Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Investimento de R$ 13,2 milhões viabiliza obra de contenção de encosta na Várzea

Intervenção realizada pela Prefeitura do Recife vai beneficiar cerca de 400 moradores com ações de drenagem, urbanização e mobilidade urbana

O prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques, assinaram, nesta quinta-feira (5), a ordem de serviço para mais uma obra de contenção definitiva de encosta na cidade. A intervenção será realizada na Rua Andreza Batista, no bairro da Várzea, beneficiando cerca de 400 moradores com ações de drenagem, urbanização, mobilidade urbana e requalificação dos espaços públicos. O investimento é de R$ 13,2 milhões, com recursos do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife).

Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito João Campos destacou a dimensão da obra e o impacto direto na segurança da população. “Estamos falando de um investimento superior a R$ 13 milhões em uma das maiores obras de proteção de encosta da cidade, que vai garantir segurança para todas as famílias da área, tanto as que vivem na parte de baixo quanto as que moram no topo”, afirmou.

O gestor também ressaltou que o projeto vai além da contenção da encosta. “A obra inclui a urbanização da rua, o calçamento e a criação de nove áreas de convivência, com praças de diferentes tamanhos, garantindo mais qualidade de vida para a comunidade”, disse.

Também presente na agenda, o vice-prefeito Victor Marques explicou os detalhes técnicos da intervenção. “É uma obra de grande complexidade, que combina engenharia e urbanismo. Além da proteção da encosta, os espaços livres serão transformados em áreas de lazer. Ao todo, serão nove pontos com áreas de convivência, incluindo uma praça maior, bancos, arborização, playground e até pista de cooper”, destacou.

A obra será executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2027. A encosta, com 26 metros de altura e 300 metros de extensão, receberá revestimento em concreto projetado em uma área de quase 7 mil metros quadrados, reforçando a estabilidade do terreno e aumentando a segurança da população.

O chefe do Gabinete de Gerenciamento do ProMorar Recife, João Charamba, enfatizou o caráter social da intervenção. “Serão mais de 100 habitações diretamente protegidas por essa obra, uma das maiores encostas atualmente em execução pelo ProMorar na cidade”, afirmou.

Segundo ele, parte das famílias que vivem em áreas de risco elevado será reassentada em conjuntos habitacionais ou indenizada. “É uma obra para salvar vidas. Quando o objetivo é garantir a segurança das pessoas, o valor investido se justifica plenamente”, completou.

Parte do local também passará por readequação do talude, com cobertura vegetal, em uma área de 504 metros quadrados. Além da contenção, a obra inclui melhorias na drenagem, com novas canaletas, tubulações e escadas hidráulicas, garantindo o escoamento seguro da água da chuva e mais proteção para os moradores.

Também estão previstas ações de urbanização, com a requalificação de espaços e a criação de áreas destinadas ao lazer, à prática de atividades físicas e à recreação infantil. A mobilidade no local será beneficiada com a pavimentação da via, que passará a funcionar como rua compartilhada, priorizando a circulação de pedestres e garantindo mais segurança para motoristas e moradores.

Moradora da comunidade há 16 anos, Dona Ivonete Cavalcanti comemorou o início da obra. “A gente nunca teve esperança de ver essa obra sair. Quando chovia, era muito difícil, carro não entrava. Agora, com essa obra, vai melhorar a vida de todo mundo aqui”, contou.

Nos últimos cinco anos, a Prefeitura do Recife concluiu 150 obras de contenção de encostas em toda a cidade, com investimento total de R$ 260,5 milhões, beneficiando diretamente mais de 18 mil pessoas. Atualmente, outras 25 intervenções estão em execução, com investimentos de aproximadamente R$ 188 milhões, que vão beneficiar cerca de 7 mil moradores.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Economia Solidária leva mais de 100 trabalhadores ao Carnaval do Recife

Mais de 100 trabalhadores e trabalhadoras vinculados ao Programa de Economia Solidária, da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) do Recife, estarão nas ruas do Bairro do Recife durante o Carnaval. Nesta quarta-feira (4), eles participaram de oficina sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos com Segurança, realizada pela Escola de Empreendedorismo do Recife em parceria com o Sebrae.

