Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Sem categoria”

APROVADO TEXTO PRINCIPAL DO ESTATUTO DA JUVENTUDE

O Plenário do Senado aprovou ontem (16) o texto principal do projeto de Estatuto da Juventude (PLC 98/2011). Voltado às pessoas de 15 a 29 anos, o texto estabelece direitos como a meia entrada em eventos culturais e esportivos para estudantes e jovens carentes. No momento, os senadores discutem emendas ao projeto, entre elas a que fixa uma cota de 40% para a concessão de meias entradas.

O debate começou com a apresentação de pareceres de Plenário dos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), e Paulo Paim (PT-RS), pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Direitos Humanos (CDH).

O texto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), no início do mês, também assegura gratuidade em ônibus interestaduais aos jovens com renda familiar de até dois salários mínimos. O benefício, porém, é limitado a dois assentos por ônibus; outros dois deverão ser oferecidos com 50% de desconto.

Por ter sofrido modificações, o projeto deverá retornar à Câmara dos Deputados.(Agência Senado)

ESPAÇO DO INTERNAUTA

Por uma imprensa livre e democrática

Cooptar partidos políticos foi uma arma usada pela Frente Popular nas eleições de 2012, também cooptaram eleitores e agora depois de eleito o governo Patriota tenta cooptar os meios de comunicação de nossa cidade, Blogs e também emissoras de rádio. Esta vem sendo a principal ação do governo municipal nestes 100 dias, a intolerância a informações e avaliações críticas a sua gestão feitas através dos Blogs e emissoras de rádio locais.Se não vejamos: a grande quantidade de matérias enviadas diariamente para os blogs locais, de certa forma exagerada, para tentar mostrar uma realidade que não existe, para tentar criar na sociedade afogadense um sentimento de que tudo está as mil maravilhas ” Seus problemas se acabaram-se”, como dizia um personagem do programa Caceta e Planeta.

A Rádio Pajeú através de seu comunicador Nill Júnior abriu espaço para o PT e a União Pelo Povo, que fazem oposição a esta gestão para fazerem suas avaliações dos 100 dias de governo e no mesmo momento abriu espaço para representantes do governo também participarem, o que não aconteceu, pois segundo o governo o radialista e a Rádio Pajeú estavam pautando o debate e isto é inaceitável, pois quem deve pautar a imprensa é o governo e não o contrário.

E agora um blog fecha sua página porque está sendo muito pressionado pelo governo, fato este assumido pela assessoria de imprensa do prefeito, não aceitando ser cooptado Heleno Filho do Blog Afogados Web preferiu fechar o blog, pois o mesmo não vive financeiramente deste veículo de comunicação, de um jeito ou de outro é menos um a preocupar a gestão socialista, que do jeito que vai irá tentar silenciar todas as rádios e os blogs locais, pois a mídia local deve servir ao governo e não a sociedade e não a democracia, se fosse um governo do PT que estivesse fazendo isto a briga seria feia.

Tentar censurar uma rádio católica de educação popular, tentar censurar o debate de idéias que os nossos blogs fazem tão bem e justamente em uma cidade conhecida pela grande quantidade e qualidade deste meios de comunicação, mas pelo jeito o governo municipal do PSB vai tentar com todas as armas calar ou transformá-los em  blogs e rádios do governo e não da sociedade,então  faço uma sugestão  não seria melhor  criar uma rádio oficial do governo, buscar através do seu blog ter o grande número de acessos que os blogs locais tem e até quem sabe criar um canal de televisão.

Quero assim expressar o meu repúdio a esta maneira de agir com os meios de comunicação que o PSB tenta implementar desde o governo do estado e agora chegando aos municípios, quem tenta calar a imprensa tenta também calar a Justiça, as organizações sociais como sindicatos, associações e outros, isto tudo nos leva a refletir estamos vivendo uma democracia ou tais atitudes refletem uma tentativa de implantar uma ditadura? O que vai acontecer em Afogados se estas entidades todas e a sociedade em geral não se indignarem e calarem diante destes fatos gravíssimos? Será que nossa cidade vai viver um momento histórico, com a democracia de um partido só, de uma só voz?

Finalizo me solidarizando e parabenizando Heleno Filho do blog  Afogados Web pela sua atitude de repúdio e pelo belíssimo trabalho realizado a frente deste blog, que em determinado momento fez fortes críticas ao PT e nós de forma democrática aceitamos e respondemos com todo respeito e admiração que merece uma imprensa livre e democrática, contrariando uma tendência do nosso estado onde a imprensa parece mais órgãos de governo e o governador achando pouco usa até o Diário Oficial do Estado para fazer sua promoção pessoal, será que é desta forma que o PSB fará mais e melhor se um dia chegar a governar o país?

