Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Prefeitura de Garanhuns entrega requalificação do CMEI Padre Gabriel Hofstede com investimento de mais de R$ 300 mil

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta terça-feira (24) a requalificação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Gabriel Hofstede, no Heliópolis. Com investimento superior a R$ 300 mil, a obra promoveu uma renovação da unidade de ensino, garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade para as crianças matriculadas.

As intervenções contemplaram pintura interna e externa, o telhado foi substituído, portas e janelas foram trocadas em todos os ambientes, e toda a instalação elétrica passou por manutenção completa, assegurando segurança no dia a dia da unidade.

Para o prefeito Sivaldo Albino, a entrega reforça a prioridade da gestão municipal com a educação infantil. “O dia de hoje confirma tudo que estamos fazendo nos últimos anos na Educação de Garanhuns. Atualmente temos mais de 10 obras sendo realizadas ao mesmo tempo somente na área da Educação. Investimentos que trazem o cuidado com a população garanhuense”, disse o prefeito.

A secretária de Educação Wilza Vitorino destaca que a requalificação faz parte de um planejamento amplo de manutenção e melhoria das unidades da rede municipal, com foco na qualidade do ambiente de aprendizagem para as crianças de Garanhuns. “É com muita alegria que entregamos essa importante requalificação, mais de 200 crianças estão matriculadas neste espaço. Este CMEI foi aberto em 2021, fazendo parte da ampliação do atendimento às crianças de até 5 anos”, afirmou a secretária.

Prefeitos do Araripe formalizaram apoio coletivo à reeleição do senador Fernando Dueire

O senador Fernando Dueire participou, nesta quinta, de reunião do Cisape — Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano — ocasião em que prefeitos ligados ao colegiado formalizaram apoio coletivo à sua reeleição. O gesto político consolidou a força do municipalismo defendido pelo parlamentar e evidenciou o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em favor das cidades do Sertão.

O Cisape reúne municípios do Araripe com o objetivo de fortalecer a cooperação regional, buscar soluções conjuntas e ampliar a capacidade de investimento das gestões municipais. Declararam apoio à reeleição do senador as gestoras e gestores das cidades de Lagoa Grande (prefeita Catharina Garziera), Santa Filomena (prefeito Gildevan Melo), Granito (prefeito George de Sidney), Ouricuri (prefeito Victor Coelho), Trindade (prefeita Helbinha Rodrigues), Araripina (prefeito Evilásio Mateus), Moreilândia (prefeito Teto Teixeira), Dormentes (prefeita Corrinha de Geomarco), Bodocó (prefeito Dr. Otávio Pedrosa) e Afrânio (prefeito Cloves Ramos).

O presidente do consórcio e prefeito de Moreilândia, Teto Teixeira, destacou a unidade do grupo. “Esse apoio coletivo simbolizou o reconhecimento ao trabalho firme e presente do senador Fernando Dueire”, disse. “Ele tem sido um parceiro constante dos municípios, ouvindo nossas demandas e ajudando a transformá-las em ações concretas”, afirmou a prefeita Catharina Garziera.

O prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, também ressaltou a importância da atuação municipalista do senador. “Fernando Dueire demonstrou compromisso com as cidades. Seu mandato foi marcado pela defesa dos municípios, pela busca de recursos e pelo diálogo permanente”. “Nosso apoio é também um reconhecimento por todo trabalho do senador “, pontuou a prefeita Corrinha de Geomarco.

Na mesma linha, a prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues, enfatizou a construção coletiva. “O senador sempre entendeu que é na cidade que a vida acontece”. “A atuação de Dueire fortaleceu as prefeituras e garantiu mais condições para que pudéssemos atender melhor nossa população”, explicou o prefeito Cloves Ramos.

Na avaliação do prefeito de Bodocó, Dr. Otávio Pedrosa, o trabalho do senador Dueire é reconhecido em todo estado de Pernambuco. “Nenhum senador pisou tanto na nossa terra quanto ele. Falo por mim e por dezenas e dezenas de prefeitos”. “Reconhecer, valorizar e fortalecer essa atuação é nossa prioridade”, afirmou o prefeito Vitor Coelho. “Sabemos reconhecer e ser gratos a quem tanto nos ajuda”, completou o prefeito Gildevan Melo.