Durante a atividade, os participantes acompanharam palestras dos patrocinadores do Carnaval e receberam orientações do Corpo de Bombeiros. O momento também foi dedicado ao esclarecimento de dúvidas relacionadas à localização das barracas, normas de segurança e outros aspectos operacionais.

As barracas do Programa de Economia Solidária estarão distribuídas pelo Corredor da Gastronomia, instalado na Rua Domingos José Martins — uma das novidades do Carnaval deste ano — além de pontos no Cais da Alfândega e nas avenidas Alfredo Lisboa, Marquês de Olinda e Barbosa Lima. Os equipamentos funcionarão diariamente das 14h às 2h, seguindo rigorosamente os padrões de segurança e higiene apresentados durante o dia de hoje.

PT de Pernambuco participa do aniversário de 46 anos do partido, em Salvador


O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, deputado federal Carlos Veras, participa, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, das atividades pelos 46 anos do PT, em Salvador (BA).

Com o slogan “Quando o povo acredita, o Brasil acontece”, a programação marca o início da agenda anual partidária na defesa de seu legado à frente do governo federal, dos desafios do projeto democrático-popular e das estratégias políticas para o próximo período, em um momento considerado estratégico para o país.

As atividades têm início nesta quinta-feira (5), com debates temáticos sobre comunicação, soberania, justiça climática, juventude, cultura, luta LGBT e estratégias políticas, e se encerram no sábado (7), com um ato político comemorativo dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de Carlos Veras, participam da programação o senador Humberto Costa, a senadora Teresa Leitão, a prefeita de Serra Talhada, Maria Conrado, o vereador do Recife, Osmar Ricardo, membros do Diretório Nacional do PT. Também confirmaram presença a deputada estadual Rosa Amorim, o deputado estadual João Paulo, Carlos Padilha, membro da Executiva Estadual; Rivania Rodrigues, secretária LGBT do PT Pernambuco; e Guylherme Oliveira, secretário estadual de Juventude do partido.

Para o presidente estadual do PT, Carlos Veras, o aniversário do partido é também um momento de reafirmação política. “O PT chega aos 46 anos reafirmando seu compromisso com a classe trabalhadora e com a defesa da democracia. Seguiremos na luta pelo fim da escala 6×1 e pela ampliação de direitos”, afirmou.

Durante a programação, o partido realiza reunião do Diretório Nacional, na sexta-feira (6), quando deve avançar nas definições políticas para a formação da tática eleitoral nacional. Carlos Veras destaca que o PT de Pernambuco vai confirmar a disposição de alinhamento com as orientações nacionais: “nossa prioridade é a reeleição do presidente Lula, a recondução do senador Humberto Costa e o fortalecimento das bancadas estadual e federal, com a reeleição dos atuais parlamentares e a ampliação da nossa representação”, concluiu.

Concurso de Fantasias do Carnaval do Recife 2026 foi abrilhantado pelo Bloco Madeira do Rosarinho no Clube Português

Evento gratuito reuniu 13 artistas em disputas de Originalidade e Luxo, com premiações de até R$ 15 mil e participação garantida no 60º Baile Municipal

As prévias do Carnaval do Recife 2026 ganharam cor, brilho e emoção na noite desta quarta-feira (04), com a realização do tradicional Concurso de Fantasias Carnavalescas, promovido pela Prefeitura do Recife, no Clube Português. O evento gratuito reuniu artistas, torcedores e admiradores da cultura popular, contou com a abertura do Bloco Madeira do Rosarinho, um dos homenageados do Carnaval deste ano, e teve a participação de 13 concorrentes nas categorias Originalidade (8) e Luxo (5), que desfilaram fantasias inéditas avaliadas por sete jurados, considerando indumentária e performance.

Na categoria Originalidade, as criações trouxeram inspirações diversas, como a música “Cana Caiana”, de Alceu Valença; sabores e memórias da infância; o orixá Nanã; a literatura de cordel; o Festival de Parintins; a figura da vendedora de fuxicos do Mercado de São José; o brega recifense e; as feiras pernambucanas. Já na categoria Luxo, as fantasias se destacaram pela riqueza de detalhes e por referências simbólicas e mitológicas, com inspirações em Hórus, o deus-falcão; no romance “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna; na aurora boreal; em Garuda, o Vahana de Vishnu, e; em Najavel, o domador de serpentes.

