Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Senador Dueire formaliza tramitação final no Senado de projeto que institui piso para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

O senador Fernando Dueire formalizou junto à Mesa Diretora do Senado Federal o encaminhamento do Projeto de Lei nº 1731/2021 para sua tramitação final na Casa. A proposta fixa o piso salarial nacional para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e já foi apreciada pelas duas Casas do Congresso Nacional, tendo recebido ajustes ao longo da tramitação para garantir adequação às normas fiscais e orçamentárias do país.

O texto estabelece o piso de R$ 4.650 mensais para uma jornada de 30 horas semanais. O valor foi definido a partir de proposta do relator na Câmara, deputado Duarte Jr., com base em estudos técnicos por parte do Ministério da Saúde.

O projeto que cria o piso nacional é considerado um dos mais avançados entre propostas semelhantes voltadas a profissionais da saúde. A matéria já percorreu as duas Casas do Congresso e agora aguarda análise final após ajustes feitos na Comissão de Finanças e Tributação, que tratam da origem dos recursos e da participação da União no custeio.

Entre as mudanças incorporadas, estão mecanismos que asseguram segurança jurídica e responsabilidade fiscal. A proposta prevê assistência financeira complementar da União aos demais entes federativos para o cumprimento do piso, com regulamentação dos repasses pelo Fundo Nacional de Saúde e destinação de recursos específicos no Orçamento Geral da União.

Para viabilizar o custeio da nova despesa obrigatória, uma das emendas revoga a isenção de impostos sobre o gás natural e o carvão mineral utilizados por usinas termelétricas, criando uma fonte de compensação para o impacto financeiro da medida.

Ao apresentar a matéria, o senador Fernando Dueire destacou a importância do reconhecimento profissional das categorias. “Estamos tratando de profissionais essenciais para o funcionamento do sistema de saúde, que atuam diretamente na reabilitação, na qualidade de vida e na dignidade das pessoas. Este projeto representa um avanço e uma medida de justiça com quem cuida de tantos brasileiros”, afirmou.

Dueire ressaltou ainda que o texto construído buscou equilibrar valorização profissional com responsabilidade fiscal. “Houve um esforço legítimo de aperfeiçoamento da proposta, garantindo que o piso seja implementado com sustentabilidade, respeitando estados e municípios. É um passo importante para fazer justiça a essas categorias e assegurar condições mais dignas de trabalho”, completou.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 480 mil fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em atividade. Ambas as áreas desempenham papel central na reabilitação de pacientes, na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população.

Embarque Digital forma quarta turma e transforma trajetórias de jovens no Recife

Ação da Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, já formou cerca de mil alunos e fortalece o acesso ao mercado de tecnologia

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta terça-feira (31), no Mirante do Paço, no Bairro do Recife, a quarta solenidade de formatura do Programa Embarque Digital, referente à turma 2023.2. A cerimônia marca mais uma etapa da política pública voltada à formação de jovens em Tecnologia da Informação (TI), desenvolvida em parceria com o Porto Digital, e reforça uma estratégia que alia educação, inovação e geração de oportunidades. Participaram da solenidade o prefeito João Campos, o vice-prefeito Victor Marques, a secretária de Educação, Cecília Lemos, e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Durante o evento, o prefeito João Campos destacou o caráter inovador do programa e seus resultados na transformação social. “É um programa que garante ensino gratuito, conectado ao mercado de trabalho, com a participação direta das empresas na formação. Em cerca de dois anos e meio, conseguimos unir educação superior e empregabilidade, que é o nosso principal objetivo”, afirmou.

Ele também ressaltou o impacto na renda e na inclusão social. “Hoje, cerca de 80% dos estudantes têm aumento de renda, e mais de 60% já saem empregados. Estamos mudando a realidade de muitas famílias e ampliando o acesso às melhores oportunidades da cidade”, completou.

O evento integra o conjunto de sete cerimônias de formatura previstas para o primeiro ciclo de estudantes embarcados entre 2021 e 2024. Nesta edição, participaram 169 formandos.

