Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Simplex mostra empate entre Raquel Lyra e João Campos: 42,6% x 42,3%

Instituto ouviu 1.067 pessoas de 139 municípios, por telefone, entre os dias 3 a 7 de abril

Blog do Elielson

A pesquisa Simplex, divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Blog do Elielson, mostra a governadora Raquel Lyra (PSD), com 42,6% dos votos totais ao Governo de Pernambuco no cenário estimulado, contra João Campos (PSB), 42,3%. Na sequência, Eduardo Moura (Novo) aparece com 2,5%, enquanto que Ivan Mores (PSOL), 1%. Brancos ou Nulos foram 6,3% e 5,3% não souberam ou não responderam.

No cenário sem Eduardo Moura e Ivan Moraes, a governadora Raquel Lyra (PSD), 44,8%; João Campos (PSB) segue empatado 43,2%. Brancos ou Nulos foram 7,6% e 4,4% não souberam ou não responderam.

Cenário espontâneo

Já no cenário espontâneo, quando os entrevistados citam os candidatos em que pretendem votar, Raquel Lyra (PSD) aparece com 33,8%, e João Campos (PSB), tem 28,5%. Eduardo Moura (Novo), 0,3%; Ivan Moraes (PSOL), 0,2%. Outros candidatos somaram 0,7%, enquanto que os votos brancos e nulos chegaram a 3,8%. Não souberam ou não responderam 32,7% dos entrevistados.

O Instituto Simplex ouviu 1.067 pessoas de 139 municípios, por telefone, entre os dias 3 a 7 de abril. A margem de erro é de 3% e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PE-04864/2026.

Prefeitura de Garanhuns inaugura quadra poliesportiva em escola de tempo integral

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta terça-feira (07) às 15 horas, a inauguração da Quadra Poliesportiva da EFITI Governador Miguel Arraes de Alencar, localizada no Parque Fênix.

O novo equipamento vai fortalecer as atividades esportivas e pedagógicas da unidade, além de integrar a programação dos Jogos Escolares da Rede Municipal.

A iniciativa amplia os espaços voltados à prática esportiva, promovendo saúde, inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Coluna do Finfa

Em nota, Alepe reitera que está pronta para votar projeto de socorro ao setor sucroalcooleiro

A Assembleia Legislativa reitera a todos os integrantes do setor sucroalcooleiro sua pronta disponibilidade para apreciar, no menor prazo possível, qualquer projeto de lei que venha a ser encaminhado a esta Casa com o objetivo de socorrer o setor diante da grave crise que enfrenta.

Ressaltamos que a iniciativa de proposições destinadas a promover alterações na Lei Orçamentária Anual é de competência da Chefe do Poder Executivo.

Outrossim, esclarecemos que o Projeto de Lei nº 3694/2026 já teve seu parecer de redação final aprovado pela Comissão de Finanças, mas ainda não foi deliberado em Plenário em razão da ausência da bancada do governo no momento de sua votação.

Por fim, destacamos que o setor sucroalcooleiro já foi recebido por esta Assembleia para tratar do tema e que a Casa permanece de portas abertas ao diálogo, mantendo sua disposição para continuar discutindo a matéria, como já ocorreu em outras oportunidades.

Governo de Pernambuco anuncia mudanças no secretariado

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta segunda-feira (6), mudanças no secretariado de oito pastas. As alterações, que serão publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça (7), envolvem as secretarias de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas); Turismo e Lazer (Setur); Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe); Mulher; Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS); e Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

Na Semas, Nathalie Mendonça, então secretária executiva da Causa Animal, assume a titularidade da pasta em substituição a Daniel Coelho. Já na Setur, João Lucas, secretário executivo de Infraestrutura do Turismo, passa a responder pela secretaria com a saída de Kaio Maniçoba, que retorna ao mandato de deputado estadual. Na pasta de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), quem assume é Diogo Alexandre, ex-prefeito de Chã Grande.

Na Secretaria da Mulher, assume o cargo de titular a então secretária executiva Amanda Valença, substituindo Juliana Gouveia. Após a saída de Carlos Braga, a SAS passa a ser comandada por Andreza Pacheco. Já a Semobi fica sob a gestão de Pedro Neves, no lugar de André Teixeira Filho.