O coordenador dos concursos carnavalescos, Albemar Araújo, destacou que o Concurso de Fantasias contribui para preservar a tradição do Baile Municipal do Recife, ao garantir que as criações vencedoras também se apresentem no evento. Segundo ele, a iniciativa oferece visibilidade a artistas que percorrem o Carnaval em diversas agremiações e encontram, no concurso, um espaço exclusivo para apresentar a originalidade e o luxo de seus trabalhos, consolidando o desfile como um momento de reconhecimento e valorização cultural. “Aqui é o momento deles, um momento especial, a sagração do artista”, afirmou.

Na plateia, quatro amigas que haviam acabado de sair de um treino de handebol assistiram, pela primeira vez, ao Concurso de Fantasias Carnavalescas do Recife. Impressionada com a beleza das fantasias, Maria Lima, de 14 anos, comentou com as amigas quando uma fantasia entrou no salão: “Olha! É Nanã!”. Já a amiga Maria Levay, de 13 anos, destacou a representatividade cultural do desfile. “Achei muito bonita a forma como a nossa cultura está sendo representada. Gostei da fantasia de cordel e a de Nanã, mas o meu favorito foi o pipoqueiro. A gente vê ele diariamente, sabe? Ele foi representado de uma forma muito bonita.”, afirmou.

Na categoria Originalidade, o grande vencedor foi Severino Queiroga, com a fantasia “O Grandioso Espetáculo de Parintins no Carnaval de Pernambuco”. A criação homenageou o Bumba Meu Boi de Parintins, com referências aos bois Garantido e Caprichoso, além de elementos da fauna amazônica. Já na categoria Luxo, o primeiro lugar ficou com Sandra Farias, que conquistou o título pelo nono ano consecutivo, encantando público e jurados com a fantasia “Garuda, Vahana de Vishnu”, ricamente adornada com bordados, pedrarias e plumas. “Assim que acaba o Carnaval, já penso na próxima fantasia e vou construindo ao longo do ano. Estou nessa trajetória desde 1995, com mais de 16 títulos só no primeiro lugar. Sou muito grata à Prefeitura do Recife pela oportunidade de mostrar um trabalho que, muitas vezes, fica restrito ao público”, destacou.

O concurso integra as políticas municipais de valorização das expressões e das figuras populares do Carnaval do Recife. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados em dinheiro: na Originalidade, os valores foram de R$ 12 mil, R$ 9 mil e R$ 7 mil, para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já na categoria Luxo, os vencedores receberam R$ 15 mil, R$ 12 mil e R$ 9 mil, respectivamente.

Além da premiação, os vencedores garantiram participação no 60º Baile Municipal do Recife, um dos eventos mais tradicionais do calendário carnavalesco da cidade. Cada classificado também receberá um incentivo adicional de R$ 2.100 para a apresentação no baile, contribuindo para manter viva a tradição das fantasias no Carnaval recifense.

Auto Viação Progresso anuncia lançamento do serviço ‘Suíte Cama’ e amplia padrão de conforto

A empresa de transporte rodoviário Auto Viação Progresso prepara o lançamento de um novo serviço voltado ao aumento do conforto dos passageiros. Denominado ‘Suíte Cama’, o modelo representa um investimento da empresa na modernização da frota e na elevação do padrão das viagens, reforçando uma estratégia baseada em visão de futuro e respeito ao usuário. Serão seis ônibus 8×2, com suítes privativas e camas, tornando a empresa a primeira da região e a segunda do Brasil com esse padrão.

O lançamento ocorre em meio a um período de ajustes operacionais próprios de um processo de transição, mas mantém como diretriz a evolução contínua do transporte no Nordeste. A iniciativa sinaliza o compromisso da Progresso com melhorias constantes, aliando responsabilidade, inovação e qualificação dos serviços prestados ao público.

