Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Na Zona da Mata Norte, governadora Raquel Lyra prestigia Carnaval de Paudalho e ressalta valorização da cultura local

Em mais um dia de festejos carnavalescos, a governadora Raquel Lyra prestigiou, na tarde desta segunda-feira (16), o Carnaval de Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A festa reúne milhares de foliões e consolida o município como referência em diversidade cultural, valorização das tradições e grandes atrações. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, da prefeita Paulinha da Educação e de lideranças da região, a governadora percorreu os polos de animação, cumprimentou foliões e acompanhou de perto as manifestações culturais, além do show da cantora Elba Ramalho.

“Chegando à cidade de Paudalho, mais uma vez, para prestigiar esse Carnaval espetacular. Aqui, nós temos desfile de fantasias e carros alegóricos que mostram como a população se envolve para fazer a festa mais bonita e participativa, salvaguardando nossas tradições e promovendo esse encontro tão especial. Tudo isso movimenta a economia, com hotéis, bares e restaurantes, gerando renda para a nossa gente”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Com três polos oficiais, a programação contempla públicos de todas as idades. Ao longo dos festejos de Momo, desfilam bois, maracatus, caboclinhos, blocos líricos e o tradicional Banho de Cheiro, uma das marcas do Carnaval do município. “Somos multiculturais. Temos aqui uma efusão de cultura e de essência pernambucana que faz parte da identidade do Pernambuco Meu País”, afirmou a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

Na segurança, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, garante até a próxima quarta-feira (18) 447 homens e mulheres que atuarão de forma integrada no reforço do policiamento e atendimento às ocorrências nos focos de animação da cidade. “Estamos garantindo a segurança aqui no município de Paudalho, para que o povo possa brincar na paz, com folia e diversão”, assegurou o titular da pasta, Alessandro Carvalho.

Presente na festividade, o deputado estadual Gustavo Gouveia destacou a importância da folia no município. “O Carnaval não é apenas festa, também impulsiona o desenvolvimento econômico da cidade”, comentou. Já o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, ressaltou os investimentos do Governo de Pernambuco. “O Carnaval de hoje conta com forte participação do Governo do Estado, por meio da Fundarpe e da Empetur, que apoiaram e seguem apoiando o nosso Carnaval e a cultura de Pernambuco”, pontuou.

Também acompanharam a governadora os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); os prefeitos Eduarda Gouveia (Carpina), Joel Gonzaga (Feira Nova) e Irmão Aluízio (Tracunhaém); além de vereadores e lideranças locais. Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Zé Gotão desfila pela primeira vez no Carnaval e reforça importância da vacinação em clima de festa

Pela primeira vez, o personagem Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de imunização, entrou no ritmo do Carnaval em formato de Boneco Gigante e foi às ruas em meio à folia para lembrar que saúde e alegria podem caminhar juntas. Em um cenário de música, cores e muita animação, o mascote do Programa Nacional de Imunizações interagiu com o público, tirou fotos e levou uma mensagem essencial: manter a caderneta de vacinação atualizada é um ato de cuidado coletivo.

A participação inédita na festa popular teve como objetivo ampliar as coberturas vacinais, aproveitando o grande fluxo de pessoas para reforçar a importância da proteção contra diversas doenças. Zé Gotão chamou a atenção de crianças, jovens e adultos, transformando a conscientização em um momento leve e educativo.

A ação também destacou que, mesmo durante o período festivo, é fundamental estar atento à saúde. Então lembre-se de sempre atualizar sua caderneta vacinal e aproveitar a folia com mais proteção, garantindo não apenas o seu cuidado, mas também a segurança de todos os foliões.

Em Nazaré da Mata, governadora Raquel Lyra garante apoio ao tradicional Encontro de Maracatus e ressalta rede de suporte às mulheres

Governo de Pernambuco garantiu apoio ao município nas contratações artísticas, na segurança e em ações de conscientização contra a violência de gênero, além do palco Pernambuco Meu País instalado na cidade

A governadora Raquel Lyra esteve em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, nesta segunda-feira (16), para prestigiar o Desfile de Maracatus, um dos eventos mais tradicionais da cultura pernambucana. Durante a agenda, que deu continuidade ao giro carnavalesco, a gestora reafirmou o incentivo da gestão estadual ao Maracatu Rural e destacou a importância do respeito às mulheres e da rede de proteção oferecida pelo Estado, em referência ao tema da festa no município neste ano: “O Maracatu Rural Veste as Cores da Folia e o Respeito pelas Mulheres”. O município conta ainda com o palco Pernambuco Meu País na programação.