Além disso, Simone Nunes deixa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e segue para a Secretaria de Projetos Estratégicos, enquanto Rodrigo Ribeiro passa a comandar a Seduh. No Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o coronel Francisco Cantarelli deixa o comando-geral, sendo substituído pelo coronel Eduardo Araripe Pacheco de Souza.

“Os novos titulares já estavam no nosso governo e agora, em novas posições, continuarão o trabalho que está transformando a vida do povo de Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com recursos da PNAB, Prefeitura de Salgueiro vai distribuir R$ 119,2 mil em prêmios para ações culturais do município

A Prefeitura de Salgueiro lançou o Edital de Chamamento Público n° 02/2026 para o desenvolvimento da ‘Rede Municipal de Pontos de Cultura’, por meio da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Através da iniciativa, a Secretaria de Cultura e Esportes premiará 11 projetos, iniciativas, atividades ou ações de Pontos e Pontões de Cultura do município.

Ao todo, o governo distribuirá R$ 119.245,50 para entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e grupos ou coletivos sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades. São 11 prêmios no valor de R$ 10.840,50, como incentivo à cultura.

As entidades (com CNPJ) e coletivos informais (sem CNPJ) podem se inscrever no período de 6 a 14 de abril por meio de plataforma digital ‘Mais Cultura’. Os fazedores de cultura devem enviar o formulário de inscrição contido no Chamamento Público e comprovar o desenvolvimento de atividades culturais há pelo menos 2 anos. Somente entidades cadastradas no Mapa Cultural de Salgueiro podem participar.

Link da plataforma: https://www.mascultura.com.br/salgueiro

O processo de avaliação será realizado em duas etapas:

Seleção – Onde as candidaturas serão avaliadas, pontuadas e ranqueadas, sendo definidas quais entidades e coletivos serão ou não selecionadas, pré-certificadas ou não certificadas, conforme critérios definidos no edital.

Habilitação – Fase em que a Secretaria de Cultura e Esportes observará o cumprimento dos requisitos formais e documentais previstos no edital e seus anexos. Nesta etapa, serão analisadas somente as candidaturas que, após a Etapa de Seleção, obtiverem classificação que as coloquem em condição de ser selecionadas e/ou pré-certificadas.

As iniciativas culturais selecionadas e habilitadas receberão o pagamento de prêmio em parcela única, diretamente em conta bancária indicada pelo agente cultural. Os recursos são oriundos do Governo Federal, por intermédio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Prefeitura do Recife alerta para previsão de chuvas moderadas a fortes

Diante da previsão de chuvas com intensidade moderada a forte nas próximas horas, a Prefeitura do Recife entrou em Estágio de Mobilização. Com isso, a população deve ficar atenta e acionar a Defesa Civil, a qualquer momento, em caso de necessidade, pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, além de consultar os canais oficiais da PCR. O Centro de Operações do Recife (COP) já está mobilizado e as equipes da Defesa Civil entraram em prontidão.

Na noite da segunda-feira (6), o prefeito Victor Marques compareceu ao COP para monitorar a situação. “Estamos elevando o nível da operação para Mobilização e toda a equipe já está preparada para os possíveis eventos climáticos. A cidade está sob influência das chamadas ondas de leste, que são comuns nesta época do ano, mas que estão sendo intensificadas por um cavado entre Recife e João Pessoa, o que pode gerar chuvas mais fortes”, explicou Victor Marques.

“As equipes vão trabalhar durante toda a madrugada, monitorando a situação e atuando de forma preventiva. É fundamental que a população acompanhe os comunicados oficiais da Prefeitura. Quem mora em área de risco precisa redobrar a atenção e seguir as orientações da Defesa Civil. O mais importante agora é que as pessoas permaneçam em locais seguros”, concluiu o prefeito. Dois abrigos municipais estão abertos, no CSU Bidu Krause e no bairro do Caçote, e outros cinco estão prontos para serem acionados.