A secretária de Educação, Cecília Lemos, destacou o diferencial da iniciativa na geração de oportunidades. “Mais de 70% dos estudantes desta turma já saem empregados. Estamos garantindo não só formação, mas também acesso ao primeiro emprego, sempre em diálogo com as empresas”, afirmou.

O perfil da turma evidencia o compromisso com a inclusão: 49,11% dos estudantes são negros (pretos e pardos), 34,91% são mulheres e 79,88% ingressaram no programa com renda familiar de até três salários mínimos.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, enfatizou o papel do programa na transformação social. “Quando conectamos jovens da periferia a um ambiente de inovação como o Porto Digital, conseguimos transformar vidas por meio da educação e da tecnologia”, afirmou.

Com o Embarque Digital, a Prefeitura do Recife reafirma o compromisso com políticas públicas inovadoras que ampliam oportunidades, promovem inclusão e conectam educação e futuro, fortalecendo a formação de capital humano qualificado para os desafios da economia digital.

Governo de Pernambuco reforça inclusão e destaca acesso à CIPTEA no Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Governo de Pernambuco reforça as políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com destaque para a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e ações de inclusão em todo o estado.

As iniciativas são coordenadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio da Secretaria Executiva de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com foco na garantia de direitos, inclusão social e promoção da cidadania para pessoas autistas e suas famílias.

A CIPTEA é um dos principais instrumentos dessa política, assegurando prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, além de facilitar o acesso a direitos já previstos em lei. A emissão do documento é gratuita e pode ser solicitada online, pelo site da SJDH, por meio do link: https://cipteape.com.br/gestao/FormularioSolicitacao/Index

Outro destaque é o Programa Pernambuco Acessível, que reúne investimentos de cerca de R$ 400 milhões voltados à promoção da acessibilidade e ao fortalecimento da política de inclusão no estado, ampliando o acesso das pessoas com deficiência a serviços e espaços públicos.

Entre as ações do programa está o chamamento público para a celebração de convênios com organizações da sociedade civil (OSCs) que prestam serviços voltados para pessoas com deficiência em todas as regiões de Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo promover e fortalecer a inclusão, a acessibilidade e o suporte às pessoas com deficiência, seus familiares e cuidadores.

Ao todo, 50 instituições da sociedade civil foram contempladas, recebendo recursos entre R$ 60 mil e R$ 120 mil para o fortalecimento das ações desenvolvidas. Entre elas, seis projetos são voltados diretamente às pessoas com TEA e suas famílias, ampliando a rede de acolhimento, cuidado e garantia de direitos no estado.

Entre as entidades selecionadas está a Associação de Amparo à Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista – TEA Acolher, de Vitória de Santo Antão, que desenvolve ações de atendimento, acompanhamento e inclusão de pessoas autistas. Também foi contemplado o Instituto Dimitri Andrade, de Palmares, com iniciativas voltadas ao suporte e à promoção da qualidade de vida de crianças e adolescentes com TEA.
O chamamento público também beneficiou a ONG Associação Mães e Anjos Azuis, do Recife, que atua no acolhimento e orientação de famílias de crianças autistas, além do Instituto Cristovam, de Ipojuca, que desenvolve projetos de apoio e inclusão social para pessoas com deficiência.

Outra instituição contemplada foi a Associação Mães Azuis, de Moreno, reconhecida pelo trabalho de fortalecimento da rede de apoio a mães e familiares de pessoas autistas. Em Passira, o Instituto Evalda Maria Gonçalves de Albuquerque também foi selecionado para desenvolver ações voltadas ao atendimento e suporte às pessoas com deficiência, incluindo pessoas com TEA e seus cuidadores.

A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, ressalta a importância da data como um marco de conscientização e ação.

“Mais do que dar visibilidade ao autismo, é essencial garantir políticas públicas efetivas que assegurem dignidade, respeito e oportunidades. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, Pernambuco tem avançado nesse compromisso, com ações concretas que impactam diretamente a vida das pessoas e fortalecem a inclusão em todas as regiões do estado.”

O secretário executivo de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos, destaca o papel da CIPTEA como instrumento de cidadania.