Pernambuco garante maior investimento da história na Assistência Social e no Combate à Fome

Cerca de R$ 150 milhões serão repassados a municípios para garantir serviços socioassistenciais e segurança alimentar

O Governo de Pernambuco assegurou o maior volume de recursos já destinados ao cofinanciamento da Assistência Social e do Combate à Fome, com investimento de cerca de R$ 150 milhões, sendo R$ 147 milhões de valores estaduais e cerca de R$ 4 milhões de valores federais. O aporte vai beneficiar os municípios pernambucanos e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha. O investimento, o maior já pactuado pela gestão estadual na área, foi definido nesta quarta-feira (4), durante a Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PE), que marcou o início do calendário de 2026, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).

“Estamos garantindo o maior cofinanciamento da história de Pernambuco para a Assistência Social e o Combate à Fome, com recursos que garantem diretamente aos municípios o fortalecimento dos serviços socioassistenciais e a segurança alimentar da população. Esse investimento reafirma o nosso compromisso com quem mais precisa, com a gestão compartilhada e com políticas públicas que promovem dignidade, cidadania e cuidado com a população em todo o Estado”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Do montante pactuado, R$ 71,5 milhões correspondem ao Cofinanciamento Estadual da Assistência Social (SUAS) e R$ 3,7 milhões ao Cofinanciamento Federal da Assistência Social (SUAS), assegurando a manutenção e a ampliação dos serviços socioassistenciais nos territórios. No campo da segurança alimentar e nutricional, mais de R$ 75 milhões foram garantidos para o Cofinanciamento Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), destinados ao custeio e investimento das cozinhas comunitárias e a outras ações estruturantes.

“Iniciamos 2026 com uma pauta estratégica e com o maior investimento já realizado pelo Estado no cofinanciamento da assistência social e do combate à fome. Esse esforço reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco com a gestão compartilhada, o fortalecimento dos serviços nos municípios e a garantia de dignidade, cidadania e segurança alimentar para a população. A CIB é o espaço onde Estado e municípios dialogam, alinham prioridades e transformam decisões em resultados concretos”, destacou a secretária executiva de Assistência Social e coordenadora da CIB/PE, Andreza Pacheco.

Durante o encontro, além de assegurar recursos de cofinanciamento, foi apresentado o panorama dos Planos Municipais de Assistência Social, bem como o balanço dos repasses realizados em 2025. Outro ponto de destaque foi a proposta de criação da Comissão responsável pelo Fórum de Pactuação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), além da deliberação sobre o Benefício Eventual Emergencial para os municípios de Serra Talhada e Parnamirim.

Dois Unidos recebe mais uma via beneficiada pelo Programa Rua Tinindo

Intervenção na Rua Mamede Coelho recebe investimento superior a R$ 1.4 milhão da Prefeitura do Recife e inclui obras de drenagem e nova pavimentação para melhorar a mobilidade e o escoamento das águas

A Prefeitura do Recife entregou nesta quarta-feira (4), mais uma obra de requalificação de vias do Programa Rua Tinindo, desta vez no bairro de Dois Unidos. Sob a responsabilidade da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a intervenção na Rua Mamede Coelho, no trecho compreendido entre a Rua Guarajá e a Avenida Hildebrando de Vasconcelos. O prefeito João Campos participou da atividade.

“Estamos trabalhando pelo Recife, com obras em todas as regiões da cidade, e buscamos ouvir as necessidades das pessoas”, destacou João Campos. A obra foi iniciada em 12 de agosto de 2024, sendo concluída em 22 de janeiro deste ano, e teve um investimento total de R$ 1.429.653,52.

O prefeito aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da participação da comunidade na conservação do espaço público. “Cuidem da rua de vocês. A rua está bonita, está tinindo, está inaugurada e é de vocês! Cuidem da rua e deixem limpinha. Enquanto isso, seguiremos cuidando da cidade inteira”, concluiu.

Dentre as melhorias, estiveram  a implantação de nova rede de drenagem e pavimentação na via. A ação vai melhorar a circulação de pessoas e o escoamento das águas pluviais, trazendo mais conforto e qualidade de vida para os moradores e frequentadores da área.

