizinhas presentes no evento”, comentou o Presidente Estadual do Republicanos, Samuel Andrade.

O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, saiu em defesa da pré-candidata a qual foi hostilizada durante toda a semana pelo candidato adversário. “Respeite a candidata! Respeite minha família! Vamos fazer uma campanha limpa, bonita, sem agressões, mas vamos rebater toda mentira que for dita”, falou Gouveia.

No Dia Internacional da Mulher, Prefeitura da Vitória inaugura Banco Vermelho e entrega reforma de praça

A passagem do Dia Internacional da Mulher contou com muitas surpresas para os moradores da Vitória de Santo Antão. No fim da tarde desta sexta-feira (08), o prefeito Paulo Roberto realizou a entrega da Praça Severino Ferrer de Morais, conhecida como Praça do Fórum, e fez a inauguração de um Banco Vermelho que simboliza a luta contra a violência doméstica. O equipamento conta com ilustração em homenagem à Mirella Sena, vitoriense e vítima de feminicídio, em 2017, após ser morta por um vizinho no apartamento onde morava, no Recife.

Inspirado no movimento italiano Panchinni Rosse, criado na Itália em 2016, o Instituto Banco Vermelho iniciou suas atividades com iniciativa pioneira no Recife, por meio de duas mulheres pernambucanas: a publicitária e ativista Andrea Rodrigues, e a gestora em Marketing, Paula Limongi. O movimento também realiza ações culturais e educativas voltadas ao tema com os mais diversos públicos.

O ato desta sexta teve a presença de inúmeras autoridades da rede de apoio às mulheres, incluindo secretários, vereadores, representantes da promotoria e defensoria, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, o deputado estadual Joaquim Lira, a deputada federal Iza Arruda, servidores, empresárias, moradores do entorno e representantes do instituto responsável pelo banco. Paula Limongi salientou a escolha pelo município. “Vitória é a segunda cidade do país a receber essa implantação. Isso é um aparato simbólico que reforça a luta pela igualdade e busca a redução dos feminicídios. A escolha foi feita pelo destaque e atenção que o município tem dado à causa. Existe um trabalho sério sendo realizado pela Secretaria da Mulher”, observou.

Emocionada, a mãe da homenageada agradeceu pela lembrança atribuída a sua filha. “Mirella era um ser de luz, mas que infelizmente foi morta em um ato de covardia por um vizinho que só queria tirar a sua vida por pura maldade, mas eternizar seu nome aqui na cidade onde ela viveu por grande parte de sua trajetória, nos enche de emoção. Ela estudou por vários colégios daqui, tinha vários amigos, fez toda sua história e foi morar no Recife. Até hoje, sentimos sua falta, mas agora temos o nome dela eternizado não somente em nossos corações”, destacou Suely Araújo.

“Hoje, no Dia da Mulher, nada melhor que entregar tanta coisa boa à sociedade. Estamos devolvendo uma praça que estava sendo esperada pela população. Estamos dando ênfase ao combate do feminicídio, bem como inaugurando um banco simbólico que busca educar e conscientizar sobre a violência doméstica. Aqui em Vitória, se faz assim: iguala, dá dignidade, respeito e voz às mulheres. Esse projeto nas escolas também é muito salutar e segue à risca o que eu e Edmo Neves, nosso vice, temos proposto para as nossas atuais e futuras gerações”, finalizou Paulo Roberto, prefeito.

Com aplicação da arquitetura pedagogia e engenharia social, a praça foi totalmente reconstruída e ganhou ponto de hidratação, novos quiosques, arborização e jardins, parada de ônibus e moto-táxi, iluminação de Led, restauração do monumento, acessibilidade e pinturas com homenagem às obras do escritor Osman Lins e da escritora Luciene Freitas.

Vereador governista Béa adere ao grupo do pré-candidato Dr. Eduardo Melo

O vereador de Triunfo, Béa (PSB), anunciou seu apoio ao pré-candidato a prefeito Dr. Eduardo Melo e vai se filiar ao Podemos.

“Estamos trabalhando para mostrar que nosso legado tem história dentro do nosso município, o vereador Bea, esta adentrando no nosso partido Podemos, porque acredita que nosso projeto tem muito o que oferecer aos triunfenses”, disse Dr. Eduardo.