“A Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é uma ferramenta fundamental para garantir o acesso a direitos e promover inclusão no dia a dia. Seguimos trabalhando para fortalecer essa política pública no estado.”

Ao marcar a data, Pernambuco reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva, baseada no respeito às diferenças e na garantia de direitos para todas as pessoas.

Coluna do Finfa

Presentes na entrega – Nesta terça-feira, 31 de março, a Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Ação Social, em parceria com a Colônia de Pescadores, realizou a distribuição de 1,5 tonelada de peixes para a população, com as presenças da prefeita Pollyanna Abreu e a vice-prefeita Teresa Raquel. A ação aconteceu durante a manhã, no Centro Social Urbano, beneficiando famílias do município, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. “É um privilégio poder atender as comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social. A Páscoa representa partilha e cuidado com o próximo. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor para todos”, disse a prefeita.Grande gesto – À gestão municipal da cidade de São Caetano, no Agreste do Estado, através da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação, proporcionou a 250 usuários a oportunidade de assistir ao maior espetáculo ao ar livre do mundo: a Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém.“Mais do que um momento de lazer, é um compromisso com o acesso à cultura, ao conhecimento e à valorização das nossas tradições. No ano passado, foram 200 pessoas beneficiadas. Este ano, ampliamos para 250 — um avanço que mostra o cuidado com a nossa gente. Estiveram presentes a secretária de Planejamento, Cátia Tavares, a secretária de Assistência Social, Lúcia Marquin, o presidente da Câmara, Abraão Gomes, e o vereador Neto Ramos, fortalecendo essa importante ação”, disse o prefeito Josafá Almeida.

No Republicanos – O Partido Republicanos filiou, nesta terça-feira (31), o ex-prefeito de Carpina, Manoel Botafogo, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A chegada de Botafogo ao Republicanos vem após um trabalho intenso de articulação do coordenador da chapa proporcional da legenda, o prefeito Josafá Almeida, do pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa, e do presidente estadual do partido, ministro Silvio Costa Filho.Assume Articulação Política – Com a saída de Anderson Luiz, a Secretaria de Articulação Política de Caruaru passa a ser comandada por Osmarino Lamartine, que deixa a função de secretário executivo de Administração para assumir o novo desafio. Vice-presidente municipal do PSD, ele chega ao cargo com a missão de manter o diálogo institucional e dar continuidade ao trabalho político da gestão. Homem de confiança do prefeito Rodrigo Pinheiro, Osmarino teve atuação destacada na última eleição, contribuindo diretamente para a eleição de dois vereadores.

Novos juízes – O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) definiu, em audiência realizada na última segunda-feira (30), a lotação de novos magistrados que atuarão em diversas comarcas do estado. O Sertão do Pajeú foi uma das regiões mais contempladas, com a designação de nove juízes para unidades que apresentavam vacância ou necessidade de reforço. Afogados da Ingazeira: terá um reforço triplo. Max Galdino Pawlowski Júnior assume a 1ª Vara Cível, enquanto a área criminal será reforçada por Viviane Salviano Fialho (1ª Vara Criminal) e Rafael de Castro Brandão (2ª Vara Criminal). São José do Egito: contará com dois novos juízes. Tércio Adelino Dantas assume a 1ª Vara e Alexandre Ceribelli Lóis ficará responsável pela 2ª Vara. Serra Talhada: A comarca terá a chegada de Matheus Aparecido Alves Pereira, que assume a 2ª Vara Regional da Infância e Juventude, unidade estratégica para a proteção de menores na região. Tabira, Carnaíba e Triunfo: As varas únicas destas cidades também serão preenchidas. Thalita Araujo Souza assume Tabira, Erasmo José da Silva Neto chega a Carnaíba e Flavio do Prado Alves assume a titularidade em Triunfo.

Você sabia? – Que tem Assessor da Governadora Raquel Lyra, que o primeiro escalão do Governo não tolera?