A manifestação conjunta dos prefeitos representou um movimento político expressivo no Sertão do Araripe. A base municipalista construída pelo senador, com foco no fortalecimento do pacto federativo e na defesa das gestões locais, foi apontada como o principal alicerce da adesão coletiva.

Prefeito de Caruaru em exercício, Bruno Lambreta, entrega Avenida Berna totalmente requalificada, realizando o sonho dos moradores

As intervenções potencializam a mobilidade da via com implantação de sistema de drenagem, calçadas e pavimentação

A Prefeitura de Caruaru realizou, nesta quinta-feira (26), a entrega de uma importante obra para a população do bairro Deputado José Antônio Liberato. Trata-se da requalificação da Avenida Berna, importante via de acesso à localidade, para quem chega pela Avenida José Rodrigues de Jesus, pelo Anel Viário Deputado José Antônio Liberato – e, claro, no sentido inverso.

Obra que impacta, diretamente, a rotina da costureira Vanuza de Lima, de 49 anos, que chegou ao local há 23 anos e se identifica, orgulhosamente, como a primeira moradora da avenida. Nos últimos meses, Vanuza testemunhou a transformação realizada na via através dos investimentos realizados pela Prefeitura de Caruaru.

“Quando chegamos aqui, 23 anos atrás, não tinha iluminação, saneamento e calçamento. Não tinha nada, só o terreno para construir a nossa casa. É uma alegria imensa. Foram 23 anos de espera. Estou muito feliz. Sou muito grata ao prefeito. Ele está sempre lembrando do povo que mora mais distante do centro”, destaca.

As intervenções realizadas no local potencializam a mobilidade através da importante via, onde foi implantado todo o sistema de drenagem, construídas calçadas e, claro, foi instalada pavimentação – no modelo de piso intertravado, que garante qualidade e eficiência, e contribui para a absorção de parte da água das chuvas, por exemplo.

“A entrega da Avenida Berna é um momento muito especial. Fui autor do requerimento para que o prefeito Rodrigo Pinheiro, juntamente com a sua equipe, realizasse o planejamento para as obras da via. A comunidade esperava muito por essa obra. E, hoje, a avenida está sendo entregue aos moradores totalmente pavimentada”, destaca o prefeito em exercício e presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta.

É importante destacar que o projeto, assim como tantos outros que têm sido implantados no município, contempla aspectos de acessibilidade. Garantindo o direito de ir e vir da população, como ter acesso e circular pelas calçadas. Ação importante que concilia infraestrutura urbana com cidadania – uma das marcas da gestão municipal.

Novo quadro do Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns toma posse

Membros farão parte do órgão deliberativo durante o biênio 2026-2028

O novo quadro de membros do Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns tomou posse nesta quinta-feira, 26. Na cerimônia, os representantes dos segmentos usuário, trabalhador e gestor elegeram como presidente Erivânia Ferreira, da Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe), e, como vice-presidente, Josemario Barros, da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde de Garanhuns (Amacs). A composição é válida para o biênio 2026-2028.

“Ser conselheiro ou conselheira de saúde é propor, deliberar e fortalecer as ações que impactam diretamente na vida das pessoas. Reafirmo, nesta ocasião, o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com o fortalecimento do controle social. Trabalharemos para garantir as condições necessárias ao pleno funcionamento do Conselho, respeitando sua autonomia e valorizando suas deliberações”, declarou a Secretária de Saúde Catarina Tenório.

O Conselho Municipal de Saúde é responsável por supervisionar, deliberar e participar ativamente na proposição de políticas públicas na área de saúde. A formação do Conselho é paritária, sendo dividida entre segmentos representativos. Dessa forma, 50% dos membros são usuários do Sistema Único de Saúde, 25% representam trabalhadores da saúde e outros 25% são gestores/prestadores de serviço.

