Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Coluna do Finfa

Governadora avalia reunião com prefeitos do Sertão de Pernambuco – Em entrevista exclusiva a este blogueiro, a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, avaliou a reunião que aconteceu nesta quinta-feira (20), na cidade de Serra Talhada, com os prefeitos do Sertão pernambucano.

Roubou a cena – Quem chamou a atenção dos presentes na inauguração da obra de implantação do sistema de abastecimento de água do Rio da Barra, ontem (20) com a presença da governadora Raquel Lyra, foi a empresária e pré-candidata a prefeita de Sertânia nas eleições de 2024, Pollyanna Abreu.No momento da inauguração foi quem ficou ao lado da governadora. Apoiadora de Raquel de primeira ordem, se concretizar a sua candidatura, ela terá o apoio dos ex-prefeitos Guga Lins e Sinval Siqueira, além de vereadores oposicionistas.

Disse“Eu jamais imaginei que o Partido Comunista do Brasil tivesse uma cientista, engenheira, como a Luciana Santos, que é a nossa ministra de Ciência e Tecnologia. Eu convivo com a Luciana há muito tempo, mas eu nunca imaginei que a “bixinha” fosse tão esperta e tão inteligente”.(Presidente Lula)

Renovou contrato – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, recebeu na manhã desta quinta-feira (20), o presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGVSA), Pedro Ferrer, para renovar o convênio com a instituição. O termo foi assinado na sede do governo municipal durante um encontro que contou com os secretários municipais, Demétrius Lisboa, Ozias Valentim e Mano Holanda. “A parceria foi estendida até novembro de 2024, sendo uma cooperação técnica e financeira que permitirá ao IHGVSA investir na aquisição de material para manutenção e reforma predial, na contratação de funcionários, aluguéis de veículos e consumo de combustíveis”, disse o prefeito.

Aprovadas – A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco, julgou, nesta quinta-feira (20), a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Itapetim, relativas ao exercício financeiro de 2020, de responsabilidade do prefeito Adelmo Moura, Prefeito. No julgamento, a Segunda Câmara, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Itapetim a aprovação com ressalvas das referidas contas do atual gestor, relativas ao exercício financeiro de 2020.Informações Afogados Online

Frase – “A triplicação da BR-232 é uma obra que vai beneficiar milhões de usuários. Consciente disso, a Copergás não teve problemas em adaptar-se às ações exigidas, como o remanejamento de nossa rede”.(Presidente da Copergás André Campos) Somente um – Dos dezessete prefeitos que fazem parte do Sertão do Alto Pajeú, somente o prefeito da cidade de Calumbi, Erivaldo José da Silva, conhecido por Joelson, não compareceu a reunião com a governadora Raquel Lyra nesta quinta-feira 20 de Abril, em Serra Talhada.

Poderá não concorrer – Um arcoverdense  em conversa com este blogueiro, afirmou que acha que o prefeito Wellington Maciel (foto), não deverá concorrer a reeleição. Segundo a fonte, o gestor não assimilou o cargo político. O atual gestor deve continuar seu ramo de empresário.Procede?

Você sabia – Que a próxima eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), prevista para julho deste ano, deverá acontecer de forma secreta. A mudança no formato da escolha, que cabe aos deputados estaduais, está prevista em um projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora que será votado na próxima terça-feira (25) na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) para depois seguir para o Plenário.

Recebeu – A Prefeitura de São José do Egito recebeu e já estão sendo utilizados três novos veículos pesados. Duas caçambas e um caminhão pipa, que já foram incorporados a frota municipal e estão servindo a população egipciense. Os veículos são ainda frutos de emendas parlamentares do ex-deputado Tadeu Alencar, que destinou recursos dá ordem de mais de R$ 1 milhão para aquisição dos mesmos. “Agradecemos a Tadeu Alencar e continuamos buscando ainda mais recursos para nosso município”. disse o prefeito Evandro Valadares.

Perguntar não ofende – Têm políticos pagando algo na justiça por uma transação errônea?

