Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Sem categoria”

DUQUE DUQUE INAUGURA PRIMEIRO PROGRAMA DE GOVERNO BENEFICIANDO CERCA DE 300 PESSOAS DA ZONA RURAL

O prefeito de Serra Talhada Luciano Duque (PT) inaugurou o seu primeiro programa de governo. Lançado neste final de semana, no assentamento de reforma agrária São Lourenço, na zona rural do município, o projeto “Quintal Produtivo – Canteiro de Latada” deve beneficiar, inicialmente, cerca de 300 pessoas  que moram no povoado. Ao lado secretário de Agricultura, José Pereira, o gestor lançou na terra e aguou sementes simbolizando o início do projeto, que visa montar canteiros de hortas orgânicas nos quintais de cada casa na zona rural da Capital do Xaxado.

A prefeitura dará assistência técnica para cada família no trabalho de criação e acompanhamento das hortas. “Além disso, estamos doando regadores e sementes a todos eles. Nossa intenção é que cada agricultor cultive um canteiro como esse em sua propriedade”, ressaltou Duque. O objetivo é montar uma rede de hortifrúti em todos os povoados do município para que o governo compre parte da produção e comece colocá-la na merenda escolar do município. A ideia também é evitar que os agricultores se desloquem até a cidade para comprar frutas e verduras produzindo seu próprio alimento.

Além de acompanhamento técnico, a governo está doando sementes de cebolinha, alface, beterraba, couve, coentro, pepino, pimentão, abóbora e berinjela. “Em breve vamos orientá-los a plantar frutas, como laranja, goiaba, banana e acerola. Agora o nosso desafio vai ser de criar espaços para fazer esse produtos chegarem nos consumidores”, disse Luciano Duque. Ele quer incentivar a criação das hortas familiares, mas criando a possibilidade dos agricultores comercializarem parte dos alimentos.

“Por isso pretendemos montar feiras de produtos orgânicos toda semana na cidade para acolher parte da produção deles”, comentou. Duque espera que o projeto “Canteiro de Latada” se expanda de tal forma até que a produção dos agricultores de Serra seja absorvida por iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar do governo federal, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). “Nós agradecemos ao prefeito por isso, mas queremos que ele não só nos ajude na manutenção dessas hortas, mas que nos garanta a compra de parte que vamos produzir”, comentou o agricultor Antônio Freire da Silva, 49 anos.

CANTEIRO DE LATADA

O projeto “Quintal Produtivo – Canteiro de Latada” aproveita os locais que já possuem poços artesianos em funcionamento. Atualmente a prefeitura contabiliza 70 na ativa ao todo. A denominação “latada” resgata um antigo dizer nordestino fazendo referência ao modo de proteção das hortaliças, que até germinarem, ficam protegidas por palhas secas de coqueiro e outras vegetações. O projeto foi bem recebido pelos moradores do assentamento São Lourenço. “Essa iniciativa é boa demais. Espero que com essa ajuda e assistência técnica que o governo vai nos dá minha produção possa subir um pouco mais”, disse a agricultora Simone Oliveira dos Santos, 27 anos.(Assessoria de Comunicação)

AGENDA DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS

Data: 15/04/2013 –SEGUNDA-FEIRA

 Horário
Evento
Local
9h
Inauguração do Terminal Integrado Tancredo Neves
Avenida Sul, Imbiribeira – Recife

ITAPETIM: INSTALAÇÃO DE UMA BOMBA É URGÊNCIA

O plenário de Câmara Legislativa de Itapetim (PE) aprovou, por unanimidade, na ultima sessão a Indicação Nº 72/2013, do vereador Ailson Alves (PSB), no sentido de solicitar a Compesa a instalação urgente de uma bomba submersa na Barragem de Caramucuqui.
A justificativa do vereador é que a Barragem de Boa Vista, que abastece a cidade, entrou em colapso total, deixando moradores sem abastecimento. Ainda segundo a reivindicação, com a instalação do equipamento no manancial, a população terá água nas torneiras pelos próximos três a quatro meses.
.
“A população de Itapetim espera ansiosamente por está ação paliativa, para que seja amenizada a situação que se encontra o município devido à devastadora estiagem que enfrentamos”, justificou o vereador.
O presidente da casa apoiou a iniciativa do colega e ressaltou: “estamos numa seca imensa, e temos uma barragem que pode nos tirar do colapso d’água, e a COMPESA  já se comprometeu nessa empreitada.” disse Júnior de Diógenes-PSB.
Em contato com esse blogueiro na visita e inauguração da FÁBRICA DE CIMENTOS PAJEÚ em Carnaíba Nadja Rejane diretora da Regional/COMPESA-PAJÉU, garantiu que a bomba foi providenciada.Segundo o que foi apurado falta apenas 4 postes que a  CELPE ficou de instalar.(Por: Marcelo Patriota)

VEREADORA REÚNE MAIS OPOSIÇÃO DO QUE SITUAÇÃO

 

Sendo a cidade com um clima mais acirrado politicamente do Sertão do Pajeú, Tabira viveu no último sábado (13) no aniversário da vereadora Maria Nely (PSC) um clima de total democracia.

  
 

Na Fazenda Lagoa Nova de propriedade do seu pai o ex-prefeito Rosalvo Sampaio (Mano), Nely reuniu mais políticos da oposição do que da situação, os vereadores tabirenses, Zé de Bira (Presidente da Câmara), Marcos Crente, Sebastião Ribeiro, Aldo Santana, GIl da Borborema, Marcos Amaral e Aristoteles Monteiro, prestigiaram a colega do legislativo.

o Prefeito Sebastião Dias, sua vice Genedy Siqueira Brito, o Pároco da cidade Pe. Aldo, o ex-prefeito de Tuparetama Sávio Torres, secretários municipais, amigos e familiares estiveram marcando presença.

 

A parte musical ficou com o Valdeir Tavares e Banda, agradecendo a presença de todos os presentes a aniversariante finalizou dizendo:“quando você passar por uma aprovação, joelho no chão, oração e caridade”.(Fotos: Júnior Finfa)