Jair Almeida de Souza Presidente do PT Afogadense 

O ACORDO

Bateram o martelo, em Cabrobó, no final de semana, com vistas às eleições de 2014, o ex-prefeito Eudes Caldas (PTB) e o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD). Caldas apoiará Novaes à reeleição em troca do apoio deste ao ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), para a Câmara Federal. O prefeito Auricélio Torres (PSB) ficou excluído deste acordo.(Fogo Cruzado)

GOVERNO SORAYA MORIOKA ADERE PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Governo de Flores firma convênio com o Ministério da Saúde e adere ao Programa Saúde na Escola (PSE), promovendo a primeira “Semana de Saúde na Escola” nas unidades de ensino da rede municipal, com o tema é “Prevenção da Obesidade”. 10 escolas foram contempladas nesta primeira etapa: 1. Escola Municipal Onze de Setembro; 2 Escola Municipal da Vila Nova; 3. Escola Romão Ferreira de Azevedo; 4. Escola Imperador Pedro I; 5. Escola Desembargador Adauto Maia; 6. Escola Paulo Pessoa Guerra; 7. Escola José Josino de Góes; 8. Escola José Cirino de Carvalho; 9. Escola Manoel de Souza Santana; 10. Escola Capitão Arnaldo de Souza Santana.

O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. Todas as atividades são promovidas pelos profissionais de saúde do município de Flores. Governo de Flores – Uma Vida Melhor para Todos. (Assessoria de Comunicação)

EDUARDO PEDE A SENADORES ESFORÇO PARA EQUILIBRAR PACTO FEDERATIVO

Um momento extremamente importante, onde foi possível debater com representantes do Parlamento pontos importantes da pauta federativa. Foi assim que o governador Eduardo Campos definiu a reunião de trabalho mantida no começo da tarde desta terça-feira (16/04) com os senadores integrantes do bloco parlamentar União e Força, liderado pelo senador Gim Argelo (PTB-DF).

Segundo Eduardo, em cerca de duas horas de conversa, foram tratadas questões como a unificação da alíquota do ICMS, a proposta de resolução do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) sobre os juros que incidem sobre as dívidas dos estados, o comercio eletrônico e a abertura de novas linhas de financiamento para estados e municípios.

“É importante, numa hora grave como essa que estamos vivendo, criar as condições para que estados e municípios tenham capacidade de investir e, deste modo, ajudar o Brasil a retomar o crescimento e superar o momento de dificuldade que estamos vivendo”, disse o governador ao final do encontro, realizado na liderança do PTB.

Estiveram presentes senadores de todos os partidos integrantes do bloco União e Força (PTB, PR, PSC e PPL). Eduardo chegou ao evento acompanhado do senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE).

Depois do encontro, o governador manteve manteve reuniões com membros de sua equipe de governo, na sede da representação de Pernambuco no Distrito Federal, para acompanhar a tramitação de processos de interesse do Estado nos ministérios. (Fotos: Humberto Pradera)

CIRO GOMES: “CANDIDATURA É INOPORTUNA”

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) afirmou ontem que irá abrir uma discussão interna em seu partido para mostrar que uma eventual candidatura presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), seria “inoportuna”. Ele diz, porém, que irá apoiar uma eventual postulação do pernambucano caso a maioria do partido decida lançá-lo.

“Se meu partido tiver candidato, depois que fizer minhas ponderações, vou acompanhar o partido. Mas vou fazer uma discussão dizendo que a candidatura é inoportuna”. O ex-ministro afirma que seu pensamento é “complexo”: defende candidatura própria, mas aponta “incoerência” em disputar o Planalto na condição de aliado ao governo Dilma Rousseff.

Ciro diz que em 2010, quando se apresentou como pré-candidato à Presidência pelo PSB e Dilma era ainda pouco conhecida, o seu partido decidiu apoiá-la. “Qual a explicação para mudar de posição agora?”, questionou.

“Está bom mas podemos fazer melhor? Isso é conversa de marqueteiro. O Brasil precisa de debate profundo de ideias”, afirma o ex-ministro, em crítica ao slogan de Campos. “O PSB não tem ideia nenhuma, pelo que eu saiba”, disse, ponderando que Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede), possíveis candidatos em 2014, também não possuem. Ciro diz que Campos é o mais preparado dos três. “Mas é zero de ideia”. Afirmou ainda que o governador de Pernambuco “faz um discurso também reacionário quando vai conversar com empresários reacionários de São Paulo”. “Vamos disputar com a Dilma pela direita?”

Ele também voltou a criticar a relação do governo Dilma com o Congresso. Disse que a gestão é “de base fisiologista, clientelista e suscetível à corrupção”. Questionado sobre essa crítica, faz referência à aliança do Governo Federal com o PMDB e o apoio à eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado e de Henrique Alves (PMDB-RN) à presidência da Câmara dos Deputados.