Governadora Raquel Lyra inaugura obra em Sertânia que vai levar água para dez comunidades

Em um compromisso de transportar água para comunidades do Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quinta-feira (20), a obra de implantação do sistema de abastecimento de água do Rio da Barra, no município de Sertânia. Com um investimento total de R$ 6,1 milhões, aporte do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a intervenção vai garantir água a mais de 3 mil pessoas em dez comunidades.

“O trabalho, junto à Compesa e à Secretaria de Recursos Hídricos, de captação de recursos é para garantir que a gente possa chegar à vida das pessoas que não têm acesso à água. Hoje foi inaugurado um sistema simplificado de abastecimento de água, grande parte financiado pelo governo federal. A gente vai garantir recursos para permitir que obras como essa possam chegar a diversas comunidades rurais”, ressaltou Raquel Lyra, acompanhada do secretariado estadual.

A obra compreende uma estação flutuante, para a captação de água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, seguida da construção de uma estação de tratamento de água e um reservatório apoiado, com capacidade de 200m³. A estrutura também inclui uma estação elevatória, com dois sistemas elevatórios, uma estação de tratamento de efluentes, adutoras com 18 km de extensão, dois reservatórios elevados e uma rede de distribuição com extensão de 13,7 km.

As comunidades que receberão água são: Barreiros, Cacimbinha, Maia, Rio da Barra, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique-Xique.

O Sistema de Abastecimento de Água do Rio da Barra faz parte do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), um modelo de política pública que promove a gestão compartilhada de sistemas locais de abastecimento e saneamento, com foco em populações vulneráveis que vivem em áreas de grande escassez de água.

Já existem quatro unidades do modelo implantadas em Pernambuco: Sisar Moxotó, com sede em Arcoverde (do qual faz parte o Sistema Rio da Barra); Sisar Alto Pajeú, com sede em Afogados da Ingazeira; Sisar Sertão Central & Araripe, com sede em Salgueiro e Sisar Sertão do São Francisco, com sede em Lagoa Grande. Um quinto Sisar está em fase de implantação para beneficiar os municípios da Zona da Mata Sul.

Ao todo, o programa já alcança 2.676 localidades de 52 cidades pernambucanas, todas em regiões de baixa disponibilidade hídrica.

Estiveram na inauguração os prefeitos de Custódia, Manuca de Zé do Povo; de Buíque, Arquimedes Valença; de Arcoverde, Wellington Maciel; e de Sertânia, Ângelo Ferreira; além do deputado federal Pedro Campos e lideranças da região. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Governadora Raquel Lyra reúne prefeitos do Sertão pela segunda vez para apresentar ações realizadas e ouvir demandas

Em continuidade à sua agenda no interior, a governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta quinta-feira (20), em Serra Talhada, com os prefeitos do Sertão do Estado. Na ocasião, foram debatidos temas considerados estratégicos para o desenvolvimento de Pernambuco, como habitação, infraestrutura rodoviária, desenvolvimento agrário, educação, segurança pública e saúde. Esse foi o segundo encontro da chefe do Executivo estadual com os gestores municipais da região. O primeiro aconteceu no dia 30 de janeiro, no Palácio do Campo das Princesas.

“Iniciamos a rodada de um diálogo aberto e transparente com mais de 50 prefeitos do Sertão pernambucano falando do diagnóstico do nosso Estado e ouvindo as demandas. Falamos sobre as entregas que já fizemos e os próximos passos do nosso governo. O encontro é uma demonstração muito clara de que viemos aqui construir coletivamente as soluções para os desafios que Pernambuco apresenta”, registrou a governadora.

Na reunião desta quinta, o Governo do Estado, por meio da governadora e dos secretários estaduais, explicou o panorama encontrado em Pernambuco no início da gestão, além de ter apresentado o desenvolvimento de ações nos primeiros 100 dias de governo, que já contemplam algumas reivindicações feitas pelos prefeitos na primeira reunião.