“Estamos investindo no Carnaval em todo o Estado, e em Nazaré não é diferente. Nosso Governo apoia essa festa tradicional, que aqui tem como tema a violência contra a mulher e, por isso, aproveito para reforçar que, se um homem se aproxima e a mulher diz não, tem que respeitar. Para aquelas mulheres que se sentirem assediadas ou violentadas, saibam que temos uma rede de acolhimento à disposição”, afirmou a chefe do Executivo estadual.

A vice-governadora Priscila Krause destacou a necessidade de debater a violência contra a mulher de forma permanente. “Todo dia é dia de falar sobre esse assunto, e um dos pilares do Programa Juntos Pela Segurança é justamente o combate à violência contra a mulher. A construção de uma sociedade mais justa e igualitária começa justamente nesse papel que as mulheres exercem na sociedade”, destacou.

Já a secretária da Mulher, Juliana Gouveia, detalhou as ações da pasta durante a festa no município. “É muito importante que um Carnaval tradicional como o de Nazaré da Mata tenha esse tema. Nós estamos com uma Unidade Móvel aqui na cidade, fazendo uma campanha de prevenção e acolhimento nos casos de violência e fortalecendo os espaços das mulheres”, pontuou.

Nesta edição, 33 grupos de maracatu de Nazaré e de outros municípios, incluindo o Cambinda Brasileira, com 108 anos de história, o Maracatu Coração Nazareno das Mulheres AMUNAM (Associação das Mulheres de Nazaré da Mata) e o Maracatu Mirim, saíram em cortejo do Parque dos Lanceiros até o palco principal, montado na Praça Papa João XXIII, conhecida como Praça da Catedral. O simbolismo cultural e a continuidade das tradições pernambucanas vão além do encanto dos que passam pelo Carnaval nazareno, movimentando também o comércio e o setor turístico do município e de toda a região.

Por meio de incentivos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), bandas, orquestras e artistas reforçam as atrações culturais de Nazaré da Mata. A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a importância do fomento às manifestações culturais de Pernambuco. “Estamos apoiando o Carnaval de Nazaré da Mata não apenas em celebração ao Maracatu, mas como maneira de salvaguardar, difundir e incentivar a transmissão dos saberes que estes mestres da cultura popular têm para propagar”, reforçou.

A expectativa é de que 20 mil foliões por dia acompanhem a programação, fazendo girar o comércio e a rede hoteleira local. O município terá, ainda, um reforço na segurança para o período momesco, com 862 lançamentos extras das forças policiais.

Nazaré da Mata respira Carnaval e Maracatu durante todo o ano, com festividades como o Viva o Maracatu, realizado todos os dias 1º de agosto, em alusão ao Dia Estadual dessa manifestação cultural. Para a prefeita Aninha da Ferbom, o apoio do Governo do Estado é fundamental para difundir ainda mais a cultura local. “Somos polo para toda a Mata Norte, e todo ano buscamos crescer, sempre representando a nossa cultura viva, que é o Maracatu, levando Nazaré e Pernambuco para o Brasil. É justamente esse apoio institucional que nos possibilita embelezar e propagar ainda mais a nossa festa”, ressaltou.

Acompanharam a agenda os secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Xisto Freitas (executivo da Casa Civil) e Yasmim Neves (executiva de Cultura). Também participaram o deputado estadual Gustavo Gouveia, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, e os prefeitos Éder Waltter (Vicência) e Henrique Queiroz (Buenos Aires).

Maestro Spok transforma o Parque Santana em grande palco para crianças e adultos

De frevos clássicos a uma parceria com os personagens do Mundo Bita, teve de tudo na apresentação desse ícone da música pernambucana

“Um verdadeiro espetáculo.” Foi assim que a administradora Carla Menezes definiu a apresentação do Maestro Spok no Polo Parque Santana, neste domingo (15). Com o projeto infantil, uma orquestra afinada e cheia de energia, o maestro conduziu um show vibrante, reafirmando seu lugar entre os grandes nomes do frevo.