O trecho beneficiado da via possui 380 metros de extensão, e o revestimento final da rua foi em paralelepípedo (área total de 1.864,00 m²). Além da pavimentação foi realizada a execução dos passeios (calçadas) em concreto em todo trecho, totalizando 1.600,00 m². A obra também contempla os serviços de drenagem com a implantação de 340 metros de tubos e 421 metros de sarjeta ao longo da via, 785 metros de meio-fio e ainda 30 metros de muro de arrimo.

Ubirani Guedes Penha, 62 anos, nascido e criado no local compartilha como era a situação antes da entrega. “Antigamente era só buracos e lama. Acumulava muita água quando chovia. A barreira caía, espalhava muita lama e barro. Agora depois do calçamento, realmente a rua está boa”, agradeceu.

Os moradores da área já foram beneficiados através do Programa Rua Tinindo com outras cinco obras. Para além disso, mais três intervenções estão sendo executadas no bairro de Dois Unidos, somando R$ 7.263.905,33 de investimento.

RUA TININDO – As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas em cerca de 160 ruas e tiveram serviços de pavimentação e drenagem iniciados em mais de 31 vias, distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.

Felipe Carreras anuncia mais de R$ 1,9 milhão em investimentos durante celebração dos 147 anos de Garanhuns

Durante as comemorações pelos 147 anos de emancipação política de Garanhuns, nesta quarta-feira (04), o deputado federal Felipe Carreras anunciou novos investimentos para o município, reforçando a parceria com a gestão do prefeito Sivaldo Albino. Ao lado do gestor municipal e do deputado estadual Cayo Albino, o parlamentar confirmou a destinação de 1,5 milhão de reais para a área da saúde, além de R$ 400.000,00 para a implantação da décima Academia da Saúde na cidade.

O anúncio dos recursos para a saúde foi feito durante a solenidade oficial de aniversário do município, no momento simbólico do corte do bolo comemorativo. Já o investimento para a nova Academia da Saúde foi anunciado durante a inauguração da nona unidade, no bairro Cohab 1, ampliando as políticas públicas voltadas à promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.

Além dos anúncios, Carreras participou da 1ª edição da “Corre Garanhuns”, que passa a integrar a programação oficial do aniversário do município. O evento uniu esporte, lazer e solidariedade, com inscrição mediante a doação de 10 kg de alimentos não perecíveis, destinados a instituições sociais de Garanhuns.

A celebração também contou com a presença de diversas autoridades e lideranças políticas, entre elas o ex-prefeito Silvino Andrade, o vice-prefeito Eraldo Ferreira, o presidente da Câmara Municipal, Johny Albino, e os vereadores Luizinho Roldão, Matheus Martins, Juca Viana, Luzia da Saúde, Fabiana Zoobi, Leleu Andrade, Darliane de Natalício, Nelma Carvalho, Marcos de Zaqueu, Alcindo Correia e Bruno Taveira. Também participaram secretários municipais, colaboradores da Prefeitura e lideranças políticas locais.

Dando continuidade à agenda no município, o deputado Felipe Carreras participará, na quinta-feira (05), da entrega da Escola Julião Capitó, no distrito de Iratama, que passou por requalificação. Na mesma unidade, será inaugurada a Sala Azul, um ambiente de acolhimento e descompressão voltado ao suporte de alunos neurodivergentes, como crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e dislexia. O espaço foi planejado para oferecer baixa estimulação sensorial, funcionando como apoio pedagógico e instrumento de promoção do desenvolvimento e bem-estar dos estudantes.

A presença do deputado Felipe Carreras nas comemorações em Garanhuns reflete uma parceria sólida com a gestão do prefeito Sivaldo Albino, marcada pela viabilização de investimentos e políticas públicas que fortalecem a rede de saúde, ampliam e qualificam a educação, impulsionam obras de infraestrutura e valorizam áreas estratégicas como cultura e esporte, contribuindo para o atual ciclo de crescimento e desenvolvimento vivido pelo município.

Augusto Coutinho assume liderança do Republicanos na Câmara

O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE) vai assumir a liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados. O parlamentar já recebeu apoios suficientes de seus pares para exercer a nova função, que será formalizada em breve pela legenda.