Entre as iniciativas destacadas já implementadas pelo governo, estão o lançamento dos programas Cuida PE Mulher, que tem ampliado a oferta de procedimentos e tratamento cirúrgico a mulheres na rede de saúde pública estadual, e o Morar Bem, com objetivo de reduzir o déficit habitacional em Pernambuco.

Além disso, o governo determinou o funcionamento em regime de plantão 24 horas para as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, facilitando o registro de boletins de ocorrência e denúncias por parte das vítimas de violência doméstica, por exemplo.

Outro setor atendido ainda no primeiro trimestre foi a educação, com a ampliação para 61 escolas funcionando em tempo integral, o reajuste de 43% nas gratificações recebidas pelos gestores escolares, a convocação de 2,7 mil novos profissionais da área, entre outras ações.

Após a apresentação dos representantes do Governo, os prefeitos apresentaram suas demandas. A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, frisou a importância de reunir todos para uma construção coletiva. “A governadora veio ver de perto as nossas necessidades em diversas áreas. Ela quer atender de forma igualitária as regiões do Estado”, disse.

Também presente na reunião, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, comentou suas demandas. “As nossas são as estradas que cortam nossa área irrigada, as quais precisam de obras de melhorias, além das questões de saúde e água”, comentou.

A governadora ainda apontou a busca por recursos junto à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na ordem de R$ 3,4 bilhões, e das possibilidades que estão sendo consideradas de operações de crédito para a retomada de obras paralisadas e a realização de novos investimentos.

Uma próxima reunião com prefeitos do Agreste e da Zona da Mata será agendada nas próximas semanas.

Também estiveram presentes na reunião os secretários estaduais coronel Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Fernando Holanda (chefe da Assessoria Especial), Eduardo Vieira (chefe de Gabinete), Carla Patrícia Cunha (Defesa Social), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos), Zilda Cavalcanti (Saúde), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos), Regina Célia (Mulher), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas) e Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura).

Agenda na Exposição ExpoBerro
A agenda da governadora em Serra Talhada foi iniciada na noite de quarta-feira (19), quando ela prestigiou a ExpoBerro, maior exposição de Caprinos e Ovinos do Nordeste. Sediado no município de Serra Talhada até domingo (23), o evento é o primeiro realizado em Pernambuco e tem a expectativa de movimentar até R$ 5 milhões na cidade localizada no Sertão do Pajeú.

“A exposição apresenta um trabalho técnico muito forte de melhoramento genético para o desenvolvimento de um arranjo produtivo da caprinovinocultura, que é tão importante para o Sertão com a geração de emprego e renda”, destacou a governadora.

O encontro é promovido em parceria com Associação Brasileira de Dorper e Whiter Dorper (ABCDorper), com realização da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável e Sebrae, além do apoio do Governo do Estado. Foto: Janaína Pepeu/Secom.

Moraes manda PF ouvir em 48 horas ex-ministro de Lula sobre vídeo do 8 de janeiro

Ministro do STF determinou a identificação de todos os funcionários do GSI que aparecem na gravação circulando entre golpistas.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal ouça, em até 48 horas, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Gonçalves Dias sobre os novos vídeos da área interna do Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Dias pediu demissão após a divulgação das imagens em que ele aparece durante invasão do Palácio do Planalto.

Moraes também determinou que o novo chefe interino do GSI, Ricardo Cappelli, informe ao STF em 24 horas a identificação de todos os servidores – civis e militares – que aparecem nas imagens.

O documento foi assinado por Moraes nesta quarta (19) e tornado público nesta quinta-feira (20).

“Na data de hoje, a imprensa veiculou gravíssimas imagens que indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI”, diz trecho da decisão.

Moraes também determinou que o governo informe se cumpriu integralmente duas decisões anteriores assinadas por ele: a obtenção das imagens de “todas as câmeras do Distrito Federal” e a oitiva de todos os envolvidos na contenção dos atos.

