Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Em Nova Iorque, governadora Raquel Lyra abre evento da CNI e Financial Times e assegura que Pernambuco está pronto para receber investimentos

Comitiva do Estado participa da Brazilian Week para estreitar os laços entre Pernambuco e Estados Unidos
Em missão internacional nos Estados Unidos, a governadora Raquel Lyra abriu o evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Financial Times, em Nova Iorque, na manhã desta terça-feira (13). O evento integra a participação do Governo de Pernambuco na Brazilian Week, série de encontros voltados à promoção do país no cenário internacional.
 
O encontro FT Live reuniu empresários e presidentes de federações das indústrias. “Nos últimos dois anos, Pernambuco tem retomado seu lugar de liderança na geração de empregos e no crescimento da economia, como mostra o nosso PIB que superou a média nacional. Isso é resultado do trabalho que temos feito de equilíbrio fiscal, garantindo a retomada da capacidade de investimento. Estamos com uma expectativa muito positiva para a semana do Brasil em Nova Iorque para poder apresentar Pernambuco ao cenário internacional”, destacou Raquel Lyra.
 
A missão do Governo de Pernambuco nos Estados Unidos busca consolidar parcerias nas áreas de inovação, educação, desenvolvimento econômico e meio ambiente. Ao longo da semana, a missão estadual terá uma agenda intensa de reuniões, visitas técnicas e participação em painéis, com foco na atração de investimentos e na apresentação do potencial pernambucano em inovação, sustentabilidade e economia verde.
 
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso, também participou do encontro e ressaltou o papel estratégico do Estado na transição para uma economia de baixo carbono. “Pernambuco tem vocação natural para liderar esse movimento, com ativos importantes, como o TecHub de Hidrogênio Verde no Porto de Suape, nosso parque eólico e solar, além da força da indústria local. Estamos aqui para mostrar que o Estado é um parceiro confiável para negócios sustentáveis e de longo prazo”, afirmou.
 
ESFERA – Na noite desta segunda-feira (12), a governadora Raquel Lyra iniciou os compromissos oficiais em um evento promovido pelo Esfera Brasil, também em Nova York. O encontro reuniu investidores brasileiros e autoridades públicas para discutir parcerias estratégicas e oportunidades de cooperação entre Brasil e Estados Unidos.
 
Fazem parte da comitiva da governadora os secretários de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto, da Assessoria Especial à governadora e Relações Internacionais, João Salles, a secretária executiva de imprensa, Daniella Brito e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.
 
Foto: Divulgação

Lula tem planos para Haddad em 2026, mas não na eleição presidencial

G1 – O presidente Lula tem demonstrado preocupação com o avanço da direita e da extrema direita no Senado nas eleições de 2026 e quer foco nessa disputa.

Segundo o blog apurou, o presidente tem dito a aliados que o campo progressista precisa de palanques viáveis — em alguns casos, até mais do que nas disputas pelos governos estaduais — diante da expectativa de que a oposição amplie suas cadeiras na Casa a partir de 2027.

Nas contas de adversários de Lula, se esse cenário se confirmar, a oposição poderá alcançar maioria suficiente para dificultar a agenda do governo e ainda fortalecer a pauta anti-STF no Congresso.

Um dos nomes ventilados dentro do governo para disputar o Senado por São Paulo é o do ministro Fernando Haddad.

Haddad, que já foi prefeito de São Paulo, disputou o governo do estado e a Presidência da República, sempre foi considerado o sucessor natural de Lula. No entanto, o presidente não dá sinais de que abrirá mão da reeleição. Tampouco aliados de Lula e Haddad acreditam que o ministro permaneceria no governo em um eventual segundo mandato.

Nesse projeto de lançar nomes fortes para enfrentar a oposição, Haddad tem ganhado força nos bastidores como uma das opções viáveis para o Senado.

A oposição, por sua vez, deve lançar Eduardo Bolsonaro e Guilherme Derrite como candidatos.