“Fico feliz e honrado em liderar, nesta Casa, um dos principais partidos de nossa democracia, com perspectiva de crescimento no Congresso Nacional, nas casas legislativas estaduais e no Poder Executivo. Uma missão que iremos exercer com muita responsabilidade, no tratamento das grandes pautas da Câmara”, ressaltou o parlamentar nesta quarta-feira (04), após comandar reunião da Bancada do partido com o relator da PEC da Segurança Pública, Mendonça Filho (União-PE), e participar de encontro com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre a regulamentação do trabalho por aplicativos, do qual Augusto é relator.

Exercendo o quarto mandato como deputado federal, Augusto Coutinho é autor da Lei da Adoção e foi relator da Reforma Tributária e da Lei de Licitações. O parlamentar também coordena a Bancada de Pernambuco no Congresso Nacional, juntamente com o deputado Carlos Veras (PT-PE).

BNB anuncia ações culturais de 2026 no Recife com foco em cadeia produtiva da cultura

Recursos para cultura crescem 75% em 2026. Valores superam R$ 31 milhões. O anúncio foi feito durante lançamento da programação do Banco do Nordeste Cultural para este ano em Pernambuco

O Banco do Nordeste (BNB) realizou, nesta quarta-feira, 4, no Recife (PE), o lançamento da programação do Banco do Nordeste Cultural 2026 para Pernambuco. Estão previstas diversas ações que envolvem artistas locais, formação de plateia, intervenções e ocupação de espaços parceiros.

A abertura da programação foi feita pelo presidente do BNB, Wanger de Alencar, e pelo diretor de Planejamento, José Aldemir Freire, na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, que recebe, até dia 27 de abril, a exposição “Toda vez que dou um passo o Mundo sai do Lugar”. Também marcaram o início da programação as apresentações de Kelly Benevides, Jessica Caitano, Clayton Barros e DJ Pepe Jordão.

“Nós já realizamos diversas ações culturais em Pernambuco, mas é a primeira vez que estamos lançando uma programação anual dentro da nossa estratégia de fortalecimento das cadeias produtivas da cultura. Essa estratégia que chamamos Banco do Nordeste Cultural serve para formar artistas e plateia, mas também para gerar negócios. Cada ação prevista vai impactar no comércio local, na produção de eventos, na contratação de trabalhadores e outros desdobramentos econômicos”, afirma Wanger de Alencar.

Ações previstas
O diretor de Planejamento do BNB, José Aldemir Freire, afirmou que as ações do Banco do Nordeste Cultural estão sendo desenvolvidas em parceria com o Recentro, Secretaria de Cultura, entidades, produtores culturais e artistas. “É uma construção permanente porque a cultura em si é muito dinâmica. Então nós temos hoje uma exposição e o Ecossistema Musical, mas haverá diversas ações durante o ano de 2026 que irão mobilizar artistas e o público em geral”, diz.

Segundo o diretor, a programação envolve intervenções urbanas, apresentações teatrais, shows musicais, exposições artísticas, exibição de filmes em espaços públicos e outras manifestações culturais.

Recursos crescem 75%
Os recursos do Banco do Nordeste destinados a ações culturais em 2026 superam R$ 31,3 milhões. Os valores representam um aumento de 75% sobre o aplicado no ano passado, resultado da expansão planejada das ações e dos equipamentos do BNB Cultural.

Em 2025, as aplicações em cultura somaram R$ 17,8 milhões. Os recursos, de acordo com o diretor de Planejamento do BNB, José Aldemir Freire, foram investidos em 4.300 atividades, atingindo um público total de aproximadamente 500 mil pessoas, em toda área de atuação do Banco (que inclui Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo).

O executivo afirma que o aumento nas verbas reforça o entendimento do Banco de que a cultura está ligada ao desenvolvimento. “Esses recursos são aplicações diretas com cachês, montagem de exposições, espetáculos, oficinas, manutenção de espaço, dentre outros. Ou seja, todos esses recursos foram injetados diretamente na cadeia produtiva. Além disso, liberamos, ano passado, outros R$ 28 milhões em patrocínios culturais”, explica.