As novas imagens foram divulgadas pela “CNN” e mostram o então ministro do GSI, Gonçalves Dias, e servidores do ministério caminhando entre manifestantes golpistas nos andares mais altos do Palácio do Planalto, no momento da invasão em 8 de janeiro.

Coluna do Finfa

Representou – O vice-prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, esteve ontem (19) representando o prefeito Zeinha Torres, na Audiência Pública com prefeituras de todo o estado para discutir limites municipais na Alepe, realizada pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco e presidida pelo deputado estadual José Patriota (PSB). “Vim representar o nosso prefeito, em virtude de sua agenda administrativa, como Iguaracy é um dos maiores município do estado em extensão territorial, não poderíamos faltar neste evento tão importante, para discutir os limites municipais”, disse Dr. Pedro.

Participou – O Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, participou na noite desta quarta-feira (19), da reunião do Lide Ceará, em Fortaleza. “Foi um momento de iniciar o diálogo com o setor empresarial e apresentar as oportunidades de parcerias com o Banco do Nordeste. Agradeço o convite da presidente Emília Buarque e a saudação do empresário Deusmar de Queirós”, disse  Paulo Câmara.

Enalteceu o turismo – O prefeito da cidade de Petrolândia Fabiano Marques, em entrevista exclusiva a este blogueiro, confirmou que sua gestão tem um Programa para pavimentar 62 ruas na sede do município. Fabiano também enalteceu o turismo da sua cidade, “o turismo de Petrolândia é forte, a praia do sobrado é mais bonita do que Fernando de Noronha, além da igreja submessa, todos os brasileiros precisam conhecer o nosso turismo Petrolândia é linda”, concluiu o gestor petrolandense.

Bombou – Após da publicação nesta Coluna ontem (19), que a deputada estadual Débora Almeida, aceitou o convite da governadora Raquel Lyra, para disputar a vaga de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE-PE, a notícia bombou nos meios de comunicação do estado.

Agenda – Agovernadora Raquel Lyra, no seu giro pelo interior de Pernambuco, terá hoje às 10 horas, reunião com prefeitos do Sertão, na Maria’s Recepções – Rua Enoch de Carvalho, 1046 A, Bairro AABB – Serra Talhada, em seguida às 15 horas, inaugura o Sistema de Abastecimento de Água de Rio da Barra, em Sertânia.

Formalizou entrega – O prefeito de Flores, Marconi Santana, formalizou a entrega de mais um sistema simplificado de abastecimento de água na região rural do distrito de Fátima, que já está assistindo mais moradores do Sítio Prateado. “Nosso agradecimento especial aos amigos: Danda, Jeilson, Adeilda, Maria e Aline, pelo carinho, acolhimento e por acreditar na nossa capacidade de continuar avançando na prestação de serviços à população.

Negou recurso e mantém débito – O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco, durante reunião nesta quarta (19), manteve a decisão da Primeira Câmara da Corte de Contas que julgou irregular auditoria realizada na Prefeitura de Tabira na gestão do ex-prefeito Sebastião Dias (foto). Trata-se de Auditoria Especial realizada na Prefeitura Municipal de Tabira, relativa aos exercícios de 2017 a 2020, Processo 21100818-7, com o seguinte objetivo: Analisar as irregularidades apontadas no Procedimento de Apuração Preliminar, conduzido pela Coordenadoria de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Tabira, relativamente a serviços de digitalização do acervo municipal nos exercícios de 2017 a 2020. Com isso, a Primeira Câmara decidiu JULGAR irregular o objeto do presente processo de auditoria especial – Conformidade, responsabilizando, quanto às suas contas, Sebastiao Dias Filho e IMPUTAR débito no valor de R$ 85.801,63 e multa de R$ 10.000,00.(Informações Blog Afogados Online)

Marcou presença – O deputado estadual Luciano Duque, participou na noite de ontem (19), da abertura da 1ª Serra ExpoBerro, maior exposição de ovinos e caprinos do Nordeste. O evento vai fortalecer, sem dúvida nenhuma, a caprinovinocultura, não só de Serra Talhada, mas de toda a região. “Parabéns à prefeita do município, Márcia Conrado, e o vice-prefeito, Márcio Oliveira, pela iniciativa. Tenho certeza que a governadora Raquel Lyra e todos os demais presentes saíram entusiasmados com o evento”, disse Duque no seu discurso.