Como representantes do segmento Usuário, compõem o CMS/Garanhuns as entidades Abrigo São Vicente de Paulo; Advampe; Associação Militância Cores da Resistência; Cáritas Diocesana de Garanhuns; Desafio Jovem Trindade; Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança Santa Rosa; Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança Santa Rita e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Garanhuns. A Associação Remanescente dos Quilombos do Sítio Estivas ocupa o posto de entidade suplente.

Representam o segmento Trabalhador a Amacs; o Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª Região; o Conselho Regional de Psicologia – 2ª Região – PE/FN e os Sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Sindacs). O segmento Gestor é representado pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, além da V Geres e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Garanhuns).

Governadora Raquel Lyra entrega viaturas, armamentos e equipamentos para forças policiais

Investimento do Governo de Pernambuco é de R$ 31,6 milhões para reforçar atuação da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros

Nesta quinta-feira (26), a governadora Raquel Lyra promoveu mais uma série de entregas de equipamentos, viaturas e armamentos de ponta para as forças operacionais de segurança do Estado, reforçando o compromisso da gestão com a reestruturação das polícias e bombeiros. São R$ 31,6 milhões de investimentos em ferramentas de trabalho, entre 1.962 pistolas do tipo Glock, 1.675 algemas, 6 viaturas 4X4 de transporte de cães, 12 viaturas de auto-resgate e 1.644 coletes balísticos. A vice-governadora Priscila Krause participou das entregas.

“Isso faz parte do plano de investimentos de um Estado que coloca a segurança como prioridade. São viaturas, armamentos, coletes que serão distribuídos para todas as regiões do Estado de acordo com as demandas, ampliando a eficiência das ações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Estamos garantindo o maior investimento da história da segurança pública de Pernambuco, e vamos continuar comprando mais equipamentos”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Os investimentos são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), de operação de crédito estadual, do Tesouro estadual e através de emendas parlamentares estadual e federal. Com o aporte, as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros Militar terão uma maior capacidade para atuar no enfrentamento à criminalidade e ocorrências de salvamento e resgate em todas as regiões do Estado. Os equipamentos serão distribuídos conforme a demanda operacional das forças de segurança.

Para o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os investimentos se traduzem em ações de segurança perceptíveis pela própria população. “As entregas são para as Polícias Civil e Militar, para o Corpo de Bombeiros, mas principalmente para a nossa sociedade, que cada vez mais conta com a nossa segurança. Pernambuco vive o seu melhor momento nesse sentido, com a menor taxa de homicídio por 100 mil habitantes”, afirmou.

Neste pacote de aquisições, foram adquiridos os seguintes materiais de caráter bélico: 1962 unidades de pistolas Glock calibre 9mm; 1.675 unidades de algemas Brasil; 1.528 unidades de coletes balísticos MKU Operacionais Nível IIIA; 116 unidades de coletes balísticos Dissimulado Nível IIIA; 1.029.000 unidades de munição operacional/treinamento calibre 9mm; 8.123 unidades de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (dos quais são 199 granadas, 1.960 espargidores e 5.964 elastômeros), e 168 unidades de simulacro G19 – Blue Gun.

No âmbito das viaturas operacionais, foram entregues 29 caminhonetes 4×4 e 2 veículos Hatch, 7 veículos micro-ônibus para transporte de tropa da Polícia Militar e 6 viaturas 4X4 de transporte de cães. Também foram entregues 36 drones Mavic 3 Enterprise, equipados com câmeras térmicas, sensores de alta precisão e capacidade de operação em condições adversas, permitindo monitoramento aéreo em tempo real.

Já o Corpo de Bombeiros recebeu 12 viaturas de auto-resgate; 23 conjuntos de almofadas pneumáticas; 26 câmeras de imagem térmica; 80 motosserras; 50 cilindros de ar comprimido S80; 53 capacetes de motorresgate, 53 pares de bota para motociclista; 1 kit solução vídeo wall; 754 colchões; 16 contensores de air bag, e 2 calços de estabilização veicular.