Devido à combinação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) com um Cavado (Sistema de Baixa Pressão) nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a previsão é que as precipitações totalizem de 50mm a 100mm até às 17h da terça (7). O pico da maré acontece às 19h de hoje e às 7h de amanhã, nos dois casos chegando à casa de 1,96m. Já da terça para a quarta, a tendência é de chuva moderada, entre 30mm e 50mm.

Eventuais impactos das chuvas na cidade serão monitorados e acompanhados de perto pela equipe do COP, que ganhou uma nova sede, maior e mais moderna, com equipamentos de última geração, para qualificar ainda mais a atuação do Município. Além de garantir uma ação mais eficiente em ocorrências emergenciais e na organização dos eventos, o novo COP também atua preventivamente nas situações cotidianas com potencial para escalar e causar transtornos à cidade.

AÇÃO INVERNO 2026 – A Prefeitura do Recife vai investir R$ 381,8 milhões na Ação Inverno 2026, batendo um novo recorde de recursos aplicados para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos. Serão executadas obras estruturadoras para reduzir pontos históricos de alagamento, além de reforçar os serviços de limpeza de canais; micro e macro drenagem; e as intervenções de contenção de encostas, que ocorrem ao longo de todo o ano.

Em Araripina, João Campos se reúne com lideranças e diz que região precisa ser prioridade para o governo estadual

Pré-candidato a governador destacou a necessidade de tirar do papel a requalificação da PE-585 e a Adutora de Negreiros, demandas históricas do Sertão do Araripe

Dando continuidade ao giro pelo interior de Pernambuco como pré-candidato a governador, João Campos (PSB) esteve em Araripina, nesta segunda-feira (6), para uma série de agendas com o prefeito Evilásio Mateus (PDT) e outras lideranças. Ao lado dos pré-candidatos a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), e ao Senado, Marília Arraes (PDT), João ouviu demandas e defendeu a importância da unidade política em torno de soluções que atendam necessidades históricas da região, como a melhoria da malha viária e a flexibilização do atual regime de racionamento de água.

Um dos pontos visitados por João Campos foi a PE-585, na divisa com o Ceará. No estado vizinho, onde a rodovia tem o nome de CE-494, o pavimento está em bom estado, diferentemente do trecho pernambucano até Araripina. “Isso atrapalha a produtividade e tira a segurança de quem precisa passar por aqui. A gente precisa cuidar das estradas da forma certa, com técnica, como a engenharia manda, fazendo manutenção e restauro para garantir a segurança viária. A PE-585 é um retrato de que dá para fazer muito melhor em Pernambuco”, disse.

João Campos também demonstrou preocupação com o subfinanciamento da construção da Adutora de Negreiros, fundamental para reduzir o racionamento de água na região. Segundo o pré-candidato, o cálculo dos recursos para a obra pode ter usado informações subdimensionadas sobre as necessidades reais da rede no processo de concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), realizado pela atual gestão. João Campos elencou a conclusão da Transnordestina e a interiorização do fornecimento de gás natural até o polo gesseiro como medidas fundamentais para fortalecer o potencial econômico da região. “Aqui é polo de serviço, é polo de logística, tem atividade industrial estabelecida. Tem que haver a infraestrutura mínima, porque ao lado dela vêm emprego, renda e oportunidade”, completou.

Em Araripina, João Campos ainda concedeu entrevistas a rádios locais e participou de um encontro conduzido pelo prefeito Evilásio Mateus, evento que reuniu deputados, vereadores e outras lideranças da região. “É uma satisfação receber nosso futuro governador e apresentar as necessidades da nossa região para quem tem compromisso em fazer diferente. Araripina recebe João Campos com festa e muita expectativa com a disposição dele em dialogar e assumir compromissos com nosso município e todo o Araripe”, afirmou o prefeito Evilásio.

Mais cedo, João Campos também esteve no Ceará para visitar as estátuas do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, reforçando sua ligação com uma região que remonta às origens do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005) e que também esteve em seu roteiro em outras eleições que disputou.

Ex-vereador de Carnaíba, Preguinho sela apoio à pré-candidatura de Marconi Santana

O projeto de Marconi Santana rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco ganhou um reforço de peso no berço da música. O ex-vereador carnaibano Preguinho decidiu fechar questão e agora integra a linha de frente do apoio à pré-candidatura de Marconi a deputado estadual. O martelo foi batido em um encontro que contou com a articulação e presença do amigo Toninho.