Assinou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, assinou a ordem de serviço para a urbanização dos canteiros da Avenida Padre José Guerel, atendendo um pedido da população. “Vamos fazer um muro de arrimo com guarda-corpo, construção de escadas e calçadas, dando mobilidade e acessibilidade ao local. Toda aquela área vai ficar mais bonita e organizada, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas”, disse Adelmo.

Disse“Graças a Deus conciliamos a maioria, né, fizemos o casamento, o entendimento, e já assinando esse entendimento. Então é um balanço positivo, né, eu gosto muito de colocar os envolvidos na mesma mesa e com a mesma intenção de buscar o entendimento, a Alepe tem esse papel como representação do povo pernambucano”. (Deputado estadual José Patriota, Presidente da Comissão de Negócios Municipais, que comandou a primeira rodada de mediação entre municípios pernambucanos com problemas no traçado de suas fronteiras)

Nomeado – O jornalista afogadense, Mário Viana Filho (foto), que fez parte da campanha de Raquel Lyra desde o início, foi nomeado pela governadora para da Casa Civi, onde vai exercer o cargo de Gerente de Articulação Regional, para atuar na interlocução do Governo do Estado com os prefeitos e prefeitas dos 17 municípios do Alto Pajeú.

Frase“Nosso compromisso, nesta primeira etapa, é que até o final do ano a gente comece a ter água do São Francisco abastecendo as torneiras de quem vive no Agreste do nosso Estado”. (Governadora Raquel Lyra,na visita desta quarta-feira (19), na cidade de Arcoverde, as intervenções da primeira etapa da Adutora, que beneficiará 23 municípios pernambucanos)

Novo Pároco – Será no próximo dia 29 de Abril, a partir das 18:15 horas, na cidade de Tuparetama, onde a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, com a celebração eucarística, presidida pelo Bispo Dom Egídio Bisol, recebe o seu novo Pároco o Padre Mairton Marques, que vai substituir o Monsenhor João Carlos.

Perguntar não ofende – Os 17 prefeitos do Alto Pajeú estarão na reunião com a governadora Raquel Lyra hoje em Serra Talhada?

Governadora Raquel Lyra visita o andamento das obras da primeira fase da Adutora do Agreste

Importante equipamento para o acesso à água no interior de Pernambuco, a Adutora do Agreste está em processo de aceleração das obras. Em continuidade à sua agenda, a governadora Raquel Lyra visitou, nesta quarta-feira (19), na cidade de Arcoverde, as intervenções da primeira etapa da Adutora, que beneficiará 23 municípios pernambucanos. Para a retomada do ritmo das obras desta fase, estão na conta do Estado R$ 50 milhões, transferidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no início deste mês, após agendas da governadora em Brasília.

“A Adutora do Agreste tem recurso agora para ter a sua obra concluída. Os trabalhadores, os empresários e a nossa população em geral têm um sonho de décadas de ver uma obra que se arrasta há tanto tempo, de gerações, poder ser concluída e poder tirar do racionamento uma população de mais de dois milhões de habitantes”, ressaltou a governadora.

A conclusão da primeira etapa da obra está prevista para 2025, quando todas as adutoras estarão implantadas e a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Agreste concluída. A estrutura vai viabilizar o transporte de um volume de 2m³ de água por segundo.

“Nosso compromisso, nesta primeira etapa, é que até o final do ano a gente comece a ter água do São Francisco abastecendo as torneiras de quem vive no Agreste do nosso Estado. Essa é a primeira etapa, tem muita coisa para ser feita, como a troca das tubulações e as estações de tratamento nas cidades, para poder garantir essas obras, podendo fazer sentido para a população”, acrescentou Raquel Lyra.