O repertório passeou por clássicos carnavalescos como Vassourinhas e o Hino do Elefante, além de momentos de improviso, marca registrada do artista. Teve ainda espaço para as canções do disco em parceria com o Mundo Bita, aproximando o universo infantil dos ritmos pernambucanos.

Crianças e adultos vibraram com a apresentação.  O espetáculo virou também uma grande vivência cultural. No palco, Spok convidou pais e crianças para participarem de uma aula animada com o Tio Pinho, um dos passistas da apresentação, que ensinou passos como “guerreiro”, “chapa quente” e “ferrolho”, para adultos e crianças. Teve ainda introdução ao maracatu e uma ciranda no meio do parque, em homenagem à rainha Lia de Itamaracá.

Para o servidor público Marcos Veloso, que foi ao polo pela primeira vez, a experiência surpreendeu. “ Estou gostando demais. O Polo tem muitas crianças, programação muito legal e o show de Spok surpreendeu com a interação com os pais e crianças.   Muitas crianças. Este é o primeiro Carnaval da minha filha que ainda vai fazer um ano e estamos aqui com a  família inteira.”

Carnaval do Recife 2026 leva Som na Rural ao Pátio de São Pedro com shows de grandes nomes da música pernambucana

Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Cascabulho, Burh, Coco Raízes de Arcoverde, Mombojó, Afroito e Ave Sangria estão entre as atrações desta segunda (16) e terça (17), a partir das 17h30

O Pátio de São Pedro, um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos barrocos do Brasil e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também é símbolo de fé, cultura popular e resistência no Centro do Recife durante o Carnaval do Recife 2026. Cercado por casarões coloridos do século XVIII, hoje ocupados por bares, museus e ateliês, o espaço segue com programação especial promovida pela Prefeitura do Recife nesta segunda (16) e terça-feira (17), se destacando como um dos polos mais tradicionais durante o Reinado de Momo. Com foco na valorização da cultura popular e na diversidade dos ritmos pernambucanos, a iniciativa traz o Som na Rural e reúne artistas consagrados e grupos que mantêm vivas as raízes musicais do Estado.

Nesta segunda-feira (16), a programação começa a partir das 17h30, com Som na Rural e DJ Vibra aquecendo o público do começo ao fim. Às 18h, a Família Salustiano e a Rabeca Encantada sobe ao palco celebrando a tradição da rabeca e do cavalo-marinho. Em seguida, às 19h20, o potiguar Antúlio Madureira apresenta seu trabalho de pesquisa e valorização dos ritmos brasileiros, dialogando com a cultura popular nordestina.

Às 20h50, o Cascabulho traz sua mistura de forró, samba e poesia popular. A noite segue com Burh, às 22h20. Encerrando a programação, à meia-noite, a cantora Alessandra Leão se apresenta com participação especial de Juçara Marçal, em um show que promete potência, encanto e poesia.

Já na terça-feira (17), o Pátio de São Pedro mantém o ritmo e a diversidade musical. A partir das 17h30, Som na Rural retorna junto com o DJ Renato L, que mantém o público animado também nos intervalos. Às 18h, sobe ao palco o Maestro Edson Rodrigues, Patrimônio Vivo de Pernambuco e referência do frevo pernambucano. Com mais de 60 anos de carreira, Maestro Edson marcou gerações como compositor, arranjador e saxofonista, e é autor de clássicos como “Roda e Avisa”, imortalizada no programa do Chacrinha.

Às 19h20, o tradicional Coco Raízes de Arcoverde leva ao público a força do coco do Sertão. Em seguida, às 20h50, Afroito apresenta sua sonoridade marcada por influências afro-brasileiras. Às 22h20, a Mombojó sobe ao palco com a participação de Vinícius Barros. A programação será encerrada à meia-noite, com o apoteótico show da banda Ave Sangria, garantindo que o público aproveite a festa até o último acorde.

João Campos prestigia Carnaval de Olinda e reforça integração entre as cidades irmãs

Subida às ladeiras do Sítio Histórico, encontro com foliões e visita à Casa da Rabeca marcaram a agenda do prefeito do Recife na Segunda de Carnaval

O prefeito do Recife, João Campos, realizou nesta segunda-feira (16) uma visita ao Sítio Histórico de Olinda para acompanhar o Carnaval do município vizinho. Acompanhado de uma grande comitiva, an agenda do gestor recifense incluiu caminhada pelas ladeiras da Cidade Alta, encontro com foliões e trabalhadores da cultura e visita a espaços da festa. Além disso, Campos prestigiou os tradicionais desfiles de cultura popular na Casa da Rabeca.