Frase“Eu estarei pronta ao lado da governadora para cumprir qualquer missão que tenha como objetivo fazer com que Pernambuco continue avançando e tendo os investimentos”. (Vice-governadora Priscila Krause, ontem em Afogados da Ingazeira)

Disse –  “Minha trincheira é a universidade pública. E não é uma escolha qualquer. É uma escolha política, ética e civilizatória. Seguir à frente da Universidade Federal de Pernambuco é a maior honraria da minha vida profissional. Não há missão mais nobre do que servir à educação pública. Seguirei dedicado, com ainda mais energia e senso de urgência, à consolidação de projetos que são verdadeiras pontes para o futuro de Pernambuco, iniciativas como a interiorização da universidade, o fortalecimento da pesquisa científica e a ampliação do acesso ao ensino superior de qualidade”.(Reitor da UFPE Professor Alfredo Gomes, em nota oficial renunciando sua pré-candidatura ao Governo do Estado)

Entrando no PL – O deputado federal Mendonça Filho está de saída do União Brasil e vai oficializar sua filiação ao Partido Liberal, legenda ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O movimento, que foi antecipado pelo Blog do Magno nesta terça (31/03), reposiciona Mendonça no campo da direita bolsonarista e marca sua estratégia de buscar uma alternativa para disputar de forma competitiva a reeleição à Câmara dos Deputados.

Entrega hoje – A Prefeitura do Recife entrega, nesta quarta-feira (1º), às 11h15, a Creche Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, no Parque Aeroclube, no bairro do Pina. A agenda contará com a presença do prefeito João Campos e do vice-prefeito Victor Marques. Com investimento de cerca de R$ 6 milhões, a unidade terá capacidade para atender 242 crianças e integra a política de expansão da educação infantil. Com a inauguração, o Recife ultrapassa a marca de 19 mil vagas em creches, consolidando a meta de triplicar a oferta na rede municipal.

Perguntar não ofende – Após o próximo dia 05, haverá muitas novidades na política pernambucana?

Exposição “Caruaru: Lugar Sagrado” valoriza fé e tradição através da arte em barro

Mostra reúne 30 peças de artesãos do Alto do Moura em dois espaços culturais da cidade.

A Fundação de Cultura realiza, a partir desta quarta-feira (1º), a exposição “Caruaru: Lugar Sagrado”, no hall da própria Fundação e também no Museu do Forró Luiz Gonzaga. A mostra reúne, ao todo, 30 peças em barro produzidas por artesãos e artesãs do Alto do Moura.

As obras retratam, com sensibilidade e riqueza de detalhes, os últimos momentos de Jesus Cristo, proporcionando ao público uma experiência que une arte, espiritualidade e contemplação. O acervo pertence ao Museu do Barro de Caruaru e a curadoria é assinada por George Pereira.

A exposição estará aberta para visitação de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. A iniciativa reforça a valorização da tradição do barro e da identidade cultural, convidando o público a prestigiar a produção artística local.

Em tom de desabafo, China Menezes afirma não ter “rabo preso” e aponta submissão na Câmara de Vereadores de Serra Talhada

Portal Júnior Campos

A sessão ordinária desta terça-feira (31/03) na Câmara de Vereadores de Serra Talhada foi marcada por um discurso inflamado do vereador China Menezes. Em uma fala direcionada à bancada governista e à gestão da prefeita Márcia Conrado, o parlamentar subiu o tom para defender sua independência legislativa.

Durante seu tempo na tribuna, China Menezes questionou a postura de colegas que, segundo ele, limitam-se a “bater palma para a prefeita”. O vereador enfatizou que seu mandato pertence ao povo que o elegeu e que não possui vínculos familiares ou cargos na estrutura municipal que cerceiem sua voz.

“Eu não tenho rabo preso não. Eu falo aqui sobre essa tribuna, sabe por quê? Eu não tenho parente empregado não, com medo de falar a verdade”, disparou o parlamentar.

Livre arbítrio
O ponto central do discurso de China foi o que ele chamou de “livre arbítrio”. Ele sugeriu que a liberdade de expressão de alguns parlamentares estaria condicionada a benefícios oferecidos pelo Poder Executivo.