Atualmente, a principal obra em execução é a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB), localizada em Arcoverde. A execução física da intervenção alcançou 78%, já tendo sido implantados 696 km dos 787 km previstos de tubulações. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Soluções para os desafios do país estão na ciência, diz ministra em audiência pública na Câmara

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu a centralidade da ciência no desenvolvimento das soluções para os desafios do país. Durante audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (19), ela apresentou as medidas implementadas nos primeiros cem dias de governo e aquelas que estão em construção. Para a ministra, a ciência perpassa todas as políticas públicas.

“Não há soluções para as questões candentes da população brasileira, como a desigualdade, a situação climática, os desastres naturais, a reindustrialização brasileira e os investimentos públicos para a retomada do crescimento que não seja pela ciência, tecnologia e inovação”, afirmou a ministra. “Esta é a convicção que nós temos. A ciência perpassa as ações de governo. Quanto mais formos capazes de interagir e fazer a intersecção com várias das políticas públicas que são desenvolvidas no país, mais perto estaremos de grandes soluções para a população brasileira”, completou.

A ministra Luciana Santos reafirmou a importância de ações de caráter emergencial para recuperar a capacidade científica e contribuir para a agenda de industrialização do país, para transformar conhecimento em riquezas pela inovação, retomar o crescimento econômico e criar oportunidades de emprego e renda para a população.

Entre os setores considerados prioritários, a ministra Luciana Santos citou o de semicondutores, que é estratégico para o desenvolvimento nacional. Na audiência pública, ela lembrou a prorrogação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) e a inclusão dos insumos usados na fabricação de painéis solares no programa. “Além disso, instituímos um grupo de trabalho interministerial para analisar a reversão do processo de liquidação da Ceitec e retiramos a empresa do Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI.”

O deputado federal, Vitor Lippi (PSDB-SP), destacou a importância do desenvolvimento científico para o aumento das riquezas do Brasil. “Nós queremos um país mais desenvolvido e soberano. Para isso, precisamos de educação de qualidade, bom ambiente de negócios e ciência, tecnologia e inovação”, afirmou.

Mulheres na ciência

À deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que questionou as políticas públicas para incentivar a participação das mulheres na ciência, a ministra Luciana Santos reafirmou o compromisso com a ascensão, a permanência e a valorização das meninas e mulheres nas ciências. Segundo a ministra, as mulheres são 60% das beneficiárias de bolsas de iniciação científica, mas somente 35% nas bolsas de produtividade.

“Tenho a responsabilidade e o compromisso de construir uma política robusta e efetiva que assegure o acesso de meninas e mulheres às carreiras científicas e que também garanta a permanência dessas cientistas nos ambientes de pesquisa, de produção de conhecimento e desenvolvimento tecnológico.”

Recife terá R$ 2 bilhões para investir nas áreas mais vulneráveis

Senado Federal deu aval, nesta quarta-feira (19), por unanimidade, para que a Prefeitura do Recife celebre operações de crédito junto ao BID. Assinatura dos contratos estão previstas para o mês de maio, em Washington (EUA)

Foi dado mais um passo para a liberação das operações de crédito pleiteadas pela Prefeitura do Recife junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Por unanimidade, com 63 votos favoráveis, o Senado Federal autorizou, nesta quarta-feira (19), o município a captar R$ 2 bilhões em recursos, que serão investidos em infraestrutura e habitabilidade em 40 comunidades de baixa renda, além de contenção de encostas em toda a cidade e beneficiarão mais de 200 mil recifenses. A aprovação em plenário ocorreu um dia após a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa Alta dar aval ao projeto. Com o apoio do Congresso, a etapa final será a assinatura do contrato pelo BID, com previsão para ocorrer no próximo mês de maio, em Washington, nos Estados Unidos.

“Vamos conseguir uma marca histórica de construir pelo menos uma obra de infraestrutura em cada uma das mais de 280 comunidades de interesse social que estão em áreas de morro do Recife”, ressaltou o prefeito João Campos, após aprovação dos projetos, em plenário do Senado.