O deputado estadual Joel da Arpa, que preside a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), destacou a importância dos investimentos. “Esses equipamentos são extremamente importantes porque não se consegue fazer um policiamento eficaz se não tiver tecnologia e condições de trabalho”, avaliou. Para o deputado estadual Antônio Moraes, que já atuou nas forças de segurança pública, a realidade das corporações tem sido transformada sob a atual gestão. “Nunca na história da Polícia Civil, Militar, Científica e Corpo de Bombeiros, Pernambuco teve tantos investimentos como está tendo agora”, contou.

Acompanharam também as entregas os secretários Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Yanne Teles (Criança e Juventude); João Baltar Freire, diretor-presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), além dos deputados estaduais Henrique Queiroz Filho, Adalto Santos, Socorro Pimentel, Jarbas Filho e Claudiano Martins Filho, e os vereadores do Recife Davi Muniz e Agora é Rubem. Os prefeitos Sérgio Colin (Toritama), Dió Filho (Riacho das Almas), Eder Walter (Vicência), Henrique Queiroz (Buenos Aires), Túlio Monteiro (Buíque) e o vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade, também participaram. Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Pré-candidato Marconi Santana, abre portas no Governo Raquel Lyra e destrava soluções hídricas históricas para o Sertão

O pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana deu um passo largo na quarta-feira (26) ao transformar uma agenda administrativa em Recife em uma verdadeira demonstração de força e prestígio político. Para além de uma reunião na sede da Compesa, o encontro foi o fechamento de um ciclo de demandas que Marconi vem encabeçando desde o ano passado, focando em soluções definitivas para o abastecimento de água no Sertão.

Ao lado da cúpula da Companhia, Marconi não apenas insistiu nas demandas, mas saiu com encaminhamentos e resoluções concretas. O encontro com o presidente Douglas Nóbrega e sua diretoria técnica selou o compromisso com a perfuração de poços e a instalação de dessalinizadores em Santa Filomena, além de medidas para sanar a falta d’água em Santa Cruz da Venerada e também em Santa Filomena. O gesto de Marconi ao agradecer à governadora Raquel Lyra sinaliza um alinhamento fino com o Centro Administrativo e o Governo do Estado, mostrando que o sertanejo sabe onde bater e como abrir as portas do Palácio.

O que chamou a atenção dos corredores da Compesa e da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento (SRHS) foi o tamanho do exército que acompanhou Marconi. Ele não desembarcou na capital sozinho. Estava ladeado por uma frente parlamentar expressiva: de Santa Filomena, o presidente da Câmara, Erin de Cícero Henrique, acompanhado de oito vereadores; de Santa Cruz da Venerada, a presidente Cleidjane Jaco com mais três parlamentares.

Essa “tropa de choque” legislativa do Araripe dá o tom do que Marconi está construindo em sua pré-campanha. Conseguir unir tantas lideranças de municípios diferentes em torno de uma única agenda na capital é um trunfo que poucos nomes conseguem exibir hoje. É o reconhecimento de que Marconi se tornou o elo entre as necessidades da base e a caneta que decide em Recife.

O discurso de Marconi é de quem conhece a sede do povo por resultados. Ao afirmar que sua voz continuará ecoando em cada órgão do Estado, ele se posiciona como um porta-voz incansável do Sertão. Para quem observa o cenário para a Assembleia Legislativa, o recado foi dado: Marconi tem grupo, tem trânsito no Governo e, acima de tudo, tem a resolutividade que o eleitor sertanejo tanto busca.

O movimento em Recife não deixa dúvidas: Marconi subiu o tom e a temperatura da sua pré-campanha, mostrando que está pronto para o embate e, principalmente, para representar o Sertão com a garra de quem sabe o caminho das pedras e das águas.

Dia das Doenças Raras, Governo de Pernambuco reforça acesso a direitos e às políticas de inclusão no Estado

No Dia Nacional das Doenças Raras, celebrado em 28 de fevereiro, o Governo de Pernambuco destaca o avanço das políticas públicas voltadas às pessoas que convivem com doenças raras e reforça a garantia de direitos assegurados à pessoa com deficiência no Estado. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio da Secretaria Executiva de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A data chama a atenção para os desafios enfrentados por milhões de brasileiros e suas famílias. Atualmente, são reconhecidos mais de 7 mil tipos de doenças raras em todo o mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 13 milhões de pessoas convivam com alguma dessas condições.

