Os 191 anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco foram comemorados nesta terça (31.03) com a defesa firme da soberania da Casa. Em discurso realizado durante a sessão solene que marcou a data, no auditório Sérgio Guerra, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (MDB), afirmou que a Assembleia seguirá resistindo, com resiliência e firmeza, aos ataques à imagem e principalmente às tentativas de interferência ao trabalho do Legislativo.
O deputado assegurou ainda que, a despeito das tentativas de intromissão, a Assembleia permaneceu e permanecerá mobilizada para aprovar projetos que atendam aos anseios dos pernambucanos e pernambucanas.
“Temos a convicção de que nada nos fará ceder e aceitar intromissões dos que querem um Legislativo submisso, inerte e moldado a interesses que apequenam o nosso papel de representantes legítimos do povo. Nunca é demais lembrar que os poderes constituídos são independentes e que as regras constitucionais impõem a cada um limites para que o respeito mútuo e a convivência sejam preservados”, declarou.
Porto ressaltou que exatamente inspirada pelo passado de lutas construído por mulheres e homens que exerceram mandatos na Casa, a Alepe busca preservar sua independência. Enfatizou também que os mecanismos que estabelecem a convivência entre os poderes são regidos pelas cartas constitucionais, que não permitem, muito menos autorizam, intervenções descabidas por parte de qualquer um desses poderes.
No discurso, o presidente destacou que a Assembleia chega aos 191 anos rememorando conquistas e reverenciado uma rica história que engrandece o estado e o país. “Chega também celebrando um presente de trabalho, de entregas e avanços. Um presente marcado pela consolidação da nossa independência e pelo reforço do compromisso com o povo pernambucano”, disse.
O compromisso, de acordo com Porto, é concretizado com a pronta aprovação de projetos elaborados por integrantes da Casa quanto os que chegam encaminhados por outros poderes. “A Assembleia, faz-se necessário enfatizar, tem aprovado todos os projetos encaminhados pelo governo! Todos, senhoras e senhores”, disse, lembrando que, apenas no que diz respeito a operações de crédito, o colegiado aprovou mais de R$ 13 bilhões nos últimos anos.
“A partir do nosso trabalho no plenário, temos assegurando ao Executivo recursos e condições para que a gestão possa atender às diferentes demandas da sociedade. E, neste sentido, é imprescindível ressaltar o esforço de cada parlamentar para manter a Assembleia comprometida em contribuir para uma sociedade mais justa e solidária, valorizando a cidadania e a democracia”.
O deputado salientou que além dos trabalhos legislativos, a Casa tem atuado no fortalecimento dos seus laços com a sociedade. Lembrou que a Alepe é pioneira no país na promoção da igualdade étnico-racial, com formação continuada de funcionários, seminários, debates e eventos de valorização da cultura negra.
E frisou que, não por acaso, o projeto Alepe Antirracista, desenvolvido desde 2023 pela Casa, foi agraciado pela Unale, em dezembro último, com o Prêmio Assembleia Cidadã na categoria Projetos Especiais. “O prêmio confirma o acerto da decisão tomada há quase quatro anos de trazer oficialmente para o cotidiano do Legislativo a luta antirracista e o combate à discriminação”, disse.
O Alepe Cuida, iniciativa que, desde 2023, vem promovendo saúde, cidadania e bem-estar para a população pernambucana, tornando-se referência para outras casas legislativas, também foi ressaltado. Do mesmo modo, o Alepe Mulher, programa voltado para assistência à saúde e cidadania da população feminina, mereceu destaque. “Só na edição deste ano, foram realizados mais de 12.400 atendimentos”, observou.
O presidente lembrou os impactantes resultados do programa ‘Juntos Nos Cuidamos’, que reúne atividades do Outubro Rosa e Novembro Azul, oferecendo ações preventivas e serviços de saúde. “No ano passado batemos recorde de atendimentos gratuitos, com mais de 19 mil beneficiados”.
Por fim, Porto fez questão salientar que esta Casa permanece comprometida com o “Alepe Acolhe”, programa realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco que oferece qualificação e estágio remunerado a jovens aptos à adoção.
Ainda dentro das celebrações dos 191 anos, o deputado enfatizou a restauração do Palácio Joaquim Nabuco. “Teremos, no nosso antigo plenário, o Museu do Legislativo Pernambucano, um equipamento que manterá viva e disponibilizada para o estado e o país a memória desta Casa de Joaquim Nabuco”.
No discurso, o deputado fez reverência e expressou gratidão aos parlamentares que, ao longo do tempo, ajudaram a construir a história da Casa e também aos que exercem mandato atualmente. “Deixo os meus cumprimentos a cada um dos deputados e deputadas da atual legislatura e aos servidores e servidoras que respondem pelo funcionamento dos diferentes setores Assembleia e a preparam para o futuro”, assinalou. “A Alepe completa 191 fortalecida, energizada e pronta para outros 191!”, completou.