O ProMorar Recife, a maior dentre as duas operações pleiteadas, já está em curso na cidade. As primeiras comunidades que vão receber investimentos estão com as equipes sociais do programa discutindo as melhorias necessárias junto aos moradores de cada localidade. São reuniões e oficinas participativas que estão sendo desenvolvidas em Dancing Days, Sítio das Mangueiras, Ayrton Sena, João Paulo II, Vila Brasil, Vila Arraes, Loteamento Padre Henrique, Beira Rio, Rua Divinolândia e Malvinas. Os projetos de urbanização serão construídos e debatidos em conjunto com a população para então serem implementados.

Infraestrutura básica como construção de ruas e passeios calçados, equipamentos públicos de interesse social, áreas de convivência e lazer, proteção de encostas, entre outros benefícios, devem fazer parte dos projetos. O objetivo principal é requalificar as comunidades das áreas carentes, garantindo o direito dos cidadãos à moradia digna, segura, regularizada e com toda a infraestrutura necessária.

Entre as obras previstas também está a macrodrenagem nas bacias dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó, que reduzirão em 50% o volume de alagamentos. Na parte de saneamento, aproximadamente 90 quilômetros de esgotamento sanitário deverão ser implantados.

NÚMEROS DO PROMORAR RECIFE
– Investimento de R$ 1,5 Bi;
– R$ 500 milhões na proteção de encostas;
– Mais de 200 mil recifenses beneficiados direta ou indiretamente;
– 40 Comunidades de Interesse Social urbanizadas beneficiadas;
– Obras de macrodrenagem nas bacias dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó;
– 3 mil famílias retiradas de áreas com riscos de alagamentos ou deslizamentos;
– Aproximadamente 90 km de esgotamento sanitário implantado;
– Mais de 20km de calhas de rio requalificadas.

Chefe do Exército pede fé na democracia e diz que militares são apartidários

General Tomás Miguel Ribeiro Paiva assina texto da ‘Ordem do Dia’ referente ao Dia do Exército, celebrado nesta quarta. Lula participou de evento militar no Quartel-General em Brasília.

O comandante do Exército, Tomás Miguel Ribeiro Paiva, afirmou nesta quarta-feira (19) que a instituição é “apolítica, apartidária, imparcial e coesa” e pediu aos militares que tenham “fé nos princípios democráticos”.

A declaração do general Tomás Paiva consta do texto da “Ordem do Dia” relativa ao Dia do Exército, publicado no site do Exército Brasileiro.

A mensagem também foi lida na solenidade militar em comemoração à data no Quartel-General, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No texto divulgado, Paiva destacou que o Exército deve ser uma instituição sem lado político.

“O Exército imortal de Caxias, Instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia”, disse o comandante.

Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), militares da reserva e da ativa assumiram cargos de ministros e nos demais escalões do governo. A forte presença de militares na política foi alvo de críticas de especialistas e de adversários da gestão Bolsonaro.

Coluna do Finfa

Agenda – O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, ontem (18) na capital pernambucana, Recife, cumpriu uma agenda intensa. Se reuniu com o deputado Estadual, Gustavo Gouveia, onde trataram sobre assuntos cruciais para o avanço do município, especialmente a liberação de recursos para investimentos em áreas estratégicas, foi a Casa Civil, onde entregou ao Secretário Túlio Vilaça, oficios reinvidicando apoio do Governo Estadual para as iniciativas que visam o progresso de Santa Terezinha; por fim ainda esteve na Amupe participando da Assembleia Extraordinária.

Recado – Quando o deputado estadual e ex-presidente da Amupe, José Patriota, chegou ontem as dependências da Amupe, para participar da Assembleia Extraordinária como palestrante, foi um levante só,até que o prefeito de Águas Belas, o petista Luiz Aroldo, em alto e bom som soltou um recado: “Patriota, conte comigo sempre para tudo, nós somos interioranos, mas somos firmes e fortes, precisando estarei sempre junto com você”. Não sei para quem foi endereçado este recado!