Grande parte das doenças raras é crônica, progressiva e pode gerar impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, sensorial ou múltipla. Quando esses impedimentos impactam a participação plena e efetiva da pessoa na sociedade, a condição pode ser caracterizada como deficiência, conforme estabelece a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

Ao adotar o modelo social da deficiência, a legislação brasileira reconhece que as limitações não estão apenas na condição de saúde, mas também nas barreiras existentes no ambiente físico, social e atitudinal. Dessa forma, pessoas com doenças raras que enfrentam impedimentos de longo prazo podem ter acesso a políticas públicas como saúde, educação inclusiva, acessibilidade, atendimento prioritário, proteção social e transporte acessível.

Em Pernambuco, a SJDH tem fortalecido essas garantias por meio de ações concretas. Entre elas estão o PE Conduz, que garante transporte gratuito e adaptado para a realização de tratamentos e atendimentos de saúde, e lazer, e o VEM Passe Livre, que assegura a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal para pessoas com deficiência.

Para Kelly Vieira, mãe de Guilherme Vieira, que convive com uma doença rara e é beneficiário dos programas estaduais, as políticas públicas representam mais do que mobilidade: representam reconhecimento.
“Ser mãe de uma criança com doença rara é enfrentar desafios todos os dias. O PE Conduz e o VEM Passe Livre mudaram a nossa rotina, garantiram o acesso ao tratamento e trouxeram dignidade. Eu só tenho a agradecer ao Governo de Pernambuco por olhar para nós, por tornar visíveis mães que antes eram invisíveis e por criar programas que fazem a diferença de verdade na vida das nossas famílias.”

A atuação da SJDH reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco com a inclusão, a promoção da cidadania e a garantia de dignidade às pessoas com doenças raras e suas famílias, reconhecendo que a informação e o acesso às políticas públicas são instrumentos fundamentais para a redução de desigualdades.: Crédito da foto: Williams Beserra

Governadora Raquel Lyra destaca investimentos nos municípios durante Congresso Estadual da União de Vereadores de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta quinta-feira (26), o Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento marca de forma simbólica a abertura dos trabalhos legislativos municipais. A gestora dialogou sobre os investimentos do Estado para os municípios. Com destaque para 2025, que teve o investimento de R$ 5,05 bilhões do Governo, sendo o maior volume dos últimos 11 anos. Para 2026, a projeção de aporte da gestão estadual é de R$ 7,9 bilhões. Ainda no encontro, Raquel Lyra também dialogou com lideranças femininas na UVP Mulher. A vice-governadora Priscila Krause também participou do congresso.

“Todas as vezes que venho ao Congresso da UVP, participo com maior alegria, porque estamos conversando e debatendo sobre as demandas do nosso Estado. Os vereadores são legisladores que estão mais perto do povo e sempre querem o bem da sua gente. Estamos fazendo obras em todos os municípios de Pernambuco, com entrega de resultados e melhoria de diversos indicadores. Tudo isso é importante, mas o fundamental é chegar na vida das pessoas e mudar sua realidade”, ressaltou a governadora Raquel Lyra no Congresso.

Com o tema “Vozes de Pernambuco”, o Congresso da UVP tem o objetivo de ampliar o diálogo institucional, fortalecer a representatividade política local e discutir o papel estratégico dos parlamentos municipais no desenvolvimento de Pernambuco, sendo um local de integração entre vereadores de diferentes regiões. O encontro ainda busca o fortalecimento entre municípios e Governo do Estado, visando avanços concretos para as cidades pernambucanas.