“Agora vasculha aí! Agora ficam com medo porque só saem dos cantos se a prefeita der”, concluiu, reforçando seu posicionamento de oposição e vigilância sobre os atos da administração de Márcia Conrado.

Além do reajuste, servidores receberão também parcela adicional a ser paga em dezembro

Com diálogo aberto e transparente junto a entidades sindicais e classistas representativas do funcionalismo público estadual, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), fechou acordo de reajuste no vale-refeição de todos os servidores públicos. O aumento terá um incremento de 20% em relação a 2022. Além disso, haverá uma parcela adicional a ser paga em dezembro no valor de R$ 120 e R$ 160 para servidores que trabalham em carga horária de 30h e 40h semanais, respectivamente.
O acordo foi firmado na terça-feira (31) durante a 1ª Reunião Extraordinária de Mesa de Negociação Coletiva, com a presença de representantes das Secretarias da Fazenda, de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco e da Procuradoria-Geral do Estado, além de lideranças sindicais. “Essa ação é mais um esforço do Governo do Estado pela valorização dos servidores. Sempre dialogando de forma muito respeitosa e transparente e mantendo o binômio melhorias para o funcionalismo público estadual e responsabilidade fiscal”, afirmou a secretária de Administração, Ana Maraíza.
Ao longo dos últimos três anos, o Governo do Estado promoveu aproximadamente 300 reuniões de Mesas de Negociação Geral, Mesas Específicas e Mesas Técnicas, com cerca de 30 entidades representativas do funcionalismo público. Nestas reuniões foi possível conceder reajustes variados da ordem de 20% para todas as categorias. Outro avanço construído, nas mesas, foi a extinção de vencimentos-base inferiores ao salário-mínimo, beneficiando mais de 20 mil servidores que, no início da gestão, necessitavam de abono complementar para alcançar o salário mínimo nacional.
Nomeações e progressões – O Governo do Estado também fortaleceu o funcionalismo público ao nomear mais de 22 mil novos servidores para a administração estadual, principalmente nas áreas de educação, segurança pública e saúde. Ainda em 2026, estão previstas mais quatro mil nomeações.
Outra conquista concedida pelo Governo do Estado é a implantação da progressão por avaliação de desempenho dos professores e demais profissionais em Educação, após 27 anos da criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos professores estaduais, pleito antigo da categoria.
O Poder Executivo Estadual também fortaleceu os principais benefícios recebidos pelo funcionalismo público, a exemplo do aumento entre 100% e 214% nas diárias pagas aos servidores em deslocamento entre municípios.
Educação – Em demonstração de compromisso com a Educação, a atual gestão firmou acordo salarial com os profissionais de educação de Pernambuco. Mais de 77 mil servidores, incluindo professores, analistas e administrativos da educação, serão beneficiados com melhorias nos salários e outros avanços nas carreiras. O governo concedeu reajuste de 5,4% para o cargo de professor, referente ao novo valor do piso salarial profissional nacional do magistério público da Educação Básica, retroativo a janeiro de 2026. Essa melhoria terá repercussão em toda a carreira, a partir de junho deste ano. Também foram implementadas melhorias para os cargos de analista, assistente e auxiliar, com reajuste de 5,4% a partir de junho deste ano. Também haverá repercussão linear para todas essas carreiras.
Perícias médicas – Outro avanço implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, foi zerar as filas para o Serviço de Perícias Médicas em relação aos atendimentos solicitados pelos servidores do Estado. A marca, alcançada em outubro de 2025, demonstra o compromisso do Poder Executivo Estadual para atender com celeridade o funcionalismo público estadual.
Aperfeiçoamento de servidores – O Governo do Estado também investiu na qualificação continuada dos servidores públicos, ao publicar o Decreto Nº 55.291/2023 que criou oficialmente a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco e ampliou o Programa de Educação Corporativa.

Nos 191 anos da Alepe, Álvaro Porto diz que a Casa segue resistindo a interferências externas e mantém soberania

Os 191 anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco foram comemorados nesta terça (31.03) com a defesa firme da soberania da Casa. Em discurso realizado durante a sessão solene que marcou a data, no auditório Sérgio Guerra, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (MDB), afirmou que a Assembleia seguirá resistindo, com resiliência e firmeza, aos ataques à imagem e principalmente às tentativas de interferência ao trabalho do Legislativo.