A chegada de Preguinho é vista como um movimento estratégico para consolidar a presença de Marconi no Pajeú. Com a bagagem de quem já ocupou cadeira no legislativo municipal, o ex-parlamentar traz capilaridade e diálogo com setores importantes da sociedade carnaibana. Para Marconi, o novo aliado soma experiência e reforça o compromisso com as pautas municipalistas que devem nortear sua plataforma de campanha.

Ladeado por Toninho e pelo novo correligionário, Marconi destacou que a construção de uma postulação para a Alepe exige diálogo e convergência entre lideranças que pensam o futuro do Sertão. A movimentação acende o radar político na região e sinaliza que o grupo pretende intensificar as andanças para atrair novos nomes nas próximas semanas.

Victor Marques é empossado prefeito do Recife, reforçando compromisso com a continuidade e com ritmo acelerado de entregas

“Temos time, temos projetos, temos recursos garantidos e muita capacidade de realizar”, destacou o gestor em cerimônia na Câmara dos Vereadores

O engenheiro civil Victor Marques foi empossado prefeito do Recife nesta segunda-feira (06/04), em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Ele assume o comando da Prefeitura após a renúncia de João Campos, com quem foi eleito vice-prefeito nas Eleições de 2024, em primeiro turno, com 78,11% dos votos válidos – a maior votação da história da capital pernambucana.

Em seu discurso, Victor destacou o compromisso com a continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos anos e com a manutenção do ritmo de obras e entregas na cidade.

“Há cinco anos e um pouco mais de três meses, eu venho dedicando todos os dias da minha vida ao trabalho imenso e apaixonante de ajudar a fazer do Recife um lugar mais justo, digno, desenvolvido e melhor de se viver”, afirmou.

Ao relembrar a trajetória da gestão iniciada em 2021, o prefeito ressaltou avanços em áreas estratégicas e o impacto das ações na vida da população.

“Mais do que triplicamos o número de vagas de creche que foram asseguradas em toda história. Batemos recorde, sendo a capital que mais gerou novas vagas em todo Brasil. E vamos seguir em frente porque esse é um compromisso permanente”, disse.

Victor também destacou o volume de investimentos em infraestrutura e obras de redução de risco na cidade.

“O Recife também se tornou a capital brasileira com mais investimentos em obras de morro do país. […] O nosso compromisso será sempre em fazer o melhor e fazer bem-feito, protegendo mais de 120 mil pessoas que viviam em área de risco”, pontuou.

Ao falar sobre o modelo de gestão, o novo prefeito reforçou a importância da escuta e da transformação de compromissos em ações concretas.

“Não fizemos promessas: firmamos compromissos. […] O nosso Governo será sempre o da escuta e do diálogo”, destacou.

Victor Marques também projetou as próximas entregas da Prefeitura, com foco em obras estruturadoras e ações de impacto direto na vida da população.

“Já nos próximos meses, vamos entregar obras de grande impacto na vida da cidade, como as urbanizações das comunidades de Roque Santeiro e da UE-40, e das margens do Rio Pina; os reservatórios nas alças da BR-232 e no entorno da Avenida Mascarenhas de Moraes, que vão ajudar a diminuir significativamente os alagamentos”, afirmou.

O gestor também citou a conclusão de empreendimentos habitacionais, a implantação de novas creches, a entrega de equipamentos de saúde e obras de mobilidade e requalificação urbana.

“Vamos seguir avançando, porque o trabalho vai seguir bem-feito. Temos time, temos projetos, temos recursos garantidos e muita capacidade de realizar”, declarou.

Sobre o prefeito -Victor Marques é engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco (UPE) e, até então, estava à frente da Secretaria de Infraestrutura do Recife, onde coordenou obras públicas em áreas como drenagem, mobilidade, urbanização e redução de riscos. Entre 2021 e 2024, atuou como chefe de gabinete da Prefeitura, participando da coordenação de ações estratégicas da gestão municipal.