O presidente da UVP e vereador de Gravatá, Léo do Ar, destacou a importância do diálogo institucional dos vereadores com o Governo do Estado. “Ficamos muito felizes em abrir o ano novo legislativo aqui no Centro de Convenções de Pernambuco. O vereador é linha de frente da política. Nós da UVP, temos 50 anos de associação, fortalecendo cada vez mais os vereadores de Pernambuco. Queremos regionalizar o Congresso da UVP para que cada parlamentar possa ser ouvido e para levar ao Governo do Estado as demandas de cada vereador de Pernambuco”, disse o parlamentar.
A programação do Congresso conta com debates sobre os desafios enfrentados pelos municípios, boas práticas legislativas e caminhos para ampliar a participação popular nas decisões públicas. UVP MULHER – Durante o congresso, a governadora Raquel Lyra protagonizou um momento de diálogo na UVP Mulher. No encontro, foram discutidos os desafios das vereadoras na sociedade e na política pernambucana.

“Mais do que palestrar, estamos dialogando sobre o poder que as mulheres têm quando ocupam espaços de poder. Quando uma mulher lidera, ela constrói políticas públicas sobre a nossa perspectiva feminina. Temos exemplos disso em nossa gestão, como o Mães de Pernambuco, a Carreta da Mulher, nossas creches e maternidades. Estamos aqui, eu e Priscila, para representar todas as mulheres de Pernambuco, da periferia das áreas urbanas até a zona rural”, destacou a chefe do Executivo.

Anfitrionando o diálogo, a secretária da Mulher, Juliana Gouveia, disse que “as mulheres não estão sozinhas, seja na sociedade ou nas diversas Câmaras municipais espalhadas pelo Estado. Celebramos a participação das mulheres na política. Que aqui seja um momento para refletirmos sobre os espaços que conquistamos e encorajar mais mulheres a ocuparem esses lugares. Devemos nos enxergar como as lideranças que somos e nos apoiar cada vez mais, mostrando nossa força”, destacou a gestora.

Também participaram do evento, os secretários estaduais, Joanna Figueirêdo (Justiça e Direitos Humanos), Bianca Teixeira (Procuradoria-Geral do Estado), Cacau de Paula (Cultura), Yanne Teles (Criança e Juventude), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Ana Maraíza (Administração), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Túlio Vilaça (Casa Civil). Além desses, a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Suzana Montenegro; a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Missionária Michele Collins; e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella.
Fotos: Miva Filho/Secom

Novas contenções de encosta vão beneficiar 5 mil pessoas em Dois Unidos

Assinatura da ordem de serviço marca o início de uma das maiores obras de encosta da gestão, com investimento da Prefeitura do Recife da ordem de R$ 25,2

O prefeito João Campos assinou, nesta quarta-feira (26), a ordem de serviço para a execução de duas grandes obras de contenção de encostas no bairro de Dois Unidos. As intervenções, que serão realizadas nas ruas Engenheiro Célio de Carli e Engenheiro Balduíno, vão beneficiar mais de 900 famílias da região.

“Aqui foi um dos locais muito impactados em 2022 e a gente está falando de 5 mil pessoas que serão beneficiadas de forma direta, que moram tanto embaixo quanto em cima, e que serão protegidas. A gente começa a investir hoje com os recursos da Prefeitura, captados no Banco Interamericano (crédito de R$ 2 bilhões aprovado para ser investido através do programa Promorar)”, afirmou João Campos. “Era um sonho, uma cobrança grande da comunidade e agora a gente inicia essa obra e só para quando estiver pronta e bem feita”, concluiu o gestor.

Uma das pessoas que serão beneficiadas diretamente é Liliane Hipólito da Silva, de 42 anos, que tem um filho com autismo e sofreu bastante com as chuvas de 2022. “No total, 12 pessoas da minha família moram aqui e nós fomos uma das casas mais atingidas. Nós perdemos tudo. A encosta deslizou e a gente perdeu tudo. Tivemos que sair às pressas, foi um transtorno”, contou. Para ela, o início da construção da encosta é o grande ponto de virada e esperança. “Não é só sobre fazer uma obra. É sobre mudança de vida, sobre nos devolver a paz de dormir no inverno, sobre devolver nossa dignidade de não estar na casa de um ou de outro. É mudar a realidade da nossa comunidade”, disse Liliane. “A gente está numa expectativa muito grande e estamos muito gratos à Prefeitura”, concluiu a moradora.

Com investimento de R$ 25,2 milhões, os recursos são provenientes do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar), e as obras serão executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). As intervenções das novas encostas já se configuram como uma das maiores obras da gestão João Campos.