São José do Egito emite chamada à artistas

ATENÇÃO, ARTISTAS E TRABALHADORES DA CULTURA DE SÃO JOSÉ DO EGITO!
Chegou a hora de construirmos juntos a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no nosso Município!

A Prefeitura de São José do Egito, por meio da Secretaria de Cultura, convida toda a classe artística local para participar ativamente da elaboração do Plano de Ação da PNAB. Sua presença é fundamental para garantir que os recursos cheguem de forma democrática, transparente e com a cara da nossa cultura!

Fique ligado(a) na data e participe!
Vamos fortalecer a cultura da nossa Cidade com sua voz, sua arte e suas ideias!

Ex-prefeito de Jucati, Ednaldo Peixoto, troca PSB pelo PSD e atual gestor, Clelson Peixoto, declara apoio a Raquel Lyra para 2026

O cenário político de Jucati, no Agreste Meridional de Pernambuco, começa a se movimentar com vistas às eleições de 2026. O ex-prefeito Ednaldo Peixoto oficializou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), legenda da atual governadora Raquel Lyra. A movimentação reforça a base da gestora estadual no interior do estado, especialmente em uma região estratégica como o Agreste.

“Decidi me filiar ao PSD por acreditar no projeto de desenvolvimento liderado pela governadora Raquel Lyra. É um time que tem compromisso com o povo e trabalha com seriedade para transformar Pernambuco. Estou pronto para contribuir com essa caminhada”, afirmou Ednaldo Peixoto.

Além da filiação do ex-prefeito, outro gesto político importante veio do atual gestor de Jucati, Clelson Peixoto, que anunciou apoio à reeleição de Raquel Lyra no próximo ano.

“Raquel tem olhado para o interior com atenção e respeito. Votarei com ela nas próximas eleições, porque entendo que sua reeleição é o melhor para Pernambuco e, especialmente, para Jucati”, declarou Clelson.

As declarações de apoio reforçam o avanço da articulação política da governadora no Agreste e indicam uma união de forças locais em torno de sua recondução ao Palácio do Campo das Princesas em 2026.

Lula da Fonte é o parlamentar mais jovem da história a assumir a presidência da Câmara dos Deputados

A partir desta segunda-feira, 12, o deputado federal Lula da Fonte (PP/UP), de apenas 24 anos, faz história ao assumir interinamente a presidência da Câmara dos Deputados. O atual segundo-secretário da Casa torna-se o parlamentar mais jovem a ocupar o cargo em toda a história do Parlamento brasileiro. A interinidade ocorre em virtude da viagem internacional do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que participa de fórum em Nova York, nos Estados Unidos.

“A Câmara dos Deputados é a casa do povo brasileiro e minha prioridade é garantir o bom andamento da casa, respeitando o diálogo, a transparência e a responsabilidade com o país. Assumo essa missão com muita seriedade e compromisso com a democracia. Agradeço ao presidente Hugo Motta pela confiança e a todo povo pernambucano que me fez chegar até aqui. Podem ter a certeza que irei garantir os princípios constitucionais de respeito aos poderes.” disse o parlamentar.

Durante a ausência de Hugo Motta, o deputado pernambucano será responsável por conduzir e representar institucionalmente a Câmara dos Deputados. Em seu primeiro mandato na Casa, Lula da Fonte já se consolidou como uma liderança ativa e respeitada, desempenhando um papel de destaque na segunda-secretaria e contribuindo com responsabilidade para o funcionamento da Casa. O deputado foi eleito com o voto de 437 deputados para segunda-secretaria, o que constata sua influência e seu respeito entre os pares, tornando-o uma das lideranças políticas mais promissoras do país.

Desde o mandato do ex-deputado e ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, a partir de fevereiro de 2005, nenhum pernambucano assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, mesmo que interinamente, como Lula da Fonte. O jovem deputado, ainda em seu primeiro mandato, evidencia a confiança depositada em novos nomes para garantir a estabilidade e o pleno funcionamento do Poder Legislativo.

