Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Sem categoria”

CARNAÍBA: ESGOTO É DESPEJADO NO AÇUDE VELHO

O Açude Velho, como é conhecido, que divide o Bairro da Caixa D’água do Bairro da Jitirana, em Carnaíba, está sendo nos últimos oito anos, o local onde é despejado parte do esgoto da cidade de Carnaíba.
Os moradores reclamam da fedentina, presenças de ratos e principalmente de insetos como é o caso do pernilongo que invade as residências tirando o sossego de quem mora por perto.
De longe se percebe muita sujeira nas poucas água do açude. Águas estas que nunca esvaziaram o açude que tem mais de 40 anos de existência. Local que já foi lazer para os carnaibanos nas décadas de 70/80 e de onde os carnaibanos consumiam suas águas. Lamentável!
Mesmo com tanta sujeira jogada dentro do açude, é de costume a presença de  crianças e adolescentes frequentarem o local para tomar banhos do lado da Jitirana e até mesmo fazer pescaria. Muitos deles ainda conseguem fisgar o tilápia, que ainda teima em sobreviver dentro do esgoto.
Em 1983, o açude que tanto transbordava de água potável chegou a “estourar”, fato este nunca esquecido pelos mais antigos que residem em Carnaíba. Vamos deixar aqui o espaço para a Secretaria de Meio Ambiente de Carnaíba falar sobre o assunto e se há algum projeto de revitalização do Açude Velho.(Blog Cauê Rodrigues)

GOVERNO SORAYA MORIOKA MOBILIZA PROFISSIONAIS NO 1º DIA DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA (H1N1)

Nesta  segunda-feira (15), o primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) mobilizou, durante todo o dia, na praça Central de Flores, os profissionais da saúde que iniciaram a imunização dos idosos acima de 60 anos, doentes crônicos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade e os profissionais da saúde de todo o município.
A secretária de Saúde, Drª Valéria Medeiros, lembrou que o período da campanha vai até o dia 26 de abril, orientando ainda que a vacinação é de grande valia para o público recomendado, por ser ele o mais vulnerável a este vírus.(ASCOM)

PASSADO VIOLENTO ENSINOU POLÍTICA DE PAZ A EXU

O prefeito de Exu, Léo Saraiva-foto (PTB), e o prefeito de Correntes, Edmilson da Bahia (PSB), têm um ponto em comum na carreira política. Ambos venceram as eleições passadas por um voto de diferença e hoje administram cidades em dificuldade econômica, afetadas gravemente pela seca. As semelhanças entre eles, no entanto, não se estendem quando o assunto é política. Em Exu, ao contrário da realidade política de Correntes, nem parece que ocorreu uma eleição tão apertada. Os moradores de lá ficaram calejados desde o fim da década de 1980, depois de assistirem a mais de 30 anos de guerra política entre famílias.

Distante 487 quilômetros de Correntes, no Sertão, o município de Exu vive outro clima. Depois de uma eleição tão acirrada, a terra de Luiz Gonzaga nem de longe lembra o fim da década de 1940, quando uma briga entre as famílias Saraiva, Alencar e Sampaio provocou cerca de 40 mortes, cessando depois de muitos acordos de paz frustrados. Exu já teve três prefeitos e um presidente da Câmara mortos no passado e não quer relembrar esse período da história. Chegou a sofrer intervenção municipal na década de 1980 por conta das cenas de violência, mas os eleitores se recusam a alimentar rixas como naquela época.

O município viveu debates acalorados na eleição passada, mas a vida voltou à rotina normal nas ruas ensolaradas da cidade, bem diferente da situação encontrada em Correntes e apresentada na reportagem deste último domingo. Na prática, há poucas semelhanças entre um município e outro, exceto a situação de emergência provocada pela seca e a coincidência eleitoral. Viaje agora para o interior de Pernambuco, para conhecer a história política do prefeito que se reelegeu “por um fio”, como diz o ditado, e completou 100 dias de governo.(Aline Moura-DP)