O deputado assegurou ainda que, a despeito das tentativas de intromissão, a Assembleia permaneceu e permanecerá mobilizada para aprovar projetos que atendam aos anseios dos pernambucanos e pernambucanas.

“Temos a convicção de que nada nos fará ceder e aceitar intromissões dos que querem um Legislativo submisso, inerte e moldado a interesses que apequenam o nosso papel de representantes legítimos do povo. Nunca é demais lembrar que os poderes constituídos são independentes e que as regras constitucionais impõem a cada um limites para que o respeito mútuo e a convivência sejam preservados”, declarou.

Porto ressaltou que exatamente inspirada pelo passado de lutas construído por mulheres e homens que exerceram mandatos na Casa, a Alepe busca preservar sua independência. Enfatizou também que os mecanismos que estabelecem a convivência entre os poderes são regidos pelas cartas constitucionais, que não permitem, muito menos autorizam, intervenções descabidas por parte de qualquer um desses poderes.

No discurso, o presidente destacou que a Assembleia chega aos 191 anos rememorando conquistas e reverenciado uma rica história que engrandece o estado e o país. “Chega também celebrando um presente de trabalho, de entregas e avanços. Um presente marcado pela consolidação da nossa independência e pelo reforço do compromisso com o povo pernambucano”, disse.

O compromisso, de acordo com Porto, é concretizado com a pronta aprovação de projetos elaborados por integrantes da Casa quanto os que chegam encaminhados por outros poderes. “A Assembleia, faz-se necessário enfatizar, tem aprovado todos os projetos encaminhados pelo governo! Todos, senhoras e senhores”, disse, lembrando que, apenas no que diz respeito a operações de crédito, o colegiado aprovou mais de R$ 13 bilhões nos últimos anos.

“A partir do nosso trabalho no plenário, temos assegurando ao Executivo recursos e condições para que a gestão possa atender às diferentes demandas da sociedade. E, neste sentido, é imprescindível ressaltar o esforço de cada parlamentar para manter a Assembleia comprometida em contribuir para uma sociedade mais justa e solidária, valorizando a cidadania e a democracia”.

O deputado salientou que além dos trabalhos legislativos, a Casa tem atuado no fortalecimento dos seus laços com a sociedade. Lembrou que a Alepe é pioneira no país na promoção da igualdade étnico-racial, com formação continuada de funcionários, seminários, debates e eventos de valorização da cultura negra.

E frisou que, não por acaso, o projeto Alepe Antirracista, desenvolvido desde 2023 pela Casa, foi agraciado pela Unale, em dezembro último, com o Prêmio Assembleia Cidadã na categoria Projetos Especiais. “O prêmio confirma o acerto da decisão tomada há quase quatro anos de trazer oficialmente para o cotidiano do Legislativo a luta antirracista e o combate à discriminação”, disse.

O Alepe Cuida, iniciativa que, desde 2023, vem promovendo saúde, cidadania e bem-estar para a população pernambucana, tornando-se referência para outras casas legislativas, também foi ressaltado. Do mesmo modo, o Alepe Mulher, programa voltado para assistência à saúde e cidadania da população feminina, mereceu destaque. “Só na edição deste ano, foram realizados mais de 12.400 atendimentos”, observou.

O presidente lembrou os impactantes resultados do programa ‘Juntos Nos Cuidamos’, que reúne atividades do Outubro Rosa e Novembro Azul, oferecendo ações preventivas e serviços de saúde. “No ano passado batemos recorde de atendimentos gratuitos, com mais de 19 mil beneficiados”.

Por fim, Porto fez questão salientar que esta Casa permanece comprometida com o “Alepe Acolhe”, programa realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco que oferece qualificação e estágio remunerado a jovens aptos à adoção.