“Enojou o país inteiro”, diz Haddad sobre fraude no INSS

Ministro da Fazenda afirmou que Lula determinou “punição exemplar dos responsáveis e o ressarcimento das pessoas lesadas”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou, nesta segunda-feira (12), que o escândalo de fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), “enojou o país inteiro”.

“É um escândalo mesmo. O que tem de mais sagrado é a pessoa trabalhar a vida inteira e depois conseguir a sua aposentadoria, a sua pensão dignamente. Uma pessoa focar nesse público para levar vantagem? A partir de um crime? É uma coisa indigna num grau, realmente acho que enojou o país inteiro. Eu desejo e acredito que isso vá acontecer, que essas pessoas vão ser presas e vão cumprir uma pena que, a meu ver, deve ser exemplar”, afirmou Haddad em entrevista ao UOL.

Fernando Haddad afirmou ainda que a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito do caso “é muito clara”. “É a punição exemplar dos responsáveis e o ressarcimento das pessoas lesadas.”

De acordo com a operação, realizada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União em 23 de abril, sindicatos e entidades associativas teriam cobrado indevidamente de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

O escândalo levou às quedas do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Na semana passada, em uma coletiva de imprensa, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho, o novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, e o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, apresentaram uma ação judicial contra 12 entidades que estariam envolvidas nas fraudes.

Segundo a ação, o dano patrimonial sofrido pelo INSS, calculado a partir dos valores de descontos feitos pelas entidades apurados pela Dataprev, alcança o montante de R$ 2.567.083.470,44.

Crônica de Ademar Rafael

QUANTO PIOR MELHOR

O ano de 1989 com o retorno das eleições para Presidente da República, sob as bençãos de “Constituinte  Cidadã” promulgada no ano anterior é para muitos a volta da democracia. Respeitando todos que pensam dessa forma eu discordo. Para mim o que houve foi um rearrumação do sistema político, com manutenção de privilégios crônicos com a falsa proteção do voto popular.

O que vi nesses trinta e seis anos foi de fato a proliferação de falsos líderes, a manipulação de massas sob orientação de marqueteiros muito bem remunerados com dinheiro público e/ou oriundo de propinas e o aparecimento de uma oposição que não honra o nome. Nos casos de alternância dos “mandarins de plantão” esse grupo tido como oposição provoca baderna, cria obstáculos e chantageia os governantes com práticas que me nego a citar, em respeito as leitoras e as leitoras e  leitores desta coluna semanal.

Para ilustrar o significado do termo oposição recorri à  Inteligência Artificial – IA, e transcrevo a resposta sem qualquer alteração: “Em política, a oposição refere-se aos partidos ou grupos políticos que se colocam em oposição ao governo em vigor. A oposição tem como função principal criticar e questionar as políticas do governo, apresentar alternativas e fiscalizar a atuação do poder executivo. Além disso, a oposição desempenha um papel importante na defesa da democracia, assegurando que o governo não agilize de forma arbitrária ou que viole os direitos dos cidadãos.”

Na essência seria isto, mas, se destacarmos “apresentar alternativas” e “defesa da democracia” veremos que estes dois deveres são habilmente e propositadamente ignorados pelos que se dizem opositores. Tais posicionamentos ocorrem na União, nos Estados e nos Municípios. Alguns  fatores citados pela IA e não destacados às vezes acontecem, contudo, quando mergulhamos nas variáveis que motivaram a ação correta encontraremos respostas impublicáveis. Pobre Brasil, até quando?

Blog poderá enfrentar instabilidades nesta segunda-feira (12)

A equipe do Blog do Finfa informa aos seus leitores que, em busca de aprimorar a infraestrutura e otimizar a experiência de acesso, está realizando uma migração de seus servidores nesta segunda-feira. Em decorrência desta intervenção técnica, poderão ser observadas instabilidades no carregamento de páginas e na disponibilidade do conteúdo ao longo do dia. A administração do blog assegura que todos os esforços estão sendo empregados para minimizar o impacto e restabelecer a normalidade o mais breve possível, visando um ambiente ainda mais confiável eficiente para seus usuários.

Atenciosamente,
Handson Matheus