Ao comentar a visita na cidade vizinha, o prefeito destacou a integração entre os dois municípios. “O melhor Carnaval do mundo é o de Recife e o de Olinda. São cidades irmãs”, afirmou. João Campos ressaltou ainda que, além de acompanhar a organização do Carnaval do Recife como gestor, fez questão de atender ao convite de lideranças locais para prestigiar a festa em Olinda. “Vim logo cedo dar uma volta, conversar com as pessoas e sentir essa energia”, declarou.

Durante a visita, o prefeito percorreu ruas do centro histórico, cumprimentou foliões e esteve na Casa de Memórias, localizada na Rua de São Bento. Ao lado do secretário-executivo de Integração Metropolitana do Recife e ex-candidato a prefeito de Olinda, Vinicius Castello, conversou com moradores, turistas e fazedores de cultura.

A agenda contou ainda com a presença do ministro Silvio Costa Filho, dos deputados estaduais Diogo Moraes e Mário Ricardo, do deputado estadual Rodrigo Farias, do ex-prefeito Júnior Matuto e da ex-deputada federal Marília Arraes.

Entre os vereadores de Olinda estiveram Jadilson Bombeiro, Sardinha, Márcio Barbosa, Milcon Rangel, Vlademir Labanca, Saulo Holanda e Vinicius Castello. Pela comitiva do Recife participaram Romerinho Jatobá, Eriberto Rafael, Carlos Muniz, Rodrigo Coutinho, Ronaldo Júnior, Júnior de Cleto, Kari Santos, Natália de Menudo, Zé Neto, Felipe Francismar, Aderaldo Pinto, Marco Aurélio Filho, Eduardo Mota e Hélio Guabiraba.

*CASA DA RABECA -* Na sequência, João Campos visitou a Casa da Rabeca, espaço cultural dedicado à preservação do maracatu e de outras manifestações populares. O local foi idealizado por Mestre Salustiano, conhecido como Mestre Salu, nascido em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Ao comentar a visita, o prefeito destacou a importância simbólica do espaço para a cultura pernambucana. “A Casa da Rabeca representa a nossa cultura popular. É um momento de conhecer de perto o maracatu, especialmente o de baque solto, originário da Zona da Mata, que atravessa gerações. Pernambuco é feliz por ter uma cultura tão forte, celebrada por Recife e Olinda”, afirmou.

Fundada em 21 de abril de 2002, na Cidade Tabajara, em Olinda, a Casa da Rabeca surgiu inicialmente como uma tenda coberta por palhas de coqueiro e, aos domingos, reunia familiares e artistas populares, como sanfoneiros, rabequeiros, zabumbeiros, pandeiristas, coquistas, mestres de maracatu, cavalo-marinho e cirandeiros da Zona da Mata Norte. Atualmente, o espaço é referência cultural, com apresentações de forró de rabeca, encontros de cavalo-marinho e maracatus, entre outras expressões da cultura popular.

A visita mantém uma tradição da família Campos. O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, costumava comparecer ao espaço cultural na manhã da segunda-feira de Carnaval, participando do encontro de maracatus realizado no local.

Última noite de folia no Marco Zero vai até o dia raiar com grandes nomes do frevo e o orquestrão

Festa começa às 16h da terça e só acaba com o sol nascendo na quarta. Programação terá encontro dos maracatus de baque solto, Nena Queiroga, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Alceu Valença, Maestro Spok e o Orquestrão

Já virou tradição: a última noite da folia no palco do Marco Zero só acaba no nascer dos primeiros raios do sol, com o orquestrão comandado pelo Maestro Spok arrastando os incansáveis foliões. A programação começa às 16h com o encontro de maracatus de baque solto e entra pela noite com uma imperdível sequência de shows baseados no frevo: Nena Queiroga às 19h, Geraldo Azevedo às 20h30, suas majestades Elba Ramalho e Alceu Valença às 22h e 0h. Com o Marco Zero ainda lotado, em seguida o orquestrão entra em cena para encerrar oficialmente o Carnaval do Recife 2026.