Realizou – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe Nasf e UBS I- SEDE realizaram nesta terça -feira (18) Grupo de Gestante com o tema Fisioterapia pélvica, onde na ocasião foram realizados: Demostração da técnica, Entrega de panfletos e por fim foi servido um lanche.

Você sabia– Que nem o prefeito de Tuparetama Sávio Torres, venceria seu vice-prefeito Diógenes em Tuparetama no pleito de 2024, segundo os números do Instituto Múltipla, onde Diogenes dispara em todos os cenários possíveis, caso as eleições fossem hoje. Nisso acende um alerta no bloco governista que vem defendendo o nome de Gustavo Galvão, que perderia o pleito até mesmo para o vereador Danilo Augusto.

Hoje – Acontece nesta quarta-feira (19), no Auditório Sérgio Guerra na Assebleia Legislativa de Pernambuco, uma audiência pública, para tratar sobre Limites Municipais. A atividade é realizada pela Comissão de Assuntos Municipais da Alepe, aqu será presidida pelo Presidente deputado José Patriota, e reunirá prefeituras, IBGE, e COndepe/Fidem. Em contato com este blogueiro o deputado estadua José Patriota, afirmou que neste primeiro momento, serão tratados sobre 25 ajustes e no No dia 26 de abril, acontecerá uma segunda audiência, que tratará de mais 25 disputas entre municípios.

Solicitou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (foto), aproveitou sua ida ao Recife nesta terça-feira (18), e protocolou ofícios na SDS, Casa Militar, Casa Civil e DER, entre eles, o gestor iguaraciense, solicitou duas lombadas eletrônicas na PE-292 nas proximidades do Motel Talismã e na Comunidade Barro Branco, 02 lombadas na PE-310 em frente a Escola Mestre Antônio FElipe; reforço policial e um Delegado de Polícia para seu município.

Frase“Queria aqui reforçar o meu agradecimento à bancada de Pernambuco no Senado, que teve um papel importantíssimo nas aprovações, na Comissão de Assuntos Econômicos, das duas operações de crédito que estamos rodando com o Bid”. (Prefeito do Recife, João Campos)

Marcaram presenças – Na Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco- Amupe, que aconteceu ontem (18), na sede da entidade, marcaram presença dez gestores do Pajeú: Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira), Zeinha Torres (Iguaraacy), Djalma Alves (Solidão), Anchieta Patriota (Carnaíba), Sávio Torres (Tuparetama), Delson Lustosa (Santa Terezinha) Gilson Bento (Brejinho) Zé Pretinho (Quixaba) e Irlando das Parabólicas (Santa .Cruz da Baixa Verde).

Aceitou – Uma fonte segura, em conversa com este blogueiro, confimou que a governadora Raquel Lyra, fez o convite pessoalmente a deputado estadual Débora Almeida, para ser a sua candidata a vaga de Conselheira do Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE, segundo a fonte, Débora aceitou de imediato. Neste caso, se realmente se concretizar o nome de Débora Almeida, como fica a situação do Presidente da Assembleia Legislativa Álvaro Porto e do Primeiro Secretário Gustavo Gouveia, que já declaram apoio a candidatura de Rodrigo Novaes?

Disse“Recebemos aqui um número expressivo de prefeitos para falar, principalmente, sobre segurança nas escolas. Temos presenças importantes neste dia, como do secretário Tadeu Alencar, para tratar do tema, do deputado estadual José Patriota, discorrendo acerca dos assuntos municipalistas, além do Ministério da Cultura para falar sobre financiamento de projetos por meio da Lei Paulo Gustavo”.(Presidente da Amupe Márcia Conrado, após a reunião desta terça-feira 18)

Perguntar não ofende – O que a Governadora Raquel Lyra, vai apresentar aos prefeitos do Sertão, na reunião desta quinta-feira (20), em Serra Talhada, tendo em vista que será fechada, somente para eles ?