Sobre as obras

Na Rua Engenheiro Célio de Carli, o investimento será de R$ 16,6 milhões, beneficiando 603 famílias. A encosta possui três etapas de intervenção, somando mais de 430 metros de extensão, com altura que varia entre 26 e 35 metros. A contenção será realizada por meio da técnica de solo grampeado com concreto projetado, abrangendo uma área superior a 10 mil m². Também será aplicada tela argamassada em mais de 2 mil m², além da execução de 832 m³ de muro de pedra argamassada.

O sistema de drenagem será reforçado com a implantação de novas canaletas, tubos para escoamento das águas pluviais e escadas hidráulicas, reduzindo a força da água nas barreiras. Além disso, o projeto inclui guarda-corpo, arremates em concreto, muro em alvenaria, escadarias e rampas de acesso.

Já na Rua Engenheiro Balduíno, praticamente uma continuidade da encosta anterior, o ProMorar investirá R$ 8,6 milhões em mais uma obra de contenção, beneficiando diretamente 311 famílias. A encosta possui 115 metros de extensão e 36 metros de altura. A intervenção seguirá a mesma técnica de solo grampeado com concreto projetado, abrangendo área total de 4,4 mil m², além da aplicação de tela argamassada em 101,88 m².

O sistema de drenagem também será ampliado com novas canaletas, caixas de drenagem e escadas hidráulicas. O projeto prevê ainda a implantação de uma área de convivência com escadaria intercalada por patamares, bancos de concreto com jardineiras, guarda-corpo e corrimão. O espaço receberá plantio de grama batatais e mudas de vinca, contribuindo para a estabilização do solo e a qualificação do ambiente urbano. A conclusão dos projetos em ambas as ruas está prevista para o segundo semestre de 2027.

Nos últimos cinco anos, a Prefeitura do Recife concluiu 151 obras desse tipo em toda a cidade, com investimento total de R$ 260,5 milhões e benefício direto a mais de 18 mil pessoas. Atualmente, outras 25 contenções seguem em execução, com aportes da ordem de R$ 188 milhões, que irão beneficiar mais de 7 mil pessoas.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Secretarias de Administração e de Saúde abrem seleção pública simplificada para contratação temporária de 831 profissionais de níveis superior e técnico

As Secretarias de Administração (SAD) e de Saúde (SES) publicaram, no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (25), portaria conjunta que abre seleção pública simplificada para a contratação temporária de 831 profissionais de níveis superior e técnico, incluindo médicos de diversas especialidades, analistas e assistentes em saúde, entre outras áreas. As inscrições poderão ser realizadas no período de 13 a 27 de março, no endereço https://selecionases.saude.pe.gov.br/ .

As remunerações variam de R$ 1.621,00 a R$ 12.366,61, com carga horária definida de acordo com a função. “Essa é mais uma ação promovida pela Secretaria de Administração para aprimorar os serviços públicos. Os profissionais selecionados contribuirão para a melhoria dos atendimentos oferecidos à população em diversas Gerências Regionais de Saúde (Geres) distribuídas no Estado”, informou a secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza.

Os contratos terão duração de até 12 meses, podendo ser renovados de acordo com os prazos da Lei n° 14.547/2011. A seleção será realizada em etapa única classificatória e eliminatória, de avaliação curricular.

“A saúde é viva e feita pelas pessoas, e é importante que a gente lembre que precisamos fortalecer e renovar sempre o nosso quadro profissional do Estado. Agora a notícia é excelente. Estamos lançando mais de 800 vagas de profissionais de saúde nas mais diversas áreas, melhorando cada vez mais a assistência. Não somente a reforma nos hospitais, a troca de mobiliário, a aquisição de equipamentos, a troca de parque tecnológico, a estrutura física dos hospitais, os elevadores, as ambulâncias, o aumento do número de cirurgias, mas também um reforço de profissionais de saúde, que são a saúde viva, gente que cuida de gente. Como diz a nossa governadora, Raquel Lyra, ninguém faz nada sozinho e seguimos cuidando das pessoas”, disse a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.