Programação do Marco Zero – Terça, 17/02

16h – Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de Maracatus de Baque Solto
19h – Nena Queiroga
20h30 – Geraldo Azevedo
22h – Elba Ramalho
0h – Alceu Valença
2h – Maestro Spok e Orquestrão

Samba animou Marco Zero em noite de celebração no Carnaval do Recife

Shows de Karynna Spinelli, Mariene de Castro, Sorriso Maroto e Pixote marcaram a noite no palco principal; folia também movimentou polos descentralizados pela cidade

O Polo do Marco Zero, no Bairro do Recife, reuniu uma multidão neste domingo (15), em mais uma noite de intensa programação do Carnaval 2026. Marcado pelo protagonismo do samba e pela diversidade artística, o evento contou com a presença do prefeito João Campos, que aproveitou a ocasião para vistoriar o novo espaço gastronômico da festa.

“Hoje vistoriamos a nova Área Gastronômica e percorremos polos como Dantas Barreto, Bomba do Hemetério e Brasília Teimosa, reforçando que o nosso Carnaval é diverso, descentralizado e pensado para todos. É uma festa que movimenta a economia, valoriza a nossa cultura e assegura acolhimento e organização para trabalhadores, artistas e foliões”, afirmou.

A noite começou com o Encontro de Blocos e Escolas de Samba, dentro do projeto “Recife Matriz da Cultura”, celebrando a força do mais brasileiro dos ritmos. A programação seguiu com shows de Karynna Spinelli, que contou com as participações de Leyde do Banjo e Neris Rodrigues, e de Mariene de Castro. Na sequência, o pagode tomou conta da festa com Sorriso Maroto e Pixote, que encerrou a noite já na madrugada da segunda-feira.

Lúcia Pereira, moradora de Camaragibe, destacou a organização da festa. “A gente sente que a festa está organizada. O espaço da Área Gastronômica é muito legal, a gente consegue descansar bem, além de comer, claro. Fora os shows. Vim hoje assistir ao show de Sorriso Maroto, de quem eu sou fã. O Carnaval do Recife fica cada vez melhor”, declarou.

Área Gastronômica – Antes de acompanhar os shows no palco principal, o prefeito João Campos realizou vistoria na nova Área Gastronômica instalada no Bairro do Recife. A nova localização garante uma estrutura totalmente climatizada, oferecendo mais conforto ao público. Em parceria com a Abrasel-PE, o espaço reúne gastronomia, serviços e programação cultural em um único ambiente.

Além dos 14 restaurantes, que oferecem menus variados e acessíveis, o espaço conta com serviços como caixa eletrônico 24 horas e ponto de achados e perdidos. Há ainda uma área dedicada ao público infantil, com fraldário, espaço para amamentação e área de recreação, reforçando o caráter inclusivo e familiar do evento.

Polos Descentralizados – O prefeito também visitou os polos descentralizados da Dantas Barreto, Bomba do Hemetério e Brasília Teimosa.

Na Dantas Barreto desfilaram Troças Carnavalescas Mistas, Blocos de Paus e Cordas, Clubes Carnavalescos Mistos, Bois, Ursos, Caboclinhos, Tribos Indígenas, Clubes de Boneco, Escolas de Samba, Maracatus de Baque Solto e Maracatus de Baque Virado. Ao longo de quatro dias de programação, o evento vai reunir 232 agremiações, distribuídas em 11 modalidades.

Na Bomba do Hemetério, Nena Queiroga embalou a multidão com um repertório repleto de sucessos, e Elba Ramalho encerrou a noite em clima de celebração. Já em Brasília Teimosa, o público acompanhou as apresentações de Nonô Germano, Jucie e da Banda Kitara, reforçando a diversidade musical que marca os polos descentralizados do Carnaval do Recife.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife | Wesley D’Almeida/Prefeitura do Recife

Maracatu Nação de Oxalá leva ancestralidade ao Parque da Tamarineira

Repertório costurou toadas autorais, cantos de domínio público de maracatus tradicionais do Recife

Com ancestralidade, protagonismo infanto-juvenil e a força da tradição Nagô, o Maracatu Nação de Oxalá transformou a tarde deste domingo em um momento de pura conexão no Polo Parque da Tamarineira. A apresentação, iniciada às 15h30, trouxe a força da tradição que atravessa gerações e ecoa nos tambores das crianças e jovens que carregam o futuro do maracatu no peito.