PRESENÇAS – Participaram da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho; o presidente do TCE-PE, Carlos Neves; o defensor público geral da Defensoria Pública de Pernambuco, Henrique Seixas.
Também marcaram presença o Capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão de Mar Guerra, André Luiz; Tenente Coronel Rodrigo Matos, representando o General do Exército, Francisco Carlos Machado Silva, Comandante do Comando Militar do Nordeste; Capitão de Fragata Gustavo Gonçalves, Comandante da Escola de Aprendizes de Marinheiros de Pernambuco.
Entre os parlamentares, compareceram os deputados Diogo Moraes (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), João Paulo Costa (PC do B), Cayo Albino (PSB), líder da oposição, que ocupou a tribuna representando a bancada, e Pastor Cleiton Collins (PP), que falou em nome da bancada governista.

Arcoverde encerrou, nesta terça-feira (31), a programação do mês da mulher com a inauguração do Centro de Referência da Mulher (CRM) Ellen Suzany, voltado ao acolhimento e à proteção de mulheres em situação de violência.
A governadora Raquel Lyra vai sancionar o Projeto de Lei Complementar aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que atualiza a remuneração dos profissionais da Rede Pública Estadual de Ensino. A proposta, enviada pelo Governo do Estado ao Legislativo, reforça o compromisso da gestão com a valorização da educação e o reconhecimento das carreiras que atuam diariamente na formação dos estudantes pernambucanos.
Dados do CAGED, divulgados nesta terça (31), mostram que foram gerados 1.059 postos de trabalhos formais entre janeiro e fevereiro deste ano. Estoque subiu para 584.439 vínculos ativos na cidade
O Instituto Agronômico de Pernambuco inaugurou, nesta terça-feira (31), o Banco Vermelho, símbolo nacional de mobilização contra a violência doméstica e o feminicídio.
A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta terça-feira (31), o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector Zona Norte, unidade voltada ao acolhimento e à orientação de mulheres em situação de violência doméstica e sexista. Localizado na Rua Padre Lemos, 675, em Casa Amarela, o equipamento passa a integrar a Rede Clarice, estratégia municipal de enfrentamento à violência que, desde 2021, foi ampliada em oito vezes, consolidando a expansão dos serviços especializados na cidade.
Representante do Polo de Confecções na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Diogo Moraes anunciou, na manhã desta terça-feira (31), seu retorno ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Após ter ingressado no PSDB a convite do então presidente do partido, Álvaro Porto, em meados de 2025, Diogo decidiu se filiar novamente ao PSB, que foi o primeiro partido da sua trajetória política. A filiação foi realizada na sede do partido e a ficha abonada pelo presidente nacional da legenda, o prefeito João Campos. 9
Iniciativa da Prefeitura do Recife vai modernizar espaços poliesportivos com a instalação de piso modular, que garante mais conforto e melhor desempenho para a prática esportiva
Realizado no último sábado (28), o Dia D de Vacinação contra a Influenza imunizou 5.378 pessoas em Garanhuns. Foram 1.355 crianças, 203 gestantes, 2.707 idosos e 1.613 pessoas dos demais grupos prioritários vacinados nas 41 Unidades Básicas de Saúde e no ponto de vacinação do Parque Euclides Dourado.
Resolveu – A gestão de Dr. Pedro Alves, na cidade de Iguaracy, realizou a conclusão de um problema existente por muito tempo nas proximidades do Hospital Municipal. Ontem, Dr. Pedro esteve com alguns membros do Governo Municipal, onde esta obra possui uma serventia importante à saúde pública. “Durante anos, a cidade conviveu com um grave problema de esgoto a céu aberto, marcado pelo alto nível de insalubridade. Parte desse esgoto nascia dentro do próprio hospital da cidade, de forma visível e elevada, carga de bactérias, sendo posteriormente despejado na natureza e em córregos que cortam a área urbana. Foto: Sérgio TV Web Sertão
No Avante – Representante dos instrutores de trânsito, o advogado Itamar Silva, se filiou ao Partido Avante, para concorrer uma cadeira da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, o pré-candidato a deputado estadual conta com todo o apoio do partido para defender os interesses dessa importante categoria de profissionais na Alepe: “É um prazer receber Itamar Silva. A luta dos instrutores de trânsito de Pernambuco será a minha, a do deputado federal Waldemar Oliveira e a de todo o time Avante”, ressaltou.
Contagem regressiva – A população da cidade de Tuparetama, começou a contagem regressiva, para a grande festa em comemoração aos 64 anos de emancipação política da cidade. No dia 11 de abril, no Pátio de Eventos vai ser palco de uma noite especial, com muita alegria, emoção e música boa com Manim Vaqueiro e Delmiro Barros. Uma realização Governo Municipal – O Verdadeiro Progresso é Cuidar das Pessoas.
Na conta – A Prefeitura de Custódia, anunciou nesta segunda-feira (30), que o pagamento referente ao mês de Março, já está na conta. Servidores efetivos de todas as secretarias já dispõem do dinheiro na conta.