Ainda dentro das celebrações dos 191 anos, o deputado enfatizou a restauração do Palácio Joaquim Nabuco. “Teremos, no nosso antigo plenário, o Museu do Legislativo Pernambucano, um equipamento que manterá viva e disponibilizada para o estado e o país a memória desta Casa de Joaquim Nabuco”.

No discurso, o deputado fez reverência e expressou gratidão aos parlamentares que, ao longo do tempo, ajudaram a construir a história da Casa e também aos que exercem mandato atualmente. “Deixo os meus cumprimentos a cada um dos deputados e deputadas da atual legislatura e aos servidores e servidoras que respondem pelo funcionamento dos diferentes setores Assembleia e a preparam para o futuro”, assinalou. “A Alepe completa 191 fortalecida, energizada e pronta para outros 191!”, completou.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho; o presidente do TCE-PE, Carlos Neves; o defensor público geral da Defensoria Pública de Pernambuco, Henrique Seixas.

Também marcaram presença o Capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão de Mar Guerra, André Luiz; Tenente Coronel Rodrigo Matos, representando o General do Exército, Francisco Carlos Machado Silva, Comandante do Comando Militar do Nordeste; Capitão de Fragata Gustavo Gonçalves, Comandante da Escola de Aprendizes de Marinheiros de Pernambuco.

Entre os parlamentares, compareceram os deputados Diogo Moraes (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), João Paulo Costa (PC do B), Cayo Albino (PSB), líder da oposição, que ocupou a tribuna representando a bancada, e Pastor Cleiton Collins (PP), que falou em nome da bancada governista.

Prefeito Zeca Cavalcanti e a vice-governadora Priscila Krause inauguram CRM em Arcoverde

Arcoverde encerrou, nesta terça-feira (31), a programação do mês da mulher com a inauguração do Centro de Referência da Mulher (CRM) Ellen Suzany, voltado ao acolhimento e à proteção de mulheres em situação de violência.

A entrega contou com a presença do prefeito Zeca Cavalcanti, da vice-governadora Priscila Krause, além de autoridades municipais e estaduais.

O equipamento passa a integrar a rede de proteção do município, oferecendo atendimento psicológico, orientação jurídica e apoio social de forma gratuita.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância da parceria com o Governo de Pernambuco para viabilizar a iniciativa, enquanto a vice-governadora ressaltou o fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres.

O CRM homenageia Ellen Suzany e marca o encerramento das ações do mês da mulher na cidade.

Governo de Pernambuco garante aumento de 5,4% para professores e profissionais da educação

A governadora Raquel Lyra vai sancionar o Projeto de Lei Complementar aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que atualiza a remuneração dos profissionais da Rede Pública Estadual de Ensino. A proposta, enviada pelo Governo do Estado ao Legislativo, reforça o compromisso da gestão com a valorização da educação e o reconhecimento das carreiras que atuam diariamente na formação dos estudantes pernambucanos.

“Com a promulgação desta lei, reafirmamos, o compromisso do nosso governo com a valorização dos profissionais da educação. A aprovação realizada por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Pernambuco demonstra que, com diálogo e responsabilidade, conseguimos construir políticas que fortalecem a carreira, garantem segurança jurídica e asseguram melhores condições de trabalho para os servidores. Seguimos firmes na missão de transformar a educação pública do nosso Estado investindo em quem faz a diferença na vida dos nossos estudantes”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O acordo firmado com a categoria prevê um reajuste de 5,4% para o cargo de professor, em conformidade com o piso nacional do magistério estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para 2026. A medida garante segurança jurídica, avanços na política salarial e estabilidade para o planejamento da carreira docente.

Além dos professores, a proposta também beneficia os cargos de Analista em Gestão Educacional, Assistente Administrativo Educacional e Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, assegurando valorização para diferentes funções essenciais ao funcionamento da rede.

O projeto de lei promulgado contempla, ainda, a fixação do valor de referência para contratações temporárias de professores, a revisão da Gratificação de Função Técnico-Pedagógica, e outras ações estruturantes que reforçam as condições de trabalho e reconhecem o papel estratégico dos profissionais da educação em todo o Estado.