No palco, a tradição religiosa Nagô foi reverenciada com respeito e emoção. A apresentação arrebatou o público logo nos primeiros toques de alfaia. O repertório costurou toadas autorais, cantos de domínio público de maracatus tradicionais do Recife, além de afoxés e cocos. A cada baque, o público respondia com palmas e gingado.

“Moro aqui pertinho no Rosarinho e estou adorando a programação. Está tudo muito organizado e seguro. É muito bom ter um polo desse junto de casa. Meus filhos estão adorando”,  disse a dona de casa Andreza Dantas, mãe de Moises (4), Julia (6) e Isabelli (8), que estavam fantasiados e empolgados com a atração.

Maracatu Nação de Oxalá  – Fundado em 2 de fevereiro de 2002, na comunidade do Coque, na Escola Novo Mangue, o grupo nasceu do encontro entre cultura, educação e pertencimento. Reúne integrantes de 5 a 23 anos das comunidades do Coque, Joana Bezerra e Rua da Zoada. A agremiação também foi uma das responsáveis pela construção do evento “Tamborzinhos Silenciosos”, fortalecendo ainda mais a cena cultural da cidade.

Fotos: Maurício Ferry/PCR

Em Pesqueira, governadora Raquel Lyra celebra festividade também no interior e prestigia Carnaval dos Caiporas

Dando continuidade à agenda de Carnaval do interior de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra prestigiou, neste domingo (15), o Carnaval de Pesqueira, no Agreste, reforçando o compromisso com a valorização das manifestações culturais do interior. Durante a visita ao Carnaval dos Caiporas, a gestora reforçou o apoio aos carnavais tradicionais que movimentam a economia, fortalecem identidades locais e mantêm vivas as expressões culturais pernambucanas. Acompanhada do prefeito do município, Cacique Marcos Xukuru, a chefe do Executivo estadual andou em polos da cidade e cumprimentou o público presente.
 
“É lindo de ver a manifestação da nossa identidade cultural expressada em cada recantinho de Pernambuco. Estamos fazendo isso o ano inteiro e todos os anos, garantindo o Carnaval mais seguro da nossa história. São milhares de lançamentos de efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e mais de R$ 80 milhões investidos. Das atrações artísticas contratadas, mais de 90% são pernambucanas. E essa é a potência de Pesqueira, do interior do nosso Estado, que precisa da presença forte do Governo de Pernambuco”, ressaltou a governadora Raquel Lyra. 
 
Acompanhada por lideranças políticas da região, a gestora foi recebida com festa pelos foliões e blocos, e acompanhou a programação carnavalesca do município, reconhecido por realizar um dos maiores carnavais do interior de Pernambuco. O prefeito Cacique Marcos Xukuru destacou a importância da presença do Governo do Estado no município. “Uma alegria viver esse Carnaval que é tão lindo e tão maravilhoso que o nosso pesqueirense merece. Foram meses de planejamento e agora a gente está fazendo essa entrega maravilhosa para o nosso povo”, afirmou o prefeito. 
 
Com apoio da Secretaria de Cultura do Estado, a programação do Carnaval de Pesqueira conta com polos descentralizados, como o Palco Principal, o Polo Prado – Samba & Pagode, além de atividades em comunidades como Aldeia Cimbres, Xucurus, Mutuca, Roçadinho e Sítio Rosário, valorizando blocos tradicionais, orquestras, manifestações populares e grandes atrações musicais.
 
O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, ressaltou o impacto do Carnaval para a economia da região. “Pernambuco hoje está sendo visto do Litoral ao Sertão. Isso é uma valorização da nossa cultura e do povo sertanejo. Melhora o turismo, a região toda ganha com esse investimento, é desenvolvimento econômico”, frisou o secretário. 
 
Presente na festividade, o deputado estadual Luciano Duque destacou o apoio da gestão à promoção de cultura. “Festa massa, dos melhores carnavais de Pesqueira com o apoio do Governo do Estado, investimento maciço aqui, numa festa muito tranquila, com muito movimento e muito turista”, acrescentou o deputado.
 
SEGURANÇA – Para garantir a segurança doa foliões, a Secretaria de Defesa Social mobilizou uma força-tarefa para cobertura reforçada nos locais de maior concentração de público. Foram 980 postos de trabalho das Operativas da SDS, incluindo Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Corregedoria, além de equipes das Operações Drones e Lei Seca.
 
Foto: Hesíodo Góes/Secom